domingo, abril 20, 2025
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TBO abre 19 vagas para gerente, vendas e suporte em várias cidades do Brasil

A TBO, referência global em soluções para agências de viagens e operadoras de turismo, está com 19 vagas de emprego abertas em diversas áreas, incluindo Gerência, Inside Sales, Sales Support e Executivo de Vendas (KAM).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as oportunidades são para São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Recife (PE), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Além disso, existem também outras oportunidades para o interior de São Paulo – como as cidades de Bauru, Ribeirão Preto e Campinas, por exemplo.

Entre as principais exigências estão experiência comprovada no mercado de viagens e inglês avançado ou fluente. Os interessados devem enviar seu currículo para elida.nascimento@adecco.com.

“O Brasil é um mercado estratégico para a TBO. Estamos no país há quase uma década e temos como prioridade crescer aqui porque acreditamos muito no agente brasileiro. Além de oferecer tecnologia de ponta e o melhor portfolio do mercado, a TBO investe muito na assistência ao agente de viagens. Por isso, estamos abrindo 19 posições na área de vendas em diversas cidades do país”, explicou Rodrigo Sienra, Country Manager da multinacional no Brasil.

Fundada em 2006 e presente no país desde 2015, a TBO é uma companhia aberta, listada na NSE (Bolsa de Valores Nacional da Índia) e na BSE (Bolsa de Valores de Bombaim). Atualmente, a empresa possui um portfólio formado por mais de um milhão de hotéis, além de outros produtos como grupos, pacotes de férias, aluguel de carros, traslados, passeios turísticos, trens e cruzeiros marítimos e fluviais.

Sobre a TBO

A TBO é uma das maiores plataformas globais de produtos e serviços para agências de viagens, com um portfólio formado por mais de um milhão de hotéis, além de outros produtos como grupos, pacotes de férias, aluguel de carros, traslados, passeios turísticos, trens e cruzeiros marítimos e fluviais. A empresa atua em mais de 150 países e está no Brasil desde 2015, oferecendo capacitação e autonomia para o dia a dia de 185 mil agentes em todo o mundo.

Saiba mais no site oficial da TBO.

Revista Paysage reconhece 20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira!

Esta edição da Revista Paysage reconhece 20 hoteleiros que transcendem o ofício da hospitalidade e transformam esse setor de serviços num motor da economia brasileira.
De Norte a Sul do Brasil, cada um deles levanta sua arquitetura de inclusão, oportunidade e inovação. Com a mesma precisão de um arquiteto que assenta a pedra fundamental de uma obra-prima, esses líderes constroem – tijolo por tijolo – um setor vital: não apenas em recursos, mas em dignidade, pertencimento e esperança.

Em seus empreendimentos, o valor não está apenas no que se vê ou se toca. Ele se revela na conquista do jovem por seu primeiro emprego, no sorriso de um profissional maduro redescobrindo seu valor após os 50 anos, na acolhida de refugiados que encontram, sob o teto de um hotel brasileiro, mais que abrigo: encaram propósito. Está na coragem de manter as portas abertas para todos – mulheres, negros, LGBTQI+, indígenas – não por marketing, mas por convicção.

E essa convicção foi testada. Duramente.

Durante a pandemia de Covid-19, esses hoteleiros enfrentaram um colapso operacional sem precedentes. Hotéis que outrora pulsavam com a energia de viajantes do mundo inteiro tornaram-se silenciosos. Nos corredores ecoaram o som do vazio. A ocupação evaporou, as reservas cessaram e os desafios financeiros se multiplicaram como ondas imprevisíveis.

Mas eles resistiram. Com criatividade e resiliência, reinventaram protocolos, transformaram seus espaços em centros de apoio comunitário, estruturas hospitalares de retaguarda, refúgios temporários. Estenderam a mão aos colaboradores, mesmo quando os balanços não fechavam. Foi nesse cenário apocalíptico que floresceu a verdadeira grandeza da hotelaria brasileira.

E quando, finalmente, emergiram, outro golpe se abateu: a proposta de extinção do Perse – o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos –, anunciado pelo governo. Um programa, que havia sido desenhado para mitigar os danos da pandemia, oferecendo fôlego fiscal a um setor ainda em convalescença, é agora ameaçado de ser extinto. O corte, abrupto e desconectado da realidade de quem ainda luta para se reerguer, impõe capacidade de sobrevida.

Eles continuam. Com a lucidez de quem compreende que a construção de um país se faz todos os dias e que a hotelaria é uma das faces mais humanas dessa construção.

Esses 20 hoteleiros sabem que esse edifício – o da nova hotelaria brasileira – ainda está em obras. E continuará sempre em expansão.

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Aena e Ambaar inauguram lounge VIP no Aeroporto Internacional de Aracaju

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A Aena e a Ambaar anunciam a inauguração do primeiro lounge VIP do estado de Sergipe, localizado no Aeroporto Internacional de Aracaju. O projeto inovador reafirma o compromisso de ambas as empresas com a excelência e o atendimento premium, oferecendo um ambiente exclusivo aos passageiros.

A abertura oficial do espaço ocorreu nesta sexta-feira (4/4) durante encontro com a imprensa e o trade turístico de Aracaju, no qual a Aena, administradora do terminal, apresentou os dados positivos do aeroporto em 2024 e as perspectivas para 2025. No ano passado, o terminal da capital sergipana registrou 1.286.300 embarques e desembarques, um crescimento de 9,4% em relação a 2023.

Em média, o Aeroporto de Aracaju movimenta 107 mil passageiros mensalmente. Sua localização estratégica, a apenas 12 km do centro da capital e próximo às principais praias e hotéis, torna-o um ponto de conexão vital para o turismo de lazer e negócios na região e esse fluxo expressivo de passageiros evidencia a necessidade de espaços que agreguem conforto e comodidade, tornando a experiência dos viajantes ainda mais agradável antes do embarque.

Conforto e sofisticação

A nova sala VIP está estrategicamente situada em frente aos portões 2 e 3 na área de embarque, após o canal de inspeção (raio-X), e funcionará 24 horas por dia. Projetado para receber mais de 800 passageiros no decorrer do dia, o espaço foi cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência única, unindo conforto e a rica cultura sergipana.

O lounge oferece uma estação gastronômica com comidas quentes e frias, além de bebidas variadas, como refrigerantes, sucos, água, cafés e chocolates. Os passageiros também têm à disposição bebidas alcoólicas, como cervejas, vinhos e drinks preparados por bartenders especializados.

Com uma decoração temática, inspirada na cultura de Sergipe, o Ambaar Lounge conta com design exclusivo, que proporciona um ambiente acolhedor e autêntico, com áreas tranquilas e confortáveis para descanso, assim como espaços funcionais para trabalho, atendendo às diversas necessidades dos viajantes.

O acesso ao Ambaar Lounge Aracaju pode ser realizado por meio de cartões elegíveis Visa, dos programas Lounge Key e Priority Pass, ou pela aquisição do One Day Pass, que proporciona a experiência a quem não possui cartões elegíveis.

“Estamos entusiasmados em inaugurar o primeiro lounge VIP do estado de Sergipe, o 14º da nossa rede de aeroportos no Brasil. Esta nova sala VIP reforça nosso compromisso com a excelência e a expansão dos serviços premium, proporcionando mais conforto e exclusividade aos viajantes. Acreditamos que investir em infraestrutura e hospitalidade é essencial para elevar o padrão da experiência aeroportuária. Essa inauguração representa mais um passo nos objetivos da Aena de transformar os aeroportos brasileiros em referências de qualidade e inovação”, destaca o diretor Comercial da Aena no Brasil, Juan José Sánchez.

