Morre Michel Tuma Ness , o Michelão “Um Icone” – Por Fernando Joly

Continua depois da publicidade

Conheci Michel Tuma Ness no inicio de nosso programa que na época se chamava Show Vip, por volta do ano 2004. Michelão destacava-se por sua altura em meio a vários profissionais do Turismo, mas era evidente que ali dentro daquele corpo imenso havia um grande coração.

E por ser grande, Michelão sempre engrandecia as pessoas. De diretores a funcionários, de copeiros a garçons, de flanelinhas à arrumadeiras, todos a quem ele cumprimentava, usava sua expressão característica: “Bom dia Presidente ou fala meu presidente”. Ele colocava todas as pessoas no mesmo patamar. Sempre solícito, nunca deixou de atender um jornalista ou outra pessoa que fosse.

Michelão criou o Feijão Amigo, que virou até Clube.  Michelão se orgulhava em dizer que criou o Feijão Amigo para dar uma alimentação melhor aos funcionários de sua agência de turismo na época. Ele tinha o hábito de levar seus clientes e amigos para comerem em sua agência ao invés de um restaurante. Foi aí que nasceu o Clube do Feijão Amigo.

Apaixonado por Turismo, Michelão iniciou eventos para reunir amigos em volta deste tema, o Feijão Amigo; esses encontros se tornaram cada vez mais conhecidos pelo trade e pelas empresas que de uma forma ou de outra eram convidadas a participar.

Veja também as mais lidas do DT

O Clube do Feijão Amigo se tornou tão conhecido que virou evento reconhecido pelo calendário oficial do turismo no Brasil e conquistou outros países durante estes 40 anos de existência.

Além do Feijão Amigo, ele também era conhecido como Michelão da mortadela, pois em todos os eventos de turismo que  participava, ele oferecia as fatias de uma mortadela gigante para os visitantes das feiras. Era também um apaixonado por pimentas.

Grande aprendizado

Aprendi muito com Michelão durante estes 17 anos de programa e pelas várias entrevistas que ele me concedeu, acredito que várias pessoas que conviveram com ele, tenham historias deliciosas para contar.

A minha maior lembrança foi em Belo Horizonte, quando o convidei para participar de uma entrevista em nosso estúdio, com alguns convidados para contar sua historia e saborear um prato preparado pelo Chef Matuzalém Gonzaga. Estavam presentes também, seu fiel escudeiro Vitor o nosso querido fotógrafo Antonio Salani que registrou estes momentos, além de Roberto Fagundes, Paulo Azevedo, Jadson Vieira e José Eugenio de Aguiar, foi um dia memorável e muito alegre.

A minha maior lembrança foi em Belo Horizonte, quando o convidei para participar de uma entrevista em nosso estúdio, com alguns convidados (Crédito: arquivo pessoal)

Michelão fará muita falta, como muitas outras pessoas que nos deixaram, seja pela idade, enfermidade ou outra forma qualquer. Seu Feijão Amigo simbolizou durante décadas o que acaba sendo o mais importante na vida e no trabalho: a amizade e o amor.

Valeu Michelão!

Michel Tuma Ness faleceu neste 29/6/2021, aos 81 anos, deixando filhos, netos, admiradores e uma legião de amigos.


*Fernando Joly é jornalista e apresentador do programa Fernando Joly

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade