sábado, dezembro 27, 2025
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Pela 4ª vez, Wyndham Gramado conquista o topo do Wyndham Rewards mundial

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Wyndham Gramado lidera pelo quarto ano consecutivo o ranking global do Wyndham Rewards - Foto: divulgação
Wyndham Gramado lidera pelo quarto ano consecutivo o ranking global do Wyndham Rewards - Foto: divulgação

Pelo quarto ano seguido, o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa foi eleito o hotel da rede Wyndham Hotels & Resorts que mais cadastrou novos membros no programa de fidelidade Wyndham Rewards. A conquista se destaca entre cerca de 9.300 empreendimentos espalhados por mais de 95 países. Segundo o gerente geral Alejandro Geis, o resultado é fruto de um trabalho contínuo para destacar aos hóspedes todos os benefícios oferecidos pela rede.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a conquista foi anunciada durante as atividades da Conferência Global da Wyndham Hotels & Resorts, que foi realizada nesta semana, em Las Vegas, Estados Unidos, pelo CEO global da empresa, Geoffrey Ballotti. E o prêmio foi recebido pelo próprio Geis, que esteve presente no evento.

Desde 2021, o empreendimento vem alcançando a posição mais alta desse ranking. Além de agregar os novos membros, o resort é um dos empreendimentos na rede que mais se destacam entre os membros ativos do programa de fidelidade, tendo busca para utilização dos pontos acima da média. Em 2024, o resort realizou 15.617 filiações.

O Wyndham Rewards é reconhecido como um dos programas de fidelidade mais generosos do setor hoteleiro. Com mais de 115 milhões de membros ativos ao redor do mundo, ele permite que os seus participantes acumulem pontos já a partir da primeira estada, podendo ser usufruidos em centenas de destinos urbanos, de lazer e resorts. Os pontos podem ser trocados por hospedagens gratuitas, upgrades, experiências exclusivas, passagens aéreas e muito mais. No último ano, o programa agregou mais de 8 milhões de novos membros.

“O sucesso do Wyndham Gramado é um reflexo direto da dedicação com que a equipe da unidade se conecta com cada hóspede. Ao apresentar os benefícios do Wyndham Rewards de forma próxima e transparente, eles constroem um relacionamento de confiança e longo prazo, que é o que buscamos em toda a nossa operação na região”, Jimena Faena, Vice-Presidenta de Marketing e Operações de Marcas da Wyndham Hotels & Resorts para América Latina e Caribe

“O resultado é fruto de trabalho contínuo de toda a equipe, com foco em oferecer experiências personalizadas e agregar valor à estada dos hóspedes. Conquistar essa posição por quatro anos seguidos é motivo de muito orgulho. Isso mostra o quanto nossa equipe está comprometida em explicar, com empatia e clareza, vantagens do programa e em fortalecer o vínculo do hóspede com a marca Wyndham”, Alejandro Geis, gerente geral do Wyndham Gramado Termas Resort &Spa

Sobre o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa

O Wyndham Gramado Termas Resort & Spa é o primeiro resort de bandeira internacional de Gramado, sendo administrado pela rede Wyndham Hotels & Resorts. Destaca-se por ser o único hotel da cidade a contar com água termal, com estrutura completa para famílias, incluindo piscinas, jacuzzis, spa, fitness center 24h, kids club, recreação infantil, sala de jogos, arena gamer, espaço cyber, loja de conveniência, coffee shop, entre outros. A apenas 7km do centro de Gramado, está no perímetro de um importante polo turístico da cidade, ao lado de atrações como Snowland, Acquamotion e Vila da Mônica. Para os hóspedes que desejam passear pela cidade, oferece transfer de ida e volta diariamente até a Rua Coberta. Possui 464 apartamentos amplos e confortáveis, que comportam casais e famílias inteiras de até seis pessoas. O resort dá cortesia de hospedagem para uma criança de até 12 anos hospedada em apartamento duplo. Em 2023, atingiu uma redução de 70% nas emissões de carbono graças à implementação de práticas sustentáveis dentro do programa Wyndham Green. Mais informações no site.

Jorge Rebelo de Almeida inaugura hotéis e nos dá ouro, valores e esperança

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Jorge Rebelo
Jorge Rebelo em um dos seus pronunciamentos em Minas Gerais (Crédito: Revista Hotéis - divulgação)

Jorge Rebelo de Almeida, o presidente do Vila Galé, nos dá ouro, valores e esperança em dobro

Parece uma lavagem de alma, mas não é. Parece uma resposta pessoal ao passado, mas também não é. Trata-se de um espírito empreendedor que aliado à uma visão humana e social traz para o Brasil o que Portugal por muito tempo nos tirou: ouro,  valores e esperança. Jorge Rebelo de Almeida, no entanto, nos devolve isso tudo em dobro.