Expansão estratégica no Nordeste

A inauguração no Aeroporto Internacional de Aracaju marca a quinta sala da Ambaar na região Nordeste, somando-se às unidades já estabelecidas em Salvador e Fortaleza. “Temos um carinho especial pelo Nordeste; sua cultura vibrante e o povo acolhedor nos inspiram a investir e expandir nossa presença na região”, destaca Bernardo Claro da Fonseca, CEO do Grupo AMBAAR. “É uma região fundamental para o Brasil, tanto pelo seu potencial econômico quanto pela sua relevância cultural e turística. A abertura de novas salas VIP aqui reforça nosso compromisso em oferecer conforto e exclusividade para um número cada vez maior de passageiros. Queremos contribuir para a experiência de viagem dos nordestinos e de todos que passam por esses aeroportos, garantindo um serviço de alto padrão que acompanhe o crescimento e a importância da região.”

O investimento da Ambaar em Aracaju reflete os bons resultados das melhorais estruturais realizadas pela Aena no aeroporto sergipano. Com um terminal de passageiros totalmente renovado, o aeródromo teve seus espaços operacionais ampliados e ganhou salas confortáveis, além de um mix comercial variado, para atender às necessidades de diferentes perfis de usuários. O aeroporto também recebeu dois fingers, proporcionando mais acessibilidade e comodidade no acesso às aeronaves. Outro destaque foi a climatização total do espaço, abrangendo também o saguão principal. Saiba mais no site.

LATAM amplia em 11% seus voos domésticos no Brasil a partir de abril

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Companhia aérea que mais investe em voos, assentos e serviços aéreos no Brasil, a LATAM ampliará em 11% o seu volume de voos domésticos no Brasil a partir de abril. O crescimento em relação ao mês anterior reflete o total de 2 mil novos voos mensais criados pela empresa, que acaba de alcançar a marca de 54 aeroportos no Brasil.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a maior parte dos incrementos está concentrada nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiânia. Além disso, na região Sul, a companhia está inaugurando as rotas Congonhas-Joinville (7 voos por semana) e Guarulhos-Pelotas (até 3 voos por semana).

“Na prática, serão 398 mil novos assentos da LATAM inseridos no mercado aéreo nacional em abril, na comparação com o mês anterior. Somente nos últimos dois anos, criamos 1,8 milhões de novos assentos para os brasileiros, o que reforça ainda mais o nosso compromisso de ampliar a conectividade e o acesso ao avião em um país de dimensões continentais”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Os maiores incrementos da LATAM a partir de abril virão das rotas Brasília-Guarulhos (de 47 para 57 voos por semana), Galeão-Vitória (de 18 para 28 voos por semana), Fortaleza-Guarulhos (de 43 para 52 voos por semana), Guarulhos-Goiânia (de 27 para 35 voos por semana), Congonhas-Fortaleza (de 20 para 27 voos por semana), Florianópolis-Guarulhos (de 35 para 42 voos por semana), Fortaleza-Galeão (de 14 para 21 voos por semana), Fortaleza-Manaus (de 7 para 14 voos por semana), Guarulhos-Salvador (de 40 para 47 voos por semana), além das rotas internacionais Bogotá-Guarulhos (de 7 para 14 voos por semana) e Guarulhos-Lima (de 21 para 28 voos por semana).

O crescimento da LATAM no Brasil

Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, como resultado do recebimento pela companhia de 26 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Como consequência, a LATAM é atualmente a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 54 aeroportos em território nacional. Em 2025, a LATAM prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.

Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já anunciou que vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.

O número de funcionários da LATAM no Brasil também cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.

Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produto, tecnologia, frota e voos, a LATAM lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.

*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.

Rabiscos Rupestres mostram passagem do homem “moderno” na Cachoeira Santuário

Os R$ 50 milhões investidos no Complexo Pedra Caída, na BR-010 em Carolina no sul do Maranhão são vistos a olho nu. Seis quilômetros de passarelas seguras e sinalizadas, 37 chalés, dezenas de apartamentos, piscina com hidromassagem, restaurante, pet hotel, estacionamento privativo, teleférico, tirolesa e manutenção constante.

por Por Paulo Atzingen*

O complexo emprega 2.5 mil pessoas em inúmeras atividades da hospitalidade. Idealizado pelo empresário Pedro Iram, o Pipes, a área total possui 12.5 mil hectares e nele estão espalhadas 25 cachoeiras, sendo oito aptas para o banho.

