No Recife (PE), 2º Fórum Anseditur defende integração e turismo criativo

Entre secretários e dirigentes de turismo, encontro em Recife reúne 100 representantes de 19 estados brasileiros

POR ZAQUEU RODRIGUES

No palco centenário do Teatro do Parque, no bairro recifense Boa Vista, o 2º Fórum da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo) começou mostrando a capacidade do turismo para encantar e emocionar.

Do Frevo ao Maracatu, de Chico Science aos Leões do Norte, dos poetas ao Rio Capibaribe, o espetáculo do Balé Cultural de Pernambuco conduziu os secretários e dirigentes de turismo representando 19 estados do Brasil por uma viagem pelas manifestações artísticas e culturais que formam a história do Recife e inspiram o imaginário popular.

Esta 2ª edição do Fórum Anseditur é inspirada no tema Turismo Criativo, modalidade que desponta pela capacidade de integração de povos e territórios. Vice-presidente da Anseditur e secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula destacou o potencial do turismo criativo para ressignificar as relações com a cidade, promovendo o desenvolvimento de forma sustentável. Ela usou como exemplo um bairro local.

“O turismo de base comunitária é propulsor do turismo criativo. Aqui, no Recife, um exemplo é o bairro Bomba do Hermetério, que ganhou calendário de eventos, roteiros de experiências, capacitação, reformas de praças e escadarias, criação de produtos como artesanatos, cortejo de carnaval, festival delícias da comunidade”, disse Cacau de Paula.

“O turismo de base comunitária é propulsor do turismo criativo”, disse Cacau de Paula (Foto: Zaqueu Rodrigues)

- Advertisement -

Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes destacou que cada destino tem suas riquezas naturais e cultural. “Intensificamos o turismo para diminuir a desigualdade social e regional. O turismo tem uma capacidade de gerar renda e emprego aonde nunca se imagina”, reforçou ele, citando como exemplo a campanha Bora Pernambucar, lançada em 2019 para fomentar o turismo no estado de Pernambuco.

A base do turismo criativo a construção conjunta da experiência entre anfitrião e turista, explicou Larissa Almeida, co-fundadora do projeto de turismo criativo Recria e autora do livro Turismo Criativo. “O viajante não quer somente contemplar, ele vai interagir e participar da criação das experiências. É um turista mais consciente que viaja com propósito”, disse ela, lembrando que a modalidade conecta pequenos empreendedores, artistas, artesãos e criativos.

Atualizar modelo mental

Para Bruno Giovanni, presidente da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), é hora de o turismo atualizar o seu modelo mental padrão para realizar novas parcerias e, sobretudo, fundamentar as tomadas de decisões. “Muito se fala com achismo no turismo. Temos que esquecer isso e tomar decisões baseadas em dados”, disse ele, defendendo o investimento em pesquisas e análise de dados.

O Ministério do Turismo, representado pela secretária nacional de Atração de Investimentos, Concessões e Parcerias, Débora Moraes da Cunha Gonçalves, está aberto para receber projetos. “Hoje temos 61 projetos cadastrados em todo o Brasil e queremos que todos contem conosco”, disse Débora. “O turismo criativo reinventa o turismo por meio da arte popular, literatura… Quando o destino estiver pronto, procurem a Embratur para ajudarmos”, completou Mauro Moreira Pilar Neto, gerente de Promoção internacional do Turismo Cultural.

Ângelo Sanches, presidente da Anseditur e secretário municipal de Turismo de Canela (RS), lembrou que a integração é essencial para a retoma do turismo. “Precisamos estar unidos, pois somos nós, secretários e dirigentes do turismo, que vivemos a raiz do turismo no dia a dia. E trabalhar com turismo é realizar sonhos, encantar. Não precisamos investir milhões, basta sermos criativos e potencializar as identidades locais”.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ZAQUEU RODRIGUES
ZAQUEU é jornalista há mais de uma década e escreve sobre Cultura, Hotelaria e Turismo Contato: zaqueufogaca@gmail.com

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Sim ou Não?: um basta à procrastinação!

    CONSELHO EDITORIAL DO DT O dia a dia de cada um de nós, não importa o ramo em que se atua, pede decisões. O modus...

    Brasileiros irão viajar na primeira oportunidade, mostra pesquisa

    “Mais de 150 milhões de brasileiros já foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19", lembra o ministro do Turismo...

    Recife abre inscrições para o 9º Ciclo de Atualização dos Guias de Turismo

    A atualização é exclusiva para Guias de Turismo e é necessário comprovação com número de registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) Edição...

    Hotel Rio Othon Palace é palco de Festival Português

    Evento acontece até o dia 2 de novembro de 2021 de quinta a domingo, das 19h às 23h Edição DIÁRIO com agências A culinária portuguesa é...

    Canela (RS) realiza Festival de Gastronomia & Vinhos

    O evento faz parte da programação paralela do 34º Sonho de Natal e é uma realização da Blue Show e da Abrasel - Associação...

    KLM comemora 75 anos de voos entre Brasil e Holanda

    "Setenta e cinco anos depois, o Brasil segue entre nossos mercados prioritários, onde nunca deixamos de voar", afirma Manuel Flahault, diretor geral da Air...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing