Uma pesquisa realizada pela Hello, agência de pesquisa de mercado e inteligência, em parceria com o Guia de Motéis acaba de revelar um importante cenário, que mostra o desempenho deste setor e do público frequentador dos motéis no Brasil. O levantamento, segundo a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) esclarece alguns mitos que ainda persistem em povoar a realidade destes estabelecimentos.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
“Atualmente, o Brasil possui cinco mil motéis. Somente na Grande São Paulo existe 300 motéis e no estado 1.200 estabelecimentos. Somos um mercado com grandes perspectivas. Para se ter uma ideia, na Semana dos Namorados deste ano, atraímos cerca de oito milhões de hóspedes em todo o Brasil. Essa pesquisa vem para desmistificar o perfil dos nossos hóspedes e revelar o novo momento do setor que vem se modernizando para oferecer uma experiência de lazer completa aos casais”, comenta Felipe Martinez, diretor da ABMotéis.
Números
Foram entrevistados 1.710 frequentadores, de idade entre 18 a 65 anos, a respeito das suas preferências em 10 capitais do Brasil, sendo Porto Alegre, Distrito Federal, Fortaleza, Curitiba, Salvador, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Os clientes foram convidados a participar da pesquisa por e-mail, a partir da base de clientes cadastrados no portal Guia de Motéis, enquanto o público não frequentador foi identificado pela tecnologia de pesquisa digital Hello OnTarget®, que busca respondentes a partir da segmentação de hábitos e comportamentos de consumo na internet.
Veja também as mais lidas do DT
A partir da frequência com que utilizam os serviços de motéis, o público foi dividido em dois grupos, os Heavy Users, que frequentam pelo menos uma vez por mês, e os Ocasionais, que vão pelo menos quatro vezes ao ano.
Alguns pontos de destaque: 72% dos frequentadores de motéis do Brasil são casais de relacionamento fixo (namorados e casados). Somente 3% são relacionamentos extraconjugais e grande parte concorda que o motel é uma opção de lazer para o casal e adequado para comemoração em datas especiais.
Perfil dos clientes: Relacionamento, gênero e idade
Tanto para os Heavy users como para os frequentadores Ocasionais, a maioria dos clientes têm parceiro fixo e 80% está trabalhando. Entre casados, casais que moram junto e solteiros com parceiro fixo, estão 73% do público de Heavy Users e 84% dos ocasionais, como mostra o gráfico abaixo.
Praticamente um quarto dos clientes ocasionais são casais que têm filhos, enquanto os solteiros com parceiro fixo ocupam a mesma proporção entre os Heavy Users.
A maioria do público respondente de Heavy Users é masculino, enquanto entre os Ocasionais esse número é mais equilibrado entre o público feminino. A idade média dos frequentadores é de 35 anos de idade.
Perfil dos casais
Mais de 70% dos Heavy Users costumam ir aos motéis com o parceiro fixo, esposo(a) ou namorado(a), enquanto entre os Ocasionais esse número chega a 85%. Além das datas especiais, a sexta-feira e o fim de semana são os dias mais comuns para utilizar os serviços.
Os motéis estão longe de ser espaço destinado para traição. A pesquisa revela que entre os clientes mais assíduos, a proporção de pessoas que utilizam os motéis para relações extraconjugais é de apenas 10%, já entre os Ocasionais o percentual cai ainda mais chegando a 3%.