quarta-feira, novembro 19, 2025
Início Site Página 12

Fogo de Chão lança pacotes premium para confraternizações de fim de ano

0
Ambientes elegantes e confortáveis garantem a melhor experiência em eventos no Fogo de Chão - Foto: divulgação Fogo de Chão
Ambientes elegantes e confortáveis garantem a melhor experiência em eventos no Fogo de Chão - Foto: divulgação Fogo de Chão

Com a chegada do fim de ano, cresce a procura por espaços que unam gastronomia de alto padrão, conforto e praticidade para confraternizações e eventos corporativos. Nesse cenário, o Fogo de Chão se consolida como uma das principais opções, com pacotes especiais e estrutura adaptável para atender desde encontros de negócios até grandes celebrações.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

“Estamos percebendo um aumento expressivo de reservas tanto para eventos corporativos quanto sociais, como casamentos. A operação prática e o ambiente customizado são diferenciais que garantem uma experiência exclusiva e repleta de boas memórias”, afirma Paulo Antunes, Country Manager Brasil da marca.

Estrutura completa e versatilidade

As unidades do Fogo de Chão contam com salas privativas para grupos a partir de 15 pessoas, sem cobrança de aluguel (mediante disponibilidade), e oferecem a possibilidade de fechamento integral do restaurante para eventos de grande porte. Todas as casas são equipadas com climatização, isolamento acústico, geradores de energia e recursos multimídia — como telão, projetor, sonorização, microfone e wi-fi.

Outro destaque é a flexibilidade do menu. Embora o rodízio completo, com até 19 cortes de carnes nobres — entre eles Picanha, Bife Ancho, Costela Premium e Cordeiro — seja o carro-chefe, o cardápio pode ser totalmente adaptado às necessidades do cliente.

Alternativas ao rodízio tradicional

O Bar Fogo, espaço dedicado ao happy hour, traz opções mais descontraídas como Dadinho de Tapioca, hambúrguer de Picanha e Tábua de Picanha Fatiada. Para acompanhar, a premiada Caipirinha Fogo de Chão (medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil) e chopps gelados compõem o cardápio.

Pacotes especiais

A rede disponibiliza pacotes completos para grupos e eventos, variando de acordo com o tipo de serviço e bebidas incluídas.

  • Ametista: R$ 276 (Barra) e R$ 284 (demais unidades), com bebidas não alcoólicas à vontade por três horas.
  • Topázio: R$ 315 (Barra) e R$ 321 (demais), com cerveja Heineken, caipirinhas e caipiroskas à vontade.
  • Esmeralda: R$ 323 (Barra) e R$ 329 (demais), inclui duas bebidas alcoólicas por pessoa (vinhos e whisky).
  • Diamante: R$ 428 (Barra) e R$ 435 (demais), com bebidas alcoólicas e não alcoólicas à vontade por 2h30.

Há ainda pacotes para reuniões de meio período ou dia inteiro, com almoço incluso, e a Experiência Máxima, que oferece welcome coffee, almoço e coffee break à tarde. O café da manhã também é uma opção, a partir de R$ 127, além do Rubi Happy Hour, com petiscos e bebidas em um clima descontraído.

Mais informações e reservas estão disponíveis no site www.fogodechao.com.br.

Novas regras para tirar visto americano e os impactos no mercado brasileiro de intercâmbio

0
visto americano
Atualmente, o viajante precisa pagar apenas uma taxa no valor de US$185, referente ao formulário D-160, obrigatório para todos os tipos de visto. (divulgação)

Nos últimos meses, um assunto que repercutiu muito foi a mudança nas regras para solicitação do visto americano.

Pâmela Moraes*

Anunciada pelo site oficial do Departamento de Estados dos EUA, em 25 de julho, a proposta inclui alteração no processo para solicitantes menores de 14 e maiores de 79 anos, que passariam a ser obrigados a fazer a entrevista presencialmente – atualmente, esse público não precisa passar, necessariamente, pelo procedimento. Ainda de acordo com o governo, a nova regra seria válida para cidadãos de todos os países que precisam de visto para entrar nos EUA, incluindo os brasileiros.

Inicialmente, essas mudanças foram anunciadas para entrarem em vigor a partir de 2 de setembro de 2025. No entanto, até o momento, não há confirmação pública de que os consulados americanos no Brasil estejam aplicando essas regras na prática. O fato é que, caso essas novas regras realmente entrem em vigor, o mercado brasileiro de intercâmbios pode sofrer impactos importantes, especialmente o aumento de custos para os estudantes. Isso porque, além da obrigatoriedade de entrevistas presenciais, há também um aumento no novo valor do visto e taxas adicionais, tornando os intercâmbios mais caros.

 

Atualmente, o viajante precisa pagar apenas uma taxa no valor de US$185, referente ao formulário D-160, obrigatório para todos os tipos de visto. Com as novas taxas, que vieram a partir do mega pacote orçamentário “One Big Beautiful Bill”, lançado por Donald Trump em julho, ela deve chegar a US$459, alta de 148%. Ainda, o aumento mais expressivo será da nova Taxa de Integridade do Visto, ou Visa Integrity Fee, que custará US$250.

 

Ainda sobre os impactos no mercado brasileiro de intercâmbios, a burocracia para obter o visto também é um ponto de atenção. Entrevistas obrigatórias e verificações adicionais por parte dos órgãos americanos devem atrasar processos e demandar mais preparo documental, ou seja, os estudantes podem adiar planos ou optar por outros países. Vale reforçar que, de acordo com a pesquisa Selo Belta 2025, os Estados Unidos foi a segunda principal escolha de destino entre os brasileiros no último ano, perdendo apenas para o Canadá. Outros países que apareceram no ranking da associação foram Reino Unido, Irlanda e Austrália.

 

Consequentemente, a redução da demanda, desistência e migração para destinos alternativos é outro impacto que não afeta somente os estudantes, mas a própria economia do país. Isso porque, com o processo mais rigoroso e caro, estudantes brasileiros podem desistir de programas de intercâmbio se perceberem riscos de reprovação ou caso não consigam se adequar às exigências em tempo hábil. Com isso, devem buscar países com processos de visto mais simples ou menos oneroso.

 

Vale ressaltar, no entanto, que apesar dessa obrigatoriedade, existem alguns grupos que podem permanecer elegíveis para isenções de entrevistas de visto, como titulares de vistos diplomáticos e oficiais (categorias de visto como A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 e TECRO E-1); algumas renovações de visto B-1/B-2 ou cartão de travessia de fronteira para cidadãos mexicanos; entre outras categorias.

 

Por fim, diante dessas novas regras, o mercado brasileiro de intercâmbios se vê diante de um cenário desafiador, mas também de adaptação. Isso porque o aumento de custos e a obrigatoriedade de entrevistas tendem a frear parte da demanda imediata, especialmente de famílias mais sensíveis ao preço e de estudantes que buscam agilidade no processo.

 

Por outro lado, esse movimento pode impulsionar o mercado de intercâmbio para outros destinos, com países que oferecem processos mais acessíveis e menos burocráticos, como por exemplo Malta, África do Sul e Dubai, que vêm se consolidando como excelentes alternativas aos destinos tradicionais. Malta atrai por unir ensino de qualidade, clima agradável e custo de vida mais baixo, sem necessidade de visto para estadias curtas. Já a África do Sul oferece ótimo custo-benefício, visto simples e imersão cultural em um país de língua inglesa, por exemplo.

 

Essas alternativas reforçam a ideia de que o intercâmbio vai muito além dos destinos mais conhecidos, ampliando horizontes e democratizando o acesso à educação internacional, o que ajuda a reposicionar o Brasil no mapa global da educação. Aguardemos os próximos passos.


*Pâmela Moraes é Co-fundadora e Especialista de Intercâmbio e Viagens da Fluencypass. Com quase 10 anos de experiência em marketing, vendas e educação internacional. Possui MBA em Gestão 4.0 e é apaixonada por ajudar estudantes a transformar suas vidas através da educação global.

Hotelaria Brasil aposta em liderança feminina e reconhece talento pós-maternidade

3
Hotelaria Brasil - Lidiane Antunes assume a gerência geral do Matiz Vilaboim Ribeirão Preto após retorno da licença-maternidade - Foto: divulgação
Lidiane Antunes assume a gerência geral do Matiz Vilaboim Ribeirão Preto após retorno da licença-maternidade - Foto: divulgação

A trajetória de Lidiane Antunes, recém-promovida a gerente geral do hotel Matiz Vilaboim Ribeirão Preto, reforça o compromisso da Hotelaria Brasil com o reconhecimento de talentos e a equidade de gênero. Sua ascensão logo após o retorno da licença-maternidade simboliza um avanço em um mercado que, muitas vezes, ainda impõe desafios às mulheres nesse momento da vida.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

“Receber uma promoção no retorno da licença-maternidade é um marco na minha carreira. Infelizmente, muitas mulheres são desligadas quando voltam ao trabalho. Essa ação reforça os valores da Hotelaria Brasil e a força da mulher e mãe no mercado de trabalho”, declara Lidiane.

Com 16 anos de experiência no setor, ela iniciou sua carreira em 2008 e construiu uma trajetória baseada na excelência operacional e na gestão de pessoas. À frente do Matiz Vilaboim Ribeirão Preto, Lidiane tem como prioridades fortalecer o time e impulsionar os resultados do empreendimento. “Acredito muito na liderança pelo exemplo. Com foco e propósito, alcançaremos nossos objetivos e o fortalecimento da marca na região”, afirma.

Entre os diferenciais da rede, a executiva destaca o Plano de Desenvolvimento de Liderança (PDL), criado pelo departamento de Pessoas e Cultura da Hotelaria Brasil. O programa capacita líderes e estimula oportunidades internas. “Sou prova de que o PDL impacta positivamente na relação entre o profissional e a empresa, criando conexões saudáveis e promovendo crescimento dentro da rede”, acrescenta.

A Hotelaria Brasil também mantém a Universidade Corporativa Hotelaria Brasil, que oferece treinamentos presenciais e online, avaliações de desempenho e planos de ação individuais. A empresa, certificada pelo Great Place to Work (GPTW), realiza pesquisas de clima organizacional e adota medidas para aprimorar continuamente o ambiente de trabalho. “Buscamos criar espaços acolhedores, onde o colaborador se sinta valorizado e motivado”, conclui Lidiane.

Sobre a Hotelaria Brasil

Fundada em 2003, a Hotelaria Brasil é uma rede multimarcas com presença em diversas regiões do país, atuando nos segmentos Luxo, Lifestyle, Upscale, Midscale e Econômico. É master franqueadora da marca Hampton by Hilton no Brasil e reconhecida pela Hilton Worldwide como a melhor implantadora de empreendimentos hoteleiros na América e Caribe, com o projeto Hampton by Hilton Guarulhos Airport. Com parcerias com Marriott, Wyndham, IHG, Hilton e Golden Tulip, a rede também atua em multipropriedade através da Ventura Resorts e mantém a Unna Hospitality, startup voltada à inteligência para hotelaria. Saiba mais no site oficial.

COP30 impulsiona turismo e economia em Belém com investimento de R$ 630 milhões

0
COP30: Belém deve receber mais de 50 mil turistas estrangeiros para Conferência da ONU - Foto: Alessandra Serrão e Aimée Balbi
COP30: Belém deve receber mais de 50 mil turistas estrangeiros para Conferência da ONU - Foto: Alessandra Serrão e Aimée Balbi

O Governo Federal entregou neste sábado (1º/11) duas obras estratégicas para a infraestrutura turística e logística de Belém (PA): a modernização do Aeroporto Internacional de Belém e a requalificação do Terminal Portuário de Outeiro. Os investimentos, que somam mais de R$ 630 milhões, fazem parte do conjunto de ações que preparam a capital paraense para sediar, em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur 

O Aeroporto Internacional de Belém recebeu R$ 450 milhões em melhorias sob a gestão da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). As obras incluem a ampliação das áreas de embarque e desembarque, modernização dos sistemas de climatização e iluminação, além de novas soluções de acessibilidade. A nova estrutura amplia a capacidade operacional do terminal e garante mais conforto aos passageiros.

Já o Terminal Portuário de Outeiro passou por uma ampla requalificação orçada em R$ 180 milhões, com recursos da Itaipu Binacional. O porto, localizado a cerca de 20 quilômetros do Parque da Cidade, foi adaptado para receber dois navios transatlânticos contratados pelo Governo Federal, que funcionarão como hospedagem flutuante para delegações internacionais durante a conferência. Em outubro, foi inaugurada também a nova ponte que liga Outeiro à parte continental da cidade, facilitando o acesso à ilha.

As inaugurações contaram com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Celso Sabino (Turismo), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Jader Filho (Cidades), Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil), além do governador Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Igor Normando, e de outras autoridades federais e estaduais.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, as entregas consolidam Belém como referência em turismo amazônico e sustentável. “O Aeroporto Internacional de Belém e o novo Terminal Portuário de Outeiro são símbolos de uma Amazônia moderna, preparada para receber o mundo. Essas obras fortalecem o turismo, geram emprego e renda e deixam um legado de infraestrutura que vai muito além da COP30”, afirmou o ministro.

Com as melhorias, Belém amplia sua capacidade para receber mais de 50 mil participantes durante a COP30, reforçando a economia local e projetando o Brasil como protagonista em sustentabilidade e turismo responsável.

De acordo com dados do Ministério do Turismo e do Banco Central, o Brasil recebeu 6,65 milhões de visitantes estrangeiros em 2024 — o maior número em 15 anos. Esses turistas movimentaram US$ 7,34 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões), impulsionando o desenvolvimento do setor e confirmando a força do país no cenário internacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Empetur leva Pernambuco ao pódio do “Oscar dos Eventos” com duas ações premiadas

0
Dentro do domo, os visitantes puderam se sentir na praia e se encantar com as belezas naturais de Pernambuco - Foto: divulgação
Dentro do domo, os visitantes puderam se sentir na praia e se encantar com as belezas naturais de Pernambuco - Foto: divulgação

Pernambuco celebra mais uma conquista no cenário nacional do turismo e dos eventos. O Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), foi reconhecido no Prêmio Caio 2025 — considerado o “Oscar dos Eventos” no Brasil — com dois projetos de destaque na categoria *Ação Promocional*.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

As iniciativas premiadas são a “Ação de Carnaval 2025”, realizada em São Paulo, e a campanha “Verão Pernambuco, Deixa Rolar”, que marcou o lançamento da temporada turística 2024/2025. A colocação final (1º, 2º ou 3º lugar) será anunciada em 8 de dezembro, durante cerimônia em São Paulo.

