Início Site Página 12

GTA detalha celebração do 35º aniversário e enaltece povo gaúcho no Festuris

0

Empresa referência no mercado nacional de seguro viagens, a Global Travel Assistance (GTA) celebra 35 anos de atuação em 2024. Celso Guelfi, fundador e CEO da empresa, reitera que manter um CNPJ por todo esse tempo no Brasil não é nada fácil, mas a marca conseguiu superar as adversidades e lidar muito bem com a concorrência. Seus funcionários, o combustível que move a GTA, serão os protagonistas dessa comemoração. Entre os emissores, haverá uma campanha para premiar um carro zero km para aquele que mais emitir seguros.

Diretamente do Festuris 2024, realizado em Gramado entre 7 e 10 de novembro, Celso Guelfi conversou com o DIÁRIO a respeito da comemoração de 35 anos da GTA, empresa que fundou e gere com o mesmo ânimo e a força do início.

“35 anos de CNPJ no Brasil não é facil, mas conseguimos. Vamos fazer uma festa fechada para os meus funcionários, para a imprensa e alguns órgãos que vamos chamar. Tenho que agradecer aos meus funcionários que trouxeram essa empresa até esse momento. Tenho funcionários com 35 anos de empresa. É um agradecimento à equipe”, afirma Guelfi.

Novidade da GTA: Carro como prêmio

Também como forma de celebrar e reconhecer o trabalho da equipe, a GTA criou uma campanha de premiação que se inicia neste mês de novembro. Será dado um carro zero km para aquele que mais emitir seguros dentro de quase três meses.

“A GTA dependeu, nesse tempo todo, das agências de viagens e de seus colaboradores que são emissores. E esses colaboradores são aqueles que dedicam tempo para que a gente possa treiná-los, qualificá-los, para que eles possam oferecer produtos e assistência, e os benefícios que essa assistência tem”, explica Celso Guelfi.

Esse ano nós já qualificamos cerca de 10 mil emissores. Foi um ano muito bom. E em comemoração aos 35 anos e em agradecimento a esses emissores, a GTA vai premiar o emissor que mais emitir seguro de viagem entre o dia 11 de novembro e até o dia 31 de janeiro de 2025, 80 dias, vamos dar um carro zero km”, detalha o gestor.
Equipe GTA na Festuris 2024 (Foto: DT)
Equipe GTA na Festuris 2024 (Foto: DT)

Parceria com a Iza Seguros

Desde setembro deste ano, a GTA tem como parceira de negócios tecnológicos a Iza Seguradora, a primeira plataforma 100% digital aprovada pela Susep (SUSEP – Superintendência de Seguros Privados).

Para Celso Guelfi, a união entre as duas empresas “não poderia estar melhor”. As vantagens são visíveis, diz ele.

“Quando ocorre um reembolso (geralmente de farmácia, remédios), que é mais ou menos 2% e o restante nós pagamos no local pela central, levávamos entre 30 e 32 dias, determinados pela SUSEP. Agora diminuímos para 20 dias. A ideia é trazer para 10 após a ocorrência”, explica o empresário.

“Ela (Iza) é rápida, totalmente digital. O mais importante é que os processos são muito rápidos para que a gente possa resolver. Novos produtos e precificação também é tudo rápido. E também diminuímos as tarifas e criamos novos planos. É uma seguradora que trouxe muito benefício para nós”, declara.

Povo gaúcho: resiliência que emociona

O DIÁRIO pediu que Guelfi analisasse o Festuris 2024 em relação aos anos anteriores. O presidente da GTA não disfarçou sua satisfação em estar presente nesta edição especificamente, pois nela está escancarado ainda mais o poder de superação do povo gaúcho.

“Já faz anos que somos parceiros. Fiquei muito emocionado na abertura do Festuris, cheguei a chorar. É um povo aguerrido, que não se curvou, se levantou, passou pela pandemia, que foi muito pesada. Foi um ano e meio sem faturar e as pessoas se viraram, se reergueram e depois em cima disso, quando estava mais ou menos já teve outro problema (as enchentes ocorridas em maio de 2024). Afetou o turismo, pois ninguém podia vir. E também afetou o turismo de exportação, pois não tinha aeroporto. As agências sofreram muito, estão se recompondo. E não digo só no turismo, no comércio, na agricultura, na economia do estado, de forma geral”, manifesta Guelfi.

Após as fortes chuvas e trágicas enchentes que devastaram o solo gaúcho de norte a sul, a GTA se uniu para ajudar agências de viagens atingidas.

“Quero deixar a minha solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. A GTA contribuiu com algumas agências, destinamos parte do faturamento de um mês para as agências que foram agredias pela água. Fizemos uma ação e o pouco que se doou, ajudou. Recebi aqui muitas agências agradecendo”, pontua ele.

Valor do trade local ao Festuris

Guelfi também traz em debate uma peculiaridade do Festuris: o apoio do trade local.

“É invejável a resiliência e a perseverança que esse povo gaúcho teve. Estou entendendo que eles estão mostrando isso aqui, é uma das feiras mais movimentadas que eu vi até hoje. Estava falando com o Eduardo (Zorzanello), que se você reunir Rio Grande do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina 90% do público que está aqui é do Sul. Arrisco a dizer que 60% é do Rio Grande do Sul”, avalia.

“Eles (gaúchos) dão muito valor para aquilo que acontece aqui. E às vezes você faz uma feira no Rio de Janeiro e o carioca não vai à feira. Aqui, não. É uma massa mesmo. O povo gaúcho é firme nas convicções”, finaliza.

Redação do DIÁRIO

CONFIRA TAMBÉM:

Celso Guelfi da GTA fala ao Podcast do DIÁRIO

Campos do Jordão, presente no Festuris, apresenta programação de fim de ano

0

Sidney Isidro, presidente do Comtur de Campos do Jordão, e Fábio Izar, novo secretário de Turismo de Campos do Jordão, que assume em janeiro de 2025, representaram a região  no Festival de Turismo de Gramado,  Festuris, que acontece de 7 a 10 de novembro na cidade gaúcha. 

A partir da última sexta-feira, 8 de novembro, a cidade mais alta do Brasil entrou no clima natalino; cerca de 1,2 milhão de turistas devem visitar a região nos próximos meses

REDAÇÃO DO DIÁRIO (com assessorias) de Gramado*

Segundo Sidney,  a Secretaria de Turismo de Campos do Jordão estima que 1,2 milhão de visitantes passarão pela cidade até janeiro, um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Campos do Jordão se prepara para uma temporada de Natal repleta de atrações, com uma programação pensada para encantar moradores e turistas de todas as idades. “É com grande entusiasmo que anunciamos a programação natalina, que já começou. Esperamos 1,2 milhão de visitantes até janeiro, com uma experiência diversificada e encantadora”, afirmou Sidney Isidro, que destacou o compromisso da cidade em proporcionar momentos únicos.

Entre os destaques, está o “Natal dos Sonhos da Turma da Mônica” no Parque Capivari, que estreia em 8 de novembro em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A decoração trará uma escultura 3D de Mônica com 4 metros de altura, uma árvore de Natal de 15 metros, além de neve artificial e um espetáculo de luzes e música. Nos dias 7, 14 e 21 de dezembro, o público poderá interagir com personagens da Turma da Mônica em trajes natalinos.

A Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) também marca presença com uma série de espetáculos de música, dança e teatro no Parque Capivari. A programação começa com a apresentação “Melodias Inesquecíveis” do Núcleo de Música, seguida do espetáculo de teatro “Ele é o Amor” e, mais adiante, “Dom Quixote”, com o Núcleo de Dança. Toda a agenda está disponível no site da fundação.

Em celebração aos 150 anos da cidade, o Circuito das Árvores de Natal da ACE Campos do Jordão e da Meta Iluminação será inaugurado em 15 de novembro, com 150 árvores iluminadas e 45 mil lâmpadas. O espetáculo, que se estende até janeiro, inclui shows de luzes e som diários e um concurso que premiará as árvores mais votadas.

A Corrida Iluminada de Natal, organizada pela FLMA e pelo Instituto Sírio-Libanês, ocorre em 21 de dezembro e traz opções para todos: uma corrida de 6 km, uma caminhada de 2 km, a “Cãorrida” de 2 km para pets e a Corridinha Infantil.

Essa programação especial reforça o espírito natalino e a tradição de Campos do Jordão como destino de celebração e magia. “A cidade está pronta para oferecer uma experiência inesquecível aos visitantes, cercada pela beleza natural e pelo charme acolhedor que nos define”, concluiu Isidro.

Iberostar apresenta novidades durante o Festuris, em Gramado (RS)

0

Durante a Festuris – Feira Internacional de Turismo, realizada de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado – RS, a Iberostar Hotels & Resorts, representada por sua gerente de vendas do Brasil, Helena Costa, apresentou as novidades sobre o 2º Encontro StartAgents Brasil, em 2025.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (DE Gramado)

Helena falou também sobre a programação de fim de ano no Complexo Praia do Forte, onde o grupo hoteleiro possui dois resorts. .

2º Encontro StarAgents Brasil 2025

De acordo com Helena, a Iberostar Hotels & Resorts acontecerá de 6 a 9 de junho de 2025 no Grand Amazon Expedition, o navio do grupo que oferecerá uma experiência única para todos os premiados a bordo do cruzeiro fluvial sobre o Rio Solimões.

“Vamos homenagear os agentes de viagem, que mais se dedicaram, se empenharam, confiaram na nossa marca e direcionaram suas vendas. Com certeza, esse evento vai nos proporcionar um turismo de aventura, um turismo de experiência, a bordo do cruzeiro fluvial”, afirmou Helena ao DT.

Iberostar
Helena acrescenta que o programa de fidelidade Star Agents objetiva fortalecer a relação da companhia com os agentes de viagens (Crédito: Neila Rocha – DT)

Helena acrescenta que o programa de fidelidade Star Agents objetiva fortalecer a relação da companhia com os agentes de viagens. “Por meio deste programa, os agentes acumulam pontos que podem ser trocados por estadias nos hotéis da rede ao redor do mundo, além de obterem acesso a benefícios exclusivos e promoções especiais”, completa.

De acordo com os números do Iberostar, atualmente, a plataforma no Brasil reúne 10 mil agentes de viagens e 6 mil agências distribuídas por todo o país.

JOIA Aruba by Iberostar

A gerente de vendas Brasil reforçou a notícia da abertura de seu primeiro hotel em Aruba no dia 18 de dezembro de 2024. “Trata-se do JOIA Aruba by Iberostar. É um resort que está localizado na Praia de Eagle Beach, uma das praias mais bonitas do Caribe. São 240 suítes luxuosos, voltadas para o mar.

Festuris
A gerente de vendas Brasil reforçou a notícia da abertura de seu primeiro hotel em Aruba no dia 18 de dezembro de 2024. (Crédito: divulgação)

Helena reforça a linha sustentável de sua marca: “O resort é destaque pela adoção de práticas sustentáveis, aproveita a luz natural e a ventilação cruzada. Suas operações contam com um sistema de gestão de resíduos para minimizar o impacto ambiental e promover a economia circular”, afirmou.

A expectativa é receber muitos brasileiros acrescenta Helena. “As reservas já estão abertas”, afirma.

Carlinhos Brow
A menos de 60 dias para as festas de vim de ano, as reservas para as unidades da Praia do Forte seguem a todo o vapor segundo a executiva. “Embora as vendas estão surpreendendo com reservas praticamente esgotadas, ainda temos disponibilidade para os hóspedes na unidade do Iberostar Praia do Forte”, diz.
Ela enumera as exclusividades garantidas aos hóspedes: “Além das tradicionais ceias de gala de Natal e Ano Novo, os hóspedes desfrutarão de um ambiente festivo com menus exclusivos, música ao vivo e decoração especial. As celebrações começam dia 24 de dezembro com uma animada Parada de Natal com os mascotes do Star Camp, festa da espuma e presépio”, conta.
Carlinhos Brown - Foto: Roncca / Divulgação Iberostar
Carlinhos Brown – Foto: Roncca / Divulgação Iberostar
“Teremos, no dia 25, uma Missa de Natal e atividades como Samba na Brasa e a chegada do Papai Noel. Para o Réveillon, a festa inclui o Beach Dance, torneio de beach tennis, uma procissão afro, e a grande virada com show de Carlinhos Brown e DJ ao vivo. No dia 1º de janeiro, os hóspedes poderão se despedir das festividades com um desfile de Mini Trio e uma noite estrelada ao som de música ao vivo”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:

Air Canada expande sua estratégia intermodal na Europa

Empresa Lança as Primeiras Conexões Aéreas-ferroviárias na Ásia, dentro da Coreia do Sul

A Air Canada anunciou que está expandindo sua estratégia intermodal pela Europa, incluindo Itália, Espanha, Grã-Bretanha, além de expandir para a Ásia, com seu primeiro operador na Coreia do Sul.

Agora, os clientes que adquirirem voos podem facilmente reservar conexões terrestres para destinos nesses países, criando um itinerário de viagem sem interrupções. As novas opções de trem e ônibus ampliam a oferta intermodal da Air Canada, lançada anteriormente em dezembro de 2023 na França, Alemanha, Suíça e Áustria.

“Após o bem-sucedido lançamento na Europa no ano passado, a Air Canada está expandindo ainda mais a sua estratégia intermodal para mais portas de entrada europeias e para a Ásia, permitindo que os nossos clientes se conectem com a Trenitalia, Renfe, 5 operadores no Reino Unido, incluindo National Express e KORAIL. A oferta expandida permitirá que os clientes, que voam de/para os hubs internacionais da Air Canada, incluam conexões convenientes de trem ou ônibus em um único itinerário. Nossas conexões intermodais não apenas oferecem mais opções, como também disponibilizam alternativas sustentáveis para os segmentos de curta distância de suas viagens”, disse Mark Galardo, Vice-Presidente Executivo de Receita e Planejamento de Rede e Presidente de Carga da Air Canada.

Por meio da parceria da Air Canada com a AccesRail, é possível reservar diretamente no site www.aircanada.com, como parte de seu itinerário, segmentos de trem ou ônibus conectando mais países de forma eficiente.

Com esta parceria, os viajantes estão habilitados a fazer o check-in antes da partida para a parte ferroviária ou rodoviária com a AccesRail. Desta forma, eles podem obter um bilhete separado para trem ou ônibus. Além disso, clientes que enfrentarem qualquer interrupção de voo terão segmentos aéreos e terrestres remarcados.

Itália

A Air Canada estará operando para dois aeroportos na Itália neste inverno – Roma e Milão – onde os clientes poderão fazer conexões convenientes com a Trenitalia, a maior operadora de trens da Itália, que oferece rotas de trem de alta velocidade em rotas regionais, noturnas e internacionais. Por meio dessas conexões, os clientes poderão viajar para até 30 destinos adicionais, incluindo Florença, Nápoles e Reggio di Calabria.

Espanha

Na Espanha, onde a Air Canada operará para Barcelona e Madrid no inverno do Hemisfério Norte, os clientes poderão se conectar nos aeroportos com a Renfe, que atende mais de 18.711 km de linhas no país. Usando a rede de trens de alta velocidade da RENFE, é possível chegar rapidamente e com conforto às maiores cidades da Espanha, além de conectar-se a locais menores com trens regionais. Ao viajar de trem na Espanha, o viajante tem a opção de trens de alta velocidade AVE, trens tradicionais clássicos (incluindo trens noturnos) e trens regionais. Pela parceria da Air Canada, será possível escolher conexões para até 24 destinos adicionais em toda a Espanha, incluindo cidades turísticas populares, como Cádiz, Granada, Pamplona e Zaragoza.

Reino Unido

A rede ferroviária de passageiros da National Rail, na Grã-Bretanha, é uma das mais densas e utilizadas do mundo, com serviços diários frequentes que atendem de forma abrangente todas as grandes cidades e muitas centenas de vilarejos. Neste inverno  Air Canada vai operar 49 frequências semanais para Londres Heathrow; o diferencial é que os passageiros da Air Canada terão a opção de se conectar por terra. Serviços ferroviários para 32 destinos estarão disponíveis em quatro empresas ferroviárias: LNER, Avanti West Coast, Great Western Rail e TransPennine Express. Além disso, o principal operador de ônibus programados do Reino Unido, National Express, oferece conexões convenientes em Londres-Heathrow para 28 destinos, como Brighton, Bristol, Cardiff e Southampton,

Coreia do Sul

A Air Canada voa diretamente entre Toronto, Vancouver, Montreal (somente no verão) e o Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, de onde agora será possível  se conectar aos trens de alta velocidade KTX da KORAIL por meio do AREX Express e da Estação de Seul. O trem de alta velocidade reduziu o tempo de viagem para menos de 3 horas para qualquer lugar na Coreia do Sul. Por meio dessas conexões, pode-se viajar para até oito destinos adicionais, incluindo Busan, Dongdaegu, Gwangju, Jinju, Mokpo, Pohang, Ulsan e Yeosu.

Festuris tem governador do RS, homenagens e mais (Confira resumo do 1º dia!)

0

A 36ª edição do Festuris – Festival Internacional de Turismo de Gramado começou oficialmente nesta sexta-feira, dia 8, com a abertura da Feira de Negócios realizada no centro de eventos Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul. Com uma programação que inclui realidade virtual, podcasts com especialistas do setor, destaque para o espaço de inclusão LGBT+, atrações gastronômicas e homenagens, o evento deve movimentar a cidade até o dia 10 de novembro.

Edição do DIÁRIO com texto base de Fernando Gusen e fotos Festuris


A feira foi aberta pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que participou do descerramento da fita inaugural junto a outras autoridades, como o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, ao lado dos CEOs do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi.

Inovação em realidade virtual

A empresa Alfa Realidade Virtual trouxe uma novidade tecnológica ao evento: um filme em realidade virtual de 360 graus, que será disponibilizado em português, inglês e espanhol. A gravação busca proporcionar uma experiência imersiva para o público, com o objetivo de eternizar o Festuris e facilitar sua comercialização global.

Celebração dos 15 anos do espaço LGBT+

O Palco LGBT+, dedicado à diversidade e inclusão no turismo, completa 15 anos nesta edição. A celebração contou com a presença do governador Eduardo Leite e de representantes do setor, destacando o pioneirismo do Festuris. Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, reforçou o papel do espaço na promoção da inclusão e na ampliação da visibilidade da comunidade.

Festuris
O evento estreou o Estúdio Festuris, onde serão gravados 24 episódios de um podcast com entrevistas de líderes do setor turístico

Atração com celebridade e podcast ao vivo

A primeira tarde do Festuris teve a participação do ator Cauã Reymond, em ação promocional para a Viagens Promo, que buscou fidelizar clientes e atrair visitantes ao estande. Além disso, o evento estreou o Estúdio Festuris, onde serão gravados 24 episódios de um podcast com entrevistas de líderes do setor turístico, previsto para lançamento em 2025 no YouTube oficial do festival.

Porto Alegre apresenta potencial turístico

Representando Porto Alegre, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, destacou o crescimento da cidade como destino turístico, especialmente com o aumento da conectividade aérea que deve ocorrer em dezembro.

No Festuris tem a distribuição de 8 mil mudas de espécies nativas e hortênsias, incentivando os participantes a contribuir com o meio ambiente

Sustentabilidade e gastronomia no evento

O Festuris também aposta na sustentabilidade, com a distribuição de 8 mil mudas de espécies nativas e hortênsias, incentivando os participantes a contribuir com o meio ambiente. Na Arena Gastronômica, workshops apresentaram iguarias regionais e exóticas, como o ceviche de jacaré, conduzido pelos chefs Marcilio Galeano e Lucas Caslu, do Mato Grosso do Sul, encantando os visitantes.

Festuris
O Clube Nacional do Arroz Amigo homenageou os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello

Homenagem aos fundadores do Festuris

Dentre a programação do primeiro dia, o Clube Nacional do Arroz Amigo homenageou os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, em reconhecimento ao trabalho e à relevância do evento para a promoção do turismo no Rio Grande do Sul.

Festuris
Vários integrantes da AGLA prestigiaram o jornalista que também é contista e poeta (Crédito: Yas Almeida – Festuris)

Paulo Atzingen é homenageado pela Academia Gramadense de Letras

Nesta edição do Festuris, a Academia Gramadense de Letras e Artes, a AGLA homenageou o fundador do DIÁRIO, Paulo Atzingen, com um troféu esculpido pela artista plástica Rita Gil, vice-presidente da entidade. Vários integrantes da AGLA prestigiaram o jornalista que também é contista e poeta. Entre eles, o escritor Marco Ferreira, presidente da Academia, o historiador Sebastião Franqueiro, Vera Fisch, artista plástica e poeta, além de amigos e convidados. O troféu, uma coruja, símbolo da sabedoria e da intuição, traz a seguinte mensagem: “Palavras transcendem o tempo e a alma”.

Festuris
O troféu, uma coruja, símbolo da sabedoria e da intuição, traz a seguinte mensagem: “Palavras transcendem o tempo e a alma”

MSC Cruzeiros dá início à temporada América do Sul 2024/2025 a bordo do MSC Seaview

0

Considerada a maior temporada de todas, a companhia apresentou novidades e mudanças em seus benefícios

por Aline Andrade, jornalista colaboradora do DT

A MSC Cruzeiros, uma das maiores empresas de cruzeiros do mundo, inaugura a aguardada temporada de cruzeiros no Brasil e América do Sul 2024/2025 com um evento especial a bordo do sofisticado navio MSC Seaview. O navio saiu em 07 de novembro, com embarque no Porto do Rio de Janeiro, no terminal Píer Mauá, e desembarcou hoje (08) no Porto de Santos, em São Paulo.

Durante a quinta-feira (07), jornalistas, agentes e convidados puderam aproveitar um dia especial a bordo do navio. Foi realizado um evento no Seaside Lounge, dentro do MSC Yacht Club, para apresentar algumas novidades da temporada. O MSC Yacht Club é uma área considerada um iate dentro de um navio, onde o hóspede tem exclusividade e privacidade em um mundo de opções. “É um lugar para se desligar de tudo e sentir-se bem cuidado, desfrutando de uma experiência gourmet e se encantando com as vistas mais espetaculares”, afirma o diretor de marketing da MSC Cruzeiros, Eduardo Simões.

Eduardo Simões, diretor de marketing da MSC Cruzeiros - Foto: Alan Morici
Eduardo Simões, diretor de marketing da MSC Cruzeiros – Foto: Alan Morici

A experiência ainda contou com uma apresentação comercial com Eduardo Simões e Ignácio Palacios, diretor de Vendas da MSC. “Esta será a maior temporada de todas. Estamos satisfeitos com o mercado brasileiro, mas ainda há muitas cabines a serem vendidas. Estamos com inúmeras ofertas para os nossos clientes. Temos a promoção de Black Friday, o all inclusive de bebidas, crianças grátis e muito mais”, ressalta Palacios.

Adrian Ursilli da MSC, diretor geral da MSC Brasil - Foto: Alan Morici
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Brasil – Foto: Alan Morici

A cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira, 08, marcou o início da temporada com a presença de importantes autoridades, entre elas o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite; a vice-prefeita eleita de Santos, Audrey Kleys; o diretor geral da MSC Brasil, Adrian Ursilli; o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz; e a secretária municipal de Turismo de Santos, Selley Storino.

“Temos muita confiança que nos próximos dois anos nós consigamos chegar a um milhão de viajantes de cruzeiros. Este ano, pela primeira vez,vamos chegar a mais de sete milhões de turistas estrangeiros que vão visitar o Brasil de avião, além de cerca de 800 mil que chegam de navio, entre brasileiros e estrangeiros, então isso é mais geração de emprego. É cada vez mais significativo para nós estimular o turismo em nosso país. Serão cinco meses de temporada com a MSC Cruzeiros levando felicidade para as pessoas”, ressalta o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. 

Silvio Serafim Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos - Foto: Alan Morici
Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos – Foto: Alan Morici

Representando o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, a secretária executiva Luciane Leite ressaltou a prioridade do governo de SP em relação ao turismo náutico no estado. “Os cruzeiros representam o que há de melhor em uma experiência de viagem. O turismo náutico é uma prioridade para o governo do estado de São Paulo, um setor que gera emprego e renda. Há alguns dias o governo de SP lançou o Plano de Turismo Náutico e o estado agora tem uma política pública para o setor pelos próximos 10 anos”, afirma Leite.

Luciana Leite, Secretária Executiva de Turismo do Estado de São Paulo - Foto: Alan Morici
Luciana Leite, Secretária Executiva de Turismo do Estado de São Paulo – Foto: Alan Morici

Mudanças no Voyagers Club

Segundo a companhia, o Voyages Club tornou-se mais acessível. A partir de agora, não há mais necessidade de se inscrever e passar pelo benefício para somente utilizar após o primeiro cruzeiro. Com a mudança, o hóspede, depois de fazer a inscrição, já pode utilizar os benefícios do programa.

MSC Seaview - Foto: Alan Morici
MSC Seaview – Foto: Alan Morici

Temporada 2024/2025

Durante a temporada 2024/2025, a MSC Cruzeiros levará seus viajantes a uma ampla variedade de destinos. Entre os principais roteiros estão cidades icônicas como Búzios, Ilhabela e Salvador no Brasil, além de portos internacionais em Buenos Aires e Punta del Este. Para quem deseja um cruzeiro mais longo, a MSC também oferece opções de roteiros que incluem destinos em outros continentes, com itinerários que passam pelo Caribe e chegam até a Europa.

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil - Foto: Alan Morici
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil – Foto: Alan Morici

“Estávamos com uma grande expectativa em começar a temporada. Ao todo nove navios chegando, com um número de leitos muito parecido com o do ano passado, 862 mil leitos e esperamos que tenha o mesmo número ou até um pouco mais da temporada passada, que foi de 844 mil leitos, um recorde”, declara o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz. 

Quarto do MSC Seaview - Foto: Alan Morici -
Acomodação do MSC Seaview – Foto: Alan Morici

Experiência a Bordo do MSC Seaview

O MSC Seaview é uma das embarcações mais sofisticadas da MSC, com capacidade para mais de 5.000 hóspedes e design inovador que proporciona uma experiência única. O navio possui uma promenade de 360 graus que circunda a embarcação, permitindo aos viajantes desfrutar de vistas panorâmicas do oceano. Com várias piscinas, um parque aquático interativo, e um spa de luxo, o navio é uma escolha ideal para famílias, casais e viajantes individuais que buscam relaxamento e diversão.

Além disso, oferece uma variedade gastronômica que inclui desde restaurantes com culinária internacional até opções de especialidades, como a culinária mediterrânea. O entretenimento a bordo é outro destaque, com shows ao estilo Broadway e opções para todas as idades, incluindo clubes infantis, cassinos e bares temáticos.

MSC Seaview - Foto: Alan Morici -
MSC Seaview – Foto: Alan Morici
Atração do MSC Seaview – Foto: Alan Morici

Para o hóspede do MSC Seaview, Antônio Carlos, cruzeiros de travessias são as melhores opções custo benefício. “Após passar oito dias em Roma, vim para o Brasil com o MSC Seaview. Sempre escolho fazer cruzeiros de travessia porque possuem um melhor custo benefício. Faço um balanço entre as companhias, mas adoro a MSC e minha esposa viaja há muito tempo, além de termos muitos amigos que também viajam pela empresa”, declara o aposentado, Antônio Carlos.

Para esta temporada, o MSC Seaview também incluirá novas atrações e melhorias em suas áreas de lazer, garantindo que cada viagem seja única e memorável.

Grand Amazon Expedition oferece visita autêntica à casa do Caboclo Amazônico

As águas do Rio Solimões já retornaram ao seu leito, após um período longo de estiagem jamais visto. Aos poucos seus afluentes, igarapés e igapós retomam ao seu lugar original

Por Paulo Atzingen, de Manaus e São Paulo*


Foi neste contexto de retorno das águas que embarcamos no Grand Amazon Expedition, na segunda quinzena do último mês de outubro.

Embarcados, experimentamos os serviços de bordo tanto de hotelaria como de gastronomia. Mas as surpresas continuam além do Grand Amazon Expedition e chegam às margens, nas visitas às comunidades ribeirinhas, experiências autênticas oferecidas aos passageiros.

Para Francisco Samir Alves, guia de turismo que nos acompanhou nesta aventura pelos meandros do Rio Solimões, descer às margens dos rios e visitar a casa do caboclo amazônico é entrar realmente no coração da Amazônia. E ele tem razão.

Samir: saberes amazônicos em estado puro (Crédito: Paulo Atzingen DT)

Uma reverência à casa do caboclo amazônico!

A casa de Clodoaldo e Lucilene está erguida sobre palafitas na ilha de Marchantaria, em um afluente do Rio Solimões, a 40 quilômetros de Manaus. Para acessá-la nesse fim de estio amazônico é preciso usar a escada. A típica casa amazônica é aberta como um coração em estado de graça. Na sala, duas bacias sobre a mesa transbordam macaxeira cozida e bananas da terra prontas para o consumo. Isso mostra a generosidade dos seus moradores, já na recepção. Um corredor nos leva até a cozinha, e os quartos possuem cortinas no lugar das portas e ali é possível ver a simplicidade aliada ao cuidado com a casa em sua humildade e em sua limpeza. Clodoaldo nos oferece café, cuscuz de milho e um mamão recém colhido do pé. É a hospitalidade em seu estado puro.

 

A casa de Clodoaldo e Lucilene está erguida sobre palafitas na ilha de Marchantaria (Crédito: DT)

Resiliência e força

Guias como Samir Alves representam o que é genuíno no turismo amazônico e suas informações são baseadas na experiência, na vivência.

“A estiagem mesmo intensa, não afetou os ribeirinhos, que é um povo resiliente, forte e tem ao seu lado também os ciclos da natureza”, revela. Ele adianta que a falta de chuvas não interferiu na essência da experiência turística. Os rios recuados expuseram o solo fértil das várzeas, planícies ribeirinhas que, no período das cheias, voltam a inundar, nutrindo a terra e criando um ciclo de fertilidade essencial para a subsistência local.

Casa de Farinha

Em um momento inesquecível, guiados por Samir, fomos levados até a casa de farinha, um símbolo da tradição e do saber do caboclo amazônico. Pudemos ver o ritual de transformação da mandioca, macaxeira por aqui — a brava e a mansa — um dos alimentos mais importantes da Amazônia: a farinha de puba. A técnica, passada de geração em geração, envolve uma paciência artesanal e uma habilidade que só os amazônidas têm.

“Cada fase do processo, desde a colheita, a moagem da macaxeira, o processo de secagem e torragem são só possíveis porque os caboclos possuem um saber herdado de seus antepassados, um saber ancestral”, disse Samir ao DIÁRIO.

Enquanto a dona Lucilene mexia o tacho para a torra da farinha, Samir explicou a importância de conhecer a diferença entre as variedades da mandioca (Crédito: DT)

Enquanto a dona Lucilene mexia o tacho para a torra da farinha, Samir explicou a importância de conhecer a diferença entre as variedades da mandioca. A “brava”, rica em ácido cianídrico, exige um processo longo de cozimento para eliminar as toxinas; já a “mansa” pode ser consumida diretamente, tornando-se ingrediente principal de diversas receitas. “Deste trabalho de beneficiamento da macaxeira temos vários produtos para a mesa do amazônida e do turista: a farinha de mandioca (ou farinha de puba como falam aqui), o caldo de tucupi, o polvinho (a goma), a tapioca e a maniçoba”, enumera.

Samir Alves é de Itaituba e como seu amigo e colega Wenceslau Nascimento, é filho das águas. “Sou filho do rio Tapajós, afluente do Amazonas” (Crédito: DT) Grand Amazon Expedition
Samir Alves é de Itaituba e como seu amigo e colega Wenceslau Nascimento, é filho das águas. “Sou filho do rio Tapajós, afluente do Amazonas” (Crédito: DT)

“A maniçoba é considerada a feijoada amazônica, pois leva folhas de folhas da mandioca, que são trituradas e cozidas por vários dias para eliminar as toxinas e ingredientes semelhantes à feijoada, como carne de porco e embutidos”. explicou.

Samir Alves é de Itaituba e como seu amigo e colega Wenceslau Nascimento, é filho das águas. “Sou filho do rio Tapajós, afluente do Amazonas”, me diz.

Guia explica a formação da várzea e a riqueza do ecossistema (Crédito: DT) Grand Amazon Expedition
Guia explica a formação da várzea e a riqueza do ecossistema (Crédito: DT)

Escola e Energia Elétrica

Ele nos leva até um grande pé de sumaúma e sob sua sombra explica que a chegada de energia elétrica em 2012 por esta região transformou a vida dos ribeirinhos. “No passado, professores se deslocavam da capital para ensinar nessas comunidades. Hoje existem professores da própria comunidade que tiveram a oportunidade de formação acadêmica, bem como enfermeiras e assistentes sociais”, afirma Samir apontando a escola que fica ao lado da casa de Lucilene e Clodoaldo.

“No passado, professores se deslocavam da capital para ensinar nessas comunidades. Hoje existem professores da própria comunidade que tiveram a oportunidade de formação acadêmica”, diz Samir ao DIÁRIO (Crédito: DT)

Ao final da expedição à ilha de Marchantaria, a certeza de que esta experiência transcende o turismo tradicional e é um tributo ao caboclo amazônico, a quem reverenciamos por seu conhecimento da terra, sua resistência e sua sabedoria em harmonizar-se com o entorno natural.

Casal de paranaenses aprova

Eliane Stang Huning e Alcindo Narciso Huning, um casal de paranaenses de Francisco Beltrão, no Paraná, aprovou a expedição. “Nota 10 a tudo a bordo do navio!. E nota 10 a todas as expedições! Conhecer a vida dos ribeirinhos é voltar à nossa verdadeira natureza! Adoramos e vamos recomendar a todos os nossos amigos do Paraná”, disse Eliane ao DIÁRIO.

Eliane Stang Huning e Alcindo Narciso Huning, um casal de paranaenses de Francisco Beltrão, no Paraná, aprovou a expedição no Grand Amazon Expedition
Eliane Stang Huning e Alcindo Narciso Huning, um casal de paranaenses de Francisco Beltrão, no Paraná, aprovou a expedição (Crédito: DT)

Compreensão de pertencer à floresta

Francisco Samir Alves e sua equipe demonstram que a Amazônia é um universo onde o turismo sustentável floresce em sintonia com as particularidades e desafios do bioma, oferecendo ao visitante uma compreensão verdadeira do que significa pertencer à floresta.

O Grand Amazon Expedition não é apenas uma viagem de luxo — é uma experiência transformadora, que conecta seus passageiros com a alma da Amazônia e com a vida ribeirinha em sua forma mais autêntica e resiliente.

Grand Amazon Expedition no Rio Negro (Crédito: Grand Amazon Expedition)

*O jornalista viajou ao Amazonas convidado pela rede Iberostar Hotels & Resorts e com seguro Europ Assistance

LEIA TAMBÉM:

Grand Amazon Expedition: uma experiência amazônica com valor e significado

Ônibus é o transporte favorito dos viajantes brasileiros, aponta pesquisa

Estudo apresentado em evento da ClickBus, mostrou o ônibus como o queridinho da maioria (74%) dos viajantes brasileiros no último ano

O Brasil vive o ápice do turismo pós-pandemia, com os brasileiros cada vez mais interessados em explorar o país – em especial, por terra. Segundo dados internos do Google, as buscas por turismo tiveram uma alta de 35% entre 2019 e 2024. E, no coração dessa tendência, está o ônibus: de acordo com a nova pesquisa do Google encomendada à Offerwise e presentada com exclusividade para o encontro de imprensa da ClickBus, o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar, superando o carro próprio (44%) e o avião (32%).

Apesar de permear todas as faixas etárias e classes sociais, segundo o estudo, as viagens de ônibus são ainda mais frequentes entre as classes C e os jovens adultos. Além disso, para os trajetos de até 100km, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023.

E, mesmo para quem acaba optando por outro meio de transporte, o ônibus sempre é considerado. De acordo com a pesquisa do Google, antes de decidir por viajar de carro próprio, 81% dos entrevistados pensavam em ir de ônibus; o mesmo aconteceu com 75% dos que acabaram alugando carros e 58% dos que viajaram de avião.

Fidelidade e frequência nas viagens

O estudo também revelou que cerca de metade (49%) dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio, além de que 45% dos adultos jovens viajam de ônibus pelo menos quatro vezes ao ano. A classe AB também demonstra uma alta frequência de viagens de ônibus, com mais de 60% utilizando o transporte para viajar no mínimo quatro vezes ao ano.

Mais da metade (61%) dos viajantes brasileiros declarou comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa (13%) comprando no próprio dia, destacando a comodidade de encontrar passagens disponíveis a qualquer momento como um ponto positivo. “Esse comportamento reflete o quão prático e acessível é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora sem grandes complicações” comenta Daiane Dunka, Head da Indústria de Travel no Google Brasil. “O ônibus está se consolidando cada vez mais como uma alternativa sólida para as viagens dos brasileiros, especialmente em situações onde a velocidade do transporte aéreo não é uma prioridade”, completa Dunka.

Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, os novos métodos de compra online são fundamentais para impulsionar o setor, além de ajudar a aprimorar a experiência dos passageiros na aquisição dos bilhetes: “Os dados apresentados hoje pelo Google reforçaram a força do modal. Por sermos uma empresa de tecnologia líder do mercado e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem online. A Clickbus comercializa mais de R$2 Bilhões de passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor, uma vez que o mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia, e sempre buscando inovação através de tecnologia”.

As principais vantagens

Os brasileiros que viajam de ônibus destacam a comodidade e o custo-benefício como os principais atrativos. Não ter que dirigir (39%), poder dormir durante a viagem (34%) e viajar com um profissional ao volante (32%) são alguns dos pontos positivos citados pelos viajantes. Além disso, o ônibus é visto como a forma mais econômica de viajar, com 29% dos entrevistados afirmando essa percepção.

O conforto também é uma prioridade: os passageiros valorizam o bom estado dos veículos, com ar-condicionado funcionando (34%) e banheiros limpos (28%) sendo fatores determinantes para uma viagem agradável. Quando se trata de segurança, 53% dos entrevistados apontam a boa manutenção dos veículos como principal aspecto de confiança.

Além disso, o aumento das viagens de ônibus está alinhado ao crescimento das viagens para o interior do Brasil, que registraram um salto de 146% entre 2019 e 2023. Hoje, 89% das viagens realizadas no país têm como destino cidades do interior. Essa tendência reflete o desejo dos brasileiros de explorar destinos menos convencionais e mais tranquilos, longe das capitais e das praias.

Crescimento no interesse em pacotes de viagem e hospedagem

Outro fator que impulsiona o interesse por viagens de ônibus é a possibilidade de pacotes combinados com hospedagem. Cerca de 81% dos viajantes de ônibus afirmaram que têm interesse em obter descontos em hospedagem ao adquirir suas passagens, enquanto 83% demonstram interesse em pacotes com condições especiais.

Daiane Dunka sintetiza o sentimento dos viajantes. “Com um crescimento expressivo nas buscas e na preferência dos viajantes, o ônibus se consolida como o “coringa” do turismo brasileiro, oferecendo uma alternativa viável, econômica e acessível. Seja para viagens de lazer, negócios ou para explorar qualquer parte do Brasil, o ônibus se mantém como uma das melhores escolhas para quem deseja viajar com conforto e segurança, sem abrir mão da flexibilidade.”

*Pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, realizada em abril de 2024 com cerca de 2 mil brasileiros de diferentes classes econômicas, por meio de questionários online.

