LATAM transportou mais de 8,5 milhões de passageiros domésticos no País de janeiro a março, superando a marca registrada no mesmo período em 2023
EDIÇÃO DO DT com agências
A LATAM acaba de registrar a marca de 8,5 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil de janeiro a março deste ano, segundo seus dados operacionais mais recentes. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o volume é quase 10% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2023, quando a companhia alcançou a marca de 7,8 milhões de passageiros. Mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19, a LATAM tem crescido de forma sustentável no Brasil.
“Os resultados de fevereiro comprovam que estamos em mais um ano de crescimento de demanda e de oferta. Seguimos comprometidos em ampliar a capacidade da aviação brasileira e o acesso à aviação em todo o País”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
No primeiro trimestre de 2024, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 8% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 4,7% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2023.
Crescimento desde a pandemia
A LATAM tem como compromisso ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Por isso, considerando a operação de voos domésticos e internacionais, é a companhia aérea que mais cresceu no Brasil desde 2021.
Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no País, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.
Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.
Crescimento em janeiro de 2024
No primeiro trimestre de 2024, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2023. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 17,5% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 13,4% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação ao primeiro trimestre de 2023. Confira os resultados completos abaixo:
- ¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
- ¹ ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
- ³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
Leia também:
Em três estados: saiba qual é a maior trilha aquática do Brasil