Por Paulo Atzingen, de Ouro Preto*

Estive com Jorge Rebelo de Almeida, duas vezes: a primeira em seu escritório no Vila Galé da Paulista em uma entrevista rápida sobre o anúncio de mais um resort no Brasil. A segunda, agora, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, na abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto. Não tenho intimidades com Jorge Rebelo e por isso posso manter uma equidistância entre análise profissional de sua carreira e de seu perfil pessoal.

Ele ama o Brasil de uma maneira tão especial e tão intensa, o que me faz afirmar que ama mais do que muitos brasileiros que ao invés de investir aqui seu dinheiro, sua fortuna, aplicam fora do país, ou apenas especulam. Jorge Rebelo poderia ficar em Algarve bebendo vinho de suas videiras, mas não.

Jorge fundou a Vila Galé, S.A., em 1986, juntamente com os empresários José Silvestre Lavrador e José Ruivo. Dois anos depois, em 1988, inauguraram o Hotel Apartamento Vila Galé (atualmente Vila Galé Atlântico), na Praia da Galé, Algarve.  De lá para cá, o grupo expandiu muito, e tem hoje 50 unidades hoteleiras: 35 em Portugal, 12 no Brasil, uma em Cuba e uma na Espanha. O grupo emprega cerca de 4.500 colaboradores e oferece mais de 9.800 quartos e 24 mil camas.

Por que Jorge Rebelo nos dá ouro?

Porque a cada resort de praia, cada empreendimento urbano que este senhor implanta em nossa terra, em nossas areias, instantaneamente ele desencadeia uma reação na economia local, gerando capital concreto (não especulativo), movimentando dinheiro, insumos, matérias primas e uma série de elementos reais que brilham como ouro. Pra quem compra, pra quem vende, pra quem consome, pra quem desfruta.

 

Jorge Rebelo de Almeida
Jorge, auxiliado logicamente por seu filho Gonçalo Rebelo e sua equipe instalaram na entrada do Vila Galé Collection Ouro Preto as estátuas desses dois símbolos de Minas Gerais e do Brasil. (Crédito: Edgar J. Oliveira – Revista Hotéis)
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira,  nos oferece uma dose sutil (ou explícita!) da capacidade desse grupo hoteleiro de penetrar na alma do Brasil (Crédito: Edgar J. Oliveira – Revista Hotéis)

Por que Jorge Rebelo nos dá valores?

Porque a cada empreendimento construído Jorge Rebelo nos oferece sua força intrínseca de realizador, sua visão futura de sociedade capaz de gerir-se, capaz de manter-se autossuficiente a partir do trabalho, a partir do zelo pelos detalhes, a partir do entendimento de se construir algo em conjunto com as forças do lugar. Ninguém faz nada sozinho e Jorge sabe disto. Com sua maneira jovial em suas camisas de linho sem a simetria burocrática, Rebelo conquista as pessoas por sua simplicidade e seu estilo direto.

Novamente, por que Jorge Rebelo nos dá valores?

Porque a cada empreendimento construído, Jorge Rebelo desconstrói valores preconcebidos de que a matriz portuguesa apenas prejudicou a filial brasileira. De forma sutil, e às vezes explícita, ele oferece aos brasileiros reflexões sobre nossa arte mais profunda, representada por nossos poetas e compositores mais recentes e por escultores e revolucionários mais distantes na história.

Jorge, auxiliado logicamente por seu filho Gonçalo Rebelo e sua equipe, instalaram na entrada do Vila Galé Collection Ouro Preto as estátuas desses dois símbolos de Minas Gerais e do Brasil.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um nome da arte barroca brasileira que jamais sairá da história por seu valor intrínseco e que dispensa comentários. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira,  nos oferece uma dose sutil (ou explícita!) da capacidade desse grupo hoteleiro de penetrar na alma do Brasil, reconhecer nossas feridas já curadas e sem ressentimentos nos propor libertar o Brasil não mais do domínio colonial português, mas da nossa falta de esperança.

Por que Jorge Rebelo nos dá esperança?

Experimente olhar nos olhos de um jovem ou de uma jovem em Ouro Preto que vivem a experiência de seu primeiro emprego. Experimente compreender o número de famílias alcançadas por um novo emprego (e trabalho) oferecido por esta rede de hotéis.

Obrigado Jorge, obrigado Vila Galé.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

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TBO apresenta Platinum Collection: nova linha de hotéis de luxo

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Rodrigo Sienra, Country Manager da TBO no Brasil - Crédito: divulgação
Rodrigo Sienra, Country Manager da TBO no Brasil - Crédito: divulgação

A TBO, uma das maiores plataformas globais de serviços para agentes de viagens e operadoras de turismo, acaba de lançar a Platinum Collection. Trata-se de uma seleção exclusiva com alguns dos hotéis mais sofisticados do mundo, reconhecidos pela excelência em hospitalidade e alto padrão de serviço.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o objetivo da multinacional é permitir que os agentes de viagens brasileiros tenham acesso a vantagens e benefícios exclusivos – como vouchers para spa, upgrades de quarto e traslados de cortesia – em acomodações de luxo de primeira linha em diversos destinos.

Para facilitar a venda desses produtos, a TBO vai oferecer acesso a preços diferenciados; disponibilizar conteúdos personalizados e materiais promocionais com recursos de alta qualidade; e proporcionar valor agregado e experiências específicas para aumentar a satisfação dos futuros hóspedes.

“Com a Platinum Collection, o agente de viagens terá vantagens exclusivas sobre os seus concorrentes porque poderá oferecer a melhor hospitalidade de classe mundial, proporcionando estadias premium e experiências inigualáveis ​​aos seus clientes”, destacou Rodrigo Sienra, Country Manager da TBO no Brasil.

Segundo o executivo, todos os cuidados foram tomados, da escolha dos parceiros ao processo de reserva pelo agente. “Fizemos um grande trabalho de curadoria para definir uma seleta lista de hotéis de alto nível, capazes de oferecer serviços de classe mundial e comodidades luxuosas, aliadas a tarifas especiais e experiências VIP disponíveis somente por meio da plataforma TBO”, completou.

Entre as ofertas em destaque estão, por exemplo, os hotéis Viu Milão (ITA) e o Kempinski Hotel Mall of the Emirates, em Dubai, que oferecem um upgrade de quarto grátis. Já o Gansevoort Meatpacking, em Nova Iorque (EUA), disponibiliza 10% de desconto de crédito para refeições.

Sienra lembrou ainda da recente inclusão da Inteligência Artificial (IA) no sistema de busca de hotéis da TBO. Para utilizar a ferramenta, basta que o agente de viagens digite ou cole uma solicitação de reserva diretamente do e-mail ou de suas mensagens. A IA reconhece e aplica rapidamente os principais detalhes, como a data desejada, o número de hospedes, o tipo de apartamento e as características do imóvel, entre outras informações.

Por exemplo, na área de pesquisa o agente pode escrever algo como ‘cinco noites, em maio, família de quatro pessoas, com vista para Torre Eiffel, em Paris’. Com essas informações, o sistema filtrará automaticamente todos os tipos de propriedade disponíveis para reserva que se encaixam nessa descrição.

“Além de um portfólio altamente exclusivo e um atendimento personalizado, trabalhamos para que o agente tenha uma experiência de reserva perfeita, proporcionando pesquisas intuitivas, informações detalhadas sobre hotéis e transações sem esforço, tudo isso através da implementação da Inteligência Artificial (IA)”, concluiu.

Os hotéis que fazem parte dessa seleta lista já estão destacados no portal com a logomarca “TBO Platinum” no canto superior direito da tela. Vale lembrar que as ofertas são por tempo limitado e serão periodicamente substituídas por outras conforme a demanda. Saiba mais no site.

Festival da Tainha no Costão do Santinho: sabores e tradições à beira-mar

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Festival da Tainha no Costão
Mais do que um festival, o evento simboliza o compromisso do Costão do Santinho com a valorização da cultura regional, segundo os organizadores. (Crédito: Costão do Santinho - divulgação)

O Festival da Tainha, no Costão do Santinho Resort, promete transformar o litoral catarinense em um cenário de pura imersão cultural e gastronômica entre os dias 23 e 29 de junho. Um evento que exalta a tradição da pesca artesanal e oferece experiências sensoriais inesquecíveis à beira-mar.

Da REDAÇÃO, com assessorias

Entre os dias 23 e 29 de junho, o Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, realiza mais uma edição do consagrado Festival da Tainha. Durante uma semana, o resort convida seus hóspedes a explorarem a autenticidade da cultura catarinense por meio de uma programação recheada de aromas, sabores e espetáculos culinários. Com curadoria especial, o evento reúne chefs renomados, harmonizações sofisticadas e rituais gastronômicos que valorizam os ingredientes locais, como a tradicional defumação da tainha no fogo de chão.

As atividades se espalham pelos restaurantes do resort — Nossa Senhora das Ondas, Nossa Senhora da Vitória e o Espaço Gastronômico Sambaqui —, transformando cada refeição em uma celebração à herança local. Entre os destaques, apresentações de cozinha ao vivo e uma animada batalha entre os chefs residentes tornam a experiência ainda mais envolvente.

O encontro entre luxo e autenticidade

Mais do que um festival, o evento simboliza o compromisso do Costão do Santinho com a valorização da cultura regional, segundo os organizadores.  “A pesca da Tainha é uma das tradições catarinenses e o Costão tem orgulho de honrar essas tradições”, afirma Daniela Rocco, diretora comercial e de marketing do resort. O Festival da Tainha já se consolidou como um dos grandes destaques do inverno no Sul do país, reunindo inovação, sofisticação e a essência do litoral em uma só experiência.

Para mais informações e reservas acesse: https://www.costao.com.br/pt/pacotes/festival-da-tainha.

TAP obedece manual de operações de Portugal e cancela voo

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TAP
"A prioridade número 1 da TAP sempre será a segurança dos nossos passageiros e tripulação", informa a TAP em nota (Crédito: Mídias sociais)

Um voo da companhia aérea TAP, que partiria do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na tarde de sábado (24), foi cancelado após a empresa se recusar a cumprir uma ordem judicial que determinava o embarque de um cão de serviço. O animal, chamado Tedy, deveria seguir para Lisboa com Hayanne, irmã de uma criança autista de 12 anos que aguarda o cão em Portugal.

Agências com EDIÇÃO DO DIÁRIO


Segundo a família, a menina, que é autista não-verbal e apresenta crises de ansiedade e agressividade, teve uma piora no quadro emocional ao saber que o cachorro não embarcaria. O cão foi treinado para auxiliar no controle dessas crises.

A TAP se recusou a permitir que o animal viajasse na cabine, como determinava a liminar da 5ª Vara Cível de Niterói. A empresa alegou que a medida contraria seu manual de operações aprovado pelas autoridades portuguesas e representa um risco à segurança do voo. O gerente da companhia foi autuado pela Polícia Federal por desobedecer a decisão judicial.

Em nota, a TAP afirmou que “a prioridade número 1 é a segurança dos passageiros” e destacou que a passageira que embarcaria com o cão não era a própria criança, o que, segundo a empresa, inviabilizaria o transporte do animal como cão de serviço.

“A prioridade número 1 da TAP sempre será a segurança dos nossos passageiros e tripulação. Devido a uma ordem judicial de autoridades brasileiras, que violaria o Manual de Operações de Voo da TAP Air Portugal, aprovado pelas autoridades competentes portuguesas, e que colocaria em risco a segurança a bordo, lamentamos informar que fomos obrigados a cancelar o voo TP74.

Este cancelamento foi devido a obrigação judicial de transporte em cabine de animal que não cumpre com a regulamentação aérea acima mencionada. Foram dadas alternativas de transporte para o animal, que não foram aceitas pelo tutor.

Informamos ainda, que a pessoa que necessita de acompanhamento do referido animal não realizaria a viagem neste voo de hoje. Sendo o animal acompanhado por passageira que não necessita do referido serviço.

A TAP lamenta a situação, que lhe é totalmente alheia, mas reforçamos que jamais poremos em risco a segurança dos nossos passageiros, nem mesmo por ordem judicial”.

Montreal Viagens amplia atuação no mercado e aposta na experiência como valor

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Montreal Turismo
“Hoje vivemos em um mundo tão acelerado que esquecemos de ouvir. Queríamos, de fato, escutar o colaborador e o cliente,” afirma Fabiana Castro (Crédito: divulgação)

Na abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto, diretora-presidente da agência, Fabiana Castro, fala sobre a expansão da empresa, que já atende mais de 2 mil municípios no Brasil

por Paulo Atzingen, de Ouro Preto*

Durante a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, em Minas Gerais, a diretora-presidente da Montreal Viagens, Fabiana Castro, conversou com o DIÁRIO DO TURISMO. A executiva compartilhou a trajetória da empresa, os diferenciais do clube de hospedagem e os novos investimentos no mercado corporativo.

“Estou na Montreal desde 2018, entrei como gerente de Recursos Humanos. Em 2022 assumi a diretoria de operações e, em janeiro de 2023, a presidência”, contou Fabiana. Com 38 anos de mercado, a Montreal Viagens se consolidou com o clube de hospedagem, principal produto da empresa.

Segundo a executiva, o clube de hospedagem permite ao cliente adquirir pacotes de diárias que podem ser utilizados em até 24 meses. “Temos mais de 1.500 hotéis conveniados, como o Vila Galé, e oferecemos opções variadas — lazer, negócios, campo ou praia — sempre com curadoria de qualidade”, destacou.

Montreal Viagens: diversificada e atuação nacional

Além do clube, a empresa também mantém uma agência de viagens. “Atendemos tanto os clientes do clube quanto o público externo. Trabalhamos com diversos parceiros para oferecer viagens a qualquer lugar do mundo”, explicou.

Atualmente, a Montreal tem sede em Brasília e conta com mais de 150 colaboradores, além de equipes comerciais em cidades como Manaus, São Luís e Uberlândia. “Temos clientes em mais de 2.000 municípios do Brasil”, afirmou.

Viagens corporativas e foco no cliente

Outro movimento estratégico da empresa é a entrada no segmento de viagens corporativas. “Lançamos o produto há dois meses e já iniciamos a prospecção de mercado”, contou Fabiana.

Ela enfatiza que, desde a pandemia, a empresa tem fortalecido sua cultura de liderança e reforçado o foco na experiência do cliente. “Hoje, entendemos que as pessoas não veem mais viagem como gasto, mas como investimento. Trabalhamos com os sonhos das pessoas, e é nossa missão tornar esses sonhos inesquecíveis”, concluiu.

Montreal Turismo
O “Programa Expedição Cliente”, criado pela Montreal Turismo, é uma iniciativa inovadora que mergulha gestores — e, futuramente, colaboradores de todas as áreas (Crédito: Montreal Turismo – divulgação)

Programa Expedição Cliente da Montreal Viagens

Montreal Turismo coloca colaboradores na linha de frente para repensar jornada do consumidor e aprimorar processos internos

O “Programa Expedição Cliente”, criado pela Montreal Viagens, é uma iniciativa inovadora que mergulha gestores — e, futuramente, colaboradores de todas as áreas — na vivência real do atendimento ao cliente. A proposta é simples mas criativa: observar, escutar e transformar.

“Colocamos os gestores para vivenciar cada etapa da jornada do cliente. Eles foram a campo com a equipe de vendas externas, visitaram nosso quiosque no shopping e acompanharam o trabalho do telemarketing. A ideia era entender como o cliente é recebido, como são oferecidos os pacotes e quais ferramentas nossos funcionários têm à disposição”, explicou Fabiana.

A experiência foi gamificada: cada colaborador recebeu um passaporte simbólico e carimbava cada etapa concluída — campo, quiosque, call center. “Era uma forma lúdica de estimular a observação crítica. Eles anotavam tudo: percepções, falhas, oportunidades”, disse Fabiana.

Divididos em três grupos, os gestores passaram três dias imersos nos setores de vendas, atendimento, cobrança e retenção de clientes. A imersão foi seguida por um workshop de integração, no qual as anotações foram compartilhadas. “Mapeamos falhas, identificamos talentos escondidos, e percebemos onde faltam ferramentas ou treinamentos”, pontuou.
Segundo Fabiana, a escuta ativa foi um pilar da iniciativa. “Hoje vivemos em um mundo tão acelerado que esquecemos de ouvir. Queríamos, de fato, escutar o colaborador e o cliente.”

Com base nas descobertas, a empresa criou quadros multifuncionais — pequenos times compostos por membros de diferentes áreas — para trabalhar em soluções práticas.

“Formamos equipes para tecnologia, alinhamento de processos, treinamento e comunicação. Eles têm dois meses para entregar resultados. Depois, voltamos ao campo para validar o que mudou”, explicou a diretora.

A Expedição Cliente se torna, assim, um ciclo contínuo de escuta, ação e melhoria. “Se encontrarmos novos desafios na segunda rodada, recomeçamos. O importante é não parar de evoluir,” finaliza a executiva.

Quem é Fabiana Castro?

Com mais de 17 anos de atuação em liderança e transformação digital, Fabiana migrou da área administrativa para a gestão de pessoas (Crédito: arquivo pessoal)

Fabiana Castro é brasiliense, formada em Administração, com especializações em Gestão de Pessoas e Marketing de Serviços. Iniciou sua carreira em grandes empresas de telecomunicações, como Americel, Grupo Claro e GVT, onde consolidou sua visão estratégica em atendimento e experiência do cliente.

Com mais de 17 anos de atuação em liderança e transformação digital, Fabiana migrou da área administrativa para a gestão de pessoas, acumulando vivência em consultorias e projetos de alcance nacional. Em 2018, ingressou na Montreal Viagens como gerente de RH e, após uma ascensão rápida, assumiu a presidência da empresa em 2023.

À frente da Montreal, liderou a reestruturação pós-pandemia, implantando soluções como Salesforce, SAP, Vindy e um CRM robusto, que integra gestão de pessoas e jornada do cliente. Hoje, comanda uma das maiores agências de viagens do país, com presença em mais de 2.000 municípios e atuação nacional.

SERVIÇO:

MONTREAL – HOTÉIS VIAGENS E TURISMO S.A.
Sede: SMAS, Área 6580, Trecho 1, ParkShopping Corporate Torre 1, 3° andar. Guará, Brasília – DF,
CEP 71219-900

Ponto de venda:
QS 01 Lote 40, Taguatinga Shopping, 3º andar. Taguatinga, Brasília – DF,
CEP 71950-904

0800 610 3311
(61) 9 9686 3311
faleconosco@viagensmontreal.com

 

Vila Galé destaca parceria com estados e municípios como chave para o sucesso de seus resorts no Brasil

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Gonçalo Rebelo, administrador do Vila Galé Resorts (Crédito: Paulo Atzingen - DT)

Gonçalo Rebelo, administrador do Vila Galé Resorts, avalia como positiva a trajetória do grupo no Brasil desde 2001 e ressalta que a expansão da rede depende da atuação conjunta com governos locais para garantir infraestrutura e desenvolvimento turístico regional.

Por Paulo Atzingen, de Ouro Preto(MG)*

Desde a inauguração da primeira unidade no Brasil, em Fortaleza, em 2001, a rede Vila Galé tem apostado continuamente no país. “Hoje somos a principal rede de resorts no Brasil, presentes em oito estados diferentes”, afirmou Gonçalo Rebelo, administrador da marca, ao DIÁRIO DO TURISMO durante coletiva de imprensa na abertura do Vila Galé Ouro Preto Collections, em Ouro Preto.

Gonçalo Rebelo, administrador do Vila Galé Resorts

Segundo ele, a experiência tem sido, em termos gerais, positiva, ainda que com variações de acordo com as administrações locais. “Temos tido diferentes experiências em cada estado e município, mas o balanço é bom”, avalia.

Rebelo enfatiza que o sucesso de um resort vai além do empreendimento isolado. “Os hotéis não podem funcionar sozinhos, não são ilhas. Para desenvolver muitos destes projetos, é necessário o envolvimento da prefeitura ou do estado, especialmente na criação de infraestrutura, redes de acesso, energia e transporte para os funcionários”, explicou.

“Precisamos que o município se desenvolva”

Além do suporte logístico, ele ressalta que é fundamental o esforço dos municípios para gerar atratividade própria. “O verdadeiro benefício para o município é não só que o turista venha até ao resort, mas que conheça outras áreas, que tenha uma integração com o território”, disse. “Não é nosso objetivo manter o visitante fechado dentro do hotel. Precisamos que o município se desenvolva, crie eventos, atividades culturais, tenha boas condições de saúde e transporte.”

Apesar de reconhecer que nem todas as promessas feitas por autoridades se concretizaram — “já tivemos casos em que prometeram uma estrada que não aconteceu e tivemos que investir por conta própria” — o gestor reitera que o saldo é positivo. “Globalmente, tem sido uma jornada de sucesso.”

*Paulo Atzingen viajou a convite do Vila Galé 

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Vila Galé Ouro Preto
Romeu Zema, governador de Minas Gerais e Jorge Rebelo, presidente do Vila Gale - Crédito: Paulo Atzingen DT

Vila Galé Collection Ouro Preto tem presença do governador Romeu Zena na inauguração

Governador de Minas Gerais destaca investimentos privados, obras de infraestrutura e incentivos ao enoturismo durante inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto.

Por Paulo Atzingen, de Ouro Preto

Durante a inauguração do resort Vila Galé Collection, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG), na tarde deste sábado (24), o governador Romeu Zema exaltou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. A coletiva de imprensa, realizada na sala de eventos do novo empreendimento, reuniu autoridades, empresários e jornalistas do Brasil e de Portugal.

“Quem empreende, como o Seu Jorge Rebelo (empreendedor do Grupo Vila Galé), está ajudando a sociedade a avançar”, declarou Zema, ao elogiar a atuação do empresário português Jorge Rebelo de Almeida. Segundo ele, o governo de Minas tem como prioridade a atração de investimentos. “Em cinco anos e cinco meses já captamos R$ 478 bilhões em investimentos privados, e estamos a poucos bilhões de romper a marca de meio trilhão,” quantificou.

Obras com verba garantida

Zema anunciou que já estão reservados os recursos para a duplicação da estrada que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana. “Essa obra vai sair do papel, independentemente de quem me suceda. O dinheiro está carimbado, só pode ser usado para isso”, garantiu.

Vila Galé Ouro Preto
Romeu Zema, governador de Minas Gerais e Jorge Rebelo, presidente do Vila Gale – Crédito: Paulo Atzingen DT

Ao comentar os investimentos em infraestrutura, o governador afirmou que pretende deixar “canteiros de obras em andamento” como legado. “No meu governo estamos plantando mais mogno e eucalipto do que milho e soja. Ou seja, tudo que vai maturar daqui por diante”, afirmou em tom metafórico.

Apoio ao enoturismo e valorização regional

Romeu Zema também citou a expansão da produção de vinhos em Minas como vetor de atração turística. Mencionou a criação da primeira “enovila” do país, localizada na cidade de Bom Sucesso, onde uma vinícola já opera com pousada e passeios. “O vinho atrai turistas, e o que precisar de apoio nosso, Seu Jorge, será dado”, declarou.

Segundo Zema, já foi solicitado à Secretaria da Fazenda um estudo para isenção fiscal do vinho consumido nas próprias vinícolas. “Queremos apoiar com incentivos o que estiver ligado à experiência turística local.”

O governador reforçou que o Estado tem atuado diretamente com centenas de prefeituras em datas como Ano Novo, Carnaval e Corpus Christi. “Hoje, o turismo cresce em todas as regiões. Em segurança pública, Minas virou referência nacional. Ninguém quer sair de casa com medo, e aqui a nossa Polícia Militar — a mais antiga do Brasil — entra em todos os bairros e becos do Estado.”

Romeu Zema foi recebido no Vila Galé Selection Ouro Preto pelo presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo. Outras autoridades participaram da abertura, entre elas, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Osvaldo, o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira e o embaixador de Portugal, João Moura.

*Paulo Atzingen viajou a convite do Vila Galé

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Vila Galé Collection é inaugurado em Ouro Preto e reforça Minas no turismo internacional

Carnaval de Belo Horizonte vira vitrine global com apoio da Embratur

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Freixo revelou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (22), no Mercado Central, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião. [Foto: Júnia Garrido/Divulgação PBH] - Belo Horizonte
Freixo revelou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (22), no Mercado Central, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião. [Foto: Júnia Garrido/Divulgação PBH]

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou que a Agência e a prefeitura de Belo Horizonte vão convidar comunicadores internacionais para promover o carnaval da capital mineira em 2026 no exterior. Freixo revelou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (22), no Mercado Central, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião. “Vamos trazer jornalistas estrangeiros para cobrir o carnaval de Belo Horizonte, que é crescente, cada vez mais expressivo na cultura de rua, o que é muito brasileiro. O carnaval de BH é organizado, seguro, familiar e, o que é muito importante e sustentável”, afirmou.

Freixo visita Belo Horizonte para o lançamento do minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”, da série Turismo Transforma, iniciativa da Embratur que evidencia experiências turísticas com impacto social, econômico, ambiental e cultural em diversas regiões do Brasil. Na ocasião, ele destacou o potencial turístico internacional da capital mineira.

“O turismo cada vez mais é uma relação de experiência. O Brasil não é só sol e praia. É gastronomia, é cultura e é natureza, que são três elementos muito fortes em Belo Horizonte. É um potencial muito grande e, sem dúvida, uma oportunidade de colocar BH no mundo e fazer com que esses turistas internacionais venham para cá”, explicou.

O episódio do Turismo Transforma de BH é resultado do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, lançado pela Agência em setembro de 2024, durante a ABAV Expo, no qual a Belotur conquistou o primeiro lugar. O minidoc Belo Horizonte: Destino Sustentável mostra a hospitalidade, a gastronomia, a força carnavalesca, a pujança cultural da periferia e do centro belorizontino como atrativos para turistas internacionais, além da força do setor turístico para dar sustentabilidade ao destino.

“Hoje lançamos um filme que é fruto de um prêmio que a Belotur recebeu pela relação de sustentabilidade com promoção do turismo. Ninguém hoje no mundo viaja para um lugar que não tenha responsabilidade com a sustentabilidade. Então, Belo Horizonte está à frente. A parceria com a Belotur e a prefeitura já existe e a promoção do carnaval é um bom caminho”, ressaltou Freixo.

O prefeito da capital mineira, por sua vez, afirmou que para fortalecer a promoção internacional da região é importante a proximidade com a Embratur. “Receber o presidente da Embratur em Belo Horizonte é uma alegria para nós e sinal do que queremos e vamos conseguir chegar, que é internacionalizar a marca de Belo Horizonte. E os belorizontinos ficam felizes porque querem Belo Horizonte na rota cultural, dos eventos e do turismo. Queremos Belo Horizonte na rota internacional. Não tem como você falar de rota internacional do turismo em BH sem passar pela Embratur e uma parceria com a Embratur”, disse Álvaro Damião.

Álvaro Damião ressaltou, ainda, que Belo Horizonte é a cidade do “sim”. “A gente vai implantar essa ideia na cabeça do belorizontino. Sim, eu vou fazer ecoturismo em Belo Horizonte. Sim, eu vou para o carnaval mais seguro do Brasil. Sim, eu conheço a capital das Minas Gerais. Sim, eu sei qual é a história do clube da esquina, porque nós vamos ter o nosso museu no bairro Santa Tereza. Sim, Belo Horizonte vai voltar a ser a rota cultural nacional e internacional”, garantiu.

Turismo transforma

A Embratur e a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) lançaram, na noite desta quinta-feira (22), na capital mineira, o minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”. O evento aconteceu na agência de cultura e economia criativa P7 Criativo. Participaram do lançamento o presidente da Embratur e o prefeito de Belo Horizonte, além da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, e da gestora do P7 Criativo, Márcia Andrade Carmo de Azevedo.

Para Freixo, Minas é estratégica para a diversificação na promoção de destinos no exterior e uma importante representante da diversidade e da cultura dos destinos brasileiros. “O Brasil está vivendo uma boa fase no turismo. No primeiro quadrimestre, registramos a entrada de 4,4 milhões de visitantes estrangeiros, 51% a mais que nos primeiros quatro meses do ano passado. Isso é fruto de um trabalho coletivo de diversificação dos nossos destinos e Minas e Belo Horizonte são essenciais”, disse.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

O doc leva o espectador a um passeio pelas ruas das periferias ao centro da cidade, passando por projetos sociais como o Cerâmica Santana, que é parte de um roteiro turístico que apresenta, entre outras experiências, o resultado da união de jovens que produzem peças de cerâmica no Aglomerado da Serra. O doc mostra, ainda, o bloco afro de favela Seu Vizinho, importante expoente carnavalesco, que gera empregos e impulsiona a formação de músicos. E o projeto Recicla Belô, de catadores e artesãos, que gera valor a partir da destinação correta de resíduos da capital.