Aeroportos regionais e desembarques internacionais puxam alta do turismo paulista

Aumento no fluxo de passageiros é uma resposta aos investimentos em infraestrutura em toda a cadeia do setor, retomada de voos e qualificação dos aeroportos

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo divulga nesta sexta-feira, 8,  o balanço trimestral do turismo no Estado, e destaca a evolução no número de passageiros internacionais (7,52%) nos aeroportos de Guarulhos e  Viracopos, batendo 4,4 milhões de viajantes; e o aumento no fluxo de passageiros em voos pelo interior paulista (10,67%), ultrapassando meio milhão, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

“O comparativo trimestral ajuda a entender a evolução do turismo no Estado de São Paulo”, afirma Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. “Os dados mostram a importância da conectividade aérea e viária; o crescimento dos empregos no turismo; o aumento do número de empresas ligadas ao setor; e a alta nos meios de hospedagem, puxada pelas férias, grandes shows e eventos”.

Até o final deste ano, o Estado de São Paulo deve registrar um número recorde de passageiros pelos aeroportos. Os voos domésticos e internacionais para os três principais aeroportos devem bater 77 milhões de passageiros. Com a retomada dos voos comerciais e os investimentos para oito aeroportos regionais paulistas: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto, o fluxo deve avançar ainda mais.

O Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, de Araraquara, recebeu R$ 1,6 milhão em obras estruturais no primeiro ano. O  de São Carlos recebeu R$ 1,2 milhão em melhorias nas áreas alfandegária e comercial. O de Franca, R$ 1,5 milhão em obras estruturais e de navegação aérea. Recentemente, foram retomados os voos em Araraquara.

De acordo com o balanço trimestral divulgado pela Setur-SP, cinco dos seis indicadores secundários do turismo paulista: aeroportos, rodovias, terminais rodoviários, empresas do setor, empregos e hospedagem cresceram no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro), se comparado ao mesmo período de 2023. O último trimestre ainda foi responsável por 13.735 novos empregos formais diretos no setor turístico.

O número de novas empresas em atividades características do turismo teve um aumento de 44%, com destaque para o setor de locação de veículos, que cresceu 9,34% nos primeiros nove meses do ano. Até setembro deste ano, o número de empresas formais ativas em atividades características do turismo no estado de São Paulo era de 335.044. O CIET realiza, a cada trimestre, um monitoramento comparativo dos seus indicadores secundários em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O objetivo é avaliar o desempenho do setor de turismo no estado de São Paulo.

Desempenho dos meios de hospedagem

No terceiro trimestre deste ano, a taxa de ocupação média nos meios de hospedagem no estado ficou 2,3 pontos percentuais (61,7%) acima do registrado no terceiro trimestre de 2023 (59,4%). Na capital, o aumento foi de 4,6 pontos percentuais, avançando de 61,6% para 66,2%. Já a diária média apresentou variação positiva de 13,01% para o estado (R$ 438,58) e 12,83% para a capital paulista (R$ 485,42) na comparação do terceiro trimestre de 2024 com o mesmo período de 2023. Por fim, o RevPAR médio (Receita por quarto disponível) no período de janeiro a setembro de 2024 apresentou aumento de 6,88% no estado (R$ 242,35)  em relação ao mesmo período de 2023.

BH Airport deve receber cerca de 1,1 milhão de passageiros em novembro

0

Movimentação será 27% maior que o mesmo mês em 2023; feriado da Proclamação da República contribui para a alta na demanda

Cerca de 1,1 milhão de pessoas devem passar pelo BH Airport durante o mês de novembro, movimento que representa um crescimento de 27% em relação ao mesmo mês em 2023. Serão cerca de 9700 pousos e decolagens no mês, 24% a mais do que o registrado em novembro do ano passado. Entre os períodos que devem contribuir para essa movimentação está o feriado da Proclamação da República (15/11), além do feriado da Consciência Negra (20/11), que antes fazia parte do calendário só de algumas cidades e agora foi instituído como feriado nacional.

No período de 14 a 21 de novembro, que inclui o feriado da Proclamação da República, a estimativa é que o terminal receba cerca de 275 mil passageiros, sendo o dia mais movimentado a quinta-feira, 14 de novembro, quando são esperadas cerca de 40 mil pessoas. O movimento do período representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo feriado, no ano passado. Para atender a maior demanda, o BH Airport terá 481 voos extras. Entre os destinos mais procurados estão Florianópolis, Porto Seguro, Fortaleza e Aracaju.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que os feriados e aproximação do fim do ano contribuem para o aumento da movimentação e destaca que o terminal está preparado para a alta na demanda. “Trabalhamos para que a experiência no nosso terminal seja a melhor possível todos os dias e, às vésperas de feriados e do fim do ano, fortalecemos nossa operação para receber a todos com eficiência e qualidade”, afirma.

Em novembro, os passageiros também encontram uma novidade nos destinos oferecidos pelo terminal. No dia 11 será inaugurada a rota BH – Divinópolis, que será operada pela companhia Azul Linhas Aéreas, em aeronaves ATR, com capacidade para 70 clientes. A nova rota contará com dois voos diários.

“Estamos muito animados com essa nova rota, que chega para completar nossa oferta em Minas Gerais, com 14 destinos ao todo. Divinópolis tem uma localização estratégica, por conta da ligação com várias partes do estado e outras regiões do Brasil, além de ser um polo econômico importante para o estado. Essa é mais uma rota que atraímos, reforçando nosso compromisso em valorizar nosso estado e contribuir para o seu desenvolvimento”, afirma Rodrigo.

Destinos atendidos em novembro

O BH Airport oferece mais de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em outubro:

Voos regionais

Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.

Voos nacionais

Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Navegantes (SC); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro – GIG (RJ); Rio de Janeiro – RRJ (RJ); Rio de Janeiro – SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo – CGH (SP); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).

Voos internacionais

Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).