Presidente do Visite São Paulo Convention Bureau diz que transporte e promoção do destino são essenciais para o turismo
“Fechamos o ano com R$ 2 bilhões em investimentos, dobrando a meta. Para 2025 e 2026, serão mais R$ 4 bilhões para a infraestrutura do turismo”, disse o secretário de Turismo e Eventos do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, referindo-se ao CrediturSP, maior programa de crédito para o turismo no Brasil, lançado há um ano. A afirmação foi feita ontem (11) durante a realização de evento promovido pela revista Economy & Law, sobre Turismo e Eventos em São Paulo: Desafios e Oportunidades.
Lucena destacou ainda que “o problema da mão de obra qualificada para o setor foi agravado pela pandemia, mas estamos sanando essa questão por meio da geração de 50 mil vagas pelo programa Academia do Turismo. Até o final de 2026, pretendemos chegar a 100 mil novos empregos”. O secretário ressaltou também a plataforma Agenda Viva SP, que já soma mais de 2.700 eventos esportivos, gastronômicos e culturais, além do lançamento dos guias religiosos – católico, muçulmano e evangélica – e outros que serão lançados.
Depois de lembrar a parceria com o Visite São Paulo Convention Bureau, que comemorou 41 anos ontem, Lucena enfatizou as cerca de 14 voltas ao mundo realizadas anualmente pela equipe da entidade. Toni Sando, presidente do VSPCB, disse que “de um mês para cá, passamos por Londres e Gramado. Agora estamos em São Paulo e não vamos parar. O turismo não funciona sem ter os canais ferroviários, rodoviário, náutico e, principalmente, o aéreo juntos. Para isso, realizamos um intenso trabalho de promoção”.
Jurema Monteiro, presidente da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, lembrou que “um terço da aviação do Brasil começa em São Paulo”, salientando que “há 20 anos, nossa malha aérea transportava 30 milhões de pessoas por ano. Hoje são 112 milhões de passageiros”.
A presidente da Abear ressaltou o programa Stopover SP, pelo qual as companhias aéreas garantem aos turistas permanecer mais três dias em São Paulo além do previso em sua passagem aérea. “A meta é ampliar para cinco dias”, disse.
Também participaram do evento Tathiana Turbian, presidente da GCSM Mulher, Agostinho Turbian, presidente da GCSM, Orlando de Souza, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, e Ronei Glanzmann, diretor do SJK Airport.
Torneio de integração já começou internacionalizado, com duplas de Mendoza na Argentina
As quadras do Curta Beach Sports em Gramado estiveram movimentadas neste domingo, dia 10, com o 1º torneio de Beach Tennis do Festuris Gramado. Mais de 100 atletas participaram do certame em três categorias, feminino, masculino e duplas mistas.
Destacar o turismo esportivo com a inclusão de uma competição de um dos esportes que mais cresce no mundo deu certo. A iniciativa foi aprovada pelos competidores, que já planejam ações ao longo do ano para fazer um torneio ainda maior no ano que vem durante o 37º Festuris.
E dentro das quadras diferentes sotaques cumpriram com os mesmos objetivos de confraternizar, se exercitar e fazer novas amizades. Além de atletas de Canela e Gramado, o torneio reuniu competidores internacionais, com representantes de Mendoza, na Argentina. Do Brasil, Porto Alegre, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Norte.
“O Festuris como um todo estava maravilhoso, bem acima das nossas expectativas. E ficou melhor ainda com esse torneio de Beach Tennis, que nos deixou aquele gostinho de quero mais, de felicidade, de união e integração. Eu saio daqui contaminado e com vontade de aprender e participar”, disse Carlos Barbosa, da Aruba Vitrine Global, que patrocinou a competição e que almeja a continuidade do evento.
O casal porto-alegrense Flávio e Isabel Meirelles da ML Turismo já praticava a modalidade ainda antes da pandemia, ficaram anos sem praticar e retornaram à areia neste ano disputando com duplas mais jovens. “Meu esposo e eu já estamos na categoria 60+. Nós adoramos essa iniciativa e queremos incentivar entre as agências para que no ano que vem possa ter mais duplas da nossa categoria participando, pois além de competir, o esporte serve para brincar e se relacionar e faz bem para a o corpo e a mente”, disse Isabel.
“Foi muito legal. Depois de uma Feira de Negócios muito intensa, e que superou as expectativas, ter um dia leve e descontraído como esse nos faz muito bem. Foram dias de muita conexão, de bons negócios, e também de alegria, sorrisos e novas amizades. Já podemos pensar no próximo”, comentou o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.
Resultados do 1º torneio de Beach Tennis do Festuris
CAMPEÃO FEMININO: Duda Zorzanello e Franciele Gross
Se aprovada com a redação atual, RT pode acarretar queda significativa em empregos e investimentos no setor
Os impactos da aprovação do atual texto da Reforma Tributária para o Turismo foram analisados pela Tendências Consultoria, principal consultoria econômica do Brasil, a pedido de nove associações de turismo que representam os setores de agenciamento, hotelaria, cruzeiros marítimos, parques e atrações turísticas.
Segundo os dados apresentados, um aumento de 1,0% no preço dos serviços de turismo resulta, em média, em redução de 0,7% na demanda do setor, com consequências imediatas nos empregos e investimentos que o turismo é capaz de realizar.
O estudo demonstra ainda que o aumento de 1,0% na demanda dos serviços de turismo representa, em média, alta de 0,2% na ocupação, o que corresponde a 11,5 mil empregos, considerando os atuais 6,8 milhões de ocupados no turismo, segundo dados utilizados pela Tendências Consultoria.
Em um setor tão competitivo como o turismo, o estudo comprova que o Brasil pode desperdiçar a oportunidade de apostar em uma das indústrias que mais cresce em todo o planeta, captando investimentos, gerando empregos e distribuindo renda. Na prática, o setor pede a redução de 60% em cima da alíquota que poderá ser aprovada, o que equivale a uma tributação semelhante à que já existe atualmente.
“O estudo demonstra como nosso setor é sensível à carga tributária e o impacto negativo que o texto atual teria”, diz o presidente do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando Souza. “A redução de 60% da alíquota, como estabelecido para outras atividades, caso do setor de eventos, alinha o Brasil à tributação média de 10% a 11%, como ocorre nos principais destinos turísticos. Mas é preciso ressaltar que essa redução se refere ao texto que será votado, porque, na prática, estamos defendendo a manutenção da carga tributária que temos hoje”, completa.
Manter a competitividade do Turismo nacional é a principal preocupação das associações que contrataram o estudo. “A sistemática proposta no texto para manter a carga tributária é complexa, gera insegurança jurídica e fere o novo princípio da simplicidade tributária. A redução fixa em 60% supera esses desafios, preserva o emprego e não gera relevante custo fiscal”, alerta o tributarista Fábio Monteiro Lima, que destaca o alinhamento com a Emenda Constitucional. “A Constituição já prevê um regime tributário diferenciado para o Turismo, reconhecido fator de desenvolvimento econômico e social. O ajuste proposto assegura estabilidade fiscal e segurança jurídica para o setor, promovendo um ambiente adequado para investimentos de longo prazo”, aponta.
Empregos e investimentos
Sendo o Turismo uma atividade intensiva em mão de obra, o estudo demonstra que cada 1% de crescimento da demanda pode representar cerca de 11,5 mil novos postos de trabalho. A alíquota competitiva permitirá esse crescimento, fortalecendo o turismo doméstico e assegurando a competitividade dos destinos nacionais. “Os empresários também assumem o compromisso de manter e ampliar investimentos, acompanhando essa expansão”, diz a representante de parques e atrações turísticas, Carolina Negri, presidente executiva do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). “Nosso compromisso é investir. A inovação está no DNA dos parques e das atrações turísticas, para assegurar novos visitantes e o retorno daqueles que já os conhecem. Manter a tributação semelhante à existente hoje permite a manutenção dos investimentos programados e contribui para a atração de novos investidores, com a garantia da segurança jurídica”, avalia.
“A cadeia produtiva do Turismo tem compromisso com a geração de empregos, a promoção do desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades”, destaca o vice-presidente da Resorts Brasil, Thiago Borges. “A aprovação da alíquota pleiteada permitirá que o Brasil siga competitivo, incentivando a retenção de turistas nacionais e fortalecendo as economias locais em regiões que muitas vezes não têm outras fontes de emprego e renda”, completa.
Representante do agenciamento de viagens, Fabiano Camargo, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), lembra que a competição internacional não é apenas entre produtos e destinos, mas também pela sede da intermediação e do agenciamento. “O excesso de tributação sobre as agências brasileiras pode levar os consumidores a intermediários que não geram empregos ou tributos no Brasil, inclusive para viagens domésticas”, alerta.
“Uma Reforma Tributária que introduza um IVA com alíquota majorada para o Turismo leva a uma diminuição nos resultados, tornando o ambiente de negócios menos atrativo e reduzindo potencialmente o número de empregos no setor”, explica a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros. “O estudo da Tendências analisou a tributação em outros destinos turísticos, como Portugal e Itália, e verificou isso. Enquanto em Portugal uma alíquota superior a 10% representou queda superior a 8% na lucratividade, na Itália a adoção de alíquota inferior a 10% ampliou em 4,4% o consumo turístico e a permanência média nos destinos italianos, com consequente expansão dos empregos”, avalia.
Associações que contrataram o estudo
Abav Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens
Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
Adibra – Associação Brasileira de Parques e Atrações
Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
Clia Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil
Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts
Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas
Entenda a Reforma Tributária e seu Impacto no Turismo Nacional
A Reforma Tributária foi promulgada em dezembro de 2023 como Emenda Constitucional 132. O texto unifica cinco tributos – ICMS, ISS, PIS, IPI e Cofins – em uma cobrança única, dividida entre os níveis federal (Contribuição sobre Bens e Serviços, a CBS) e estadual/municipal (Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS). A mudança é resultado da proposta de emenda à Constituição PEC 45/2019, relatada pelo senador Eduardo Braga. Portanto, irá modificar todo o Sistema Tributário Brasileiro. A redação final do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº. 68/2024 aprovada na Câmara dos Deputados e, atualmente em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, trouxe preocupações específicas em diversos setores e com o turismo não foi diferente.
Em 23 de outubro último, foi apresentado o plano de trabalho para discussão do PLP 68/2024 que. Pela proposta, serão realizadas 11 audiências públicas e duas sessões temáticas no Plenário do Senado Federal antes da votação oficial. As primeiras audiências foram realizadas e as demais adiadas, em virtude da Cúpula do P20 no Congresso Nacional – grupo que reúne os parlamentos de diversos países –, devendo ser remarcadas.
O debate em torno da regulamentação da reforma é construído em defesa do turismo nacional, forte, consolidado e, principalmente, competitivo. A estagnação do turismo nacional dos últimos anos reforça a necessidade de valorização do setor que mais emprega no Brasil e que é uma das principais vitrines econômicas internacionais. Contudo, a realidade na reforma nos mostra o contrário.
Destaca-se a importância de uma alíquota tributária reduzida para o setor turístico, visando segurança jurídica e maior competitividade global, alinhado às diretrizes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Com uma alíquota entre 10% e 11% (uma redução de 60%), o Brasil busca se alinhar aos padrões internacionais, permitindo que o setor turístico cresça sem perder turistas nacionais para o exterior. O objetivo é evitar a evasão de turistas e promover o turismo doméstico como uma estratégia para reduzir desigualdades e fortalecer a economia nacional.
A manutenção de uma carga reduzida no setor turístico tem argumentos sólidos: a competitividade com destinos estrangeiros, que adotam tributação favorecida e a segurança jurídica essencial para um setor que responde por 8% do PIB e gera 6,5 milhões de empregos diretos e indiretos.
Além disso, o turismo tem alta elasticidade de demanda, ou seja, aumentos de tributo podem desestimular viagens, impactando negativamente o setor e o mercado de trabalho, especialmente em regiões dependentes dessa atividade. O turismo busca uma alíquota competitiva para garantir a atração e retenção de turistas e fomentar o desenvolvimento local como hotelaria, parques, transporte e comércio.
Se os princípios basilares da reforma são a simplificação, transparência, desenvolvimento e modernização, é crucial que a carga tributária que será de responsabilidade dos setores econômicos siga essas mesmas diretrizes na prática.
Para que a reforma entre em vigor em 2026, é essencial que o Senado aprove a regulamentação até o próximo ano e até lá, a expectativa é que o setor de turismo possa alcançar as metas e se assegurar que a justiça tributária prevaleça.
Este será o 31º hotel da Accor em Minas Gerais e o 25º da Marca ibis no estado
A Accor, líder mundial em hospitalidade, anunciou a assinatura de um contrato para a chegada do novo ibis Styles Passos, em Minas Gerais, que contará com 120 apartamentos, sala de eventos, academia e restaurante. O novo empreendimento fará parte de um ambicioso complexo projetado em frente ao portão principal de uma futura fábrica de cerveja, atualmente em fase de desenvolvimento e com inauguração prevista para 2025.
A chegada da cervejaria está transformando a economia de Passos, impulsionando a criação de empregos e promovendo o crescimento do setor de serviços e infraestrutura local. Estima-se que a unidade fabril terá uma capacidade de produção anual na casa de milhões de litros de cerveja, consolidando a cidade como um polo relevante na indústria de bebidas.
O hotel ibis Styles integrará um complexo que incluirá um centro gastronômico, um power center e uma central de transportes logísticos, visando atender tanto o público empresarial quanto turistas e visitantes da cidade. A expectativa é de que o hotel e demais estabelecimentos do complexo promovam uma significativa movimentação econômica e fortaleçam o turismo de negócios na cidade, atraindo profissionais e visitantes interessados no novo cenário industrial e comercial que se desenha na região.
Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy, destacou a importância estratégica do novo empreendimento: “O novo ibis Styles Passos representa uma adição estratégica ao portfólio da Accor, alinhado com a expansão econômica da região e com o compromisso da Accor de oferecer hospedagem moderna e acessível em localidades de grande potencial, como Minas Gerais que possui um setor turístico em crescimento constante.”
Luiz Figueiredo, um dos sócios do empreendimento, complementa: “Estou muito honrado em poder receber uma bandeira internacional tão renomada para a cidade e tenho certeza de que agregará muito dinamismo à economia da região e será um grande orgulho para a cidade”.
O projeto de lei em tramitação no Congresso da Itália poderá modificar profundamente o direito à cidadania italiana, impactando especialmente descendentes nascidos fora do país, como brasileiros. Caso aprovado, o projeto deve restringir o direito de descendentes diretos até a terceira geração, como netos, dificultando o processo para além das facilidades atuais.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
Apresentado em outubro pelo senador Roberto Menia, do partido de centro-direita Forza Italia, o projeto visa barrar pedidos de cidadania de pessoas sem vínculo cultural ou linguístico com o país, interessadas apenas no passaporte italiano — um atrativo especial para brasileiros que visam o direito de morar, trabalhar e circular livremente pelos 27 países da União Europeia.
Hoje, o Brasil possui a maior população de origem italiana fora da Itália, com cerca de 30 milhões de descendentes, segundo estimativas. Esse vínculo histórico tem alimentado o interesse pelo reconhecimento da cidadania italiana, regida atualmente pelo princípio do “jus sanguinis” (direito de sangue). Esse direito permite que a cidadania seja transmitida automaticamente de pai para filho desde a unificação do país em 1861, garantindo que todos os descendentes de italianos nascidos no exterior possam pleitear sua cidadania independentemente da geração.
Entretanto, as novas exigências propostas poderão transformar o cenário. Entre os principais pontos, o projeto de lei nº 752 sugere:
Restrição de Gerações
Regra Atual: Qualquer descendente de italiano pode solicitar a cidadania, desde que comprove o vínculo e que o ancestral italiano não tenha renunciado à sua cidadania.
Nova Regra: A cidadania será limitada a descendentes diretos até o terceiro grau, ou seja, até netos de italianos.
Exigência de Fluência na Língua Italiana
Regra Atual: Não há obrigatoriedade de conhecimento da língua.
Nova Regra: Passará a ser exigido nível intermediário de proficiência em italiano.
Residência na Itália para Descendentes de Gerações Mais Distantes
Regra Atual: Descendentes diretos podem solicitar a cidadania sem restrições de geração.
Nova Regra: Descendentes acima do terceiro grau precisarão residir na Itália por pelo menos um ano ininterrupto antes de iniciar o processo de naturalização.
Uma exceção importante se mantém para filhos de mulheres italianas nascidas antes de 1948, que ainda precisarão recorrer ao sistema judiciário italiano para obter o reconhecimento.
O impacto dessas mudanças promete ser significativo, considerando o fluxo crescente de turistas e imigrantes descendentes de italianos em busca do reconhecimento da cidadania no país. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicam que a Itália é um dos principais destinos de turismo mundial, atraindo milhões de visitantes todos os anos — muitos deles com raízes italianas. A aprovação do projeto pode influenciar tanto o turismo de descendência como a demografia de residentes estrangeiros com dupla cidadania, modificando a configuração de laços entre o Brasil e a Itália.
Mico-leão-dourado foi enviado para o Jardim Zoológico de Brasília (DF) e mico-leão-preto para o Zoo de Pomerode (SC)
Graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM na última quarta-feira (6/11), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), um macho de mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) e um macho de mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), espécies ameaçadas de extinção, ganharam novos lares para reprodução e conservação das espécies.
O mico-leão-dourado, batizado de Da Vinte, foi vítima de tráfico animal e em 2020 foi resgatado na cidade de Cubatão (SP) e transferido para o Zoológico de São Paulo, onde passou a contribuir com o programa de conservação ex-situ (sob cuidados humanos) da espécie. A sua transferência para a Fundação Jardim Zoológico de Brasília foi recomendada visando a formação de um casal reprodutivo que contribuirá significativamente para as ações de conservação da espécie.
Já o mico-leão-preto, batizado de Benjamin, nasceu no Zoológico de São Paulo em 2016. Sua transferência para a Fundação Hermann Weege – Zoológico Pomerode (SC), para a formação de um casal reprodutivo, é de extrema importância para a conservação da espécie, cujo número total de indivíduos sob cuidados humanos no mundo é de apenas 84.
A escolha dos casais foi realizada de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, por meio da recomendação do studbook keeper (consultor genealógico), que promove a conservação da espécie pelo estudo da população dos indivíduos sob cuidados humanos. O objetivo é garantir o tamanho satisfatório, estabilidade demográfica e a diversidade genética dos animais.
Ambos os pareamentos, vale destacar, são fundamentais para a sustentabilidade das ações de conservação das duas espécies emblemáticas e endêmicas da biodiversidade brasileira.
O transporte foi realizado gratuitamente pela LATAM Cargo e evitou um deslocamento terrestre entre as instituições de 13 horas (1 mil quilômetros) no caso de Brasília e de 9 horas (600 quilômetros) no caso de Pomerode.
O evento é gratuito e acontece no dia 22 de novembro
Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, cerca de 22% das viagens a lazer tiveram o ecoturismo e o turismo de aventura e natureza como motivação. Esses números evidenciam um potencial significativo a ser explorado por turistas e organizações interessadas em trabalhar com essa temática. Pensando nisso, o Instituto Bancorbrás irá promover, no dia 22 de novembro, o evento “Turismo Sustentável em Foco: Construindo um Futuro Responsável”. O encontro, que acontece no auditório da Bancorbrás, em Brasília, receberá profissionais e especialistas do setor para debater os principais temas relacionados ao turismo sustentável no país. As inscrições são limitadas e vão até o dia 19/11. O evento é gratuito. Para se inscrever clique aqui.
Entre os assuntos a serem debatidos estão a preservação ambiental; desenvolvimento social e econômico no turismo; inovações e tendências em turismo sustentável; e o futuro dessa modalidade no país.
Claudio Roberto Nogueira, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, aponta a importância de colocar em evidência o debate sobre o turismo sustentável. “Fomentar essa temática é colocar em prática os valores da empresa, o nosso propósito, alinhado ao nosso core business, de forma responsável, sustentável com impacto social positivo, agregando em conscientização ambiental e oportunizando experiências inesquecíveis”, afirma. “É muito mais que um pilar estratégico de governança corporativa com foco em ESG, é apresentar a nossa identidade de forma genuína”.
O evento irá receber personalidades do setor de turismo, como: Edson Barros, coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do Ministério do Turismo; Paulo Albuquerque, assessor de ESG na Embratur; Cássio Aoki, cofundador da ponteAponte e do coletivo Labô, ambos voltados para a mudança social; Malu Mayorga, consultora de sustentabilidade do Instituto Del; Andrea Travassos, Bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais; Daniel Cabrera, fundador e diretor executivo da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil; Tássia Correia, cofundadora da turistech Janoo; e Jussara Botelho, CEO da Sisterwave.
Turismo Sustentável em Foco: Construindo um Futuro Responsável
Data: 22 de novembro (sexta-feira)
Horário: 13h30 até às 18h30
Local: Auditório da Bancorbrás (Setor Comercial Norte – SCN, Quadra 2, Bloco C, Nº 900, Asa Norte)
Neste mês de novembro a Maringá Turismo, integrante do Grupo Arbaitman ao lado da Central de Eventos e Lemontech, oficializou a promoção de Rafael Martins Viana da Silva ao cargo de Diretor Financeiro.
Em nota enviada ao DIÁRIO, a Maringá informa que com 18 anos de dedicação à empresa, Rafael exemplifica o compromisso da Maringá Turismo com o crescimento de seus talentos internos, uma estratégia essencial para consolidar o sucesso no segmento de turismo corporativo.
A trajetória de Rafael na Maringá Turismo começou em posições de suporte, nas quais demonstrou um alto nível de comprometimento e sólida base técnica, qualificações que o levaram a ascender gradualmente. Natural de São Paulo e formado em Administração com foco em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pela UNINOVE, Rafael continua aprimorando sua expertise com um MBA em Finanças e Controladoria pela USP ESALQ, aprofundando seus conhecimentos financeiros em uma fase crucial de sua carreira.
Para Rafael, a filosofia de desenvolvimento interno da Maringá foi fundamental ao longo dos anos: “A Maringá acredita no potencial das pessoas e sempre abre espaço para nossa evolução. Esse apoio foi essencial para eu chegar até aqui”, comenta ele, ressaltando o impacto positivo da cultura da empresa.
Sobre a Maringá Turismo
Fundada em 1966, a Maringá Turismo é referência em soluções de turismo corporativo, com um serviço abrangente que vai do planejamento de viagens até a gestão de custos e processos. Como parte do Grupo Arbaitman, destaca-se pela abordagem personalizada e pelo investimento em inovação na área de viagens a negócios. Além disso, a empresa atua na organização de eventos e programas de incentivo, consolidando-se como parceira estratégica para empresas e profissionais.
O evento aconteceu no Hotel Jequitimar, no Guarujá, e trouxe à tona temas referentes à sustentabilidade
Na última sexta-feira (8), o Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa deu início à quarta edição do Accor Premium Day, um evento que reuniu gestores comerciais dos hotéis premium São Paulo Accor: Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, Grand Mercure Ibirapuera, Grand Mercure Itaim, Grand Mercure Vila Olimpia, Pullman Ibirapuera, Pullman Guarulhos e Pullman Vila Olimpia e gestores de eventos de grandes empresas.
Com programação voltada ao ESG e à preservação ambiental, o encontro promoveu maior interação entre os participantes com o compartilhamento de ideias para mais atividades sustentáveis no meio corporativo.
A chegada dos convidados aconteceu com um welcome drink exclusivo, seguida de um jantar no restaurante Les Épices, que apresentou um cardápio com pratos consagrados do hotel, elaborados pelo nosso chef Rodolfo Majado.
Na manhã de sábado, 9 de novembro, o evento começou com um café da manhã, seguido da ação coletiva “Limpeza de Praias e Práticas Sustentáveis”, na praia de Pernambuco, coordenada pelo parceiro do Jequitimar, Instituto Gremar, que trabalha há 20 anos com monitoramento ambiental, reabilitação de animais vitimados e atividades de educação ambiental.
Antes do almoço, os gestores participaram de um coffee break brasileiro especial em frente ao mar e, em seguida, realizaram prática do DeRose Method no Spa Jequitimar with L’Occitane, voltado para o bem-estar e equilíbrio, alinhando autocuidado e sustentabilidade, com práticas respiratórias, técnicas de flexibilidade, descontração e meditação.
Encerrando a manhã, os convidados almoçaram no restaurante Brisa e tiveram uma tarde livre de atividades com a família nas dependências do Hotel Jequitimar, em uma experiência única All-Inclusive.
Evento realizado no Hotel Bavária, em Gramado (RS), contou com a presença de lideranças do turismo nacional e internacional
A LGBT+ Turismo Expo, maior e mais importante evento B2B de turismo LGBT+ da América Latina, realizou um coquetel durante o Festuris, em Gramado, para anunciar a data e o local da edição 2025. O evento exclusivo aconteceu no Hotel Bavária, na última sexta-feira, 8 de novembro e contou com a presença de apoiadores, expositores e grandes nomes do turismo nacional e internacional, incluindo companhias aéreas, redes hoteleiras, destinos turísticos, operadoras de turismo e agentes de viagens comprometidos com o segmento LGBT+.
Durante a ocasião, Alex Bernardes, criador e diretor geral do evento, anunciou o local e a data da edição 2025 da LGBT+ Turismo Expo.
“Estou muito feliz em poder anunciar a data e o local da edição 2025 da LGBT+ Turismo Expo, que será no dia 24 de julho, no hotel Unique, em São Paulo, seguindo os moldes de sucesso da edição 2024. Para o próximo ano, nosso esforço será ampliar a rodada de negócios entre produtos LGBT+ friendly nacionais e operadoras de turismo, uma ação que superou as expectativas na edição passada e também ampliar o número de caravanas de agentes de viagens vindas da região metropolitana e do interior de São Paulo como São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Preto, Campinas, entre outras”, anunciou Bernardes.
Bernardes ainda ressaltou a importância de realizar este anúncio durante o Festuris e celebrou: “Vocês não tem noção da minha alegria em poder realizar esse coquetel aqui durante o Festuris! Foi aqui que tudo começou, há 15 anos,quando a Marta Rossi, sócia-proprietária da feira, me convidou para estar à frente da área comercial do primeiro espaço de Turismo LGBT+ dentro de uma feira do setor no Brasil. E hoje, o segmento cresceu tanto que já temos a nossa própria feira, o que me enche de orgulho e alegria”.
O coquetel de lançamento da LGBT+ Turismo Expo 2025 contou com os apoios da Orinter Pride, Befree Travelling, Hotel Bavária, Mona Sprits, B4Tcomm, Festuris e IGLTA.
A LGBT+ Turismo Expo tem como missão conectar empresas e viajantes em uma rede de apoio e inclusão, promovendo destinos e experiências que respeitam a diversidade e fomentam o desenvolvimento econômico e social do setor.
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