O Vinho Laranja

Continua depois da publicidade

por Werner Schumacher*


O Vinho Laranja não tem qualquer relação com a bebida produzida com a fruta cítrica, refere-se apenas a cor que o vinho de uva branca assume quando em contato com a casca por muito tempo.

A cor da uva está na casca e não na polpa, razão pela qual se pode fazer vinho branco de uvas tintas, mas nunca o contrário. O contato do suco da uva, conhecido como mosto, com a casca por muito tempo, às vezes superando mais de 30 dias, confere esta coloração ao vinho final.

Veja também as mais lidas do DT

Podemos dizer que se produz um vinho branco como se fosse um tinto, ou seja, a maceração do mosto e a fermentação do todo é um fenômeno natural, cuja consequência é a coloração alaranjada, que pode denotar um vinho oxidado, constituindo uma relação de amor ou ódio ao produto.

Há alguns anos era um tabu ouvir falar em se macerar uvas brancas, mas isso foi quebrado por alguns produtores.

Muitos produzem esses vinhos também em ânforas de barro e os armazenam em barris de carvalho.

Exemplo no Brasil

O melhor exemplo de um vinho laranja no Brasil é o Era dos Ventos Peverella 2017, produzido pelo Enólogo Luis Henrique Zanini, o poeta do vinho, pois em todos os rótulos há sempre uma bela poesia de sua autoria.

Trata-se de um vinho onde parte das uvas são de produção própria e parte são provenientes de Vinhedos antigos de mais de 50 anos.

Produz-se um lote muito limitado de 600 garrafas e toda a colheita é manual.

Peverella é o nome da uva e assim se chama pelo fato do vinho ter um sabor picante e “Pevero” em dialeto veneto é pimenta.

As uvas são desengaçadas, ou seja separadas dos cabinhos da fruta e maceradas em recipiente aberto por 21 dias, denominados “mastelas” (dorna) de carvalho francês da década de 30, prensagem em prensa manual (tórchio) de madeira brasileira (araucária). A fermentação é espontânea, por leveduras indígenas e sem qualquer intervenção. Pequenas doses de SO2 no engarrafamento. 50% deste vinho estagia por dois anos em barricas brasileiras de ipê, de 250 litros, e os outros 50% em barricas de carvalho francês de vários usos. Álcool a  12%.

O exemplo, no Brasil (Crédito: site Era dos Ventos)

Peverella é uma variedade de uva branca proveniente do norte da Itália, trazida ao Brasil por imigrantes no final do século XIX.  Na década de 1940, ela se tornou uma das  variedades brancas mais plantadas na Serra Gaúcha, embora tenha sido desde então posta de lado por variedades comercias mais famosas. Seu cultivo no Brasil é mantido por algumas propriedades familiares de pequeno porte, nas quais têm sido obtidas as uvas deste vinho. A responsabilidade da Era dos Ventos, foi resgatar esta variedade e mantê-la viva em nosso país.

Ficou curioso em provar um vinho laranja?

É possível adquiri-lo diretamente da vinícola através do site https://eradosventos.com.br/


*Werner Schumacher estudou Economia na PUC/RS e é um dos responsáveis pela profissionalização da vitivinicultura no Brasil.


 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade