Artigo: “O brasileiro é um bom turista”, por Túlio Pires Bragança*

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Da experiência de viver há quase dez anos em Buenos Aires, tive a oportunidade de conhecer muitos tipos de turistas. Os brasileiros, claro, são os que mais chamam minha atenção, creio que por conta da facilidade da língua e porque sempre reconhecemos nossos compatriotas pelo mundo.

Algumas características são muito peculiares aos brasileiros como as roupas, o volume que nos comunicamos, a forma de nos comportar em locais públicos, por exemplo.

Veja também as mais lidas do DT

O brasileiro é o tipo de turista que mais programa sua viagem. Já chega com tudo agendado e faz um trabalho prévio de pesquisa muito detalhado. São vários os brasileiros que já vem com o roteiro fechado e até fazem coisas demais, sem se aprofundar em algumas delas. Naturalmente, é o tipo de turista mais desconfiado, aquele que cai menos em roubadas. Antes de sair do Brasil, ele sabe até o valor de muitos dos produtos e serviços que deseja adquirir.

O lado ruim é que muitos realmente acham que ainda estão no Brasil. Falam somente em português e esperam ser (bem) entendidos assim. Reclamam de coisas que são comuns da cultura argentina. Garçom demorar para vir e não ter arroz, por exemplo, é mais do que natural aqui na terra dos hermanos. Aliás, uma dica importante é: experimente novos sabores. Deixe para comer arroz no Brasil, aqui tente outro prato que não é tão comum encontrar por ai.

Além disso, existem locais que são muito famosos só para os brasileiros. O passeio de Tigre e o Zoo de Lujan são quase inteiramente pensados para brasileiros. Enquanto turistas de outros países, talvez por não terem proximidade com a Argentina, chegam aqui sem saber quase nada.

São tão desinformados, que muitas vezes não sabem nem o que é o Obelisco ou sequer ouviram falar sobre o bairro da Boca, muito famoso no Brasil por conta do time de futebol e de craques como Maradona, Tévez e Martin Palermo. Esses turistas também são mais ingênuos e acabam fazendo muitos programas que não são tão legais e caindo em mais roubadas.

Por outro lado, diferentemente dos brasileiros, turistas de outros países são muito mais curiosos e abertos à cultura local. Querem comer comida de rua, tomar mate, coisas que o brasileiro não faz tanta questão e fica mais preocupado em  fazer compras.

A sugestão de quem já está há tanto tempo por essas bandas é para que o turista aproveite os detalhes da capital argentina. Sejam mais interessados pela cultura local e possam voltar com a bagagem cheia de boas experiências.

* Túlio Pires Bragança mora há nove anos na Argentina e é editor e idealizador do portal Aires Buenos, que oferece serviços de guia turístico, passeios e consultoria sobre a cidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade