O comércio tradicional de Foz do Iguaçu anseia por inovação*

Continua depois da publicidade

Leia o artigo escrito por Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas, sobre o comércio tradicional de Foz do Iguaçu e o desejo por inovação

O comércio tradicional de Foz do Iguaçu anseia por inovação

Por Paulo Angeli*

Pode até ser que as gerações mais novas desconheçam, mas a história de Foz do Iguaçu perpassa pela charmosa Avenida Brasil. Era nos estabelecimentos ao longo da via (que foi de mão única por um longo período) onde a vida cultural e comercial da cidade aconteciam.

Desde a primeira camada de asfalto, adicionada na década de 1960, muita coisa mudou, mas os negócios locais clamam por inovações após perder espaço para a comodidade e climatização – nos nossos dias mais quentes – dos shoppings centers.

Uma possibilidade seria fechar a rua para veículos e deixá-la aberta exclusivamente para pedestres. Esse tipo de proposta – que é muito comum em diversas cidades – desencadeia uma série de benefícios comerciais que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade das áreas urbanas.

E não estou falando em “inventar a roda”. Temos exemplos práticos espalhados pelo Brasil que comprovam a eficiência desse tipo de iniciativa. Em Curitiba, a implementação da Rua das Flores (o Calçadão da XV) enfrentou grande resistência, e hoje é um dos metros quadrados mais valorizados da cidade, assim como o processo da Costanera em Florianópolis.

Aqui mesmo em Foz, na própria Avenida Brasil, temos o exemplo do Núcleo Avenida Brasil, um grupo organizado pelos empresários locais com o objetivo de pensar, organizar e promover ações em prol do desenvolvimento e valorização da região.

Veja também as mais lidas do DT

Comércio tradicional de Foz do Iguaçu: a Avenida Brasil é uma das principais vias da região central de Foz do Iguaçu
A Avenida Brasil é uma das principais vias da região central de Foz do Iguaçu (Foto: Vacy Álvaro)

Algumas iniciativas importantes já foram desenvolvidas pelo núcleo setorial, mas é necessário mais apoio e uma ruptura mais impactante. Para iniciar, que tal um projeto-teste fechando o tráfego de pequenos trechos da avenida, como entre a rua Jorge Sanways e a Avenida Jorge Schimmelpfeng?

Para não me alongar, cito os principais benefícios desse tipo de iniciativa:

– Atração de Clientes: com a rua livre do tráfego de veículos, automaticamente temos um ambiente mais agradável e acessível para os pedestres. Essa atmosfera incentiva as pessoas a explorar lojas e restaurantes, amplificando as oportunidades de vendas;

– Melhoria da Experiência do Cliente: com os pedestres circulando com mais conforto e segurança, a experiência de compras se torna mais relaxante e envolvente;

– Estímulo ao Comércio Local: com essa proposta, espera-se que pequenas empresas se destaquem sem a concorrência direta de grandes redes varejistas ou centros comerciais. Isso ajuda, e muito, a preservar a autenticidade e a identidade da área;

– Redução de Poluição e Ruído: a eliminação do tráfego de veículos contribui para a melhoria da qualidade do ar e reduz os níveis de poluição sonora, tornando o ambiente mais agradável;

– Inovação e Criatividade: o ambiente livre de carros permite a implementação de soluções de design inovadoras, como instalações de arte pública, iluminação especial e mobiliário urbano criativo.

Em resumo, a conversão de ruas em espaços exclusivos para pedestres não apenas melhora a qualidade de vida dos residentes, mas também impulsiona o turismo e a atividade econômica local, estimulando o comércio, a criatividade e a interação social.

*Paulo Angeli é presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur) e idealizador do Festival das Cataratas.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade