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LATAM: 1° tri registra quase 10% de aumento no número de passageiros

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LATAM transportou mais de 8,5 milhões de passageiros domésticos no País de janeiro a março, superando a marca registrada no mesmo período em 2023


EDIÇÃO DO DT com agências

A LATAM acaba de registrar a marca de 8,5 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil de janeiro a março deste ano, segundo seus dados operacionais mais recentes. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o volume é quase 10% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2023, quando a companhia alcançou a marca de 7,8 milhões de passageiros. Mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19, a LATAM tem crescido de forma sustentável no Brasil.

“Os resultados de fevereiro comprovam que estamos em mais um ano de crescimento de demanda e de oferta. Seguimos comprometidos em ampliar a capacidade da aviação brasileira e o acesso à aviação em todo o País”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

No primeiro trimestre de 2024, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 8% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 4,7% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2023.

Crescimento desde a pandemia 

A LATAM tem como compromisso ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Por isso, considerando a operação de voos domésticos e internacionais, é a companhia aérea que mais cresceu no Brasil desde 2021.

Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no País, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.

Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.

Crescimento em janeiro de 2024

No primeiro trimestre de 2024, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2023. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 17,5% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 13,4% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação ao primeiro trimestre de 2023. Confira os resultados completos abaixo:

Foto: Divulgação LATAM
Foto: Divulgação LATAM
  • ¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
  • ¹ ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
  • ³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

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Em três estados: saiba qual é a maior trilha aquática do Brasil

Em três estados: saiba qual é a maior trilha aquática do Brasil

Maior trilha aquática do país tem mais de 400 km de extensão e abrange três estados brasileiros


EDIÇÃO DO DT

Os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo abrigam um atrativo turístico conhecido como a maior trilha aquática do Brasil. Essa experiência fica na Rota dos Pioneiros, trilha de longo curso de cerca de 400 km, que promove a experiência no rio Paraná, por meio de bote ou caiaque.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o passeio abrange os municípios de Taquarussu, Jateí, Naviraí, Eldorado e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul; Inajá, Santo Antônio do Caiuá, Paranavaí, Terra Rica, Diamante do Norte, Nova Londrina, Marilena, São Pedro do Paraná, Querência do Norte, Icaraíma, Altônia, Guaíra, no Paraná; e Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha, Rosana em São Paulo.

A trilha aquática de longo curso presenteia os turistas com a oportunidade de explorar o rio de maneira íntima e intensa, atravessando paisagens deslumbrantes que vão desde trechos calmos e serenos até incríveis corredeiras, proporcionando uma experiência completa para os amantes da natureza e dos esportes aquáticos.

A Rota dos Pioneiros tem o objetivo de promover a região e fortalecer o potencial turístico e cultural do local. A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, enfatiza que esses equipamentos são fundamentais para a diversificação do cardápio de experiências ofertadas para as pessoas que buscam contato com a natureza. “São nelas que ocorrem atividades como caminhadas, cicloturismo, observação de fauna e flora e atividades aquáticas. Além disso, são de extrema importância para a conservação da biodiversidade”, pontuou.

Para o gestor da Rota dos Pioneiros, Erick Xavier, assim como outras trilhas aquáticas, o local cumpre o papel de contar também a história do país. “O Brasil possui mais de 40 mil quilômetros de rios navegáveis e mais de 7 mil km de litoral, por onde se desenhou a história brasileira. Então, se queremos conectar o país, por meio de trilhas de longo curso, precisamos olhar para o potencial das trilhas aquáticas”, mencionou.

O trecho que corta o estado do Mato Grosso do Sul e integra as regiões turísticas do Vale das Águas e Cone Sul também oferece o aviturismo (turismo de observação de aves), praticado nas unidades de conservação da Mata Atlântica do estado.

Rede trilhas 

A Rota dos Pioneiros faz parte do programa Rede Trilhas, iniciativa criada por voluntários da sociedade civil, em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é conectar paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a estruturação e a ampla visibilidade da oferta turística de natureza.

As trilhas de longo curso são identificadas com o símbolo de pegadas amarelas e pretas. A sinalização padronizada traz mais segurança aos turistas, que contam com sinalização e com a indicação de pontos de interesse turístico, locais para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio. Para Fabiana, a rede tem fundamental importância no posicionamento do Brasil como um destino turístico de natureza. “É uma política pública de relevância nacional, pois cria um sistema eficiente, com uma sinalização padronizada, que facilita a promoção do país como um destino de natureza em todo o mundo”, concluiu.

Trilhas no Brasil 

O Ministério do Turismo elaborou uma publicação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Associação Brasileira de Trilhas de Longo Curso (REDE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), chamada: “Trilhas do Brasil – Manual de Estruturação e Promoção Turística das Trilhas de Longo Curso”. Trata-se de um manual com orientações para apoiar a criação, a estruturação e a promoção de Trilhas de Longo Curso no Brasil.

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CVC Corp anuncia mudanças na Diretoria Executiva

CVC Corp anuncia novo CFO, que assumirá o cargo em maio, assim como apresenta nova diretoria de jurídico e compliance


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A CVC Corp anuncia mudanças estruturais em sua diretoria executiva com a chegada de Felipe Gomes como novo CFO da companhia, com início oficial a partir de 1º de maio. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, Felipe é membro atual do Conselho de Administração da CVC Corp e atuava como CFO da Mar Capital, gestora do GJP FIA, fundo que faz parte do family office da Família Paulus, acionistas de referência da companhia.

O atual CFO, Carlos Wollenweber, deixa a empresa no dia 30 de abril e iniciou um processo de transição com o novo executivo. Com isso, a diretoria executiva de Finanças, RI, Jurídico e Gente foi desmembrada, sendo criada a diretoria executiva de Jurídico e Compliance, agora sob o comando de Karin Rocha, que já atuava na companhia como gerente executiva da área, foi promovida, e assume o novo posto a partir de hoje.

Karin é bacharel em Direito pela FMU e pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com MBA pela FIA e PDE (Programa de Desenvolvimento de Executivos) pela Fundação Dom Cabral. Há quase 4 anos na empresa, período em que teve importantes contribuições para o negócio, já passou pelos cargos de gerente Contencioso Jurídico e Gerente Executiva de Jurídico e Compliance, até assumir o novo cargo.

Karin Rocha é a nova diretora de Jurídico e Compliance da CVC Corp - Foto: Divulgação
Karin Rocha é a nova diretora de Jurídico e Compliance da CVC Corp – Foto: Divulgação

Com as mudanças na área, o novo CFO Felipe Gomes assume, portanto, a Diretoria Geral de Finanças, Relações com os Investidores e Gente. “Essas mudanças visam cada vez mais um aprofundamento do conhecimento específico dentro do nosso mercado, ou seja, um especialista do mercado financeiro com grande experiência no mercado de turismo, como é o caso do Felipe, que já está com a gente na companhia e entende profundamente do nosso negócio”, reforça Fabio Godinho, CEO da CVC Corp.

Felipe Gomes conta com mais de 20 anos de experiência em importantes companhias e com carreira consolidada nos mercados de turismo, sobretudo no segmento de hotelaria, imobiliário, seguros e telecomunicações. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA pela mesma instituição. O executivo foi CFO na BHG – Brazil Hospitality Group – maior proprietária de ativos imobiliários hoteleiros do Brasil e, também, da It´sSeg – uma das maiores consultorias de seguros e benefícios do País.

O atual CFO, Carlos Wollemweber, liderou e concluiu importantes projetos nos últimos 11 meses que esteve à frente da Diretoria Geral de Finanças, Relações com os Investidores e a Diretoria de Gente, como o sucesso da operação de Follow-on no último ano, que contribuiu para a evolução positiva de diversos indicadores e resultados financeiros da companhia, entre outras importantes ações.

Felipe chega numa nova fase da CVC Corp e coloca sua reputação e know-how a serviço da CVC Corp, dando sequência ao trabalho que já está em curso, fruto da evolução dos pilares estratégicos e transformacionais da nova gestão, somados ao resgate do DNA das marcas do Grupo.

