domingo, outubro 5, 2025
Início Site Página 14

Reforma tributária pode pesar no bolso de quem viaja a trabalho

0
Reforma tributária pode elevar em até 19,5% o custo de hospedagem para empresas - Foto: Freepik
Reforma tributária pode elevar em até 19,5% o custo de hospedagem para empresas - Foto: Freepik

A reforma tributária, em discussão no Congresso, deve trazer um impacto expressivo para companhias que utilizam serviços de hotelaria com frequência. De acordo com cálculos de Eduardo Pontes, sócio-fundador da Infis Consultoria, o custo da hospedagem corporativa pode subir em até 19,5%.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Atualmente, os serviços de hospedagem são tributados pelo ISS, que varia entre 2% e 5%, somado ao PIS (0,65%) e à Cofins (3%) no regime cumulativo, resultando em uma carga entre 5,65% e 8,65%. Algumas empresas ainda conseguem recuperar créditos de PIS/Cofins, o que reduz o peso no caixa.

Com a reforma, esses tributos serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A alíquota padrão é estimada em 26,5%. Para o setor de hotelaria, está prevista redução de 40%, o que resultaria em 15,9%. No entanto, apenas empresas cuja atividade-fim seja a própria hotelaria poderão recuperar crédito. As demais ficarão sem essa compensação, mesmo quando o gasto for essencial.

Aumento de custo direto

“Mesmo com alíquota reduzida, o novo regime pode representar um acréscimo de até 10,25% na alíquota total e de até 19,5% no custo final da hospedagem para empresas, já que o imposto será embutido no preço e não recuperável”, explica Pontes.

Setores mais sensíveis

O setor de óleo e gás é um dos mais expostos. Em plataformas e sondas de perfuração, a hospedagem offshore — que inclui manutenção e limpeza — é considerada insumo básico. A Infis Consultoria calcula que cada unidade gaste em média R$ 10 milhões por ano apenas com hospedagem, valor que pode subir cerca de R$ 2 milhões anuais com a impossibilidade de crédito tributário. Com cerca de 100 unidades em operação nas águas brasileiras, o impacto agregado pode chegar a R$ 200 milhões ao ano.

Pontes alerta que a alta de custos afeta a competitividade, especialmente em atividades que demandam grande mobilização de equipes, como apoio marítimo, produção de petróleo e operação de plataformas. “No setor de óleo e gás, a hotelaria não é luxo, mas insumo essencial. Ao negar crédito sobre essas despesas, a reforma contraria o princípio de neutralidade e cria distorções que comprometem investimentos estratégicos no Brasil”, conclui.

Wyndham Ibirapuera reforça segurança com integração total ao Smart Sampa

0
Wyndham São Paulo Ibirapuera integra 100% do seu sistema de monitoramento ao Smart Sampa - Foto: divulgação
Wyndham São Paulo Ibirapuera integra 100% do seu sistema de monitoramento ao Smart Sampa - Foto: divulgação

O Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza, segundo maior empreendimento hoteleiro da capital paulista, concluiu a integração de todo o seu sistema de monitoramento ao Smart Sampa, programa da Prefeitura de São Paulo que conecta câmeras privadas à rede pública. A parceria, firmada com a empresa CoSecurity, amplia a proteção de hóspedes, visitantes e colaboradores, unindo investimentos próprios e tecnologia urbana de ponta.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Lançado em 2023 e gerido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o Smart Sampa é um dos maiores programas de vigilância colaborativa do país. Com mais de 20 mil câmeras em pontos estratégicos da cidade, o sistema usa inteligência artificial para identificar furtos, atos de vandalismo, veículos roubados e até localizar pessoas desaparecidas. Todo o monitoramento é feito 24 horas na Central Smart Sampa, no centro de São Paulo, por cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Defesa Civil.

Com a adesão, as mais de 650 câmeras do Wyndham Ibirapuera passam a reforçar essa malha de segurança. O hotel, que já investe mais de R$ 1 milhão por ano em proteção e conta com uma equipe dedicada de 20 profissionais, ganha suporte imediato das forças públicas em eventuais ocorrências.

“Recebemos, em média, mais de 15 mil hóspedes por mês. Garantir que todos se sintam seguros é prioridade. Com o Smart Sampa, somamos esforços ao poder público e elevamos nosso nível de proteção”, afirma Luciano Miranda, síndico do empreendimento e representante dos investidores. O gerente de segurança e patrimônio, Daniel Mendes, acrescenta que a parceria “amplia ainda mais a capacidade de resposta em um hotel que já é referência em estrutura de segurança”.

Localizado em Moema, o Wyndham São Paulo Ibirapuera tem 656 apartamentos, ampla área de eventos com capacidade para até 1.300 pessoas, restaurante YVÁ Gastronomia, piscina coberta e fitness center. A unidade é administrada pela Trul Hotéis e integra a rede Wyndham Hotels & Resorts, maior franqueadora de hotéis do mundo.

Orla Bardot: point de hotelaria de luxo e boa gastronomia em Búzios

0
Armação de Búzios. Praia da Armação (Foto: Simone Barros)
Armação de Búzios. Praia da Armação (Foto: Simone Barros)

Búzios é um balneário charmoso, rústico e com natureza exuberante que fica a cerca de três horas de carro, saindo do Rio de Janeiro.

Por Simone Barros – @viagemelifestyle, colaboradora do DT

A cidade que fica na região dos Lagos é, com certeza, uma das mais conhecidas e badaladas por lá. Muito procurada como opção de férias e turismo de lazer em diversas épocas do ano, conta com 23 praias e oferece lazer , cultura e boa gastronomia para todos os gostos.

Depois de um passeio pela badalada rua das Pedras, onde há muito comércio, bares e restaurantes, indo no sentido da praia de Ossos, é possível chegar na orla Bardot. Esse é um ótimo passeio que oferece vistas da cidade de tirar o fôlego. A orla Bardot se estende desde o cais do píer do centro, até o fim da praia da Armação. Instalado em 1999, o calçadão da Orla Bardot tem como cenário o mar e dezenas de barcos coloridos de pescadores, bem típicos de Búzios.

Estátua de Brigitte Bardot em Búzios (Foto: Simone Barros)

Um dos pontos que mais atrai turistas e chama a atenção nesse trecho da orla é uma homenagem à Brigitte Bardot que visitou o balneário na década de 60. É ali onde fica a famosa escultura criada pela artista plástica Christina Motta que homenageia a atriz francesa, sentada observando o pôr do sol. A visita da atriz ao balneário naquela época impulsionou o turismo local.

Casas Brancas boutique hotel & Spa na Orla Bardot ( Foto Simone Barros)
Casas Brancas boutique hotel & Spa na Orla Bardot ( Foto Simone Barros)

Hospedagem de luxo

O Casas Brancas é um hotel boutique debruçado na Orla Bardot, em Búzios, região dos Lagos ( RJ). A localização é privilegiada e oferece vistas panorâmicas da praia da Armação. Do hotel é muito fácil o acesso até a estátua de Brigitte Bardot, à Rua das Pedras e praias como Ossos, João Fernandes, Azeda e Azedinha.

Foto do acervo do hotel Casas Brancas (Foto: divulgação)
Foto do acervo do hotel Casas Brancas (Foto: divulgação)

O que hoje é um hotel charmoso e de renome começou como uma simples casa de veraneio nos anos 70. Fundado por Amália de La Maria e Affonso Carlos Bebianno Montenegro, o local recebeu hóspedes e foi, no início, uma pousada com apenas quatro quartos. A arquitetura e decoração do hotel como conhecemos hoje tem toque praiano e também grego, com obras de arte e peças de antiquários trazidos de viagens. O ambiente é elegante, casual e também acolhedor.

Búzios
Vista da The Suite Casas Brancas com pôr do sol (Foto: Simone Barros)

As acomodações são únicas, cuidadosamente decoradas e oferecem vista mar. A The Suite, por exemplo, é muito exclusiva – conta com piscina privativa, e é muito ampla. Durante a estadia alguns mimos são oferecidos no quarto e a abertura de cama todas as noites ( algo raro nas hospedagens em Búzios).

Búzios
Almoço com vista da varanda do 74 Restaurant (Foto: Simone Barros)

Gastronomia

Passear na orla Bardot tem como boa pedida uma parada para um drink ao pôr do sol ou um jantar especial. O 74 Restaurant é uma opção charmosa e romântica. Oferece uma varanda com vista da praia e da orla e conta com com cardápio que une influências regionais e mediterrâneas. Nesse restaurante é servido o café da manhã para hóspedes do hotel Casas Brancas, que também atende a não hóspedes mediante reserva. A experiência de café conta com pães, bolos e biscoitos feitos na casa; frutas e sucos frescos; tapiocas , panquecas, omeletes e outras opções preparadas na hora, além de bebidas quentes, pães de queijo, pain au chocolat e croissants.

