Tatiane Alkimim, consultora empresarial, mostra acessos ao financiamento de médios a grandes negócios

Continua depois da publicidade

Consultoria empresarial especialista na elaboração de projetos de captação, a Épyo trabalha como um radar capaz de identificar fundos de financiamento escondidos atrás de um céu carregado de nuvens: o complexo e burocrático mercado financeiro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Pela complexidade e necessidade de um bom tempo na análise de cada financiamento essa consultoria não brinca em serviço. Seu portfólio é composto por empresas consolidadas sob o ponto de vista de faturamento fiscal que começa com receita bruta de R$ 2 milhões e chega em corporações com receita bruta que ultrapassa vários bilhões, sem teto definido.

O DIÁRIO identificou empresas no ramo do turismo que estão prestes a criarem uma joint venture, querem ampliar sua presença no mercado ou ao contrário, estão atrás de financiamento para não decretarem falência. Para todos esses casos a Épyo tem um diagnóstico.

“Temos uma equipe de profissionais que atua nos setores de economia, contabilidade, jurídico, tecnologia da informação, infraestrutura de atendimento ao cliente, mercado financeiro e gerenciamento de projetos. Nosso trabalho conjunto nos permite atuar de forma personalizada com táticas e processos que são pensadas exclusivamente para a empresa”, afirma Tatiane Alkimim, consultora da Épyo. Abaixo, a entrevista concedida ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen:

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – A ÉPYO se apresenta como uma consultoria empresarial que oferece um conjunto de estratégias para promoção de uma empresa. Considerando as nossas variáveis, como país com a economia quase estagnada, período pandêmico e risco Brasil muito alto, que estratégias podem ser estas? Ou existe uma receita de bolo?

Não existe uma mesma fórmula que funcione para todas as empresas, por isso é importante pensar no negócio como um ecossistema, onde cada setor desenvolve uma função fundamental que terá impacto no desempenho da organização.

Segundo IBGE, 2020 foram fechadas 522 mil empresas por reflexo da recessão econômica causada pela epidemia da COVID-19. Boa parte das empresas que permaneceram no mercado buscam recursos para retomar a atividade econômica e se preparar para atender a demanda reprimida que está aguardando a liberdade prometida pela vacina.

Infelizmente o cenário econômico caótico causado pela pandemia foi devastador, mas o momento atual é de expectativa de crescimento, ou seja, o momento é importante para recuperar, sustentar e crescer. Desta forma as empresas estão à procura de recursos para financiar sua retomada.

DIÁRIO – Vocês possuem um portfólio de trabalhar com empresas consolidadas sob o ponto de vista do faturamento fiscal que começa na receita bruta de 2 milhões e vai até à corporações com receita bruta estratosféricas. Isto abre um leque para praticamente todas as áreas. Qual a média das empresas que trabalham hoje e quais as áreas da economia que elas atuam? Vocês não são uma Fintech, correto? 

Diferentemente de uma Fintech, a Épyo não concede o crédito, somos um canal que conduz a empresa a buscar o crédito no mercado. Nossa responsabilidade está em elaborar um projeto bem estruturado e condizente com o desenvolvimento do negócio no mercado, impactando maior retorno de lucratividade.

O time é multidisciplinar e está apto a elaborar projetos para qualquer segmento do mercado, desde que a empresa possua faturamento superior a 2 milhões por ano e não estejam passando por Recuperação Judicial ou Processo Falimentar, então faremos a análise para verificar se a empresa está elegível para buscar o crédito.

Importante mencionar que uma empresa com perfil para conseguir aprovação de crédito, pode ter dívidas, mas o que a torna elegível a conseguir o crédito é ter o controle sobre suas operações financeiras e maturidade para direcionar os investimentos, do ponto de vista administrativo.

Desta forma, os projetos são desenhados de maneira personalizada e seguem uma série de pré-requisitos, que são estipulados conforme o campo de atuação de cada negócio. 

“O time é multidisciplinar e está apto a elaborar projetos para qualquer segmento do mercado”, afirma Tatiane Alkimim ((Reprodução da home da empresa)

DIÁRIO – Temos verificado na área do Turismo Corporativo as fusões de operadoras de turismo.  Qual a experiência que a ÉPYO tem nesses processos de fusão em outras áreas?  

Nosso portfólio de serviços é voltado para atender empresas brasileiras, independente se possuem investimento proveniente de capital internacional, mesmo porque o cenário econômico é globalizado e permite a troca de capital, o importante é buscar o investimento com um custo mais baixo para garantir competitividade ao negócio.

Na rotina de negócios que estamos envolvidos surgem diversos empresários que possuem interesse em vender suas empresas e de outro lado há os que desejam adquirir novos negócios ou até mesmo ampliar o Market Share no segmente, assim os processos de fusão ou aquisição, fazem parte do nosso dia-a-dia, e por aqui é indispensável a realização de Due Diligence, para que as partes envolvidas tenham transparência em relação aos pontos estratégicos e pontos que precisam ser superados para a melhoria contínua da empresa que estão em vias de adquirir ou fundir-se.

DIÁRIO – O governo sancionou no início do último trimestre uma lei que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às micro e pequenas empresas (Pronampe). Empresas com faturamento anual de até R$ 4.8 milhões se enquadram no portfólio da ÉPYO.  A ÉPYO já trabalhou com esse Programa?

Os programas de apoio as empresas são muito bem recebidos e geram grande impacto como forma de socorro emergencial. Esse programa, especificamente só é concedido via bancos privados às empresas elegíveis, portanto vale a pena o micro e pequeno empresário ir até o seu banco de relacionamento buscar informações sobre a elegibilidade do seu negócio.


Tatiane Alkimim, consultora empresarial, tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas, com Certificação em Gestão Empresarial com título de especialista em negociação estratégica. Tem graduação na Faculdades Unidas Metropolitanas e é bacharel em Ciências Econômicas, com experiência empresarial voltada a resolução de problemas e conflitos em ambientes de tensão. Experiência profissional como Economista-Chefe no Banco do Agronegócio.

contato@epyo.com.br    11 3474-8044


 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade