Toda a prosa e verso sobre os espetaculares navios da MSC já foram apresentados por aqui e além do horizonte. Resolvemos então ouvir as pessoas que viajam nesses resorts que se mexem
Por Paulo Atzingen (Fotos Wanderley Mattos)*
Elogiar um navio por sua elegância, imponência e qualidade de seus serviços chega a ser redundante pelo seguinte motivo: um navio de cruzeiro marítimo nada mais é que uma indústria da hospitalidade em movimento, onde se pensa, se respira e se trabalha para atender bem. O contrário seria mentira, ou modernamente falando, fake-news.
Todos os detalhes para fazer o queixo do viajante cair são pensados: desde a decoração luxuosa, até o acabamento dos móveis. Desde a vasta seleção de atrativos e shows e apresentações artísticas até o tempero e a qualidade da comida, respeitando o jeito e a cultura dos viajantes. Tudo isso e muito mais é pensado e praticado como se fosse uma sina, uma obrigação do negócio chamado cruzeiro marítimo.
Confira as primeiras imagens:
21 jóias
Mas não é redundante dizer que o navio MSC Preziosa é uma das 21 joias (leia-se navios) do grande tesouro que a companhia italiana possui em seus 34 anos.
Mas seria óbvio (ou não?) dizer que o MSC Preziosa simboliza o topo de uma grande montanha que foi construída por engenheiros, arquitetos, artistas, tecnólogos e sonhadores para que fosse atingido o cume da dolce vita idealizada pelo italiano Federico Fellini.
Confira mais imagens:
Pedras preciosas
Uma doce vida idealizada, sim, porque da janela do navio é possível ver a terra brasileira com suas contradições e mesmo assim, retornar aos anos dourados com seus talheres esculpidos à mão. Idealizada sim, porque o MSC Preziosa nos remete a uma sensação de riqueza simbolizada por pedras preciosas – seus andares (decks) foram batizados com os nomes dessas gemas: turmalina, ágata, diamante, coral, rubi, esmeralda, cristal, aquamarina, topázio…
Dizer que o MSC Preziosa é um gigante de conforto e beleza é redundante. Suas escadas, seus carpetes, seus lustres e suas vitrines concentram dezenas de anos de experiências tanto de quem viveu, como de quem planejou isso tudo!
Mesmo quem repete essa viagem nunca é mais uma vez, ou novamente. Em tempos de guerra, a busca da dolce vita de Fellini é muito mais razoável.
Veja vídeo:
Suíte adaptada para pessoas com mobilidade reduzida:
Suite de Luxo, com varanda
Hóspedes falam
E por esses motivos escritos nos parágrafos anteriores, resolvemos ouvir os hóspedes e saber o que eles acharam da experiência, confira:
Luzinete Moreira e Adison Moreira, de Curitiba (PR)
Realizei um dos meus sonhos
“A experiência está sendo muito boa, maravilhosa. Meu filho está de férias e me convidou. Ele me fez uma surpresa com a viagem e realizou um dos meus sonhos. Embarcamos em Santos. Somos de Curitiba. Tudo é fantástico. Gostamos demais dos shows, da música, da animação do pessoal. Nosso pacote incluiu tudo. Queremos voltar com a família toda”.

Andressa Martins, de Curitiba (PR)
Já viajou no MSC Preziosa
A MSC já conheço há uns 7 anos e viajei nesse mesmo navio. O navio permanece o mesmo, com tudo conservado e funcionando. Comprei o bilhete no site da CVC. Já tive experiências em outros navios da MSC. Fiz agora, dia 4 de dezembro um cruzeiro no MSC SeaSide que está navegando também no Brasil. Sou fã desta companhia.
Laurício Weigenannt, de Gaspar (SC)
Extremamente relaxante!

“Tive acesso ao pacote pela internet por uma agência da minha cidade Gaspar, em Santa Catarina. Fiz a compra do pacote no meio da semana e eu e minha esposa resolvemos vir viajar. Viemos em oito pessoas, eu minha filha e mais dois casais amigos, uma turma grande. A experiência está sendo ótima! Depois da gente ter ficado tanto tempo em casa sem poder viajar pra gente tem sido uma distração. Meu Deus, tem sido extremamente relaxante. Gostei de tudo!”
Fábio Lucas – Agência Quem Vai de Taubaté (SP)
Vai vender cruzeiros internacionais da MSC

“Sou agente de viagem de Taubaté, trabalho com turismo há algum tempo. Tínhamos feito um cruzeiro na América do Sul e surgiu a oportunidade desse minicruzeiro nessa região que a gente não conhece, que é a Ilha Grande. A compra desse cruzeiro foi feita por nós mesmos, por nossa agência. Participei dessa capacitação também que teve como tema as vendas internacionais. A empresa tem mostrado uma grande atenção aos itens de segurança sanitária e sabe também cobrar das pessoas que façam o uso desses cuidados! É muito importante, pois só temos a ganhar com tudo isso.
Nossa agência, Quem Vai, é uma agência multimarcas e estamos articulando com a MSC para começarmos oferecer pacotes internacionais da companhia.”
Silmar Rodrigues Batista – da Europ Assistance – Santos (SP)
Trabalho a bordo!

“Viagem de navio é sempre muito legal, um espaço ótimo de lazer e as pessoas podem aproveitar uma série de atrações que ele oferece. Estou gostando muito, já que a gente acaba conhecendo pessoas novas é sempre muito legal poder viajar. Posso destacar nesse cruzeiro de três dias, o Musical muito bom, o atendimento a bordo é fantástico! Mesmo os que não falam bem o português se esforçam para ajudar da melhor maneira possível, estou muito satisfeito!
Tive já oportunidade de fazer um cruzeiro no Mediterrâneo, com um outro formato (nove noites) e a classe do navio muito parecida com essa. Fui com minha esposa e filho. Foi espetacular já que a cada dia estava em uma cidade nova. Como sou jornalista e trabalho com comunicação posso trabalhar remotamente e, por incrível que possa parecer, eu trabalhei aqui!”.
Família no almoço, todos de Santo André (SP)
Nota 10!

“Foi o primeiro cruzeiro que fizemos. A equipe e os funcionários são muito simpáticos, nos sentimos bem.
Eu, Marcele Candil, sou agente de viagem e vendo a experiência de cruzeiros. Trata-se de um resort sobre as águas e no MSC Preziosa destaca-se a qualidade de serviço e a qualidade da alimentação. É nota 10!”
Temporada nunca foi igual
O MSC Preziosa despede-se do Brasil no próximo dia 7 de abril, quando parte para uma Grand Voyage de 24 noites com destino a Kiel, na Alemanha. Ele é o último navio a fechar a temporada brasileira, que, diga-se de passagem, nunca foi igual.
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Wanderley Mattos viajaram convidados da MSC Cruzeiros
LEIA TAMBÉM:
MSC Cruzeiros será parceira global da Fórmula 1 na temporada de 2022