segunda-feira, abril 21, 2025
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Turismo acessível: MTur e UEA apresentam novo livro sobre inclusão no setor

Durante a IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo, realizada em Brasília (DF), o Ministério do Turismo lançou o livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”. A obra é resultado de uma parceria entre o MTur e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio da Itaipu Parquetec e cooperação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Redação do DT

O lançamento integrou o ciclo de palestras do painel “Turismo e Segmentação”, e contou com a apresentação da autora da publicação, professora doutora adjunta da UEA, Marklea da Cunha Ferst. Ela compartilhou dados importantes sobre o perfil do turista com deficiência, incluindo hábitos de consumo, renda e a influência da acessibilidade na escolha dos destinos.

“Cerca de 70% desses turistas consideram a acessibilidade ao escolher um destino e 45% viajam acompanhados. Isso demonstra que investir em acessibilidade não apenas atrai o turista com deficiência, mas também sua família, ampliando o impacto econômico do setor”, destacou Ferst.

A coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero de Souza, também reforçou a importância da iniciativa, alinhada às políticas públicas de inclusão e valorização da diversidade.

“Ao apoiar a publicação desse livro, o MTur reafirma seu compromisso com a inclusão e a promoção de um turismo acessível para todas as pessoas. A obra traz diretrizes essenciais para que os prestadores de serviços turísticos possam atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência, alinhando-se aos princípios do design universal. Com isso, não só ampliamos o acesso, mas também potencializamos a competitividade do setor, criando um ambiente mais acolhedor e diversificado, que respeita e valoriza as diferenças de todos os turistas”, afirmou.

Como parte das ações voltadas ao turismo acessível, o MTur, em parceria com a UNESCO, apoiou ainda a participação da jornalista Jéssica Paula Prego no painel “Turismo Sustentável, Responsável e Regenerativo”. Durante a palestra, Jéssica compartilhou sua vivência como turista com deficiência, destacando a importância da acessibilidade atitudinal.

Com deficiência física desde os seis anos, Jéssica é empresária e representa o Brasil na Alianza Internacional de Turismo Acessível (ATACC). Já visitou 38 países e percorreu mais de 250 mil quilômetros usando muletas. Entre suas conquistas, estão a travessia dos Lençóis Maranhenses a pé e o feito de ter se tornado a primeira mulher paraplégica a escalar o Pão de Açúcar. Ela também é fundadora da Passaporte Acessível, iniciativa dedicada ao mapeamento da acessibilidade em atrativos turísticos ao redor do mundo.

Para reforçar a inclusão no setor, o MTur mantém o Programa Turismo Acessível, que visa garantir que serviços, edificações e equipamentos turísticos estejam preparados para atender a todas as pessoas com segurança, conforto e autonomia.

A IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo segue até esta quinta-feira (3), com debates sobre inteligência artificial, inovação tecnológica e estratégias sustentáveis para o fortalecimento do setor. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e busca estreitar o diálogo entre o governo federal e os gestores locais.

Fonte: Livia Albernaz / Assessoria de Comunicação do MTur

Anac apresenta plano de ação ambiental para reduzir impactos da aviação

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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou o Plano de Ação Ambiental 2025-2027, que define os objetivos estratégicos e as iniciativas ambientais que nortearão sua atuação regulatória nos próximos três anos. O documento reforça o compromisso da Agência com a sustentabilidade na aviação civil brasileira, estruturando uma estratégia institucional baseada na implementação de novos instrumentos voltados à gestão e à ação ambiental no setor.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante a elaboração do documento, a Anac identificou os principais desafios ambientais do setor: o ruído aeronáutico, a emissão de poluentes, a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, a transição energética e a adaptação de infraestruturas críticas aos efeitos climáticos já em curso.

Esses desafios são intensificados por tendências como o aumento do número de operações aéreas, a ampliação do acesso da população aos serviços de transporte aéreo e a incorporação de novas tecnologias, como drones e eVTOLs. Esse cenário impõe novas exigências à sustentabilidade do setor, inserindo a aviação em um contexto mais amplo de transição para uma economia de baixo carbono.

Para enfrentar esses desafios, o plano estabelece quatro instrumentos de ação: os programas Sustentar e Aeroportos Sustentáveis; a Rede Ambiental da Aviação; e a Carteira de Projetos Ambientais. As iniciativas buscam aprimorar tecnologias existentes, estimular a adoção de práticas sustentáveis e fomentar o desenvolvimento do mercado de combustíveis sustentáveis de aviação.

As ações estão alinhadas à Política de Ação Ambiental da Anac, estruturada em três diretrizes: a consideração dos impactos ambientais nos regulamentos da Agência; o uso de incentivos para estimular práticas voluntárias de sustentabilidade e gestão ambiental entre os regulados; e a criação de mecanismos de monitoramento e aferição de indicadores ambientais do setor.

Esse conjunto de iniciativas compõe a agenda de sustentabilidade da aviação civil brasileira, alinhando-se à Lei nº 14.993, de 8 de outubro de 2024, e aos compromissos ambientais globais assumidos no âmbito da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci).

A expectativa é de que o plano atual e suas futuras edições contribuam significativamente para os esforços internacionais de mitigação e adaptação climática, em consonância com os compromissos da Oaci e do Acordo de Paris. Saiba mais no site oficial.

GTA planeja capacitar mais de 11 mil agentes de viagens em 2025

A GTA – Global Travel Assistance estabeleceu a meta de capacitar mais de 11 mil agentes de viagens em 2025. Foi isso que Gelson Popazoglo, diretor comercial da empresa afirmou ao DIÁRIO durante a Expo Paraná, que aconteceu na semana passada em Curitiba.

por Silvana Canal – Colaboração para o DIÁRIO

Segundo ele, no primeiro trimestre, aproximadamente 3 mil profissionais já participaram dos treinamentos realizados em diversas cidades, incluindo Campinas (SP), João Pessoa (PB), Recife (PE), Caruaru (PE), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS). A seguradora é presença constante em feiras de turismo, como a Expo Turismo Curitiba, realizada em Curitiba/PR.

“A capacitação de agentes de viagens é considerada um diferencial estratégico pela GTA, que investe continuamente em iniciativas para manter esses profissionais atualizados e bem preparados”, afirmou Gelson ao DT.

Os treinamentos, oferecidos por meio da Academia GTA, abrangem temas como gestão, vendas, marketing e estratégias de seguros, além de promover a cultura do seguro viagem. “Mais do que uma oportunidade de capacitação, a capacitação nos permite estreitar laços com esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na disseminação do seguro viagem. As regiões são estratégicas para a GTA, com um mercado promissor e excelentes perspectivas de crescimento”, reforça o diretor comercial.

Academia GTA 

Além dos treinamentos presenciais e virtuais, a GTA lançou o programa “Academia GTA por Você”, um formato online de capacitação para agentes de viagens. A empresa também organiza roadshows, famtours e programações regionalizadas, visando fortalecer o relacionamento com os agentes e disseminar a importância do seguro viagem.

Com sede em São Paulo e atuação 100% B2B, a GTA conta com 70 executivos de conta realizando cerca de 400 visitas diárias, a empresa alcança aproximadamente 8 mil visitas presenciais mensais. Essa presença constante junto aos agentes de viagem é vista como um fator essencial para manter uma comunicação direta e eficaz, além de garantir que todos estejam atualizados sobre novos produtos e serviços.

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Gelson Popazoglo, diretor da GTA: ‘só sobreviverão os resilientes’

 

 

 

 

Voa Brasil amplia horizontes e conecta aposentados a 82 destinos pelo país

Em apenas oito meses, o Programa Voa Brasil, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), movimentou mais de 35 mil reservas e levou aposentados do INSS a conhecerem mais de 80 cidades brasileiras. O número de destinos alcançados passou de 82 em março, com a inclusão dos aeroportos de Fernando de Noronha (PE), Guanambi (BA) e Teófilo Otoni (MG).

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, São Paulo permanece como o destino favorito dos beneficiários, reunindo quase 30% das passagens emitidas — foram 10.261 bilhetes. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (3.050), Recife (2.745), Fortaleza (2.453) e Brasília (2.268). Entre os 20 destinos mais acessados, apenas três não são capitais: Campinas (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Porto Seguro (BA).

Voa Brasil: Sem subsídios e com ampla adesão

O diferencial do programa está em sua estrutura: sem o uso de verbas públicas, o Voa Brasil conta com a colaboração das companhias aéreas, que ofertam assentos ociosos em períodos de menor demanda. A iniciativa já atraiu cerca de 150 mil aposentados, dos quais 24% efetivaram suas reservas — índice expressivo em comparação aos sistemas tradicionais das companhias aéreas, cuja conversão gira entre 1% e 3%.

Objetivo cumprido: democratizar o acesso aos céus

“O objetivo de incluir novos usuários no transporte aéreo está plenamente atingido”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. A proposta democratiza o acesso às viagens de avião, fortalecendo o turismo interno com foco em públicos historicamente excluídos desse tipo de mobilidade.

Como participar do Voa Brasil

O acesso ao programa é simples: basta entrar no site www.gov.br/voabrasil, selecionar data, origem e destino. As passagens, com valor de até R$ 200, estão disponíveis para aposentados do INSS que não tenham voado nos últimos 12 meses. Cada beneficiário pode adquirir até dois trechos por ano.

Voa Brasil: estudantes também embarcam

A segunda fase do Voa Brasil incluirá estudantes cadastrados no ProUni, Fies e Sisu. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, essa etapa será realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), ampliando o alcance da proposta para públicos jovens e em formação.

Lista: confira a lista das cidades contempladas pelo Voa Brasil nos últimos 8 meses (Fonte: MPOR)

Região UF Cidade Destino Origem
Centro-Oeste DF Brasília 2.268 2.251
Centro-Oeste GO Goiânia 242 250
Centro-Oeste MS Campo Grande 100 94
Centro-Oeste MT Cuiabá / Várzea Grande 68 74
Centro-Oeste MT Sinop 16 12
Centro-Oeste GO Caldas Novas 12 2
Centro-Oeste MS Bonito 6 7
Centro-Oeste MT Rondonópolis 2 2
Norte PA Belém 447 432
Norte AM Manaus 373 377
Norte RO Porto Velho 85 89
Norte TO Palmas 64 61
Norte PA Santarém 42 35
Norte AC Rio Branco 32 32
Norte PA Marabá 29 31
Norte AP Macapá 18 26
Norte RR Boa Vista 17 20
Norte PA Parauapebas 9 11
Norte AM Tabatinga 6 2
Norte AM São Gabriel da Cachoeira 5 1
Norte PA Altamira 4 2
Norte AC Cruzeiro do Sul 1
Nordeste PE Recife 2.745 2.650
Nordeste CE Fortaleza 2.453 2.283
Nordeste BA Salvador 2.024 2.020
Nordeste PB João Pessoa/Bayeux 1.324 1.082
Nordeste AL Maceió/Rio Largo 1.130 1.132
Nordeste RN Natal 1.040 1.003
Nordeste MA São Luís 708 719
Nordeste SE Aracaju 647 611
Nordeste CE Juazeiro do Norte 553 522
Nordeste BA Porto Seguro 500 491
Nordeste PI Teresina 404 342
Nordeste PE Petrolina 289 257
Nordeste BA Ilhéus 227 220
Nordeste BA Vitória da Conquista 176 181
Nordeste MA Imperatriz 88 76
Nordeste CE Cruz 26 23
Nordeste BA Barreiras 3 6
Nordeste PE Fernando de Noronha 3 3
Nordeste RN Mossoró 3 1
Nordeste PB Campina Grande 2 7
Nordeste BA Guanambi 1
Sul RS Porto Alegre 582 618
Sul PR Curitiba 354 359
Sul SC Florianópolis 297 328
Sul PR Foz do Iguaçu 212 193
Sul SC Navegantes 85 73
Sul RS Passo Fundo 46 52
Sul SC Chapecó 37 46
Sul PR Maringá 37 35
Sul PR Cascavel 30 24
Sul RS Caxias do Sul 30 37
Sul PR Londrina 27 22
Sul SC Joinville 12 12
Sul RS Pelotas 12 10
Sul RS Santa Maria 3 3
Sul PR Pato Branco 2 1
Sul PR Ponta Grossa 2 2
Sul SC Jaguaruna 1 4
Sul PR Umuarama 1 1
Sul RS Santo Ângelo 2
Sul PR Guarapuava 1
Sudeste SP São Paulo 10.261 10.569
Sudeste RJ Rio de Janeiro 3.050 3.286
Sudeste MG Belo Horizonte/Confins 997 1.044
Sudeste SP Campinas 657 733
Sudeste ES Vitória 373 404
Sudeste MG Montes Claros 34 31
Sudeste MG Uberlândia 29 35
Sudeste SP São José do Rio Preto 22 22
Sudeste SP Ribeirão Preto 14 14
Sudeste SP Presidente Prudente 6 3
Sudeste MG Goianá 3 2
Sudeste MG Uberaba 3 1
Sudeste SP Araçatuba 2 2
Sudeste MG Santana do Paraíso/Ipatinga 2 4
Sudeste SP São José dos Campos 2 2
Sudeste SP Bauru 1
Sudeste MG Governador Valadares 1 2
Sudeste MG Teófilo Otoni 1
Sudeste MG Varginha 1

Teresa Perez apresenta nova gerente de vendas

A Teresa Perez Operadora anunciou nesta quarta-feira, 2, a contratação de Paula Dias para o cargo de gerente de Vendas B2B. Com a chegada da executiva, a empresa passa a contar com sua maior equipe dedicada exclusivamente ao segmento. O novo time é formado também por Ricardo Teixeira e Katia Weigand, que já atuam na operadora, além de Carla Biancato, recém-integrada à empresa e com passagem pela Visual Turismo.

“A ideia é estarmos mais próximos de nossas agências parceiras, com um contato ativo e um atendimento sempre disponível e assertivo. Nossos executivos têm visitado e mantido conversas constantes com essas agências, oferecendo as melhores soluções operacionais e a expertise em viagens com significado”, afirma Leonardo Mignani, Vice-Presidente Comercial da Teresa Perez.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, colaboradora do TP Group desde 2022, Paula Dias celebra a chegada à Teresa Perez com entusiasmo: “É uma mudança na forma de trabalhar, e já estamos observando resultados positivos mesmo em pouco tempo. Os executivos estão divididos por regiões: Ricardo atenderá o Rio de Janeiro, enquanto Katia será responsável por Belo Horizonte. Ambos também dividirão o atendimento da capital e do interior de São Paulo, mercado muito relevante para nós. Já as agências do Sul e das demais regiões do Brasil contarão com o suporte de Carla”, explica a gerente.

Sobre Teresa Perez

Com 33 anos de história, a Teresa Perez é especialista em viagens personalizadas e significativas e uma das marcas do TP Group. Sua atuação pioneira inclui um trabalho consistente de consultoria em viagens em destinos nas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Com um time de consultores apaixonados por viagens, a agência identifica os interesses, desejos e necessidades de cada cliente, com análise de roteiros, destinos, culturas e logísticas.

Teresa Perez, fundadora, e Tomas Perez, CEO da agência e operadora, são membros do Conselho do mundialmente renomado Grupo Four Seasons, no qual discutem tendências e qualidade dos serviços, dentre outros assuntos do setor. A agência de viagens e operadora também integra diversos clubes de benefícios, como os das redes de hotéis Mandarin Oriental, Ritz-Carlton, Starwood, Four Seasons e Rocco Forte, entre outros, que garantem vantagens exclusivas aos seus clientes. A empresa vem sendo sucessivamente reconhecida através de prêmios concedidos anualmente no Virtuoso Travel Week, como Top Production Latin America. Saiba mais no site oficial. 

Expresso Turístico da CPTM é destaque na reunião do Conturesp

O tema principal da quarta reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp), realizado na terça-feira (1 de abril), foi o Expresso Turístico, serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que envolve uma experiência única aos turistas, resgata o charme das viagens de trem, valor cultural e conexão com o passado ferroviário. Uma verdadeira imersão na história e na essência ferroviária de São Paulo.

O encontro deste mês aconteceu na Expotel, feira realizada na capital paulista e que é um dos maiores encontros de empreendedores do setor de hotelaria do Brasil. Na oportunidade, a secretária-executiva da Pasta, Luciane Leite, representou o secretário Roberto de Lucena, presidente deste Conselho, ao lado de Armando Arruda Pereira, secretário-executivo do Conturesp, Shirley Duarte, representando a coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente, e Maria Helena Boeri, secretária do Conselho.

Vale dizer que a CPTM é uma sociedade de economia mista operadora de transporte ferroviário vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. O Expresso Turístico tem capacidade de lotação para quatro carros com 88 assentos. Atualmente são três destinos que podem ser visitados pelos turistas: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partida e chegada na Estação da Luz, Capital.

Em Paranapiacaba, vila histórica na Serra do Mar, encanta com seu patrimônio ferroviário e natureza exuberante em percurso de 48 km. O Museu Castelinho relembra o passado da São Paulo Railway, enquanto o Parque Natural Municipal oferece trilhas em meio à Mata Atlântica. Já no município de Jundiaí, num percurso de 60 km, os turistas podem conhecer o charme das vinícolas locais e degustar vinhos produzidos na região. Além disso, o Parque da Uva e o Jardim Botânico oferecem espaços ideais para momentos de lazer e contato com a natureza. Este destino conta com uma infraestrutura turística bem estruturada.

Em Mogi das Cruzes, com 55 km de percurso, nota-se a riqueza em história, cultura e belezas naturais, perfeita para quem busca uma experiência autêntica e memorável. Ao desembarcar, os visitantes podem explorar o Parque Centenário, e constatar a fama de sua gastronomia, especialmente pelos restaurantes rurais.

As apresentações foram feitas pelas coordenadoras do Expresso Turístico Maíra Maciel Leite e Bruna Domingues Alves Paes de Almeida, ambas da CPTM. Informaram que os interessados podem acessar o seguinte instagram: Expresso Turístico CPTM (@expressoturisticocptm).

Muitos conselheiros expressaram-se durante a reunião do Conturesp, e os temas foram abrangentes, como Pet Friendly; Jogos e Cassinos em território paulista; a importância dos receptivos nos equipamentos turísticos; o prêmio Abime (Associação Brasileira de Imprensa da Mídia Eletrônica); próximo Ranqueamento das Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico e a Abav Travel/SP em 9 e 10 de abril de 2025 em Campinas. Shirley, da Coordenadoria de Turismo (Cotur) da Setur-SP informou aos conselheiros sobre as ações da Pasta em favor do setor, a exemplo do estande montado para 1º e 2 de abril no Expotel, a participação da Secretaria na WTM Latin America feira de Turismo que ocorre de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o Sabor de São Paulo em Araçatuba e, em breve, o lançamento das Rotas do Café em conjunto com as outras secretarias de Abastecimento e Agricultura, Desenvolvimento Econômicoe e Casa Civil.

ALL.com renova com Roland-Garros Jr e promove imersão no Pullman Ibirapuera

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Pelo terceiro ano consecutivo, a ALL.com, plataforma de reservas da Accor, reforça seu compromisso com o turismo esportivo ao patrocinar a edição 2025 do Roland-Garros Junior Series by Renault, que ocorre de 31 de março a 6 de abril na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. A ação destaca a importância do esporte como vetor de integração regional e desenvolvimento do turismo, alinhando-se aos princípios constitucionais de promoção do lazer, da cultura e da inclusão. Ao apoiar jovens talentos do tênis latino-americano, a marca contribui para consolidar o Brasil como destino estratégico para grandes eventos internacionais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além de impulsionar as carreiras dos jovens atletas, o campeonato também é uma oportunidade para apoiar o esporte e apresentar ao público os próximos ícones do tênis da América Latina.

“Associar a marca ALL.com a um torneio de prestígio como Roland-Garros fortalece nossa presença global e nos conecta a um público apaixonado por experiências autênticas. Essa parceria estratégica não apenas amplia nossa visibilidade, mas também consolida o ALL.com como a escolha ideal para quem busca hospitalidade de excelência aliada à emoção do esporte”, afirma Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & Digital Strategy da Accor Américas, para as divisões Premium, Midscale & Economy.

Este ano, a marca traz uma experiência inédita e totalmente imersiva para os fãs de tênis e hóspedes do Pullman São Paulo Ibirapuera.

Suíte temática - Foto: divulgação Accor - All.com
Suíte temática – Foto: divulgação Accor

Experiências temáticas e inspiradas no torneio

O hotel Pullman São Paulo Ibirapuera está totalmente ambientado com a temática do Roland-Garros, oferecendo uma imersão única para os fãs do esporte. Com instalações inspiradas nas quadras de tênis, o hotel contará com duas suítes exclusivas, disponíveis para resgates de associados do ALL até 30 de junho de 2025. Os detalhes das suítes e informações sobre reservas podem ser conferidos no site. Além disso, há um menu especial de 5 ‘sets’ inspirado no tênis. Esses espaços foram projetados para combinar a experiência premium do hotel com a energia do torneio, permitindo que os hóspedes se sintam ainda mais próximos do mundo do tênis.

Além da hospedagem tematizada, os associados do programa puderam resgatar experiências exclusivas. Entre as ofertas, estiveram clínicas de tênis com participação de ícones do esporte, como o argentino Juan Martín Del Potro e o brasileiro Bruno Soares. Para completar, será possível acessar a área VIP e o Roland-Garros Village, um espaço projetado para recriar a atmosfera do torneio parisiense em São Paulo. O local oferece snacks e bebidas ao longo do dia, proporcionando uma experiência única para assistir aos jogos e sentir o verdadeiro espírito de Roland-Garros, sem precisar sair do Brasil.

Reforçando ainda seu compromisso social, o ALL segue apoiando a Rede Tênis Brasil (RTB), projeto de cunho social com foco em desenvolvimento de jovens talentos, levando cerca de 10 alunos do projeto para assistir um dia do torneio. A RTB já impactou mais de 70 mil crianças e tem como meta transformar a vida de mais de 400 mil jovens em todo o Brasil nos próximos 10 anos.

Saiba mais no site oficial.

BLTA movimenta mercado de luxo com roadshow nacional em Porto Alegre e Rio

Dando continuidade à sua missão de promover a hospitalidade de alto padrão do Brasil no mercado nacional e internacional, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) realizou nos dias 25 e 27 de março as duas primeiras etapas do seu roadshow nacional de 2025. Os encontros ocorreram em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, reunindo 25 associados, entre hotéis de luxo e DMCs, e promovendo rodadas de negócios com agentes e operadores de viagem das duas capitais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, no Cais Embarcadero, a capital gaúcha foi o ponto de partida desses encontros com o trade, reunindo 25 associados e 30 representantes de 26 agências/operadoras convidadas para um momento especial de troca e relacionamento. Em formato de rodada de negócios, os associados apresentaram experiências, produtos e novidades, promovendo conexões e impulsionando novas oportunidades dentro do segmento de luxo no Brasil.

Essa etapa do roadshow em Porto Alegre teve, também, a apresentação do CEO do Festuris Eduardo Zorzanello como parceiro, estabelecendo um convite especial aos associados da BLTA para a participação no evento que acontecerá em novembro, em Gramado (RS), em comemoração aos dez anos do Espaço Luxury.

Dois dias depois, 25 associados e 40 representantes de 25 operadoras e agências convidadas encontraram-se no Belmond Copacabana Palace, anfitrião do evento e associado da BLTA.

Sobre os dois eventos, que tiveram como apoiadores o Visit Rio e a Trousseau, a CEO da associação, Camilla Barretto, afirma: “Nossos roadshows nacionais promovem encontros que fortalecem conexões e reafirmam nosso compromisso com um turismo de luxo que exalta a riqueza cultural, natural e a hospitalidade incomparável do Brasil também para os brasileiros. Fomos muito bem recebidos em ambas as cidades com esses eventos que estreitaram os laços dos nossos Xodós do Brasil com o mercado”.

Ainda de acordo com Camilla, “esses encontros também se constituem em uma excelente oportunidade para os associados apresentarem as novidades e as mais variadas experiências que proporcionam de norte a sul, leste a oeste do país, unindo autenticidade, sustentabilidade e sofisticação”.

Tendo a sustentabilidade como um de seus pilares de atuação e como ocorre em todos os eventos que realiza, a BLTA incentivou, durante as duas etapas do roadshow, a compensação de carbono. De acordo com a Associação Movimento Mecenas da Vida foram compensados 8416 kg de CO2.

Participantes Roadshow Nacional: Auroraeco, Botanique Hotel Experience, Caiman, Carmel Charme Resort, Carmel Taíba Exclusive Resort, Casa Brasileira Hotel Galeria, Casa e Vilas Siará, Copacabana Palace, a Belmond Hotel, Cristalino Lodge, Hamares Boutique Hotel, Hotel Cataratas, A Belmond Hotel, JANEIRO Hotel, Kûara Hotel, LK Design Hotel, NANNAI Muro Alto, NANNAI Noronha Solar dos Ventos, Passion Collection, Pedras Do Patacho Hotel, Ponta Dos Ganchos, Pousada Estrela D’Água, Pousada Literária De Paraty, Pousada Maria Flor, Pousada Trijunção, Pousada Tutabel, Rancho do Peixe, Rosewood São Paulo, Toca da Coruja, Txai Resort, Unique Garden Hotel & Spa, Uxua Casa Hotel & Spa e Vila da Santa Hotel Boutique & Spa

*Rosewood São Paulo só participou da etapa de Porto Alegre e Vila Santa Teresa, do Rio de Janeiro

Emotions Travel Show

Encerrado o roadshow nacional, nova caravana da BLTA desembarcou no Peru, onde, desde o dia 31/3 e até 3/4, 17 associados acompanham Camilla Barretto na Emotions Travel Show, em Lima. “Trata-se de uma participação conjunta e alinhada da Embratur com a BLTA nesta que é considerada uma das mais relevantes feiras internacionais de turismo de luxo, que reúne produtos únicos, reforça a união de esforços em promover o Brasil como um destino diverso, autêntico e sustentável, em pé de igualdade com os melhores do mundo”, avalia a CEO. Ela complementa que essa expressiva representatividade de associados na feira ilustra a intenção de posicionar o Brasil cada vez mais como um destino único na América Latina.

Participantes presentes no Emotions: Anavilhanas Jungle Lodge, Casa Brasileira Hotel Galeria, Casa e Villas Siará, Casana Hotel, Cristalino Lodge, Fasano, Botanique, Ibiti Projeto, Janeiro Hotel, Kûara Hotel, Nannai, Pedras Do Patacho Hotel, Ponta dos Ganchos, Pousada Estrela D’Água, Uxua Casa Hotel & Spa, Compass Signature, Umacanoa, Rio Life e Very Latin. Saiba mais no rede social da BTLA.

Fim prematuro do Perse é inconstitucional e prejudica setor de eventos

A decisão da Receita Federal de antecipar o encerramento do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) gerou forte reação entre os representantes do turismo e da hospitalidade no Brasil. Em artigo contundente, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), questiona a constitucionalidade da medida, que ignora o prazo legal estabelecido até 2026 e compromete a recuperação de um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19.
Sampaio também aponta falhas graves de transparência na execução do programa, com ausência de dados claros sobre a aplicação dos recursos e inconsistências nas informações divulgadas. Para ele, a medida ameaça a estabilidade econômica de milhares de empresas e a manutenção de empregos, colocando em risco todo o ecossistema de turismo e eventos no país.
Fim prematuro do Perse é inconstitucional e prejudica setor de eventos
Por Alexandre Sampaio

Nas últimas semanas estamos lidando e tentando reverter o anúncio da Receita Federal acerca do iminente encerramento do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), afirmando que o teto de R$ 15 bilhões da renúncia fiscal será atingido ainda neste mês de março. Sendo que, de acordo com a legislação, o programa deveria se estender até 2026 ou até atingir esse limite financeiro. Tendo participado de toda a luta pela aprovação do Perse, e agora lidar com a decisão de extinguir o Programa antes do prazo legal é, no mínimo, questionável. É fato que tal decisão prejudica gravemente os setores de turismo e eventos, que ainda enfrentam um longo processo de recuperação das sequelas causadas pela pandemia de Covid-19.

Como presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), não posso deixar de expressar minha profunda preocupação com o fechamento prematuro deste programa e com as falhas evidentes na sua execução. A decisão da Receita Federal de antecipar o fim do Perse, baseando-se numa Lei Inconstitucional, editada em desacordo com a Súmula 544 do Supremo Tribunal Federal, não apenas ignora a realidade das empresas que ainda estão lutando para se reerguer, mas também revela sérias deficiências de transparência e fiscalização.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o Perse foi criado para auxiliar setores duramente impactados pela pandemia, e a sua extinção antes do previsto parece contradizer esse objetivo. O setor de eventos, ao qual pertencem centenas de empresas que empregam milhares de brasileiros, ainda enfrenta desafios imensos, como dívidas acumuladas, queda de demanda e os efeitos da desaceleração econômica. A ideia de que o programa será encerrado sem uma análise mais cuidadosa da situação atual das empresas é, no mínimo, precipitada.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o Perse foi criado para auxiliar setores duramente impactados pela pandemia, e a sua extinção antes do previsto parece contradizer esse objetivo.

Pontuo também que a falta de transparência da Receita em relação aos beneficiários do programa – uma questão que não podemos ignorar. As informações sobre a utilização dos recursos e a evolução do teto orçamentário, conforme preconizado pela Lei nº 14.859/2024, não têm sido divulgadas de forma clara e acessível, o que impossibilita uma avaliação adequada por parte da sociedade, do Congresso Nacional e dos próprios beneficiários. Sem essa visibilidade, é impossível garantir que o programa tenha cumprido seu objetivo de maneira eficiente e justa. Além disso, existem indícios de inconsistências nos dados fornecidos pela Polícia Federal, o que reforça a necessidade de uma revisão profunda na aplicação do programa.

A transparência é um pilar fundamental para a confiança da sociedade nas políticas públicas. A falta dela compromete não apenas a eficácia do programa, mas também a segurança jurídica necessária para que o setor de turismo e eventos continue a se desenvolver de forma estável e sustentável.

A relevância do Perse para o setor de eventos e turismo é indiscutível. Trata-se de um dos segmentos mais afetados pela crise da pandemia, mas também um dos principais geradores de empregos no país. Sua recuperação é vital para a economia brasileira, e não podemos permitir que decisões precipitadas coloquem em risco a sobrevivência de empresas e a manutenção de postos de trabalho.

LATAM transporta araras-vermelhas ameaçadas em ação inédita do Avião Solidário

O transporte de animais silvestres exige uma operação cuidadosa e eficiente, especialmente quando se trata de espécies ameaçadas. Atenta a essa necessidade, a LATAM realizou nesta segunda-feira (31) mais uma missão do programa Avião Solidário, promovendo o deslocamento gratuito de oito araras-vermelhas (Ara chloropterus). As aves foram levadas em um voo direto do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, até Foz do Iguaçu (PR), onde serão acolhidas pelo Parque das Aves, referência em conservação da fauna brasileira.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as aves haviam sido apreendidas em outubro de 2024 na cidade de Guararema (SP), após uma denúncia de tráfico de animais silvestres. Desde então ficaram sob os cuidados do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (CETRAS-SP). Agora, no Parque das Aves, elas recebem os cuidados necessários e vão contribuir para os esforços de conservação da sua espécie, que passou da categoria vulnerável (VU), em 2018, para em perigo de extinção (EN), em 2024, segundo a Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção do Paraná.

O transporte aéreo realizado pela LATAM Cargo garantiu mais segurança e conforto às araras-vermelhas, reduzindo para 1h30 um deslocamento que levaria aproximadamente 14 horas por via terrestre.

Avião solidário da LATAM já protegeu mais de 4,6 mil animais no Brasil 

Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul, desde 4 de maio de 2024.

O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

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