Início Site Página 194

Entenda como será o plano de incentivo para cruzeiros no Brasil

0

Ministério do Turismo produzirá projeto para estimular o mercado de cruzeiros no Brasil


EDIÇÃO DO DT com agências

O Ministério do Turismo vai apresentar um plano nacional de estímulo ao segmento de cruzeiros no Brasil. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a informação foi anunciada pelo ministro Celso Sabino durante uma visita técnica ao terminal de passageiros da Royal Caribbean, segunda maior companhia de cruzeiros do mundo.

“Dos 31 milhões de cruzeiristas por ano, mais da metade vem dos Estados Unidos, sendo seis milhões saindo apenas do Porto de Miami. Por isso, é fundamental vermos, de perto, como toda essa logística e infraestrutura é organizada”, destacou Sabino.

A ideia do plano é aumentar a competitividade brasileira no segmento, que é responsável pela movimentação financeira de US$ 155 bilhões por ano e pela geração de 1,2 milhão de empregos. No Brasil, a estimativa é de que a atual temporada, que termina neste mês, injete R$ 5,1 bilhões na economia.

Uma das medidas que deverá ser implementada é o reforço na promoção internacional, de olho no mercado americano. “Queremos atrair mais turistas internacionais para a nossa costa, sem esquecer de estimular também o mercado interno e esse trabalho contribuirá para isso”, concluiu o ministro.

Ouça o podcast com os executivos da Accor e da Green Key sobre sustentabilidade!

0

A rede Accor alcançou o marco de 50 hotéis certificados em sustentabilidade nas Américas e  o DIÁRIO traz uma edição especial em podcast sobre essa conquista.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O DIÁRIO participou na semana passada no Novotel Itu Golf & Resort, de um encontro entre ambientalistas, hoteleiros e pessoas compromissadas com a sustentabilidade.

Nesse encontro, aconteceu a cerimônia de entrega do selo Green Key ao hotel. Abaixo, oferecemos com exclusividade ao leitor/ouvinte do DIÁRIO, um podcast com Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas, Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu e Leana Bernardi, coordenadora do Green Key no Brasil. A entrevista com os executivos foi realizada pelo jornalista e colaborador do DT, Zaqueu Rodrigues, Confira:

Podcast do DT
Antonietta Varlese – SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas, Leana Bernardi, coordenadora do Green Key no Brasil e Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu

 

 

46ª Abav TravelSP começou em Campinas! – confira a programação 

0

A 46ª Abav TravelSP apresenta palestra de motivação com Kelly Singularidade, bate-papo com o pentacampeão Cafu e a jornalista Mariah Morais e painéis sobre NDC e Orlando e parques, além de conteúdos de destinos com a CVC

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Cecília Fazzini, de Campinas


Começou em Campinas (SP), a 46ª Abav TravelSP, principal feira de turismo do Estado de São Paulo, que acontece até sexta-feira no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Segundo os organizadores, já no primeiro dia há uma vasta programação que promete atrair a atenção dos visitantes.

“Neste ano, apresentamos muitas novidades no nosso evento. Além da vinda para Campinas, o que proporciona mais facilidade de acesso e maior foco no turismo de negócios, fechamos uma parceria com a ALAGEV, fortalecendo laços com gestores de eventos e viagens corporativas”, explica Bruno Waltrick, presidente da associação de agentes de viagens (ABAV-SP / Aviesp)

Segundo ele, os participantes terão conteúdos sobre motivação, painéis sobre NDC e o destino internacional Orlando e parques, palestras de estados brasileiros com a CVC e momentos dedicados aos associados. “E, para complementar essa experiência, contamos ainda com almoços promovidos pela operadora, happy hours com outros parceiros e muito networking”, comenta Waltrick.

ABAV / Aviesp
Chegada e credenciamento dos participantes na entrada da feira (Crédito: Cecília Fazzini )

Confira a programação completa:

11/04 | QUINTA-FEIRA

8h30 – Credenciamento

Mestre de cerimônias – Fernando Santos, vice-presidente financeiro da Abav-SP | Aviesp

9h30 – Palestra “Inspire-se, Motive-se e Supere-se”, com Kelly Singularidade

10h10 – Cerimônia de abertura

11h04 – Painel “Você está pronto para o NDC?” com Joao Pin (Lufthansa); Luiz Fernando Mordenti (Sabre) e Rafael Diogo Marques (Latam)

12h10 – “Paraíba diferenciada com a CVC”, com Rogério Mendes e equipe CVC; Rosália Lucas, secretária de turismo da Paraíba; Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo S/A (PBTUR); e Mércia Farias, coordenadora de Feiras e Eventos da PBTUR

14h00 – Abertura oficial dos estandes – corte da fita

14h30 – Primeira chamada da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Abav-SP | Aviesp (exclusiva para associados) – Sala Jatobá 2

15h00 – Início AGO Abav-SP | Aviesp (exclusiva para associados) – Sala Jatobá 2

15h30 – Fale com o presidente da Abav-SP | Aviesp (exclusiva para associados) – Sala Jatobá 2

19h00 – Encerramento da exposição

21h30 – Encerramento happy hour nos estandes

12/04 | SEXTA-FEIRA

9h00 – Credenciamento

Mestre de cerimônias – Fernando Santos, vice-presidente financeiro da Abav-SP | Aviesp

10h00 – “Quem ousa vence – O grande sonho!”, com o atleta Cafu e a jornalista Mariah Morais

11h10 – Painel “Orlando e Parques”

12h10 – “Descubra Porto Seguro com a CVC”, com Rogério Mendes e equipe CVC; Guto Jones, secretário adjunto de Turismo de Porto Seguro; Aroldo Simões, gerente da CVC de Produto Bahia; e Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) da Bahia.

14h00 – Abertura da exposição da 46ª Abav TravelSP

17h00 – Coletiva de imprensa

18h00 – Encerramento da exposição 46ª Abav TravelSP

21h30 – Encerramento happy hour nos estandes

Patrocinadores e apoiadores
A feira conta com o patrocínio da Global Travel Assistance (GTA), que oferece aos visitantes seguro e atendimento ambulatorial caso haja necessidade, e do Grupo R1, responsável pelos equipamentos audiovisuais do evento e parte da cenografia. O encontro tem ainda o apoio institucional da Abav Nacional, Alagev, Alvim & Cia, Braztoa, Câmara de Turismo LGBT, CS Global, Entur, Sebrae Campinas, Sindetur, Skal Internacional São Paulo, Só Agentes, Unav e Unedestinos.

Inscrições
Para se inscrever para visitar a 46ª Abav TravelSP, basta acessar o site www.abavtravelsp.com.br, clicar na aba “inscrição” e escolher a categoria desejada: agente de viagens associado, não associado, gestores de viagens, visitante do trade, imprensa ou assessoria de imprensa. Na sequência, selecione “não sou cadastrado” e clique em “+ Nova Inscrição”. No site, o profissional do setor fará a inscrição com o CNPJ da empresa e o CPF. Em caso de dúvidas, envie e-mail para Claudia Traballi: claudia.sp@abav.com.br.

Agência de viagens não é responsável por perda de voo, decide STJ

0

A Agência de Viagens não deve arcar com o prejuízo caso um passageiro chegue atrasado para a hora do embarque e perca seu voo.

Conjur com EDIÇÃO DO DT


De acordo com matéria publicada na última semana no site jurídico Conjur, a relação de consumo entre uma agência de viagens e seu cliente limita-se à venda das passagens.

Segundo o texto, depois da venda realizada, a responsabilidade pelo serviço contratado é da empresa área, que deve arcar de forma exclusiva com os riscos e eventuais danos decorrentes de sua atividade.

Esse foi o entendimento da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça para reconhecer a ilegitimidade passiva de uma agência no caso de um cliente que perdeu um voo por ter se envolvido em uma confusão no aeroporto.

Como foi?

O consumidor, que viajou de Porto Alegre até a cidade do Porto, em Portugal, perdeu o voo de volta para o Brasil porque teve de prestar informações à polícia após ser falsamente acusado de agressão por outro passageiro, na fila do check-in, e ter discutido com uma empregada da companhia aérea.

Inconformado com o prejuízo, o homem pediu indenização por danos morais e materiais à empresa aérea e à agência de viagens, de maneira solidária. Ele foi atendido em primeira instância e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Isenta de culpa

No entanto, o STJ reconheceu a ilegitimidade passiva da agência (isenção de culpa), mantendo a condenação apenas da companhia aérea.

“Quando o serviço prestado pela agência/empresa de turismo for exclusivamente a venda de passagem aérea, como na hipótese, fica afastada sua responsabilidade pelo efetivo cumprimento do contrato de transporte, posto que não tem legitimidade para figurar no polo passivo da ação de indenização decorrente da falha na prestação dos serviços da cia aérea”, escreveu o ministro Marco Buzzi, relator da matéria.

