segunda-feira, julho 7, 2025
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Dia da Costa do Marfim no Brasil é comemorado com ancestralidade e gastronomia no Rio

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Marcia Santos (Relações Públicas da Costa do Marfim); Bibata Ouattara Diamouténé (Esposa do Embaixador da Costa do Marfim), Sinara Rúbia (Diretora do MUHCAB); Diamouténé Alassane Zié (embaixador da Costa do Marfim no Brasil); Jennifer Curcio (diretora do Escritório de Turismo e Cultura da Costa do Marfim); e Noël Mekan (cerimonialista)

Evento no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – MUHCAB –  destacou a gastronomia, a arte e o turismo da Costa do Marfim, reforçando os laços culturais com o Brasil

Por Paulo Atzingen, do Rio de Janeiro – Fotos: DT e divulgação Video: Márcia Santos

O Dia da Costa do Marfim no Brasil é uma demonstração efetiva de como se deve trabalhar a promoção de um destino turístico. Não adianta ter potencial, é preciso mostrá-lo, apresentá-lo, estimulando seu entendimento, oferecendo seus aromas, seus sabores e seus diferenciais. Arrisco dizer que dentre os  54 países do continente africano, a Costa do Marfim, atualmente, é o país que melhor trabalha sua promoção e imagem.

Com a presença do embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Diamouténé Alassane Zié, agentes de viagem e veículos de imprensa, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro, sediou nesta sexta-feira (dia 20), a segunda edição do Dia da Costa do Marfim no Brasil.

Entender e interpretar o francês – língua oficial do país – durante algumas falas não foi dificuldade pelo bom humor e capacidade de sintetizar o astral e a energia do momento, ajudado, logicamente pelo mestre de cerimônia Noël Mekan, curiosamente camaronês.

O  evento, que neste ano teve como tema central a gastronomia marfinense, contou com apresentações culturais, vídeos institucionais, exposição de arte e artesanato, além de palestras voltadas à promoção turística e cultural do país africano.

A foto que merece a legenda: Dia da Costa do Marfim no Brasil

Confira as imagens:

Costa do Marfim: Hino e ancestrais

Durante a cerimônia de abertura, além da execução dos hinos nacionais do Brasil e da Costa do Marfim, houve um momento simbólico de saudação aos ancestrais africanos, reconhecendo o território brasileiro como um dos maiores receptores de africanos durante o período da escravidão.

“Aqui neste território aconteceu o maior desembarque de africanos da história da humanidade. O Brasil é o segundo país com maior população de origem africana. Este encontro vai além da diplomacia — é uma reparação da história e da memória brasileira, viva e em movimento”, afirmou Sinara Rúbia, diretora-presidente do MUHCAB. “Precisamos reestabelecer a história e reescrevê-la por nós mesmos.”

A diretora do Escritório de Turismo e Cultura da Costa do Marfim, Jennifer Curcio, destacou a importância de promover o país como destino turístico na América do Sul, especialmente no Brasil, e agradeceu a presença do embaixador e dos participantes.

Diversidade geográfica e cultural

Representando a diplomacia marfinense, o embaixador Diamouténé Alassane Zié apresentou um panorama da Costa do Marfim, ressaltando sua diversidade geográfica e cultural. “Somos responsáveis por cerca de 40% da produção mundial de cacau. Além disso, temos mais de 800 quilômetros de litoral e uma enorme riqueza natural e histórica”, explicou.

O embaixador também enfatizou a boa relação bilateral entre Brasil e Costa do Marfim, especialmente nas áreas de agricultura e cooperação internacional. “A embaixada da Costa do Marfim no Brasil completa 50 anos, e as relações entre nossos países continuam se fortalecendo.”

O evento foi encerrado com música, dança e manifestações culturais típicas, num clima de celebração e axé.

Vários pratos da culinária marfinense foram apresentados e experimentados (Crédito: Beth Brusco – colaboração para o DT)

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Costa do Marfim aposta em aproximação com o Brasil para impulsionar o turismo e os negócios

Na Câmara, CNC reforça necessidade da reforma administrativa para reduzir desigualdades

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Consultor tributário da Fecomércio-SP, André Sacconato, representou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em audiência pública - Foto: divulgação / CNC
Consultor tributário da Fecomércio-SP, André Sacconato, representou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em audiência pública - Foto: divulgação / CNC

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) defendeu a necessidade de uma reforma administrativa ampla como ferramenta essencial para reduzir desigualdades sociais e aumentar a produtividade do país. A manifestação foi feita por André Sacconato, consultor tributário da Fecomércio-SP, que representou a entidade na Comissão Especial da Reforma Administrativa.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da CNC*

Ao iniciar sua participação, Sacconato apontou que a estagnação econômica brasileira está diretamente ligada à perda de produtividade. “Desde 1980, o Brasil parou de crescer. Se a década de 1980 foi a década perdida, o que foi a última década? Crescemos menos que o mundo, muito menos que os emergentes”, afirmou. Segundo ele, se o país tivesse mantido o ritmo de crescimento médio global desde então, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro seria hoje 77% maior.

O consultor destacou também que o aumento dos gastos públicos compromete ainda mais o cenário. “A carga tributária passou de 25% para 34% do PIB, e mesmo assim temos um déficit nominal de quase 10%. Os gastos correntes cresceram, mas o investimento caiu de 5,5% para 1,5% do PIB. Não tem como crescer com esses números”, alertou.

Não se trata de reduzir o Estado

Rebatendo críticas à proposta, Sacconato afirmou que a CNC não defende o encolhimento do Estado, mas sim a melhora na qualidade dos serviços públicos. “O problema da produtividade não passa pelo tamanho do Estado, mas pelo mau serviço público prestado. A maioria das pessoas mais pobres depende desses serviços, e eles não são satisfatórios”, disse.

Ele citou dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que colocam o Brasil entre os últimos colocados no desempenho educacional. “Se me dissessem que não vamos tirar um centavo do orçamento, mas que o serviço público funcionará bem, eu assinaria agora. O que não podemos é continuar com essa estrutura que aprofunda desigualdades”, afirmou.

Durante a audiência, Sacconato apresentou um ofício com 15 propostas da CNC para nortear a reforma. Entre as sugestões estão:

  • Avaliação periódica de desempenho dos servidores, com critérios transparentes;
  • Reestruturação de planos de carreira, com salário inicial mais baixo e progressão mais lenta;
  • Sistema unificado de cargos, que facilite a movimentação de servidores entre órgãos;
  • Regulamentação da demissão por baixo desempenho;
  • Fim dos supersalários e privilégios remuneratórios;
  • Estímulo para que Estados e Municípios também adotem a reforma;
  • Concessão de estabilidade apenas a cargos vulneráveis à perseguição política.

“O bom servidor público tem que ser defendido, e ele não teme avaliação. Quem tem medo da reforma é quem não quer ser avaliado”, reforçou.

Janela de oportunidade

Encerrando sua fala, Sacconato destacou que o país vive um momento decisivo. “Não se trata apenas de uma reforma administrativa. É uma chance real de combater a desigualdade e impulsionar o crescimento. Se perdermos essa chance e fizermos algo pela metade, essa janela pode não se abrir novamente.”

Para ele, sem uma reforma estrutural do Estado, outras mudanças econômicas terão efeito limitado. “A responsabilidade que temos neste momento é com o futuro do País, com os mais pobres e com os servidores que realmente trabalham pelo bem público.”

Fonte: CNC

Hopi Hari celebra o Mês do Profissional da Comunicação com entrada gratuita durante o mês de junho

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Profissionais da comunicação entram grátis em junho no Hopi Hari - Crédito: divulgação
Profissionais da comunicação entram grátis em junho no Hopi Hari - Crédito: divulgação

Para celebrar o Mês do Profissional da Comunicação, o parque temático Hopi Hari, localizado em Vinhedo (SP), lançou uma ação promocional exclusiva durante todo o mês de junho de 2025. A campanha oferece um passaporte gratuito para jornalistas, publicitários, relações-públicas, radialistas, comunicadores e influenciadores digitais que atenderem aos critérios do regulamento.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a cortesia é válida mediante cadastro prévio no site da promoção e agendamento da visita dentro do mês de junho, de acordo com o calendário oficial de funcionamento do parque. No dia da visita, será necessário apresentar comprovação profissional, como crachá, carteira de trabalho ou documento que ateste a atuação na área.

No caso dos influenciadores digitais, será feita uma verificação prévia: após o cadastro, os perfis que atenderem aos critérios de número mínimo de seguidores — 50 mil no Instagram ou 100 mil no TikTok — passarão por análise e receberão a confirmação da cortesia por e-mail em até 48h, antes da visita. É importante que o cadastro seja feito com antecedência.

A ação busca reconhecer e homenagear os profissionais responsáveis por informar, entreter e conectar a sociedade, permitindo que eles tenham um dia de diversão no País Mais Divertido do Mundo.

Os participantes poderão aproveitar as atrações do parque normalmente, com exceção daquelas que envolvem custos adicionais, como brinquedos pagos à parte e alimentação.

Hopi Hari celebra o Mês do Profissional da Comunicação com entrada gratuita durante o mês de junho - Foto: divulgação
Hopi Hari celebra o Mês do Profissional da Comunicação com entrada gratuita durante o mês de junho – Foto: divulgação

Serviço

  • Promoção: Mês do Profissional da Comunicação – Hopi Hari
  • Período: Junho de 2025

Quem pode participar:

* Profissionais da comunicação (jornalistas, publicitários, relações-públicas, radialistas, etc.), mediante apresentação de crachá profissional ou carteira de trabalho
* Influenciadores digitais com, no mínimo, 50 mil seguidores no Instagram ou 100 mil no TikTok (mediante aprovação prévia)

Como participar:

1.Acesse: https://hopihari.hopihari.com.br/profissionaldacomunicacao
2.Realize o cadastro e agende sua visita para uma data dentro de junho de 2025
3.Influenciadores digitais: aguarde a análise e confirmação por e-mail
4.No dia, apresente a comprovação exigida + documento com foto na entrada do parque

Observações:

* O passaporte cortesia é intransferível, não cumulativo com outras promoções e não inclui transporte, alimentação, estacionamento ou atrações pagas à parte
* A promoção pode ser encerrada ou limitada por data, conforme a capacidade do parque

Sobre o Hopi Hari

Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, uma área duas vezes maior que o Estado do Vaticano, o parque é um dos maiores da América Latina. São mais de 40 atrações para toda família, incluindo a Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Rio Bravo, um passeio refrescante por corredeiras com mais de 600 metros.
Conhecido como “O País Mais Divertido do Mundo”, o Hopi Hari possui 5 regiões temáticas: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba.

O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo, recebendo visitantes de mais de 250 municípios de todo o Brasil. Saiba mais no site.

Avianca anuncia 45 mil voos e 8 milhões de assentos para alta temporada

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Avião da Avianca. A companhia operará voos da rota São Paulo - Cartagena a partir do dia 11 de janeiro
Avianca operará cerca de 45 mil voos e oferecerá 8 milhões de assentos para a alta temporada - (Foto: Divulgação).

A Avianca anuncia que, entre 15 de junho e 15 de agosto de 2025, oferecerá mais de 8 milhões de assentos e operará cerca de 45.000 voos para conectar seus clientes com mais de 80 destinos no continente americano e na Europa.

“Nossa equipe está pronta para acompanhar os viajantes que serão mobilizados durante a temporada de férias, com uma proposta que se adapta a diferentes preferências de viagem e a rede mais robusta que já tivemos em nossa história, refletida em crescimento significativo na disponibilidade de assentos em mercados como: Brasil (27%), Colômbia de e para destinos internacionais (17%), Europa (+11%) e Estados Unidos (+10%)”, comentou Carolina Cortés, vice-presidente de Comunicações Corporativas e Reputação da Avianca.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, entre os destinos internacionais recomendados pela companhia aérea, destacam-se Havana, Londres, Paris, Rio de Janeiro, assim como mais de 15 rotas que serão ativadas durante essa temporada para os Estados Unidos, como Cali-Nova York, Cartagena-Miami, San Salvador-Orlando, San José-Washington, entre outras.

Recomendações para uma melhor experiência nessa temporada

  • Antecipação em aeroporto: Recomenda-se a apresentação com pelo menos três horas de antecedência para voos internacionais e duas horas para voos nacionais
  • Documentação: É indispensável verificar diretamente com as fontes oficiais de cada destino os requisitos migratórios antes de viajar
  • Bagagem: Sugere-se revisar as condições de bagagem incluídas na tarifa adquirida. Os dispositivos com baterias de lítio devem ser transportados exclusivamente na cabine por motivos de segurança
  • Processo de check-in: Pode ser realizado a partir de 48 horas antes do voo (24 horas para voo de ou para os Estados Unidos, Puerto Rico e Canadá), por meio dos canais digitais da companhia aérea
  • Status do voo: A Avianca notifica qualquer alteração no itinerário, por meio do e-mail, WhatsApp, avianca.com e pelo aplicativo móvel.

Saiba mais no site oficial da companhia. 

Com novo voo para Bariloche, Azul reativa conexões internacionais no Sul

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Azul Linhas Aéreas - Bariloche
(Crédito: Guilherme ramos - divulgação)

A Azul continua sua estratégia de ampliar a conectividade internacional a partir do Brasil. Nesta quarta-feira, 19 de junho, a companhia inaugurou um novo voo direto entre Porto Alegre e Bariloche, na região norte da Patagônia argentina. A decolagem ocorreu às 12h25, marcando não apenas a expansão da malha aérea da Azul, mas também a retomada dos voos internacionais a partir do Rio Grande do Sul. O estado volta a se conectar com o exterior após os efeitos da tragédia climática que manteve o Aeroporto Salgado Filho fechado por mais de cinco meses em 2024.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com essa decolagem, serão ao todo 31 operações (considerando ida e volta) nos próximos meses, de 19 de junho a 24 de agosto, interligando Porto Alegre a um dos destinos mais procurados pelos Clientes da Azul na alta temporada de inverno. A rota é inédita e reforça os voos da companhia para Bariloche – e que, atualmente, partem também de Viracopos (SP) e Confins (MG).

Os voos entre Porto Alegre e Bariloche terão partida em dois horários no período da tarde, todas as quintas-feiras, e sempre a bordo de aeronave Airbus A320, com capacidade para transportar 168 Clientes.

A companhia espera ter sucesso semelhante ao registrado no ano passado, tanto em voos quanto em pacotes da Azul Viagens. Em 2024, a taxa de ocupação nas aeronaves ficou acima de 90%, por exemplo. Já os pacotes da operadora de Turismo da Azul, voltados especialmente a famílias, casais e praticantes de esportes de neve, registraram um crescimento na demanda de 1500%, em relação a 2023.

Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por ser ideal para a prática esportiva na neve, em suas várias estações de esqui. Para além disso, oferece diversas opções de passeios em belas paisagens, nos lagos andinos,
em parques e vinícolas. Outra atração é a gastronomia argentina, com suas famosas parrillas, seus chocolates, seus vinhos premiados e até mesmo cervejas artesanais.

Mas não é só isso. “Apostamos em nossos bons resultados do ano passado para garantir não só o atendimento neste ano dessa alta demanda por esse destino argentino, como também para ampliar as possibilidades de acesso dos nossos Clientes ao nosso vizinho. Também avaliamos o grande número de argentinos que buscam o nosso país nesses meses de inverno para, em contrapartida, aumentarmos os destinos nacionais, e prepararmos os nossos hubs, para recebê-los”, explica Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha.

Brasil-Argentina: um mercado estratégico para o Turismo

Segundo dados oficiais da Embratur, essa aposta em rotas que inspirem a vinda de visitantes internacionais – especialmente nossos hermanos – é bem acertada e providencial.

De janeiro a maio deste ano, o número de chegadas de turistas internacionais por aqui foi de 4,8 milhões — o que representa um crescimento de 49,7% em relação aos primeiros cinco meses de 2024. Entre esses milhões, a Argentina segue na liderança dos cinco
países que mais se interessam pelo Brasil como destino de suas viagens: do total de visitantes, 2,2 milhões são argentinos, e respondem por um crescimento de 96,8% desses turistas em relação ao ano passado.

Até o final do ano, a expectativa é de que o país encerre os dados gerais sobre Turismo com a marca de 8 milhões de visitantes estrangeiros em nosso território. Saiba mais no site.

Confira os dias e horários dos voos que conectam Porto Alegre e Bariloche:

Resort La Torre mais uma vez é uma das melhores empresas para trabalhar na Bahia

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Resort La Torre
O reconhecimento do GPTW é resultado direto do compromisso do Resort La Torre com uma gestão ética e eficiente, fundamentada na construção de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo (divulgação)

Em um estado conhecido por sua hospitalidade vibrante e cultura acolhedora, o Resort La Torre, localizado em Porto Seguro, acaba de se consagrar como a 7ª melhor empresa para trabalhar na Bahia, de acordo com o ranking promovido pelo Great Place to Work (GPTW).

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

O reconhecimento confirma o protagonismo da empresa no cenário da hotelaria nacional e sua excelência em gestão de pessoas.

Reconhecimento à cultura organizacional do Resort La Torre

Com um modelo de gestão centrado no bem-estar humano e na valorização de seus profissionais, o La Torre reforça seu posicionamento como referência não apenas no setor hoteleiro, mas também como ambiente inspirador para o desenvolvimento profissional. A avaliação promovida pelo GPTW, reconhecida internacionalmente, premiou apenas 20 empresas entre as 84 inscritas em todo o estado, com base em critérios como qualidade do ambiente de trabalho, saúde emocional, desenvolvimento de carreira e práticas de gestão inovadoras.

“Estar nessa posição entre tantas empresas da Bahia é uma honra para nós e valida o modelo de gestão que coloca as pessoas no centro das decisões”, afirmou Luigi Rotunno, CEO do La Torre. Para ele, o diferencial está na escuta ativa e no cuidado genuíno com cada integrante da equipe:

“O sucesso do La Torre nasce, antes de tudo, do valor que damos às pessoas. Quando cuidamos genuinamente de quem está ao nosso lado todos os dias, criamos um ambiente de confiança, pertencimento e resultados consistentes.” Luigi Rotunno, CEO do La Torre

Resort La Torre
Essa conquista reafirma a conexão entre cultura organizacional sólida e a excelência no atendimento aos hóspedes (divulgação)

Valorização da equipe eleva padrão do Resort La Torre

O reconhecimento do GPTW é resultado direto do compromisso do Resort La Torre com uma gestão ética e eficiente, fundamentada na construção de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. O processo de certificação é rigoroso: além de exigir uma amostragem mínima de colaboradores respondentes, apenas empresas com, no mínimo, 70% de avaliações favoráveis obtêm o selo.

Essa conquista reafirma a conexão entre cultura organizacional sólida e a excelência no atendimento aos hóspedes — uma equação que o La Torre tem traduzido em experiências inesquecíveis e em um padrão elevado de serviços, que consolidam o resort como uma referência de qualidade em Porto Seguro e em todo o Brasil.

 

Mercado Público Barrageiro: cultura, história e sabores em Foz do Iguaçu

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Mercado Público Barrageiro
Instalado onde antes funcionava a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), o prédio permaneceu desativado por décadas. Agora virou ponto turístico (Crédito: Itaipu Binacional - Parquetec - divulgação)

Muito além de um centro comercial, o Mercado Público do Barrageiro é um novo espaço de memória e celebração da diversidade cultural formada em torno da construção de Itaipu. Por tabela, torna-se um novo ponto turístico de Foz do Iguaçu. 

Por Paulo Atzingen, de Foz do Iguaçu e SP*

Inaugurado há seis meses, o projeto liderado pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec transformou um edifício histórico da extinta Cobal (Companhia Brasileira de Alimentos) em um polo turístico e cultural que honra a história dos trabalhadores que ergueram uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo.

“Barrageiros” é como ficaram conhecidos os trabalhadores da barragem de Itaipu. Quem mora aqui há 30, 40 anos tem um pedacinho da sua história conectado com a barragem”, lembra Ana Gabriele, assessora de imprensa do espaço. Neta de um segurança que transportava os pagamentos aos operários, Ana compartilha esse vínculo afetivo com o local: “Meu avô fazia parte disso tudo,” revela.

Mercado Público Barrageiro
O Mercado Público do Barrageiro tem atualmente 52 boxes, selecionados por meio de edital público (Crédito das fotos: Paulo Atzingen – DT)

Antiga Cobal

Instalado onde antes funcionava a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), o prédio permaneceu desativado por décadas, até que uma iniciativa da Itaipu Binacional, amadurecida desde 2012, deu novo propósito ao espaço. A proposta era clara: resgatar a história da comunidade formada no entorno da usina e oferecer uma nova experiência para moradores e visitantes.

“A nossa vocação é um pouco diferente de outros mercados públicos. Aqui, a gente trabalha com uma veia muito forte de cultura, de arte, de turismo e de gastronomia”, afirma Daniela Lopes Cavalheiro, assessora técnica no Itaipu Parquetec. “De quinta a domingo, temos o circuito cultural com artistas locais, apresentações gratuitas, exposições. Não somos só um espaço de compra, mas um lugar para elevar a nossa história. Levar isso tanto para os turistas quanto para o nosso povo,” diz.

Curta o vídeo:

Gastronomia e artesanato

Hoje, o Mercado do Barrageiro abriga 52 boxes, selecionados por meio de edital público. O mix foi desenhado com base em estudos sobre os traços culturais da cidade, refletindo o legado dos migrantes que participaram da obra. “Dentro desse estudo, organizamos os produtos em três frentes: secos e molhados, gastronomia — com refeições completas — e o artesanato. Tudo isso compõe o nosso conceito de mercado com identidade cultural”, explica Daniela.

A diversidade de produtos se destaca: há produtos mineiros, gaúchos, nordestinos, sabores árabes, além da gastronomia típica da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). “A comida mineira é muito procurada, mesmo estando longe de Minas. A cultura gaúcha também está muito presente. E ainda queremos incorporar a gastronomia oriental e fortalecer o artesanato local por meio das nossas cooperativas e associações”, completa.

A diversidade de produtos se destaca: há produtos mineiros, gaúchos, nordestinos, sabores árabes, além da gastronomia típica da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Mercado Público Barrageiro
Ana e Adriana contaram a história do Mercado Barrageiro (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Espaço para exposições

O mercado também conta com um espaço expositivo em fase de consolidação, voltado a parcerias com instituições como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que já realiza exposições no local.

Localizado na Avenida Araucária, nº 140, na Vila A de Itaipu — um dos bairros originalmente planejados para acolher os barrageiros —, o espaço foi pensado para receber tanto a comunidade quanto os turistas. “Queremos que este mercado seja motivo de orgulho para o nosso povo”, finaliza Daniela.

Serviço:

O Mercado Público Barrageiro tem o seguinte expediente:

de terça a sábado: das 10h às 22h;
domingos: das 9h às 22h;
segundas: fechado.


*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Foz do Iguaçu convidado pelo Festival Internacional das Cataratas

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Comunidade Kauwê em Roraima: o protagonismo indígena no turismo e na cafeicultura

 

MSC Cruzeiros prepara lançamento do World Asia, que estreia no Mediterrâneo em 2026

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MSC World Asia - Foto: divulgação
MSC World Asia - Foto: divulgação

A bordo, os hóspedes poderão desfrutar de uma empolgante combinação entre atrações já conhecidas e novos e inovadores conceitos e ambientes que irão proporcionar a melhor experiência de cruzeiro, incluindo o mais longo tobogã em alto-mar e novos espaços e vivências na World Promenade. De experiências gastronômicas internacionais a entretenimento de classe mundial, cada momento será cuidadosamente planejado para proporcionar memórias inesquecíveis.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, como o terceiro navio da inovadora classe World – que celebra a beleza dos continentes e oceanos do mundo, refletindo a natureza global da MSC Cruzeiros – o MSC World Asia terá elementos sutis de design que refletem a rica cultura, arte e as belas paisagens da Ásia. Assim como seu navio-irmão, contará com sete distritos a bordo, cada um com sua própria atmosfera, instalações e experiências, projetados para ajudar os hóspedes a explorar o navio e escolher seu estilo de férias.

O MSC World Asia convidará os viajantes a vivenciarem a arte de navegar enquanto conhecem os destinos mais deslumbrantes da região, de dezembro de 2026 até 2027, com itinerários de sete noites, com escalas em cidades como Barcelona, na Espanha; Marselha, na França; Messina, na Itália; Civitavecchia/Roma, na Itália; e Valeta, em Malta.

Um Promenade Impressionante

Entre os destaques do MSC World Asia está a World Promenade – um vibrante espaço ao ar livre no coração do navio, onde opções únicas de gastronomia, lazer e entretenimento são combinadas com vistas deslumbrantes do oceano.

Os hóspedes poderão aproveitar uma combinação de atrações consagradas e novos conceitos, incluindo:

Restaurante Pan-asiático, MSC World Asia
Restaurante Pan-asiático, MSC World Asia – Crédito: divulgação
Tree of Life @ The Spiral Dry Slide, MSC World Asia - Crédito: divulgação
Tree of Life @ The Spiral Dry Slide, MSC World Asia – Crédito: divulgação
  • Restaurante Pan-asiático: este animado restaurante, com nome a ser divulgado, oferecerá uma experiência elevada com uma variedade de opções gastronômicas e de bebidas, bar exclusivo e um convidativo terraço ao ar livre. Com foco na culinária do sudeste asiático, incluindo sabores de Singapura, Tailândia, Laos, sul da China, Vietnã e Indonésia, esta opção de restaurante de especialidades pan-asiático transportará os hóspedes a um mundo de sabores, texturas e histórias da região de uma forma nunca vista em alto-mar. É o local ideal para desfrutar de sabores ousados ​​e absorver a energia da Promenade e do entretenimento ao redor.
  • Tree of Life @ The Spiral Dry Slide: previsto para ser o mais longo tobogã em alto-mar, com 81,3 metros. Esta atração arquitetônica marcante dos navios da classe World da MSC oferecerá uma descida emocionante, possibilitando aos hóspedes deslizarem por 12 andares em segundos. O novo design será inspirado nas árvores do famoso Jardins da Baía (Gardens by the Bay), de Singapura. Mais detalhes em breve.
  • Sweet Temptations: um espaço colorido, ideal para um doce a qualquer hora do dia, oferecendo gelato, bolos, crepes, frozen yogurt, milk-shakes exclusivos e muito mais. Com estação para personalização e bar de sorvetes customizados, opções de petiscos e entretenimento para toda a família, este espaço será uma experiência gastronômica divertida e completa. Mais detalhes serão revelados.
  • Promenade Bites: um local casual com petiscos no estilo de comida de rua, o Promenade Bites resgata o charme dos parques de diversão clássicos em um ambiente moderno.
  • All-Stars Sports Bar: um bar esportivo vibrante que oferecerá uma atmosfera autêntica de dias de jogos, com telões, jogos interativos e um terraço com vista para o mar, perfeito para os fãs de esportes e reuniões de famílias, incluindo jogos interativos como shuffleboard e dardos. Os hóspedes poderão tomar uma bebida e assistir a um jogo enquanto apreciam uma comida caseira e clássicas de bar.
  • Coffee Emporium: um espaço elegante para os amantes de café, oferecendo uma criteriosa seleção de blends e métodos de preparo de diversas partes do mundo – perfeito para recarregar as energias ou uma pausa relaxante.
  • Luxury Accessories Boutique: uma boutique refinada com acessórios de alta qualidade e peças de destaque de marcas internacionais, ideal para quem deseja se presentear ou adquirir algo especial.
World Promenade, MSC World Asia - Crédito: divulgação
World Promenade, MSC World Asia – Crédito: divulgação

Itinerários do MSC World Asia

Inverno europeu de 2026/27: cruzeiros de sete noites com escalas em Barcelona, na Espanha; Marselha, na França; Gênova, Civitavecchia/Roma e Messina, na Itália; e Valeta em Malta, com embarques disponíveis em todos os portos.

Verão europeu de 2027: cruzeiros de sete noites com escalas em Barcelona, Marselha, Gênova, Nápoles, Messina e Valeta.

Para saber mais sobre o MSC World Asia, clique aqui.

Mais sobre o MSC World Asia

MSC World Asia oferecerá uma variedade de experiências e atividades para todos os perfis de viajantes. Entre os destaques incluem:

• Mais de 40 bares, lounges e restaurantes, incluindo seis restaurantes de especialidade, com os favoritos dos hóspedes: Butcher’s Cut Steakhouse, Kaito Sushi & Teppanyaki, e Hola! Tacos & Cantina, além de novos conceitos ainda a serem revelados. Bares e cafés, como o clássico pub britânico da MSC Cruzeiros, com uma microcervejaria completa que produz as cervejas MSC Signature a bordo.

• The Harbour – um novo e inovador parque ao ar livre no distrito Family Aventura, onde as famílias podem se reunir para participar de atividades, saborear deliciosos petiscos e aproveitar o sol.

• Cliffhanger – um emocionante balanço sobre o mar, que leva os hóspedes a 50 metros acima do oceano.

• Mais de 20 tipos de acomodações diferentes. De suítes luxuosas a cabines com varanda com vistas deslumbrantes para o mar ou para a animada promenade, até cabines para famílias, há opções de acomodações para todos os hóspedes.

• MSC Yacht Club, o exclusivo conceito de “iate dentro do navio”, da MSC Cruzeiros, oferecerá 144 luxuosas suítes, acesso somente com cartão-chave, lounge e restaurante dedicados, piscina e solário privativos, serviço de mordomo 24h e concierge, e com fácil acesso a tudo o que um navio tem a oferecer.

• Áreas e experiências voltadas para famílias, com clubes infantis dedicados para todas as idades, desde bebês até adolescentes. As famílias também podem desfrutar de game shows e atividades originais, parque aquático, jogos arcades, escorregador com realidade virtual e muito mais.

• Refúgio de bem-estar com piscina exclusiva para adultos – Zen pool – na popa do navio, amplo MSC Aurea Spa com uma variedade de tratamentos e áreas relaxantes, academia com equipamentos Technogym com vista para o oceano, e barbearia própria.

• Sete piscinas, incluindo uma com teto retrátil para uso em qualquer clima, além de 13 banheiras de hidromassagem.

• Entretenimento internacional 24 horas por dia, com shows espetaculares, diversos espaços para entretenimento para todos os viajantes. Além disso, música ao vivo, atividades, jogos, surpresas e muito mais.

ABAV Expo 2025 abre inscrições para evento no Rio de Janeiro

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ABAV Expo
Violinistas na abertura da 51ª ABAV Expo: luz (Crédito: Paulo Atzingen - DT)

Estão abertas as inscrições para a ABAV Expo 2025, que acontece de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Reconhecida como o maior evento de turismo do Brasil e um dos principais da América Latina, a feira deve atrair mais de 40 mil participantes e reunir cerca de 2 mil marcas expositoras. A edição deste ano promete apresentar novidades que ampliam as oportunidades de negócios, networking e qualificação profissional, consolidando o evento como referência no setor de viagens e turismo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as inscrições já podem ser feitas para todas as categorias: agente de viagens, agente de viagens associado, guia de turismo, trade, imprensa, assessor de imprensa de empresas expositoras e criador de conteúdo. Para estas três últimas, o credenciamento está sujeito à aprovação prévia, e não é automático. Basta acessar o Link.

“A abertura das inscrições marca o início de mais uma edição grandiosa da ABAV Expo, um evento já consolidado como o maior encontro do turismo brasileiro e um dos mais relevantes da América Latina. Estamos preparando uma experiência ainda mais completa para 2025, com conteúdo qualificado, oportunidades reais de negócios e uma programação inovadora. Nossa expectativa é reunir novamente milhares de profissionais em um ambiente vibrante de networking, capacitação e geração de valor para toda a cadeia produtiva do setor”, destacou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.

Espaços

Um dos destaques da programação será o ABAV Talks, que é a área de capacitação do evento. Ele contará com 5 arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo, abordando os principais temas do setor turístico, promovendo debates e troca de conhecimento para canais de venda e distribuição.

A feira também conta com o ABAV Buyers Club, que é o Programa de Compradores Convidados da ABAV. Ele tem como objetivo gerar uma aproximação entre o mercado brasileiro e os principais players internacionais, promovendo produtos e serviços nacionais, possibilitando o intercâmbio de negócios com mercados emissores nas Américas, Caribe e Europa.

Neste ano, a ABAV Expo retorna ao Rio de Janeiro após o sucesso da edição de 2023, que teve forte impacto na economia local. Na ocasião, 74% dos visitantes de fora da cidade afirmaram que o evento foi decisivo para a escolha do destino. A movimentação econômica no estado somou R$ 54 milhões.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no CICB, Brasília, em setembro de 2024, com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

Com mais de três décadas no país, TAAG fortalece rota Brasil-África

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TAAG oferece voos diretos de São Paulo para Luanda e conexões para múltiplos destinos internacionais - Foto: divulgação
TAAG oferece voos diretos de São Paulo para Luanda e conexões para múltiplos destinos internacionais - Foto: divulgação

Com mais de três décadas de atuação no Brasil, a TAAG Linhas Aéreas de Angola se consolida como uma das principais alternativas para quem deseja viajar entre a América do Sul e a África. A companhia se destaca pelo compromisso com a segurança, o conforto dos passageiros e a excelência no atendimento, mantendo rotas estratégicas que também conectam o Brasil a destinos na Europa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com voos regulares a partir do Brasil, a TAAG oferece conexões para oito cidades africanas a partir de Luanda, nomeadamente destinos como Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo), Brazzaville (República do Congo) e Lagos (Nigéria). Além disso, a partir da capital Luanda, a companhia também conecta os passageiros a 12 províncias de Angola, Cabinda (Cabinda), Soyo (Zaire), Catumbela (Benguela), Namibe (Namibe), Dundo (Lunda-Norte), Saurimo (Lunda Sul), Luena (Moxico), Huambo (Huambo), Lubango (Huíla), Ondjiva (Cunene), Menongue (Cubango) e Cuito (Bié) e à cidade de Lisboa, em Portugal.

Além da conectividade geográfica, a companhia oferece uma série de diferenciais que tornam a experiência de viagem ainda mais completa e atrativa para os passageiros brasileiros.

Conexões internacionalmente estratégicas

Com voos para destinos importantes na Europa, África e América, a TAAG oferece excelente conectividade para quem deseja explorar o mundo. Além dos destinos já mencionados, a companhia angolana opera rotas sazonais para Havana e Porto, além de ampliar sua malha aérea por meio de acordos de codeshare. Essas parcerias permitem conexões para diversos destinos na América do Sul — como Buenos Aires, Santiago, Lima, Bogotá e Punta Cana — e nas principais cidades e capitais europeias.

Tripulação que fala português

Um dos diferenciais da TAAG é contar com uma tripulação e equipe de atendimento que falam português, garantindo uma experiência mais acolhedora e confortável para os passageiros brasileiros. Desde o embarque até o destino, a comunicação clara e eficiente faz toda a diferença no atendimento a bordo.

Sem necessidade de visto

Viajar com a TAAG é mais conveniente, já que a companhia conecta Brasil e Angola, entre outros, a destinos onde os passageiros não precisam de visto, facilitando a viagem e economizando tempo. Isso torna a experiência mais prática e agradável para os passageiros que buscam agilidade na documentação.

Stopover em Luanda

A TAAG oferece aos passageiros a possibilidade de realizar um stopover em Luanda, permitindo uma pausa estratégica na capital angolana antes de seguir viagem. A iniciativa é uma excelente oportunidade para explorar um novo destino e tornar a experiência ainda mais rica e memorável.

Promoções e preços competitivos

A TAAG oferece promoções periódicas e tarifas competitivas, tornando as viagens internacionais mais acessíveis e atrativas para diferentes perfis de passageiros. Com flexibilidade nas opções de tarifa, a companhia garante que cada cliente encontre a alternativa mais adequada às suas necessidades. Os bilhetes podem ser adquiridos pelos canais de venda habituais: lojas físicas, call center, site oficial e agências de viagens parceiras. Além disso, a companhia oferece a possibilidade de parcelamento em até quatro vezes sem juros em todos os voos com origem no Brasil — condição válida exclusivamente para compras realizadas em agências de viagens. Atualmente, a TAAG opera quatro voos semanais entre São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) e Luanda, com partidas às segundas, quartas, sextas e domingos.

Novas aeronaves em sua frota

A TAAG deu mais um passo rumo à modernização de sua frota com a recente chegada do Boeing 787-9 Dreamliner, que passa a operar na rota entre São Paulo (GRU) e Luanda. São Paulo é o primeiro destino intercontinental atendido por este modelo, que oferece uma experiência de voo inovadora com mais conforto e espaço na cabine.

Com capacidade para 313 passageiros, incluindo a exclusiva classe Premium Economy, o Dreamliner combina conforto de última geração com alta eficiência no consumo de combustível — reforçando o compromisso da TAAG com a inovação e a sustentabilidade.

Além do 787, a companhia angolana incorporou, no início de 2024, sua segunda aeronave Airbus A220-300, batizada de “Longa”. Com capacidade para 137 passageiros e também reconhecida por sua eficiência de combustível, a nova aeronave será dedicada a rotas regionais intra-África, oferecendo mais conforto, menor emissão de poluentes e uma experiência de voo ainda mais qualificada.

Sobre a TAAG

A TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando atualmente 13 destinos domésticos e 11 internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. A TAAG tem um profundo orgulho da sua história, serviço e foco na melhoria contínua. Saiba mais no site.