A CVC Corp informa que ambas as diretorias reportarão diretamente ao CEO da CVC Corp, Fabio Godinho. A companhia deseja boas-vindas ao Felipe e à Karin nos novos cargos, e profundo agradecimento ao Carlos por todas as entregas realizadas no período.

WTM-LA 2024 terá treinamentos da Disney Destinations

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Disney Destinations dará treinamentos gratuitos no evento 


EDIÇÃO DO DT com agências

A Disney Destinations estará presente na World Travel Market (WTM) Latin America 2024, principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril em São Paulo, no Expo Center Norte.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, no evento, uma série de treinamentos gratuitos em português serão oferecidos aos agentes de viagem que buscam se atualizar sobre os Destinos Disney. Durante as sessões, profissionais da área do turismo terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Walt Disney World Resort, com foco nas experiências imperdíveis em cada um dos quatro parques temáticos. Também serão disponibilizados treinamentos sobre a Disney Cruise Line, destacando as experiências exclusivas da frota de cruzeiros, portos da Flórida, além das novidades dos navios e ilhas privativas.

“Os treinamentos são excelentes oportunidades para que os Agentes de Sonhos possam esclarecer suas principais dúvidas e, assim, ajudar seus clientes a desfrutarem ao máximo de férias mágicas em terra ou mar. As sessões estão imperdíveis!”, comenta Barbara Modenesi, Gerente de Treinamentos de Disney Destinations.

Oferecendo aos visitantes um pouco da magia de seus destinos, a Disney Destinations contará com estande próprio (#D50), com photo opps especiais do Walt Disney World Resort, Disney Cruise Line e Disneyland Resort, e muito mais.

Os agentes de viagem podem acompanhar o Instagram oficial @DisneyDestinationsLatam para ficar por dentro de todas as novidades do Walt Disney World Resort, Disney Cruise Line e Disneyland Resort.

Sessões de Treinamentos Disney Destinations – WTM 2024

Local: Trends Theater

Segunda-feira, 15 de abril (2 sessões)

I – 15:00 às 16:00 – Walt Disney World Resort
II – 17:00 às 18:00 – Disney Cruise Line

Terça-feira, 16 de abril (2 sessões)

I – 15:00 às 16:00 – Walt Disney World Resort
II – 17:00 às 18:00 – Disney Cruise Line

Quarta-feira, 17 de abril (1 sessão)

I – 13:00 às 14:00 – Land & Sea

Para participar, os interessados deverão se inscrever diretamente no estande da Disney Destinations (#D50) durante a feira, sujeito à disponibilidade e com vagas limitadas.

Governo espera que cúpula do clima COP30 alavanque o ecoturismo

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Governo brasileiro espera aumento do ecoturismo no país com a cúpula do clima COP30


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Autoridades brasileiras de turismo esperam mudar a imagem do país como um mero refúgio para quem deseja curtir as praias brasileiras. O estado do Pará irá receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. Segundo reportagem publicada pela Reuters, as discussões se concentrarão na sustentabilidade ambiental e no fim do desmatamento, com o objetivo de desacelerar o aquecimento global.

“Espera-se que a cúpula aumente a atratividade do Brasil como destino de ecoturismo e aumente as viagens para a floresta amazônica e outros biomas que oferecem a maior biodiversidade do mundo”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A matéria da Reuters destaca que apenas 9% dos visitantes atuais do Brasil são ecoturistas, enquanto quase dois em cada três turistas vêm em busca de sol e praia, disse ele em entrevista. “O turismo é essencial para a sustentabilidade e preservação das florestas, trazendo o desenvolvimento económico necessário para os habitantes locais”, afirmou.

Atrair mais viajantes ambientais e de aventura faz parte do plano do governo para aumentar o turismo geral no Brasil, que é baixo em comparação com outros países. O turismo contribui com menos de 8% do PIB do Brasil, em comparação com mais de 20% na Espanha, Portugal ou na República Dominicana, disse ele.

O ministro do Turismo está trabalhando na expansão de voos para o Brasil e estará na feira Seatrade Cruise Global, em Miami, na próxima semana, para discutir o aumento do número de visitas de navios de cruzeiro aos portos brasileiros.

Todas as medidas para aumentar o turismo estrangeiro e interno são bem recebidas pelas empresas privadas, que se queixam de que o número de turistas permanece estagnado e abaixo do nível pré-pandemia.

“O Brasil tem uma vocação natural para o ecoturismo dada a sua biodiversidade única. Há um enorme potencial a ser explorado”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, associação brasileira de operadoras de turismo.

Turistas de todo o mundo procuram novas experiências com a natureza e a vida selvagem, disse Figueiredo à Reuters. “A COP30 do próximo ano será mais do que apenas uma conferência. É um evento muito estratégico que mostrará o Brasil como um país que protege o meio ambiente e preserva a natureza”, disse ela.

Bahamas: o que fazer no paraíso do ecoturismo

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Bahamas tem mais de 200 experiências que envolvem contato com a natureza e preservação, todos únicos e que transformam os visitantes


EDIÇÃO DO DT com agências

A riqueza e a diversidade das belezas naturais tornam as Bahamas não apenas um destino paradisíaco, mas um roteiro que precisa ser conhecido por todos os viajantes que buscam o ecoturismo. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, são ao menos 230 experiências disponíveis de contato com o meio ambiente baseado no respeito ao patrimônio histórico e cultural. E cada uma delas é uma oportunidade de se encantar pela vida.

O arquipélago caribenho formado por mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos é conhecido por suas belezas imaculadas das quais, quando tocadas pelo homem, são protegidas para que permaneçam vivas e abundantes. Lar de espécies ameaçadas de extinção como a iguana rochosa das Bahamas e o flamingo das Índias Ocidentais – tida como a ave nacional do país –, a região é também escala de inúmeras espécies de aves migratórias e de recifes de corais.

Para os turistas, existem inúmeras possibilidades de atividades ao ar livre e em contato direto com a natureza, como snorkel e mergulho, que garantem a chance de aprender, se conscientizar e ainda fazer a diferença na preservação da vida marinha.

Entre os destaques para mergulhadores estão os buracos azuis, maravilhas geológicas que aparecem em número recorde nas Bahamas. Estes poços de água profundos e em formato circular no oceano e no interior das ilhas, estão entre as atrações mais visitadas. Um exemplo é o Buraco Azul do Capitão Bills, localizado no Parque Nacional Central de Andros, tem uma circunferência de 440 metros e 30 metros de profundidade.

As cavernas são um espetáculo à parte. O intrincado sistema de cavidades nas pedras se desenvolveu ao longo de séculos e traz marcas do tempo e petróglifos antigos do povo Lucayan-Aeawak. Muitas, aliás, estão submersas e encantam mergulhadores mais experientes. É o caso da Ben’s Cave, que carrega o nome de Ben Rose, primeiro integrante da sociedade de mergulhadores UNEXSO (Underwater Explorer’s Society) a desbravar o local, um dos mais extensos sistemas de cavernas com águas frescas na superfície, onde apenas pessoas acompanhadas de instrutores de mergulho podem explorar.

Observação de pássaros ou outras espécies da fauna local, caminhadas por trilhas deslumbrantes, passeios de caiaque e geoturismo nas ilhas menos povoadas do arquipélago, parques nacionais e inúmeros passeios de barco complementam a experiência de imersão em um ecossistema e cultura únicos, por meio de programas como o Protegendo o Lar. Em Exumas, um dos 32 distritos das Bahamas e que reúne 365 ilhas das mais de 700 do arquipélago, há um programa do banco Bahamas National Trust, que administra e protege parques no país. Lá, é possível ver tartarugas, tubarões, golfinhos e um animal não tão comum na vida marinha, o porco nadador e que faz a alegria da criançada.

Um roteiro de ecoturismo nas Bahamas mostra como o compromisso com a sustentabilidade faz parte da vida da população. Deixando em evidência como a biodiversidade que envolve a fauna aquática, aérea e terrestre convive em harmonia com a espécie humana. Pois nas Bahamas, as políticas de preservação e desenvolvimento sustentável não são moda ou tendência, são um estilo de vida!

Azul anuncia ampliação de malha no Paraná

Evento de apresentação contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; Estado passa a ser o único com duas aeronaves da Azul personalizadas com a frase “Visite o Paraná”


EDIÇÃO DO DT com agências

A Azul apresentou nesta segunda-feira (08), sua segunda aeronave adesivada em homenagem ao Paraná. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o estado é o único do país a contar com dois aviões da Azul com o selo “Visite o Paraná”, que tem como objetivo incentivar o turismo na região.

Durante o evento de lançamento, a aeronave Embraer E1 da companhia, com capacidade para 118 Clientes, foi apresentada no aeroporto Afonso Pena com a nova adesivagem. Ela se junta ao outro equipamento, o Embraer E2, apresentado em novembro de 2023.

“Reafirmar essa parceria com o governo do Paraná mostra o compromisso da Azul em fortalecer o turismo nacional, não só por meio do nosso serviço, que conectam os Clientes de todo o Brasil ao estado, com os hubs e voos regionais, mas também em ações como essa, que estimulam todos a conhecerem os belos destinos do Paraná. Desta forma, contribuímos para impulsionar negócios e o turismo local”, afirmou César Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul.

Na solenidade, estiveram presentes o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, além de outras autoridades estaduais e executivos das companhias. Em discurso, o governador destacou a importância dessa nova parceira. “As pesquisas mais recentes apontam que o Paraná registra o maior crescimento do turismo da região Sul. Apenas em 2023 houve um aumento de 51% na recepção de turistas estrangeiros, fruto de investimentos e da estruturação das nossas cidades em torno do setor. Essa parceria ajuda a promover a marca Paraná em todo o País, gerando visibilidade para o Estado mais sustentável do Brasil”.

“Hoje, 87% da malha aérea do Paraná é administrada pela CCR. São nossos aeroportos que conectam o Brasil e o mundo às belezas naturais e principais atrações culturais do Estado. Esta ação da Azul fortalece todo o trabalho de divulgação do potencial turístico que o Governo do Paraná, a CCR e outras entidades vêm desenvolvendo nos últimos anos e a perspectiva de receber mais visitantes em nossos terminais nos anima bastante”, afirma Josy Tiberio, Gerente Executiva de Relações Institucionais e Comunicação da CCR Aeroportos, que, no Paraná, administra os aeroportos de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

Evento contou com a participação do governador Carlos Massa - Foto: Divulgação
Evento contou com a participação do governador Carlos Roberto Massa Júnior – Foto: Divulgação

Ampliação de malha 

Ainda durante a cerimônia, executivos da Azul e o governador do Paraná anunciaram que a cidade de Pato Branco, localizada a 439 km da capital, passará a receber ainda este ano voos diretos e regulares para Viracopos, o principal hub de conectividade da Azul. Mais informações sobre frequências e datas de início de venda das passagens e da estreia das operações serão anunciadas pela Azul
em momento oportuno.

Desde que começou a operar no Paraná, a Azul já transportou mais de 24 milhões de Clientes e realizou mais de 288 mil voos durante todo esse período. Além disso, a companhia realiza em média 750 voos por semana para 10 destinos nacionais e internacionais, como Cuiabá (MT), Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Galeão (RJ), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS) e Viracopos (SP), além do destino internacional Montevidéu (Uruguai).

Após crescimento de 47%, Redetur divulga planos de expansão

Resultados e novidades da Redetur foram apresentados durante Convenção realizada no Uruguai


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Redetur celebrou os resultados excepcionais alcançados em 2023 durante sua Convenção realizada no Hotel Tio Ton All-inclusive, em Punta del Este, no Uruguai. O evento ocorreu entre 3 e 6 de abril, reunindo parceiros de peso como o Affinity Seguro Viagem e as operadoras Orinter e Sakura.

Em nota enviada ao DIÁRIO, Juarez Barrozo, presidente da Redetur, destacou o sucesso do último ano, afirmando que a rede registrou um impressionante crescimento de 47% no volume de negócios, atingindo a marca de R$327 milhões em transações.

“No ano passado, retomamos o processo de expansão da Redetur, com a adesão de mais 23 agências consolidadas ao nosso grupo”, disse Barrozo.