Para o advogado da agência, Marcelo Ferreira Bortolini, do escritório Fragata e Antunes Advogados, “a jurisprudência do STJ vai no sentido de que a responsabilidade da agência de viagens está limitada à intermediação da venda dos bilhetes aéreos. A execução do contrato de transporte aéreo, porém, é obrigação da companhia aérea, que, por isso, deve responder de modo exclusivo pela falha na prestação desse serviço, como ocorreu neste caso”.

Azul anuncia novas rotas para Rondônia

Azul iniciará nova rota entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), amplia frequência para Belo Horizonte (MG) e passa a ofertar maior de assentos para Ji-Paraná


EDIÇÃO DO DT com agências

A Azul voltará a investir em novas rotas e frequências em Rondônia. A partir de 4 de outubro, a capital Porto Velho terá uma nova ligação com Rio Branco (AC), além do aumento da frequência com Belo Horizonte (MG), que passará a ser duas vezes por dia. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as novidades fazem parte dos esforços da companhia, dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, do Governo de Rondônia e do Poder Judiciário local para reduzir a judicialização e, desta forma, reforçar a malha aérea no estado.

Para Fábio Campos, vice-presidente Institucional da Azul, a companhia sempre viu a região como estratégica para receber investimentos de voos. “Mesmo sendo uma área muito sensível a condições climáticas adversas, o que pode impactar diretamente a operação aérea, a Azul está empenhada em encontrar soluções para ampliar a presença em Rondônia e oferecer serviços de qualidade e conectar os moradores. Entendemos que a aviação vai além do transporte de Clientes, e é um fator importante para o desenvolvimento social e econômico em qualquer região.” explica Fábio.

Ele enfatiza que a companhia já vinha trabalhando para retomar as frequências, sempre com o compromisso de oferecer apoio a seus Clientes: “Temos feito esforços, inclusive em parceria com instituições governamentais, no sentido de orientar os Clientes a procurarem primeiramente os canais de atendimento da companhia para resolverem suas demandas. Além disso, o setor hoje já tem uma forte regulamentação da Anac, que é seguida à risca pela Azul”, conclui o diretor.

A rota entre Porto Velho, Rio Branco e Belo Horizonte será operada por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes, com duas decolagens diárias que vão conectar as três capitais, sendo uma na rota Belo Horizonte-Porto Velho-Rio Branco-Belo Horizonte e  outra no trajeto inverso: Belo-Horizonte-Rio Branco-Porto Velho-Belo Horizonte.

A partir do BH Airport, segundo principal hub da Azul, os Clientes terão conexão com outros 54 destinos, como Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, além de voos internacionais como Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Curaçao no caribe.

“Com a ampliação dos voos da companhia em Rondônia, abrimos oportunidades para mais brasileiros conhecerem esse estado, que é riquíssimo e tem belezas naturais encantadoras, incluindo a nossa floresta Amazônica. A parceria com a Azul tem nos ajudado a ampliar e diversificar a nossa malha aérea e avançarmos na atividade turística do Brasil”. Afirma Celso Sabino, Ministro do Turismo.

“Esses voos serão fundamentais para a gente poder lincar cada vez mais a Região Norte. O Governo Federal assumiu o compromisso de ampliar a malha aérea da região e temos trabalhado outros destinos, a partir do segundo semestre, porque a gente sabe a importância da aviação do Acre para o povo brasileiro.” declara Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos.

Os Clientes que voam com a Azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo Brasil, com wi-fi a bordo, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade. As vendas começam ainda hoje no site da Azul, na Central de Vendas ou por meio das agências de viagens parceiras.

Aumento na oferta de assentos para Ji-Paraná

Já os voos entre Ji-Paraná e Porto Velho, desde o dia 7 de abril, contam com um salto de mais de 1000% na oferta de assentos, já que
os voos, que antes eram em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para até 9 Clientes, agora são realizados em aeronaves Embraer E1, com capacidade para 118 Clientes.

Além dos voos para Porto Velho, a cidade de Ji-Paraná conta com rota para Cuiabá, no Mato Grosso. A Azul atua ainda nas cidades de Vilhena e Cacoal, em Rondônia, que possuem voos para Cuiabá (MS).

Expansão da operação no norte do país

Atualmente, a Azul é líder na aviação na região amazônica, com uma participação de 54% das decolagens. No Pará, recentemente, a companhia anunciou o aumento da frequência entre Belém e Fort Lauderdale, além de novos voos para Ourilândia do Norte (PA) e Guarulhos (SP). Agora, a empresa volta a operar no Acre e expandir os voos em Rondônia.

Veja os expositores que estreiam na WTM Latin America

0

Agências, operadoras, seguros, representante de turismo caribenho e rede hoteleira figuram na lista dos novos expositores já confirmados na WTM Latin America


EDIÇÃO DO DT com agências

Africando, agência especializada em safari na África; Atrio Hotel Management, maior administradora hoteleira de capital nacional do Brasil; Belize Tourism Board (BTB), órgão de turismo do destino caribenho; Euroriente Travel, agência especializada em destinos e circuitos na Turquia; Explore Greece Holidays, agência especializada em roteiros pela Grécia; Intermac Assistance, de seguros viagem; Livá Hotéis & Resorts, única operadora hoteleira do Brasil especializada na gestão de empreendimentos multipropriedade; Osa Group, player global com presença em mais de 150 países; Pastore Turismo, agência de turismo; Uneworld Viagens e Turismo, operadora turística; e a agência Viagens Machupicchu.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, estes são alguns dos novos expositores da WTM Latin America em sua edição de 2024, que será realizada entre 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. “O evento está 100% comercializado e, neste momento, comemoramos a ampliação da utilização da planta”, diz Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, referindo-se ao aumento de estandes dos expositores e à mudança promovida no próprio Expo Center Norte, que moveu área de banheiros, o que resultou em mais área útil.

Entre os expositores que estão com espaço ampliando nesta edição estão as empresas de tecnologia Infotera Tecnologia de Informática, Travel Compositor, SL; destinos nacionais como Espírito Santo e Pará, além de internacionais como Chile; agências, receptivos e operadoras como a Tourmed, a Brementur Viagens e Turismos, a Latitude Turismo, a Go Global Travel, a Jordan Experience Tours; empresas hoteleiras como Hotéis Luzeiros e Hotéis Othon; e órgãos como o Costa Rica Tourism Board e o Ministério do Turismo do Uruguai.

“Este ano, com nossa edição de número 11, nós iniciamos uma nova década na WTM Latin America. Estamos muito felizes com a confiança que conquistamos ao longo do tempo e que se demonstra por meio do aumento da participação de nossos expositores e com a chegada de novos”, finaliza Bianca.

Pesca feminina é homenageada no Prêmio Marju Azambuja

0

Úrsula Schoefer Montes, Embaixadora da Paz pela ONU, vai entregar o prêmio às vencedoras da 4ª edição de Pesca Feminina


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A pesca está bem representada nacionalmente e este ano a maior expectativa será a entrega do “Prêmio Marju Azambuja de Pesca Feminina Nacional”.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a premiação ocorrerá após a 4ª edição de Pesca feminina, etapa Passo do Lontra, que acontece em Corumbá, Mato Grosso do Sul, entre esta quinta-feira (11) e domingo (14).

Marju Azambuja, que deu nome ao prêmio, é uma desbravadora da modalidade do cota zero e pesque e solte desde 2008 nos Rios do Estado do Mato Grosso do Sul. Com seu exemplo conseguiu sensibilizar os Estados do Paraná, Goiás e Bahia.

As empresárias Marju Azambuja e Úrsula Montes
As empresárias Marju Azambuja e Úrsula Montes

A premiação tem como objetivo fortalecer a pesca consciente e impulsionar o ecoturismo, pela preservação das espécies de peixes, atualmente com leis já sancionadas no MS.

Quem entregará o troféu será Úrsula Schoefer Montes, Embaixadora da Paz pela ONU – AT/2012.

Com representante de vários estados o evento de grande relevância para a modalidade envolve empresárias engajadas na preservação e conservação de rios e mares do Brasil, inspirando o empoderamento e empreendedorismo feminino.

Dia do Agente de Viagens será especial no Castelo Saint Andrews

Castelo Saint Andrews apresenta novidade para celebrar o Dia do Agente de Viagens


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Castelo Saint Andrews de Gramado (RS) lançou uma grande novidade para celebrar o Dia do Agente de Viagens.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o hotel está disponibilizando um especial “Over Commission” progressivo até a data comemorativa, no dia 24/04. O objetivo é valorizar o importante trabalho dos agentes, com um incentivo extra para os profissionais neste mês de abril.

A condição é válida até o dia do Agente de Viagens e contempla a programação até dezembro de 2024, incluindo vendas para os períodos de alta temporada como o mês dos namorados (junho), férias de julho, Natal, Réveillon e demais feriados.

Com isso, os participantes poderão aproveitar as condições especiais para o feriado de 30 de maio, um dos últimos com emenda neste ano.

Além disso, os benefícios também foram replicados para as operadoras de turismo, e assim o “Over Commission” pode igualmente ser adquirido quando a compra é realizada por operadoras.

Leia também:

Schultz e Skorpios lançam parceria na WTM Latin America