Press trip à mineira

Em 2024, a Embratur e o Sebrae levaram jornalistas argentinos e chilenos para uma press trip em Minas Gerais, durante o Carnaval. Além de passarem as festas em BH, o grupo conheceu Belo Horizonte, Ouro Preto e o Instituto Inhotim, em Brumadinho. A Agência vem trabalhando com uma série de estratégias para mostrar o estado como opção de diversificação de destinos para o Brasil e como referência nos segmentos de cultura, gastronomia, ecoturismo e diversidade.

Para se ter uma ideia, somente nos primeiros quatro meses de 2025 a Embratur promoveu Belo Horizonte (MG) na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, em janeiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, em março, e na Galeria Visit Brasil Paris, na capital francesa, em abril. O espaço-conceito elaborado pela Embratur e pelo Sebrae focou na promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO e incluiu nas experiências, as cidades históricas de Minas.

Importante destacar, também, que Minas é um dos estados que acompanha o crescimento nacional na chegada de turistas internacionais, conforme consta no portal de Dados da Embratur. No primeiro quadrimestre de 2025, a região teve um aumento de 8,61% em visitantes do exterior.

Queijo canastra

BH, para os íntimos, volta ao Turismo Transforma após participar do terceiro episódio do projeto, centrado em turismo de base comunitária e que traz, como protagonista, o mundialmente famoso Queijo Canastra, produzido na serra que dá nome ao laticínio, em Minas Gerais. O mini doc mostra a produção do queijo e o turismo comunitário em área rural, e como todo esse trabalho, tradicionalíssimo, transforma a vida dos envolvidos nessa atividade e chega aos grandes restaurantes da capital mineira, elevando a gastronomia local a níveis internacionais.

Azul ganha prêmio ESG por apoiar a economia sustentável da Amazônia

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Azul recebe prêmio ESG em reconhecimento a seu apoio à sociobioeconomia na Amazônia - Foto: divulgação
Azul recebe prêmio ESG em reconhecimento a seu apoio à sociobioeconomia na Amazônia - Foto: divulgação

A Azul, maior companhia em número de voos e cidades atendidas do Brasil, acaba de receber o Prêmio ESG, organizado pela Associação Brasileira de ESG, tido como a maior aclamação do tipo no país, na categoria Conservação da Biodiversidade, em reconhecimento ao Movimento ARA – Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu Azul.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, A iniciativa apoia ações da Companhia voltadas à promoção da sociobioeconomia na região Norte, com suporte a mais de 70 empreendedores, cooperativas e iniciativas locais. Neste contexto sustentável, vale destacar que a Azul é única aérea do mundo a ter suas metas de redução e neutralidade de emissões de carbono aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), iniciativa do Pacto Global da ONU.

O prêmio foi entregue ao gerente de Sustentabilidade e Governança, Filipe Alvarez, durante o Congresso Nacional ESG, no qual o executivo participou do painel de Desenvolvimento Comunitário e Impacto Social. “Na ocasião, pude compartilhar a trajetória do Movimento ARA e seu impacto positivo na sustentabilidade, sociobioeconomia e desenvolvimento de comunidades tradicionais por meio de parcerias com cadeias produtivas locais, mostrando como o setor privado pode gerar valor real e duradouro quando conecta propósito e negócio”, disse.

“Receber um reconhecimento dessa envergadura reforça a importância de iniciativas sustentáveis integradas ao modelo de negócio, fazendo com que a sustentabilidade deixe de ser acessória e passe a fazer parte do core da empresa, com impacto ampliado, duradouro e conectado verdadeiramente à sociedade”, completa Alvarez.

Durante o evento, o executivo participou como um dos coautores do livro “Liderança Visionária: conectando Sustentabilidade, Diversidade e Inteligência Artificial”, lançado com contribuições de diversos especialistas que participaram do congresso.

Conectando a Amazônia ao mercado

De forma prática, o Movimento ARA tem como objetivo conectar empreendedores, cooperativas e iniciativas que manejam a floresta amazônica de forma sustentável aos mercados consumidores, incentivando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico local. Por meio do Movimento ARA, produtos da Amazônia podem ser transportados pela Azul Cargo com descontos de até 80% no frete de carga, possibilitando que empreendedores que ajudam a manter a floresta em pé tenham acesso a novos mercados e ampliem sua competitividade. Saiba mais no site.