“Conta Satélite de Turismo”, webinário começa hoje

Continua depois da publicidade

Evento reunirá representantes dos dois órgãos e especialistas nacionais e internacionais para discutir a importância da ferramenta à avaliação da economia do setor

Edição  DIÁRIO com agências

Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promovem, nesta semana, o webinário “O Turismo Conta”, que debaterá os desafios da implantação da Conta Satélite de Turismo no país. Entre os dias 21 e 23 de setembro, o evento, que será transmitido pelo canal do MTur no YouTube, reunirá representantes dos dois órgãos, além de especialistas nacionais e internacionais, que vão abordar a importância da ferramenta à avaliação da economia do setor e a sua aplicação na promoção de ações e programas do ramo. (Acompanhe aqui)
As contas satélites são instrumentos de mensuração de uma atividade específica, além de representar um importante fator de obtenção de informações estatísticas que mostram o seu potencial econômico e a relação com os demais setores. Elas permitem entender o cenário de um determinado segmento produtivo de forma comparativa junto aos outros países que possuem este tipo de análise, possibilitando relevantes estudos e fomentando um debate qualificado a respeito das políticas públicas do setor.
O IBGE já coleta estatísticas de turismo em consultas como a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a Pesquisa de Serviços de Hospedagem e o Módulo Turismo 2019 da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Entretanto, a implantação da Conta Satélite de Turismo possibilitaria uma visão mais macroeconômica do setor. A ideia é que o IBGE desenvolva uma metodologia própria neste sentido, com base no manual das Nações Unidas para contas satélites.

“O IBGE já é parceiro do Ministério do Turismo no âmbito dos módulos na PNAD Contínua, e o avanço na direção de uma Conta Satélite de Turismo representa não só uma melhoria metodológica para as Contas Nacionais, mas também uma melhor mensuração do impacto da atividade do turismo no PIB”, afirma o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto.

No Brasil, já existe a Conta Satélite da Saúde, com periodicidade bienal, que sistematiza dados de recursos orçamentários e gastos com o setor e detalha as informações de forma histórica.
AGENDA – A abertura do webinário, às 14h da terça-feira (21), vai contar com as participações do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, do presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, e da subsecretária de Gestão Estratégica do MTur, Luana Boldori. No mesmo dia, o painel “O desafio brasileiro no processo de implantação da Conta Satélite de Turismo” reunirá João Evangelista Dias, professor de Economia do Turismo e diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF); Cristiano Martins e Carlos Henrique Cabral Duarte, representantes do IBGE.
No dia 22, às 15h, o painel “A importância das parcerias institucionais para a construção da Conta Satélite de Turismo” terá as presenças de Moisés Diniz Vassallo, professor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) especializado em análise de impactos econômicos; Luciane Gorgulho, economista-chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e de Giovanna Tavares, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), representante da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo.
Já no dia 23, também às 15h, o painel “Experiências internacionais e o caminho brasileiro” contará com a participação de especialistas internacionais. São eles: Francisco Guillén Martín, diretor-geral adjunto de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI) do México; e Teresa Hilário, especialista do Departamento de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística de Portugal, responsável pela elaboração da Conta Satélite de turismo daquele país.
PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade