quarta-feira, novembro 19, 2025
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Casa Grande Hotel entra para lista dos 50 melhores do Brasil

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Casa Grande Hotel Resort & SPA é destaque no ranking da Revista Exame e reforça o prestígio do Guarujá como destino de turismo e luxo no país - Foto: divulgação
Casa Grande Hotel Resort & SPA é destaque no ranking da Revista Exame e reforça o prestígio do Guarujá como destino de turismo e luxo no país - Foto: divulgação

O Casa Grande Hotel Resort & SPA, localizado no Guarujá (SP), a apenas 90 km da capital paulista, foi reconhecido pela Revista Exame como um dos 50 Melhores Hotéis do Brasil 2025. A lista, divulgada em 24 de outubro, reúne os principais destinos de turismo e lazer do país e o resort é o único representante do litoral paulista.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O ranking foi elaborado com base na avaliação de 29 jornalistas, críticos e influenciadores especializados em turismo e estilo de vida. “É uma imensa alegria e satisfação estarmos presentes neste ranking tão importante para o setor. Isso prova que nossa dedicação, investimento e amor pela profissão valem sempre a pena. Agradeço a todos da revista e aos jurados participantes”, afirmou Lourival de Pieri, diretor geral do hotel.

O primeiro lugar da lista ficou com o Rosewood São Paulo, e, além dos premiados da capital, o estado conta ainda com cinco representantes de outras cidades: Campos do Jordão, Ibiúna, Mogi das Cruzes e Porto Feliz. O ranking completo está disponível no site da Revista Exame.

Estrutura de lazer e gastronomia premiada

Com 268 acomodações entre apartamentos, suítes e três chalés familiares que comportam até seis pessoas, o resort oferece uma ampla estrutura de lazer e bem-estar. Entre os destaques estão piscina externa climatizada, bares, academia, quadras de tênis e beach tennis, minigolfe, além do Beach Club, aberto das 10h às 19h, com espreguiçadeiras, bangalôs, DJ aos sábados e serviço completo de praia.

O SPA Casa Grande complementa a experiência com massagens relaxantes, sauna, piscina aquecida e diversos tratamentos de bem-estar.

A gastronomia é outro ponto forte: os restaurantes Thai, Atlântico e Sushi Bar foram novamente premiados pelo Traveller’s Choice 2025 do TripAdvisor. O complexo conta ainda com o Vila Rica (culinária italiana), Casa Grande I e II (buffet) e o Colonial Café (casual). Todos os restaurantes à la carte são abertos ao público.

Serviço

Peru Week celebra 12 anos reforçando laços e ampliando ações de promoção turística

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Milagros Ochoa e Silvia Seperack, da Promperú
Milagros Ochoa e Silvia Seperack, da Promperú

Realizado em São Paulo, Peru Week marcou o lançamento da nova edição da campanha da PromPerú, que une turismo, cultura e gastronomia e destaca o Brasil como um dos principais mercados emissores de visitantes ao país andino.

Por Denis Rugeri, do DIÁRIO

A campanha Peru Week, organizada pela Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PromPerú), celebrou 12 anos de história consolidando-se como uma das mais bem-sucedidas iniciativas internacionais de promoção turística e gastronômica do país andino. O evento, realizado com a presença de autoridades peruanas, operadores e parceiros brasileiros, destacou o papel estratégico do Brasil como um dos principais mercados emissores de turistas ao Peru.

A abertura aconteceu no restaurante Mares, em São Paulo — uma casa que traduz em sabores e atmosfera o espírito da costa norte do Peru. Inaugurado há sete meses, o Mares é comandado por Marisabel Woodman, também à frente do tradicional La Peruana, e tem como proposta homenagear a cidade natal da chef, Piura.

Com inspiração nas praias e tradições da região, o restaurante aposta em peixes, frutos do mar e pimentas frescas, valorizando ingredientes típicos e técnicas peruanas autênticas. A ambientação também remete à cultura local, com elementos naturais, referências aos cavalos de paso e às casas suspensas de Colán, criando uma experiência sensorial que transporta os visitantes às paisagens da costa peruana.

Marisabel Woodman e Alex Mcgregor, chef de cozinha
Marisabel Woodman e Alex Mcgregor, chef de cozinha

“Queremos que todos se sintam como se estivessem em Piura, em Máncora, nas praias do norte do Peru”, destacou Marisabel durante a recepção aos convidados. Na sequência, Silvia Seperack, diretora do escritório da PromPerú no Brasil, apresentou os principais resultados e metas da nova edição da Peru Week, reforçando a importância da parceria entre os dois países.

“PromPerú é responsável por uma campanha cultural e turística que une gastronomia, identidade e território. Há 12 anos seguimos promovendo o Peru no Brasil com o apoio de operadores, restaurantes, companhias aéreas e imprensa”, afirmou.

País de múltiplas experiências

Criada para unir gastronomia, identidade e território, a Peru Week é fruto de uma aliança colaborativa que envolve operadores de turismo brasileiros, companhias aéreas, consolidadoras e restaurantes peruanos em diversas cidades do país. O objetivo é claro: apresentar ao público brasileiro a diversidade de experiências que o Peru oferece — da rica culinária reconhecida mundialmente aos destinos culturais, de aventura e natureza.

Apresentação de dança típica peruana (1)
Apresentação de dança típica peruana

Segundo Silvia, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar entre os países latino-americanos que mais enviam turistas ao Peru e o 5º no ranking global. Em 2024, o país recebeu 184.725 visitantes brasileiros, e em 2025, até o momento, já foram 138 mil turistas, números que reforçam a importância desse intercâmbio.

Além de celebrar os resultados, a edição de 2025 trouxe novidades importantes. Atualmente, o Peru é conectado ao Brasil por uma média mensal de 248 voos, partindo de cinco cidades — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba — e, a partir de 12 de dezembro, também de Florianópolis. A ampliação da malha aérea promete facilitar o acesso e impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes.

Rigatoni à Putanesca
Rigatoni à Putanesca

Novos focos

A campanha, que reúne 154 empresas participantes, sendo 95 operadores de turismo brasileiros e 54 restaurantes peruanos, distribui-se em 20 cidades de cinco regiões do Brasil, demonstrando o alcance e a capilaridade da iniciativa. Em 2024, as ações da Peru Week resultaram em US$ 4,6 milhões em vendas, e a expectativa é de superar esse número em 2025.

Entre os produtos turísticos destacados estão os voos e pacotes promocionais para destinos clássicos como Lima, Cusco, Puno e Arequipa, além de novas regiões em ascensão, como Áncash, no norte peruano — uma área que reúne costa, montanha e uma das dez melhores rotas de trekking do mundo. Outro foco de crescimento é o turismo de floresta de luxo, com cruzeiros exclusivos que exploram a imensidão amazônica do país.

Gastronomia e cultura

Durante o encontro, representantes da PromPerú também ressaltaram o papel fundamental da gastronomia como motivadora de viagens. O Peru segue entre os destinos culinários mais premiados do planeta, abrigando dois dos melhores restaurantes do mundo e mantendo o título de melhor destino gastronômico da América.

Para celebrar esse reconhecimento, será realizado um mega festival gastronômico no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, de 5 a 7 de dezembro, reunindo o melhor da cozinha peruana em um ambiente de celebração cultural.

Semifredo de Chocolate
Semifredo de Chocolate

Com 12 anos de trajetória, a Peru Week reafirma o sucesso da estratégia peruana de promoção integrada — unindo turismo, cultura e gastronomia — e reforça o laço cada vez mais sólido entre Brasil e Peru no mapa do turismo latino-americano.

Contatos:

  • Restaurante Mares
    Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 299 – Pinheiros, São Paulo, SP
    Instagram: @maresdelaperuana
  • PromPerú – Escritório Comercial no Brasil
    Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 1912, Andar 5, Conj. 5/F, Edif. Cal
    Center II – São Paulo, SP
    Facebook: PROMPERÚ Brasil

Embratur traz ao Brasil maior encontro de turismo de luxo do mundo

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turismo
Em linha com o acordo de parceria, o Brasil será o foco de uma campanha de marketing e de promoção de 11 meses - Foto: Crédito: Embratur-Feel Brasil/Divulgação

A Embratur fortalece sua estratégia voltada para o turismo de luxo no Brasil ao trazer para o país, em abril de 2026, o evento global Embark Immersion, promovido pela americana Embark Beyond. Será a primeira vez que o encontro acontece em solo brasileiro. A edição reunirá cerca de 400 profissionais especializados no segmento e acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), resultado de uma parceria entre a agência brasileira e o grupo norte-americano, reconhecido mundialmente por oferecer roteiros personalizados de alto padrão.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur

Durante três dias de programação intensiva, o Embark Immersion reunirá consultores de viagens de luxo, executivos de hospitalidade, planejadores de eventos e jornalistas internacionais. Segundo a Embratur, o evento permitirá gerar novos negócios, ampliar redes de contato e aproximar o trade brasileiro dos principais tomadores de decisão do mercado global de alto padrão.

Como parte do acordo, o Brasil será promovido ao longo de uma campanha de 11 meses — até junho de 2026 — sob o selo “Hot New Destination of the Year” (Destino do Ano 2026). A iniciativa busca posicionar o país junto a consultores de viagens, clientes premium e ao trade internacional especializado em luxo, com ampla exposição nas plataformas de marketing da Embark.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância da iniciativa: “A vinda do Embark Immersion para o Rio de Janeiro, com apoio da Embratur, é um movimento estratégico para consolidar o Brasil como destino de ponta no cenário do turismo de luxo global. Nossos destinos têm cada vez mais reconhecimento no mercado mundial, e o turismo de luxo é um segmento estratégico do Plano Brasis.”

Freixo acrescentou que a parceria dará “acesso direto aos principais consultores de viagem do mundo”, mostrando “a grande diversidade de biomas, patrimônios da humanidade e experiências da curadoria da Embratur com o Sebrae, o Feel Brasil e produtos de interesse do turista internacional de alto padrão, que provocam impacto econômico positivo nas comunidades”.

Para a Embark Beyond, o evento representará uma imersão profunda no Brasil. “Nossos consultores participarão de mais de 40 experiências de imersão por todo o país antes do Embark Immersion, além de diversas sessões de treinamento aprofundado sobre alguns dos destinos mais incríveis do Brasil que a maioria dos estrangeiros desconhece”, afirmou Jack Ezon, sócio-diretor da empresa.

Alcance internacional e diversificação de destinos

A estratégia de promoção inclui a ativação da rede global da Embark Beyond para destacar o Brasil como destino de luxo. A primeira fase contempla as chamadas “Embark EPICs”, viagens de imersão em destinos brasileiros para consultores de viagens com faturamento anual entre US$ 2 milhões e US$ 10 milhões. Equipes de multimídia acompanharão as viagens para produzir conteúdo audiovisual que reforçará a imagem do país no mercado internacional.

O foco da ação está em diversificar o turismo de luxo brasileiro, ampliando a visibilidade de destinos fora do eixo Rio-São Paulo e promovendo experiências em biomas reconhecidos pela UNESCO, com pousadas de alto padrão e turismo de natureza sofisticado.

As edições anteriores do Embark Immersion aconteceram em destinos consagrados como Bahamas e Los Cabos, o que reforça o valor estratégico da escolha do Brasil como sede em 2026.

Além disso, a iniciativa leva em conta o perfil do turista internacional de luxo — visitante que busca experiências únicas, sustentáveis e autênticas, viaja fora da alta temporada e apresenta gasto diário elevado, contribuindo para reduzir o impacto da sazonalidade e fortalecer a economia local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

Salvador terá primeira marina pública e investe R$ 20 milhões no setor náutico

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Salvador - Prefeitura anuncia R$ 20 milhões para impulsionar o turismo náutico na capital baiana - Crédito: @revistanautica
Prefeitura anuncia R$ 20 milhões para impulsionar o turismo náutico na capital baiana - Crédito: @revistanautica

Durante a abertura da segunda edição do Salvador Boat Show, realizada na Bahia Marina, a Prefeitura de Salvador anunciou um investimento de R$ 20 milhões para fomentar o setor náutico e consolidar a capital baiana como referência nacional em turismo náutico. O plano estratégico, que será implantado nos próximos três anos, inclui a construção da primeira Marina Pública Municipal, a expansão de clubes náuticos, melhorias na infraestrutura de atracação e capacitação da mão de obra local.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

“Queremos conectar Salvador às águas. Sabemos o quanto a Economia do Mar pode contribuir para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destacou o prefeito Bruno Reis durante o evento. Segundo ele, a iniciativa busca transformar a Baía de Todos-os-Santos no maior polo náutico do Brasil, atraindo turistas, investidores e gerando empregos qualificados.

O plano prevê ações em três fases. No curto prazo, será ampliado o calendário de eventos náuticos e melhorada a infraestrutura de atracação. No médio prazo, o foco será a formação de parcerias público-privadas para expansão de clubes e criação da marina pública. Já no longo prazo, o objetivo é consolidar Salvador como a principal porta de entrada náutica do Atlântico Sul.

Salvador Boat Show movimenta o setor náutico na Bahia Marina - Crédito: @revistanautica
Salvador Boat Show movimenta o setor náutico na Bahia Marina – Crédito: @revistanautica

“A Baía de Todos-os-Santos é cercada por 18 municípios e abriga mais de 53 ilhas. O potencial turístico é imenso. A criação da Secretaria do Mar, em fevereiro deste ano, foi uma decisão estratégica para fomentar o setor e incorporar a cultura náutica à cidade”, afirmou Maria Eduarda Lomanto, secretária do Mar de Salvador.

O setor privado também tem apostado no crescimento do segmento. “Dobrou o número de estaleiros participantes e ampliamos as estruturas do evento. O anúncio do investimento do governo fortalece o setor e o torna ainda mais atrativo para investidores e marcas nacionais”, ressaltou Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e anfitrião do evento.

A diretora do Boat Show, Thalita Vicentini, reforçou que Salvador vive um momento de redescoberta da sua vocação marítima. “O evento reflete essa transformação. Ver o Boat Show dobrar de tamanho mostra que o público está engajado e que há uma demanda real por experiências ligadas ao mar. O anúncio do governo reforça essa sintonia entre o poder público e a iniciativa privada.”

Salvador - Evento reúne embarcações de luxo e atrai investidores e turistas - Crédito: @revistanautica
Evento reúne embarcações de luxo e atrai investidores e turistas – Crédito: @revistanautica

Sobre o evento

O Salvador Boat Show 2025 acontece até domingo, 2 de novembro, reunindo 40 embarcações — de modelos de entrada a iates de luxo — e 30 marcas nacionais e internacionais. A programação inclui test drives, passeios de vela, exposição de quadriciclos, jets e carros superesportivos, além de empreendimentos imobiliários de alto padrão e lançamentos de equipamentos náuticos.

  • Local: Bahia Marina – Av. Lafayete Coutinho, 1010, Salvador (BA)
  • Data: 30 de outubro a 2 de novembro
  • Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
  • Mais informações: www.salvadorboatshow.com.br
  • Patrocínio: Prefeitura de Salvador (Secretaria do Mar e SEMDEC)
  • Apoio: Ministério do Turismo / Governo Federal
  • Cobertura oficial: Revista Náutica | @revistanautica

Rede Delplaza de hotéis e Yázigi fazem parceria para capacitar colaboradores

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Rede Delplaza e Yázigi
Lorna Burleigh (Diretora do Yazigi) e Rodrigo Santana (executivo da rede Delplaza de Hotels) - (Crédito: DT)

A Rede Delplaza de hotéis acaba de firmar uma parceria estratégica com o Yázigi para oferecer treinamento em idiomas aos seus colaboradores.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

A iniciativa surge em um momento crucial para o setor de hotelaria, que enfrenta desafios significativos com a escassez de mão de obra qualificada, especialmente em áreas como hospedagem.

Rodrigo Santana, executivo da rede, explicou ao DIÁRIO DO TURISMO os bastidores da decisão. “Começamos analisando o volume de hóspedes estrangeiros e monitorando as avaliações em plataformas de reservas. Ficou evidente certa dificuldade de comunicação entre nossa equipe e os visitantes internacionais.” Segundo ele, essa constatação acendeu um alerta.

“Para garantir a continuidade e a qualidade dos nossos serviços, tivemos que flexibilizar requisitos de contratação. Mas não abrimos mão da excelência”, acrescenta. As aulas que já estão sendo aplicadas, começaram na segunda quinzena deste mês e atenderão, inicialmente 15 colaboradores da rede hoteleira.

Diante desse cenário, a rede optou por investir no capital humano interno. A proposta de qualificação linguística foi bem recebida. “Acreditamos que capacitar nossos colaboradores é uma forma de valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional. Isso não só melhora a experiência do hóspede, como também fortalece o vínculo do funcionário com a empresa”, afirma Rodrigo. Ele acrescenta que a medida também contribui para aumentar a retenção de talentos e abre novas oportunidades dentro da própria rede.

Segundo Santana, para a Delplaza, investir no aprendizado de idiomas é mais que uma resposta às demandas operacionais — é um compromisso com a hospitalidade de excelência.

Dever profissional

Para a diretora do Yázigi, Lorna Burleigh é uma nova oportunidade de difundir a qualidade do ensino de sua escola de idiomas a um setor que tem como dever profissional saber se comunicar em outras línguas. “Receber turistas de outras nacionalidades, de outras culturas não basta simpatia, é preciso comunicação, clareza e o domínio do Inglês, do Francês, do Espanhol que são línguas básicas para quem trabalha no ramo”, afirmou Lorna. Ela acrescenta que professores da unidade Yázigi República irão até os hotéis ministrarem as aulas. “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”, brinca a educadora.

Tradição e visão de futuro

O Hotel Delplaza Marabá, situado na histórica Avenida Ipiranga, é um dos clássicos de São Paulo. Parte de um conjunto arquitetônico que inclui o histórico Cine Marabá, o hotel possui duas torres, 171 apartamentos, quatro salas de eventos e restaurante. Um de seus diferenciais é a estrutura moderna aliada à tradição, com destaque para a sacada tombada pelo patrimônio histórico.

A unidade pertence à Rede Delplaza, que administra os hotéis Delplaza Marabá, Delplaza Timbiras e Delplaza Excelsior, todos localizados no centro de São Paulo. A rede faz parte do grupo Montreale, que detém nove hotéis — sete no Brasil e dois nos Estados Unidos.

Com foco no público corporativo, especialmente em razão da proximidade com polos como o Anhembi e o Expo Center Norte, o hotel também atrai estrangeiros e turistas que buscam vivências culturais e gastronômicas na capital paulista. “Nosso perfil é predominantemente de negócios, mas também atendemos turistas e visitantes ligados a órgãos públicos da região central. São Paulo é uma das cidades mais visitadas da América Latina — e queremos estar prontos para bem receber todos”, conclui Rodrigo.

Delplaza Hotels

Yázigi Idiomas

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Azul capacita 2 mil agentes em treinamentos sobre Orlando

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Azul - Agentes de viagens durante o “Vender Orlando é só Alegria” - Foto: divulgação
Agentes de viagens durante o “Vender Orlando é só Alegria” - Foto: divulgação

A Azul Linhas Aéreas reforçou seu compromisso com o trade turístico ao apoiar o ciclo de treinamentos “Vender Orlando é só Alegria”, promovido por Visit Orlando, Universal Destinations & Experiences e United Parks & Resorts. A ação percorreu dez cidades brasileiras, capacitando cerca de 2.000 agentes de viagens com foco na qualificação das vendas do destino Orlando, nos Estados Unidos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

As etapas foram realizadas em Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Fortaleza, que recebeu o encerramento durante a 14ª edição da BTM (Brazil Travel Market), um dos maiores eventos B2B do turismo nacional.

Durante os encontros, os participantes receberam atualizações sobre novas atrações, lançamentos de produtos, experiências temáticas e estratégias para aumentar a rentabilidade nas vendas do destino. O formato interativo incluiu um quiz final, e os agentes com melhor desempenho garantiram vaga em um famtour exclusivo para Orlando, previsto para dezembro de 2025.

“Essas capacitações reforçaram nossa conexão com o trade e o compromisso de oferecer suporte completo aos agentes, que são fundamentais na jornada de decisão do Cliente. Orlando é um dos destinos internacionais mais procurados e estratégicos para a Azul, e queremos que cada profissional esteja preparado para vender experiências completas”, destacou Ricardo Bezerra, gerente Comercial da Azul.

Atualmente, a companhia opera voos diários para Orlando e, durante a alta temporada, oferecerá 5.963 assentos em partidas de Recife, Belo Horizonte e São Paulo, consolidando-se como a empresa brasileira com maior número de conexões para o destino. Saiba mais sobre a Azul no site.

Nova era na hotelaria: Rio capacita profissionais para FNRH Digital

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Capacitação no Windsor Barra reuniu profissionais da hotelaria fluminense para apresentação da FNRH Digital - Crédito: divulgação
Capacitação no Windsor Barra reuniu profissionais da hotelaria fluminense para apresentação da FNRH Digital - Crédito: divulgação

O setor hoteleiro do Rio de Janeiro deu mais um passo em direção à transformação digital. Na última quarta-feira (29), o Windsor Barra Hotel sediou a primeira capacitação do país sobre o novo modelo da Ficha Nacional de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital). A ação foi resultado de uma parceria entre o HotéisRIO, a ABIH-RJ, o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O treinamento gratuito teve como objetivo preparar profissionais das áreas de recepção, reservas e tecnologia da informação para o uso do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) — plataforma desenvolvida pelo MTur e Serpro que substitui o tradicional formulário em papel. A ferramenta digital oferece recursos como pré-check-in, check-in e check-out eletrônicos, promovendo mais eficiência e segurança nas operações hoteleiras.

Inovação e modernização do setor

Durante o encontro, os especialistas Ângela Cascão e Mário Rudá Pontes de Andrade, do Ministério do Turismo, e Flavio de Melo Martins Pinheiro, do Serpro, apresentaram as principais funcionalidades e vantagens do novo sistema.

Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, o sucesso da capacitação mostra o protagonismo do Rio de Janeiro na adoção de tecnologias voltadas à hospitalidade: “O setor hoteleiro carioca é pioneiro e está comprometido com a modernização de seus processos. Essa atualização garante mais eficiência, segurança e agilidade no atendimento aos hóspedes”, destacou.

Já José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, ressaltou a importância da integração entre o poder público e a iniciativa privada: “Essa parceria com o Ministério do Turismo e o Serpro reforça a transformação digital do turismo brasileiro. A adesão dos hoteleiros fluminenses demonstra maturidade e profissionalismo, com foco na melhoria contínua dos serviços.”

Ângela Cascão, do Ministério do Turismo, apresentou as funcionalidades e benefícios da FNRH Digital durante a capacitação no Windsor Barra. - Foto: divulgação

Segurança e dados estratégicos

De acordo com Ângela Cascão, coordenadora de Apoio à Formalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, o novo sistema representa um marco para a hotelaria nacional: “Estamos virando uma página importante, substituindo o papel por uma solução digital, ágil e segura. A FNRH Digital simplifica a rotina dos hotéis e gera dados estratégicos que ajudarão na formulação de políticas públicas mais eficientes”, afirmou.

O coordenador-geral de Tecnologia da Informação do MTur, Mário Andrade, reforçou os aspectos de segurança do sistema: “A FNRH Digital utiliza autenticação do governo e está alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de integrar-se aos sistemas de gestão hoteleira, elimina o retrabalho e garante confiabilidade tanto para o hóspede quanto para o empresário.”

Participação de empresas de tecnologia

A capacitação também reuniu representantes dos principais sistemas de gestão hoteleira (PMS) do país, como Erbon Software, Host Hotel Systems, PC Systems e TOTVS, que acompanharam as orientações técnicas para integração ao novo sistema nacional.

Noronha ganha título internacional por proteger vida marinha

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Empetur e Latam promovem primeiro voo direto de São Paulo para Fernando de Noronha - Foto: Pixabay - Golfinho Rotador
Ilha de Fernando de Noronha - Foto: Pixabay

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, acaba de ser reconhecido pela organização internacional Mission Blue como o mais novo Hope Spot — áreas marinhas de especial importância ecológica para o planeta. A distinção reforça o papel do destino como referência mundial em conservação, biodiversidade e turismo sustentável.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O anúncio foi feito pela fundadora da Mission Blue, a oceanógrafa Dra. Sylvia Earle, que destacou a importância do reconhecimento.

Fernando de Noronha é um dos ambientes mais extraordinários do Atlântico tropical. Suas águas translúcidas e vida marinha abundante fazem dele um verdadeiro santuário de biodiversidade”, afirmou. “A designação como Hope Spot fortalece o trabalho de cientistas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e comunidades locais que há décadas se dedicam a preservar este lugar especial.”

Os representantes brasileiros nomeados como Hope Spot Champions são Fabio Borges, presidente do Instituto Vida no Oceano e do Projeto Tubarões e Raias de Noronha, e Rafaely Ventura, coordenadora do Projeto Tamar.

Um santuário da vida marinha

Formado por 21 ilhas de origem vulcânica, Noronha abriga dois importantes espaços de conservação: o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, área de proteção integral, e a Área de Proteção Ambiental (APA), onde vivem os moradores da ilha.
Essas unidades preservam cerca de 1.500 espécies de fauna e flora, incluindo tartarugas marinhas, baleias-jubarte, golfinhos-rotadores e 250 espécies de peixes recifais. O arquipélago também é lar de aves endêmicas como a Cocoruta-de-Noronha e o Sebinho-de-Noronha.

“A beleza cênica de Noronha não deixa dúvidas: aqui, a natureza é protagonista e tem o verdadeiro potencial de inspirar todos sobre a importância de proteger o oceano e sua biodiversidade”, destacou Fabio Borges. “Mergulhar em Noronha é uma experiência transformadora. Suas águas mornas e cristalinas acolhem os visitantes, que testemunham de perto a variedade de seres vivos que só o oceano pode oferecer.”

Desafios e preservação

Apesar da forte proteção ambiental, o arquipélago enfrenta desafios crescentes com o turismo descontrolado, o aumento populacional e a introdução de espécies invasoras. Especialistas alertam que o modelo de ecoturismo precisa ser reequilibrado para garantir a sustentabilidade dos ecossistemas.

“Fernando de Noronha é um território singular, onde a beleza das paisagens se encontra com a riqueza da vida marinha”, disse Rafaely Ventura. “Proteger esse patrimônio é um compromisso coletivo, garantindo que as futuras gerações possam se encantar com a vida marinha de Noronha.”

A pesca, praticada em pequena escala nas áreas permitidas da APA, é considerada sustentável. No entanto, o monitoramento da pesca comercial em mar aberto ainda é insuficiente, e a exploração de petróleo nas imediações continua sendo uma preocupação ambiental.

Esperança e cooperação global

O pesquisador Lucas Penna, do Parque Nacional Marinho, resume o espírito da nova designação: “A verdadeira experiência que podemos ter aqui é aprender que a natureza e a vida humana podem coexistir. Isso exige conhecimento e respeito. Noronha representa um ponto de esperança para todos nós.”

Com o reconhecimento da Mission Blue, Fernando de Noronha passa a integrar uma rede mundial de Hope Spots — regiões estratégicas para a saúde dos oceanos. Os próximos passos incluem a expansão da educação ambiental, o fortalecimento da fiscalização das áreas protegidas e o estímulo à colaboração internacional para garantir que o arquipélago continue sendo um modelo de equilíbrio entre conservação e turismo responsável.

Hotéis de Jurerê in_ abrem 92 vagas temporárias para o verão

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Hotel Jurerê Beach Village - Foto: divulgação
Hotel Jurerê Beach Village - Foto: divulgação

Com a chegada da alta temporada, os hotéis Jurerê Beach Village e IL Campanario Villaggio Resort, localizados em Jurerê in_, iniciaram a seleção de 92 profissionais temporários para reforçar suas equipes durante o verão. Os empreendimentos são administrados pelo Grupo Habitasul e integram um dos destinos mais procurados da capital catarinense.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

As vagas abrangem funções como camareiro(a), auxiliar de limpeza, manutenção, recreação, cozinha, bar e restaurante, entre outras posições na hotelaria e gastronomia. Os cargos exigem escolaridade entre o ensino fundamental e o nível técnico, com contratos de cerca de três meses.

O processo seletivo inclui triagem de currículos, entrevistas dinâmicas com o setor de Recursos Humanos e avaliação final pelos gestores das áreas. Entre os requisitos, destacam-se disponibilidade de horários (inclusive à noite, nos fins de semana e feriados), atuação presencial em Jurerê e conhecimento de uma segunda língua.

Capacitação e benefícios

Os novos colaboradores participam de treinamentos de integração e atendimento, voltados à padronização e à excelência dos serviços. Além disso, têm acesso gratuito a uma plataforma online de cursos, incentivo da empresa à qualificação e ao desenvolvimento contínuo.

Os contratados recebem vale-alimentação, vale-transporte, convênio farmácia e folga no dia do aniversário, além de ações internas de valorização, como celebrações, brindes e kits de fim de ano.

Segundo Ana Paula Laurentino, coordenadora de Gestão de Pessoas da Habitasul, há possibilidade de efetivação após o período de experiência:

“Alguns dos profissionais que iniciam como temporários acabam sendo incorporados à equipe fixa devido ao bom desempenho durante a temporada.”

Inscrições

Teresópolis se consolida como novo destino de enoturismo no Brasil, afirma Nina Benedito

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enoturismo em Teresópolis
O município, tradicionalmente ligado à natureza e à boa gastronomia, passa a atrair também os amantes do vinho, impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico (Crédito: PM Teresópolis - divulgação)

Conhecida por suas montanhas, clima ameno e charme serrano, Teresópolis (RJ) desponta como um dos principais destinos de enoturismo do Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (entrevista Paulo Atzingen, redação Clara Sllva)

O município, tradicionalmente ligado à natureza e à boa gastronomia, passa a atrair também os amantes do vinho, impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e turístico. A combinação entre paisagens exuberantes, produção local de uvas e experiências de degustação vem transformando a cidade em referência nacional no segmento.

Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, a secretária municipal de Turismo, Nina Benedito, anunciou a chegada da Vinícola Maturano, considerada a maior da Região Sudeste. O empreendimento — que une vinhedos, hotel, restaurante e capela para miniweddings — simboliza uma nova fase para o turismo local e consolida Teresópolis como destino completo, que alia natureza, gastronomia e hospitalidade com um toque de sofisticação.

Enoturismo em alta

“Teresópolis está com o enoturismo fortíssimo”, afirma Nina Benedito. “Hoje nós temos quatro vinícolas no município e vale destacar que a nossa pioneira foi a Fattoria Vinhas Altas, que produz um excelente Syrah e um Viognier desde 2019. Eles fazem um trabalho de receptivo turístico desde 2022, com degustações e experiências nos vinhedos.”

A nova atração do setor é a Vinícola Maturano, empreendimento de grande porte que une produção de vinhos, hospedagem e gastronomia. “Estamos ganhando um super presente: a maior vinícola da região Sudeste, que será inaugurada agora em outubro”, comemora Nina. “São três áreas de plantio em uma paisagem lindíssima, com heliponto capaz de receber cinco helicópteros ao mesmo tempo. O complexo contará ainda com hotel, capela para miniweddings e restaurante. É um projeto de altíssimo padrão.”

Segundo a secretária, a primeira vindima, realizada em 2024, já resultou em 40 mil garrafas distribuídas em três rótulos. “Este ano já tivemos a segunda vindima, com uma produção igualmente significativa”, destaca. Ela explica que a vitivinicultura é recente na região Sudeste: “Estamos falando de algo em torno de cinco anos. Em Teresópolis, o primeiro vinho foi produzido em 2019, e desde então outras vinícolas vêm surgindo.”

Além da Maturano e da Fattoria Vinhas Altas, outras duas vinícolas estão em fase de implantação. “Uma delas já produz um vinho jovem, com apenas duas semanas de fabricado, mas que promete ser um excelente rótulo. É um orgulho poder dizer que Teresópolis está produzindo vinho.”

enoturismo em Teresópolis
Nina Benedito, secretária municipal de Turismo de Teresópolis (Crédito: DT)

Natureza e ecoturismo

Teresópolis também se consolida como um destino voltado para o turismo de natureza. “O município é o único do estado do Rio de Janeiro com três unidades de conservação: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis. Somos abençoados por Deus com tamanha natureza”, ressalta a secretária.

Turismo rural em expansão

Outro segmento que vem ganhando força é o turismo rural, especialmente após a pandemia. “Temos dois distritos especializados em experiências rurais, onde o visitante pode participar de colheitas, conhecer a produção de morangos, tomar café da manhã e almoçar no campo”, explica Nina. “Também é possível ver de perto como são feitos os queijos de cabra e degustar produtos artesanais. As pessoas estão ávidas por experiências autênticas, ao ar livre, e Teresópolis tem esse diferencial.”

Infraestrutura e gastronomia

O município oferece uma estrutura robusta para receber visitantes. “Temos 53 meios de hospedagem, que vão de pousadas charmosas a grandes resorts — um dos maiores do Brasil está localizado aqui”, destaca a secretária.

Na gastronomia, a variedade é outro ponto forte. “São mais de 500 restaurantes, com opções que vão da comida caseira e mineira até gastronomias internacionalmente reconhecidas — italiana, espanhola, russa, alemã e portuguesa. Temos opções para todos os paladares”, afirma.

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