MSC Cruzeiros inicia a construção do MSC Euribia, seu navio mais avançado em termos ambientais

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (28), no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, na França, foi realizado o primeiro corte do aço, marcando o início oficial da construção do navio mais avançado, em termos ambientais, da MSC Cruzeiros até o momento: o MSC Euribia.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Previsto para entrar em operação em junho de 2023, o MSC Euribia será o 22º navio da frota da MSC Cruzeiros, o terceiro navio Meraviglia-Plus da Companhia, e o segundo a operar com gás natural liquefeito (GNL), o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente.

Em nota, a MSC informa que o navio será equipado com algumas das tecnologias e soluções mais recentes e avançadas para minimizar o seu impacto ambiental. “O início da construção do MSC Euribia é efetivamente mais um marco no compromisso da Empresa com a sustentabilidade”, diz a nota.

O início da construção do navio foi marcado por uma cerimônia tradicional de corte do aço em Saint Nazaire, na França, reunindo a Empresa dona do navio e o estaleiro. De acordo com a tradição marítima, o Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, se juntou ao Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique, Laurent Castaing, para iniciar o corte do primeiro aço para o novo navio e, com ele, o próximo passo na jornada da MSC Cruzeiros rumo às operações de zero impacto.

  “Assim como a antiga deusa usou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares, nossa expectativa é fazer com que o MSC Euribia domine a implementação de tecnologias sustentáveis ​​para proteger e preservar nosso precioso ecossistema marinho”, afirmou Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros.

Veja também as mais lidas do DT

“Este navio marca um novo passo em nossa jornada em direção às operações de zero impacto, e é a prova do nosso compromisso em promover e desenvolver tecnologias ambientais de última geração”, completou Pierfrancesco.

Operários com as primeiras peças de aço no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, na França (Crédito: MSC)

GNL

 “Como uma família com mais de 300 anos de herança marítima, sempre buscamos proteger o meio ambiente para preservar nosso modo de vida e proteger o planeta para as gerações futuras. Com o nosso primeiro navio movido a GNL já em construção, o MSC Euribia reduzirá ainda mais as nossas emissões usando a tecnologia mais recente disponível. Será uma das embarcações contemporâneas de melhor desempenho ambiental do mundo. ”

O GNL é o combustível marítimo mais limpo disponível atualmente em escala, e praticamente elimina as emissões locais de poluentes atmosféricos como óxidos de enxofre (99%), óxidos de nitrogênio (85%) e partículas (98%).

Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas, e os motores do MSC Euribia têm o potencial de reduzir as emissões de CO2 em até 25%, quando comparados com os combustíveis padrão. Além disso, com a disponibilidade posterior de formas Bio e Sintéticas de GNL, esta fonte de energia fornecerá um caminho para eventuais operações neutras em carbono.

Em nota, a MSC Cruzeiros adianta que está comprometida a operar pelo menos três navios movidos a GNL, representando um investimento total superior a três bilhões de Euros. O primeiro deles, o MSC World Europa, está atualmente em construção em Saint Nazaire e está previsto para entrar em serviço em outubro de 2022. A construção do terceiro navio está programada para começar no início de 2023.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade