O Nordeste espera dias melhores colhendo resultado da pós pandemia

O Nordeste brasileiro que tem em seus atrativos de sol e mar um dos principais produto turísticos, vem nos últimos meses sofrendo alguns reveses. No ano passado foram as manchas de óleo nas praias que atingiram todos os estados da região e mais o Rio de Janeiro e o Espirito Santo, que comprometeu a atividade no verão passado. Este ano foi a pandemia da Covid-19 que obrigou o fechamento de bares, restaurantes e hotéis, a partir do mês de março, paralisando por completo a economia nacional e em particular a atividade turística.

por Nailson Socorro*


Mas ao que parece, essa nebulosidade começa a ser dissipada, com a reabertura gradual dos equipamentos, com a retomada das atividades e o afrouxamento do isolamento social, que havia sido imposto a população, como forma de combater o alastramento do coronavírus.

Embalados com o feriadão de 07 de setembro, hoteleiros e demais integrantes da cadeia produtiva do turismo, (na maioria dos estados nordestinos), estão comemorando a possibilidade de um bom movimento de turistas em suas respectivas cidades, como é o caso de Alagoas que anuncia uma ocupação de 100 por cento na rede hoteleira sediada no litoral e no sertão do estado, durante o chamado feriadão da Independência.

O empresariado alagoano comemora os números que estão sendo esperados, graças a um trabalho de planejamento e divulgação, feito de forma unificada com a participação da iniciativa privada e o poder público. Segundo o Costa dos Corais Convention Visitors & Bureau (CCCVB), a ocupação hoteleira na região Norte do Estado está em 100% nos hotéis associados a entidade. Empreendimentos hoteleiros de Piranhas e Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, na divisa com o estado de Sergipe, também registram ocupação máxima para a data.

- Advertisement -

A alta na procura pelos hotéis se estende a todo o Estado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), a taxa de ocupação em todo o Estado chega a 67,12 %.

Os hotéis estão atendendo, levando em consideração as medidas de segurança e preventivas estabelecidas pelo Protocolo de Retomada das Atividades Econômicas de Alagoas, elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur),

O estado do Ceará vive situação semelhante. A taxa de ocupação hoteleira média nos principais destinos turísticos do Ceará (exceto Fortaleza) para o feriadão do Dia da Independência, de 4 a 7 de setembro, chega a 85,7%. Os dados foram divulgados pela secretaria de Turismo do Ceará. Juntos, a capital Fortaleza e os destinos turísticos mais conhecidos somam 60% de taxa de ocupação.

Camocim (87,17%), Canoa Quebrada (77,31%), Cumbuco (91,4%), Jericoacoara (97,56%), Porto das Dunas/Prainha (62,83%), Praia das Fontes/Morro Branco (86%), Flecheiras/Mundaú (100%) e Guaramiranga (83,33%) são os destaques do Estado para o período, com altas taxas de ocupação.

Já em Pernambuco, cerca de 85% dos meios de hospedagem dos destinos indutores do estado, foram reservados para o feriado de Sete de Setembro. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado de Pernambuco. O destino que mais se destacou no levantamento foi o Arquipélago Fernando de Noronha, que tem taxa de ocupação de 97 por cento.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), a taxa de ocupação em todo o Estado chega a 67,12 %. (Crédito: Getty Images)

Enquanto isso, a Paraíba espera resultados positivos neste final de semana. Conforme a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a média de ocupação nos hotéis da Capital e pelo estado é superior a 80 por cento. “A expectativa para esse feriadão de 7 de setembro é muito boa não só na Capital, mas no estado todo.

A expectativa dos órgãos governamentais dos estados nordestinos, é que a partir de agora a situação vá se normalizando e que no verão de 2020/2021 o empresariado venha começar a recuperar o que foi perdido nesses meses de sofrimento provocado pelos dois fenômenos (as manchas de óleo no litoral nordestino e a pandemia do Covid-19), que abalou a atividade turística da região.


NAIRSON BARRETO –  NORDESTE

Nairson Barreto Socorro é  jornalista, graduado em Turismo e História pela Universidade Tiradentes – UNIT, e pós-graduado em Turismo e em Cultura Popular pela Faculdade de Sergipe – FASE, diretor da Rádio Boas Novas Aracaju e editor da revista Viaje Sergipe. Responde pela coluna NORDESTE.

 

Compartilhe com um amigo:

1 COMENTÁRIO

  1. Grande Nairson. Excelente coluna sobre o turismo no nordeste. Saudade de você e de todos os amigos que fiz quando morei nesta maravilhosa e acolhedora cidade de Aracajú. Domingos a tarde, no Batistão, vendo os jogos do Confiança. Muita saudade. Abração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nairson Barreto Socorro
Nairson Barreto Socorro é jornalista, graduado em Turismo e História pela Universidade Tiradentes – UNIT, e pós-graduado em Turismo e em Cultura Popular pela Faculdade de Sergipe – FASE, diretor da Rádio Boas Novas Aracaju e editor da revista Viaje Sergipe. Responde pela coluna NORDESTE.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Exclusivo: Lemontech da Maringá Turismo abre vagas para 14 desenvolvedores de TI

    A Lemontech, empresa responsável pela gestão de viagens corporativas da Maringá Turismo abre vagas para 14 desenvolvedores de TI. REDAÇÃO DO DIÁRIO Essa informação, exclusiva, foi...

    Sim ou Não?: um basta à procrastinação!

    CONSELHO EDITORIAL DO DT O dia a dia de cada um de nós, não importa o ramo em que se atua, pede decisões. O modus...

    Brasileiros irão viajar na primeira oportunidade, mostra pesquisa

    “Mais de 150 milhões de brasileiros já foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19", lembra o ministro do Turismo...

    Recife abre inscrições para o 9º Ciclo de Atualização dos Guias de Turismo

    A atualização é exclusiva para Guias de Turismo e é necessário comprovação com número de registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) Edição...

    Hotel Rio Othon Palace é palco de Festival Português

    Evento acontece até o dia 2 de novembro de 2021 de quinta a domingo, das 19h às 23h Edição DIÁRIO com agências A culinária portuguesa é...

    Canela (RS) realiza Festival de Gastronomia & Vinhos

    O evento faz parte da programação paralela do 34º Sonho de Natal e é uma realização da Blue Show e da Abrasel - Associação...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing