terça-feira, julho 8, 2025
Início Site Página 14

ABAV forte e etnoturismo em alta: confira entrevista com presidente da associação de Roraima

0
Lena Matos: "Hoje temos 44 associados, promovemos muito networking e participação em eventos como a Feira Nacional da ABAV"
Lena Matos: "Hoje temos 44 associados, promovemos muito networking e participação em eventos como a Feira Nacional da ABAV"

Sócia-diretora da operadora Roraima Adventures e à frente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de Roraima e em seu segundo mandato, Lena Souza Matos compartilha os avanços da associação no estado, que saltou de 14 para 44 agências associadas em sua gestão. Ela também defende a importância da criação de uma associação de guias de turismo (criada agora em junho), relata sua recente experiência em Macapá durante uma convenção nacional e destaca o crescimento do etnoturismo como eixo de valorização das culturas indígenas locais.

DIÁRIO – Lena, você é presidente da ABAV-RR. Como encontrou a associação e qual a situação atual?

Estou no meu segundo mandato e, quando assumi, a associação contava com apenas 14 empresas. Era logo após a pandemia, e o setor estava desmotivado. Decidi encarar o desafio. Hoje temos 44 associados, promovemos muito networking e participação em eventos como a Feira Nacional da ABAV. Levamos nossos associados a encontros em Manaus e outros estados, conectando-os com o mercado nacional. A ABAV hoje é um selo de credibilidade, que agrega valor às agências filiadas e transmite segurança aos clientes.

DIÁRIO – Qual sua visão sobre a criação da associação de guias de turismo?

Fundamental. O guia é quem entrega a experiência ao turista. A agência pode vender um excelente pacote, mas se o guia não for bom, a percepção da viagem muda. O guia bem preparado valoriza o destino, contextualiza a história, enriquece o passeio. É ele quem representa o turismo local na prática.

DIÁRIO – Como foi sua recente participação no encontro da ABAV no Amapá?

Foi enriquecedor. Estivemos com os presidentes de ABAVs de todo o Brasil. Conhecemos o potencial turístico do Amapá, que está sendo fortemente promovido pelo governador Clécio Luís. Além de divulgarmos Macapá, houve troca de experiências valiosa entre os estados.

ABAV-RR
Lene Matos é presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Roraima (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

DIÁRIO – Sua agência trabalha com etnoturismo. Como é essa atuação?

Trabalhamos com etnoturismo desde sempre. Em Roraima, temos povos como Yanomami, Macuxi e Wapichana. Criamos roteiros em parceria com as comunidades indígenas, que apresentam sua cultura, rituais, gastronomia e artesanato. São experiências profundas e respeitosas. Temos desde visitas rápidas até imersões longas, com toda a logística pensada para conforto e segurança.

DIÁRIO – Uma mensagem final para os agentes de viagem?

Nunca desistam. Persistam. O turismo é feito por nós, e cada um tem um papel essencial nessa construção.

GOL inicia voos diretos entre Belém e Miami aquecendo internacionalização

0
GOL Belém Miami
A partir da esq., Anderson Wolff e Marcos Almeida, gerentes Comerciais da GOL, com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o chef de cozinha Saulo Jennings, do restaurante Casa do Saulo, palco do jantar da GOL e Visit Pará na noite desta sexta (13) (Foto: Tommy Souzza/Divulgação GOL)

A GOL Linhas Aéreas estreou nesta semana sua nova rota sem escalas ligando Belém a Miami — uma iniciativa estratégica que visa aprofundar a presença da empresa no mercado internacional e posicionar a região Norte como porta de entrada para as Américas, especialmente com vistas à COP30, em novembro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, foi cenário de um jantar em comemoração à nova rota, que começou no domingo (15), com voos às quintas e domingos. Durante o evento para 90 convidados, executivos da GOL e da Norte da Amazônia Airports, autoridades e agentes de turismo brindaram a estreia dos voos, que aumentarão para três frequências semanais durante a COP30, em novembro.

GOL celebra cultura local

Para encantar os convidados, o chef Saulo Jennings ofereceu um banquete inspirado na cozinha tapajônica, harmonizando sabores regionais à celebração internacional. A aeronave escolhida para a rota é o Boeing 737 MAX 8, com 176 assentos e maior eficiência ambiental. A operação ainda beneficia a conectividade com outros centros brasileiros e amplia os acessos via Miami para o mercado norte-americano com a parceria da American Airlines.

Confira os horários:

 

 

 

Costão do Santinho aposta no inverno para atrair turistas com promoção especial

0
Pedro Arruda, gerente de contas do Costão do Santinho - Foto: Bárbara Sega / DT
Pedro Arruda, gerente de contas do Costão do Santinho - Foto: Bárbara Sega / DT

Durante o Festival das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu no início deste mês, o Costão do Santinho, resort localizado em Santa Catarina, marcou presença com novidades voltadas tanto ao público final quanto ao trade turístico. Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, o gerente de contas Pedro Arruda detalhou uma nova campanha promocional focada no período de inverno — tradicionalmente mais ameno na região sul do estado.

*Por Bárbara Sega, colaboradora do DIÁRIO 

O resort, conhecido pela estrutura completa, gastronomia diversificada e programação de eventos ao longo do ano, aposta em condições especiais de hospedagem para reservas feitas entre maio e agosto. A proposta é incentivar tanto o cliente final quanto os agentes de viagens a aproveitarem o melhor da estação com benefícios exclusivos.

Além de pacotes promocionais, o Costão do Santinho está promovendo seus festivais temáticos, que acontecem até o final de 2025. Com uma programação que mescla cultura, gastronomia e entretenimento, o objetivo é transformar a estada em uma experiência sensorial e memorável, fortalecendo ainda mais a relação com o mercado e o consumidor.

Confira a entrevista com Pedro Arruda, que detalha as novidades do resort catarinense.

Qual é a promoção que o Costão do Santinho está oferecendo atualmente?

Estamos com uma condição imperdível para vendas realizadas entre maio e agosto, com foco no nosso inverno, que, vale lembrar, é o mais quente de Santa Catarina. Temos inúmeros atrativos nessa época do ano, e queremos incentivar tanto novos grupos quanto compras individuais feitas por nossos parceiros agentes de viagens. Por isso, lançamos essa campanha especial válida até agosto.

E para o público final? As condições são as mesmas?

Sim, exatamente. As mesmas condições que oferecemos às agências de viagens também são válidas para o cliente final. Mas sempre indicamos que os clientes procurem uma agência de viagens para realizar uma compra mais segura e com todo o suporte necessário. A vantagem é garantida de qualquer forma.

Há benefícios extras para quem se hospeda no resort nesse período?

Sim. Criamos uma bonificação para o hóspede que se hospedar por mais noites. Quem compra duas ou três noites ganha um jantar temático. Já quem fica quatro ou cinco noites recebe dois jantares temáticos. E para estadias de seis a sete noites, são oferecidos três jantares. Esses jantares podem ser no restaurante japonês, na Trattoria, no restaurante italiano ou no Nossa Senhora da Vitória, que serve pratos assinados pelo nosso chef.

Qual é a novidade que o Costão levou para o Festival das Cataratas este ano?

Além da condição especial para vendas entre maio e agosto, também estamos promovendo nossos festivais temáticos, que acontecerão até o fim do ano. Essa é uma excelente oportunidade para os agentes de viagens conhecerem mais sobre a programação do resort e venderem experiências completas aos seus clientes.

Mais informações e reservas: 0800 048 1000 –

Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505 – Praia do Santinho
Florianópolis – Santa Catarina – 88058-700

Feriado de Corpus Christi tem Festival do Fondue no Casa Grande Hotel

0
Casa Grande Hotel - Fotos: Fernando Moraes
Casa Grande Hotel - Fotos: Fernando Moraes

Com a chegada das temperaturas mais amenas, o Casa Grande Hotel Resort & Spa, ícone da hotelaria de alto padrão no litoral paulista, inaugura a temporada de inverno com duas grandes atrações. A primeira é o aguardado Festival do Fondue, que começa no dia 6 de junho e se estende até setembro, trazendo sete combinações irresistíveis e um ambiente perfeito para experiências românticas ou em família. A segunda é uma programação completa e temática para o feriado de Corpus Christi, que promete entreter adultos e crianças com atividades lúdicas, festas típicas e atrações gastronômicas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, reconhecido por sua excelência em hospitalidade, o Casa Grande Hotel oferece uma experiência completa que combina lazer, sofisticação e gastronomia. O resort preparou pacotes promocionais exclusivos para o feriado prolongado, além de disponibilizar acesso via Day Use, que garante ao visitante a imersão em toda a estrutura do hotel, incluindo o Parque da Criança e áreas de lazer. Tudo isso à beira-mar, com conforto, segurança e um serviço premiado, ideal para quem busca aproveitar o melhor da estação.

Festival do Fondue vai até setembro

A partir de 6 de junho, sexta-feira, o Casa Grande Hotel promove mais uma edição do Festival do Fondue, um dos eventos gastronômicos mais esperados da estação. Aberto ao público, o festival é realizado em ambiente acolhedor e intimista, ideal para casais e famílias. Aos sábados, o clima fica ainda mais romântico com apresentações ao vivo de piano.

O cardápio oferece sete combinações saborosas. Entre os sabores salgados, destacam-se o fondue de camarão e palmito, o chinoise de carne e o clássico fondue de queijo — com preços a partir de R$ 165. Para finalizar a experiência, há quatro opções doces: chocolate, Nutella, doce de leite e goiabada, todas servidas por R$ 96 cada. Acesse o menu aqui. 

Casa Grande Hotel - Fotos: Fernando Moraes
O Casa Grande Hotel promove mais uma edição do Festival do Fondue, um dos eventos gastronômicos mais esperados da estação- Fotos: Fernando Moraes

Corpus Christi: diversão para toda a família

Durante o feriado de Corpus Christi, o Casa Grande Hotel preparou uma programação completa de lazer com atividades para crianças, jovens e adultos. As ações são organizadas por faixa etária e contam com monitoria especializada das 9h às 22h.

  • Pirulitos (3 a 6 anos): Lilica e as Pérolas Perdidas, Astolfo contra o Bicho Palha, Arte Rural e outras aventuras lúdicas.

  • Gigantes (7 anos ou mais): Oficinas criativas, circuito do chiqueiro, gincanas e desafios como “Gaita das Tarefas”.

  • Adultos: Atividades como Pescaria Premiada, Shot da Alegria, Drink Junino e Noite de Carteado.

Além disso, o hotel realiza uma animada Festa Junina, com música ao vivo, comidas típicas, quadrilha e decoração temática.

Casa Grande Hotel - Fotos: Fernando Moraes
Casa Grande Hotel – Fotos: Fernando Moraes

Estrutura e Gastronomia

Com infraestrutura de alto padrão, o resort oferece áreas de lazer completas, incluindo piscina, academia, quadras de tênis e beach tennis, além de um SPA exclusivo. A gastronomia é outro destaque, com três restaurantes premiados pelo Traveller’s Choice do TripAdvisor:

  • Thai (tailandês)

  • Atlântico (mediterrâneo e frutos do mar)

  • Sushi Bar (japonês)

Pacotes promocionais para o feriado

Para o período de 19 a 23 de junho, o hotel oferece condições especiais em pacotes com pensão completa ou simples:

  • Pensão completa: a partir de R$ 6.145,80 para 2 adultos e 1 criança de até 12 anos (categoria Standard, 4 diárias com 30% de desconto)

  • Pensão simples (café da manhã): a partir de R$ 4.756,13 (categoria Standard, 20% de desconto)

Casa Grande Hotel - Fotos: Fernando Moraes
Casa Grande Hotel – Fotos: Fernando Moraes

Day Use com Parque da Criança incluso

O Pacote Day Use é ideal para quem deseja aproveitar a estrutura do resort por um dia. Disponível das 10h às 18h, inclui acesso a um apartamento, recreação infantil completa (a partir de 4 anos) e acesso livre a todas as áreas de lazer. O valor do pacote para 4 pessoas com crianças de até 12 anos é R$ 950, com 4 passaportes Diversão Total incluídos.

Principais atrações do Parque da Criança:

  • Playground aquático e indoor

  • Arvorismo, parede de escalada e auto pista

  • Mini golf, brinquedos infláveis e casa da criança

  • Laser tag, espaço baby e espaço juvenil

  • Restaurante exclusivo e programação temática

Importante:

  • Pagamentos são realizados no check-out

  • Arvorismo e escalada exigem calçado fechado

  • Traga roupa extra para brincadeiras com água

  • Regras: idade mínima de 5 anos, altura mínima de 1 metro, peso máximo de 100 kg (escalada) e 110 kg (arvorismo)

Corpus Christi: Campos do Jordão prevê 400 mil visitantes

0
Entrada da cidade - Crédito: Sérgio Tadeu Biagioni/Prefeitura Campos do Jordão
Entrada da cidade - Crédito: Sérgio Tadeu Biagioni/Prefeitura Campos do Jordão

Com a proximidade do inverno e a expectativa de temperaturas cada vez mais baixas, Campos do Jordão se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano. A cidade deve receber cerca de 400 mil visitantes durante o feriado prolongado de Corpus Christi, entre 19 e 22 de junho, dando início à alta temporada turística na região.

A data marca não apenas uma das principais folgas do primeiro semestre, mas também a virada oficial para o inverno, que começa em 20 de junho. E para esses dias, as temperaturas na cidade mais alta do Brasil devem variar entre 3 e 11 graus, com possibilidade de geada. Com esse clima característico, lareiras acesas, roupas de frio e paisagens naturais, o destino ganha ainda mais força como referência nacional para quem busca experiências ligadas ao frio.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a expectativa é que o feriado funcione como uma prévia dos meses de julho e agosto, quando a atividade turística atinge o auge por conta das férias escolares e da temporada de inverno. A movimentação já é sentida em hotéis e pousadas, que esperam alta ocupação, mas também  nos restaurantes e atrações locais, que se organizam para atender o grande fluxo de visitantes.

O Chateau La Villette, por exemplo, realiza a Feijoada Premiére na sexta-feira, 20, das 13h às 20h, marcando com elegância o início da estação mais fria do ano. Já a Pousada Boutique Figueira da Serra oferece pacote especial de hospedagem com welcome drink, clínica de beach tennis, workshop de vinhos com degustação e sunset à beira da piscina.

O Hotel Boutique Quebra-Noz aposta em uma atmosfera de exclusividade e aconchego. Seus pacotes incluem café da manhã artesanal, chá da tarde, lareiras, trilhas em meio à floresta de araucárias, piscina aquecida com borda infinita, spa com sauna e massagens, além de espaços instagramáveis e atendimento personalizado. O Hotel Ort, por sua vez, oferece uma experiência completa de lazer e gastronomia, com uma agenda que inclui churrasco com sunset e DJ, música ao vivo, recreação bilíngue para crianças, sessões de cinema, yoga ao ar livre e momentos de relaxamento no Pureté Spa Wellness. A gastronomia é um ponto alto, com destaque para o restaurante Küche e a pizzaria Opa, e o Eins, novo espaço do hotel, um restaurante exclusivo para menu degustação, conduzido no estilo cozinha show que vai funcionar nas noites de sexta e sábado, atendendo 20 pessoas por vez, com o chef Edmar Mendonça comandando o serviço.

O Hotel Toriba também preparou uma programação especial para adultos e crianças, combinando arte, bem-estar, gastronomia e diversão em família. Na quinta, 19, os hóspedes podem aproveitar o Passeio das Artes, uma visita guiada ao acervo de obras de arte do hotel com chá da tarde servido ao final. Os pequenos podem participar de uma oficina de slime. Na sexta-feira, 20, o destaque fica por conta do Bonanza Grill – Sunset, uma experiência gastronômica ao ar livre. No mesmo dia, o hotel traz aula de yoga pela manhã e oficina de cerâmica para adultos às 17h. Para os pequenos, a programação inclui oficina de cerâmica e piquenique no Parque Bambuí. No sábado, 21, os hóspedes podem praticar beach tennis e participar da oficina de biocosméticos, além de uma nova edição do Passeio das Artes. Já as crianças entram no clima típico da estação com uma festa junina. Encerrando o feriado, o domingo (22) reserva um momento especial para toda a família com o Cine Toriba, sessão de cinema para pais e filhos.

Outra atração especial do hotel será a apresentação do tenor Thiago Arancam, no sábado, 21, a partir das 19h, dentro do programa Toriba Musical. Acompanhado ao piano pelo maestro Antonio Luiz Barker, o artista, uma das grandes vozes líricas brasileiras da atualidade, interpretará um repertório dedicado a árias de ópera. A apresentação será exclusiva para hóspedes do hotel.

Já o Hotel Vila Inglesa, um dos mais tradicionais do destino, preparou uma programação que combina bem-estar, lazer e alta gastronomia em meio à exuberância da Mantiqueira. As crianças poderão participar de oficinas de jardinagem, culinária e atividades sensoriais, enquanto os adultos aproveitam massagens relaxantes, yoga nos jardins e workshops gastronômicos. A programação inclui ainda piqueniques, apresentações infantis, show de mágica e visita ao museu CARDE.

Boa comida

E para os fãs de boa gastronomia, a cidade oferece uma variedade de restaurantes com foco na culinária regional, com ingredientes locais e pratos que agradam a todos os paladares. Algumas sugestões são o Dona Chica, com unidades no Parque Capivari, no Horto Florestal e no bairro dos Mellos, e que tem várias opções com ingredientes locais; o Elio Cucina, localizado em Descansópolis, especializado em pratos da culinária italiana; e a Casa Bambuí, especializada em cozinha afetiva, dentre várias outras opções. E, para combinar com o frio, que tal um fondue com um bom vinho?

Por falar em  vinho, para quem adora uma taça no clima da Mantiqueira, vale a visita às várias vinícolas jordanenses, que possibilitam uma degustação guiada, passeio pelos vinhedos e harmonização com uma gastronomia selecionada. Já para quem prefere uma boa cerveja, a dica é passar na Baden Baden, na Caras de Malte ou no Parque da Cerveja, onde os visitantes podem fazer um tour na fábrica.

Natureza e diversão

Durante o dia, a sugestão é aproveitar os parques de Campos, rodeados pela natureza da Serra da Mantiqueira. Entre os destaques estão o Parque Estadual do Horto Florestal, com trilhas e áreas de preservação; o Jardim Amantikir, conhecido por seus jardins temáticos e variedade botânica; e o Prana Park, que abriga o balanço mais alto do Brasil, além de trilhas e mirantes com belas paisagens.

O Parque Capivari é parada obrigatória na cidade. Além do famoso teleférico e do trenó da montanha, o local agora conta com a maior roda gigante da Serra da Mantiqueira, com 30 metros de altura e 16 gôndolas. A nova atração funciona diariamente, com ingressos a R$ 45 por pessoa e R$ 18 para pets. Crianças de até 2 anos não pagam, e menores de 12 devem estar acompanhados.

Para quem busca mais aventura, o Parque Tarundu é uma ótima opção, com mais de 20 atrações, incluindo tirolesas, boia cross, arco e flecha, patinação no gelo e passeios a cavalo. O parque também oferece um teleférico com vista panorâmica e um restaurante com gastronomia mediterrânea.

E, nos dias 20 e 21, acontece o Winter Opening Campos do Jordão. No dia 20, a programação inclui uma feijoada com acesso all inclusive às 13h. No dia 21, o Winter Opening Sunset com open bar premium está marcado para as 16h. A programação e os ingressos estão disponíveis em https://www.winteropening.com.br/.

Para Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão (Comtur) e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, o feriado de Corpus Christi representa um momento estratégico para o setor. “É uma data que marca a virada do outono para o inverno. Nossos hotéis e atrativos se preparam para receber os visitantes com excelência, e isso movimenta toda a cadeia produtiva local, gerando empregos, fortalecendo a economia e promovendo a imagem de Campos do Jordão como um destino sofisticado, acolhedor e inesquecível”, comenta.

Sobre o Consórcio Aproveite Campos do Jordão

O município de Campos do Jordão, situado no lado paulista da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, por meio de um pool de associações locais, criou o Consórcio Aproveite Campos do Jordão. A cidade é considerada a mais alta do Brasil, apropriada para celebrar os melhores momentos e aproveitar o clima com estilo e requinte. O destino de natureza acolhe com maestria seus moradores e visitantes. Os eventos são catalisadores e também uma vitrine da região, que oferece uma atmosfera de sofisticação, lazer e prazer nas montanhas.

Para conferir ainda mais novidades de Campos do Jordão, acesse os perfis oficiais no Instagram (@aproveitecamposdojordao), YouTube (@AproveiteCamposdoJordao), Pinterest (@aproveitecamposdojordao), TikTok (@aproveitecamposdojordao), Facebook (link) e LinkedIn (link).

Crianças de Paraitepuy lançam flechas de sabedoria e provam que a paz é possível

0
Crianças de Paraitepuy
Aqui em Paraitepuy somos abraçados como irmãos, irmãs e nos é oferecido paz e amor (Credito: Magno Souza - Roraima Adventures)

Já era tardinha quando chegamos à comunidade Paraitepuy, no Parque Cainamã, e dali já avistávamos parte do Monte Roraima e seu irmão à esquerda, o Monte Kukenan. Trazia comigo um misto de espanto e incredulidade.

Por Paulo Atzingen, de Paraitepuy*

Espanto por causa do tamanho daquelas muralhas de pedra no horizonte que ainda não se mostravam inteiras, cobertas por colossos de nuvem. Incredulidade por não acreditar que ultrapassara o norte do norte do meu país, ou, cientificamente falando, o seu máximo setentrional e estava em terras venezuelanas. A mesma Venezuela tão desconhecida pelos brasileiros por sua vastidão geográfica e riqueza de povos. Entre a vila Paraitepuy e o Monte Roraima, havia ainda 20 quilômetros de caminhada, vales, montanhas e savanas, que aqui ganham o regional nome de lavrado. O mesmo imenso lavrado que atravessamos de Boa Vista até aqui, pela BR-174, com suas veredas habitadas por buritis, aldeias indigenas e tamanduás bandeira, nesta região também conhecida como Raposa Serra do Sol.

Crianças de Paraitepuy
Somos recebidos por Teodoro, o velho amigo de Magno Souza, do Roraima Adventures (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Crianças de Paraitepuy
Florêncio, líder da comunidade, nos mostra o mapa do Monte Roraima (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Paraitepuy: recebidos como irmãos

Paraitepuy é a última base onde se pode chegar de carro 4X4, antes da partida pedestre rumo às montanhas. Tem escola, posto médico, igreja católica e bodegas, espécie de mercearias onde os visitantes compram insumos para sua aventura.

O ar que me entrava pelas narinas era gelado, no entanto, sua pureza era ainda mais desconcertante. Fomos recepcionados por Florêncio Ayuso, o líder da comunidade, e por Teodoro, o velho amigo de Magno Souza, do Roraima Adventures. Teodoro foi, conta Magno, seu primeiro guia para a montanha de pedra, em 1992. Percebo o grau da amizade entre eles. Magno é filho da terra e está incorporado ao lugar não por trazer regularmente turistas até aqui, mas por já compreender o espírito dos povos originais e ser aceito como um irmão.

Coral puro

A tarde desaparece e a noite cai rápida aqui. Mal havíamos terminado os cumprimentos e abraços, e surge em meio a cerração um grupo de meninos e meninas entre seis e doze anos que se enfileiram e se posicionam orientados por um professor, e acompanhados por dois músicos com uma espécie de banjo, que também surgiram da bruma. Estavam ali para nos recepcionar, era um coral e iriam cantar pra nós! Formado por crianças de 5a 12 anos, descalças, umas à vontade, quase adolescentes, sorrindo, outras sérias, pequeninas, com olhos curiosos, talvez fazendo aquilo pela primeira vez. A menina mais jovenzinha cochicha algo no ouvido da amiga ao lado, e riem, talvez das nossas caras de assustados, ou por nossas roupas, ou por sermos estranhos mesmo.

Crianças de Paraitepuy
A menina mais jovenzinha cochicha algo no ouvido da amiga ao lado, e riem, talvez das nossas caras de assustados (Foto: Paulo Atzingen)
Crianças de Paraitepuy
Surge em meio a cerração um grupo de meninos e meninas entre seis e doze anos que se enfileiram e se posicionam orientados por um professor, e acompanhados por dois músicos com uma espécie de banjo. Vão cantar para nós! (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Senti as mãos de um Deus uno, talvez cristão, talvez tupi, talvez wanadi pairar naquele ambiente (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Deus Uno

O ar limpo de Paraitepuy se unia à pureza daquelas crianças que iniciam a apresentação. Cantavam ora em espanhol, ora em sua língua original, o pemón. Sinto o astral da montanha me abraçar ouvindo o canto daqueles pequenos seres humanos. Sinto as mãos de um deus uno, talvez cristão, talvez tupi, talvez wanadi pairar naquele ambiente, quando elas e eles entoam em espanhol ou em pemón, louvores que vêm do alto. São flechas de um conhecimento ancestral, são mensagens lançadas por uma zarabatana milenar que me atingem os olhos, trespassam os ouvidos e são cravadas no peito de quem chegou aqui.

Enquanto do outro lado do mundo são lançados mísseis de ódio para a destruição, como um anúncio da 3ª. Guerra Mundial, aqui em Paraitepuy somos abraçados como irmãos, irmãs, filhos e filhas de um Deus Único e nos é oferecido paz, contemplação e amor.

Paraitepuy
Casas dos visitantes, em Paraitepuy (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

*Paulo Atzingen viajou a Roraima convidado pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Roraima.

LEIA TAMBÉM:

Comunidade Kauwê em Roraima: o protagonismo indígena no turismo e na cafeicultura

 

 

Malu Matheus, da Bourbon, fala sobre expansão no FIT Cataratas

0
Malu Matheus, gestora de Vendas Tour & Travel do Bourbon Hospitalidade, durante o 20º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu - Foto: Bárbara Sega - DT
Malu Matheus, gestora de Vendas Tour & Travel do Bourbon Hospitalidade, durante o 20º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu - Foto: Bárbara Sega - DT

Durante o 20º Festival das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu, o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Malu Matheus, gestora de Vendas Tour & Travel do Bourbon Hospitalidade. Com forte atuação no segmento de lazer, ela destacou o papel estratégico do evento para o fortalecimento da marca e relembrou a conexão histórica entre a rede e a feira.

*Por Bárbara Sega, colaboradora do DIÁRIO 

Segundo Malu, o Bourbon Cataratas foi palco da primeira edição do festival e, desde então, mantém uma relação próxima com os organizadores e o trade turístico. A executiva também compartilhou informações sobre os novos empreendimentos em Santa Catarina e São Paulo, além das melhorias no Bourbon Cataratas, que incluem novas piscinas e a revitalização de áreas verdes.

Com um olhar voltado ao futuro, a rede aposta na inovação contínua para encantar hóspedes e parceiros. Em um bate-papo direto, Malu revelou como a feira impacta os negócios e quais novidades estão a caminho para manter a excelência do atendimento e da estrutura. Confira a entrevista.

DIÁRIO DO TURISMO – Malu, qual é o seu cargo atual na Bourbon Hospitalidade

Sou gestora de Vendas Tour & Travel, responsável pela área de lazer da rede Bourbon.

Como você avalia a parceria entre o Bourbon e o Festival das Cataratas, que este ano comemora 20 anos?

Essa parceria é muito importante para nós. Para se ter uma ideia, a primeira edição do Festival aconteceu dentro do Bourbon Cataratas. Temos uma história de longa data com o Paulo Ângelo e a De Angelis. Acredito muito na força do destino, impulsionada por eventos como este. Para o grupo Bourbon, estar aqui fortalece nossa presença em Foz do Iguaçu — um destino muito especial para nós. Foi um dos primeiros hotéis da rede, e temos muito carinho por essa unidade.

E sobre os resultados do evento ao longo desses 20 anos? Vocês percebem impacto direto nos negócios?

Não é um resultado instantâneo, mas conseguimos medir ao longo do tempo. A presença das caravanas, o fortalecimento das relações com agências e operadoras… tudo isso gera frutos no médio e longo prazo. A feira traz visibilidade para nossa marca, tanto no cenário nacional quanto regional, especialmente com os parceiros que estão aqui hoje.

O Bourbon trouxe alguma novidade específica para esta edição do Festival?

Sempre temos novidades. Como dizia nosso fundador: “não precisa ser novo, mas tem que parecer novo”. E, além disso, temos sim coisas novas chegando. Estamos com dois hotéis em construção em Santa Catarina, nas cidades de Chapecó e Navegantes. Também teremos novidades em São Paulo no segundo semestre.

E no próprio Bourbon Cataratas, há novidades?

Sim! No dia 1º de agosto, está prevista a inauguração de três novas piscinas que irão integrar o nosso parque aquático. Além disso, estamos renovando o espaço chamado Pátio da Mata, uma área de eventos dentro da mata preservada do hotel. Estamos animados com essas entregas. Claro que, sendo obra, as datas podem variar um pouco, mas estamos confiantes.

Vocês apresentaram essas novidades durante o Festival, certo?

Sim. Realizamos um coquetel para os principais parceiros do Bourbon Cataratas e já anunciamos essas novidades. Levamos os clientes para uma visita técnica e mostramos os avanços, como o retrofit de diversas áreas do hotel, além de melhorias no restaurante. Ainda este ano, teremos bastante coisa interessante para vocês.

TBO realiza famtour no Ceará com apoio de hotéis parceiros

0
Em parceria com hotéis, TBO promove famtour com agentes de viagens no Ceará - Foto: divulgação TBO
Em parceria com hotéis, TBO promove famtour com agentes de viagens no Ceará - Foto: divulgação TBO

Agentes de viagens do Ceará participaram, nos dias 11 e 12 de junho, de um famtour organizado pela TBO, uma das principais plataformas globais de produtos e serviços voltados ao trade turístico. A ação contou com o apoio da Hero Seguros e dos hotéis Viale, Coliseum Beach Hotel e Porto das Dunas Praia Hotel, que recepcionaram os profissionais ao longo da programação.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além da visita técnica aos hotéis parceiros, os agentes de viagens também puderam conhecer as atrações da cidade de Beberibe (CE). Também participaram do famtour Pablo Enrique Fernandez Arieta, Key Account Manager da TBO; Silas Lima e Silva, da Hero Seguros; e Karla Giseli, que representou os Hotéis Viale e Porto das Dunas Praia Hotel.

“A TBO é uma multinacional focada no desenvolvimento e treinamento dos agentes de viagens, nosso principal parceiro comercial. Ações como essa facilitam muito a compreensão do destino e do que os hotéis da região oferecem, além de aproximar a nossa relação com eles”, disse Felype Cabral, Regional Sales Manager da TBO no nordeste.

Atualmente, a TBO opera em 150 países, atendendo diariamente mais de 180 mil agentes de viagens em todo o mundo. A multinacional conta com um portfólio formado por mais de um milhão de hotéis, além de outros produtos como grupos, pacotes de férias, aluguel de carros, traslados, passeios turísticos, trens e cruzeiros marítimos e fluviais.

Sobre a TBO

A TBO.COM é uma das maiores plataformas globais de produtos e serviços para agências de viagens, com um portfólio formado por mais de um milhão de hotéis, além de outros produtos como grupos, pacotes de férias, aluguel de carros, traslados, passeios turísticos, trens e cruzeiros marítimos e fluviais. A empresa atua em mais de 150 países e está no Brasil desde 2015, oferecendo capacitação e autonomia para o dia a dia de 180 mil agentes em todo o mundo. Saiba mais no site oficial.

Infraero e Itaipu Parquetec firmam acordo para transformar operação de aeroportos no Paraná

0
Infraero e Itaipu Parquetec firmam parceria para modernização da operação aeroportuária no Paraná - Crédito: Itaipu Parquetec
Infraero e Itaipu Parquetec firmam parceria para modernização da operação aeroportuária no Paraná - Crédito: Itaipu Parquetec

Com o objetivo de impulsionar a inovação e fortalecer a infraestrutura aeroportuária no Paraná, a Infraero e o Itaipu Parquetec firmaram, na última quinta-feira (12), um protocolo de intenções que define as bases para um programa de cooperação técnica e institucional. A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente da Infraero, Rogério Barzellay, além dos diretores Tiago Faierstein (Comercial) e Eduardo Gonzaga (Operações e Serviços Técnicos). Representando o Itaipu Parquetec, participaram o diretor-superintendente Irineu Colombo e os diretores Eduardo de Miranda (Negócios e Empreendedorismo), Clerione Herther (Administrativo-Financeiro) e Yuri Benitez (Turismo).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o acordo firmado prevê a promoção de estudos e levantamentos voltados à modernização, gestão e operação de aeroportos públicos localizados no Paraná. A assinatura do protocolo reforça o propósito conjunto das duas partes de atuar no desenvolvimento de ações que fortaleçam a malha aeroportuária, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico, turístico e logístico do estado. Representa também um passo estratégico na busca por soluções sustentáveis, eficientes e inovadoras para a aviação regional, unindo expertises complementares por meio do compartilhamento de experiências e recursos.

O presidente da Infraero destacou o potencial transformador da parceria com o Itaipu Parquetec, especialmente no contexto dos aeroportos regionais. Rogério Barzellay explicou que, embora a realidade dessas estruturas varie nas diferentes regiões do Brasil, as necessidades são semelhantes, entre elas a melhoria em tecnologia, infraestrutura e experiência técnica. “Temos uma oportunidade fantástica nessa união entre a Infraero e o Itaipu Parquetec, justamente por conta desses desafios comuns enfrentados pelos aeroportos regionais”, disse.

Barzellay ressaltou que o principal objetivo do convênio é fortalecer a aviação regional, criando oportunidades para que parcelas da população que ainda não têm acesso ao transporte aéreo possam se beneficiar desse modal, inclusive em situações críticas, como no atendimento à saúde. Enfatizou ainda o papel da tecnologia na modernização dos aeródromos já existentes. “A ideia é realmente que possamos unir esforços, recursos e pessoas, e fazer desse convênio um sucesso não só para o Paraná, mas para todo o Brasil”, concluiu.

O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec ressaltou a relevância da parceria com a Infraero, destacando a convergência de propósitos entre as instituições e o potencial da cooperação para gerar soluções que conectam pessoas, ideias e oportunidades. Para Irineu Colombo, o acordo simboliza não apenas uma colaboração técnica, mas a construção conjunta de novos caminhos. “É uma alegria firmar esse acordo com uma empresa tão importante na história do Brasil, que tem experiência e conhecimento consolidados. Entramos nesse setor com o olhar voltado para o desenvolvimento de negócios, tecnologias e soluções que possam ser embarcadas nesse processo”, afirmou.

Sobre o Itaipu Parquetec

O Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação localizado em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Reconhecido como o parque mais completo em soluções sustentáveis para tecnologias do futuro e transição energética, integra instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais. Promove o desenvolvimento de soluções para a sociedade, por meio de projetos e políticas de fomento à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Infraero – Prestadora de Serviços

Com mais de 50 anos de experiência, a Infraero administra 24 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

Azul interrompe novamente estreia da rota Recife–Madri

0
Azul Cancela
Segundo pane em Boeing 767 faz Azul cancelar novamente o voo Recife–Madri; pouso foi feito com segurança. (Crédito: arquivo DT - Azul Linhas Aéreas)

Na noite da última quinta-feira, 12 de junho de 2025, a Azul Linhas Aéreas teve que cancelar pela segunda vez sua aguardada inaugural da rota direta entre Recife e Madri, operada com o Boeing 767‑300ER registrado como CS‑TSU. Essa mesma aeronave, cedida pela portuguesa EuroAtlantic Airways, já havia enfrentado pane nos flapes na tentativa inicial, ocorrida na última terça-feira, 10 de junho

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais

Em sua nova tentativa, o voo AD8000 decolou com 2 horas e 15 minutos de atraso, por volta das 23h12. Contudo, após subir apenas até cerca de 6.000 pés, voltou a sinalizar falha nos flapes, conforme rastreamento via AirNavRadar, forçando mais uma vez o retorno de emergência ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre

Apesar do susto, o pouso ocorreu com total segurança, sem intercorrências para os passageiros. Ainda assim, câmeras do canal Papa Charlie Golf registraram o avião retornando ao solo com discos de freio visivelmente incandescentes — um sinal da frenagem em altas velocidades e com os flapes possivelmente travados.

A tentativa frustrada desta quinta seria a segunda etapa da rota Recife–Madri após o cancelamento inicial. Enquanto isso, a operação Recife–Porto, também prevista para a CS‑TSU, foi realizada normalmente no dia 11 de junho, com um Airbus A330‑900neo da própria Azul.

E agora?

A Azul declarou que o retorno ao aeroporto foi feito por precaução, seguindo protocolos rigorosos de segurança operacional.

Um voo extra está programado para esta sexta-feira, 13 de junho, com previsão de decolagem às 19h10 (horário de Brasília), para atender os passageiros prejudicados.

A companhia reafirmou que todos os passageiros foram assistidos conforme normas da ANAC (Resolução 400).

Elegância e sobriedade em meio ao imprevisto

Apesar do glamour que envolve a expansão internacional da Azul com voos diretos para Madri, a sequência de incidentes com a Airbus 767‑300ER — em uma rota de grande visibilidade – expõe fragilidades logísticas que precisam ser enfrentadas. A aeronave, mesmo quando arriscando o pouso com peso elevado e falha nos flapes, trouxe os passageiros em segurança, reforçando o compromisso com a experiência do viajante.