CNC questiona STF e lembra que o Perse foi criado para compensar os efeitos decorrentes das medidas de isolamento na pandemia de Covid-19.
De acordo com o site Consultor Jurídico – Conjur, desta quinta-feira (11), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) questionou no Supremo Tribunal Federal trechos da medida provisória que revogou os benefícios fiscais previstos no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
Por Consultor Jurídico com EDIÇÃO DO DIÁRIO
Segundo a entidade, a Medida Provisória 1.202/2023 revogou o Perse, instituído pela Lei 14.148/2021 e que valeria até março de 2027. As empresas beneficiadas voltarão a pagar o Imposto de Renda com alíquota normal a partir de 1º de janeiro de 2025 e, desde 1º de abril deste ano, foram retomadas as alíquotas normais de CSLL, PIS/Pasep e Cofins.
A CNC lembrou que o programa foi criado para compensar os efeitos decorrentes das medidas de isolamento na pandemia de Covid-19. Na sua avaliação, a MP viola o artigo 62 da Constituição Federal porque não reúne os requisitos de urgência e relevância e por tratar de tema recentemente aprovado pelo Congresso Nacional.
A confederação sustentou que o Congresso ratificou a instituição do Perse por cinco anos ao aprovar a Lei 14.592/2023, e apontou que o presidente da República poderia ter vetado a norma, mas não o fez.
Assim, não caberia a edição da MP, pois o uso da medida provisória para tratar de temas recém-deliberados pelo Parlamento é vedado pela Constituição Federal.
Ao pedir uma liminar na ação direta de inconstitucionalidade para suspender dispositivos da MP, a entidade alegou que a norma já começou a produzir efeitos, gerando profunda insegurança jurídica para as empresas, que passarão a ter de suportar uma carga tributária nova e não esperada. A ação foi distribuída para o ministro Cristiano Zanin. Com informações da assessoria de imprensa do STF.
Entre as definições está a construção de uma agenda de sustentabilidade para atrair investimentos e aumentar a competitividade do turismo brasileiro
EDIÇÃO DO DT
Com foco em ações para combater os efeitos das mudanças climáticas no Brasil, o Ministério do Turismo realizou, nesta quinta-feira (11/4), a primeira reunião da Câmara Temática de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT). De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o encontro ocorreu de forma virtual e reuniu 30 organizações do setor.
Governo e sociedade civil acordaram em construir uma agenda de sustentabilidade para atrair investimentos e aumentar a competitividade do turismo brasileiro.
Os resultados apresentados, a partir das discussões realizadas na Câmara, servirão de base para a construção e implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes e objetivos do governo federal com a participação do setor, como ressaltou a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Carolina Fávero.
“Será extremamente importante, por exemplo, para a construção participativa do Plano Clima Setorial do Turismo, já que teremos a colaboração do trade turístico. Além disso, será essencial para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas para promover ações de enfrentamento às mudanças climáticas e de responsabilidade com o meio ambiente”, ponderou.
Dentre as ações propostas pelo Ministério do Turismo, está o Plano Clima Adaptação do Setor de Turismo, que está sendo elaborado pela Pasta por meio de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
O coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, Edson Barros, responsável pela condução da Câmara Temática, ressaltou a importância do colegiado. “Temos a oportunidade de ouvir representantes de entidades do setor de turismo quanto ao que consideram prioritário debater e propor a respeito do tema. A partir dessa estrutura será possível ampliar as discussões técnicas e promover a participação social na construção de um plano setorial”, afirmou.
Setur-JP divulga João Pessoa em quatro eventos em abril e deve atingir cerca de 34 mil profissionais do Turismo
EDIÇÃO DO DT com agências
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, participará de quatro grandes eventos de turismo somente neste mês de abril. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a previsão é de que um público de 34 mil pessoas deva conhecer os principais pontos turísticos e o potencial da Capital paraibana. O primeiro evento começa nesta quinta-feira (11) e segue até sexta-feira (12), em Campinas (SP).
A 46ª Abav Travel-SP, principal feira de turismo do Estado de São Paulo, está sendo realizada no Royal Palm Hall. A estimativa é de que mais de 5 mil pessoas devam passar pelos corredores da feira, visitando mais de 110 estandes de 209 marcas expositoras. A Setur-JP compartilha o estande da Paraíba com o Governo do Estado, representado pela PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo) e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Nos dias 15 e 17 de abril, a Setur-JP estará presente no WTM Latin America, um dos maiores eventos das Américas e que reúne os principais destinos e fornecedores do turismo nacional e internacional. A estimativa é de que 27 mil participem da feira nos dois dias. De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo, o WTM é considerado um termômetro para criar tendências de destinos e João Pessoa tem sido um dos produtos mais procurados nos buscadores de viagens desde o ano passado.
Após o WTM Latin America, a Setur desembarca em Cabo de Santo Agostinho, no litoral de Pernambuco, onde participa com estande próprio da Rodada de Negócios da Foco Operadora. De 18 a 20 de abril, os roteiros pela Capital paraibana estarão em evidência para cerca de 500 agentes de viagens, a maioria do Nordeste. Daniel Rodrigues destaca o evento como estratégico no processo de potencializar o destino regional que tem sido bastante forte após o período mais severo da pandemia da Covid-19.
Fechando o mês, a Setur estará presente no Minas Travel Market – MTM, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), uma região fundamental para a ação promocional de João Pessoa que vem ampliando o número de turistas oriundos de cidades mineiras, como Uberlândia – que conta com voos da Azul Linhas Aéreas – e Juiz de Fora, por exemplo A feira deve atrair cerca de 1,5 mil agentes de viagens da região e de estados próximos como São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro.
Assim como na Rodada de Negócios da Foco Operadora, a Setur estará participando do MTM com estande próprio. O secretário de Turismo enfatiza que o investimento em áreas próprias nas principais feiras trata-se de uma estratégia para fortalecer e potencializar o Destino João Pessoa, sem deixar de agregar as ações promovidas pelo Governo do Estado. “Com estande próprio, ampliamos a divulgação do Destino Paraíba porque criamos mais espaços para o contato direto com os profissionais do turismo do Brasil e exterior”, pontuou.
Para o empresário Aroldo Schultz, à frente da operadora de turismo que leva o seu sobrenome, o avanço de novas tecnologias que abastecem o mundo dos negócios de mais e mais informações precisa ser bem recebido.
por CECÍLIA FAZZINI, de Campinas*
Chamar a nova ferramenta, que dissemina dados essenciais para a estratégia dos negócios na velocidade da luz, de inteligência artificial não é adequada. Ele opta por denominar de inteligência avançada, “porque ela é de verdade e não artificial”, rebate o empresário que em meados do ano passado lançou a plataforma wikitravel.ai. O recurso está sendo apresentado por Schultz ao trade do Interior paulista durante a 46ª. Abav TravelSP, em Campinas (SP), evento que termina nesta sexta-feira (12).
O wikitravel.ai foi gerado pela tzsystems.com.br, braço de tecnologia do grupo e já chegou a cerca de 80 destinos turísticos brasileiros. “São conteúdos que secretarias e associações podem utilizar para atualizar dados, fazer curadoria acerca dos atrativos de determinada localidade”, explica o empresário. Animado com a adesão de cidades como Curitiba, Blumenau, Gramado, Bonito entre tantas outras cidades de vocação turística, Schultz considera que o gestor público que adquire a solução está focado em abastecer o visitante de informação confiável. E também interessado em ter acesso a material de divulgação em mais de um idioma, fotos em alta resolução disponíveis de forma simplificada entre outros benefícios, que ajudam, inclusive, no esforço promocional em feiras no exterior.
A operadora na feira
Na Abav TravelSP, a Schultz Operadora apresenta a programação de Portugal, Catálogos da Europa 1, cruzeiros fluviais em cenário europeu, este um produto que tem cativado o público que não é atraído por cruzeiros marítimos na Costa Brasileira. “Navegar pelos rios da Europa empresta mais originalidade e exclusividade à viagem”, considera o operador. O viajante tem contratado a viagem muito próximo à data do embarque e a demanda está aquecida, a ponto da operadora registrar episódio curioso: dispensar um grupo que viajaria para a Toscana (Itália), por não conseguir viabilizar reservas nos hotéis, por exemplo. “O cliente tinha o dinheiro, a operadora também contava com recursos para montar o roteiro, mas foi necessário desistir”, relata.
E a procura do viajante atualmente foge do lugar comum. “Estamos vendendo muito bem Japão, nós temos roteiros por dentro do Japão e o circuito Maldivas”, destaca Schultz. E a um custo que o operador destaca ser dos sonhos: uma semana nas Maldivas a 1 mil dólares, com passeios, transfer, mergulho mais a hospedagem, apenas não inclui o bilhete aéreo.
*A jornalista viajou convidada pela Abav/SP Aviesp
Conselho de Turismo de Belize participa da WTM Latin America como um dos destinos internacionais expositores. O intuito é mostrar um pouco dos encantos desse tesouro da América Central que combina aventura, cultura e relaxamento
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Entre os dias 15 e 17 de abril, o Conselho de Turismo de Belize marcará presença na WTM Latin America como um dos destinos internacionais expositores. Além da participação na principal feira de turismo do Brasil, a comitiva que será liderada pelo Ministro do Turismo do país, Ex.mo Anthony Mahler, visa estabelecer novas parcerias, e, claro fortalecer o relacionamento com parceiros atuais e imprensa. E assim reforçar as relações entre Belize e o mercado brasileiro. Além de expandir a promoção do país em um mercado considerado de extrema importância na América Latina.
O Conselho de Turismo de Belize, que também estará representado no evento pelo presidente da entidade de promoção turística, Sr. Mohit Budhrani, pela Gerente de Marketing e Comunicação, Gale Malic-Ozaeta e pela especialista em trade turístico, Deborah Gilharry, irá mostrar como o destino é completo. E assim visa ver aumentar o fluxo de turistas brasileiros que buscam não apenas viajar, mas viver experiências únicas neste pequeno tesouro localizado na costa nordeste da América Central.
A entidade compreende a significativa relevância do Brasil como forte emissor de viajantes. E não apenas por ser o maior mercado na região, mas também devido a diversidade de interesse de viagem dos brasileiros, inclusive aqueles que buscam experiências sustentáveis, alinhando-se perfeitamente ao que o destino tem a oferecer, já que é rico em biodiversidade e dispõe de uma impressionante variedade de paisagens.
Com 290 quilômetros de litoral é um paraíso com suas praias de areia branca banhadas por águas cristalinas. Tendo entre seus destaques naturais e principais atrativos turísticos o belíssimo Great Blue Hole e a Barreira de Corais de Belize – Patrimônio Mundial da UNESCO –, a maior barreira de recifes vivos do Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo.
Belize ainda reserva aos viajantes a possibilidade de explorar antigos sítios arqueológicos maia, como por exemplo o impressionante Caracol, situado no distrito de Cayo. Além de inúmeras cavernas que garantem uma verdadeira conexão com o passado. São muitas as possibilidades em terra ou mar para se encantar, inclusive com uma diversidade incrível de flora e fauna.
O destino também se destaca por sua riqueza cultural e gastronômica por ser lar de uma mistura fascinante de etnias, incluindo descendentes de maia, garífunas, mestiços, crioulos e muitos outros. Essa diversidade se reflete em suas tradições, música, dança, festivais e, claro, na culinária.
Belize é para todos, sejam famílias, casais, viajante solo ou gourmets, sendo ideal para quem busca aventura, ecoturismo, mergulho, natureza e cultura. E com a vantagem de não ser considerado um destino turístico massivo e, por consequência, não é caro, oferecendo bom valor por serviços de alta qualidade.
E, para relaxar, nada melhor que hospedagens que mantenham o protagonismo do meio ambiente e o estilo aventureiro de Belize, que dispõe de belos lodges e resorts boutique, inclusive empreendimentos 5 estrelas, rodeados pela exuberante floresta tropical, proporcionando uma combinação ideal de luxo e aventura, perfeito para quem busca explorar a cultura local e desfrutar de aventuras ecológicas. Quem preferir algo mais exclusivo pode optar por ilhas privadas, garantindo uma hospedagem ainda mais intimista.
Além disso, Belize oferece algumas das coleções hoteleiras mais exclusivas do mundo, como Marriott’s Autograph Collection, Hilton’s Curio Collection, The Family Coppola Family Hideaways (e um resort insular exclusivo Four Seasons que será inaugurado em breve. Tudo para a mais prazerosa experiência de viagem.
E é fácil chegar a Belize, ainda mais a partir de junho, quando será possível voar para o destino a partir de 7 cidades do Brasil com conexão rápida e fácil no Panamá. Ou quem preferir pode optar por passar pela Cidade da Guatemala, Cancún e, claro, pelos hubs mais importantes dos Estados Unidos, como Miami, Atlanta, Houston, Dallas, Newark e Los Angeles. A partir da Cidade de Belize você pode dirigir, voar ou navegar até inúmeras experiências únicas.
Belize oferece o combo perfeito para curtir várias aventuras, caçar adrenalina, estar em meio a natureza, ter um rico intercâmbio cultural e, claro, apenas relaxar e recarregar as energias. Ou seja, é um destino completo para os mais variados perfis de viajantes e onde cada um irá encontrar a sua “Belicidade”.
Se depender do esforço de divulgação da Paraíba, o fluxo de visitantes deverá se expandir significativamente este ano. Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo- PBTur– órgão de promoção do destino, revela entusiasmo quando o assunto é mostrar seu estado, tanto ao trade do setor, através de sucessivas feiras, quanto para o público final.
Por Cecília Fazzini, de Campinas*
Confiante de que a múltipla oferta de atrativos atrai o visitante, ele fala no podcast do DIÁRIO do reposicionamento de imagem, ressaltado pelo slogan sobre a Paraíba que traz a seguinte promessa: “A realidade supera as expectativas“. Ele, que é turismólogo por formação, recebeu a reportagem do DIÁRIO DO TURISMO e traçou a estratégia, que prevê destacar o estado ainda mais no mapa do Turismo nacional. Confira:
Bruno Waltrick, que dirige a entidade das agências de viagens de São Paulo – capital e Interior – é categórico em adotar na gestão da entidade um modelo que permite se aproximar ainda mais do associado.
CECÍLIA FAZZINI – De Campinas*
Waltrick assumiu a Abav SP/Aviesp, no segundo semestre do ano passado, e, segundo ele mesmo, quer estar aonde o agente estiver. e ouvir opiniões e críticas, medir demandas auxiliam na estratégia de ação da diretoria.
Em clima de forte expectativa com o crescimento de negócios para as empresas do setor, ele falou ao DIÁRIO DO TURISMO, logo após a abertura da 46ª edição da Abav SP/Aviesp, que acontece no Royal Palm Hall, em Campinas (SP), até esta sexta-feira (12).
A maior familiaridade das agências de viagem com as novas tecnologias, que podem colaborar com ganho de eficiência e maior domínio da operação por parte dos profissionais que atuam nesse mercado também é tema de reflexão pelo dirigente. Ele ainda observa novas tendências em destinos procurados pelo viajante, novos produtos e igualmente novos nichos do turismo. Confira o que pensa o presidente da Abav SP/Aviesp, no podcast a seguir:
Patrocinadores e apoiadores A feira conta com o patrocínio da Global Travel Assistance (GTA), que oferece aos visitantes seguro e atendimento ambulatorial caso haja necessidade, e do Grupo R1, responsável pelos equipamentos audiovisuais do evento e parte da cenografia. O encontro tem ainda o apoio institucional da Abav Nacional, Alagev, Alvim & Cia, Braztoa, Câmara de Turismo LGBT, CS Global, Entur, Sebrae Campinas, Sindetur, Skal Internacional São Paulo, Só Agentes, Unav e Unedestinos.
*A jornalista viajou convidada pela Abav/SP Aviesp
A Accor reafirma o seu compromisso de avançar na gestão de água com um conjunto de iniciativas destinadas a preservar este precioso recurso. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os esforços da Accor para gestão da água concentram-se em três áreas principais:
Quantidade e Qualidade da Água
A Accor está empenhada em reduzir o consumo de água através de medidas de eficiência e suficiência, e melhorar a qualidade da água evitando produtos de base química nas suas operações e combatendo a poluição por microplásticos. Iniciativas como a implantação do Plano de Água da Accor para otimizar o uso da água nas operações e encontrar soluções sustentáveis já produziram resultados promissores.
– Por exemplo, o Mövenpick Petra converteu 90% das banheiras dos quartos do hotel em chuveiros, visando uma redução de 15% no consumo de água nos até 2025. Isso levou a uma diminuição no uso de água de 45.000 m3 em 2019 para 27.000 m3 em 2023.
Cadeia de Valor de Alimentos e Bebidas
Reconhecendo a significativa pegada hídrica do setor de alimentos e bebidas, a Accor está priorizando iniciativas e ações em suas ofertas de alimentos e bebidas para reduzi-la.
– A primeira questão a abordar é o desperdício alimentar, visto que 53% dos resíduos gerados em um hotel provêm de alimentos.
– Em seguida, as estratégias incluem a promoção de práticas de fornecimento sustentável e a oferta aos hóspedes de experiências gastronômicas alternativas que incorporem sustentabilidade.
– Além disso, a Accor acaba de assinar uma parceria estratégica com a BE WTR, uma marca premium de água sustentável, para eliminar garrafas de água de plástico descartável das suas propriedades até 2025. Através das inovadoras fábricas de engarrafamento de vidro recarregável da BE WTR, os hotéis Accor em todo o mundo oferecerão aos hóspedes uma solução de hidratação sustentável que se alinha com o compromisso da empresa em reduzir o desperdício de plástico.
Envolvimento dos Hóspedes
A Accor está capacitando os hóspedes a contribuir para os esforços de conservação de água através de iniciativas como o projeto “Skip the Clean”, que incentiva os hóspedes a renunciarem à limpeza diária dos quartos para economizar água e energia e, ao mesmo tempo, ganharem pontos de fidelidade. Ao promover a consciencialização e a mudança de comportamentos, a Accor pretende amplificar o impacto das suas iniciativas de sustentabilidade.
– Se todos os hóspedes optarem por não realizar a limpeza diária dos seus quartos (exceto a cada três dias), estima-se que até 4% do consumo direto de água do Grupo Accor pode ser poupado. Para um hotel médio, isso equivale a 6.500 banhos que poderiam ser economizados todos os anos.
Promover a Colaboração para Amplificar a Gestão da Água
O compromisso da Accor com a gestão da água vai além das suas próprias operações. A Accor desempenha um papel ativo em coligações internacionais que promovem o surgimento de soluções compartilhadas para desafios ambientais e sociais e impulsionam a redefinição e o estabelecimento de novos padrões para o setor.
Além de fazer parte da Sustainable Hospitality Alliance (SHA) e de ter lançado a “Hospitality Alliance for Responsible Procurement” – HARP, entre outros líderes-chave, Sébastien Bazin, Chairman & CEO da Accor, anunciou no Change Now Summit 2024 (o maior evento de soluções para o planeta), que assinou a CEO Water Mandate, iniciativa criada pelas Nações Unidas em 2007 que reúne 256 empresas comprometidas com as questões hídricas. Ao aderir à coligação, a Accor está empenhada no progresso contínuo em seis áreas da gestão de água: operações diretas, cadeia de abastecimento e recursos hídricos, ação coletiva, políticas públicas, envolvimento comunitário e transparência. A Accor estabelecerá parcerias que fortalecerão a sua capacidade de abordar as questões urgentes relativas à água listadas acima. E acelerar o impacto positivo coletivo da água em 100 bacias prioritárias até 2030.
“Quando pelo menos 50% da população mundial vive sob condições de grande escassez de água durante pelo menos um mês do ano, não podemos operar hotéis como fazíamos antes”, disse Brune Poirson, Chief Sustainability Officer da Accor. “A água é um recurso vital que sustenta as nossas operações, a nossa cadeia de valor e o bem-estar das comunidades que servimos. Portanto, a Accor se dedica ao pioneirismo em soluções e experiências sustentáveis que fazem de cada estadia uma contribuição para a sociedade e o meio ambiente. Para tal, promovemos a colaboração em detrimento da concorrência para estabelecer novos padrões e impulsionar ações de gestão da água em todos os territórios onde operamos”.
A marca da Global Travel Assistance (GTA) não aparece apenas no portal que dá acesso à 46ª. Abav TravelSP, que acontece hoje (11) e nesta sexta-feira (12), no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Está na ambulância com profissionais de enfermagem, estacionada na área externa do espaço de exposições e, principalmente, na confiança que o fundador e CEO da empresa, Celso Guelfi, deposita no que ele considera o pujante mercado do interior paulista.
“Há 30 anos que nos relacionamos com o agente de viagens dessa área de negócios, onde as pessoas viajam muito e têm capacidade financeira para absorver produtos turísticos”, sintetiza o empresário.
Guelfi, que se considera um ‘caipira’ por ter ido para a Capital apenas depois de adulto, vê com tranquilidade a maior concorrência no segmento de seguro-viagem, com ingresso de novos players.
Oportunidade, segundo ele, para aprimorar serviço e produto e sair da chamada zona de conforto. A propósito do diferencial da GTA ele argumenta que o olho no olho faz a diferença. “Eu quando ofereço meu cartão indico meu celular em caso de necessidade”, acentua, ao acreditar na força da proximidade e relacionamento com o cliente, se fazer presente é o segredo, conforme avaliação do empresário.
Novidades
A GTA aproveita a Abav TravelSP para divulgar novas modalidades de negócio: cobertura em dobro, ou seja, num plano de R$ 42 mil o valor assegurado é de R$ 84 mil. Também o plano familiar que prevê desconto de 30%, a partir do segundo integrante do grupo, que agora também se estende aos amigos e agregados do núcleo das famílias.
A forma singular de agir, também na esteira de tema de palestra que antecedeu a abertura do evento, para Guelfi é entender o perfil e a necessidade do cliente e, ainda, ir além. “Por exemplo, na perda de uma bagagem nós indenizamos o passageiro em até 6 horas do ocorrido”.
Presidente da instituição requereu mandado de segurança para a manutenção do PERSE e participou de audiência pública que ocorreu ontem (10) em Brasília
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), em nome de seus associados, requereu um Mandado de Segurança Coletivo para a manutenção do Perse. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o presidente da entidade, Paulo Ventura, esteve presente em audiência pública nessa quarta-feira (10), cujo tema foi sobre o “PERSE – Programa Especial de Retomada do Setor de Eventos”, requerido pelos deputados Bibo Nunes e Jorge Goetten, fomentando temas atuais e futuros sobre o setor que ainda se recupera dos impactos decorrentes da pandemia da covid-19.
“Discussões sobre a validade ou não do PERSE causa insegurança jurídica ao tentar cancelar uma lei aprovada pelo congresso em 2022. Ao invés de estarmos discutindo como atrair novos eventos estamos conversando se é valido ou não recuperar as empresas que sofreram com a pandemia”, destaca Paulo Ventura, Presidente da UBRAFE.
Além da UBRAFE, também foram convidados para a audiência pública Celso Sabino (Ministro do Turismo), Fernando Haddad (Ministro da Fazenda), Tiago Sousa Pereira (Diretor-Presidente em exercício da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC), Alexandre Sampaio de Abreu (Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e coordenador do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comercio, Bens, Serviços e Turismo-CNC), Ana Carolina Medeiros (Presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV), Doreni Caramori (Presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE), Enid Câmara de Vasconcelos (Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC), Jurema Monteiro (Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR), Manoel Linhares (Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH), Marco Ferraz (Presidente da CLIA BRASIL – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marina Figueiredo (Presidente da Associação Brasileira de Operadores de Turismo – BRAZTOA), Murilo Pascoal (Presidente do Sistema Integrado de Parques Temáticos,Aquáticos e Atrações Turísticas – SINDEPAT), Orlando Souza (Presidente Executivo do Fórum dos Operadores Hoteleiros doBrasil – FOHB), Paulo Solmucci (Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- ABRASEL), e Thiago Borges (Vice-Presidente Institucional da Resorts Brasil).
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