Início Site Página 185

Economia de combustível da Azul em dois anos surpreende; veja números

Programa APU Zero da Azul reduziu consumo em mais de 50 milhões de litros de QAV; Iniciativa promove gestão sustentável de recursos energéticos e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Azul, líder em voos e cidades atendidas no Brasil, comemora o segundo aniversário do APU Zero, programa pioneiro que visa a promover uma gestão sustentável de recursos energéticos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante as operações em solo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, desde sua implementação, em abril de 2022, o programa tem alcançado resultados expressivos, contribuindo significativamente para uma aviação mais sustentável e ecoeficiente.

Durante esses dois anos de operação, a Azul conseguiu economizar 50 milhões de litros de QAV (Querosene de Aviação), equivalente a 20 mil voos entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Além disso, o programa possibilitou uma redução de 128 mil toneladas de CO2, desempenhando um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na mitigação das mudanças climáticas. Essa redução equivale à absorção de CO2 por aproximadamente 5,8 bilhões de árvores ao longo de um ano.

Desde sua implementação, o programa APU Zero tem expandido progressivamente, passando de seis bases em 2022 para 12 em 2023, e agora projetando inaugurar mais cinco bases em 2024. Essas novas bases incluem Galeão (Rio de Janeiro), Foz do Iguaçu (Paraná), Navegantes (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Com um total de 20 aeroportos apoiando a iniciativa até o final de 2024, o programa continuará a crescer e a promover práticas ecoeficientes em todo o país.

Daniel Tkacz, Vice-Presidente de Operações da Azul, destaca os impactos positivos do programa. “Observamos uma redução significativa no consumo de combustível em solo e reafirmando o compromisso da companhia em ser carbono neutro até 2045. O uso de APU em solo caiu de 70% do tempo de solo das aeronaves para 20% em comparação ao ano anterior, resultando em uma diminuição de mais de 71% no combustível consumido em solo.

Os resultados obtidos até o momento motivam a continuação do programa, com planos de implantação em mais bases no futuro. Tkacz enfatiza que “há muitas oportunidades de melhoria e ampliação do APU Zero, dependendo da colaboração de todos os envolvidos. Com equipes dedicadas em diversas áreas da Azul, a companhia está confiante de que pode superar as expectativas até o final do ano”.

O que é o APU Zero

O programa APU Zero consiste na diminuição do uso da APU (Auxiliary Power Unit – em português, Unidade Auxiliar de Energia), que é um motor auxiliar dos aviões acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo. No APU Zero, os voos são recebidos nos aeroportos parceiros com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, sem que o APU seja ligado, evitando consumo de combustível das aeronaves.

“Reforçamos nosso papel como uma das líderes em inovação na aviação brasileira, destacando nossa dedicação às práticas sustentáveis e nosso pioneirismo na construção de um futuro mais verde e responsável”, afirma o executivo. A Azul demonstra seu comprometimento com o meio ambiente, sendo a única companhia aérea da América Latina a ter seus planos de neutralidade climática aprovados pela SBTi (Science Based Targets Initiative) e celebra agora o segundo aniversário desse importante marco.

JetSmart renova frota e soma 37 aeronaves

JetSmart também anunciou sete novas rotas domésticas e uma rota internacional na Colômbia


EDIÇÃO DO DT com agências

A JetSMART Airlines anunciou a chegada de mais duas aeronaves A320, nesta semana. Assim, a companhia aérea de ultrabaixo custo alcança a marca de 37 unidades em sua frota, se reafirmando como a maior do segmento low-cost na América do Sul.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as duas unidades, vindas direto da fábrica da Airbus na França, se juntam à frota composta por 29 Airbus A320 e oito A321. Como tradição de promover a fauna do continente sul-americano, as aeronaves da JetSMART levam a imagem de um Bell Owl e um Paradise Tanager nas caldas.

Além disso, a companhia aérea planeja, ainda, incorporar três novas aeronaves nos próximos meses de maio, junho e julho para operar no mercado doméstico colombiano.

Para Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART, o crescimento da frota representa o compromisso da empresa em levar viagens aéreas para mais cantos da América do Sul a cada dia.

“Estamos comprometidos em levar nossa proposta de preços baixos e novas aeronaves para as principais cidades e regiões que antes não tinham conexões aéreas. Celebramos o apoio contínuo que recebemos de passageiros, colaboradores e parceiros, e esperamos continuar a elevar a experiência de viagem para todos. Estamos prontos para decolar para um futuro mais conectado”, afirmou Ortiz.

Expansão na Colômbia

A JetSMART também anunciou a abertura de sete novas rotas domésticas na Colômbia e uma internacional. Um dos destinos anunciados é a turística ilha de San Andrés, conhecida por suas águas cristalinas de sete cores e sua deliciosa gastronomia à base de peixes e frutos do mar, e que havia perdido importante conectividade aérea.

A companhia oferecerá uma nova rota de Medellín a San Andrés com cinco voos semanais, facilitando o acesso entre esses dois destinos icônicos na Colômbia. Além disso, a companhia anunciou uma nova rota internacional de Pereira para Lima, bem como duas novas rotas domésticas: uma de Pereira para Santa Marta e outra para Medellín.

As rotas se somam às existentes entre Bogotá, Pereira e Cartagena. Com essas adições, a JetSMART expande sua rede de destinos domésticos de oito para 15, oferecendo aos viajantes colombianos maior conectividade. A companhia tem a meta de ultrapassar dois milhões de passageiros em seu primeiro ano de operações no mercado local.

Víctor Mejía, CCO da JetSMART, expressou seu entusiasmo por esses avanços: “Com o objetivo de continuar a expandir a conectividade aérea do país e poder operar essas novas rotas, incorporaremos novas aeronaves em maio, junho e julho, totalizando uma frota de sete aeronaves nesta primeira fase de nossa chegada como operador aéreo colombiano. Nossas aeronaves Airbus A321Neo fazem parte da mais nova frota da América do Sul e impulsionam o retorno do modelo Ultra Low Cost à Colômbia”.

Férias de julho: veja os destinos mais buscados, segundo o Airbnb

Fortaleza (CE), Barretos e Americana (SP) estão entre os principais destinos nacionais em alta entre brasileiros, enquanto que Santiago, Ushuaia e San Pedro de Atacama figuraram entre as cidades para viagens internacionais no Airbnb


EDIÇÃO DO DT com agências

Seja para aproveitar as férias em família, viajar para desfrutar de um grande evento regional ou partir rumo a um destino de inverno, há muitas aventuras aguardando os viajantes para a próxima temporada de férias de meio de ano apostando em hospedagens pelo Airbnb.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os destinos têm com base as buscas realizadas de janeiro a 15 de março de 2024 para estadias em junho, julho e agosto de 2024.

Há opções espalhadas pelo mundo e pelo Brasil para agradar a gregos e troianos. Conheça abaixo algumas dicas conferidas pelo próprio Airbnb.

Destinos em alta entre viajantes ao redor do mundo

Cidades como Lille, na França, Dortmund, na Alemanha, e Barretos, a única cidade brasileira na lista, surgem como destinos em alta² entre hóspedes globais, e todas têm algo em comum: sediam eventos grandiosos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, o Campeonato Europeu de Futebol, e uma das festas de peão mais populares do Brasil.

  • Brighton e Hove, Inglaterra, Reino Unido
  • Dortmund, Alemanha
  • Chiclana de la Frontera, Espanha
  • Munique, Alemanha
  • Estugarda, Alemanha
  • Barretos, Brasil
  • Tóquio, Japão
  • Lille, França
  • Nazaré, Portugal
  • ​​Heroica Veracruz, México

Destinos nacionais em alta entre os brasileiros

No Brasil, cidades como Barretos e Americana, famosas por sediar as renomadas festas de peão que ocorrem este ano em agosto e junho, respectivamente; Parintins, onde acontece um festival folclórico; Olímpia, que abriga um dos maiores parques aquáticos de águas quentes da América Latina; e Penha, onde também está um dos principais parques temáticos da região, estão entre os dez principais destinos em alta³ no Airbnb para o período.

  • Fortaleza, Ceará
  • Barretos, São Paulo
  • Americana, São Paulo
  • Parintins, Amazonas
  • Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Porto Seguro, Bahia
  • Goiânia, Goiás
  • Olímpia, São Paulo
  • Belém, Pará
  • Penha, Santa Catarina

Destinos internacionais em alta entre os brasileiros

Viagens para o exterior 4 também estão no radar dos brasileiros, que têm preferência por cidades da América do Sul como destinos de férias.

  • Santiago, Chile
  • Ushuaia, Argentina
  • San Pedro de Atacama, Chile
  • Nápoles, Itália
  • Munique, Alemanha
  • Roma, Itália
  • Sorrento, Itália
  • Zurique, Suíça
  • Edimburgo, Reino Unido
  • Dubrovnik, Croácia

Categorias Airbnb

As acomodações no Airbnb são classificadas em mais de 60 categorias com base no estilo, localização ou proximidade a uma atividade, permitindo que os hóspedes encontrem lugares que nem imaginavam existir. Para a próxima temporada de férias, as categorias 5 mais reservadas por brasileiros são:

  • Em frente à praia
  • Cidades famosas
  • Tropical
  • Quartos
  • Praia
  1. A temporada de férias de meio de ano é definida como os meses de junho, julho e agosto de 2024.
  2. Destinos em alta globalmente (maior crescimento em comparação com o ano anterior) com base em buscas feitas de janeiro a 15 de março de 2024 para estadias em junho, julho e agosto de 2024.
  3. Destinos em alta entre brasileiros (maior crescimento em comparação com o ano anterior) com base em buscas feitas de janeiro a 15 de março de 2024 para estadias em junho, julho e agosto de 2024.
  4. Destinos em alta entre brasileiros (maior crescimento em comparação com o ano anterior) com base em buscas feitas de janeiro a 15 de março de 2024 para estadias em junho, julho e agosto de 2024.
  5. Com base nas noites reservadas para os meses de junho, julho e agosto de 2024 em comparação com as noites reservadas para o mesmo período de 2023.

Expresso Turístico da CPTM aos 15 anos conecta São Paulo ao passado e ao amanhã

O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comemora 15 anos de atividades e para marcar essa data especial, a CPTM realizou uma viagem comemorativa no último dia 18 de abril, com a participação de convidados especiais e autoridades.

por Victor Meirelles*


O trajeto comemorativo partiu da Estação da Luz, com destino à Estação Jundiaí, onde fomos recebidos por representantes da CPTM – como Pedro Tegon Moro, presidente da CPTM, e do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Durante a viagem, os passageiros tiveram a chance de conhecer os quatro carros tradicionais usados nos trajetos de fim de semana, incluindo o Carro Bar (Trem de Guararema-ABPF) e as locomotivas CPTM. Junto a isso, ao longo do trajeto, foi realizada uma parada surpresa ao Espaço Expressa, onde fomos recepcionados com o discurso do presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro e do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Os itinerários cuidadosamente planejados do Expresso Turístico levam os viajantes a destinos como Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. Ao longo desses trajetos, destacam-se diversos locais cheios de histórias e belezas naturais. Essas viagens proporcionam não apenas uma fuga da rotina urbana, mas também uma oportunidade de se reconectar com o patrimônio cultural e ambiental dessas regiões.

Expresso Turístico
Vagão privado do Expresso Turístico da CPTM, oferecendo serviço de alimentação e bebidas, proporcionando uma experiência única de viagem. (Foto: Victor Meireles)

 

“Com mais de 200 mil passageiros que passaram, seguimos e fomos crescendo cada vez mais. Hoje temos o dobro de capacidade e estamos ampliando isso, criando novas formas de compra de ingresso e nos juntando à Prefeitura de Jundiaí e Prefeitura de Santo André, principalmente para agregar novos serviços ao nosso espaço político”, destacou Pedro Tegon Moro, presidente da CPTM.

Jundiaí se beneficia

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, destacou a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento de sua cidade, ressaltando que a Jundiaí é a 18ª maior economia do Brasil e que a revitalização da ferrovia tem ampliado seu uso não só para a carga, mas especialmente para os passageiros. Ele também agradeceu aos colaboradores da CPTM pelo serviço de qualidade prestado à população.

Expresso Turístico
Equipe da CPTM e autoridades locais reunidos para celebrar uma década e meia de viagens pelo interior de São Paulo (Foto: Victor Meireles)
Expresso Turístico
Equipe da CPTM e autoridades locais reunidos para celebrar uma década e meia de viagens pelo interior de São Paulo (Foto: Victor Meireles)

Conectando as pessoas

Por meio do Expresso Turístico, a CPTM continua conectando as pessoas com as riquezas culturais e naturais do Estado de São Paulo, proporcionando momentos inesquecíveis e fortalecendo o turismo regional. Que esses anos de sucesso se transformem em décadas, mantendo viva a tradição de uma viagem ferroviária verdadeiramente especial.

Expresso Turístico
Sabores sobre trilhos: desfrutando de uma experiência gastronômica única no trem turístico (Foto: Victor Meireles)

O Expresso Turístico nasceu da ideia de unir a funcionalidade do transporte ferroviário com o encanto e a riqueza cultural de destinos turísticos locais. Ao longo desses anos, mais de 200 mil passageiros tiveram a oportunidade de explorar diferentes regiões do Estado, descobrindo a diversidade que São Paulo tem a oferecer.

SERVIÇO:

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Ingressos: Disponíveis para compra na primeira semana de cada mês, para viagens do mês subsequente, pelo site da Imply (www.cptm.sp.gov.br) ou pelo Instagram da CPTM
Embarque: Sábados, domingos e feriados, com início às 8h00 e partida às 8h30. Retorno com embarque às 16h00 e partida às 16h30.
Telefone: 0800 055 0121 | E-mail: expressoturistico@cptm.sp.gov.br
Whatsapp: (11) 99767-7030 | Instagram: @ExpressoTuristicoCPTM

*Victor Meirelles é repórter estagiário do DT

Wyndham São Paulo Ibirapuera Hotel troca letreiro e entrega ótimos resultados a investidores

O Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel encerrou o primeiro trimestre de 2024 com números positivos, após a conversão realizada no começo deste ano. Até então o e empreendimento tinha a bandeira Bourbon Hotéis e Resorts.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota enviada ao DIÁRIO, o grupo não revela os números totais nem quais foram os resultados por questões estratégicas, mas informa que com a entrada da Wyndham Hotels & Resorts e a sua bandeira Wyndham com a gestão da Trul Hotéis, a distribuição de dividendos aos investidores e eventos corporativos foram os destaques.

Segundo aa nota, o empreendimento de 650 apartamentos distribuiu em março aos mais de 600 investidores dividendos 24% maiores do que o mesmo período do ano passado, o que se configurou no melhor resultado desde a abertura do hotel há aproximadamente 17 anos. Segundo o Diretor Geral da Trul Hotéis, André Bekerman, “esse resultado evidencia nosso modelo de atuação, sempre em busca da melhor performance em eficiência operacional, satisfação do hóspede e entrega de resultados”.

Ainda, segundo o comunicado, outro número que evidenciou o sucesso da nova gestão veio da área de eventos. Em apenas 90 dias, foram 76 eventos realizados, praticamente uma realização por dia, o que respondeu por quase 20% da receita bruta gerada pelo empreendimento no período. Para este segundo trimestre, já há 61 eventos confirmados. “Temos um espaço que está sendo reconectado com as grandes empresas e players do setor. E o esforço empreendido nesses meses iniciais já evidencia o futuro promissor”, diz Bekerman.

Grupo investidor

“Estamos satisfeitos com a atuação da Trul Hotéis e conseguimos enxergar o cuidado com o ativo e o compromisso com um resultado expressivo. Junto a isso, a troca por uma bandeira global, como a Wyndham, nos posiciona em outro nível de consideração juntos a potenciais clientes e hóspedes estrangeiros”, afirma o representante do grupo investidor, Luciano Miranda.

Para os próximos meses, Bekerman antecipa uma série de melhorias que serão concluídas, como o retrofit do lobby do empreendimento, que além de repaginado com base em projeto moderno e tecnológico, trará novo lobby bar para atender os hóspedes e passantes. “A conexão com o lifestyle do público do hotel é essencial. O hóspede corporativo, que responde por uma grande fatia da ocupação, requer serviços diferenciados e pontos para reuniões e encontros estratégicos.”

Wyndham Ibirapuera: o segundo maior hotel de São Paulo, em número de apartamentos (Crédito: divulgação)

Para marcar o novo momento, na semana passada os investidores se reuniram no empreendimento para a inauguração da nova sinalização do hotel, estampando na fachada a marca Wyndham. Para a gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotels & Resorts, Luciana Kuzuhara, “é um momento emblemático que marca uma parceria vitoriosa. A maior empresa de franquia de hotéis em união com o segundo maior hotel de São Paulo, em número de apartamentos.”


Sobre a Trul Hotéis
Criada em 2016 como uma operadora multimarca com o conceito da customização hoteleira, a Trul chega ao mercado brasileiro com diferenciais, trazidos pelos anos de conhecimento nacional e internacional de seus fundadores nesse mercado. A empresa foca na necessidade e experiência do consumidor e, com DNA inovador, traz aos seus empreendimentos a maximização dos resultados por meio das melhores práticas em gestão e NPS acima da média de mercado. A Trul já conta com 15 hotéis sob sua administração, espalhados pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. A rede está em franca expansão, tendo triplicado de tamanho em dois anos, no auge da pandemia em 2020 e 2021.

Sobre a Wyndham Hotels & Resorts

Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo por quantidade de propriedades, com aproximadamente 9.100 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Através de sua rede de aproximadamente 858.000 quartos atrativos para o viajante cotidiano, a Wyndham conta com presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidade. A empresa opera um portfólio de 24 marcas hoteleiras.

Mototurismo: Royal Enfield apresenta programa de locação e viagens

0

O Royal Enfield Rentals and Tours é uma maneira rápida e fácil de experimentar o mundo em uma motocicleta para todas as pessoas


EDIÇÃO DO DT com agências

Partir em uma jornada de exploração e aventura nunca foi tão fácil para os viajantes ao redor do mundo. Com a chegada do programa “Rentals and Tours”, uma solução completa para qualquer jornada sobre duas rodas, a Royal Enfield promete fáceis descobertas de novos destinos sem complicações com a garantia da marca.

Baseando-se no sucesso dos Royal Enfield Rentals na Índia, esta plataforma abrangente agora servirá como um facilitador definitivo para os exploradores que procuram abraçar novas experiências de motocicleta pelo mundo. Com parceiros credenciados, tanto na Índia quanto globalmente, e o lançamento do programa Royal Enfield Rentals and Tours, a marca visa redefinir o mototurismo com sua mais nova empreitada, que contempla desde aluguéis de motocicletas e passeios guiados profissionalmente até assistência na curadoria de viagens autoguiadas. Ou seja, a novidade atender a um espectro diversificado de preferências de pilotagem, em termos de terreno e nível de experiência do piloto, sendo assim, o programa permitirá que os futuros exploradores partam em aventuras inesquecíveis e cumpram suas buscas pela exploração.

“A Royal Enfield está, há muito tempo, associada a jornadas de exploração, com entusiastas atravessando países e continentes em nossas motocicletas por décadas. Acreditamos que entendemos profundamente o desejo de aventura e de descobrir o mundo sobre duas rodas. O programa Royal Enfield Rentals and Tours não só simplifica a logística do mototurismo, como também abre um mundo de novas oportunidades para aqueles com o espírito de aventura em seus corações. Com uma das maiores comunidades de motociclistas do mundo, acreditamos que essa iniciativa não apenas fortalecerá, mas também expandirá a família global de motociclistas da Royal Enfield, promovendo um sentido mais profundo de camaradagem entre os pilotos através das fronteiras”, disse B Govindrajan, que é CEO da Royal Enfield.

Alugar uma motocicleta Royal Enfield ou reservar um passeio de motocicleta é muito fácil. A plataforma é amigável e tem processo absolutamente simples que requer apenas alguns cliques. Basta acessar a aba “Passeios” no menu do site www.royalenfield.com/br e navegar pelas opções com base no destino planejado e no prazo e, em seguida, confirmar o interesse na reserva. Rapidamente a operadora de turismo organiza um retorno para confirmar e finalizar os detalhes do passeio e do itinerário. Tudo o que resta a fazer, então, é fazer as malas com o capacete e equipamento de pilotagem e esperar pela próxima grande aventura em duas rodas.

Royal Enfield Rentals and Tours no Brasil

O serviço chegará no Brasil em breve, previsão para até o final do ano fiscal vigente, que é 31 de março de 2025. O programa atenderá tanto os brasileiros que desejam utilizar a nova solução de viagens, como para estrangeiros que desejam passear e conhecer o país.

A Royal Enfield já abriu período de cadastramento para validação e curadoria das empresas candidatas a serem fornecedoras do programa, para isso e ter mais informações do programa Royal Enfield Rentals and Tours, basta acessar https://wanderlust.royalenfield.com/

Azul Viagens abre novas lojas em cidades de SP e MG

0

Operadora de Turismo presença no interior de São Paulo e na região metropolitana de BH, em Minas Gerais


EDIÇÃO DO DIÁRIO

Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, seguindo com seu processo de expansão através de aberturas de lojas pelo Brasil, inaugurou no mês de abril duas novas lojas, sendo uma na cidade de Mococa, no interior de São Paulo, e outra em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A operadora, que chegou à marca de 100 lojas inauguradas em 2023, tem planos de realizar uma média de 40 aberturas em 2024. Mococa, fica a uma hora e meia do aeroporto de Ribeirão Preto e a pouco mais de duas horas do aeroporto de Viracopos, principal hub da Azul, que pode levar Clientes a todos os destinos nacionais e internacionais da Azul, além de voos dedicados da Azul Viagens.

Inauguração da loja da Azul Viagens em Betim, Minas Gerais (Foto: DIvulgação)
Inauguração da loja da Azul Viagens em Betim, Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Betim está a 26 quilômetros da capital e a 54 minutos do aeroporto de Confins. A cidade mineira possui um grande potencial de vendas, devido ao seu polo industrial expressivo. Os clientes de Betim têm à disposição saídas de voos diretos e conexões para os principais destinos do Brasil e do mundo, todos integrados à malha da Azul, a partir do aeroporto, que também funciona como hub da companhia. Vale ressaltar que esta é a segunda unidade na cidade, que já conta com uma loja no Shopping Partage.

Ricardo Bezerra, gerente sênior Comercial da Azul Viagens, destaca a importância das mais recentes aberturas. “Estamos muito felizes em celebrar estas duas aberturas. O foco da Azul Viagens em 2024 é expandir a marca no Brasil. Realizamos um estudo para cada localização escolhida, para sermos mais assertivos e expandir as lojas em localidades que, para nós, faz sentido estar presente como marca.”

Betim:

Local: Avenida Governador Valadares n°548, Loja 1/B – bairro: Centro – Betim/MG

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 18h; Sábados, das 09h às 14h

Mococa:

Local: Rua Professor Rodolfo Garcia Rosa, 277

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 09h às 18h ; Sábado, das 09h às 13h

Largo do Pelourinho – por Thomas Bruno*

O Pelourinho, de Salvador, é a inspiração do escritor e jornalista Thomas Bruno na crônica da Série “Mundo Sertão”. Com uma visão aguçada e nostálgica, Thomas Bruno percebe tons e ângulos nem sempre perceptíveis ao turista apressado, ou que se preocupa em fotografar o agora para deixar para o futuro seu viver no presente. “O caminhar por aquele secular calçamento, a brisa que nos tomava nos becos assobradados e livres do sol, a visão das construções coloniais e coloridas e torres de diversas igrejas ao longe, permitidas pelas íngremes ladeiras, compunha um cenário sensorial incrível.”  Isto é Thomas Bruno. Aproveitem:

NOS ÚLTIMOS ANOS estive algumas vezes em Salvador, a boa terra, São Salvador da Bahia, “terra da felicidade” como bem cantou Ary Barroso. Fui cheio de curiosidade para conhecer os seus meandros, seus recantos, os mistérios e os porquês dela ser a primeira capital do Brasil.

Meu olhar estava mais contemplativo e deixei cada ocasião me levar. Do sorvete na Ribeira ao acarajé da Dinha, dos mercados aos shoppings, praias, igrejas, terreiros, mirantes, fortes, a periferia pulsante. Conversei com o povo, busquei os espaços além dos holofotes. Conheci os Caretas do Acupe (de Santo Amaro da Purificação e ali na Ribeira nos recebia em evento de turismo), o grupo ‘Paroâno sai milhó’, o Olodum, músicos dos bares noturnos…

Muitas foram as visitas, mas um lugar em especial me tomou e não importa quantas vezes eu esteja na cidade tenho que ir lá, entendendo o ensinamento de Heráclito de Éfeso em que nenhum homem pode banhar-se no mesmo rio por duas vezes, da segunda vez o rio não é o mesmo, nem tão pouco o homem. Esse lugar é o Largo do Pelourinho e o contíguo Terreiro de Jesus.

Pelourinho
Uma porção do Terreiro de Jesus (Crédito: Thomas Bruno)
Da primeira vez, a cada passo que dava, fui tirando as peças na mente como a quem monta um quebra-cabeça, encaixando uma a uma as imagens que já havia visto em revistas, livros e na tv. O caminhar por aquele secular calçamento, a brisa que nos tomava nos becos assobradados e livres do sol, a visão das construções coloniais e coloridas e torres de diversas igrejas ao longe, permitidas pelas íngremes ladeiras, compunha um cenário sensorial incrível. Sons, batuques, belos sorrisos de vendedores e vendedoras, trabalhadores que de tudo ofereciam com aquele sotaque e malemolência baiana. Antes de estar no Pelourinho, o acesso mais comum é pelo – até então para mim – desconhecido Terreiro de Jesus. Ele parece uma maquete quase que retangular com igrejas, uma delas a Catedral Primacial de São Salvador, o prédio da primeira faculdade de medicina do Brasil, uma praça alegre ao centro com capoeiristas, baianas paramentadas com seus quitutes, o bar-taberna ‘O Cravinho’ e um sem número de turistas se deslocando ao altar dourado da Igreja de São Francisco e também ao Pelourinho.
 
Pelourinho
Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (Crédito: Thomas Bruno)
No “Pelô” onde “todo menino sabe tocar tambor”, como bem diz a música de Saul Barbosa e brilhantemente cantada por Daniela Mercury, fui ao centro do largo. Lentamente dei alguns giros de 360ºC, movimento contínuo que foi me levando a uma reflexão do que realmente aquele lugar foi no passado. Talvez muitos dos que ali estavam fazendo suas fotografias, vídeos, chamadas com imagem para amigos, familiares, sei lá; muitos ali nem imaginavam que estavam no epicentro do espaço de esquecimento e de sofrimento, palco de recebimento, comércio e punição de escravizados. O significado de ‘pelourinho’ é justamente uma coluna de pedra fixada em uma área pública e central onde o estalo dos açoites e chibatadas serviam de lição para inibir futuras transgressões às regras. Lugar escolhido por Tomé de Sousa por estar na cidade alta, devidamente guarnecida de invasões estrangeiras, isso em seu passado colonial, tudo isso para garantir o lucro do negócio e bem sabemos que a cidade, que inicialmente repousava entre robustos muros, foi construída em braços e mãos escravizadas. Parecia que estava vendo chamas queimando em óleo, tochas iluminando a boquinha da noite e aquelas cerimônias dantescas de açoites e de dor.
Tem quinze dias que estive em Salvador e no momento reflexivo da semana santa, visitei o Pelourinho e dessa vez não tomei o caminho habitual subindo o elevador Lacerda. No momento, fiquei na Rua do Taboão, no sentido oposto ao Terreiro de Jesus, e ao invés de descer, subi a pequena elevação se encostando na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos dando a visão de todo o largo.

Discretamente olhei para o sinuoso calçamento, ao mesmo tempo que dava giros, observando todos aqueles contornos, sobrados coloridos, a foto de Michael Jackson no sobrado que ele subiu em clipe gravado no Brasil, lá no Pelourinho, com a banda Olodum, lembrei com tristeza que uma criança diz no início da música a seguinte frase: “Michael, eles não ligam pra gente”, e realmente não ligam! Tudo isso pelo legado da escravidão que perdurou por mais de 300 anos em nossas terras. O estudioso Laurentino Gomes aponta que é necessária uma segunda abolição.

Da escolha de Tomé de Sousa a se tornar a maior atração turística de Salvador. Esse é o Pelourinho, hoje coberto de alegria suplantando épocas de tristeza e dor.

Leia, curta, comente e compartilhe com quem você mais gosta!

Publicado originalmente na coluna ‘Crônica em destaque’ do Jornal A UNIÃO em 13 de abril de 2024. -Publicação autorizada pelo autor.


*Thomas Bruno Oliveira é Historiador, Jornalista e Escritor. Mestre em História, Cronista do Jornal A União, Colunista da Revista de Turismo; integra vários Institutos Históricos, a Academia de Letras de Campina Grande.

LEIA TAMBÉM:

A noite de Campina Grande – por Thomas Bruno*

Aprenda a Apostar na WWE: Dicas Úteis para Ganhar

0

Apostar na World Wrestling Entertainment (WWE) não é apenas sobre colocar apostas no resultado de lutas de wrestling. É uma experiência envolvente que combina a emoção das apostas esportivas com o valor de entretenimento único que a WWE oferece. Diferente dos esportes tradicionais, os resultados da WWE são pré-determinados, mas isso não diminui a excitação das apostas. Na verdade, isso adiciona uma camada de estratégia, pois tenta-se adivinhar as decisões dos roteiristas em vez dos atletas. Além disso, com sites de apostas que aceitam pix, participar de apostas na WWE se torna não apenas conveniente, mas também rápido, permitindo que os fãs façam apostas facilmente em suas lutas favoritas. Apostar na WWE é lucrativo devido a esses aspectos únicos.

Os Básicos das Apostas na WWE

Como Funcionam as Odds na WWE

Entender como os odds funcionam nas apostas da WWE é crucial. As probabilidades da WWE são tipicamente apresentadas em um formato que indica que o favorito é o azarão. No entanto, já que os resultados da WWE são pré-determinados, as odds são mais reflexivas da história e do potencial para elementos surpresa nas lutas. Portanto, familiarizar-se com as histórias da WWE é tão importante quanto entender as próprias odds. Apostar na WWE pode ser lucrativo ao se compreender essas dinâmicas.

Montantes de Apostas e Pagamentos

Ao apostar na WWE, é essencial gerenciar seus montantes de apostas com sabedoria e entender como os pagamentos funcionam. Pratique sempre o jogo responsável, estabelecendo um orçamento e aderindo a ele. Os pagamentos em apostas da WWE são determinados pelas odds do lutador selecionado para vencer. Uma aposta em um azarão pode oferecer um pagamento maior devido à percebida menor probabilidade de vitória, o que nos leva à importância da estratégia. Essa é uma das razões que torna as apostas na WWE lucrativas.

Estratégia de Apostas na WWE

Entendendo as Dinâmicas Criativas da WWE

Uma estratégia bem-sucedida para apostas na WWE depende de entender as dinâmicas criativas da WWE. As decisões dos roteiristas, a popularidade dos lutadores e as histórias em andamento são fatores críticos que influenciam os resultados das lutas. Prestar atenção na narrativa que antecede os quatro grandes eventos da WWE pode fornecer insights sobre os possíveis vencedores. Essa compreensão pode tornar as apostas na WWE particularmente lucrativas.

Valor nos Azarões

Frequentemente, há valor em apostar nos azarões na WWE devido à natureza imprevisível das histórias. Reviravoltas inesperadas podem levar os azarões a vencer, oferecendo retornos mais altos para os apostadores que assumem o risco. Assim, diversificar as apostas para incluir tanto favoritos quanto azarões pode ser uma abordagem sábia nas apostas esportivas on-line relacionadas à WWE. Esta é uma maneira de aproveitar as apostas na WWE de forma lucrativa.

Dicas Adicionais para Apostas na WWE

Apostas Prop na WWE

As apostas oferecem uma maneira única de se engajar nas apostas esportivas na WWE, focando em eventos específicos dentro de uma luta em vez do resultado. Seja apostando no número de finishers executados ou na aparição de um convidado surpresa, as apostas prop adicionam uma camada extra de emoção.

Celebridades nas Apostas da WWE

O envolvimento de celebridades nos eventos da WWE introduz oportunidades de apostas adicionais. Aparições de celebridades podem impactar os resultados das lutas e as histórias, tornando-se um fator a ser considerado ao apostar na WWE.

Aprenda a Apostar na WWE

A Importância da Pesquisa no Sucesso das Apostas na WWE

Apostar na WWE não é apenas uma questão de sorte; envolve pesquisa e conhecimento profundo sobre o universo da luta livre profissional. Antes de colocar suas apostas, é essencial se aprofundar em vários aspectos que podem influenciar os resultados. Isso inclui:

  • Histórico dos Lutadores: Conhecer o histórico, as habilidades e o momentum atual de um lutador pode dar insights valiosos sobre suas chances de vitória.
  • Lesões e Ausências: Informações sobre lesões ou ausências de lutadores são cruciais, pois podem afetar significativamente o resultado de uma luta.
  • Rivalidades e Storylines: As storylines e rivalidades são centrais no wrestling profissional, influenciando quem ganha e quem perde. Ficar por dentro das tramas pode fornecer pistas sobre os resultados futuros.
  • Eventos Anteriores: Analisar o que aconteceu em eventos anteriores, especialmente os grandes pay-per-views, pode ajudar a prever futuras vitórias e derrotas.

Como Aproveitar ao Máximo os Eventos ao Vivo da WWE para Apostas

Apostar em eventos ao vivo da WWE oferece uma experiência única e emocionante para os apostadores. A dinâmica de um evento ao vivo pode mudar rapidamente, proporcionando oportunidades para aqueles que sabem como aproveitá-las. Aqui estão algumas dicas para maximizar suas apostas durante eventos ao vivo:

  • Esteja Atento a Mudanças de Última Hora: Mudanças no card de lutas podem ocorrer no último minuto, afetando as odds e as oportunidades de apostas.
  • Aproveite as Apostas Ao Vivo: Muitos sites de apostas que aceitam pix oferecem apostas ao vivo, permitindo que você aposte em diferentes aspectos da luta enquanto ela acontece.
  • Observe as Reações do Público: A reação do público pode influenciar os lutadores e o desenrolar da luta, fornecendo pistas valiosas para apostas ao vivo.
  • Mantenha-se Informado: Acompanhar notícias e atualizações durante o evento pode oferecer vantagens, como informações sobre possíveis interferências nas lutas.

Conclusão

Apostar na WWE vai muito além do simples palpite em resultados de lutas; é mergulhar em um universo de entretenimento repleto de estratégias e emoções. Compreender as odds, gerenciar os montantes de apostas, e conhecer profundamente as dinâmicas criativas e os personagens envolvidos são essenciais para maximizar as chances de lucro. A imprevisibilidade das storylines e o valor dos azarões adicionam uma camada de excitação e potencial lucrativo às apostas. Ademais, as apostas prop e o impacto das celebridades oferecem oportunidades únicas de engajamento e ganhos. É crucial a realização de uma pesquisa detalhada sobre os lutadores, lesões, rivalidades e eventos anteriores para apostas bem-sucedidas. Eventos ao vivo da WWE, com suas dinâmicas rápidas e possíveis mudanças de última hora, representam uma oportunidade de ouro para os apostadores ávidos e informados.

 

Pernambuco traz forró e João Gomes para o Villa-Lobos

0

O autêntico forró de Pernambuco levantou poeira no Parque Villa-Lobos e encontrou um público feito sob encomenda: o paulistano que vem com a família em busca de lazer de fim de semana e, boa parte dele, que viaja pelo menos uma vez por ano para destinos nacionais.

O público estimado no Villa-Lobos é de cerca de 3 mil pessoas por dia durante a semana e aproximadamente 25 mil nos fins de semana, segundo o site do parque.

por REDAÇÃO DO DIÁRIO


“São Paulo, capital, representa o maior Polo emissor de turistas para Pernambuco e essa ação é uma forma de reforçar ainda mais essa liderança de preferência de paulistas e paulistanos no nosso Pernambuco”, disse ao DIÁRIO,  o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo – Empetur, Eduardo Loyo.

Segundo ele, a escolha do Parque Villa Lobos foi o local ideal para a realização da festa, já que o local tem grande fluxo não só de paulistas, mas também de nordestinos, que adotaram a capital paulista para morar.

O evento contou com cenografia típica, como dança do xaxado, , barraca do beijo com Mateus e Catirina (personagens populares), e brincadeiras de quermesse com brindes populares de Pernambuco.

“O São João carrega consigo a base e a tradição da nossa cultura. Nosso evento dará um gostinho de quero mais para os paulistas com um show surpresa de forró, além de promover as programações das cidades pernambucanas”, completou o presidente da Empetur.

Pernambuco - Empetur
Eduardo Loyo, presidente da Empetur (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Números pernambucanos

Conforme dados do setor de Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, a movimentação de turistas nos principais destinos indutores de Pernambuco, a capital Recife, a cidade de Ipojuca, e o Arquipélago de Fernando de Noronha, injetou mais de R$ 2 bilhões na economia durante o período da alta temporada, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

Criatividade e Ousadia

Não foi revelado quanto o governo de Pernambuco (Leia-se Empetur) investiu nessa ação promocional, no entanto, o bom gosto, a criatividade e a ousadia em trazer para São Paulo uma antecipação das festas de São João de Pernambuco, em pleno mês de abril, provavelmente valerá cada centavo aplicado.

Um quadro com a xilogravura de J.Borges, criada especialmente para São João de Pernambuco, foi usado como convite para a imprensa e convidados vips para este São João antecipado de Pernambuco. Além disso, o Novo Passaporte Pernambuco foi distribuído durante todo o dia com o carimbo alusivo ao festejo.

Passaporte de Pernambuco e Xilogravura de J. Borges
Pernambuco - Empetur
Lampião e Maria Bonita do grupo Na Trilha do Xaxado (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Show Surpresa

A organização do evento São João de Pernambuco anunciou um pouco antes do início da apresentação show surpresa que haviam preparado: João Gomes, cantor e compositor Pernambucano com muita adesão popular. A reportagem identificou várias famílias pernambucanas que vieram ao Villa Lobos para prestigiar o cantor e também saber valores dos pacotes da Azul Viagens

Pernambuco - Empetur
Família de Jaboatão de Guararapes veio especialmente para curtir o show de João Gomes (Crédito: Paulo Atzingen)

Parceria Azul Viagens

Pernambuco vem, mês a mês incrementando sua malha aérea. A última novidade é que uma parceria com a Azul Linhas Aéreas, aumentou em 17% a quantidade de assentos em voos dedicados da Azul Viagens para a alta temporada de julho, ao todo serão 21 mil assentos. O evento contou com um espaço da Azul viagens para vendas d epacotes para o São João de Pernambuco, além de outros períodos.