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Cidades turísticas brasileiras se destacam no WikiTravel

Wikitravel veio pra facilitar a vida do viajante e divulgar cidades turísticas no mundo todo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A internet desempenha um papel crucial no planejamento de viagens, e o WikiTravel se destaca nesse cenário. Com sua abordagem colaborativa e informações detalhadas sobre destinos em todo o mundo, é essencial para turistas em busca de experiências autênticas.

Cidades turísticas como Curitiba, Gramado, Bonito, Piranhas, Penedo, Marechal Deodoro, entre outras, já adotaram o WikiTravel como uma maneira eficaz de promover seus atrativos e serviços. Reconhecem a importância de estar presentes numa plataforma confiável e acessível, onde os viajantes podem encontrar informações precisas e atualizadas sobre o que ver, fazer e onde ficar durante sua estadia.

“Uma das vantagens do WikiTravel é sua natureza colaborativa, que permite que as secretarias de turismo, moradores e visitantes contribuam com dicas e recomendações, enriquecendo ainda mais o conteúdo disponível”, afirma Aroldo Schultz, presidente da Schultz turismo.

Oferecendo uma maneira conveniente de planejar viagens, fornece informações práticas e insights valiosos sobre destinos em todo o Brasil e no mundo. É um recurso indispensável para explorar o que o país tem a oferecer, seja para encontrar o melhor restaurante em Gramado, descobrir trilhas secretas em Bonito ou conhecer a história de Marechal Deodoro.

À medida que mais cidades turísticas brasileiras se juntam à comunidade WikiTravel, é evidente que a plataforma  fortalece o setor de turismo e na promoção de destinos locais. Com acesso fácil e informações abrangentes em mais de 11 idiomas, o WikiTravel está mudando a forma como as secretarias de turismo promovem o destino, tornando o mundo mais acessível e inspirador para todos os tipos de viajantes.

Com o WikiTravel, todas as cidades podem mostrar seus potenciais turísticos, favorecendo um turismo mais sustentável e inclusivo. Conheça a plataforma em www.wikitravel.ai.

Na WTM São Paulo, conheça o WIKI no stand da Schulltz – A Marca do Turismo.

Boeing 787 Dreamliner: engenheiro denuncia falhas na fabricação

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THE NEW YORK TIMES – A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) está investigando alegações feitas por um engenheiro da Boeing. Ele afirma que seções da fuselagem (o “corpo da aeronave”) do Boeing 787 Dreamliner são fixadas juntas incorretamente e podem se separar durante o voo após milhares de viagens.

THE NEW YORK TIMES


O engenheiro Sam Salehpour, que trabalhou no avião, detalhou suas alegações em entrevistas ao The New York Times e em documentos enviados à FAA. Um porta-voz confirmou que a agência está investigando as acusações, mas se recusou a comentá-las.

Salehpour, que trabalha na Boeing há mais de uma década, disse que os problemas surgiram como resultado de mudanças na forma como as enormes seções eram ajustadas e fixadas juntas na linha de montagem. A fuselagem do avião vem em diversas peças, todas de fabricantes diferentes, e não têm exatamente o mesmo formato onde se encaixam, disse ele.

A Boeing admite que essas mudanças na fabricação foram feitas, mas um porta-voz da empresa, Paul Lewis, afirmou que “não houve impacto na durabilidade ou na longevidade segura da estrutura da aeronave”. Lewis disse que a Boeing realizou extensos testes no Dreamliner e “determinou que este não é um problema imediato de segurança de voo”.

“Nossos engenheiros estão concluindo análises complexas para determinar se pode haver uma preocupação de fadiga de longo prazo para a frota em qualquer área do avião”, disse Lewis. “Isso não se tornaria um problema para a frota em serviço por muitos anos, se é que se tornará, e não estamos apressando a equipe para podermos garantir que a análise seja abrangente”.

Em outra declaração, a Boeing disse estar “totalmente confiante no 787 Dreamliner”, acrescentando que “essas afirmações sobre a integridade estrutural do 787 são imprecisas e não representam o trabalho abrangente que a Boeing tem feito para garantir a qualidade e a segurança a longo prazo da aeronave.”

As alegações de Salehpour acrescentam outro elemento ao intenso processo de escrutínio que a Boeing tem enfrentado desde que um painel de porta de um jato 737 Max se soltou durante um voo da Alaska Airlines no início de janeiro, levantando questões sobre as práticas de fabricação da empresa. Desde então, a fabricante de aviões anunciou uma reestruturação de liderança e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciou uma investigação criminal.

As preocupações de Salehpour devem ser encaminhadas ao Capitólio. O senador Richard Blumenthal, democrata de Connecticut e presidente do subcomitê de investigações do Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado, está planejando realizar uma audiência com Salehpour em 17 de abril. Blumenthal disse que quer que o público ouça o engenheiro em primeira mão.

“Alegações repetidas e chocantes sobre as falhas de fabricação da Boeing apontam para uma terrível ausência de cultura e práticas de segurança – onde o lucro é priorizado sobre todo o resto”, afirmou Blumenthal em comunicado.

O jato
O Dreamliner é um jato de corpo largo com consumo mais eficiente de combustível em relação a muitas outras aeronaves usadas para viagens longas. Entregue pela primeira vez em 2011, o avião de corredor duplo acumulou pedidos para a Boeing e criou dores de cabeça para a empresa.

Por anos, a fabricante de aviões lidou com uma sucessão de questões envolvendo o jato, incluindo problemas de bateria que levaram à suspensão temporária dos 787 em todo o mundo e preocupações de qualidade que mais recentemente causaram uma suspensão prolongada nas entregas.

A Boeing também enfrentou uma série de problemas em sua fábrica na Carolina do Sul, onde o Dreamliner é construído. Um relevante delator da Boeing que levantou preocupações sobre as práticas de fabricação na fábrica, John Barnett, foi encontrado morto no mês passado com o que parecia ser um ferimento autoinfligido por uma arma.

O Dreamliner foi pioneiro no uso de grandes quantidades dos chamados materiais compósitos em vez do metal tradicional para construir o avião, incluindo seções importantes como a fuselagem. Muitas vezes feitos pela combinação de materiais como carbono e fibras de vidro, os compósitos são mais leves que os metais. Por outro lado, como são materiais mais novos, sabe-se menos sobre como eles resistem às tensões de voo a longo prazo. Essas tensões criam o que os engenheiros chamam de fadiga, que pode comprometer a segurança caso haja falha no material.

Salehpour afirma ter sido retaliado várias vezes por levantar preocupações sobre atalhos que ele considerou que a Boeing estava tomando ao unir as peças da fuselagem do Dreamliner.

Debra S. Katz, advogada de Salehpour, disse que seu cliente expôs suas preocupações aos supervisores e tentou discuti-las em reuniões de segurança, mas os responsáveis da empresa não ouviram. Em vez disso, ela afirma que Salehpour foi silenciado e transferido para trabalhar em outra aeronave de corpo largo, o 777. Salehpour diz que, após sua transferência, ele descobriu mais problemas na forma como a Boeing estava montando a fuselagem do 777.

“Essa é a cultura que a Boeing permitiu existir”, disse Debra. “Essa é uma cultura que prioriza a produção de aviões e os empurra para fora da linha mesmo quando há sérias preocupações sobre a integridade estrutural desses aviões e seu processo de produção.”

Em sua declaração, a Boeing disse que encorajou os seus trabalhadores “a falarem quando surgirem problemas” e que a retaliação era “estritamente proibida”.

A FAA entrevistou Salehpour na sexta-feira, 5, disse Debra. Procurado para comentar as questões envolvendo o Dreamliner, Mike Whitaker, administrador da agência, reiterou que o órgão regulador da estava adotando uma postura rígida contra a Boeing após o episódio da Alaska Airlines.

“Isso não será um retorno aos negócios como sempre para a Boeing,” disse Whitaker em um comunicado. “Eles devem se comprometer com melhorias reais e profundas. Fazer mudanças fundamentais exigirá um esforço contínuo por parte da liderança da Boeing e vamos responsabilizá-los em cada etapa do caminho.”

Atalhos
Salehpour afirmou que os atalhos que ele acreditava que a Boeing estava tomando resultaram na aplicação de força excessiva para estreitar lacunas indesejadas na montagem que conecta as peças da fuselagem do Dreamliner. Ele disse que essa força levou à deformação do material compósito, o que, segundo ele, poderia aumentar os efeitos da fadiga e levar à falha prematura do compósito.

John Cox, um ex-piloto de linha aérea que dirige uma empresa de consultoria de segurança, diz que embora os compósitos sejam mais tolerantes ao excesso de força do que os metais, é mais difícil ver que os compósitos foram tensionados a ponto de falharem. “Eles simplesmente quebram”, disse ele.

“A separação catastrófica durante o voo, sim, é uma possibilidade teórica”, disse Cox. “É por isso que você gostaria que os testes fossem feitos para evitar isso.”

Os testes da Boeing são um passo apropriado, disse Cox, porque “se a degradação for suficientemente longe, isso poderia potencialmente levar a uma falha catastrófica”.

 

Corpo de turista que sumiu no Guarujá é identificado pela família

A causa da morte segue indeterminada, mas os legistas indicam que o turista foi atingido por um disparo na região do fêmur


REDAÇÃO DO DIÁRIO

O corpo de Bruno Magalhães identificou o corpo do jovem nesta quarta-feira (10). O corpo dele foi encontrado em uma trilha no Guarujá, litoral de São Paulo, na região da Praia do Sangava.

Conforme publicado aqui no DIÁRIO, Bruno Magalhães tinha 34 anos de idade e estava a passeio em Santos quando desapareceu. As investigações, inicialmente, foram comandadas pelo Corpo de Bombeiros e depois pela Delegacia de Homicídios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Segundo matéria da Band, a certeza ainda não é científica, porque o exame de DNA pode demorar de 30 dias a mais de um ano para ser concluído. No entanto, as roupas que inicialmente não haviam sido reconhecidas, agora foram identificadas como sendo do turista. A bolsa e o chinelo, presentes da namorada, a camiseta e um shorts, presentes da família, estavam no corpo.

Bruno Magalhães, turista carioca que sumiu em Santos
Bruno Magalhães, turista carioca que sumiu em Santos

O Instituto Médico Legal da Praia Grande identificou uma perfuração, possivelmente causada por arma de fogo na perna, na altura da coxa. A causa da morte do turista segue indeterminada, mas os legistas indicam que o disparo atingiu a artéria femural na trilha. Sem socorro, o turista pode ter morrido pela hemorragia.

O ferimento se encaixa no relato de outra turista que estava na mesma trilha e diz ter sido atacada por 4 bandidos, um deles, armado. A jovem de 25 anos diz que voltava da praia pela trilha, no fim da tarde, quando foi abordada. Ameaçado com arma de fogo, os assaltantes pediram cartões, tiraram fotos e pegaram senhas de todos eles.

Os bandidos disseram para a vítima que iriam roubar mais pessoas, até que um indivíduo apareceu e reagiu ao assalto, sendo baleado. A Polícia Civil investiga o caso e tem pistas sobre quem são os criminosos.

Leia mais:

Veja como vai ser a taxa ambiental para turistas em Guarujá (SP)

Nova gestão da CVC Corp participa de Encontro de Líderes

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CVC Corp reuniu os mais de 170 membros que compõem a liderança para atualizações sobre o negócio e alinhamento de estratégias


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A CVC Corp promoveu nessa semana o primeiro Encontro de Líderes da nova gestão. Toda a liderança, que soma mais de 170 pessoas, foi convidada a participar do evento, realizado na cidade de Santo André (SP), onde fica a sede da empresa, para reforço dos resultados de 2023 e apresentação das estratégias e metas para esse ano.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, participaram da reunião, o CEO da companhia, Fabio Godinho, acompanhado do seu time de Diretores Executivos, e também Josué Bressane, membro do Comitê de Gente e Gestão da CVC Corp. Na oportunidade, também foram oficialmente apresentados como novos integrantes do Comitê Executivo da empresa, formado por todos aqueles que se reportam diretamente ao CEO, Felipe Gomes, que assume a partir de 1º de maio o cargo de CFO da empresa, e Karin Rocha, nova diretora executiva de Jurídico e Compliance.

A abertura do evento foi com Fabio Godinho apresentando os principais resultados de 2023, bem como as estratégias e focos da empresa para 2024. “Esse encontro é importante para dividir os principais desafios do nosso segmento, as oportunidades de melhoria, além de ser um momento essencial de integração do nosso time, de resgate do nosso jeito de ser, do DNA das nossas marcas e de troca de experiências, de forma a fortalecer nossos laços e alinhar nossa visão de futuro”, afirma o CEO.

O encontro seguiu com apresentação da nova cultura organizacional da CVC Corp e também com cada um dos diretores executivos da empresa falando sobre as unidades de negócios (CVC Viagens, Experimento Intercâmbio Cultural, Rextur Advance, Trend Viagens e Visual Turismo) e sobre as áreas de suporte (Produtos e Pricing, Finanças e Relações com Investidores, Jurídico e Compliance, TI, Operações e Centro de Serviços Compartilhados) que representam.

“Temos aqui reunido o melhor time de especialistas em turismo do Brasil. Não tenho dúvida de que vamos crescer muito nesse ano, seguindo o trabalho forte que estamos fazendo desde que assumimos a companhia em junho de 2023. Vamos juntos rumo ao futuro. Sejam bem-vindos aos próximos 50 anos da CVC Corp”, celebrou o CEO.

A CVC Corp promove o Encontro de Líderes a cada trimestre, após a divulgação de resultados ao mercado, para compartilhar atualizações com a liderança, que fica responsável por cascatear as informações a todos os colaboradores da empresa.

FlixBus oferece passagens a partir de R$ 9,99 em abril

As ofertas são válidas para passagens adquiridas entre os dias 9 e 15 de abril exclusivamente pelo site ou aplicativo da FlixBus


EDIÇÃO DO DT com agências

A FlixBus, empresa de tecnologia em transporte rodoviário, lança uma superpromoção que promete agitar o mercado. Com descontos de até 80% em passagens para todos os seus destinos, os preços começam em R$ 9,99. A oferta estará disponível entre os dias 9 e 15 de abril, exclusivamente através do aplicativo ou do site da FlixBus. Para quem busca economia aliada ao conforto, essa é uma oportunidade imperdível.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, além dos inúmeros destinos, essa promoção é uma grande chance para os fãs da rainha do pop, Madonna, participarem da turnê “The Celebration Tour”, que comemora os 40 anos de carreira da cantora, no Rio de Janeiro.

Presente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, em 14 estados, no Distrito Federal e em mais de 100 cidades, a FlixBus oferece inúmeros destinos para os viajantes que buscam preços acessíveis, comodidade e segurança. Segundo Edson Lopes, CEO da FlixBus, “essa combinação de tarifas promocionais, com até 80% de desconto e com preços a partir de R$ 9,99, facilidade de compra pelo aplicativo ou site, e conforto oferecido pelos ônibus, com poltronas maiores e reclináveis, torna viajar com a FlixBus uma escolha irresistível para quem adora explorar novos lugares. Afinal, pagar menos para viajar para inúmeros destinos é mais legal”.

Entre os trechos com preços iniciais de R$ 9,99 a empresa destaca as rotas entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Recife (PE), João Pessoa (PB) e Recife (PE), como também Paraty (RJ) e São Paulo (SP).

Além disso, pelo site ou aplicativo da FlixBus, os passageiros podem escolher entre outros diversos destinos e ainda compensar as emissões de CO2 de sua viagem, contribuindo para a sustentabilidade. Para Lopes, “essa iniciativa, em parceria com a ONG Atmosfair, reflete o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável e a redução das emissões atmosféricas.”

Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site ou aplicativo da FlixBus, disponível nas lojas dos smartphones iOS e Android. Não é necessário o uso de cupons de desconto, uma vez que o valor promocional é aplicado diretamente na exibição da tela no momento da compra e estão sujeitos à incidência de taxas e impostos. O período das viagens das passagens desta megapromoção é de 9 de abril a 28 de maio deste ano.

Turismo de Miami amplia o compromisso com a inclusão de pessoas autistas

Neste Mês de Conscientização sobre o Autismo, o Greater Miami Convention & Visitors Bureau agora é reconhecido como um Certified Autism Center™


EDIÇÃO DO DT com agências

O Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) – órgão oficial de turismo de Miami – foi reconhecido neste mês como um Certified Autism Center™ (CAC), uma designação concedida pelo Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES). De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o certificado é concedido a organizações que concluíram o treinamento sobre autismo, focado em melhor compreender, acolher e fornecer acessibilidade tanto para visitantes autistas e com sensibilidade sensorial quanto para suas famílias.

“Nosso foco como destino continua sendo o compromisso de receber todos os visitantes e garantir que o segmento de viagens e hospitalidade do condado de Miami-Dade reconheça que nosso sucesso contínuo depende de sermos o destino mais inclusivo possível”, disse o presidente e CEO da GMCVB, David Whitaker. “Esta certificação está alinhada aos nossos esforços de sermos uma comunidade cada vez mais acessível e se baseia em outros programas, incluindo nossa frente de sustentabilidade, que farão da Grande Miami e Miami Beach um lugar melhor para viver, trabalhar, se divertir e visitar.”

Hoje mais do que nunca, o foco em garantir a acessibilidade é importante: uma em cada 36 crianças nos EUA é diagnosticada com autismo e uma em cada seis pessoas possui algum tipo de deficiência ou sensibilidade sensorial (de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças). Embora milhões de viajantes com deficiência façam viagens todos os anos, são poucos os destinos que deram um passo a mais para compreender melhor a experiência para estes visitantes.

“Estou orgulhoso da liderança do GMCVB nas principais questões sociais que irão melhorar a nossa comunidade e expandir as oportunidades de negócios”, disse Julissa Kepner, gerente geral do Miami Marriott Biscayne Bay e presidente do conselho do GMCVB. “A certificação do GMCVB em treinamento para autismo é um importante primeiro passo na trajetória de continuarmos aprendendo como servir melhor nossa comunidade de viajantes que é muito diversa.”

A obtenção do certificado CAC pelo GMCVB é uma medida inicial para transformar a Grande Miami e Miami Beach em um Destino Certificado para Autismo (CAD). Como abril é reconhecido mundialmente como o Mês de Conscientização sobre o Autismo, esta conquista tem um significado adicional. Uma vez alcançada, a designação CAD do IBCCES oferece aos visitantes uma variedade de opções de entretenimento, recreação e hospitalidade treinadas e certificadas. Ao priorizar a inclusão e a acessibilidade, a iniciativa visa não apenas atrair mais visitantes, mas também garantir que todos possam desfrutar das múltiplas possibilidades oferecidas por Miami.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com o Greater Miami Convention & Visitors Bureau à medida que sua equipe expande seu foco na acessibilidade. Este é o primeiro passo para melhorar a experiência de viagem para visitantes autistas e com sensibilidade sensorial e fazer uma enorme diferença para milhões de famílias em todo o mundo”, disse o presidente do conselho do IBCCES, Myron Pincomb. “Organizações como o Greater Miami Convention & Visitors Bureau são vitais para impulsionar a indústria a ser mais inclusiva e acolhedora para TODOS os viajantes.”

Por mais de 20 anos, o IBCCES é líder em treinamento e certificação em distúrbios cognitivos para profissionais de saúde e educação, além de ambientes corporativos, em todo o mundo. O IBCCES possui programas específicos para organizações de hospitalidade e recreativas, como hotéis, parques temáticos, museus e outras atrações, para que as equipes tenham mais conhecimento e outras acomodações possam ser oferecidas a esta parte crescente, mas sub-atendida, da comunidade. O IBCCES é o único conselho de credenciamento que oferece esses tipos de programas, que incluem treinamento com especialistas no assunto e as próprias pessoas autistas, bem como suporte de longo prazo e aprendizado contínuo, avaliações no local e muito mais.

O IBCCES também criou um site, como um recurso online gratuito para pais, listando locais e profissionais certificados. Cada organização listada no site atendeu aos requisitos do CAC.

Schultz e Skorpios lançam parceria na WTM Latin America

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Schultz terá condições diferenciadas para a venda de roteiros da Cruzeiros Skorpios


EDIÇÃO DO DT com agências

Os cruzeiros da Skorpios pela Patagônia Chilena passam a integrar o portfólio da Schultz e estarão à disposição dos agentes de viagens parceiros com condições especiais negociadas pela operadora. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a novidade será um dos principais destaques da empresa durante a WTM Latin America, maior evento B2B de viagens e turismo que acontece de 15 a 17 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

O Skorpios destaca-se não apenas por sua rota, mas pela qualidade e conforto que oferece aos seus passageiros. Com cabines aconchegantes que proporcionam vistas deslumbrantes para as paisagens patagônicas, cada detalhe a bordo é pensado para garantir uma experiência acolhedora e refinada. A gastronomia é outro ponto alto, com pratos que exploram o melhor da culinária local, preparados com ingredientes frescos e servidos em ambientes elegantes, promovendo uma verdadeira jornada sensorial além do visual.

Fechamos um acordo exclusivo, com condições comerciais diferenciadas para nossos clientes e uma campanha de vendas que irá premiar os melhores vendedores ao longo de 2024”, comemora Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora. Os embarques acontecem entre outubro a abril, em duas opções de rotas: Kaweskar (quatro noites rumo ao Campo de Gelo Sul para visitar a maior quantidade de geleiras da região) e Chonos (cinco noites com destino ao Glacial San Rafael).

Saindo das geleiras sul-americanas para as águas do Velho Continente, a Schultz também aproveita a WTM para destacar a programação de cruzeiros fluviais da Europamundo lançados em parceria com a Politours, com saídas a partir deste mês e campanha de vendas ativa. O agente que vender dez cabines para grupos entre janeiro de 2024 e dezembro de 2024 ganha uma cabine free. A ação não se aplica às vendas individuais regulares e não é cumulativa.

Outras novidades no estande serão os bloqueios de tours para a Europa com aéreo partindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com novas datas de embarques entre setembro de 2024 e março de 2025, e os roteiros para as Maldivas. A campanha de vendas em parceria com o Ecoboo Maldives Hotel segue válida e premiará o agente de viagens que vender dez apartamentos do hotel em 2024 com sete noites em acomodação Orchid Double, pensão completa, pack de experiências e transfers de/para o aeroporto.

Para viagens domésticas, a Schultz destaca os roteiros por Alagoas, estado que foi anfitrião da Convenção, em condições diferenciadas. “A WTM Latin America é um evento muito estratégico por ser uma extensão da nossa Convenção. Tudo o que apresentamos no evento, de todas as empresas e parceiros, será lançado de forma ainda mais ampla”, finaliza Ana Santana, diretora-geral das empresas Schultz.

Governo Federal prorroga isenção de vistos a turistas de Estados Unidos, Canadá e Austrália

Governo Federal prorrogou a isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá para abril 2025.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que adia a cobrança de visto para 10 de abril de 2025, foi publicado em edição extra no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 9. Esta é a terceira vez que a obrigatoriedade foi adiada.

Sem o ato de Lula, os viajantes vindos dessas três nações precisariam ter visto brasileiro a partir da quarta-feira (10). Essa é a terceira vez que o governo adia a medida (leia mais abaixo).

O governo federal havia tomado essa decisão com base no princípio da reciprocidade, já que Estados Unidos, Canadá e Austrália exigem visto de brasileiros.

O nosso setor do turismo é completamente contra a exigência de visto.  O argumento é que a medida diminuirá o volume de turistas vindo desses locais.

No Congresso, parlamentares ameaçavam votar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar o decreto de Lula que retomava a exigência do documento.

A negociação para a prorrogação da exigência foi liderada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e a base de Lula na Câmara dos Deputados.

Exigência do visto
O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) derrubou, unilateralmente, a exigência de vistos para viajantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão, em 2019.

O argumento do governo era que isso ajudaria a incrementar o turismo internacional no Brasil.

A decisão do governo Lula de exigir vistos para Estados Unidos, Canadá e Austrália deveria ter entrado em vigor em 1º de outubro de 2023.

Mas após pressão e problemas no atendimento aos turistas desses países, o prazo foi adiado para 10 de janeiro. Depois, o prazo foi mais uma vez adiado para 10 de abril.

A decisão não vale para o Japão, pois o governo japonês anunciou, em maio de 2023, que avaliava retirar a exigência de visto para brasileiros e confirmou a decisão em agosto de 2023, com validade a partir de 30 de setembro, mas para viagens de até 90 dias.

Em retribuição, o Brasil deixou de exigir visto para japoneses.

SPTuris reúne organizadores de eventos e trade turístico; veja fotos!

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Visando a integração entre os principais agentes do setor, a SPTuris também aproveitou o momento para apresenta o Calendário Estratégico de Eventos


REDAÇÃO DO DIÁRIO

A São Paulo Turismo (SPTuris) apresentou o Calendário Estratégico de Eventos do município oficialmente ao trade turísticos e representantes do ramo de eventos nesta terça-feira (9). O DT marcou presença no encontro, ocorrido no Auditório Bruno Covas.

O evento teve o propósito de permitir o networking entre os principais agentes do setor. Nomes como Fernando Altério (T4F – Primavera Sound), Pierre Mantovani (Omelete – CCXP e Gamescon), Luis Justo e Ana Saad (Rock World – Lollapalooza Brasil), além de representantes da Bienal do Livro, Taste São Paulo, Fórmula E, Stock Car, Cirque du Soleil, Oktoberfest e SP Fashion Week, etc., participaram da ocasião.

Francisco Mattos, diretor executivo da Fórmula 1
Francisco Mattos, diretor executivo da Fórmula 1 (Foto: Felipe Maresca)

O presidente da SPTuris, Gustavo Pires, compôs o elenco do encontro, assim como outros nomes das secretarias municipais que organizam o Aniversário de São Paulo, Carnaval de Rua, Virada Cultural, Virada ODS, Jornada do Patrimônio, Expo Internacional da Consciência Negra e Réveillon na Paulista.

Os membros das entidades parceiras e organizadoras das grandes agendas da cidade falaram sobre a importância de cada um desses eventos que integram o Calendário de Eventos Estratégicos, apontando o impacto econômico e o alcance deles. Tiveram a chance de discutir desafios comuns e compartilhar experiência e informações sobre seus próximos eventos e planos, ao passo que os membros do trade turístico (agências de turismo, bares, restaurantes e hotéis) podem divulgar oportunidades de negócios e discutir os desafios que enfrentam em termos de promoção e comercialização de destinos turísticos.

Além disso, foi uma oportunidade para agências de turismo, bares, restaurantes e hotéis conhecerem de perto as oportunidades e desafios que aguardam no cenário turístico local.

Organizado pela SPTuris em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento permitiu que os envolvidos discutam as tendências e planejamentos que moldarão o turismo em São Paulo neste ano de 2024.

Confira mais fotos do evento:

Ibis Styles Taubaté no Festival Gastronômico Mazzaropi

O Festival Gastronômico Mazzaropi, que homenageia o renomado ator, produtor e humorista Amácio Mazzaropi, está em sua quarta edição em 2024.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Nota enviada ao DIÁRIO informa que até 14 de abril, 26 estabelecimentos gastronômicos do Vale do Paraíba, em São Paulo, servirão pratos, sobremesas e bebidas exclusivas inspiradas no legado do artista e na cultura sertaneja.

Um dos destaques do festival é o drinque Zé do Periquito, criado pelo hotel Ibis Styles Taubaté. Feito com limões cravo, taiti e siciliano, a bebida também inclui groselha e Cachaça Mazzaropi, envelhecida por cinco anos em barril de carvalho americano. Para completar, o copo é decorado com limão e um pequeno chapéu de palha, remetendo à cultura interiorana de São Paulo e aos personagens dos filmes de Mazzaropi.

Organizado pela Associação de Bares e Restaurantes de Taubaté (ABAT), o festival inclui uma votação para eleger as melhores receitas do concurso. Os vencedores serão anunciados durante a Saideira Mazzaropi, que acontecerá no Parque Municipal do SEDES, nos dias 13 e 14 de abril. Além da premiação, os visitantes poderão desfrutar de mais de 10 estandes culinários, atividades culturais e shows de artistas como Banda K e a dupla sertaneja Jonatan e Gabriel.

Sobre o Ibis Styles Taubaté

O Ibis Styles Taubaté, inaugurado em 2017, está localizado estrategicamente a 250 metros da Rodovia Presidente Dutra, oferecendo fácil acesso a São Paulo, Rio de Janeiro, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte paulista. O hotel conta com áreas de lazer, restaurante, academia e espaço para eventos, proporcionando uma estadia confortável e acolhedora para seus hóspedes.