Início Site Página 14

Viagens corporativas no Brasil registram faturamento recorde em agosto

0

Em agosto de 2024, o setor de viagens corporativas alcançou um faturamento de R$ 12,1 bilhões, representando um crescimento de 8,2% em comparação com o mesmo mês de 2023. Esse é o maior valor registrado em agosto na série histórica iniciada em 2011, segundo o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), conduzido pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV).

Além do recorde mensal, o setor registrou um acumulado de R$ 82,6 bilhões nos primeiros oito meses do ano, o que representa um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho positivo reflete tanto o aumento na demanda por serviços de transporte e hospedagem quanto o encarecimento dessas tarifas.

Entre agosto de 2023 e agosto de 2024, o preço médio das diárias de hotéis no Brasil subiu cerca de 13,4%, conforme apontado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). No mesmo período, as passagens aéreas apresentaram um aumento tarifário de 5%, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A diretora-executiva da ALAGEV, Luana Nogueira, atribui o bom desempenho de agosto à ausência de feriados prolongados, que favorece a retomada intensa das atividades empresariais após as férias de julho. “Agosto é um bom período para o mercado, pois não tem feriados prolongados. É também o momento em que há a retomada das atividades empresariais de forma mais intensa, após o término das férias de julho, dando o start no segundo semestre do ano”, explica Luana.

O crescimento da economia brasileira também foi crucial para o aumento do faturamento no setor de viagens corporativas. Segundo dados do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um aumento de 3,1% em 2024, impulsionando a demanda por serviços de viagens no país.

Luana ainda destaca a importância desse resultado para o setor. “De maneira geral, é um momento recorde para o setor e deve ser celebrado. O valor histórico atingido em agosto sustenta a ideia da relevância das viagens corporativas para a dinâmica econômica do país”, afirma.

As perspectivas para os próximos meses são otimistas. Na 16ª edição da Global Business Travel Association (GBTA), Suzanne Neufang, CEO da associação, mencionou que o mercado caminha para fechar 2024 com um faturamento anual de aproximadamente R$ 165 bilhões, consolidando o Brasil em posição de destaque no ranking global do setor, segundo Luana. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências)

Turismo de SP promove rotas gastronômicas em Mogi das Cruzes

0
Iniciativa vai capacitar e divulgar produtores da Rota Gastronômica Nascentes do Tietê e Entre Serras e Águas de 3 e 9 de novembro

O Sabor de São Paulo, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), e pertencente ao maior programa de valorização da gastronomia paulista, chega a Mogi das Cruzes para promover as Regiões Turísticas Nascentes do Tietê e Entre Serras e Águas.

Entre as ações de promoção às regiões, destaques para a participação de jornalistas, agentes de turismo e influenciadores digitais de gastronomia que visitarão estabelecimentos como, queijarias, cervejarias, produtores de embutidos artesanais e mel, além de restaurantes dos municípios que integram as rotas.

“Este programa tem extraído o que há de melhor em cada região que é realizado. Agora, Mogi das Cruzes e todos os produtores pertencentes a estas regiões turísticas, têm a oportunidade de exibir os seus produtos e fazer negócios diretamente com seu público consumidor, enquanto participam do nosso Festival Gastronômico”, afirma Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Na sexta-feira (08), no Centro de Convenções do Parque Leon Feffer, profissionais do turismo e da gastronomia participam de um workshop de capacitação, com palestras ligadas ao turismo gastronômico, atendimento ao cliente, turismo rural e aprimoramento de negócios. Para finalizar, os profissionais participarão de uma aula show com o Chef Henrique Yukio Ide.

No dia seguinte, também no Centro de Convenções do Parque Leon Feffer, acontecerá o tradicional Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, aberto ao público e com entrada gratuita. Na ocasião, os visitantes poderão conhecer e se deliciar com as comidas e bebidas de produtores regionais.

Desde 2023, o Sabor de São Paulo já alcançou mais de 5,3 mil pessoas e durante as edições Campinas, São José dos Campos, Presidente Prudente e Santos.

Chile é destino turístico mais procurado entre 2020 e 2023, aponta pesquisa

Embarque de brasileiros para o país andino segue em alta

Muito conhecido por suas belezas naturais e produtos de qualidade, o Chile é apontado como o destino turístico de maior procura entre os anos de 2020 e 2023 segundo o estudo “Longitudinal” feito pela Fundação Imagem Chile. Foram ouvidas 2.600 pessoas de 13 capitais espalhadas pelo mundo, como São Paulo, Nova Iorque, Paris, Dubai, Tóquio. Do total de participantes, 52% consideram o Chile como principal escolha para viagem em 2023, ante 42% de 2020.

Os principais atributos que chamam a atenção dos turistas do mundo todo são natureza atraente, passando de 77% em 2020 para 80% em 2023; país reconhecido pela sua arte, cultura e patrimônio, para 70%; por exportar produtos de qualidade, de 54% para 67%. Não ficam de fora a menção sobre o Chile ser um país confiável, de 49% para 64%, e seguro, de 48% para 61%.

Se tratando do total de turistas que entraram no país andino em 2023, dados do Serviço Nacional de Turismo, Sernatur, mostram que esse número chegou a 3.730.507 pessoas, representando uma alta de 83,7% sobre 2022. Desse total, 13% eram de turistas brasileiros, contabilizando a entrada de 485.933 mil pessoas, o que faz do Brasil o segundo maior emissor de turistas após a Argentina.

Já entre janeiro e agosto deste ano, entraram no Chile um total de 2.849.681 milhões de turistas. Os dados representam alta de 35,7% em relação ao mesmo período de 2023. Fazendo um recorte sobre o Brasil, o país enviou 439.361 mil pessoas, avanço de 15,4%.

Hugo Corales, Diretor Comercial da ProChile no Brasil, comenta que “o Brasil é nosso principal parceiro comercial na América Latina. Todos os dias abastecemos a mesa do brasileiro com alimentos como salmão, frutos do mar, frutas frescas, nozes e também outros produtos como vinho e azeite. Com o encontro de negócios Chile Week, entre 30 de setembro e 4 de outubro, queremos aprofundar e fortalecer nosso posicionamento no mercado e aproveitá-lo como plataforma para abrir novas oportunidades em outros setores como o Turismo.”

Coquimbo Região Estelar

Um dos destinos que despontam no interesse dos brasileiros é a região de Coquimbo. Localizada ao norte do Chile é reconhecida mundialmente como a “região das estrelas” por ter os céus mais transparentes do mundo para observação astronômica e por possuir a maior rede de turismo astronômico do hemisfério sul. Mas não é só o céu estrelado que atrai o olhar dos visitantes. O destino oferece a oportunidade de conhecer o pisco, aguardente chilena produzida a partir das uvas e que está se tornando sensação entre os consumidores brasileiros, além de seu patrimônio natural e arqueológico, as tradições camponesas e o artesanato em pedra nos seus vales. Há recantos pouco explorados com santuários naturais, pinturas rupestres, aves nativas, paisagens que falam da sua cultura camponesa quando são decoradas com os seus rebanhos de cabras, belos pomares e impressionantes videiras.

Entre as comunas, há as chamadas “zonas rezagadas” (“áreas carentes”) por serem mais remotas, compostas por Monte Patria, Punitaqui, Combarbalá e Canela localizadas nos Vales Limarí e Choapa – coroados pela Cordilheira dos Andes – onde se abre um espaço para o turismo rural e o Turismo Wellness, ideal para retiros, atividades ao ar livre, entre outras dinâmicas de bem-estar.

Este território oferece experiências, paisagens e sabores que se conectam com a cultura da sua comunidade. É uma terra com tradições típicas da região como a transumância dos criadores de cabras. Além disso, é um local com uma atividade agrícola com variedade de produtos para desfrutar de uma rica gastronomia (vinhos, frutas frescas e frutos secos, que ligam o paladar às paisagens montanhosas deste país do fim do mundo).

Sobre ProChile

ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover a oferta exportável de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, do investimento estrangeiro e do turismo.

Ministro do Turismo defende ajuste na tributação do imposto sobre consumo

Celso Sabino defende taxar grandes fortunas visando a redução da carga tributária do imposto sobre consumo

REDAÇÃO DO DT 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, defendeu a alíquota próxima de zero durante o 2º Simpósio Liberdade Econômica, realizado nesta terça-feira (5). O evento promoveu discussões sobre a regulamentação da Reforma Tributária, em Brasília (DF).

De acordo com matéria publicada na CNN Brasil, o ministro defendeu a taxação de grandes fortunas, como contrapartida à redução do imposto sobre consumo. A proposta é defendida pela equipe econômica do governo Lula.

“Não é admissível que um cidadão, que recebe US$ 1 milhão por mês, pague o mesmo imposto, quando vai comprar um refrigerante, do que um trabalhador que ganha R$ 1.500 por mês. O tributo, que incide sobre o consumo, é o mais injusto para sociedade de qualquer país”, afirmou.

O governo espera que a alíquota dos impostos sobre produtos e serviços fique em 27,97% com a reforma tributária que se encontra em tramitação no Congresso.

“O consumo de bens e serviços precisa ter uma alíquota próxima de zero. Isso é muito importante. Para que isso aconteça e para que o estado sobreviva, nós temos que ter contrapartidas. A contrapartida é taxar a distribuição de lucros e dividendos e a renda através dos lucros”, disse o ministro Celso Sabino.

No Brasil os dividendos (parte do lucro dividido entre os acionistas de uma empresa) são isentos de impostos.

Fonte: CNN Brasil

Madrid desponta como polo de compras de luxo e atrai número recorde de turistas brasileiros

0

Madrid, a capital espanhola, está em alta entre os brasileiros que buscam experiências de compras sofisticadas, com uma variedade irresistível de marcas de luxo, moda, beleza, decoração e gastronomia de alta qualidade.

Segundo dados da Turespaña (Instituto de Turismo da Espanha), entre janeiro e julho deste ano, Madrid recebeu aproximadamente 104 mil turistas brasileiros, um salto de 35% em comparação ao mesmo período de 2023 e 32% a mais que em 2019. Esses turistas responderam por 44,7% do total de brasileiros na Espanha, impulsionando o turismo local e movimentando mais de 621 milhões de euros, um aumento de 17% em relação ao ano passado.

Segundo dados da Turespaña (Instituto de Turismo da Espanha), entre janeiro e julho deste ano, Madrid recebeu aproximadamente 104 mil turistas brasileiros, um salto de 35% em comparação ao mesmo período de 2023 e 32% a mais que em 2019.

A conectividade é outro fator que fortalece a atração por Madrid. Com mais de 100 voos diretos ligando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras grandes capitais brasileiras, a capital espanhola se torna uma escolha prática e ideal para quem deseja explorar a Europa. Esther Calvo Ruiz, Diretora Internacional da Câmara de Comércio de Madrid, destaca a afinidade dos brasileiros com a cidade: “Madrid oferece uma conexão profunda com a cultura latina, o que faz os brasileiros se sentirem em casa. A hospitalidade, a oferta gastronômica e as opções de compras premium combinam-se perfeitamente para atender ao perfil dos brasileiros que valorizam autenticidade e sofisticação”, afirma.

Campanha “Madrid 7 Estrelas” destaca a cidade como destino de compras exclusivo

Para celebrar esse crescimento e reafirmar seu posicionamento global, a Câmara de Comércio de Madrid lança a edição 2024 da campanha “Madrid 7 Estrelas”. A iniciativa busca consolidar a cidade como um destino premium, oferecendo uma experiência de compras única e marcante. A campanha promete destacar Madrid como “a melhor loja do mundo”, com suas ofertas exclusivas em moda, luxo, decoração e gastronomia, atraindo ainda mais brasileiros para uma vivência memorável na capital espanhola. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências)

Belém e COP30: Cidade das Mangueiras tem hotéis e infraestrutura suficiente?

A cidade de Belém, no Pará, enfrenta o desafio de transformar sua infraestrutura para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em novembro de 2025. Trata-se de um evento de proporções globais, atraindo atenção tanto para as questões ambientais quanto para o potencial de desenvolvimento da região amazônica.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações de O Liberal e Valor Econômico

Desde que a cidade foi anunciada como anfitriã, em maio de 2023, a preocupação com gargalos estruturais se intensificou, especialmente em áreas como capacidade de hospedagem, mobilidade urbana e saneamento básico – temas que colocam à prova a preparação da capital paraense.

Capacidade hoteleira

Um dos principais pontos de atenção é a capacidade hoteleira de Belém, que atualmente se mostra insuficiente para atender à alta demanda esperada, considerando o influxo de delegações, representantes de ONGs, imprensa e especialistas de diversos países. Em resposta a esse déficit, as autoridades locais e investidores privados buscam soluções que vão desde a ampliação de hotéis e pousadas até alternativas como hospedagem em cidades próximas e acomodação em navios de cruzeiro. Para viabilizar essa última opção, o porto de Belém deve passar por um processo de dragagem, essencial para permitir a ancoragem dos transatlânticos que poderão funcionar como hotéis flutuantes.

Além da questão de hospedagem, a mobilidade urbana também representa um desafio urgente. Com uma malha de transporte que ainda enfrenta problemas de modernização e expansão, o município se vê pressionado a aprimorar rotas e garantir acessibilidade eficiente para os participantes da conferência. Este cenário inclui a requalificação de vias e melhorias na infraestrutura aeroportuária, que precisa de ampliação para suportar o intenso movimento de voos previstos para o evento.

Outro aspecto crítico é o saneamento básico. O tratamento de água e esgoto em Belém ainda reflete desafios do passado e evidencia a necessidade de uma reforma profunda. Melhorias neste setor são vistas não apenas como uma necessidade prática para a COP30, mas como uma medida essencial para a saúde pública e para a conservação ambiental da região.

O jornal Valor Econômico destaca que tais problemas, antigos e estruturais, precisam de atenção imediata e investimentos significativos para garantir que Belém esteja preparada para receber a cúpula climáticaização da COP30 na Amazônia traz, ainda, um simbolismo poderoso. Além de dar visibilidade aos problemas e potenciais da região, a escolha de Belém como sede do evento enfatiza a importância de incluir a floresta amazônica no centro das discussões globais sobre mudança climática. Para o Brasil, essa é uma oportunidade de projetar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável, mostrando ao mundo que é possível alinhar preservação ambiental e progresso socioeconômico.

Belém e COP30
Belém do Pará, da Ilha do Combu (FOTO: CRISTINO MARTINS / ARQUIVO AG. PARÁ)

Diagnóstico da Capacidade Atual
A oferta hoteleira de Belém hoje é de aproximadamente 16 mil leitos, distribuídos entre 100 estabelecimentos, incluindo hotéis e pousadas. Esse número é considerado insuficiente para atender à demanda esperada para a COP30, o que levou a cidade a mobilizar diversos investimentos e parcerias para aumentar sua capacidade. (Fonte)​
Apesar dos desafios, o setor vem registrando melhorias nos índices de ocupação e uma série de adaptações em infraestrutura e serviços, como reformas nos quartos, melhoria nos serviços de recepção e aumento da qualificação da equipe, com treinamentos em idiomas e atendimento ao público internacional​. .

Investimentos e Parcerias Estratégicas

Para enfrentar a necessidade de ampliar a oferta de hospedagem, uma série de investimentos tem sido feita. Algumas das principais iniciativas incluem:
Linhas de Crédito Facilitadas: O governo federal, em colaboração com bancos como BNDES, Banco do Brasil e Caixa, está oferecendo linhas de crédito especiais para incentivar a expansão e reforma de hotéis. Essas condições facilitadas incluem juros reduzidos e menos burocracia, especialmente para reformas e novas construções​ (Fonte)

.

Helder Barbalho, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan e da representante da Airbnb, assinando o acordo (Crédito: Marco Santos – Agência Pará)
Parcerias com Plataformas de Hospedagem: Em uma medida inovadora, o Governo do Pará firmou parcerias com plataformas como Airbnb para incentivar que moradores locais disponibilizem suas residências durante o evento. Esse movimento visa não apenas a expansão de leitos, mas também a valorização da hospitalidade tradicional paraense e a geração de renda extra para a população​ informa a Agência Pará.
Aproveitamento de Infraestrutura Existente: A prefeitura de Belém assinou um decreto permitindo a adaptação de prédios públicos inativos em espaços de hospedagem temporária. Esses locais serão convertidos para atender a uma parte da demanda, e incluem prédios da Receita Federal e do INSS na cidade​, informa o jornal O LIBERAL.
Investimento em Treinamento Profissional: Ainda, segundo O LIBERAL, para aprimorar o atendimento e alinhar os serviços ao padrão internacional esperado para o evento, mais de 60 programas de capacitação estão em andamento, abordando desde o atendimento bilíngue até o manejo sustentável, promovendo um atendimento diferenciado aos visitantes​.
.

 

Mercadão de São Paulo representa o Brasil na WTM Londres 2024

0

O Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão, está levando a cultura e a gastronomia de São Paulo para o World Travel Market (WTM) em Londres, o maior evento de turismo global, que ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro.

A participação é organizada pela Mercado SP, concessionária responsável pela administração do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, em uma iniciativa conjunta com a Embratur.

“Estamos muito orgulhosos de levar o Mercadão, como ponto turístico e gastronômico de São Paulo, representando o Brasil neste evento de relevância global, que reúne as principais lideranças do setor de turismo e viagens do mundo todo. É uma oportunidade única de fortalecer nossa marca e estabelecer novos laços com mercados internacionais”, declarou Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, que lidera a equipe do Mercadão em Londres.

Além da presença na feira, a delegação brasileira aproveita a ocasião para explorar alguns dos mais importantes mercados londrinos, incluindo o famoso Borough Market, um dos “Sete Magníficos” mercados da capital britânica. Fundado em 1014 e com menção histórica datada de 1276, o Borough Market é um dos espaços de alimentos mais tradicionais de Londres e inspira iniciativas ao redor do mundo.

Bonametti destaca que as visitas aos mercados ingleses são uma oportunidade de ampliar a visão sobre o papel do Mercadão como ponto turístico e de referência cultural. “Conhecer de perto alguns mercados tradicionais nos permite expandir nossas perspectivas sobre o que significa ser um centro de gastronomia e cultura. Nosso objetivo é fortalecer a imagem do Mercadão como um destino não só para os paulistanos, mas para turistas de todo o mundo, com uma oferta única de produtos, experiências e uma conexão genuína com a tradição do mercado”, conclui o CEO.

Sobre a Mercado SP SPE S.A

Desde 2021, a concessionária Mercado SP SPE S.A é responsável pela gestão do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato, sob concessão de 25 anos. A empresa atua na revitalização dos mercados, prezando por uma experiência que une gastronomia, história e cultura paulistana. Além da manutenção e operação dos mercados, a concessionária se compromete com a restauração dos espaços e busca uma administração moderna, eficiente e sustentável.

Sobre o Mercadão

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal Paulistano, projetado pelo renomado arquiteto Felisberto Ranzini, é um dos mais conhecidos pontos turísticos de São Paulo. O prédio, tombado pelo patrimônio histórico desde 2004, destaca-se pela arquitetura e pela vasta oferta gastronômica, atraindo visitantes nacionais e internacionais. Desde a concessão em 2021, a Mercado SP busca transformar o Mercadão na principal experiência gastronômica do mundo.

Sobre o Mercado Kinjo Yamato

Fundado em 1936 como Mercado Municipal da Cantareira, o Mercado Kinjo Yamato é uma referência em hortifruti e um dos primeiros mercados públicos da cidade. Renomeado em homenagem ao pioneiro da imigração japonesa Kinjo Yamato, o espaço destaca-se pela icônica cobertura metálica escocesa e sua importância histórica. Em concessão desde 2021, a gestão busca resgatar a importância do mercado no centro de São Paulo.

Nísia Floresta (RN) se destaca com gastronomia e hospitalidade

Pousada Colmeia Chalés e o restaurante Caranguejo do Olavo estão entre os destaques da região 

Localizado no litoral sul do Rio Grande do Norte, Nísia Floresta é um destino que mescla beleza natural, hospitalidade acolhedora e boa gastronomia. Entre os diversos estabelecimentos presentes na região, que se empenham em oferece uma boa experiência aos turistas, dois deles se destacam: a pousada Colmeia Chalés e o restaurante Caranguejo do Olavo

Com 22 anos de história, a Colmeia Chalés é uma escolha ideal para aqueles que buscam um refúgio em meio à natureza, sem abrir mão do conforto. Situada a apenas 40 km de Natal, a pousada oferece chalés aconchegantes com uma vista deslumbrante para o mar, proporcionando momentos de descanso em um cenário paradisíaco. Com uma piscina refrescante, amplas áreas verdes e espaços dedicados ao lazer, o local é perfeito tanto para famílias com crianças quanto para casais em busca de um fim de semana romântico.

A pousada também se destaca por sua infraestrutura para eventos e celebrações. Com áreas reservadas para comemorações, os hóspedes podem aproveitar a piscina, o salão de jogos e toda a natureza ao redor, com o mar como pano de fundo. A privacidade, o conforto e a qualidade dos serviços são garantidos, tornando a Colmeia Chalés um local especial para criar memórias inesquecíveis.

Foto: divulgação Colmeia Chalés
Foto: divulgação Colmeia Chalés

Restaurante Caranguejo do Olavo

Para completar a experiência em Nísia Floresta, o restaurante Caranguejo do Olavo é parada obrigatória. Localizado próximo à Praia de Camurupim, o estabelecimento se consolidou nos últimos seis anos como um dos mais apreciados da região, graças à qualidade excepcional de sua culinária. Especializado em frutos do mar, o restaurante oferece pratos frescos e preparados com maestria, destacando-se pela autenticidade e sabor. Entre as opções do cardápio, o caranguejo e os camarões são os grandes protagonistas, garantindo uma experiência gastronômica que agrada aos paladares mais exigentes.

Foto: divulgação Caranguejo do Olavo
Foto: divulgação Caranguejo do Olavo

Além da comida deliciosa, o Caranguejo do Olavo oferece uma localização privilegiada, próximo a piscinas naturais que convidam a um mergulho refrescante. Após a refeição, os visitantes podem relaxar à beira-mar ou explorar a beleza da Praia de Camurupim, que é famosa por suas águas tranquilas e paisagem encantadora.

A combinação de uma estadia relaxante na Colmeia Chalés com a experiência gastronômica única do Caranguejo do Olavo transforma Nísia Floresta em um destino que cativa os sentidos e conquista o coração dos visitantes. Para quem busca momentos de descanso, aventura e boa culinária, esses dois estabelecimentos são paradas obrigatórias no roteiro pelo Rio Grande do Norte.

Foto: divulgação Caranguejo do Olavo
Foto: divulgação Caranguejo do Olavo

Mais informações: www.colmeiachales.com.br e www.instagram.com/caranguejo_do_olavo

Azul completa 9 anos de operações em Uruguaiana (RS)

A companhia aérea realizou quase 3,7 mil voos durante o período
A Azul completou em outubro nove anos de operações em Uruguaiana (RS). Durante o período, a Companhia transportou mais de 188 mil clientes, em cerca de 3,7 mil voos.
“A retomada recente nas nossas operações no aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, só reforça a importância que bases como a de Uruguaiana têm para a malha da Azul, com um atendimento cada vez mais voltado às necessidades dos nossos Clientes”, explica Vitor Silva, Gerente Geral Malha, Planejamento Estratégico e Alianças.
A Azul começou a operar em Uruguaiana em outubro de 2015 e, atualmente, conta com seis voos semanais de/para Porto Alegre. “Esta rota é importante para o município e para a Azul, por se localizar no extremo sul do país, na fronteira com países como Argentina e Uruguai”, conclui Vitor Silva.
Também conhecida popularmente como princesa do rio Uruguai, a cidade de Uruguaiana chama atenção pela sua ligação ao Mercosul. Quem visita a cidade pode conhecer a Ponte Internacional Agustin Justo – Getúlio Vargas, conectando o Brasil a Paso de Los Libres, na Argentina. Visitas à Catedral de Sant’ana e a Igreja Nossa Senhora do Carmo, bem como passeios de lancha pelo rio Uruguai, estão entre os atrativos turísticos da localidade.

 

Curitiba está entre as dez melhores cidades do planeta para visitar em 2025

0

Capital paranaense é eleita uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar pela prestigiada Lonely Planet

REDAÇÃO DO DT

A cidade de Curitiba recebeu nesta terça-feira (5), o troféu de uma das dez melhores cidades do planeta para visitar em 2025. O prêmio foi selecionado pela editora de guias de viagem Lonely Planet, em Londres, na Inglaterra. 

Foram listados os 30 melhores destinos do mundo, entre cidades, regiões e países para turismo, em sua plataforma. 

A capital paraense foi o único destino do Brasil a aparecer na lista. O grande destaque do município foram suas soluções urbanas inovadoras, qualidade de vida e o compromisso com a sustentabilidade. 

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, representou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca na 44ª edição do World Travel Market London e recebeu a condecoração no primeiro dia do evento, que vai até 7 de novembro e contará com 40 mil profissionais de turismo. 

Foto: divulgação Prefeitura de Curitiba
Foto: divulgação Prefeitura de Curitiba

“Nós agora somos uma das 10 cidades que merecem ser visitadas no mundo em 2025 e um dos 30 destinos turísticos do planeta que precisam ser explorados. Nós nunca imaginaríamos isso, mas conseguimos nessa gestão graças à qualidade de vida da cidade, com o grande nome de Curitiba, com o título que temos de Cidade Mais Inteligente do Mundo, tanto em Barcelona como em Seul, e agora também com o prêmio de Comunidade Mais Inteligente do Mundo, entregue nesta semana pelo Intelligent Community Forum (IFC), também em Barcelona”, comemorou Greca.

“Na Prefeitura de Curitiba temos um profundo respeito ao povo e eu continuo achando que a cidade que não é boa para seu povo não presta para ser visitada”, completou o prefeito. Saiba mais no site

Jardim Botânico em Curitiba - Foto: Pixabay
Jardim Botânico em Curitiba – Foto: Pixabay

Soluções inovadoras 

A inclusão de Curitiba na lista da Lonely Planet não é por acaso. A cidade vem investindo em diversas iniciativas voltadas para a gestão turística, com o foco em inovação e inteligência. O município ganhou destaque nacional e internacional por sua infraestrutura, espaços culturais e de convivência.

No ano passado foi eleita a cidade mais inteligente do planeta, além de possuir áreas verdes amplas, parques e ser uma referência mundial em mobilidade urbana. 

Curitiba também vem se destacando devido sua cena gastronômica variada, além de grandes shows e eventos, sobretudo após o município reduzir a ISS de eventos de 5% para 2%. 

A região metropolitana da capital paranaense também atrai turistas brasileiros e internacionais por conta de suas vinícolas e do incrível passeio de trem pela Serra do Mar. 

Fonte: Portal da Prefeitura de Curitiba