Péssima lembrança

Até esse banho de empreendedorismo, iniciado há quatro anos, a Fazenda da Pedra Caída era desconhecida, mas recebia de forma aleatória e sem restrição visitantes que usufruíam de sua natureza e ao invés de retribuírem, deixavam péssimas lembranças. Com a aquisição da área por Pedro Iram, que objetiva transformar suas terras em uma Reserva Particular do Patrimônio Público (RPPN), muito lixo e vestígios do homem ‘moderno’ foram removidos do local. Todavia, ainda ficaram as inscrições rupestres, que não foram deixados ali pelos índios Macamecrans, os primeiros habitantes do Grão Pará.

santuario okEspetáculo

Os feixes de luz combinados com o spray da cachoeira contra os olhos impedem a completa visão do espetáculo. Entramos num túnel úmido, com paredões com boas braças de altura e chegamos ao grande salão principal com água pelo peito. É uma daquelas sensações arrebatadoras em que palavras descrevem apenas a metade. Estamos no que se acostumou chamar de Santuário da Pedra Caída e a queda é de 46 metros. O espetáculo em si destoa de tudo o que se viu em quedas de água porque é uma queda para dentro do estômago da terra conosco junto. Esse salão principal está incrustado no final de um canyon e para chegar lá é preciso percorrer uma passarela de madeira, se equilibrar em pedras redondas, chatas ou lisas e, dependendo da época, saber nadar.

 Os gritos de êxtase e os assovios de alegria ecoam. Altas paredes em arenito formam uma cápsula abaulada e delas despencam fios de água que há milênios estão aqui a deslumbrar os que chegam para contemplar.

O lugar, esculpido por centenas de milhares de anos por forças além da compreensão geológica, foi durante muito tempo maltratado por usuários sem nenhum tipo de educação ambiental. Lixo e detritos eram deixados ali sem restrição.

Mas nem sempre foi assim. O lugar, esculpido por centenas de milhares de anos por forças além da compreensão geológica, foi durante muito tempo maltratado por usuários sem nenhum tipo de educação ambiental. Lixo e detritos eram deixados ali sem restrição. O lixo e os detritos foram retirados, placas foram instaladas, passarelas foram construídas para facilitar parte do acesso, mas ficou uma marca daquela era: rabiscos rupestres do homem civilizado. É possível, que no futuro, algum astronauta encontre essa cápsula do tempo e ao analisar as inscrições conclua que éramos seres muito enigmáticos.

Com a aquisição da área por Pedro Iram, que objetiva transformar suas terras em uma Reserva Particular do Patrimônio Público (RPPN) (Crédito: Paulo Atzingen)
Com a aquisição da área Pedro Iram objetiva transformar suas terras em uma Reserva Particular do Patrimônio Público (RPPN) (Crédito: Paulo Atzingen)

http://www.pedracaida.com 

DIÁRIO 20 ANOS -Publicado originalmente dia 6 de fevereiro de 2018

Affinity Seguro Viagem amplia equipe comercial em 2025

O Affinity Seguro Viagem segue em ritmo de crescimento e acaba de anunciar a ampliação de sua equipe Comercial com a contratação de quatro experientes profissionais do setor de turismo: João Paulo Borges, Gabriel Rodrigues, Marcos Santos e Junior França.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o movimento reforça o compromisso da empresa em fortalecer sua presença no mercado e aprimorar o atendimento aos agentes de viagens em diferentes regiões do Brasil.

“A chegada de profissionais com trajetórias sólidas no turismo é um reflexo do nosso compromisso com a excelência e com o crescimento sustentável do Affinity. Estamos confiantes de que suas experiências e conhecimentos vão agregar ainda mais valor à nossa equipe e aos nossos parceiros comerciais”, afirma Marilberto França, CEO da Affinity Seguro Viagem.

Conheça os novos integrantes da equipe Affinity

João Paulo Borges chega para atuar como executivo de contas junto aos agentes de viagens das regiões de Goiás, Tocantins e parte do Distrito Federal. Com 24 anos de experiência no turismo, ele se mostra entusiasmado com o novo desafio. “Acabo de embarcar no Affinity bastante motivado com essa nova jornada. Quero continuar com o trabalho de excelência com os agentes de viagens”, destaca João Paulo Borges.

Gabriel Rodrigues assume como executivo de contas para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com quase 18 anos de experiência no setor, ele acumula passagens por empresas como Aviva, TAM Viagens, Malai e Viagens Promo. “Com muita alegria, estou com o desafio de abrir o mercado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para o Affinity. A ideia inicial é mostrar os benefícios do seguro viagem para os agentes como uma oportunidade de negócio e receita”, afirma Gabriel Rodrigues.

Marcos Santos chega para fortalecer a atuação da Affinity Seguro Viagem em Santa Catarina. O novo executivo de contas possui 32 anos de experiência no turismo e já passou por grandes operadoras como Befly, Grupo Confiança e Maktour, atuando nas áreas Comercial, Operacional e de Vendas. “Me sinto muito feliz em fazer parte deste projeto e deste novo desafio, agora atuando na área de seguros de viagem. Tenho certeza de que farei um ótimo trabalho com a parceria dos agentes que já estão comigo nessa caminhada de 30 anos”, ressalta Marcos Santos.

Junior França também passa a integrar a equipe do Affinity, focado nas regiões de Londrina e Maringá. Ele traz toda a sua expertise acumulada ao longo de 22 anos de trabalho no setor de turismo, onde desenvolveu uma trajetória sólida na gestão de contas, vendas e planejamento estratégico. “É com grande entusiasmo que inicio uma nova jornada no Affinity, trazendo minha experiência como executivo de vendas. Estou animado para contribuir com soluções estratégicas e fortalecer parcerias no setor”, destaca Junior França.

Saiba mais no site oficial.

BH Airport espera mais de 380 mil passageiros nos feriados de abril e maio

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Com um dos feriados prolongados mais aguardados do ano, abril deve trazer grande movimentação ao BH Airport. A previsão é de que mais de 1 milhão de passageiros passem pelo terminal ao longo do mês, um aumento de 7% em comparação com abril de 2024 e de 16% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. Estão previstos 9.382 pousos e decolagens, o que representa um crescimento de 8% sobre o ano passado e de 20% em relação a 2019.

Os feriados da Semana Santa e de Tiradentes devem atrair cerca de 191 mil passageiros, considerando o período entre 17 e 22 de abril. O movimento é 7% maior que o mesmo feriado em 2024. Para atender a demanda do período, as companhias aéreas preparam 90 voos extras. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Maceió, Recife, Natal e Salvador.

Também começa em abril a movimentação para outro feriado: o do Dia do Trabalhador, em 1º de maio. A expectativa é que para esse período os passageiros comecem a voar no dia 30 de abril e o retorno aconteça até 5 de maio. Nesse intervalo de tempo, o BH Airport espera receber cerca de 189 mil pessoas, volume que é 9% maior que o mesmo feriado em 2024. Ao todo serão 64 voos extras para atender a demanda dos passageiros, que voarão principalmente para os destinos de praias: Porto Seguro, Rio de Janeiro e Salvador.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que os feriados são importantes para o fomento da cadeia do turismo, mas destaca que o crescimento de passageiros no terminal internacional mineiro vai além deles.

“Essa é uma tendência que vem se consolidando desde o ano passado, quando batemos recorde de movimentação e crescemos quase quatro vezes mais que a média nacional em número de passageiros. A expectativa é continuar crescendo, tanto em movimentação, como destinos ofertados e mix comercial, oferecendo aos nossos passageiros a melhor experiência aeroportuária”, afirma.

Entre as novidades de rotas anunciadas nesse início de 2025 está o trajeto BH – Bariloche, que já está com as vendas abertas para voos na temporada de junho a agosto. A operação será pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos.

Destinos atendidos em abril

O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em fevereiro:

Voos regionais:

Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.

Voos nacionais:

Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro – GIG (RJ); Rio de Janeiro – RRJ (RJ); Rio de Janeiro – SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo – CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).

Voos internacionais:

Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

Sobre o BH Airport

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. Saiba mais no site oficial.

Azul recebe duas novas aeronaves Embraer E2

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A Azul acaba de incorporar mais duas aeronaves Embraer 195-E2 à sua frota. As aeronaves pousaram nesta sexta-feira, dia 4, no aeroporto de Confins (MG), onde passarão pelos trâmites de registro e certificação antes de iniciarem suas operações regulares na malha da companhia.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, batizadas de “Voo Azul” (prefixo PS-ADE) e “Canarinho Azul” (prefixo PS-ADF), esses são o segundo e o terceiro jatos E2 recebidos pela companhia em 2025 e fazem parte de um plano robusto de investimentos que totaliza mais de R$ 3 bilhões direcionados à indústria aeroespacial brasileira. Com as novas adições, a frota da companhia passa a contar com 223 aeronaves, sendo 35 delas do modelo Embraer 195-E2 – o maior e mais moderno avião comercial já fabricado no Brasil.

O E2 transporta até 136 Clientes com conforto e conectividade, oferecendo wi-fi a bordo, telas individuais em todos os assentos e alta eficiência no consumo de combustível, o que reduz em até 25% as emissões de CO2. A escolha por aeronaves fabricadas no país reforça a parceria estratégica entre Azul e Embraer, duas empresas brasileiras que compartilham o compromisso com o desenvolvimento da aviação nacional.

A chegada das novas aeronaves também marca um momento especial para a companhia, que recentemente lançou seu novo posicionamento de marca com o slogan “O Céu do Brasil é Azul”. A campanha, interpretada por Alceu Valença e Céu e assinada pela agência Africa Creative, reforça a identidade nacional da Azul e destaca seu papel como a aérea que mais acredita, conecta e desenvolve o Brasil.

“A chegada do ‘Voo Azul’ e do ‘Canarinho Azul’ é mais um passo na nossa jornada de crescimento sustentável, de fortalecimento da aviação regional e de valorização da indústria brasileira. Ter aviões fabricados no Brasil voando em rotas brasileiras reforça o nosso orgulho de ser uma companhia genuinamente nacional. Seguiremos investindo na conectividade e na eficiência da nossa malha, sempre com foco em oferecer a melhor experiência aos nossos Clientes”, disse Abhi Shah, presidente da Azul.

Saiba mais sobre a companhia no site oficial.

Happy Hotéis: expansão e diferenciais da rede no Nordeste

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O CEO da Happy Hotéis, Henri Fermi Torquato, em uma conversa exclusiva com o jornalista Paulo Atzingen, editor do DIÁRIO DO TURISMO, compartilha detalhes sobre a trajetória e os planos de crescimento da rede hoteleira, que tem consolidado sua presença no Nordeste brasileiro.

Ao longo da entrevista, Torquato fala sobre a origem da Happy Hotéis e o nicho de mercado que levou à criação da empresa, voltada para hotéis independentes de pequeno porte. Ele também explica o modelo de arrendamento com opção de compra, que garante previsibilidade financeira aos investidores, e destaca a importância da localização estratégica na escolha dos empreendimentos.

Além disso, Torquato discute a importância da inteligência artificial e da tecnologia no setor, sem abrir mão do contato pessoal com os agentes de viagem, peça-chave para o sucesso das vendas. Ele também compartilha os planos de expansão da rede para além do Nordeste, citando destinos estratégicos como Búzios (RJ) e Gramado (RS).

Confira a entrevista completa e conheça os diferenciais da Happy Hotéis:

A criação da Happy Hotéis e o nicho de mercado

A hotelaria brasileira é dominada por hotéis independentes, muitas vezes negócios familiares que não criam sucessores. Sem uma continuidade de gestão, esses empreendimentos acabam se tornando um passivo para seus proprietários. A Happy Hotéis surgiu para preencher essa lacuna, trazendo um modelo de negócios que garante rentabilidade e profissionalismo a esses empreendimentos. A grande maioria desses hotéis tem entre 50 e 60 apartamentos, o que torna sua operação mais desafiadora sem o suporte de uma rede estruturada. O diferencial da Happy Hotéis está na escolha criteriosa da localização de seus empreendimentos, fator determinante para um crescimento sólido e sustentável.


O apoio aos pequenos hotéis independentes

Administrar um hotel de forma independente em um país continental como o Brasil tem um alto custo, tanto para marketing quanto para relacionamento com agências de viagem. A Happy Hotéis atua para dar visibilidade e viabilizar a operação desses empreendimentos dentro de uma rede consolidada. Hoje, com sete unidades e mais três a caminho, a expansão não se dá apenas pelo volume, mas pela capacidade de garantir aos proprietários uma remuneração estável, tornando o investimento mais atrativo e seguro.

O CEO da Happy Hotéis, Henri Fermi Torquato

Modelo de arrendamento e segurança financeira para investidores

Diferente de redes que operam com contratos baseados em faturamento e lucro líquido, a Happy Hotéis adota um modelo de arrendamento com opção de compra. Esse formato garante ao investidor uma remuneração fixa mensal, independentemente do desempenho financeiro do hotel. Assim, o proprietário tem previsibilidade e pode planejar seus investimentos com segurança. Além disso, a venda do imóvel também é uma opção viável, permitindo que o capital investido seja utilizado como uma fonte de aposentadoria.


Foco no turismo do Nordeste e potencial do mercado

O litoral nordestino, entre Fortaleza e Porto Seguro, foi o ponto de partida estratégico para a Happy Hotéis. Esse trecho atrai turistas das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que buscam praias de águas quentes e uma oferta variada de experiências culturais e gastronômicas. O Nordeste se destaca pela proximidade com os principais polos emissores e pela facilidade de acesso, com voos diretos que tornam a viagem mais rápida e conveniente.

Happy
Happy Hotel Praia Azul em Natal (divulgação)
Happy Hotéis
Happy Ponta Negra

As preferências do turista brasileiro

O turista brasileiro tem um comportamento diferente do europeu ou do norte-americano. Enquanto estrangeiros optam por resorts all-inclusive e experiências mais reclusas, o brasileiro gosta de estar em movimento, frequentar pontos turísticos, explorar a gastronomia local e compartilhar essas vivências com amigos e familiares. Esse perfil de consumo influencia diretamente na escolha dos destinos onde a Happy Hotéis investe, priorizando locais que ofereçam uma experiência integrada ao ambiente urbano e cultural.


Expansão estratégica e perspectivas futuras

O nosso crescimento se baseia em 35 anos de experiência no setor. A rede, que começou no Nordeste, tem planos de expansão para outros destinos turísticos consolidados, como Búzios (RJ) e Gramado (RS). O crescimento, no entanto, acontece de forma criteriosa, garantindo que cada novo empreendimento mantenha os padrões de qualidade e rentabilidade que fazem parte do DNA da rede.

Brasí­lia, Capital Federal (Foto: Renato Borges/DT)

Chegada a Brasília

O Garvey Park Hotel será a nossa nova unidade em Brasília, e estou muito entusiasmado com esse projeto. Quando idealizei a Happy Hotéis, lá em 2017, o foco inicial era bem claro: vender o turismo de sol e mar, com uma proposta que conectava destinos como Fortaleza e Porto Seguro. Queríamos oferecer essa experiência vibrante do litoral brasileiro.

Mas ao longo desses oito anos de atuação, aprofundamos muito nosso conhecimento do mercado. Percebemos que havia espaço para ir além, para explorar destinos com fluxo consistente — não apenas turístico, mas também corporativo e institucional. E foi aí que Brasília entrou naturalmente no radar.