Culinária italiana e variedade de drinks no 74 Osteria (Foto: Simone Barros)
Culinária italiana e variedade de drinks no 74 Osteria (Foto: Simone Barros)

Outra opção é o 74 Osteria, que apresenta culinária italiana, é bem decorado e aconchegante. No menu são destaque: entradinhas para compartilhar como arancini e steak tartare; para principal a boa pedida é provar uma das massas feitas na casa. A opção servida com bife à parmegiana está entre as mais pedidas. Não deixe de conferir a carta de drinks e provar opções autorais, e uma bem elaborada carta de vinhos.

Búzios
Hidromassagem no spa do hotel Casas Brancas (Foto: Simone Barros)

Spa e bem-estar

O hotel Casas Brancas conta com um spa muito amplo e com menu completo de serviços, como massagens e procedimentos estéticos. O spa tem ainda uma sala de yoga , área de relaxamento e hidromassagem. Para completar an experiência de bem-estar em sua estadia, o hotel conta com academia e piscina de frente para a praia da Armação .

O Casas Brancas Boutique Hotel & Spa oferece uma hospedagem elegante e acolhedora, onde a história, o design, a vista, o bom gosto gastronômico são pontos altos da experiência.

Serviço: Casas Brancas Boutique Hotel & Spa- Rua alto do Humaitá, 10. Centro. Armação dos Búzios. Rio de Janeiro.

COP30: Parque da Cidade em Belém entra na reta final das obras

0
Celso Sabino, ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, acompanha as obras do Parque da Cidade em Belém, palco central da COP30 - Foto: Aimée Balbi/MTur
Celso Sabino, ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, acompanha as obras do Parque da Cidade em Belém, palco central da COP30 - Foto: Aimée Balbi/MTur

A dois meses da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, esteve em Belém (PA) na quinta-feira (10) para acompanhar de perto as obras do Parque da Cidade, um dos principais palcos do evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Com 500 mil m² e quase 80% das obras concluídas, o parque concentra um investimento de R$ 980 milhões. O espaço reunirá áreas verdes, centro gastronômico e espaços culturais. Durante a conferência, abrigará a Blue Zone, destinada às negociações diplomáticas, e a Green Zone, voltada para a interação com a sociedade civil. A construção é executada pelas empresas DMDL e Consórcio Pronto RG, em parceria com a ONU e o governo federal.

“A COP30 será a maior já realizada e Belém está preparada para receber líderes de todo o mundo. O Parque da Cidade será um espaço emblemático, que ficará como legado para a população paraense e para o Brasil, integrando natureza, cultura e desenvolvimento sustentável”, destacou Celso Sabino.

O ministro também se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, para alinhar os últimos detalhes das obras estratégicas que contam com a parceria do governo federal e estadual.

Até o momento, 74 países confirmaram presença e outros 35 negociam participação entre as 196 partes convidadas pela ONU. Para Celso Sabino, que é paraense, a COP30 representa uma oportunidade histórica.

“Tenho muito orgulho de ver minha terra se preparando para receber o mundo. A COP30 não é apenas um evento, mas uma chance de mostrar a Amazônia e o Brasil como protagonistas no enfrentamento às mudanças climáticas. O legado será de infraestrutura, visibilidade internacional e esperança em um futuro mais sustentável”, disse.

Apoio do Fungetur

Durante a visita, Sabino reforçou o papel do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que tem financiado a modernização e a ampliação da infraestrutura turística em todo o país. Até agora, mais de R$ 185 milhões foram contratados para obras e melhorias em meios de hospedagem, agências de viagens, transportadoras e organizadoras de eventos. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva e preparar destinos para receber visitantes durante e após a COP30.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Turismo responsável: Instituto Bancorbrás participa de fórum nacional

0
Marianne Costa, CEO do Grupo Vivejar; Rutti Cutrim, Fundadora da Mova Experiência; e Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás
Marianne Costa, CEO do Grupo Vivejar; Rutti Cutrim, Fundadora da Mova Experiência; e Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás

Entre 11 e 14 de setembro, Brasília sediou o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável. O Instituto Bancorbrás esteve entre os apoiadores e participou ativamente do encontro, que reuniu comunidades tradicionais, empreendedores, pesquisadores e profissionais do setor para debater práticas de turismo mais justas e sustentáveis.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Roberta Abreu, gerente executiva do Instituto Bancorbrás, destacou a importância do momento. “Estar presente em um espaço que promove o diálogo com comunidades, empreendedores e especialistas reforça nosso compromisso com um turismo mais justo, sustentável e transformador. Além de ampliar nosso conhecimento, fortalecemos conexões importantes com atores que compartilham da mesma visão de futuro para o setor”, afirmou.

A programação incluiu oficinas, palestras, feira cultural e uma visita técnica ao Quilombo Kalunga Engenho Dois, na Chapada dos Veadeiros (GO). O objetivo foi valorizar a diversidade de vozes, estimular iniciativas transformadoras e marcar um novo rumo para o turismo brasileiro.

Um dos destaques do fórum foi a entrega do Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, em 11 de setembro. A premiação reconhece ações que geram impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos positivos. Foram 72 projetos inscritos e 15 finalistas. Em primeiro lugar ficou o projeto de turismo de base comunitária na Comunidade Indígena Kauwê, em Pacaraima (RR), seguido pelas iniciativas Sirinhaém Marisqueiras de Aver-o-Mar (PE) e Mova Experiências, de São Luís (MA).

Sobre o Instituto Bancorbrás

O Instituto Bancorbrás é o braço social do Grupo Bancorbrás. Há 17 anos atua no fortalecimento do Terceiro Setor e na promoção do turismo sustentável no Brasil. Com foco em empreendedorismo, filantropia colaborativa e investimento social privado, já beneficiou mais de 280 mil pessoas e 750 organizações sociais. A instituição acredita na responsabilidade social e no protagonismo coletivo como forças de transformação. Saiba mais no site.

7º FNH termina em SP com reflexões estratégicas para a hotelaria

0
7ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria aconteceu na capital paulista nesta segunda-feira (15) - Foto: Bruno Almeida / DT
7ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria aconteceu na capital paulista nesta segunda-feira (15) - Foto: Bruno Almeida / DT

Encontro reuniu líderes do setor, apresentou tendências e trouxe dicas para uma gestão mais eficiente

São Paulo recebeu nesta segunda-feira (15) a sétima edição do Fórum Nacional da Hotelaria (FNH), realizado no Pullman São Paulo Vila Olímpia. Promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o evento reuniu executivos, investidores, fornecedores e especialistas do setor em uma programação que se estendeu do início da manhã até o final da tarde.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO 

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, o encontro começou com o designer Hans Donner apresentou a palestra “Live Your Time: Design, Tempo e Vida“, na qual refletiu sobre como o design influencia a percepção do tempo e pode inspirar novas experiências.

Segundo Paulo Mâncio, da CBRE Brasil, hotelaria do Brasil hotelaria brasileira deve alcançar recordes de 2013 e 2014 - Foto: Bruno Almeida / DT
Segundo Paulo Mâncio, da CBRE Brasil, hotelaria do Brasil hotelaria brasileira deve alcançar recordes de 2013 e 2014 – Foto: Bruno Almeida / DT

Na sequência, o presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Guilherme Dietze, abordou a economia brasileira e destacou o papel estratégico do turismo no desenvolvimento do país. “A mensagem que eu quero deixar para vocês aqui é que o turismo e a hospedagem são um processo de resiliência”, afirmou.

Após Dietze, o professor da ESSEC Business School Paris e sócio da Noctua Advisory, Paulo Salvador, apresentou a pesquisa “Tendências dos Canais de Distribuição”, realizada em parceria com o FOHB. Ele destacou que a gestão eficiente desses canais pode trazer maior rentabilidade aos hotéis. “Passar para o lado da distribuição direta representa uma economia da ordem de R$ 10 milhões em pagamento de comissão, portanto isso é geração de valor”, disse.

O economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deu continuidade ao encontro explicando como a tendência de servitização pode trazer novas oportunidades para o setor. Para ele, apesar dos desafios conjunturais, “o setor tem conseguido crescer ano a ano. Hoje o nível de volume de receita do setor é quase 20% acima do que era antes da pandemia, mesmo com tudo que o setor passou”.

Cristina Souza, da Gouvêa Foodservice, pede uso da tecnologia para 'resolver problemas do futuro' - Foto: Bruno Almeida / DT
Cristina Souza, da Gouvêa Foodservice, pede uso da tecnologia para ‘resolver problemas do futuro’ – Foto: Bruno Almeida / DT

Alimentos e hotelaria

Em Foodservice no Coração da Hospitalidade: Inovação, Tecnologia e a Jornada do Novo Consumidor, a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, expôs as principais tendências de consumo alimentar e começou com uma provocação para o setor, questionando se ainda há resistência ao uso de tecnologia. “Todo mundo vai se lembrar do famoso bloquinho do garçom que ia lá tirar o pedido”, brinca.

“Uma pergunta que a gente pode se fazer é se a gente está utilizando a tecnologia para resolver problemas do futuro ou se a gente está usando a tecnologia só para resolver os problemas do passado. (…) Hoje a gente tem falado muito sobre eficiência extrema, gente. Não dá mais para gerenciar de uma forma flexível o setor de alimentos e bebidas de uma forma geral”, afirma.

Ela defende atendimentos mais digitalizados como forma de não “perder competitividade”.

Na parte da tarde, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, defendeu a importância dos Convention Bureaus para o aumento do fluxo de viajantes. “O destino está muito ligado aos equipamentos”, afirmou, ao reforçar a necessidade de ações integradas entre turismo, hotéis e a cadeia produtiva.

O sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques, apresentou o Panorama da Hotelaria, estudo que revelou custos ainda elevados para novos empreendimentos, mas apontou aumento no número de turistas vindos de países do Mercosul. “O foco hoje em dia é de produto mid-scale, super econômico, mas mais mid-scale do que o econômico, e principalmente franquias, que estão ganhando espaço das administrações tradicionais”, explicou.

Especialista de matriz energética, Wilson Ferreira Jr. apontou caminhos para uma hotelaria sustentável - Foto: Bruno Almeida / DT
Especialista de matriz energética, Wilson Ferreira Jr. apontou caminhos para uma hotelaria sustentável – Foto: Bruno Almeida / DT

Hotelaria sustentável

Na palestra A Evolução da Matriz Energética do Brasil, o especialista de matriz energética Wilson Ferreira Jr. falou sobre fontes sustentáveis e o mercado livre de energia e a relação com os hotéis. “A maioria de vocês têm hotéis em áreas litorâneas”, alertou no início da palestra ao lembrar que as regiões costeiras serão ser as primeiras afetadas pelo aumento do nível do mar e das variações climáticas extremas, como as tempestades mais violentas que atingem o planeta.

Ele aponta três caminhos com os quais o setor hoteleiro pode contribuir para uma transição energética sustentável e ajudar na adaptação para resistir por mais tempo a esses efeitos.

  • “Identificar os riscos e a vulnerabilidade das cidades a essas mudanças climáticas e ajustar o comportamento. Por exemplo, os locais de construção — certamente nós vamos colocar as construções mais longe de onde a gente pode ter problema, principalmente com o aumento de água nas costas”.
  • “Adaptação de infraestrutura, que é construir estradas e edifícios fora das zonas de exploração. Vocês viram muito isso no caso (das enchentes) do Rio Grande do Sul. Várias cidades alagadas, várias rodovias alagadas. Isso são coisas que a gente tem que começar a olhar, são condições da adaptação”.
  • “Você tem que adaptar também às inundações, às ondas de calor, onde que há mais probabilidade dessas coisas acontecerem. E em algumas adaptações climáticas, eu vou exigir transformações completas, como mover o desenvolvimento para fora da área costeira por conta da elevação no nível do mar”.
Guilherme Horn, do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, lembra que IA 'não é para daqui dez anos', 'é para agora', inclusive para setor da hotelaria; chatbots são exemplo positivo, aponta investidor - Foto: Bruno Almeida / DT
Guilherme Horn, do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, lembra que IA ‘não é para daqui dez anos’, ‘é para agora’, inclusive para setor da hotelaria; chatbots são exemplo positivo, aponta investidor – Foto: Bruno Almeida / DT

O investidor e head do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, Guilherme Horn, abordou o papel da inteligência artificial (IA) na palestra “O Mindset da Inteligência Artificial”. “Não é para daqui a dez anos, não é para daqui a vinte anos, isso é agora”, afirmou ao ressaltar como a tecnologia já é decisiva para o setor.

Ele cita os chatbots — software para simular conversas humanas e interagir com usuários — como exemplo bem-sucedido da IA na hotelaria. “Não tenha medo de experimentar”, pediu o executivo ao público.

O evento seguiu com o debate Hospitality Real Estate: de volta ao protagonismo. Para o diretor executivo da CBRE Brasil, empresa de serviços imobiliários comerciais, Paulo Mâncio “se o Brasil não tiver um problema muito grave com relação à economia, nós somos muito resilientes e a gente está construindo um ciclo importante”, começou. “A gente teve em 2013, 2014, a melhor performance da hotelaria no Brasil (na hospitalidade), e agora a gente está muito próximo. Alguns indicadores dizem que a gente já passou, alguns indicadores dizem que a gente está empatado”, revela.

Filósofo Mario Sergio Cortella encerra edição de 2025 do FNH, com palestra Cenários turbulentos, mudanças velozes - Foto: Bruno Almeida / DT
Filósofo Mario Sergio Cortella encerra edição de 2025 do FNH, com palestra Cenários turbulentos, mudanças velozes – Foto: Bruno Almeida / DT

A sétima edição do FNH foi encerrada com a palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella, que tratou de liderança, propósito e o papel das pessoas na transformação organizacional, trazendo uma reflexão inspiradora aos participantes.

A organização do Fórum anunciou a data da edição de 2026: 14 de setembro.

LEIA TAMBÉM:

Panorama da Hotelaria aponta custos elevados para novos hotéis e aumento de turistas do Mercosul

Fortalecer atuação dos Convention Bureaus é aumentar fluxo de consumo nos destinos, defende Visite SP no VII FNH

VII Fórum Nacional de Hotelaria tem manhã com insights econômicos e dicas de marketing

Atrio lança marca própria Aēra e amplia presença no segmento lifestyle

0
Atrio lança a marca própria Aēra com a inauguração do primeiro hotel em São José, na Grande Florianópolis (SC) - Foto: divulgação
Atrio lança a marca própria Aēra com a inauguração do primeiro hotel em São José, na Grande Florianópolis (SC) - Foto: divulgação

A Atrio Hotel Management, maior operadora hoteleira de capital 100% nacional, anunciou o lançamento da Aēra, sua primeira marca própria de hotelaria. A estreia acontece com a abertura do Aēra São José Floripa, na Grande Florianópolis (SC), ampliando a atuação da companhia no competitivo segmento lifestyle.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Segundo Beto Caputo, CEO da Atrio, a proposta é unir características dos segmentos econômico e midscale em um modelo de operação ágil e focado na experiência do hóspede. “A Aēra é uma resposta direta aos novos tempos da hotelaria: no final do dia, estamos oferecendo simplicidade com qualidade”, destaca. O conceito valoriza ambientes modernos, serviços enxutos, soluções práticas e um café da manhã exclusivo batizado de “despertar Aēra”.

Além do público final, a marca foi pensada para atender colaboradores e investidores. Para os profissionais, oferece oportunidades de crescimento em uma rede em expansão e reforça uma cultura de proximidade e hospitalidade genuína. Para o mercado, apresenta um modelo de negócio rentável, flexível e sustentável, baseado em mais de 35 anos de experiência da Atrio, com padronização inteligente, custos controlados, inovação e forte capacidade de distribuição.

A empresa reforça que a expansão com bandeiras do Grupo Accor — como Grand Mercure, Mercure, Novotel, ibis, ibis Styles e ibis Budget — continua em paralelo, com novas aberturas programadas.

Sobre a Atrio Hotel Management

Com mais de 35 anos de história, a Atrio é a maior operadora hoteleira de capital 100% nacional e ocupa a terceira posição no ranking geral do país. Atualmente, administra cerca de 80 hotéis em 15 estados e mais de 50 cidades brasileiras. Além das marcas Accor, é responsável pela gestão do LK Design Hotel, em Florianópolis, e do K-Platz Hotel, em São José (SC), além de ser acionista das Livá Hotéis & Resorts e da Xtay. Saiba mais no site.

Panorama da Hotelaria aponta custos elevados para novos hotéis e aumento de turistas do Mercosul

0
Cristiano Vasques, da HotelInvest, apresenta o Panorama da Hotelaria durante o VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH) – Crédito: Bruno Almeida / DT
Cristiano Vasques, da HotelInvest, apresenta o Panorama da Hotelaria durante o VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH) – Crédito: Bruno Almeida / DT

No VII Fórum Nacional da Hotelaria, Cristiano Vasques, da HotelInvest, também provocou hoteleiros por um turismo mais consciente

Sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques apresentou, no VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH), os destaques do estudo Panorama da Hotelaria, realizado em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Os dados revelam o desempenho dos hotéis pertencentes às redes associadas à entidade e traz informações sobre novos empreendimentos em desenvolvimento e estratégias de expansão.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

No encontro, realizado nesta segunda-feira (15), em São Paulo, Vasques celebrou aumento no número de turistas de países do Mercosul vindos para o Brasil, puxado por eventos como o Todo Mundo no Rio. Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador se destacam como os principais destinos. Além disso, São Paulo mantém participação expressiva no turismo voltado a eventos. Ele também comemorou a retomada, ainda que tímida, de Porto Alegre após as chuvas que inundaram a capital do Rio Grande do Sul e outros municípios gaúchos em maio de 2024.

Para ele, no entanto, o desenvolvimento de novos hotéis ainda esbarra em custos elevados e falta de terrenos. Por isso, o Panorama da Hotelaria destaca a participação do interior, onde estão a grande maioria dos hotéis em produção hoje, “não as capitais nem as regiões metropolitanas”. “O foco hoje em dia é de produto mid-scale, super econômico, mas mais mid-scale do que o econômico, e principalmente que a gente vê a administração perder o espaço para a franquia. A franquia está comendo o mercado. Eu acho que isso aqui resolve bem o que é que esse novo ciclo de desenvolvimento atendendo o Brasil com a Covid”, aponta.

Grandes tendências hoteleira

Por fim, ele identifica três grandes tendências para o setor daqui para frente. A primeira é uma maior integração entre desenvolvimento de hotel junto com complexo imobiliário urbano. “Vai surgir muito hotel bacana neste modelo (…) esse arranjo faz a gente pensar no hotel não isolado, mas em um contexto com outros usos. Traz benefícios para todo mundo”, pondera.

Ele afirma, também, que a presença de investidores qualificados entrando em hotelaria, que passaram a enxergar mais valor e estabiliadde nesse negócio.

E a última tendência, a gestão de destinos, é a mais complexa. Ele explica que, com o dólar alto, há quase que um convite para estrangeiros virem ao Brasil e “esse estrangeiro com vontade de viajar olha para o Brasil e vê isso”, aponta Vasques ao mostrar fotos de destinos paradisíacos brasileiros.

Ele alerta, no entanto, que o país ainda tem problemas básicos e falta “infraestrutura institucional e capacidade técnica para lidar com o aumento de turistas”. “A gente está lidando com o turismo brasileiro como se fosse uma macieira, que a gente vai lá e só pega uma maçã e ela continua lá, ou tirando bife de uma vaca viva? A gente está fazendo isso de uma maneira que traz desenvolvimento para os lugares?”, provoca.

Panorama da Hotelaria

O Panorama da Hotelaria estudo é resultado de dados de desempenho de 187 hotéis e 32.755 unidades habitacionais pertencentes às redes associadas ao FOHB. Além disso, 29 das principais redes hoteleiras do país contribuíram com informações sobre seus pipelines de novos empreendimentos.

Os detalhes do estudo podem ser conferidos aqui.

VII Fórum Nacional da Hotelaria

Organizado pelo FOHB, o VII Fórum Nacional da Hotelaria é o principal ponto de encontro dos grandes nomes do setor hoteleiro no Brasil. A programação do evento é repleta de palestras com especialistas renomados e líderes do mercado.

Leia também:

VII Fórum Nacional de Hotelaria tem manhã com insights econômicos e dicas de marketing

Fortalecer atuação dos Convention Bureaus é aumentar fluxo de consumo nos destinos, defende Visite SP no VII FNH

0
Toni Sando, do Visite SP, explica como bureaus aumentam fluxo de visitantes - Foto: Bruno Almeida / DT
Toni Sando, do Visite SP, explica como bureaus aumentam fluxo de visitantes - Foto: Bruno Almeida / DT

Presidente da entidade, Toni Sando afirma que atuação dos bureaus tem importância nacional no aumento do fluxo de viajantes

Toni Sando, Presidente Executivo Visite São Paulo, refletiu sobre a importância dos Conventions Bureaus brasileiros em sua palestra no VII Fórum Nacional de Hotelaria (FNH) no início da tarde desta segunda-feira (15). Sando destacou como o potencial turístico é fomentado com a atuação das entidades, em especial com a captação de eventos, área em que Visite São Paulo é especialista.

“O destino está muito ligado aos equipamentos”, alerta Sando ao reforçar a conectividade entre atração de turistas, hotéis e o restante da cadeia produtiva do turismo e a importância de ações integradas de hospitalidade.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

Ele iniciou a palestra relembrando outras edições do FNH e como os assuntos discutidos em momentos anteriores contribuíram com o fortalecimento de instituições que representam o setor e a defesa de interesses hoteleiros. Ele cita do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), passando pela reforma tributária, à pauta da insalubridade das camareiras como exemplos de resultados da influência da atuação de bureaus por todo o Brasil, incluindo o Visite São Paulo.

“Desde então, a gente segue a risca o propósito de aumentar fluxo de visitantes. Mas para aumentar fluxo de visitantes, tem que promover estímulo para trazer pessoas, seja a lazer, seja negócio, e trazer eventos”, diz.

Invisível aos olhos

Sando destacou como a maior parte dos participantes dos bureaus são da hotelaria e como a entidade liderada por ele virou referência nacional por conta do sucesso de São Paulo na promoção de eventos no destino. “A cada evento captado, é gente chegando nos hotéis. A cada evento captado, é gente ocupando os quartos. A cada evento captado, são clientes consumindo. A cada evento captado, é ocupação aumentando. A cada evento captado, são mais empresas da hotelaria, fornecedores, dos produtos inseridos. Apesar de uma atuação invisível aos olhos, nós precisamos trazer visibilidade para esse trabalho”, defende.

VII Fórum Nacional da Hotelaria

Organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o VII Fórum Nacional da Hotelaria é o principal ponto de encontro dos grandes nomes do setor hoteleiro no Brasil. A programação do evento é repleta de palestras com especialistas renomados e líderes do mercado.

GTA fecha parcerias com Protec Bag e e-SIM’s e amplia benefícios

0
Celso Guelfi - GTA
Celso Guelfi, fundador e CEO da Global Travel Assistance (Crédito: Paulo Atzingen / DT)

Durante a 27ª edição da Avirrp, realizada em 5 e 6 de setembro, a GTA – Global Travel Assistance apresentou novas vantagens para os passageiros que contratam seu seguro viagem. A empresa fechou parceria com a Protec Bag, especialista em embalagens de bagagem, e com a e-SIM’s, provedora global de chips virtuais para celular.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

“Estamos muito felizes em anunciar essas parcerias, que agregam ainda mais soluções ao nosso portfólio. São vantagens que reforçam nosso compromisso de cuidar da experiência dos passageiros em cada etapa da viagem”, destacou Celso Guelfi, presidente da GTA.

Com o novo acordo, clientes que adquirirem o seguro da GTA passam a ter R$ 20 de desconto na embalagem de malas da Protec Bag. O benefício é válido para bagagens de qualquer tamanho, em voos nacionais e internacionais, e pode ser utilizado nos principais aeroportos brasileiros no momento do embarque, conforme o início da apólice.

“É um privilégio celebrar o acordo entre duas empresas tão importantes para a segurança dos passageiros. Nossas ações conjuntas ajudarão a empoderar os clientes”, afirmou Paulo Fabra, CEO e fundador da Protec Bag.

Outra novidade é o desconto de 20% na compra do chip internacional da e-SIM’s para quem adquirir planos com cobertura internacional. Junto com a apólice, o cliente receberá por e-mail um link para acessar o site da marca, escolher o cartão virtual e contratar o pacote de dados.

“Essa colaboração reforça nosso compromisso de ajudar empresas do setor a oferecerem benefícios reais e relevantes aos passageiros. A conectividade é uma das partes mais importantes da jornada internacional e o momento da compra do seguro viagem é perfeito para apresentar essa solução”, explicou Jan Cavalcanti, fundador da e-SIM’s.

Sobre a GTA

Com 35 anos de atuação, a GTA – Global Travel Assistance é referência em seguro viagem nacional e internacional. Amiga do agente de viagens, opera com vendas 100% B2B e conta com uma central 24h, 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação, atendendo a mais de 95 mil chamadas. A empresa, sediada em São Paulo, possui 17 representantes em todo o Brasil e é vencedora do Prêmio Top Aviesp na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem por 16 anos consecutivos.