Entre secretários e dirigentes de turismo, encontro em Recife reúne 100 representantes de 19 estados brasileiros
POR ZAQUEU RODRIGUES
No palco centenário do Teatro do Parque, no bairro recifense Boa Vista, o 2º Fórum da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo) começou mostrando a capacidade do turismo para encantar e emocionar.
Do Frevo ao Maracatu, de Chico Science aos Leões do Norte, dos poetas ao Rio Capibaribe, o espetáculo do Balé Cultural de Pernambuco conduziu os secretários e dirigentes de turismo representando 19 estados do Brasil por uma viagem pelas manifestações artísticas e culturais que formam a história do Recife e inspiram o imaginário popular.
Esta 2ª edição do Fórum Anseditur é inspirada no tema Turismo Criativo, modalidade que desponta pela capacidade de integração de povos e territórios. Vice-presidente da Anseditur e secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula destacou o potencial do turismo criativo para ressignificar as relações com a cidade, promovendo o desenvolvimento de forma sustentável. Ela usou como exemplo um bairro local.
“O turismo de base comunitária é propulsor do turismo criativo. Aqui, no Recife, um exemplo é o bairro Bomba do Hermetério, que ganhou calendário de eventos, roteiros de experiências, capacitação, reformas de praças e escadarias, criação de produtos como artesanatos, cortejo de carnaval, festival delícias da comunidade”, disse Cacau de Paula.
Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes destacou que cada destino tem suas riquezas naturais e cultural. “Intensificamos o turismo para diminuir a desigualdade social e regional. O turismo tem uma capacidade de gerar renda e emprego aonde nunca se imagina”, reforçou ele, citando como exemplo a campanha Bora Pernambucar, lançada em 2019 para fomentar o turismo no estado de Pernambuco.
A base do turismo criativo a construção conjunta da experiência entre anfitrião e turista, explicou Larissa Almeida, co-fundadora do projeto de turismo criativo Recria e autora do livro Turismo Criativo. “O viajante não quer somente contemplar, ele vai interagir e participar da criação das experiências. É um turista mais consciente que viaja com propósito”, disse ela, lembrando que a modalidade conecta pequenos empreendedores, artistas, artesãos e criativos.
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Atualizar modelo mental
Para Bruno Giovanni, presidente da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), é hora de o turismo atualizar o seu modelo mental padrão para realizar novas parcerias e, sobretudo, fundamentar as tomadas de decisões. “Muito se fala com achismo no turismo. Temos que esquecer isso e tomar decisões baseadas em dados”, disse ele, defendendo o investimento em pesquisas e análise de dados.
O Ministério do Turismo, representado pela secretária nacional de Atração de Investimentos, Concessões e Parcerias, Débora Moraes da Cunha Gonçalves, está aberto para receber projetos. “Hoje temos 61 projetos cadastrados em todo o Brasil e queremos que todos contem conosco”, disse Débora. “O turismo criativo reinventa o turismo por meio da arte popular, literatura… Quando o destino estiver pronto, procurem a Embratur para ajudarmos”, completou Mauro Moreira Pilar Neto, gerente de Promoção internacional do Turismo Cultural.
Ângelo Sanches, presidente da Anseditur e secretário municipal de Turismo de Canela (RS), lembrou que a integração é essencial para a retoma do turismo. “Precisamos estar unidos, pois somos nós, secretários e dirigentes do turismo, que vivemos a raiz do turismo no dia a dia. E trabalhar com turismo é realizar sonhos, encantar. Não precisamos investir milhões, basta sermos criativos e potencializar as identidades locais”.