Já tínhamos uma ótima relação com o Tomaz Ikeda, proprietário do Garvey — um hotel tradicional da capital, com localização privilegiada no Setor Hoteleiro Norte. Foi um encontro de sinergias.

Fechamos um contrato de locação por dez anos, e vamos assumir o prédio com um compromisso claro: promover uma revitalização completa, com retrofit, trazendo uma nova vida à estrutura. Será um reposicionamento elegante, alinhado com os padrões da Happy. Um novo capítulo, com alma e história, em plena capital federal.”

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Pipa renasce para o turismo como a ave anuncia a chuva no sertão

Turismo em alta: Governo Federal bate recorde e celebra crescimento histórico

O turismo foi um dos grandes destaques do balanço de gestão apresentado pelo Governo Federal nesta quinta-feira (3), em evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o tema “O Brasil dando a Volta por Cima”, o encontro reuniu ministros e autoridades para apresentar os principais resultados dos dois primeiros anos de mandato.

Entre os números positivos, o relatório ressaltou o recorde de turistas estrangeiros no Brasil em 2024: foram 7,6 milhões de visitantes internacionais, superando os índices históricos registrados durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

*Redação do DIÁRIO DO TURISMO com informações do MTur

Esse avanço também se refletiu na economia. O país registrou US$ 7,3 bilhões em receitas oriundas dos gastos desses turistas, o maior valor desde o início da série histórica, em 1970.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a relevância dos resultados e o papel estratégico do setor. “Ficamos muito felizes de fazer parte desses resultados que representam muito trabalho de toda a equipe de governo. Ano passado, nossa Pasta quebrou todos os recordes do setor e esse aumento expressivo mostra que o Brasil está cada vez mais preparado para receber bem os turistas estrangeiros, tanto que este ano já começamos com números ainda melhores que os do início do ano passado”, afirmou.

De acordo com dados do Banco Central (Bacen), compilados pelo Ministério do Turismo, o Brasil arrecadou US$ 1,628 bilhão nos dois primeiros meses de 2025 com visitantes internacionais. O valor ultrapassa os R$ 1,474 bilhão registrados no mesmo período de 2024, estabelecendo um novo recorde para o início da série anual. As receitas incluem despesas com hospedagem, alimentação, transporte, passeios, compras e outras atividades do setor turístico.

Ao final da apresentação, o presidente Lula agradeceu aos ministros pelos avanços alcançados nas diversas áreas do governo. “Sou muito grato a cada um dos ministros envolvidos nesses resultados ao longo desses dois anos em que nosso governo se dedicou à recuperação da nossa economia, que voltou a figurar entre as maiores do mundo, mas também na reconstrução de políticas sociais importantes para a redução da fome, da pobreza e da desigualdade”, declarou.

Conectividade e visibilidade internacional

Para impulsionar ainda mais a presença do Brasil no turismo global, o Ministério do Turismo vem implementando ações estratégicas de conectividade aérea. Uma das principais iniciativas é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), realizado em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur. O primeiro edital do PATI, lançado em 2023, destinou R$ 3,3 milhões à captação de mais de 70 mil assentos em voos internacionais com destino ao Brasil.

Outra frente de atuação envolve o programa “Conheça o Brasil: Voando”, por meio do qual o MTur firmou um Protocolo de Intenções com companhias aéreas nacionais para ampliar a oferta da modalidade stopover, que permite aos passageiros visitarem uma cidade intermediária antes do destino final, com a mesma passagem. A parceria também prevê campanhas de marketing conjuntas e plotagem de aeronaves com imagens de destinos turísticos brasileiros.

Escritório da ONU Turismo reforça posição do Brasil

Em março, a política de internacionalização do turismo brasileiro ganhou um reforço institucional de peso com a inauguração do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro, o primeiro da organização nas Américas e no Caribe. A conquista foi fruto da articulação liderada pelo ministro Celso Sabino e promete fortalecer a imagem do Brasil como destino de destaque no cenário mundial, atraindo visitantes, eventos e investimentos para a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo