Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

Continua depois da publicidade

Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a ano revestindo-se de importância por seu alcance, capilaridade e serviço à Cidade Maravilhosa, cartão postal do Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Um de seus idealizadores e atual coordenador, o professor Bayard Boiteux, antes de divulgar os nomes dos laureados, concedeu uma entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO.

Veja também as mais lidas do DT

“O projeto Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro nasceu quando Saturnino Braga era prefeito do Rio e Alfredo Laufer presidente da Riotur. A cidade passava por um momento muito difícil e sem recursos e precisávamos encontrar formas empreendedoras de divulgar o destino, por seu potencial turístico indiscutível”, afirma Boiteux ao DIÁRIO. No ano de 1986 Bayard Boiteux era diretor de operações turísticas da Riotur e foi incumbido de coordenar o projeto. “Tivemos também uma participação significativa no projeto de José Eduardo Guinle, à época presidente da AHT-Associação de hotéis de turismo. Ele inclusive cedeu o hotel Copacabana Palace para sediar, no golden room, o primeiro evento”, lembra Bayard.

A proposta principal do projeto Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro, detalha Boiteux, é reconhecer aquelas pessoas, cariocas ou não, que prestam serviços, vestem a camisa, defendem o Estado do Rio de Janeiro.

“Os indicados devem prestar serviços relevantes para o Estado do Rio de Janeiro no dia a dia de sua vida laboral. Construímos um dos grupos mais ecléticos do turismo que junta todos os segmentos da sociedade e que possibilita um trabalho efetivo de promoção do Rio de Janeiro”, anuncia. O programa tem mais de 30 anos e foram nomeados até hoje 235 Embaixadores.

“Seja no papel de Guia de Turismo, cartão de visita da cidade, seja no papel de político comprometido com a causa turística, seja representando o Rio, na organização de eventos, seja cantando o Rio de Janeiro em composições artísticas ou escrevendo sobre o Rio em reportagens embasadas na ética, todos de uma forma ou de outra, são merecedores deste prêmio”, disse Bayard Boiteux em entrevista ao DIÁRIO em 2009.

“No início, o projeto ficou restrito à cidade do Rio de Janeiro. Logo, entendemos – quando eu fui para a Turis-Rio – ,que o projeto deveria contemplar o Estado como um todo e foi assim –  com a ajuda de Roberto Ghetardi e da Escola de Turismo da UniverCidade , prosseguimos”, conta o professor.

Lembra Bayard que nos últimos seis anos  o projeto passou a ser desenvolvido pela Fundação Cesgranrio e pelo Portal Consultoria em turismo Bayard Boiteux. “Resolvemos também democratizar a escolha dos agraciados  formando anualmente um júri plural que pudesse representar a diversidade do projeto”, adianta .

Evento de 2021 será totalmente online

O evento de titulação de 2021  será novamente on line, por motivos evidentes, já que a pandemia da Covid-19 não permite eventos e aglomerações. “Não somos favoráveis a eventos presenciais. Ele será realizado no dia 28 de março às 15 horas no canal de YouTube da Associação dos Embaixadores do Turismo do Rj. Teremos várias surpresas e pela quinta vez o evento terá como coordenadora geral a embaixadora do Rio e cerimonialista  Ana Cristina Rodado e será apresentado por Viviane Fernandes, da Nice Via Apia Turismo .

Agradecimentos

Bayard ao finalizar sua entrevista não esquece de agradecer aos amigos, parceiros, empresas e instituições que tornaram um projeto em realidade. “Ao longo dos anos , tivemos apoios decisivos para nosso trabalho como do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Turismo através do saudoso Eraldo Alves da Cruz e com a criação da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rj  responsável pela parte operacional do projeto e que é presidido por Cláudio Castro da Sérgio Castro Imóveis que tem viabilizado exposições e ações importantes da associação e, evidentemente do evento Embaixadores do Turismo”, conclui Bayard.

O nome dos novos embaixadores são:
Margareth Dalcomo
José Augusto C. Wanderley
Orlando Giglio
Claudio Crispi
Mariluce Mariá
Suzi Clementino
Alexandre Cavalcanti
Enzo Rivera
Roberto Cohen
Evandro Araújo Júnior
Sonia Araripe
Antônio Henrique Borges Paula
Luiz Fernando Gomes
Antônio Florêncio de Queiroz Júnior
Eduardo Wanderley
César Maia
Cláudio Nascimento
Bruno Teixeira
Monalisa Fagundes
Daniel Mauro
Doc Comparato
Adriana Sousa
Solange Bonfim
Urubatan Helou
Christa Bonhof-Grühn
Rosa Taylor

Na sétima edição, no ano de 2009, o editor do DIÁRIO,  jornalista Paulo Atzingen recebeu a comenda por seus serviços prestados à cidade. Na ocasião, o ex-secretário de Turismo do Rio, Otávio Leite, o cantor e ator Evandro Mesquita e várias outras personalidades também se tornaram Embaixadores do Rio de Janeiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade