Mtur promove debates, palestras e encontros de negócios na ABAV

Continua depois da publicidade

Evento, que começa nesta quarta-feira (26), terá estande do ministério para palestras, encontros de negócios e entrevistas sobre temas relevantes do setor com transmissão ao vivo

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Com expectativa de reunir público superior a 23 mil pessoas entre profissionais, visitantes e expositores, será aberta nesta quarta-feira (26) no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a 46ª ABAV Expo Internacional do Turismo e 49º Encontro Comercial Braztoa. O Ministério do Turismo participa com um estande de 1,6 mil m², que abrigará, entre outros espaços, um estúdio onde serão realizadas entrevistas com autoridades e profissionais sobre temas atuais do mercado de viagens e turismo. Haverá transmissão ao vivo pelos perfis do ministério nas redes sociais.

Na abertura dos debates no estúdio, o MTur transmite entrevista com o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e o presidente da Abav Nacional, Geraldo Rocha, que falarão sobre a importância de eventos como a Abav Expo e a força econômica do turismo. Com os parceiros institucionais do MTur – como os ministérios do Meio Ambiente, da Cultura (Iphan) e Secretaria Especial da Agricultura Familiar – a pauta será extensa: turismo em parques naturais, visitação a patrimônios tombados pela Unesco e a utilização de produtos da agricultura familiar como atrativos turísticos são alguns exemplos. Já com representantes de instituições financeiras e de fomento como o BNDES e a Agência de Desenvolvimento de São Paulo, os temas serão o novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e o Prodetur + Turismo, dois dos principais mecanismos de financiamento de projetos do setor.

Veja também as mais lidas do DT

No debate com o setor produtivo, o Ministério do Turismo incentiva discussões sobre apoio aos segmentos de parques temáticos e de turismo náutico, bem como ações de qualificação profissional. Nos segmentos turísticos os destaques são para a produção cinematográfica aliada a destinos turísticos, o amplo mercado do turismo LGBT e a gastronomia. Esta última será também assunto da Cozinha Show, montada no estande do MTur para divulgar a cozinha regional com chefs de várias procedências.

Bate papo

Turismo e inovação, cidades e destinos inteligentes, a aposta de empresas de tecnologia no turismo, além do lançamento da plataforma Market Place, da Embratur, marcam os assuntos da agenda de inovação do estúdio. A expectativa é que a programação do Estúdio MTur, que funcionará nos dias 26 e 27 de setembro, encerre no Dia Mundial do Turismo (27) com um bate papo entre o ministro Vinicius Lummertz e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, que representa um dos setores que mais emprega no turismo.

EXPERIÊNCIAS – O MTur contará também com o Espaço Experencial, local voltado a difusão de conhecimento e capacitação. Serão cerca de 26 painéis com temas como Birdwatching (observação de pássaros), ferramentas de captação de filmagens para promoção dos destinos, turismo de base comunitária e experiências gastronômicas, entre outros temas. Na área de Produtos, haverá atendimento presencial e divulgação das ações ministeriais, entre as quais o Cadastur, Prodetur+Turismo e cursos de qualificação profissional. Um lounge aberto será colocado à disposição de gestores, empreendedores e parceiros interessados em realizar encontros profissionais e fechar negócios.

MERCADO – Outra atração levada pelo MTur à Abav Expo é o Mercado da Agricultura Familiar, parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. O espaço, que tem como objetivo o fortalecimento da produção associada ao turismo, vai reunir 11 cooperativas de pequenos produtores de várias regiões do país.

PROMOÇÃO – O MTur propiciou, ainda, a participação de todos os estados nesta edição da ABAV Expo. Para que possam aproveitar o evento e promoverem seus principais atrativos turísticos junto aos agentes de viagem e demais visitantes da feira, as unidades da Federação foram integradas em cinco grandes estandes regionais representativos das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade