No Recife (PE), 2º Fórum Anseditur defende integração e turismo criativo

Continua depois da publicidade

Entre secretários e dirigentes de turismo, encontro em Recife reúne 100 representantes de 19 estados brasileiros

POR ZAQUEU RODRIGUES

No palco centenário do Teatro do Parque, no bairro recifense Boa Vista, o 2º Fórum da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo) começou mostrando a capacidade do turismo para encantar e emocionar.
Do Frevo ao Maracatu, de Chico Science aos Leões do Norte, dos poetas ao Rio Capibaribe, o espetáculo do Balé Cultural de Pernambuco conduziu os secretários e dirigentes de turismo representando 19 estados do Brasil por uma viagem pelas manifestações artísticas e culturais que formam a história do Recife e inspiram o imaginário popular.
Esta 2ª edição do Fórum Anseditur é inspirada no tema Turismo Criativo, modalidade que desponta pela capacidade de integração de povos e territórios. Vice-presidente da Anseditur e secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula destacou o potencial do turismo criativo para ressignificar as relações com a cidade, promovendo o desenvolvimento de forma sustentável. Ela usou como exemplo um bairro local.

“O turismo de base comunitária é propulsor do turismo criativo. Aqui, no Recife, um exemplo é o bairro Bomba do Hermetério, que ganhou calendário de eventos, roteiros de experiências, capacitação, reformas de praças e escadarias, criação de produtos como artesanatos, cortejo de carnaval, festival delícias da comunidade”, disse Cacau de Paula.

“O turismo de base comunitária é propulsor do turismo criativo”, disse Cacau de Paula (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes destacou que cada destino tem suas riquezas naturais e cultural. “Intensificamos o turismo para diminuir a desigualdade social e regional. O turismo tem uma capacidade de gerar renda e emprego aonde nunca se imagina”, reforçou ele, citando como exemplo a campanha Bora Pernambucar, lançada em 2019 para fomentar o turismo no estado de Pernambuco.
A base do turismo criativo a construção conjunta da experiência entre anfitrião e turista, explicou Larissa Almeida, co-fundadora do projeto de turismo criativo Recria e autora do livro Turismo Criativo. “O viajante não quer somente contemplar, ele vai interagir e participar da criação das experiências. É um turista mais consciente que viaja com propósito”, disse ela, lembrando que a modalidade conecta pequenos empreendedores, artistas, artesãos e criativos.

Veja também as mais lidas do DT

Atualizar modelo mental

Para Bruno Giovanni, presidente da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), é hora de o turismo atualizar o seu modelo mental padrão para realizar novas parcerias e, sobretudo, fundamentar as tomadas de decisões. “Muito se fala com achismo no turismo. Temos que esquecer isso e tomar decisões baseadas em dados”, disse ele, defendendo o investimento em pesquisas e análise de dados.
O Ministério do Turismo, representado pela secretária nacional de Atração de Investimentos, Concessões e Parcerias, Débora Moraes da Cunha Gonçalves, está aberto para receber projetos. “Hoje temos 61 projetos cadastrados em todo o Brasil e queremos que todos contem conosco”, disse Débora. “O turismo criativo reinventa o turismo por meio da arte popular, literatura… Quando o destino estiver pronto, procurem a Embratur para ajudarmos”, completou Mauro Moreira Pilar Neto, gerente de Promoção internacional do Turismo Cultural.
Ângelo Sanches, presidente da Anseditur e secretário municipal de Turismo de Canela (RS), lembrou que a integração é essencial para a retoma do turismo. “Precisamos estar unidos, pois somos nós, secretários e dirigentes do turismo, que vivemos a raiz do turismo no dia a dia. E trabalhar com turismo é realizar sonhos, encantar. Não precisamos investir milhões, basta sermos criativos e potencializar as identidades locais”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade