segunda-feira, julho 7, 2025
Início Site Página 11

ABAV Expo 2025 abre inscrições para evento no Rio de Janeiro

0
ABAV Expo
Violinistas na abertura da 51ª ABAV Expo: luz (Crédito: Paulo Atzingen - DT)

Estão abertas as inscrições para a ABAV Expo 2025, que acontece de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Reconhecida como o maior evento de turismo do Brasil e um dos principais da América Latina, a feira deve atrair mais de 40 mil participantes e reunir cerca de 2 mil marcas expositoras. A edição deste ano promete apresentar novidades que ampliam as oportunidades de negócios, networking e qualificação profissional, consolidando o evento como referência no setor de viagens e turismo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as inscrições já podem ser feitas para todas as categorias: agente de viagens, agente de viagens associado, guia de turismo, trade, imprensa, assessor de imprensa de empresas expositoras e criador de conteúdo. Para estas três últimas, o credenciamento está sujeito à aprovação prévia, e não é automático. Basta acessar o Link.

“A abertura das inscrições marca o início de mais uma edição grandiosa da ABAV Expo, um evento já consolidado como o maior encontro do turismo brasileiro e um dos mais relevantes da América Latina. Estamos preparando uma experiência ainda mais completa para 2025, com conteúdo qualificado, oportunidades reais de negócios e uma programação inovadora. Nossa expectativa é reunir novamente milhares de profissionais em um ambiente vibrante de networking, capacitação e geração de valor para toda a cadeia produtiva do setor”, destacou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.

Espaços

Um dos destaques da programação será o ABAV Talks, que é a área de capacitação do evento. Ele contará com 5 arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo, abordando os principais temas do setor turístico, promovendo debates e troca de conhecimento para canais de venda e distribuição.

A feira também conta com o ABAV Buyers Club, que é o Programa de Compradores Convidados da ABAV. Ele tem como objetivo gerar uma aproximação entre o mercado brasileiro e os principais players internacionais, promovendo produtos e serviços nacionais, possibilitando o intercâmbio de negócios com mercados emissores nas Américas, Caribe e Europa.

Neste ano, a ABAV Expo retorna ao Rio de Janeiro após o sucesso da edição de 2023, que teve forte impacto na economia local. Na ocasião, 74% dos visitantes de fora da cidade afirmaram que o evento foi decisivo para a escolha do destino. A movimentação econômica no estado somou R$ 54 milhões.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no CICB, Brasília, em setembro de 2024, com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

Com mais de três décadas no país, TAAG fortalece rota Brasil-África

0
TAAG oferece voos diretos de São Paulo para Luanda e conexões para múltiplos destinos internacionais - Foto: divulgação
TAAG oferece voos diretos de São Paulo para Luanda e conexões para múltiplos destinos internacionais - Foto: divulgação

Com mais de três décadas de atuação no Brasil, a TAAG Linhas Aéreas de Angola se consolida como uma das principais alternativas para quem deseja viajar entre a América do Sul e a África. A companhia se destaca pelo compromisso com a segurança, o conforto dos passageiros e a excelência no atendimento, mantendo rotas estratégicas que também conectam o Brasil a destinos na Europa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com voos regulares a partir do Brasil, a TAAG oferece conexões para oito cidades africanas a partir de Luanda, nomeadamente destinos como Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo), Brazzaville (República do Congo) e Lagos (Nigéria). Além disso, a partir da capital Luanda, a companhia também conecta os passageiros a 12 províncias de Angola, Cabinda (Cabinda), Soyo (Zaire), Catumbela (Benguela), Namibe (Namibe), Dundo (Lunda-Norte), Saurimo (Lunda Sul), Luena (Moxico), Huambo (Huambo), Lubango (Huíla), Ondjiva (Cunene), Menongue (Cubango) e Cuito (Bié) e à cidade de Lisboa, em Portugal.

Além da conectividade geográfica, a companhia oferece uma série de diferenciais que tornam a experiência de viagem ainda mais completa e atrativa para os passageiros brasileiros.

Conexões internacionalmente estratégicas

Com voos para destinos importantes na Europa, África e América, a TAAG oferece excelente conectividade para quem deseja explorar o mundo. Além dos destinos já mencionados, a companhia angolana opera rotas sazonais para Havana e Porto, além de ampliar sua malha aérea por meio de acordos de codeshare. Essas parcerias permitem conexões para diversos destinos na América do Sul — como Buenos Aires, Santiago, Lima, Bogotá e Punta Cana — e nas principais cidades e capitais europeias.

Tripulação que fala português

Um dos diferenciais da TAAG é contar com uma tripulação e equipe de atendimento que falam português, garantindo uma experiência mais acolhedora e confortável para os passageiros brasileiros. Desde o embarque até o destino, a comunicação clara e eficiente faz toda a diferença no atendimento a bordo.

Sem necessidade de visto

Viajar com a TAAG é mais conveniente, já que a companhia conecta Brasil e Angola, entre outros, a destinos onde os passageiros não precisam de visto, facilitando a viagem e economizando tempo. Isso torna a experiência mais prática e agradável para os passageiros que buscam agilidade na documentação.

Stopover em Luanda

A TAAG oferece aos passageiros a possibilidade de realizar um stopover em Luanda, permitindo uma pausa estratégica na capital angolana antes de seguir viagem. A iniciativa é uma excelente oportunidade para explorar um novo destino e tornar a experiência ainda mais rica e memorável.

Promoções e preços competitivos

A TAAG oferece promoções periódicas e tarifas competitivas, tornando as viagens internacionais mais acessíveis e atrativas para diferentes perfis de passageiros. Com flexibilidade nas opções de tarifa, a companhia garante que cada cliente encontre a alternativa mais adequada às suas necessidades. Os bilhetes podem ser adquiridos pelos canais de venda habituais: lojas físicas, call center, site oficial e agências de viagens parceiras. Além disso, a companhia oferece a possibilidade de parcelamento em até quatro vezes sem juros em todos os voos com origem no Brasil — condição válida exclusivamente para compras realizadas em agências de viagens. Atualmente, a TAAG opera quatro voos semanais entre São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) e Luanda, com partidas às segundas, quartas, sextas e domingos.

Novas aeronaves em sua frota

A TAAG deu mais um passo rumo à modernização de sua frota com a recente chegada do Boeing 787-9 Dreamliner, que passa a operar na rota entre São Paulo (GRU) e Luanda. São Paulo é o primeiro destino intercontinental atendido por este modelo, que oferece uma experiência de voo inovadora com mais conforto e espaço na cabine.

Com capacidade para 313 passageiros, incluindo a exclusiva classe Premium Economy, o Dreamliner combina conforto de última geração com alta eficiência no consumo de combustível — reforçando o compromisso da TAAG com a inovação e a sustentabilidade.

Além do 787, a companhia angolana incorporou, no início de 2024, sua segunda aeronave Airbus A220-300, batizada de “Longa”. Com capacidade para 137 passageiros e também reconhecida por sua eficiência de combustível, a nova aeronave será dedicada a rotas regionais intra-África, oferecendo mais conforto, menor emissão de poluentes e uma experiência de voo ainda mais qualificada.

Sobre a TAAG

A TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando atualmente 13 destinos domésticos e 11 internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. A TAAG tem um profundo orgulho da sua história, serviço e foco na melhoria contínua. Saiba mais no site.

Air France avança no Skytrax 2025 e se consolida como referência de luxo e sofisticação na aviação

0
Air France Skytrax 2025
Eleita a Melhor Companhia Aérea da Europa Ocidental pelo 5º ano seguido, empresa também foi reconhecida pelo serviço de Primeira Classe, além de avançar para 8º lugar no ranking global da Skytrax (Crédito: divulgação)

Segundo informativo da Air France enviado ao DIÁRIO DO TURISMO, a companhia aérea francesa foi reconhecida em diversas categorias do Skytrax World Airline Awards 2025, reafirmando sua posição de destaque entre as melhores do mundo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Eleita, pela quinta vez consecutiva, como a Melhor Companhia Aérea da Europa Ocidental, a empresa também se destacou por sua excelência em serviços de Primeira Classe e conquistou o 8º lugar no ranking global.

A cerimônia do Skytrax World Airline Awards 2025, realizada em 17 de junho durante o Salão Aeronáutico Internacional de Paris, consagrou novamente a Air France com prêmios que refletem a excelência de seu serviço. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a companhia alcançou o 1º lugar nas categorias “Melhor Gastronomia em Lounge (Primeira Classe)” e “Melhores Comfort Kits (Primeira Classe)” por sua sofisticada experiência La Première.

“Seguimos investindo fortemente para aprimorar a experiência dos nossos clientes em todas as classes de viagem. Esses prêmios reconhecem esse esforço e o comprometimento de nossas equipes, em solo e a bordo”, afirmou Fabien Pelous, Vice-Presidente Sênior de Experiência do Cliente da Air France. “Eles nos inspiram a ir ainda mais longe na missão de representar a arte francesa de viajar pelo mundo.”

La Première: uma jornada além do destino

Segundo nota da Air France ao DIÁRIO, 2025 marcou a estreia de uma versão completamente redesenhada da La Première, a sofisticada Primeira Classe da companhia. Desde o atendimento exclusivo no aeroporto Paris-Charles de Gaulle até a imersão nos sabores assinados por Alain Ducasse no lounge, cada detalhe foi aprimorado para proporcionar uma experiência de viagem que transcende o convencional.

O novo espaço no lounge oferece suítes individuais e um menu de alta gastronomia com pratos como massa com trufa negra, presunto curado e o clássico baba au rhum, harmonizados com champanhes raros e vinhos de safras renomadas.

A bordo do Boeing 777-300, as novas suítes La Première impressionam pelo design elegante e funcional: cinco janelas, poltrona com espuma ergonômica memory foam, chaise longue e uma cama plana de dois metros. A privacidade é garantida por cortinas que vão do chão ao teto, enquanto os sofisticados kits de amenidades — em couro, nas cores gris pérola e vermelho, com produtos da Sisley — completam o requinte da experiência.

Excelência reconhecida pelos viajantes

A Skytrax, organização que realiza a premiação anual desde 1999, ouviu viajantes de mais de 100 nacionalidades, entre setembro de 2024 e maio de 2025. Mais de 325 companhias foram avaliadas. A consistência da Air France no ranking — agora no 8º lugar global — reflete a fidelidade de seus passageiros e o compromisso contínuo com a qualidade.

Com quase um século de história, a companhia reafirma seu papel como embaixadora do savoir-faire francês nos céus. E o futuro também está em curso: a Air France mantém um forte compromisso ambiental, com metas ambiciosas de redução de emissões de CO₂ e alternativas de mobilidade mais sustentáveis, em parceria com a SNCF.

60 praias e marinas brasileiras podem receber Bandeira Azul em 2025

0
Certificação internacional reconhece localidades compromissadas com a adequada gestão ambiental. Crédito: Divulgação/Programa Bandeira Azul Brasil
Certificação internacional reconhece localidades compromissadas com a adequada gestão ambiental. Crédito: Divulgação/Programa Bandeira Azul Brasil

O Brasil poderá ampliar sua presença no cenário internacional do turismo sustentável. Um total de 60 praias e marinas foram pré-aprovadas para receber o selo Bandeira Azul na temporada 2025/2026. A certificação reconhece destinos que cumprem critérios rigorosos de qualidade ambiental, segurança e infraestrutura turística.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A seleção foi feita pelo Júri Nacional do programa, que conta com a participação do Ministério do Turismo, Embratur, Ministério do Meio Ambiente, SPU e outras entidades. Agora, os nomes seguem para avaliação final da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca.

Entre os estados com locais indicados estão Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Alguns destinos estreiam na disputa, como as praias de José Gonçalves (Búzios-RJ), Foguete (Cabo Frio-RJ), Vermelha (Penha-SC) e Molhes do Atalaia (Itajaí-SC).

Atualmente, o Brasil é o país com mais praias e marinas certificadas na América do Sul, somando 49 localidades com a Bandeira Azul. A expectativa é que o número cresça com a nova temporada.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o avanço da agenda sustentável:

“A sustentabilidade é um dos grandes nortes do governo brasileiro, e a possibilidade de ampliarmos o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul demonstra que nossos destinos estão cada vez mais comprometidos com o meio ambiente. Isso reforça a visibilidade do Brasil como protagonista do desenvolvimento sustentável e responsável.”

Duas cidades de Santa Catarina se destacaram no processo: São Francisco do Sul e Bombinhas, cada uma com cinco praias pré-aprovadas — um recorde nacional.

Para receber a Bandeira Azul, as praias e marinas devem cumprir 38 critérios relacionados à gestão ambiental, educação ambiental, qualidade da água, infraestrutura e segurança para visitantes.

A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, do Instituto Ambientes em Rede (IAR), avalia o impacto da expansão:

“O programa tem contribuído de forma estratégica para consolidar uma agenda de sustentabilidade no turismo nacional. A expansão da premiação demonstra o compromisso de diversos atores com a valorização do nosso patrimônio natural e com a excelência na gestão ambiental das regiões costeiras.”

Neste ano, o Júri Nacional ganhou o reforço da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur). A cerimônia oficial de entrega do selo ocorrerá em outubro, com data e local ainda a confirmar.

Confira a lista completa de candidaturas pré-aprovadas para a temporada 2025/2026:

PRAIAS:

•          Praia do Patacho – Porto de Pedras (AL)

•          Praia do Paraíso – Guarajuba, Camaçari (BA)

•          Praia da Espera – Itacimirim, Camaçari (BA)

•          Praia da Viração – Ilhas dos Frades, Salvador (BA)

•          Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades, Salvador (BA)

•          Praia da Azeda-Azedinha – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia do Forno – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia José Gonçalves – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia de Tucuns – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia Caiçara – Lagunar, Arraial do Cabo (RJ)

•          Praia do Foguete – Cabo Frio (RJ)

•          Praia do Peró – Cabo Frio (RJ)

•          Praia do Pontal do Peró – Cabo Frio (RJ)

•          Praia Cidade Nova – Iguaba Grande (RJ)

•          Praia de Ubás – Iguaba Grande (RJ)

•          Praia do Sossego – Niterói (RJ)

•          Praia da Reserva – Rio de Janeiro (RJ) – Trecho Nelson Mandela

•          Prainha – Rio de Janeiro (RJ)

•          Praia de Grumari – Rio de Janeiro (RJ)

•          Praia das Pedras de Sapiatiba – São Pedro da Aldeia (RJ)

•          Praia da Vila – Saquarema (RJ)

•          Praia das Pedras de Itaúna – Saquarema (RJ)

•          Prainha – Saquarema (RJ)

•          Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú (SC)

•          Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

•          Praia de Taquaras – Balneário Camboriú (SC)

•          Praia Central – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia da Barra do Rio Piçarras – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia de Piçarras – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia da Ponta do Jacques – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia da Conceição – Bombinhas (SC)

•          Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas (SC)

•          Praia da Tainha – Bombinhas (SC)

•          Praia de Mariscal – Bombinhas (SC)

•          Prainha de Mariscal – Bombinhas (SC)

•          Praia da Lagoa do Peri – Florianópolis (SC)

•          Praia das Cordas – Governador Celso Ramos (SC)

•          Praia Grande – Governador Celso Ramos (SC)

•          Prainha de Itá – Itá (SC)

•          Praia dos Molhes do Atalaia – Itajaí (SC)

•          Praia da Bacia da Vovó – Penha (SC)

•          Praia da Saudade – Penha (SC)

•          Praia Grande – Penha (SC)

•          Praia Vermelha – Penha (SC)

•          Praia do Ervino – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia de Ubatuba – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia do Forte – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia Grande – São Francisco do Sul (SC)

•          Prainha / Praia da Saudade – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia do Tombo – Guarujá (SP)

MARINAS:

•          Yacht Clube da Bahia – Salvador (BA)

•          Marina Costabella – Angra dos Reis (RJ)

•          Tedesco Marina – Balneário Camboriú (SC)

•          Iate Clube de Santa Catarina – Florianópolis (SC)

•          Marina Conceição – Florianópolis (SC)

•          Marina Itajaí – Itajaí (SC)

•          Marina VillaReal – São Francisco do Sul (SC)

•          Iate Clube de Santos – Guarujá (SP)

•          Voga Marine – Ubatuba (SP)

•          Marina Kauai – Ubatuba (SP)

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur com informações do Programa Bandeira Azul Brasil

Rio prevê 90% de ocupação hoteleira no feriado de Corpus Christi

0
Brasil - Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Foto: Pixabay

Com hotéis quase lotados e impacto econômico perto dos R$ 500 milhões, o feriado de Corpus Christi reforça o bom momento do turismo no Rio de Janeiro. A projeção é do Visit Rio, que destaca o papel do calendário esportivo no desempenho do setor. Entre os destaques está a Maratona do Rio, que alcançou número recorde de participantes: 60 mil inscritos, sendo 85% de fora da cidade. O evento deve movimentar R$ 79,9 milhões na economia local.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, no mesmo fim de semana, o público carioca e os visitantes também acompanham a Copa VillageMall, quinta edição do Concurso de Salto Nacional, e a Corrida e Caminhada de Aniversário do Parque Madureira, que reúne moradores e contribui para ativar o turismo local na Zona Norte com uma programação esportiva e comunitária.

“Feriados como o de Corpus Christi são especialmente atrativos para visitantes de cidades do interior e de estados vizinhos, que aproveitam a folga para visitar o Rio. Quando temos no mesmo período uma competição do porte da Maratona, isso se torna um estímulo ainda maior para essa circulação regional, que é excelente para a economia local e para a hotelaria”, disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

A semana seguinte mantém o ritmo, com três competições internacionais no calendário: o Campeonato Pan-Americano de Esgrima, a Padel America Cup e o L’Étape Rio by Tour de France, em um momento de grande visibilidade para o Rio e para o Brasil, que tem o maior número de clubes representados na atual edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

A diretora-executiva do Visit Rio, Roberta Werner, destaca que o momento reforça a vocação da cidade para receber grandes eventos esportivos, especialmente após a participação em uma conferência internacional voltada ao setor. “Acabamos de retornar dos Estados Unidos, onde participamos do Confut USA, reforçando o posicionamento do Rio como destino de grandes eventos esportivos. Nosso potencial para sediar novas competições internacionais é enorme, e o esporte tem papel estratégico na promoção do destino e na economia da cidade”, destaca.