“Este reconhecimento é resultado direto de uma política pública que valoriza o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural. O Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem investido de forma estratégica na promoção do nosso estado, fortalecendo o setor e gerando oportunidades em todas as regiões”, destacou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Verao PE Deixa Rolar - Foto: divulgação Empetur
Verao PE Deixa Rolar – Foto: divulgação Empetur

Carnaval pernambucano conquista São Paulo

A “Ação de Carnaval 2025” levou a energia e a riqueza cultural de Pernambuco à Avenida Paulista, em um cortejo de 5 quilômetros que culminou em uma grande celebração no Parque Burle Marx. O evento reuniu manifestações tradicionais como os Caretas de Triunfo, o maracatu de Nazaré da Mata, os Papangus de Bezerros e os Bonecos Gigantes de Olinda, além de passistas de frevo e artistas como Alceu Valença, Duda Beat, Gerlane Lopes, Romero Ferro, Nego Thor e Roger de Renor, com o Som na Rural — que viajou mais de 3 mil quilômetros até São Paulo.

“Verão Pernambuco, Deixa Rolar”

Inspirada na vivência sensorial do verão pernambucano, a campanha apresentou o estado por meio dos cinco sentidos — o calor do sol, o som do mar, o sabor da culinária e as cores da cultura local. Com ativações imersivas em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Buenos Aires, Assunção e Santiago, a ação reforçou a presença internacional de Pernambuco. O projeto foi embalado pela música *Deixa Rolar*, interpretada por Martins, em ritmo de Ijexá, traduzindo o calor e a alegria do povo pernambucano.

“Estar entre os três melhores do país já representa um importante reconhecimento nacional ao trabalho criativo e inovador da Empetur. Essas ações traduzem a alma de Pernambuco e mostram que estamos no caminho certo, levando o nome do estado cada vez mais longe”, afirmou o diretor de Comunicação e Marketing da Empetur, Diogo Beltrão.

Sobre o Prêmio Caio

Criado em 1999, o Prêmio Caio chega à 26ª edição em 2025 e reconhece empresas e profissionais que se destacam na indústria de eventos, turismo e *live marketing*. Realizado pela Revista *Eventos* e pelo Grupo Conecta Eventos, o prêmio conta com apoio das principais entidades do setor e tem como objetivo valorizar a excelência e a inovação no mercado nacional.

Europamundo celebra recorde histórico e projeta expansão global até 2026

0
Convenção anual Europamundo - foto: divulgação.
Convenção anual Europamundo - foto: divulgação.

A Europamundo Vacaciones encerrou a 29ª edição da sua Convenção Anual com resultados históricos e otimismo para 2026. Realizado em Varsóvia, capital da Polônia, o encontro reuniu 320 participantes de cerca de 50 países entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, sob o tema “Hacia Nuevos Rumos” (Rumo a Novas Direções). O evento segue até o dia 7, com post tour pela Polônia e Alemanha.

“Isso já não é mais uma convenção. É um ponto de encontro entre pessoas que dividem a vida. Vocês não são apenas clientes — são família. Se conseguimos superar um ano complexo como este, podemos tudo”, afirmou Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo Vacaciones, na abertura da etapa técnica do evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A representante do turismo polonês, Agata Witoslawska, destacou o momento simbólico vivido pela Polônia, que em 2025 celebra 1.000 anos de existência do Estado. “Polônia é mais do que imaginam. É um destino seguro, próximo dos grandes hubs europeus, com qualidade de serviços e surpresas além do óbvio”, afirmou, convidando o trade internacional a “ampliar a promoção do destino, sobretudo Varsóvia, como símbolo de reinvenção e modernidade”.

Crescimento e liderança regional

Durante a convenção, Alejandro de la Osa apresentou a projeção de 185 mil passageiros transportados em 2025, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. “Até agora, entre janeiro e outubro, já alcançamos 163.679 viajantes, superando a marca do mesmo período em 2024”, revelou o executivo.

A América Latina foi um dos destaques da apresentação, representando 11% do volume total de vendas globais. “Não se trata, exclusivamente, de vender mais. Se trata de vender melhor. Neste contexto, a América Latina seguirá sendo protagonista: esperamos ainda mais deste mercado”, afirmou de la Osa.

No ranking global de países com melhor desempenho, Argentina lidera com crescimento de 40,55%, seguida por México (1,5%) e Brasil, que manteve o mesmo volume de vendas de 2024.

Convenção anual Europamundo - foto divulgação.
Convenção anual Europamundo – foto divulgação.

Operadoras brasileiras em destaque

Entre as 12 operadoras com melhor performance global estão duas brasileiras: CVC e Schultz. Nathalia Pacheco de O. Moura, gerente de Produto Internacional da CVC Corp, celebrou a conquista:

“A Convenção nos dá muitos insights importantes. Não é apenas um encontro para apresentar as novidades de produtos, mas nos traz uma visão de mercado incrível, maior visibilidade das complexidades de viagem, inovação em soluções de viagens e tecnologia. E, o que eu mais gosto, é que sempre traz uma provocação sobre o futuro, o que está acontecendo no mundo e nos abre um canal de discussão de como iremos nos adaptar a todas as mudanças tecnológicas e sociais.”

Rodrigo Rodrigues, diretor Comercial da Schultz, destacou a longevidade da parceria: “Já são mais de 25 anos de parceria com a Europamundo, o que nos permite afirmar que somos especialistas. Nos sentimos parte da família, e existe uma sinergia baseada em seriedade, transparência, criatividade e constante inovação.”

Também estiveram presentes Agaxtur, BWT Operadora, FRT Operadora e Incomum Turismo. Celia Lima, coordenadora de Produtos Europa da Agaxtur, definiu o momento como “valioso para troca, aprendizado e fortalecimento da parceria”.

Estreante na Convenção, Gabriel Cordeiro, diretor-geral da BWT Operadora, afirmou: “A Europamundo representa exatamente o que buscamos oferecer: experiências autênticas, segurança, variedade e confiança, somando valor à nossa curadoria de produtos.”

Thaís Machado, diretora de Produtos Internacionais da FRT Operadora, ressaltou a importância do networking: “Este é um momento para conhecer tendências e vivenciar, na prática, um novo destino. Além disso, estar presente aqui nos permite antecipar novidades e fortalecer as nossas relações com todas as áreas da Europamundo, que é um parceiro estratégico na expansão dos nossos produtos pelo mundo.”

Fábio Frassetto, diretor-geral da Incomum Turismo, sintetizou o evento em três palavras: “integração, colaboração e futuro”. “Nestes dias, estamos conectados e interagindo com diferentes países e culturas, em um trabalho conjunto entre nações a partir da visão de planejamento e inovação que a Europamundo nos oferece para que possamos acompanhar seus planos e estratégias futuros.”

Representação brasileira

A comitiva brasileira foi conduzida por Clayton Araújo, gerente-geral da Europamundo Brasil, acompanhado por Gerusa Pastuch, executiva Comercial Sul Brasil, e Isadora Simões, executiva Comercial Norte e Nordeste. “Para além do dia a dia de trabalho, contar com a presença de profissionais tão comprometidos é uma oportunidade muito valiosa para nós, porque, além dos resultados de produção, nos permite apresentar, em primeira mão, nossas estratégias para o futuro e consolidar nossa parceria por muitos anos”, destacou Araújo.

Novos produtos e rotas

Luis Garcia, fundador e atual membro do Conselho da Europamundo, apresentou mais de 100 novos roteiros, ampliando a oferta da empresa em destinos como República Tcheca, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Áustria, Bulgária, Romênia, Tailândia e China.

“Planejar novos roteiros é mais do que prever circuitos. São possibilidades de roteiros individuais ou de pequenos grupos que serão oferecidos a partir de circuitos regulares. Pensar em um novo roteiro é desbravar e apresentar algo novo. Muitas vezes, adaptamos a oferta às novas necessidades do viajante, construindo experiências completas, diversas e autênticas.”

Luis Garcia - foto divulgação.
Luis Garcia, fundador e atual membro do Conselho da Europamundo – foto divulgação Europamundo

Foco em tecnologia e inovação

Durante o painel de encerramento, lideranças regionais discutiram os desafios para 2026, com atenção ao cenário eleitoral em diversos países e ao impacto da Copa do Mundo. “Entramos em 2026 com eixos prioritários que incluem diversificação de mercados, upselling e incremento de valor agregado, investimento no segmento de grupos e fortalecimento da América Latina”, enfatizou Alejandro de la Osa.

O segundo dia de convenção também abriu espaço para reflexões sobre a importância da tecnologia nos negócios da empresa, com destaque para investimentos em infraestrutura, cibersegurança, novas ferramentas e uso da inteligência artificial.

Gramado celebra o 40° Natal Luz com o encantador Tannenbaumfest

0
Magia e encanto marcam mais uma edição do Natal Luz de Gramado - Foto: Cleiton Thiele
Magia e encanto marcam mais uma edição do Natal Luz de Gramado - Foto: Cleiton Thiele

A 40ª edição do Natal Luz de Gramado, que segue até o dia 18 de janeiro, ganhou um toque especial com a realização do tradicional Tannenbaumfest, neste sábado (1º). O evento reuniu moradores, empresas e visitantes em um grande momento de celebração e integração, marcando um dos pontos altos da programação natalina da cidade.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Durante a tarde festiva, 34 pinheirinhos foram decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, cada um refletindo a criatividade e o espírito natalino dos participantes. As árvores concorrem ao Troféu Pinheiro de Cristal, uma obra exclusiva confeccionada pela Cristais de Gramado. O clima de alegria foi embalado pela Trupe de Natal e pelo Coro Vozes de Gramado, que encantaram o público com músicas e performances.

Comunidade e empresas juntas pela magia do Natal

Pela primeira vez participando do Tannenbaumfest, a Ivanete Confeitaria apostou em uma decoração inspirada na doçura natalina. “Nosso tema são os doces. Trouxemos cupcakes, panetones e biscoitos para enfeitar nossa árvore. Estamos muito felizes, porque este é um momento bonito e interessante do Natal Luz”, afirmou Bruna Wolf, colaboradora da confeitaria.

Já a Criamigos levou o carisma de seu personagem mais famoso para o evento. “Trouxemos o Pedro Pudim para decorar nossa árvore. Estamos apostando na fofura para tentar conquistar o Pinheiro de Cristal”, destacou Julienne Gaffree, gerente de marketing da marca.

tannenbaumfest
Decoração e espírito natalino tomam conta das ruas da cidade – foto: Cleiton Thiele

Inclusão e solidariedade em destaque

Em uma ação que simboliza o verdadeiro espírito do Natal, a B&B Seguros convidou a APAE de Gramado para participar da decoração de sua árvore. Os enfeites foram produzidos manualmente por jovens e adultos que integram o Programa de Inserção no Mercado de Trabalho da entidade. “O grupo participa de oficinas terapêuticas de produção e reciclagem e ficou muito feliz com o convite”, contou Paula Falk Gonzaga, coordenadora técnica da APAE Gramado.

Apoio e realização

O 40º Natal Luz de Gramado é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Conta ainda com patrocínio master da Gav Resorts, copatrocínio de Bradesco Seguros, Coca-Cola e CPFL RGE, além do apoio de diversas empresas e da Prefeitura de Gramado, sob realização da Gramadotur e do Governo Federal.

Club Med Lake Paradise tem rotina de atividades diárias e é opção para relaxar junto à natureza

0
Club Med Lake Paradise tem 379 quartos (foto - Simone Barros)
Club Med Lake Paradise tem 379 quartos (foto - Simone Barros)

O hotel faz parte da maior rede de resorts All Inclusive do mundo e se localiza em São Paulo, a apenas uma hora e meia da capital paulista, à beira do lago da represa Taiaçupeba.

Por Simone Barros @viagemelifestyle – colaboradora do DT

Estadia em resort para relaxar, sem perder o ritmo da atividade física. Assim é a rotina nos hotéis do Club Med, resort all inclusive que no Brasil tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e, em 2027, chegará também ao Rio Grande do Sul ( em Gramado).

Atividades ao ar livre

A apenas 70 quilômetros de São Paulo, o resort Lake Paradise oferece uma experiência completa de hospedagem no sistema all inclusive premium, e apresenta uma variada grade de atividades diárias ao ar livre. Sempre muito procurado por famílias e grupos, essa também é uma boa opção para casais e para quem busca relaxar.

Atividades náuticas (foto Simone Barros) Club Med
Atividades náuticas (foto Simone Barros)

O grande destaque do Club Med Lake Paradise são as atividades náuticas, que aproveitam toda a beleza da represa que cerca o empreendimento. Os hóspedes podem praticar vela, stand up paddle, caiaque e windsurf, e contam sempre com a presença de instrutores. Há aulas para todos os níveis, permitindo que iniciantes e praticantes avançados possam aproveitar o melhor dos esportes aquáticos em um cenário encantador do resort.

Esportes

Além das experiências no lago, o resort também oferece aulas de golfe, tênis, tiro com arco e caminhadas ecológicas por trilhas que cruzam áreas verdes preservadas.

Campo de golfe (foto Simone Barros)
Campo de golfe (foto Simone Barros)

É especial começar o dia com uma caminhada pela propriedade – acompanhados por um dos instrutores do resort que, aproveitam a ocasião, para apresentar as diversas áreas de lazer. Outra atividade imperdível é a aula de golfe – o professor, além de grande conhecedor da técnica, tem ótima didática e apresenta o esporte até mesmo para quem nunca praticou, de uma forma atrativa. Vale destacar que o resort conta com uma área específica para aulas e também um campo de golfe profissional de 18 buracos.

O resort tem quatro piscinas (foto Simone Barros)
O resort tem quatro piscinas (foto Simone Barros)

A infraestrutura esportiva do Lake Paradise é uma das mais completas da rede Club Med no Brasil. O resort oferece quatro piscinas, dentre elas uma coberta e uma infantil; dez quadras de tênis, 12 quadras de beach tennis, uma quadra poliesportiva, e dois campos de futebol profissionais.

Para relaxar

O bem-estar também tem faz parte da programação do resort. Aulas de alongamento e fitness, em diversos horários, e um spa (serviço pago à parte, mediante reserva) completam a experiência dos hóspedes. O spa oferece massagens relaxantes e terapias corporais.

Gastronomia

A gastronomia do Lake Paradise é um ponto alto da experiência de estadia. O destaque no resort é a cozinha local brasileira, porém não faltam opções variadas da culinária internacional nos dois restaurantes do espaço: Lakeshore, principal do resort com bufê variado e capacidade para até 530 pessoas, e Loch Restaurant, aberto somente no jantar e sob reserva, com serviço à la carte e capacidade para até 120 pessoas.

Club Med
Restaurante Lakeshore (foto Simone Barros)

Já entre os três bares disponíveis, o Paradise, localizado de frente para a piscina, é parada obrigatória para uma pausa no fim da tarde. Os bares contam com uma carta variada de drinks, dos clássicos aos autorais – tendo sempre um drink especial do dia.

Outro ponto alto da programação diária do resort é a realização de shows noturnos, alguns temáticos, com música ao vivo.

Seja para quem busca manter ou iniciar um ritmo de atividades físicas, ou para os que buscam somente relaxar, o resort oferece atrações variadas. Durante a estadia é possível unir esporte e descanso, aproveitando sempre uma boa gastronomia.

Serviço

Lake Paradise – Rod. Eng. Cândido do Rego Chaves, 4500 – Jundiapeba, Mogi das Cruzes – SP.

Parceria e reconhecimento guiam o 18.º Fórum Estrellas da Iberostar

0
Parceria Iberostar
Parceria Iberostar impulsiona evento Estrellas no México (divulgação)

Evento anual da Iberostar Hotels & Resorts reforça alianças com parceiros comerciais no México.

DA REDAÇÃO com assessorias

Na semana de 18 a 21 de outubro, a Iberostar realizou no hotel Iberostar Selection Coral Cancún (México) a 18.ª edição do Fórum Estrellas, com o objetivo de celebrar mais um ano de colaboração entre a rede e seus principais parceiros comerciais do Brasil e da América Latina. O encontro reforça a importância da parceria Iberostar no segmento hoteleiro e turístico latino‑americano.

A ocasião teve início no sábado com um coquetel de boas‑vindas, momento em que os convidados puderam vivenciar a hospitalidade mexicana e saudar o início da edição 2025 do evento. No domingo, o dia foi reservado ao lazer: os participantes desfrutaram de tempo livre para usufruir das instalações do hotel Iberostar e, à tarde, participaram de uma aula de dança. À noite, ocorreu o tradicional Jantar de Premiação, no qual a Iberostar homenageou as operadoras e parceiros que mais se destacaram ao longo do ano.

Na segunda‑feira, o grupo visitou o complexo Iberostar Playa Paraíso, na Riviera Maya, composto por cinco hotéis da rede. Também foi apresentado o novo hotel Iberostar Selection Riviera Cancún, cuja inauguração está marcada para 1.º de novembro, e o evento foi concluído com um jantar de despedida que celebrou o melhor da gastronomia mexicana.

A lista de parceiros convidados reflete a amplitude das relações comerciais da rede Iberostar: do Brasil às Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e demais países da América Latina, além de nomes globais. Essa articulação internacional reforça a estratégia da Iberostar de marcar ainda mais sua presença na região e consolidar vínculos com operadores-chave.

Sobre a Iberostar Hotels & Resorts: trata‑se da divisão hoteleira do grupo espanhol Iberostar, com quase 70 anos de atuação no setor e originária de uma empresa familiar que remonta a 1877. A rede conta com cerca de 32 000 quartos em 100 hotéis em 13 países.  Ela adota um modelo de turismo responsável por meio de seu movimento “Wave of Change”, que integra dimensões sociais, de governança e ambientais. A marca opera com segmentos diversos para diferentes perfis de hóspedes: Iberostar Waves (experiências para famílias e casais em ambiente praiano), Iberostar Selection (experiência premium) e JOIA by Iberostar (luxo altamente personalizado)).

LEIA TAMBÉM:

Iberostar, há 20 anos no Brasil, amplia presença nas Américas com novos investimentos

Campos do Jordão: luxo em hospedagem e opções gastronômicas

0
Campos do Jordão - a cidade mais alta do Brasil (foto - Simone Barros)
Campos do Jordão - a cidade mais alta do Brasil (foto - Simone Barros)

Campos do Jordão é um destino que une natureza, atrações ao ar livre, e hospedagens de luxo

Por Simone Barros, @viagemelifestyle – Colaboradora do DT 

Na cidade mais alta do Brasil, o charme da montanha se une à sofisticação da hotelaria e da gastronomia. A cerca de três horas de distância de carro de São Paulo, a cidade atrai turistas que buscam conforto e experiências únicas em todas as estações do ano. Apesar do inverno ser considerada a alta temporada da região ( não só pelo clima, mas também período de férias escolares), Campos do Jordão tem temperaturas amenas à noite, mesmo no verão. É sempre um convite para boa gastronomia e um bom vinho.

Campos do Jordão

Piscina e terraço Veuve Clicquot no hotel Quebra Noz (fotos: Simone Barros) Campos do Jordão
Piscina e terraço Veuve Clicquot no hotel Quebra Noz (fotos: Simone Barros)

Hospedagem

Para hospedagem, localização, estilo e serviços contam muito na escolha do hóspede. O Hotel Quebra-Noz é um refúgio contemporâneo cercado por araucárias e, ao mesmo tempo, bem pertinho do parque Capivari. Com arquitetura elegante e atmosfera acolhedora, o hotel combina luxo e hospitalidade. São ao todo 58 suítes que têm vista para o verde e nem parece que você está tão perto do centro.

O hotel tem uma black pool e uma piscina externa, ambas climatizadas, e o novo e exclusivo Terraço Veuve Clicquot – ótima opção para um drink no pôr do sol.

A gastronomia é outro ponto alto da estadia. O restaurante do hotel privilegia ingredientes regionais e sazonais, valorizando a culinária da montanha com toques contemporâneos. O Hotel Quebra-Noz oferece um completo e diferenciado café da manhã ( com variedade de queijos regionais, iogurte , pães e bolos feitos ali, além de pratos quentes na hora); um delicioso chá da tarde , noite de pizza aos sábados e, em qualquer refeição, sempre uma ótima carta de vinhos e drinks ( a adega do hotel impressiona).

Vale destacar que o hotel está entre os mais premiados de Campos do Jordão. Em 2024 foi eleito o melhor hotel de Serra do Brasil, pela revista Prazeres da Mesa. O hotel integra ainda a seleta rede do Circuito Elegante.

Parque Amantikir (foto Simone Barros)
Parque Amantikir (foto Simone Barros)

Passeios

Para os que apreciam o contato com a natureza, duas paradas são obrigatórias em Campos do Jordão: o Parque Amantikir, com seus 14 jardins inspirados em diferentes países, e o Horto Florestal, uma das maiores áreas de conservação ambiental do Estado de São Paulo. No Horto, além de trilhas e cachoeiras, há várias e ótimas opções de restaurantes.

Cave da vinícola Villa Santa Maria (foto Simone Barros) Campos do Jordão
Cave da vinícola Villa Santa Maria (foto Simone Barros)

Seguindo o roteiro de experiências , a Vinícola Villa Santa Maria, no Vale do Baú, é um dos tesouros da região. Não apenas pela visita, mas também pela qualidade dos vinhos, beleza do local e ótimo restaurante. O tour pelos vinhedos e pela cave revela a paixão da família proprietária pela viticultura, e a degustação guiada de vinhos brancos, tintos e também de seu hidromel.

Degustação de vinhos e produtos locais na vinícola Raizes do Baú ( foto Simone Barros)
Degustação de vinhos e produtos locais na vinícola Raizes do Baú (foto Simone Barros)

Outra parada especial é na vinícola Raízes do Baú, que fica numa charmosa fazenda. O local combina turismo rural, sabores da montanha e o visitante pode passear entre os vinhedos, conhecer as características dos nove tipos de uvas planta das ali e participar de uma degustação ao final – com direito a pães, queijos, chutney e geleias locais para harmonizar com os vinhos. Destaque para o Chardonnay , que surpreende pelo aroma e untuosidade.

Carbonara no menu do Elio Cucina Speciale (foto Simone Barros) Campos do Jordão
Carbonara no menu do Elio Cucina Speciale (foto Simone Barros)

Gastronomia

Campos do Jordão também é sinônimo de alta gastronomia, e o roteiro culinário é um espetáculo à parte. Entre os destaques da cidade está o Elio Cucina Speciale que apresenta uma cozinha italiana moderna, com massas artesanais e receitas exclusivas que apostam em ingredientes frescos e técnicas precisas.

Pennachi Ristorante fica no hotel Toriba ( foto Simone Barros)
Pennachi Ristorante fica no hotel Toriba (foto Simone Barros)

No Pennacchi Ristorante, restaurante que fica no famoso hotel Toriba, o ambiente elegante e acolhedor é palco para pratos clássicos italianos reinventados com sutileza, como o risoto de limão siciliano com camarões grelhados e o ossobuco ao vinho tinto. Vale observar – e se encantar- com os afrescos nas paredes do restaurante, todos feitos pelo artista italiano Fulvio Pennacchi.

Ambiente charmoso do tradicional restaurante Ludwig (foto Simone Barros) Campos do Jordão
Ambiente charmoso do tradicional restaurante Ludwig (foto Simone Barros)

Já o tradicional Restaurante Ludwig, um dos ícones da cidade, oferece fondue e receitas europeias em um clima romântico e acolhedor, ideal para noites frias de inverno. A preparação de pratos na frente dos clientes é um diferencial da casa.  O ambiente é clássico e reúne com frequência grupos e famílias.

Bonanza Parrila fica em área reservada e charmosa do Horto Florestal ( foto Simone Barros)
Bonanza Parrila fica em área reservada e charmosa do Horto Florestal (foto Simone Barros)

Para os apaixonados por carne, o Bonanza Parrilla é uma experiência completa: cortes nobres preparados com perfeição, acompanhados por uma carta de vinhos impecável e atendimento atencioso. O ambiente rústico-chique e a lareira central fazem do restaurante um ponto de encontro elegante para os amantes da boa mesa.

Fondue de chocolate no Le Foyer ( foto Simone Barros) Campos do Jordão
Fondue de chocolate no Le Foyer ( foto Simone Barros)

Encerrando o roteiro gastronômico com estilo, o Le Foyer, restaurante do Hotel Chateau La Villete, é um ícone da alta cozinha em Campos do Jordão. Com ambiente elegante, esse é um local especial para comemorações e momentos românticos. O restaurante é bem decorado, tem lareira e um dos destaques do menu é seu famoso fondue de chocolate.

Entre paisagens deslumbrantes, experiências enoturísticas e uma cena gastronômica de alto nível, Campos do Jordão reafirma seu lugar como o refúgio de luxo da Serra da Mantiqueira.