domingo, abril 20, 2025
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Turismo e economia ganham fôlego com volta da TAP a Porto Alegre

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A TAP retomou nesta terça-feira, 1 de abril, seus voos para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O voo TP117 decolou de Lisboa às 14h20 e aterrissou no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 21h45, restabelecendo a conexão aérea com a cidade após a suspensão causada pelas fortes chuvas de maio de 2024.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a TAP vai ligar Lisboa e Porto Alegre com três voos por semana, operados com o moderno avião A330-900 neo, com capacidade para 298 passageiros.

Com a renovação da pista do Aeroporto Salgado Filho reaberto ao tráfego aéreo desde outubro, os voos entre Lisboa e Porto Alegre vão realizar-se às terças, quintas e sábados, com partida da capital portuguesa às 13h05 e chegada a Porto Alegre às 20h25. Com uma duração total de 11h20, este é um dos voos mais longos da rede de destinos TAP. No sentido contrário, o voo da TAP parte da capital do estado do Rio Grande do Sul às 21h55, chegando ao aeroporto de Lisboa às 12h45.

Luís Rodrigues, CEO da TAP, diz estar “muito feliz por ter vindo a bordo deste voo, que marca o regresso da TAP a Porto Alegre. Tínhamos prometido que iríamos fazer todos os esforços para que esta rota voltasse a operar o mais rapidamente possível. Aqui estamos nós, prontos para voltar a ligar o estado do Rio Grande do Sul à Europa. Que esta rota simbolize um novo futuro para Porto Alegre e para a TAP”.

Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul, “A retomada dos voos diretos entre Porto Alegre e Lisboa é um símbolo da resiliência e da reconstrução do Rio Grande do Sul. Após enfrentarmos um dos momentos mais desafiadores da nossa história, ver nossa capital novamente conectada diretamente com a Europa demonstra a confiança do mundo na nossa recuperação. Esta rota fortalece nossos laços históricos e culturais com Portugal e também abre novas oportunidades para o turismo e negócios internacionais, alinhando-se às diretrizes do nosso Plano de Desenvolvimento Econômico. Agradeço à TAP pela confiança em nosso Estado.”

“A retomada desse voo impulsiona o turismo internacional no Rio Grande do Sul e vai permitir que não apenas os portugueses, mas toda a Europa volte a visitar os atrativos turísticos gaúchos. Com uma cultura viva – de um povo forte e resiliente – o Rio Grande do Sul oferece experiências completas, que atraem visitantes de todo o mundo para apreciar o charme de suas cidades históricas, vinhedos da Serra Gaúcha, a gastronomia marcante e um litoral de belas praias”, afirmou Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.

TAP
Os voos entre as capitais de Portugal e do Rio Grande do Sul são realizados três vezes por semana – Foto: divulgação

Ronaldo Santini, Secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, “A retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa é um marco estratégico para fortalecer o turismo e a economia do Rio Grande do Sul. Essa conexão não apenas facilita o acesso de turistas, mas também reforça nossa presença no cenário internacional, abrindo novas oportunidades para negócios e parcerias”.

“Receber jornalistas portugueses neste momento é uma ação fundamental para ampliar a visibilidade do estado, permitindo que nossas paisagens, cultura, gastronomia e hospitalidade sejam divulgadas para um público ainda maior. Queremos que essa experiência se transforme em inspiração para viajantes de todo o mundo, mostrando que o Rio Grande do Sul é um destino único, pronto para receber e encantar quem nos visita”, acrescenta Santini.

Para a CEO da Fraport, Andreea Pal, “O retorno da TAP e da rota POA x Lisboa é mais um importante passo para o Porto Alegre Airport. Trabalhamos incansavelmente para devolver o aeroporto aos gaúchos, e a retomada de uma das rotas mais esperadas pelos passageiros consolida esse novo momento.”

Este ano, a TAP Air Portugal celebra o seu 80º aniversário. A Companhia aérea portuguesa foi fundada em 14 de março de 1945, por Humberto Delgado. Após diversas etapas preparatórias, a então designada Transportes Aéreos Portugueses realiza o seu primeiro voo comercial regular em 19 de setembro de 1946, entre Lisboa e Madrid, num avião DC-3 Dakota.

80 anos depois, a TAP é a maior vitrine de Portugal no mundo e está no TOP3 das maiores exportadoras portuguesas. Transportou, em 2024, mais de 16 milhões de passageiros.

A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga diretamente a Portugal.

Saiba mais no site oficial da companhia aérea.

Turismo brasileiro na COP30: foco em sustentabilidade e inovação

Casa Brasil, dia temático e ações de capacitação estão entre os projetos levados pelo Ministério do Turismo à conferência COP30

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


A preparação para a COP30 avança com a articulação de propostas que colocam o turismo sustentável no centro do debate. Em reunião realizada nesta terça-feira (1º), o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, uma série de iniciativas que o Brasil levará à conferência, marcada para 2025 em Belém (PA).

Em nota enviada ao DIÁRIO, o Ministério do Turismo informa que entre os projetos em destaque está a criação de um dia exclusivo para o turismo dentro da programação oficial. A ideia é consolidar o setor como vetor de desenvolvimento sustentável, com ênfase no ecoturismo. “Queremos mostrar ao mundo que é possível crescer com responsabilidade ambiental. A COP30 é uma oportunidade histórica para isso”, disse Sabino.

A proposta inclui ainda a instalação da Casa Brasil na Green Zone, área destinada ao diálogo institucional entre os países. O espaço será um ponto de encontro cultural e diplomático, com programação ativa durante a conferência. No Portal da Amazônia, uma estrutura complementar – uma ilha flutuante – deve ampliar o alcance das ações brasileiras.

Iniciativas inéditas e legado para a cidade-sede

Sabino também apresentou um projeto simbólico: uma embarcação movida a hidrogênio verde, que estará presente na COP30 como vitrine de tecnologia limpa no transporte marítimo. Outro destaque é o lançamento de um monumento em homenagem à conferência, que será instalado na orla de Belém, criado a partir de um concurso nacional entre artistas.

“O turismo é um setor estratégico, que gera emprego e promove renda. O ecoturismo é o nosso diferencial e precisa estar visível para o mundo na COP”, afirmou Corrêa do Lago.

Para preparar a cidade anfitriã, o Ministério do Turismo abriu a Escola Nacional de Turismo, com cursos gratuitos nas áreas de hotelaria, atendimento e idiomas. Também foram disponibilizados R$ 322 milhões em crédito para empreendedores do setor, por meio do Novo Fungetur.

As ações reforçam a estratégia do Brasil de alinhar desenvolvimento local, capacitação profissional e inovação ambiental como legado da conferência.

Brasil busca consolidar liderança no turismo com 11 indicações no World Travel Awards

O Brasil está novamente no centro das atenções da indústria global do turismo. Com 11 indicações na 32ª edição do World Travel Awards América do Sul, o país reforça seu papel como um dos principais destinos da região. A premiação, que reconhece a excelência no setor, está com votação aberta até 3 de agosto.

 

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Entre os destaques brasileiros estão categorias como Destino de Aventura, Cruzeiros, Natureza, Gastronomia e Lua de Mel. A Embratur também disputa como melhor agência de promoção turística da América do Sul, em reconhecimento ao trabalho de divulgação internacional dos atrativos nacionais.

“O Brasil está na moda. Essas indicações mostram o quanto o mundo está atento ao nosso potencial turístico”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Mais do que reconhecimento, isso impulsiona a economia, gera emprego e amplia nossa presença global.”

Votação e cerimônia de premiação: vote Brasil!

A votação é aberta a profissionais do setor, imprensa e consumidores. Para participar, basta acessar o site oficial do World Travel Awards, criar um perfil e votar nas categorias desejadas. Os vencedores serão anunciados no dia 27 de setembro, durante o Baile de Gala que será realizado no AVA Resort Cancún, no México.

Nos últimos três anos, o Brasil já conquistou importantes títulos. Em 2024, venceu como Melhor Destino para Cruzeiros, Cidade Cultural e Cidade para Fim de Semana da América do Sul, além de Melhor Destino de Turismo Esportivo.

Confira as categorias em que o Brasil concorre este ano:

Aventura

Cruzeiros

Culinária

Cultura

Melhor Destino Geral

Sustentabilidade

Lua de Mel (Fernando de Noronha)

Natureza

Observação de Baleias

Viagem para Jovens

Conselho de Turismo (Embratur)

 

 

 

Visit Rio leva experiências e bem-estar carioca à Emotions Travel Show

De 31 de março a 3 de abril, o Visit Rio marca presença na Emotions Travel Show Latam & Caribbean, realizada este ano em Lima, no Peru. Nesta edição, o bureau de turismo carioca integra o Espaço Brasil, iniciativa da Embratur, ao lado da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), em uma ação conjunta para promover o destino junto a agentes e operadores especializados no segmento de alto padrão.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, uma das estratégias será enfatizar que o Rio de Janeiro é o único destino brasileiro com dupla certificação nas principais redes globais de agências de viagens de luxo: Serendipians e Virtuoso. Esse reconhecimento fortalece a posição da cidade como referência no turismo de luxo na América Latina, ampliando sua visibilidade entre os mais exclusivos especialistas do setor.

“A entrada nessas redes amplia o alcance do destino. Nesse contexto, a Emotions é uma vitrine essencial para apresentarmos o que o Rio tem de melhor para um público muito qualificado e exigente. A participação ao lado da BLTA reforça essa percepção”, destaca Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.

Time Rio na Emotions Travel Show - Foto: divulgação
Time Rio na Emotions Travel Show – Foto: divulgação

Reconhecida como uma das mais importantes feiras de turismo de luxo na América Latina, a Emotions Travel Show oferece um calendário de reuniões pré-agendadas com profissionais do setor, criando oportunidades para fortalecer parcerias e consolidar o Rio de Janeiro como um destino de referência no segmento.

Entre os principais ativos que o Rio pode oferecer, está a oferta de experiências voltadas ao bem-estar, uma das tendências que mais cresce entre viajantes de alto padrão. De acordo com um estudo da Bain & Company e Altagamma, esse público tem priorizado experiências autênticas e imersivas em vez de produtos. A Emotions já tem mais três edições programadas na Europa: Madri, em junho; Ilhas Baleares, em setembro; e Grécia, em outubro. Saiba mais no site.

Petrópolis se prepara para megaferiado de abril e espera R$ 30 Milhões na economia

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A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está se preparando para receber um grande número de visitantes durante o “megaferiado” de abril. A combinação da Sexta-feira Santa (18 de abril), Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril) resultará em um período prolongado de descanso, especialmente para os fluminenses. O governo estadual e a prefeitura do Rio de Janeiro decretaram feriado no dia 22, proporcionando uma folga estendida para mais de 650 mil servidores públicos.

De acordo com projeções do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, estima-se que o feriado injetará aproximadamente R$ 30 milhões na economia local, beneficiando setores como a rede hoteleira, bares, restaurantes e serviços diversos. O período também promete impulsionar eventos culturais e atividades artísticas na região.

Infraestrutura Turística de Petrópolis

Petrópolis possui uma infraestrutura robusta para atender diferentes perfis de turistas. A cidade conta com uma rede hoteleira diversificada, oferecendo desde charmosas pousadas até hotéis de alto padrão, totalizando mais de 6,5 mil leitos distribuídos em 106 estabelecimentos. O setor gastronômico é outro destaque, com mais de 350 estabelecimentos entre restaurantes, cafés e bares, muitos dos quais estão preparando menus especiais que valorizam ingredientes locais e harmonizam com as premiadas cervejas artesanais da região.

Atrações Culturais e Naturais

Para os amantes da cultura, Petrópolis oferece atrações como o Museu Imperial, que abriga um rico acervo do período imperial brasileiro, e a Casa de Santos Dumont, residência do pai da aviação. Os casarões históricos e igrejas também proporcionam um mergulho na história nacional. Já para os entusiastas de atividades ao ar livre, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece trilhas desafiadoras e vistas panorâmicas, incluindo a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis, considerada uma das caminhadas mais bonitas do Brasil.

Expectativas para o Megaferiado

Com a proximidade do megaferiado, a expectativa é que turistas de estados vizinhos, como São Paulo e Minas Gerais, também aproveitem o período para visitar Petrópolis, mesmo que por um tempo mais curto. A localização estratégica da cidade, a apenas 60 quilômetros da capital fluminense e cerca de uma hora e meia de cidades mineiras, facilita o acesso e torna Petrópolis uma opção atraente para o descanso prolongado.

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Dom Pedro II decapitado no carnaval: secretário de Petrópolis expõe sua repulsa em artigo (leia!)

Chieko Aoki: a dama da hotelaria integra a revista Paysage Entrevista

Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels, integra a lista dos “20 Hoteleiros que Constroem a Hotelaria Brasileira”, na revista Paysage Entrevista, que será lançada em abril. Reconhecida como uma das líderes mais influentes do setor, Aoki é conhecida pelo pioneirismo e pela capacidade de enfrentar desafios com determinação e inovação.

Com uma trajetória marcada pela obstinação e pelo desejo de oferecer um serviço de excelência, Aoki consolidou-se como referência na arte da hospitalidade. Sua visão inovadora e sua habilidade em interpretar a alma do cliente tornam sua gestão um exemplo de sucesso no Brasil e no exterior.

A essência da hospitalidade moderna

Para Aoki, antecipar as demandas dos hóspedes é a chave para uma gestão eficaz. Desde o atendimento inicial até o check-in, a atenção plena e o contato direto, como o tradicional “olho no olho”, são fundamentais para um acolhimento genuíno.

Ainda que a tecnologia auxilie na gestão e na operação dos hotéis, ela não substitui o toque humano que define a experiência de hospedagem. Aoki enfatiza que o diferencial brasileiro está na receptividade calorosa, uma marca própria que atravessa fronteiras e conquista hóspedes ao redor do mundo.

Protagonismo feminino e impacto social

Chieko Aoki também se destaca pelo seu engajamento em causas sociais e pelo incentivo à participação feminina no setor hoteleiro. Líder ativa no coletivo “Mulheres do Brasil”, ela atua em iniciativas que visam a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade. Durante a pandemia, participou de esforços para intermediar a chegada de vacinas ao Brasil, demonstrando seu compromisso com o bem-estar social.

Para a empresária, a força e a tenacidade feminina são diferenciais que impulsionam o setor. Sua trajetória reflete a capacidade de inovar e transformar, atributos essenciais para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

Veja hoteleiros que estarão na Paysage Entrevista de Abril:

Ana Biseli: uma ponte entre academia e gestão na hotelaria brasileira

Otaviano Maroja: referência na hotelaria de Porto de Galinhas e brasileira

Antonio Dias, do Royal Palm Hotels & Resorts, é um dos 20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira

 

Fernando de Noronha celebra retorno dos voos a jato com recepção calorosa

Fernando de Noronha voltou a respirar o ritmo dos jatos. Na tarde da última terça-feira (1º), a ilha espetacular recebeu um voo especial da GOL Linhas Aéreas. A aeronave, um Boeing 737 MAX 8, pousou às 14h30 trazendo uma identidade visual exclusiva que une o Governo de Pernambuco e os encantos de Noronha – uma ação simbólica que marca a retomada das operações regulares da companhia aérea, suspensas desde 2022.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o governo de Pernambuco informa que a retomada foi viabilizada pelas melhorias promovidas no Aeroporto Governador Carlos Wilson, incluindo a requalificação de uma faixa central de 18 metros da pista e a renovação da sinalização horizontal. Com isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou novamente a operação de jatos comerciais na Ilha.

“Celebramos este momento especial com uma recepção vibrante ao som do frevo, dando as boas-vindas aos passageiros desse voo tão aguardado para Fernando de Noronha”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur. “Além do retorno dos jatos, que reforça a conectividade com a Ilha, temos o orgulho de ver uma aeronave plotada com a temática noronhense, destacando a beleza e a singularidade desse destino único.”

Ação no Recife e boas-vindas calorosas na Ilha

A experiência dos passageiros começou ainda no embarque, no Aeroporto Internacional do Recife (REC), onde a Empetur organizou uma recepção especial. Os viajantes com destino a Noronha foram presenteados com o tradicional bolo de rolo e com o Passaporte Pernambuco, um convite simbólico para explorar as maravilhas do estado.

Ao desembarcarem em Fernando de Noronha, os turistas foram surpreendidos com bolsas personalizadas ilustradas com pontos turísticos de Pernambuco e recepcionados com uma animada orquestra de frevo – um toque de cultura que antecipou o calor humano e a beleza do destino.

Conectividade ampliada: 34 voos semanais para Noronha

Com a volta da GOL, a conectividade com Fernando de Noronha ganha novo fôlego. Atualmente, a ilha é atendida por três companhias aéreas, totalizando 34 voos semanais:

Azul – 18 voos semanais (aeronave para 136 passageiros)

GOL – 11 voos semanais (aeronave para 138 passageiros)

Latam – 5 voos semanais (aeronave para 144 passageiros)

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GOL apresenta nova aeronave da iniciativa Conheça o Brasil: Voando

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A GOL Linhas Aéreas retoma suas operações para Fernando de Noronha (PE). Para celebrar esse retorno após dois anos e meio do último voo na Ilha, a Companhia apresenta a quarta aeronave da iniciativa Conheça o Brasil: Voando, desta vez com uma pintura especial em homenagem ao arquipélago pernambucano.

Segundo nota enviada pelo DIÁRIO DO TURISMO, idealizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a iniciativa “Conheça o Brasil: Voando” visa reunir esforços do Governo Federal e da iniciativa privada para desenvolver ações voltadas ao estímulo às viagens no Brasil, à democratização do acesso, à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.

O Boeing 737 MAX 8 da GOL traz uma composição visual inspirada nos cenários paradisíacos de Fernando de Noronha. Entre os destaques da arte, estão o icônico Morro Dois Irmãos, cartão-postal visível da Baía dos Porcos e do Mirante Boldró, além de referências à vida marinha da região. Golfinhos, mergulho e outros elementos característicos do turismo local estão representados na fuselagem da aeronave, simbolizando a biodiversidade e as experiências únicas que Noronha oferece aos visitantes.

A concepção e o design da plotagem foram criados pelo Hub Criativo da GOL, e a aplicação da arte sobre a aeronave foi desenvolvida e executada pela equipe de engenharia da GOL Aerotech, localizada em Confins (MG). O processo total de comunicação visual e aplicação envolveu o trabalho de diversos profissionais, entre colaboradores das áreas de pintura, oficina de comunicação visual e engenharia do Aerotech.

Esta é a quarta aeronave da GOL que ganha uma homenagem dentro do programa ‘Conheça o Brasil: Voando”. Antes de Fernando de Noronha, a Companhia adesivou aeronaves para celebrar o turismo dos estados do Pará e sua capital Belém, Rio Grande do Norte e a cidade de Natal e o Rio Grande do Sul, no retorno das operações no aeroporto de Porto Alegre em outubro de 2024.

Na lateral do Boeing 737 MAX 8 da GOL, elementos noronhenses, como o Morro Dois Irmãos e os tradicionais golfinhos, em destaque (Foto: Thiago Amato / Divulgação GOL)
Na lateral do Boeing 737 MAX 8 da GOL, elementos noronhenses, como o Morro Dois Irmãos e os tradicionais golfinhos, em destaque (Foto: Thiago Amato / Divulgação GOL)

Voos da GOL para Fernando de Noronha

A Companhia disponibiliza 8 chegadas semanais à ilha: pela primeira vez, a companhia irá operar 4 voos que partem de São Paulo/Guarulhos (GRU) rumo a Fernando de Noronha (FEN), disponibilizados às segundas, quartas, sextas e sábados, enquanto outros 4 voos, de Recife (REC) para Fernando de Noronha (FEN), saem às terças, quintas e domingos – neste dia da semana, há 2 voos.

Os novos voos para Fernando de Noronha serão operados com as modernas aeronaves Boeing 737, da GOL, com capacidade para até 186 passageiros, entre elas o Boeing 737 MAX 8, a aeronave mais sustentável, com menor emissão de carbono e nível de ruído da frota da Companhia.

Accor chega a 100 hotéis sustentáveis nas Américas; ibis Manaus se destaca

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A Accor acaba de chegar a 100 hotéis com certificação de sustentabilidade nas Américas. O Grupo tem o compromisso de certificar externamente seus hotéis com selos de sustentabilidade. No Brasil, na Colômbia e no México, a certificação escolhida é a Green Key, enquanto na Argentina e no Chile temos o apoio de selos reconhecidos localmente, Hoteles más Verdes e Sello S, respectivamente.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o hotel que completa esse número simbólico é o ibis Manaus Distrito Industrial, primeiro da rede na região Norte do Brasil a obter o selo internacional Green Key. Localizado em um dos biomas mais importantes do mundo, a Amazônia, a certificação do hotel ganha ainda mais relevância neste momento, com a proximidade da COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, na Amazônia. Esse reconhecimento destaca a urgência de compromissos concretos para um turismo sustentável e reforça o papel da Accor como líder na transformação do setor hoteleiro para práticas mais responsáveis e ambientais.

As certificações atestam boas práticas nos hotéis, considerando critérios como gestão de recursos naturais, economia de água e energia, redução de resíduos e engajamento com a comunidade local.

“A sustentabilidade na Accor não é uma tendência passageira, mas um compromisso que faz parte da nossa estratégia e propósito há décadas. Desde as primeiras construções de nossos hotéis investimos em materiais sustentáveis e adotamos iniciativas que nos tornaram pioneiros no setor. Alcançar esse marco reafirma que sustentabilidade não é apenas um diferencial – é a resposta ao hóspede que busca, além de valores, ações concretas e objetivos claros”, pontua Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy.

“Alcançar 100 hotéis com certificações de sustentabilidade é uma realização marcante. Cada nova certificação representa uma oportunidade para fortalecer o turismo sustentável, trazendo benefícios reais para as comunidades locais e para o meio ambiente. Além dos critérios exigidos pelo Green Key, temos observado a adoção de excelentes práticas pelos hotéis, como a instalação de biodigestores para reduzir o envio de resíduos aos aterros sanitários, iniciativas de promoção da biodiversidade, como meliponários e jardins de ervas, além de ações sociais, com a doação de equipamentos, móveis e enxovais para instituições. Seguimos comprometidos em impulsionar a inovação e buscar soluções cada vez mais eficazes para um futuro mais sustentável”, comenta Fernanda Melo, coordenadora nacional do Programa Green Key Brasil.

Compromisso ambiental

As certificações de sustentabilidade representam mais do que um selo de aprovação, elas comprovam o compromisso ambiental dos hotéis e fortalecem a confiança de consumidores conscientes que estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental de suas viagens. O selo também se traduz em benefícios operacionais, como a redução de custos a longo prazo e um aumento da atratividade para investidores que buscam aliar rentabilidade a impacto positivo.

O marco de 100 hotéis certificados representa apenas mais uma etapa da jornada da Accor. O número continua crescendo com novas certificações, como a recente conquista do Novotel Rio de Janeiro Leme, o primeiro hotel da divisão PM&E no Rio de Janeiro a obter o selo Green Key. A cada nova certificação, os hotéis passam a integrar uma rede global de estabelecimentos comprometidos com práticas sustentáveis, ampliando sua visibilidade e consolidando a Accor como referência em hospitalidade responsável.

A lista de hotéis certificados nas Américas inclui:

  • Argentina: 6 hotéis certificados pela Hoteles más Verdes
  • Brasil: 48 hotéis certificados pela Green Key
  • Canadá: 3 hotéis certificados pela Green Key Global
  • Chile: 16 hotéis certificados pelo Sello S
  • Colômbia: 1 hotel certificado pela Green Key
  • México: 24 hotéis certificados pelo Green Key
  • Paraguai: 1 hotel certificado pela Green Key
  • Estados Unidos: 2 hotéis certificados pela Green Key Global

Sabia mais sobre a Accor no site oficial da rede.

Lista de melhores operadoras fere princípios de idoneidade empresarial e responsabilidade fiscal

Nos últimos tempos, multiplicam-se listas que celebram personalidades e empresas no setor de turismo, conferindo-lhes visibilidade por trajetórias supostamente exitosas — muitas vezes, sem o devido merecimento.

por Paulo Atzingen*


Entre essas premiações, proliferam os reconhecimentos baseados em critérios ESG (Environmental, Social and Governance), conceitos que, se corretamente aplicados, deveriam refletir responsabilidade ambiental, ética empresarial e boa governança. No entanto, o que se observa com frequência é a banalização desses parâmetros, com sua apropriação por empresas cuja realidade contábil, fiscal e jurídica é profundamente contraditória com a imagem que tentam vender.

No mercado do turismo, essa dissonância se revela gritante. Em tempos de ampla transparência de dados públicos, é inaceitável que empresas com passivos tributários expressivos, processos trabalhistas, ações cíveis e dívidas milionárias sejam agraciadas com selos de excelência. O marketing institucional não pode ser um escudo para encobrir práticas financeiras temerárias ou gestão temerária. A mera aparência de solidez não pode se sobrepor à realidade dos balanços.

Diversas operadoras de turismo encerraram atividades recentemente ou enfrentam processos de reestruturação financeira por razões que incluem endividamento excessivo oriundo de debêntures não liquidadas, descontrole de custos operacionais, margens de lucro insustentáveis e ruptura com parceiros estratégicos — como exemplificado pela recente quebra de contrato entre a Gol e a Viagens Promo.

A edição 2025 do prêmio “Melhores do Turismo Panrotas Amadeus” afirma basear-se em uma pesquisa espontânea junto a mais de 470 fornecedores do setor para eleger operadoras regionais e de nicho com base no desempenho de 2024. São várias listas, no entanto, a lista “Melhores Operadoras 2025” apresenta inconsistências gritantes que colocam em xeque sua credibilidade. Pelo menos um terço das empresas listadas ali acumulam débitos fiscais, atrasos com fornecedores, passivos trabalhistas ou estão sob reestruturação judicial. A justificativa de que os nomes foram indicados de forma espontânea pelos participantes não exonera a curadoria editorial da responsabilidade sobre o resultado.

Dívidas bilionárias

Entre as operadoras listadas — sem nominar diretamente —, há empresas com dívidas bilionárias oriundas de debêntures contraídas como tentativa de sustentação durante a pandemia, mas que continuam sem liquidação. Há empresas sob risco de colapso financeiro iminente, com evidente desgovernança fiscal e administrativa. Outras estão em renegociação com credores, postergando obrigações. Também há distribuidoras de hotéis que, equivocadamente, foram incluídas como operadoras, apesar de não desenvolverem atividade fim correspondente. Uma dessas, inclusive, viu-se altamente exposta após a quebra da 123Milhas, revelando um modelo de negócios fragilizado, calcado em margens irrealistas.

Não menos grave, consta na lista uma empresa recentemente vendida para um grupo internacional que está, neste momento, sob recuperação judicial nos Estados Unidos, amparado pelo Capítulo 11 da legislação norte-americana. Ainda, uma OTA com passivo estimado em R$ 70 milhões figura entre os destaques, mesmo em meio a denúncias de calote a fornecedores e silêncio institucional diante de solicitações de esclarecimento.

Frente a esse panorama, a curadoria da premiação poderia ser mais transparente para com seus leitores, do contrário assume postura conivente com práticas empresariais incompatíveis com os valores que diz promover.

Por fim, é urgente afirmar: o fortalecimento do setor de turismo não pode se dar apenas com base em métricas de faturamento ou marketing de reputação. É preciso que se valorize a conformidade fiscal, a legalidade das práticas comerciais e o respeito aos compromissos trabalhistas e contratuais. Um mercado turístico forte é aquele em que as empresas crescem com integridade. A justiça fiscal, a lisura tributária e a governança responsável são pilares para um turismo democrático, seguro e sustentável — um turismo que, de fato, contribua para o desenvolvimento do país.


*Paulo Atzingen é jornalista, fundador do DIÁRIO DO TURISMO.