Circuito Rio de Cores

Além das competições esportivas e da agenda cultural, os visitantes que estiverem no Rio durante o feriado podem aproveitar também o Circuito Rio de Cores, iniciativa do Visit Rio e da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, que reúne, este ano, 60 estabelecimentos comprometidos com a valorização da diversidade, com oferta de descontos e experiências exclusivas em hotéis, bares, atrações turísticas e casas noturnas. Confira a programação completa.

Hopi Hari: segredos do Circo dos Horrores serão desvendados na Hora do Horror 2025

0
Respeitável público: a origem do “Circo dos Horrores” será revelada na edição de 2025 da Hora do Horror do Hopi Hari - Crédito: divulgação
Respeitável público: a origem do “Circo dos Horrores” será revelada na edição de 2025 da Hora do Horror do Hopi Hari - Crédito: divulgação

O maior evento de horror da América Latina está de volta — e, desta vez, para revelar as origens de um de seus temas mais emblemáticos. Em 2025, a tradicional Hora do Horror, promovida pelo parque temático Hopi Hari, revisita o universo sombrio do circo amaldiçoado que marcou época. A nova temporada, intitulada “Circo dos Horrores – A Origem”, estreia em 15 de agosto e segue até 31 de outubro. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do parque.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, inspirada na edição de 2009 — considerada uma das mais aclamadas pelos fãs —, a nova narrativa se propõe a mergulhar no passado sombrio de um universo que marcou gerações. “A ideia de revisitar esse tema nasceu da constante demanda do nosso público, que nunca deixou essa história morrer. Ela está viva até hoje no imaginário dos fãs”, explica Anderson Rodrigues, diretor artístico da Hora do Horror do Hopi Hari.

A trama se passará em 1957, em uma cidade fictícia do interior, onde uma sequência de desaparecimentos inexplicáveis começa a despertar a atenção das autoridades locais. É nesse cenário de mistério e tensão que surge um novo circo, comandado por um artista frustrado que transforma sua última chance de sucesso em um espetáculo assustador. Para compor sua trupe, o dono do circo passa a sequestrar moradores comuns, submetendo-os a transformações físicas brutais e lobotomias, criando seres deformados que protagonizam o show macabro.

Com uma estética retrô marcante, a temporada deste ano promete transportar os visitantes à segunda metade dos anos 1950, com figurinos, cenografia e ambientação inspirados na época, além de elementos clássicos dos freak shows norte-americanos.

“Será uma verdadeira imersão. Estamos preparando um universo inédito, que ao mesmo tempo homenageia o passado e amplia os horizontes narrativos da Hora do Horror. A proposta é contar o surgimento desse circo amaldiçoado com uma produção ainda mais grandiosa”, destaca Rodrigues.

A temporada de 2024 foi um sucesso de público, figurando entre as mais visitadas de todos os anos — o que reforça a expectativa para a nova edição. “Convidamos o público a conhecer a história da família de Mr. Freak, um personagem emblemático da edição original (2009), que voltará aos palcos junto de antigas e novas figuras marcantes”, antecipa Rodrigues.

O Hopi Hari já começou a liberar easter eggs em seus canais oficiais e no próprio parque, instigando os visitantes mais atentos a se aprofundarem na nova trama. Mais detalhes sobre túneis temáticos, personagens e cenários serão divulgados em breve.

Quem visitou o parque hoje e for nos dias 14 e 15 será surpreendido com um pocket show especial, protagonizado por artistas caracterizados que deram um gostinho do que vem por aí! Foi assim que a temática da temporada 2025 foi revelada ao público presente no parque em primeira mão.

A Hora do Horror é um dos principais atrativos do Hopi Hari, recebendo milhares de visitantes anualmente e consolidando-se como referência no entretenimento de horror na América Latina.

Serviço – Hora do Horror 2025 – Hopi Hari

  • Período: 15 de agosto a 31 de outubro
  • Funcionamento: das 11h às 20h30
  • Ingressos: A partir de R$ 142,89 (descontos progressivos para compras acima de 2 unidades)
  • Vendas no site ou pelo telefone (11) 4210-4000

Sobre o Hopi Hari

Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, uma área duas vezes maior que o Estado do Vaticano. São mais de 40 atrações para toda família, incluindo a Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Rio Bravo, um passeio refrescante por corredeiras com mais de 600 metros.

O País Mais Divertido do Mundo, como é conhecido, tem 5 regiões: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba. Considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina, foi projetado como um país fictício, com capital, idioma próprio, entre outras características. O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo e recebe visitantes de mais de 250 municípios de todo o Brasil.

Visite Noronha promove roadshow nacional para impulsionar capacitação

0
Taxa Fernando de Noronha
Fernando de Noronha (Crédito: DT)

O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) anunciou o lançamento do seu primeiro roadshow nacional, previsto entre julho e setembro de 2025, com foco em capacitação e negócios no setor turístico.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A ação estratégica, apoiada pelo Governo de Pernambuco (via Empetur), Sebrae Pernambuco e EcoNoronha, tem por objetivo promover o destino e fortalecer parcerias comerciais.

O roadshow percorrerá cinco capitais-chave do mercado doméstico — Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Campinas — com eventos presenciais voltados exclusivamente para agentes de viagens e operadores de turismo. Mais de 400 profissionais do trade terão acesso a treinamentos sobre os diferenciais de Fernando de Noronha, conhecerão os associados do Visite Noronha e participarão de rodadas de negócios, fomentando oportunidades de parcerias e incremento comercial.

“roadshow Noronha”

Esta keyword está diretamente ligada à estratégia do evento, sendo relevante tanto para buscadores quanto para o público-alvo, especialmente agentes de viagem e stakeholders do trade turístico. Também permite integrações com relatórios analíticos de desempenho de campanhas e engajamento.

Confira o calendário da ação:

01/07 – Recife/PE

10/07 – Rio de Janeiro/RJ

19/08 – Brasília/DF

20/08 – Belo Horizonte/MG

03/09 – Campinas/SP

Com uma abordagem qualificada, o Visite Noronha aposta na construção de relacionamento direto com o canal de vendas, oferecendo conteúdo estratégico, diferenciais do destino e uma curadoria de produtos e serviços locais.

“O roadshow é uma excelente oportunidade para o trade conhecer mais a fundo o potencial de vendas de Noronha, além de estreitar o contato com fornecedores da ilha e desenvolver novas parcerias comerciais”, destaca Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha.

Sobre Fernando de Noronha

Reconhecido em 2001 como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, Fernando de Noronha é um arquipélago deslumbrante e uma das joias raras do Brasil. Com suas praias paradisíacas, rica vida marinha e paisagens de tirar o fôlego, o arquipélago é o destino ideal para quem busca um refúgio natural e experiências exclusivas. O destino conta com diversas praias famosas, como Cacimba do Padre, Praia do Leão e a Praia do Sancho – eleita como a melhor praia do mundo pelo “Best of the Best Traveller’s Choice 2023”, plataforma da TripAdvisor. Noronha também possui incríveis pousadas de charme, oferecendo um conceito de exclusividade para os turistas, e uma maravilhosa gastronomia.

Brasileiros devem gastar mais com viagens em 2025, diz Booking.com

0
3 em cada 5 brasileiros devem gastar mais com viagens em 2025, aponta Booking.com - Foto: Pixabay
3 em cada 5 brasileiros devem gastar mais com viagens em 2025, aponta Booking.com - Foto: Pixabay

Viajar segue no topo das prioridades para os brasileiros, que demonstram empolgação em investir mais em momentos de lazer nos próximos meses. Segundo uma nova pesquisa da Booking.com, cerca de 61% dos brasileiros planejam gastar mais com viagens em 2025. O índice é ainda mais alto entre os jovens da Geração Z (64%) e os Millennials (63%), em comparação com o ano anterior. O levantamento também revela hábitos por faixa etária e gênero, além de indicar quais gastos os viajantes estão dispostos a reduzir e o que consideram indispensável manter.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, entre os viajantes do Brasil que têm intenção de aumentar o orçamento, 43% afirmam que manterão o padrão de viagens realizadas em 2024, reconhecendo que os custos estão mais altos. Outros 39% querem conhecer destinos mais distantes, e 37% pretendem estender o tempo fora de casa. Gastar mais durante a viagem (com atividades, alimentação, entre outros) é o plano de mais de um terço deles (36%), principalmente entre a Geração Z (41%). Já um número parecido (35%) quer aumentar o número de viagens realizadas, com destaque para as mulheres (39%).

Em contrapartida, apenas um em cada dez turistas do país (13%) deve reduzir os gastos com viagens esse ano – e, para isso, estratégias como viajar na baixa temporada (39%) e planejar com mais antecedência para conseguir um preço melhor (38%) aparecem como alternativas viáveis.

Planejamento financeiro à frente da experiência

Apesar da forte intenção de manter as viagens nos planos, preocupações relacionadas ao orçamento seguem relevantes. Entre os principais receios estão extrapolar os gastos planejados (41%) – em especial entre a Geração X (45%) – e perceber que a experiência não valeu o valor investido (30%), com maior incidência entre viajantes da Geração Z (36%) e mulheres (34%).

Em meio a preocupações com orçamento, programas de fidelidade ganham ainda mais relevância: para dois terços dos brasileiros (67%), o ideal é contar com recompensas e descontos imediatos – uma preferência ainda mais expressiva entre homens (69%) e Millennials (71%). Além disso, 60% dos entrevistados afirmam que planejam participar de algum programa de fidelidade em 2025, com destaque para os Millennials (65%).

“Os dados mostram que, mesmo com maior atenção ao bolso, o desejo de explorar o mundo segue vivo entre os brasileiros. Ao mesmo tempo em que buscam ofertas e formas de economizar, também valorizam serviços que ofereçam vantagens concretas e imediatas”, afirma Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil. “É por isso que o programa Genius, da Booking.com, é uma ótima ferramenta para ajudar os viajantes a economizarem em suas viagens, oferecendo benefícios como descontos em acomodações e aluguel de carros, upgrades e café da manhã gratuitos”.

Viajando mais, gastando melhor

Para três quartos dos brasileiros (76%), o fator decisivo na escolha do próximo destino é o bom custo-benefício. A tendência se mostra ainda mais forte entre mulheres (80%) do que entre homens (71%), e se reflete no tipo de acomodação buscada: para mais da metade (59%), a disponibilidade de estadias econômicas são um elemento importante para optar por um destino, percentual que sobe para 63% entre mulheres. Ainda assim, muitos seguem dispostos a investir em confortos extras: um em cada três brasileiros (33%) considera opções de acomodações de luxo para tomar sua decisão, com leve destaque entre os Millennials (36%).

Quando decidem investir em pequenos luxos durante a viagem, os brasileiros apontam as acomodações como principal prioridade (63%), com destaque entre mulheres (66%) e Millennials (65%). Restaurantes (60%) e compras (39%) — principalmente entre a Geração Z (42%) e homens (40%) — também estão entre os itens que mais motivam um gasto fora do planejado.

A busca por eficiência também está impulsionando o uso da inteligência artificial: entre os 66% dos brasileiros que pretendem utilizar ferramentas de IA para planejar suas viagens em 2025, quase metade (48%) esperam receber informações relevantes para economizar, com maior adesão entre homens (49%) e integrantes da Geração X (49%).

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.

Turismo e tradição: festas juninas devem impulsionar setores em todo o Brasil

0
De Norte a Sul, as celebrações unem tradições regionais, fortalecem o turismo e geram renda e emprego em todo o país - Crédito: Pixabay
De Norte a Sul, as celebrações unem tradições regionais, fortalecem o turismo e geram renda e emprego em todo o país - Crédito: Pixabay

As tradicionais festas juninas prometem movimentar o turismo em todo o Brasil em 2025. Segundo projeção do Ministério do Turismo, mais de 24 milhões de pessoas devem participar das celebrações em diferentes regiões do país, superando os 21,6 milhões estimados no ano anterior.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Além do aspecto cultural, os festejos geram impacto direto na economia. Shows, comidas típicas, danças, artesanato e serviços turísticos impulsionam o comércio local, criam empregos e fortalecem o turismo doméstico.

Para valorizar essa expressão cultural, o Ministério do Turismo lançou a campanha “Conheça o Brasil: Junino”. A iniciativa promove os principais arraiás do país e reforça a identidade regional das festas de São João, com apoio a eventos locais e nacionais.

“Essas manifestações são o retrato da nossa cultura. São milhares de comemorações espalhadas por todo o Brasil que mostram a força das nossas tradições, movimentam o turismo doméstico e impulsionam o setor como motor de geração de renda e emprego”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O reconhecimento oficial das festas juninas como “Manifestação da Cultura Nacional” veio com a promulgação da Lei nº 14.555, em 2023. Com isso, o país consolida sua vocação de destino turístico também no mês de junho. Confira os destaques regionais.

Nordeste

No berço das maiores festas juninas do país, Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) devem receber juntas cerca de 7 milhões de visitantes. O impacto econômico previsto ultrapassa R$ 1,4 bilhão. Mossoró (RN) também se destaca, com movimentação estimada em R$ 377,2 milhões, segundo a Universidade Estadual do RN.

Norte

No Pará, o Parárraiá deve reunir mais de 400 mil pessoas em sua segunda edição. Já o Boa Vista Junina, em Roraima, espera 323 mil visitantes ao longo de seis dias. Ainda na região, o Festival Folclórico de Parintins (AM) — embora não seja uma festa junina — terá apoio de R$ 10 milhões do Ministério do Turismo e deve atrair mais de 167 mil pessoas.

Centro-Oeste

O Arraial do Banho de São João, em Corumbá e Ladário (MS), é Patrimônio Cultural do Brasil e segue como destaque. Em Brasília, o Maior São João do Cerrado deve atrair 170 mil pessoas e gerar cerca de 6 mil empregos. Já a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), projeta 3 milhões de fiéis.

Sudeste

Entre junho e agosto, 520 mil turistas devem circular por São Paulo, com impacto econômico estimado em R$ 389 milhões, segundo o CIET. Em Minas Gerais, o projeto Minas Junina 2025 prevê mobilização de 3,3 milhões de pessoas em centenas de cidades do estado.

Sul

A festa junina se adapta ao estilo local no Sul. Em Camaquã (RS), por exemplo, as roupas tradicionais ganham versões gaúchas. A programação inclui música, quadrilhas e gastronomia típica. Outros eventos de destaque na região, como a Festa Nacional das Flores & Orquídeas (Blumenau) e a Festa do Pinhão (Lages), devem atrair 145 mil visitantes.

Visibilidade nacional

Para levar o São João a todos os cantos do país, o Ministério do Turismo firmou parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A ação, batizada de “Arraiá Brasil”, prevê transmissões ao vivo das principais festas juninas do país, ampliando o alcance da cultura popular e incentivando o turismo interno.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Marriott sob pressão por não cumprir compromisso com ovos livres de gaiolas

0
Marriott
As gaiolas confinam galinhas poedeiras em espaços tão pequenos que elas não conseguem sequer abrir as asas ou expressar comportamentos naturais (Crédito: https://animalequality.org.br/)

Rede de hotéis havia se comprometido a eliminar ovos de galinhas confinadas em gaiolas, mas segue sem progresso visível

Agências com Edição do DIÁRIO

A Marriott International, uma das maiores empresas de hotelaria do mundo, enfrenta duras críticas por aparentemente não cumprir sua promessa de adquirir 100% de ovos livres de gaiolas em todo o mundo até o final de 2025. Hoje, a Animal Equality, uma das principais organizações globais de proteção animal, une-se a uma coalizão internacional exigindo que a Marriott preste contas por recuar em seu compromisso com o bem-estar animal.

Em 2018, a Marriott juntou-se a uma crescente lista de empresas que se comprometeram a eliminar o uso de gaiolas para galinhas em suas cadeias globais de fornecimento de ovos. Embora a empresa não tenha revogado oficialmente a política, também não divulgou nenhuma métrica que mostre que está no caminho certo — levantando sérias dúvidas sobre sua intenção de cumprir a promessa.

“Consumidores e defensores dos animais confiaram na palavra da Marriott quando ela prometeu adotar ovos livres de gaiolas globalmente,” disse Sharon Núñez, presidente da Animal Equality. “Mas com 2025 já pela metade e sem nenhuma atualização significativa, exigimos que a Marriott seja transparente e cumpra seu compromisso de acabar com uma das práticas mais cruéis da indústria alimentícia”.

Galinhas confinadas em gaiolas

Eliminar essas gaiolas é um padrão mínimo de bem-estar animal

As gaiolas confinam galinhas poedeiras em espaços tão pequenos que elas não conseguem sequer abrir as asas ou expressar comportamentos naturais. Eliminar essas gaiolas é um padrão mínimo de bem-estar animal, e muitas empresas ao redor do mundo já fizeram essa transição ou estão trabalhando ativamente para isso. Vários países, incluindo a União Europeia, e dez estados dos EUA também restringiram ou proibiram essas gaiolas devido aos impactos negativos para o bem-estar animal.

Embora os relatórios públicos mais recentes da Marriott International mencionem gastos com ovos livres de gaiolas, eles não incluem dados essenciais, como a porcentagem da sua cadeia global de fornecimento que já está livre de gaiolas — um indicador fundamental de progresso real. “Assumir um compromisso público e não cumpri-lo é desrespeitoso não só com os milhões de animais que continuam sofrendo em gaiolas, mas também com os consumidores. A Marriott precisa ser transparente e responsável.”, afirmou Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality Brasil.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Marriott no Brasil e até a publicação deste texto não havia obtido o retorno.

Os grupos de proteção animal exigem que a liderança da Marriott cumpra sua promessa de eliminar 100% das gaiolas para galinhas em todo o mundo até o final deste ano e forneça atualizações transparentes sobre o progresso dessa transição.

Para saber mais e agir, visite o site da campanha da Animal Equality.

LEIA TAMBÉM:

Comunidade Kauwê em Roraima: o protagonismo indígena no turismo e na cafeicultura