InícioPolíticas de turismoArtigo: "O brasileiro é um bom turista", por Túlio...

Artigo: “O brasileiro é um bom turista”, por Túlio Pires Bragança*

(Edição do DT com agências)

Da experiência de viver há quase dez anos em Buenos Aires, tive a oportunidade de conhecer muitos tipos de turistas. Os brasileiros, claro, são os que mais chamam minha atenção, creio que por conta da facilidade da língua e porque sempre reconhecemos nossos compatriotas pelo mundo.

Algumas características são muito peculiares aos brasileiros como as roupas, o volume que nos comunicamos, a forma de nos comportar em locais públicos, por exemplo.

O brasileiro é o tipo de turista que mais programa sua viagem. Já chega com tudo agendado e faz um trabalho prévio de pesquisa muito detalhado. São vários os brasileiros que já vem com o roteiro fechado e até fazem coisas demais, sem se aprofundar em algumas delas. Naturalmente, é o tipo de turista mais desconfiado, aquele que cai menos em roubadas. Antes de sair do Brasil, ele sabe até o valor de muitos dos produtos e serviços que deseja adquirir.

O lado ruim é que muitos realmente acham que ainda estão no Brasil. Falam somente em português e esperam ser (bem) entendidos assim. Reclamam de coisas que são comuns da cultura argentina. Garçom demorar para vir e não ter arroz, por exemplo, é mais do que natural aqui na terra dos hermanos. Aliás, uma dica importante é: experimente novos sabores. Deixe para comer arroz no Brasil, aqui tente outro prato que não é tão comum encontrar por ai.

Além disso, existem locais que são muito famosos só para os brasileiros. O passeio de Tigre e o Zoo de Lujan são quase inteiramente pensados para brasileiros. Enquanto turistas de outros países, talvez por não terem proximidade com a Argentina, chegam aqui sem saber quase nada.

São tão desinformados, que muitas vezes não sabem nem o que é o Obelisco ou sequer ouviram falar sobre o bairro da Boca, muito famoso no Brasil por conta do time de futebol e de craques como Maradona, Tévez e Martin Palermo. Esses turistas também são mais ingênuos e acabam fazendo muitos programas que não são tão legais e caindo em mais roubadas.

Por outro lado, diferentemente dos brasileiros, turistas de outros países são muito mais curiosos e abertos à cultura local. Querem comer comida de rua, tomar mate, coisas que o brasileiro não faz tanta questão e fica mais preocupado em  fazer compras.

A sugestão de quem já está há tanto tempo por essas bandas é para que o turista aproveite os detalhes da capital argentina. Sejam mais interessados pela cultura local e possam voltar com a bagagem cheia de boas experiências.

* Túlio Pires Bragança mora há nove anos na Argentina e é editor e idealizador do portal Aires Buenos, que oferece serviços de guia turístico, passeios e consultoria sobre a cidade.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque