O massacre de Paris e as lições de solidariedade e diversidade

Continua depois da publicidade

Bayard Do Coutto Boiteux (com Edição do DT)*

O mundo passa por uma onda de violência nunca vista: fanáticos estão semeando o pânico em inúmeros países, alguns com pouca visibilidade mas com a morte de inocentes. A Cidade Luz, a linda Paris das contradições, das “banlieues” ricas e daquelas carregadas de revolta foi massacrada por um grupo de terroristas do chamado “Estado islâmico”.

Não é a primeira vez que a França sofre a ira dos Jihadistas. Alías, é na França que existe o maior processo de recrutamento de terroristas, que hoje representam 34 mil franceses, número alarmante devo confessar. O episódio do Charlie Hebdomadaire levou à comoção milhões de franceses, embora a referida revista tivesse de alguma forma,  desrespeitado fundamentos de uma religião, lembrando que ela o faz também com outras.

Veja também as mais lidas do DT

Desta feita, foi diferente. Resolveram atacar lugares frequentados por locais e turistas, como restaurantes e casas de espetáculo. Foi o maior ataque, desde a Segunda Guerra Mundial na França e com resquícios de atrocidade: 129 mortos e 352 feridos, dos quais 100 em estado grave. Estão misturados no total não só franceses mas estrangeiros, o que deu uma visibilidade muito grande ao fato, sobretudo lembrando que a França é o maior país turístico do mundo (que recebe o maior contingente de turistas internacionais) e Paris uma das cidades mais visitadas e considerada “segura” nos paramétrios turísticos.

A casa de show Bataclan apresentava uma banda norte-americana e o stade de France, o jogo França X Alemanha.  Os restaurantes da moda faziam parte do charme dos 10 e 11 arrondissements, como são denominados os bairros naquela cidade.

Paris acordou vazia e continua hoje, com policiamento ostensivo nas ruas, revistas em alguns locais, como supermercados e uma orientação das autoridades para que permaneçam em casa. No entanto, a solidariedade fala alto e filas enormes para doação de sangue se formaram, profissionais da saúde se ofereceram para ajudar e velas foram acesas próximas aos locais dos atentados por pessoas que perderam entes queridos mas que queriam demostrar um sentimento de luta e tristeza.

Dentro do quadro de comoção, aparecem novamente os sentimentos de xenofobia e ultradireitistas culpando o governo de descaso com os franceses.

Dentro do quadro de comoção, aparecem novamente os sentimentos de xenofobia e ultradireitistas culpando o governo de descaso com os franceses. Alias, é sempre bom lembrar que a França é o maior país muçulmano da Europa ,que 16% de parisienses pertencem a tal religião e que há muita polêmica nas relações com tais franceses. Sim, são franceses, apesar de seus nomes diferentes e suas escolhas religiosas. Não podem ser confundidos com terroristas e não se pode generalizar. É um momento de dar as mãos e buscar uma luta efetiva contra grupos ortodoxos, que espalhados no mundo  já mataram australianos em uma discoteca em Bali, explodiram embaixadas e hotéis na Indonesia, para citar alguns exemplos.

Estamos todos consternados e um pouco fora da realidade, que encontramos em viagens internacionais que passam a merecer mais cuidados e análises. A onda começou em Paris mas há ameaças para outros grandes centros urbanos, como Roma e Londres.

Por outro lado, os imigrantes que fogem de ditaduras e entram na Europa vão ser vistos como propagadores dos atentados, já que um passaporte sírio foi encontrado ao lado de um cadáver. É outro ponto que nos deixa  apreensivos e temerosos de ações pontuais de franceses contra os grupos de refugiados.

Enfim, o mundo continua e tais ataques não vão nos fazer parar. O mundo vai continuar lutando contra aqueles que renegam a diversidade e sob o nome de um “DEUS” querem impor religiões e preceitos. É hora de uma grande reflexão e tomada de posição. Não devemos ir para as redes sociais, comparando tragédias ou postando absurdos. Muita calma, no momento da dor, que precisa ser acalmada com o poder da compaixão e da vontade de mudar.

Paris, minha solidariedade a você, que hoje sofre uma dor e grita revoltada pelo que fizeram aos seus. Você vai se recuperar. Allons enfants de tout le monde…

*Bayard Do Coutto Boiteux é presidente do Site Consultoria em Turismo, coordenador do curso de Turismo da UNISUAM, gerente de Turismo do Preservale e vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade