sábado, dezembro 27, 2025
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Setur-SP amplia programa gratuito de qualificação para o turismo paulista

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turismo paulista
A plataforma oferece cursos presenciais, EAD, de idiomas e exclusivos - Foto: Pixabay

Com a retomada do turismo após a pandemia, cresceu também a necessidade por profissionais qualificados. Uma sondagem da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), realizada entre dezembro de 2024 e março de 2025, apontou que a falta de qualificação e os desafios na empregabilidade são hoje as principais dificuldades enfrentadas por 35 regiões turísticas do estado.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, no que diz respeito à capacitação, para 44% dos entrevistados o custo elevado dos cursos e treinamentos é uma preocupação. Já para 34%, há dificuldade em encontrar cursos que se encaixem nos seus horários disponíveis. Esses fatores impactam na empregabilidade, pois a maioria (40%) dos entrevistados comentou sobre a baixa disponibilidade de vagas na sua região, exigência de conhecimento em idiomas estrangeiros (31%) e competição elevada no mercado de trabalho (23%).

Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Setur-SP, lançou em novembro do ano passado a Academia do Turismo SP, programa de capacitação profissional gratuito que tem o objetivo de atender a demanda crescente por mão de obra qualificada para o setor. Desde a sua criação, já foram ofertadas 33 mil vagas gratuitas em diferentes cursos da área de turismo, como gastronomia, hospitalidade e eventos. Atualmente com 20 instituições parceiras, a Academia do Turismo promoveu cinco cursos pilotos pelo Estado, que contaram com a participação de gestores públicos, empresários do setor e estudantes.

“Continuamos investindo na Academia do Turismo SP. Ainda este ano, vamos oferecer mais 28 mil novas vagas gratuitas, mais instituições parceiras, novos cursos pilotos e workshops regionalizados. Estamos produzindo dez guias práticos para ampliar a sustentabilidade e inovação do setor, além de edital de premiação de um desafio de inovação”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens. O edital está em fase de criação e quando for lançado, oferecerá prêmios em dinheiro, mentorias e acesso à mercado. “O objetivo é qualificar os profissionais, incentivar novas soluções e movimentar a cadeia do turismo”, completa o secretário.

De Técnico em Gastronomia até marketing de destinos: veja oportunidades

Presenciais

Na parte de Gastronomia, há opções para todos os perfis. Se a ideia é trabalhar com eventos, os interessados podem fazer o curso “Técnicas de Cozinha Quente: Buffet para Eventos” disponíveis nos bairros Aclimação e Penha, na capital paulista.

Agora, se os alunos desejam “colocar a mão na massa”, existem cursos técnicos voltados para culinária e produção de alimentos específicos. Neste caso, o profissional pode se tornar: Técnico em Gastronomia; em Confeitaria; na produção de Sorvetes Artesanais; em Panificação; na produção de Compostas e Geleias Artesanais; em Flores de Açúcar; ou até na Culinária Japonesa; e na Produção sem Glúten e sem Lactose, entre outros.

No Turismo, os profissionais podem se especializar em diferentes áreas, como o Turismo Pedagógico, voltado às atividades com crianças e escolas. O curso está disponível em São Paulo, no bairro da Aclimação, assim como em Campinas, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

Os alunos também podem escolher o curso de Turismo Criativo, oferecido pelo SESC na capital paulista e em Pindamonhangaba. Outro pilar fundamental para o turismo é o receptivo, que é o primeiro contato do viajante ao chegar em um destino. Para aprimorar esse atendimento, estão abertas as inscrições para o curso de Organização e Planejamento do Receptivo Turístico, disponíveis em Araçatuba, Piracicaba e Bertioga.

O profissional que trabalha com turismo de natureza e ecoturismo pode ampliar sua atuação ao se capacitar como Condutor De Turismo De Aventura. As oportunidades estão disponíveis em Registro e Bertioga, dois municípios que recebem muitos turistas para passeios em cavernas, trilhas, cachoeiras e outras atividades.

Idiomas

Um dos requisitos mais solicitados pelo mercado de trabalho, principalmente o turístico, são os idiomas. Pensando nisso, a Academia do Turismo SP conta com o curso presencial “Inglês e Espanhol para Camareiras, Garçons e Recepcionistas”, com turmas na capital paulista, no bairro da Aclimação e no Largo Treze, e no interior do Estado, em Campinas.

EAD (Ensino a Distância)

Nos cursos de Ensino a Distância (EAD), os alunos podem aprender, por exemplo, como preparar a sua propriedade para receber turistas, otimizando a infraestrutura e os serviços de hospitalidade. O curso é ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem curta duração.

Outra oportunidade para quem deseja empreender com produtos artesanais é realizar o curso Queijos Artesanais do Brasil. No curso, os profissionais conhecem as características dos queijos artesanais brasileiros, compreendendo os deveres do produtor e a legislação.

Além disso, um segmento que tem conquistado cada vez mais os viajantes é o turismo de experiência, que oferece vivências únicas no destino. Para isso, os profissionais podem fazer o curso Turismo de Experiência, oferecido pela Setur-SP. Na oportunidade, os gestores públicos poderão se informar e se atualizar sobre as possibilidades de implantação e promoção de destinos nesse segmento. As propostas são pensadas para o estado de São Paulo, que tem uma grande variedade de experiências, mas a dinâmica cabe em qualquer destino.

Cursos exclusivos

A Academia do Turismo SP também conta com cursos disponibilizados exclusivamente na plataforma. Em Santos, por exemplo, há diversos cursos na área gastronômica, como Cozinheiro, Hambúrguer Artesanal e Copeiro.

Em Jacareí, existem os cursos de Liderança em Hotéis e pousadas e Liderança em Restaurantes e Bares. Por sua vez, em São Paulo, os interessados podem fazer o curso de Gerência Geral de Hotéis Econômicos, e em Osasco, há capacitações de Camareira, por exemplo.

Mas não para por aí, pois ainda há cursos oferecidos por instituições internacionais. É o caso do curso de Marketing, da Tourism Online Academy. Em formato EAD e com aulas em inglês, o curso fornece aos participantes ferramentas para criar planos de marketing para destinos turísticos.

Já a capacitação “Your journey to more sustainable community engagement” (sua jornada para um maior engajamento sustentável da comunidade, em tradução livre), é uma iniciativa da Booking em parceria com a OMT (organização Mundial do Turismo. O objetivo é iniciar os princípios do turismo de base comunitária.

Todos os cursos disponíveis podem ser consultados no site da Academia do Turismo SP. 

Vila Galé Collection é inaugurado em Ouro Preto e reforça Minas no turismo internacional

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Com charme histórico e luxo, o Vila Galé Collection é inaugurado em Ouro Preto e coloca Minas Gerais no mapa do turismo internacional - Crédito: DT
Com charme histórico e luxo, o Vila Galé Collection é inaugurado em Ouro Preto e coloca Minas Gerais no mapa do turismo internacional - Crédito: DT

A nova unidade do Vila Galé no Brasil será inaugurada oficialmente neste sábado (24)

A instalação do Vila Galé Collection Ouro Preto no distrito de Cachoeira do Campo, marca um novo capítulo para o turismo de Minas Gerais. Trata-se do primeiro empreendimento da rede portuguesa no estado — e o 12º no Brasil — em uma iniciativa que reposiciona Minas no cenário global do turismo cultural, patrimonial e sustentável.

O resort ocupa um edifício histórico do século XVIII, cuidadosamente restaurado, que já abrigou o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas e, mais tarde, o Colégio Dom Bosco. A requalificação foi conduzida pela rede Vila Galé em diálogo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), mantendo os traços originais da construção.

Vila Galé
Uma das casas anexas do resort – Crédito: DT
Pátio interno do resort – Crédito: DT
Piscina para crianças- Crédito: DT
Sala de reuniões – Crédito: DT

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e a Invest Minas, o projeto é fruto de uma estratégia de atração de investimentos iniciada em 2021, com articulações durante missão oficial à BTL Lisboa. O investimento total foi de R$ 120 milhões, com a geração de 120 empregos diretos e mais de 600 indiretos.

“A chegada do Vila Galé, primeira bandeira internacional a se instalar em Minas em mais de 30 anos, comprova que o estado está aberto ao mundo”, afirmou Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo. “É um símbolo do nosso novo ciclo: internacional, sustentável e com impacto real na vida das pessoas.”

O pátio interno do resort –  Crédito: DT
A piscina aquecida – Crédito: DT
O espaço fitness – Crédito: DT

Bárbara Botega, secretária-adjunta de Comunicação Social, destacou o papel estratégico do local. “Sabíamos do potencial do imóvel e da expertise da rede Vila Galé. Hoje temos um empreendimento que valoriza o patrimônio, gera renda e transforma a região.”

João Paulo Braga, presidente da Invest Minas, reforçou o caráter simbólico do investimento: “É contar nossa história de forma viva, conciliando tradição e desenvolvimento.”

Peças de arte são expostas nos corredores – Crédito: DT
Vila Galé
Crédito: DT

Experiência mineira em todos os detalhes

Com 311 quartos — incluindo 95 no edifício histórico — o resort reúne infraestrutura de alto padrão e referências à identidade local. Conta com três restaurantes, cinco piscinas aquecidas, spa, biblioteca, cinema, espaços de lazer, centro de convenções e atividades voltadas à natureza e ao bem-estar.

Na gastronomia, a mineiridade ganha protagonismo. As chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães comandam experiências culinárias com pratos típicos servidos em panelas de pedra-sabão, em fogão à lenha.

Um dos apartamentos – Crédito: DT
Um dos apartamentos – Crédito: DT
Buffet inaugural – Crédito: DT

Integração com o território e inovação

O resort firmou parcerias com produtores locais e com o Haras M. Tostes para passeios de cavalo e charrete. Além disso, serão cultivadas vinhas e oliveiras em 15 hectares da propriedade — uma iniciativa experimental que une tradição portuguesa e inovação agrícola mineira.

Atividades como trilhas ecológicas, horta pedagógica, passeios de jipe e até balonismo integram a programação, reforçando o caráter educativo e ambiental da proposta.

Com essa inauguração, Minas Gerais avança na integração entre turismo e desenvolvimento sustentável, alçando-se como um destino de referência no mapa do turismo internacional.

Vila Galé
Pátio interno do resort – Crédito: DT
Lado frontal do empreendimento- Crédito: DT

Confira matéria completa e.entrevistas nas próximas edições do DIÁRIO

*O jornalista viajou a Ouro Preto a convite do grupo Vila Galé.

MSC lança pacote Fly & Cruise para explorar Japão e Coreia do Sul com conforto e praticidade

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MSC Bellissima - Crédito: divulgação
MSC Bellissima - Crédito: divulgação

A MSC Cruzeiros segue expandindo sua oferta de Fly & Cruise, com a inclusão de um pacote para viagem pelo Japão e Coreia do Sul. Com essa nova opção, o viajante tem a possibilidade de adquirir junto com o cruzeiro no MSC Bellissima o aéreo de ida e volta, facilitando a organização da viagem.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o pacote Fly & Cruise conta com voo de ida, saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Tóquio, dois dias antes do embarque no cruzeiro, e voo de volta um dia após o desembarque do navio.

A Companhia oferece duas opções de itinerário na região que fazem parte do pacote Fly & Cruise:

  • Cruzeiro de 5 noites: embarques em Tóquio, no Japão, e visitas a Busan, na Coreia do Sul, onde se encontra um dos tesouros nacionais do país, o Templo de Beomeosa, erguido no século XIV na Montanha Geumjeongsan; e Sasebo, no Japão.
  • Cruzeiro de 7 noites: embarques em Tóquio, e visitas a Osaka, no Japão, onde os viajantes poderão aproveitar o pernoite para conhecer ainda mais a cidade, como visitar o deslumbrante Castelo de Himeji, uma antiga fortaleza renomada que se destaca como um dos principais monumentos históricos do país; Ilha de Jeju (Gangjeong), na Coreia do Sul, onde os viajantes poderão caminhar até o topo do Seongsan Ilchulbong, uma impressionante cratera vulcânica com vistas deslumbrantes e Patrimônio Mundial da UNESCO; e Yatsushiro (Kumamoto), no Japão.

Para saber mais sobre as opções de pacote Fly & Cruise, acesse o site aqui.

MSC Bellissima, Atmosphere Pool - Crédito: divulgação
MSC Bellissima, Atmosphere Pool
MSC Bellissima, Galleria Bellissima - Crédito: divulgação
MSC Bellissima, Galleria Bellissima

Sobre o MSC Bellissima

MSC Belissima oferece aos hóspedes uma variedade de opções gastronômicas, com 20 bares e lounges e 12 restaurantes, incluindo o restaurante de especialidade L’Atelier Bistrot, de culinária francesa e a aclamada confeitaria Jean-Philippe Maury’s Chocolate & Café. O navio também oferece uma ampla e variada estrutura para famílias com atividades para crianças em parceria com a LEGO e a Chicco, O Carousel Lounge apresenta shows exclusivos que combina acrobacias inspiradoras, dança e música para criar uma experiência de entretenimento multissensorial. O navio conta com um MSC Yacht Club que se estende por três andares, com acomodações luxuosas, instalações privativas e serviço de mordomo 24 horas por dia. Um teto de LED, com 80 metros de comprimento, cobre a impressionante promenade ao estilo mediterrâneo de 96 metros de comprimento, projetada para ser o centro social do navio.

Fhoresp questiona regras sobre jornada feminina e lança seminário em defesa do setor

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Com presença de juristas, Fhoresp realiza evento no próximo dia 26, para reacender discussão legal sobre obrigatoriedade de concessão de dois domingos de folga por mês às trabalhadoras - Foto: divulgação
Com presença de juristas, Fhoresp realiza evento no próximo dia 26, para reacender discussão legal sobre obrigatoriedade de concessão de dois domingos de folga por mês às trabalhadoras - Foto: divulgação

Para evitar demissões em massa, a Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) defende que a escala de trabalho seja negociada diretamente entre os sindicatos das categorias profissional e patronal. A entidade critica decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em alguns casos, determinam a concessão de duas folgas mensais aos fins de semana. Segundo a Fhoresp, setores como Hospitalidade, Turismo e Alimentação concentram a maior demanda justamente aos sábados e domingos, quando o movimento supera o dos dias úteis.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para jogar luzes ao tema, a Fhoresp promove na segunda-feira (26/5), das 14 às 17h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), o seminário “Escala de Trabalho – Dupla Folga Dominical para Mulheres no Setor de Hospedagem & Alimentação”. Nomes de peso do Direito Trabalhista e do setor de Turismo darão tom ao evento, destinado a profissionais e a empresários do trade turístico e da seara jurídica. Presencial, o encontro tem vagas limitadas. As inscrições devem ser firmadas com antecedência no link https://fhoresp.com.br/fhoresp-juridicos/).

Entre os expositores estarão a ministra Morgana de Almeida Richa, da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o desembargador Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, da Seção de Dissídios Coletivos e da 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2); e a advogada Maíra Recchia, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP.

O assunto está em evidência em razão de recentes decisões do STF sobre as convenções coletivas entre sindicatos e empresas. O artigo 386 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece que as empresas devem se organizar de forma que as mulheres tenham a folga semanal aos domingos a cada 15 dias, diferentemente dos homens, que têm assegurado a folga aos domingos a cada três trabalhados. Entretanto, os Tribunais sempre acolheram as negociações entre o setor patronal e os sindicatos, que ofereciam outras contrapartidas em benefício das trabalhadoras.

O diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, reconhece que o tema é sensível, mas precisa ser abordado para garantir a contratação feminina. A entidade representa cerca de 500 mil estabelecimentos no estado, que têm a maior parcela de vagas ocupadas por mulheres. De acordo com levantamento do Núcleo de Pesquisas da Federação, são 956,3 mil homens, ante pouco mais de 1,2 milhão de mulheres atuando no setor:

“O melhor momento para hotéis, bares e restaurantes é o fim de semana, e com pico maior de trabalho aos domingos. Conceder mais uma folga às mulheres justamente neste dia pode impactar o setor e pender para o lado da preferência da vaga, sendo que, até o momento, com autonomia, as negociações entre empregador e empregado deram muito certo. Outra característica do segmento é que ele é porta de entrada de muitos trabalhadores que chegam sem qualificação. Resumindo: queremos encontrar um caminho alternativo para não gerar demissões e preferências por homens em vez de mulheres na hora de preencher o posto de trabalho”, analisa o representante da Federação.

A sede da OAB-SP, onde será abrigado o seminário, fica na rua Maria Paula, 35, 3º andar – centro de São Paulo-SP.

Padaria Santa Tereza: Tradição e sabor no coração de São Paulo

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Bauru Santa Tereza e suco de acerola - Foto: divulgação
Bauru Santa Tereza e suco de acerola - Foto: Denis Rugeri

Padaria Santa Tereza mantém viva a história desde 1872

Por Jorge Salim (texto) e Denis Rugeri (fotos)

A mais antiga padaria em funcionamento de São Paulo, a Santa Tereza, foi fundada em 1872 e guarda até hoje o charme e a tradição que atravessam gerações. Localizada na Praça Dr. João Mendes, no Centro Histórico, a casa começou servindo pães, caldos e canjas, mas se reinventou sem perder sua essência.

Fachada da Padaria Santa Tereza - Foto: divulgação
Fachada da Padaria Santa Tereza – Foto: Denis Rugeri

Refeições completas e ambiente acolhedor

Com a ampliação do primeiro andar em 2007, a padaria passou a oferecer pratos consagrados da culinária paulista, como Filé à Parmegiana, Risotos e batatas nas versões portuguesa, francesa e rústica. O piso térreo atende 120 clientes no estilo balcão, enquanto o salão superior acomoda 170 pessoas confortavelmente.

O grande destaque da casa é a famosa coxinha creme, uma coxa de frango empanada que vende até 200 unidades por dia. “É nosso carro-chefe. Mesmo com um cardápio extenso, ela é imbatível”, revela Juliana Maturana, uma das proprietárias.

Juliana Maturana - diretora - Foto: divulgação
Juliana Maturana – diretora – Foto: Denis Rugeri
Coxa creme salgado carro chef da casa - foto: divulgação
Coxa creme salgado carro chef da casa – foto: Denis Rugeri

Da padaria ao espaço de eventos

A história da Santa Tereza se entrelaça com a evolução das padarias paulistanas. “Começamos a oferecer refeições completas em 2007, seguindo uma tendência já forte na cidade”, explica Juliana. Hoje, além do atendimento diário, o salão é alugado para eventos como casamentos, encontros corporativos e confraternizações.

A localização estratégica, próxima à Catedral da Sé, ao Fórum de São Paulo e à estação Sé do Metrô, garante um fluxo constante de clientes — entre eles juízes, advogados e profissionais de escritórios da região. “No Dia das Mães, por exemplo, tivemos que estender o horário de funcionamento além das 16h de tanto movimento”, comenta.

Entrada da padaria - Foto: divulgação
Entrada da padaria – Foto: Denis Rugeri
Balcão da padaria Santa Tereza - Foto: divulgação
Balcão da padaria Santa Tereza – Foto: Denis Rugeri
Vitrine de doces e pães - Foto: divulgação
Vitrine de doces e pães – Foto: Denis Rugeri

Resistência e solidariedade

Durante a pandemia, a padaria sentiu os impactos da queda no movimento. “Tínhamos 140 funcionários antes da Covid. Hoje, operamos com 70”, lamenta Juliana. Entre eles está José Adilson, no grupo desde 1991 e na padaria desde 2007.

Mesmo assim, a casa mantém ações de cunho social, como o projeto Confeiteiros do Amanhã, que forma gratuitamente jovens confeiteiros. “Queremos ampliar o curso, com patrocínio e até doação de equipamentos para os alunos”, afirma Juliana.

José Adilson, 1991 no grupo familiar e a partir de 2007 na padaria - Foto: divulgação
José Adilson, 1991 no grupo familiar e a partir de 2007 na padaria – Foto: Denis Rugeri
Salão andar superior - Foto: divulgação
Salão andar superior – Foto: Denis Rugeri

Padaria Santa Teresa: herança de família

Embora a família Maturana não seja fundadora da padaria, o avô das irmãs Juliana e Natália adquiriu o negócio nos anos 1990. Desde então, a padaria tem se modernizado sem perder a memória afetiva.

“As peças de decoração têm histórias com meu pai, meu avô. Cada detalhe guarda uma lembrança”, conta Juliana. Um desses elementos é a imagem de Santa Tereza, que decora o salão. “Já houve situações delicadas com visitantes evangélicos, mas sempre lidamos com respeito e compreensão.”

Decoração no salão superior - Foto: divulgação
Decoração no salão superior – Foto: Denis Rugeri
Foto antiga da padaria exposta no salão - Foto: divulgação
Foto antiga da padaria exposta no salão – Foto: Denis Rugeri

SERVIÇO

Padaria Santa Tereza

  • Praça Dr. João Mendes, 150 – Centro Histórico – São Paulo/SP
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 08h às 20h
  • Telefone: (11) 3111-1030
  • Não abre aos domingos (exceto Domingo de Páscoa e Dia das Mães)

Airbnb revela os destinos mais desejados para o inverno 2025

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Brasília, Olímpia, Mairiporã e Campos do Jordão entre os destinos em alta para a próxima temporada de inverno no Brasil - Crédito: Airbnb
Brasília, Olímpia, Mairiporã e Campos do Jordão entre os destinos em alta para a próxima temporada de inverno no Brasil - Créditos: Reprodução Airbnb.

Neste inverno, os hóspedes brasileiros no Airbnb estão trocando as grandes metrópoles por destinos mais locais e imersos na natureza. Cidades como Brasília, Santo Amaro do Maranhão — uma das portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, conhecida por suas lagoas e paisagens deslumbrantes — e Olímpia, famosa por suas atrações aquáticas e bastante procurada por famílias, estão entre os destaques que moldam as viagens de inverno no Airbnb.

Cidades em alta para o inverno de 2025 no Brasil

  • Brasília (DF, Brasil)
  • Joinville (SC, Brasil)
  • Cachoeira Paulista (SP, Brasil)
  • Santo Amaro do Maranhão (MA, Brasil)
  • Olímpia (SP, Brasil)
  • Cabo Frio (RJ, Brasil)
  • Mairiporã (SP, Brasil)
  • Angra dos Reis (RJ, Brasil)
  • Porto Seguro (BA, Brasil)
  • Campos do Jordão (SP, Brasil)

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para os brasileiros que planejam uma viagem internacional, os destinos em alta vão desde opções próximas, na América Latina, até cidades em outros continentes, como Edimburgo, Bangkok e Istambul:

  • Santiago (Chile)
  • Punta Cana (República Dominicana)
  • Edimburgo (Escócia)
  • Bangkok (Tailândia)
  • Istambul (Turquia)
  • San Pedro de Atacama (Chile)
  • Amalfi (Itália)
  • Roma (Itália)
  • Mykonos (Grécia)
  • Seul (Coreia do Sul)

Destinos que aquecem viagens no mundo nos próximos meses

Optar por destinos mais locais não é uma tendência exclusiva do Brasil. Globalmente, 1 em cada 5 hóspedes afirmou ter escolhido o Airbnb em vez de outras formas de acomodação justamente pela busca por uma experiência de viagem mais autêntica e local. Neste inverno, viajantes ao redor do mundo estão evitando multidões e preferindo destinos com gastronomia regional e autêntica.

De acordo com uma pesquisa recente da Panterra, quase metade (47%) dos viajantes prioriza a culinária local como parte essencial de suas experiências. Para os amantes da boa mesa, aqui estão alguns dos destinos em alta para o período de 20 de junho a 22 de setembro de 2025 ao redor do mundo no Airbnb:

  • Alassio, Itália: refúgio costeiro com clima mediterrâneo e gastronomia baseada em frutos-do-mar, flores, ervas e o famoso azeite Riviera Ligure DOP.
  • Roterdã, Holanda: conhecida como a “segunda cidade” do país, destaca-se por sua cena gastronômica moderna e internacional, com experiências como tours culinários pela cidade.
  • Chiclana de la Frontera, Espanha: vila charmosa na Costa de la Luz, com restaurantes premiados e pratos com atum azul.
  • Belo Horizonte, Brasil: famosa pelos sabores tradicionais de Minas Gerais, como feijão tropeiro e pão de queijo, Belo Horizonte também se destaca por seus tours e experiências para conhecer os cafés especiais e principais atrativos da cidade.
  • Shillong, Índia: reconhecida pela culinária Khasi e comidas de rua locais como kwai e aloo muri.
  • Marloth Park, África do Sul: próximo ao Parque Nacional Kruger, possui clima ideal para vinhedos escondidos e experiências enogastronômicas.
  • Arakawa City, Japão: alternativa mais tranquila a Shibuya, em Tóquio, oferece aulas de lámen e guioza, além de cafés tradicionais em Joyful Minowa.
  • Rawai, Tailândia: vila costeira em Phuket com forte presença de frutos-do-mar frescos e ingredientes tradicionais tailandeses.
  • Santa Teresita, Argentina: reúne mais de 50 restaurantes premiados e influências europeias.
  • Oneonta, NY, EUA: refúgio escondido nas montanhas Catskills, conhecido por suas cervejarias artesanais e opções farm-to-table.

Experiências no Airbnb

Em 13 de maio, o Airbnb apresentou as novas Experiências no Airbnb — totalmente repaginadas e oferecidas por anfitriões locais que conhecem sua cidade como ninguém. O lançamento conta com experiências em 650 cidades ao redor do mundo e novas serão adicionadas todos os dias. Em várias cidades, também será possível encontrar os Originais Airbnb — experiências únicas oferecidas pelas pessoas mais interessantes do mundo, criadas exclusivamente para o Airbnb.

As acomodações e experiências neste comunicado de imprensa destinam-se a inspirar e ilustrar. O Airbnb não endossa ou promove esses anúncios ou quaisquer outras acomodações ou experiências disponíveis na plataforma.

Equipotel 2025 terá apoio de mais de 40 entidades do setor de hospitalidade

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Equipotel 2025 contará com o apoio de mais de 40 associações para impulsionar o mercado de hospitalidade - Foto: divulgação Equipotel
Equipotel 2025 contará com o apoio de mais de 40 associações para impulsionar o mercado de hospitalidade - Foto: divulgação

A 62ª edição da Equipotel, principal feira de hospitalidade da América Latina, será realizada em setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com o apoio de cerca de 40 entidades e parceiros do setor. O evento destaca soluções inovadoras para o mercado e promete fortalecer ainda mais a conexão entre profissionais da área.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, entre as associações que impulsionarão o evento, estão referências em seus segmentos, como: ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), AB Motéis (Associação Brasileira de Motéis), ANR (Associação Nacional de Restaurantes), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), FC&VB-RJ (Federação de Convention & Visitors), FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo), FoHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Nobile, Resorts Brasil, Unedestinos e regionais do SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) de Aparecida e Vale Histórico, Marília e Litoral Norte – SP.

“Estamos muito felizes em contar com o apoio de importantes parceiros nesta edição. A Equipotel é uma das cinco maiores feiras de hospitalidade do mundo. Somos referência no setor. Nosso relacionamento com as associações ressalta a confiabilidade da feira e a sua importância para a promoção de negócios em diversos segmentos”, explica Daniel Pereira, gerente da Equipotel.

A Equipotel 2025 também contará com o apoio das 27 regionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, espalhadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Além das associações parceiras, os visitantes também terão acesso as tendências e inovações disponíveis nas áreas de Arquitetura e Decoração, Bem-estar e Higiene Pessoal, Equipamentos, Utensílios e Cozinha, Serviços e Manutenção, Lavanderia e Limpeza e Tecnologia e Segurança. O objetivo é que o pavilhão forneça uma experiência 360º no setor de hospitalidade.

“Iremos oferecer uma experiência completa para os profissionais que forem ao evento, independentemente do segmento em que atuam. Vamos conectar empresas, expandir conhecimentos, proporcionar grandes oportunidades de negócios e apresentar soluções modernas para hotéis, bares, restaurantes, spas, entre outros empreendimentos que buscam surpreender seus clientes com o que há de melhor”, afirma Daniel.

A 62ª edição da Equipotel acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante os quatro dias de evento, serão apresentadas mais de 200 horas de conteúdos, com a participação de mais de 420 marcas.

Segundo a organização, são esperados mais de 22 mil visitantes na feira deste ano. Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do site: https://www.equipotel.com.br/pt-br/visitar/credenciamento.html

Governo lança campanha nacional para celebrar festas juninas em todo o Brasil

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Ministério do Turismo lança “Conheça o Brasil: Junino” e dá início às festas de São João em todo o país - Foto: Fábio Marques / MTur
Ministério do Turismo lança “Conheça o Brasil: Junino” e dá início às festas de São João em todo o país - Foto: Fábio Marques / MTur

O Ministério do Turismo iniciou oficialmente as celebrações juninas em todo o Brasil com o lançamento da ação “Conheça o Brasil: Junino”, nesta quarta-feira (21/05). Anunciada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, a iniciativa tem como objetivo celebrar a diversidade cultural das festas de São João, marcando o início da temporada de forró, danças típicas e pratos tradicionais do Nordeste.

“As festas juninas representam a alma do povo brasileiro, especialmente do Nordeste. Com o ‘Conheça o Brasil: Junino’, queremos valorizar essa tradição e movimentar o turismo em todas as regiões do país”, destacou o ministro Celso Sabino.

REDAÇÃO DO DT – *com informações do MTur

As festas de São João, que se consolidaram como um dos maiores motores do turismo interno no Brasil, atraem milhões de visitantes. O São João de Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, espera receber mais de 2,8 milhões de pessoas durante os 38 dias de festa. Já o evento de Caruaru (PE) deve atrair 3,5 milhões de visitantes ao longo de 72 dias de celebrações.

Para dar início a essas festividades, o estacionamento do Ministério do Turismo foi transformado em um grande arraial, oferecendo uma programação gratuita cheia de música, dança e elementos das tradições juninas do Nordeste. O evento contou com a presença de autoridades e prefeitos de diversas regiões do Brasil.

A festa teve como foco destacar a cultura nordestina, com nove barracas de comidas típicas, cada uma representando um estado da região, e apresentações de quadrilhas e grupos culturais. Durante a celebração, também foi anunciada a edição 2025 do Maior São João do Cerrado, tradicional festa junina do Distrito Federal.

A programação foi animada pelos shows de Nena Queiroga, Paulin Vaqueiro, Nego Rainer e Nilson Freire. As quadrilhas Si Bobiá a Gente Pimba e Sanfona Lascada, além do grupo cultural Pé de Cerrado, completaram a festa, iniciando com muito ritmo e tradição as celebrações de São João em todo o Brasil.

Divulgação

Para fortalecer a divulgação das festas juninas pelo Brasil, o Ministério do Turismo se uniu à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para levar os festejos a todos os cantos do país, com transmissões ao vivo das principais festas. Por meio do projeto Arraiá Brasil, o MTur e a EBC celebram a cultura nordestina, fomentando o turismo regional e democratizando o acesso à cultura nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Empetur leva o melhor da gastronomia pernambucana para Fernando de Noronha

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Empetur e Latam promovem primeiro voo direto de São Paulo para Fernando de Noronha - Foto: Pixabay - Golfinho Rotador
Ilha de Fernando de Noronha - Foto: Pixabay

De 22 de maio a 3 de junho, a Ilha de Fernando de Noronha recebe o Festival Brasil Sabor | Pernambuco Naturalmente Incrível, uma ação da Empetur em parceria com a Abrasel que une alta gastronomia, sustentabilidade e inovação em experiências turísticas. O evento reunirá renomados chefs locais, nacionais e internacionais para celebrar e difundir os sabores autênticos do arquipélago.

“Eventos como o Brasil Sabor são fundamentais para fortalecer a imagem de Fernando de Noronha como um destino turístico completo, que vai além das belezas naturais e oferece experiências culturais e gastronômicas de alto nível. Além disso, geram um impacto direto na economia da ilha, movimentando a cadeia produtiva do turismo e valorizando os empreendedores locais”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, essa era uma demanda antiga do trade turístico, para atrair mais visitantes durante a baixa temporada. “Há muito tempo o trade de Noronha vem pedindo a realização de um evento gastronômico de alcance nacional, capaz de atrair mais visitantes durante a baixa temporada. O Festival Brasil Sabor, realizado pela Empetur e Abrasel, chega para atender esse desejo, unindo o melhor da nossa culinária com a força do turismo sustentável, e oferecendo ao visitante mais um motivo para viver a experiência única que é estar em Fernando de Noronha, em qualquer época do ano”, Hayrton Almeida, presidente do Convention Bureau de Fernando de Noronha.

O festival faz parte de uma ação estratégica para consolidar cada vez mais Noronha como destino turístico gastronômico e cultural de excelência. “Além de promover Fernando de Noronha como polo gastronômico diverso e sustentável, o festival busca gerar impacto econômico positivo para a comunidade local e estimular boas práticas ambientais no setor”, afirma Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.

Participam do festival oito estabelecimentos icônicos da ilha: Zé Maria, Xica da Silva, Mavi, Benedita, O Pico de Noronha, Abençoado, Casa Sueste e Gelateria Paradiso. Todos os restaurantes terão menus e ações voltados à valorização dos saberes tradicionais e à sustentabilidade, reforçando o compromisso da ilha com o turismo consciente.

Circuito do Passaporte Pernambuco

Durante o festival, os turistas embarcam em uma deliciosa experiência gastronômica. A cada visita a um restaurante participante, o turista pode garantir um carimbo no Passaporte Pernambuco e ao completar 6 carimbos, basta apresentá-lo no ponto de troca oficial – Gelateria Paradiso, até o dia 04/06, das 14h às 17h, para receber um brinde exclusivo: um elegante moleskine de capa dura, estampado com a nova logo de Fernando de Noronha. Um presente perfeito para guardar memórias, anotar descobertas e levar um pedacinho da ilha.

Gastronomia de alto nível e cultura

A programação será rica em experiências, apresentações culturais, rodas de conversa sobre sustentabilidade e o lançamento de um livro exclusivo com receitas e histórias dos participantes.

O encerramento contará com dois dias de “Banquete do Chefe”, reunindo grandes nomes da gastronomia nacional ao lado de talentos locais:

  • 02 de junho: Luana Sabino (Metzi – SP), Gerônimo Athuel (Ocyá – RJ), Eudes Assis (Taioba – SP), Zé Maria, Thiago Silva e Julio Diamael.
  • 03 de junho: Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – RJ), Iago Jacomussi (Jacó – SP), Rodolfo Vilar, Cíntia Miyaji, Dário Costa, Théo Chahinian e Efigênia Costa.
    Sobre o evento

O Festival Brasil Sabor | Pernambuco Naturalmente Incrível é uma realização da Empetur, Abrasel-PE e o Visite Fernando de Noronha, com apoio da Ambev. A iniciativa reforça o posicionamento da ilha como um destino completo e sustentável, aliando inovação, cultura e gastronomia a experiências únicas que só Fernando de Noronha pode oferecer.

Copacabana Palace tem novo brunch de luxo com Veuve Clicquot no Pérgula

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Restaurante Pérgula lança brunch com Veuve Clicquot no Copacabana Palace - Crédito: divulgação
Restaurante Pérgula lança brunch com Veuve Clicquot no Copacabana Palace - Crédito: divulgação

No dia 25 de maio acontece no Copacabana Palace, A Belmond Hotel, o icônico Champagne Brunch com Veuve Clicquot, música ao vivo e receitas exclusivas elaboradas pelo restaurante Pérgula.

Para a data, o buffet conta com uma variedade de receitas de sucesso, entre pratos quentes, saladas, estações de risotos, além de queijos e frios, sobremesas e massas fabricadas na própria cozinha do Copa.

Na ocasião, os visitantes terão acesso a uma estação especial do MEE, restaurante do hotel com uma estrela Michelin, com receitas exclusivas preparadas na hora. Destaque também para os pães produzidos na boulangerie do hotel, que são sempre frescos e quentinhos.

Para mais informações e reservas acesse o site https://www.belmond.com/brazil, entre em contato pelo (21) 2548-7070 ou pelo e-mail restaurantes.cop@belmond.com.

Serviço

Sobre a Belmond

A Belmond é referência em slow luxury, conectando viajantes a experiências inesquecíveis em destinos extraordinários. Com mais de 45 anos de história, a marca reúne 44 propriedades em 25 países — incluindo hotéis, trens, cruzeiros e lodges — sempre aliando conforto, cultura local e paisagens icônicas. Parte do grupo LVMH desde 2019, a Belmond é guardiã de ícones como o Copacabana Palace, o Hotel das Cataratas e o lendário Venice Simplon-Orient-Express, reafirmando sua missão de transformar o ato de viajar em uma verdadeira arte.