Juarez Barrozo, presidente da Redetur
Juarez Barrozo, presidente da Redetur (Foto: Divulgação)

O presidente também revelou os planos ambiciosos da rede para 2024, incluindo uma projeção de crescimento de 50% no número de agências de viagens integradas à Redetur.

“Nosso planejamento estratégico para este ano visa fortalecer ainda mais nossa presença no mercado, identificando e integrando agências alinhadas com nossa filosofia e objetivos”, acrescentou Barrozo.

Fundada em 2005, a Redetur tem como missão valorizar e qualificar suas agências integradas, proporcionando-lhes condições para se tornarem mais competitivas e rentáveis. Com 57 agências consolidadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a rede se destaca como uma referência no setor de turismo no Brasil, unindo esforços para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável do mercado de viagens.

Leia também: Schultz Operadora e Vila Galé lançam campanha para agentes de viagem

Viagem de cruzeiro: por que contratar um seguro viagem?

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Allianz Travel reforça os benefícios de contar com o seguro viagem 


EDIÇÃO DO DT com agências

Nos últimos três anos o mercado de cruzeiros vem crescendo no Brasil e a temporada 2023/2024, que se encerra em maio, é a maior dos últimos 11 anos. De acordo com a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil), em aproximadamente sete meses de duração, a temporada contará com 212 roteiros nacionais e 35 navios internacionais, incluindo paradas em portos brasileiros.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, além do maior interesse pelo turismo marítimo, mais de 200 artistas irão se apresentar em alto mar para seus fãs, em 16 navios temáticos. Nos 195 dias da temporada é esperado uma ocupação de 877 mil leitos.

Mesmo com o aumento nas buscas por pacotes, é comum ainda encontrar quem não saiba da importância de se contratar um seguro viagem junto, ainda que a estadia no cruzeiro dure poucos dias. Por isso, a Allianz Travel, marca de seguro viagem da Allianz Partners e que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros, te ajuda a entender melhor os benefícios e da contratação de um seguro viagem.

Perda e extravio de bagagens

Assim como ocorre em viagens de avião, é possível que aconteçam imprevistos com as bagagens durante um cruzeiro. A perda e o extravio são cobertos pelo seguro, tendo o valor dos bens reembolsados, se necessário.

Suporte médico em terra

Enquanto o passageiro estiver em terra, seja em uma das paradas do roteiro, antes do embarque ou após o desembarque, o seguro cobre assistência médica, farmacêutica e até hospedagem de acompanhante em casos de hospitalização.

Suporte médico em alto mar

Já em casos de viagem em andamento, pode haver a necessidade de suporte médico no próprio cruzeiro. Enquanto ainda for possível se conectar à internet, o seguro oferece assistência remota 24h. Mas como é comum o sinal de telefones não chegar ao alto mar, pode acontecer do atendimento ser realizado pela própria equipe do navio, que é um serviço particular cobrado em dólar, mesmo em roteiros nacionais. Neste caso o passageiro consegue pedir o reembolso à seguradora do valor gasto, ajudando a conter gastos inesperados.

Segundo Gabriel Nascimento, Gerente de Produtos e Inovação para Viagens da Allianz Partners Brasil e Latam., o seguro viagem marítimo não é apenas uma proteção, é a certeza de que cada cliente pode desfrutar de seu cruzeiro com total confiança. “Contratar essa modalidade de seguro é fundamental para que o viajante possa contar com todo o apoio necessário em caso de imprevistos durante toda a viagem e, até mesmo, caso parte da viagem não seja usufruída e o segurado tenha que voltar antes por conta de algum imprevisto, conseguindo assim ser reembolsado.”, explica o gerente.

“A nossa expectativa para 2024 é de que o seguro viagem marítimo se popularize entre os brasileiros, seguindo a tendência de crescimento da própria procura por cruzeiros de diversos formatos e duração. Cada roteiro de viagem terá uma situação específica, mas um seguro viagem com experiência global e que entrega ótima experiência para os clientes servirá para todas elas”, finaliza Nascimento.

Vantagens na hora de alugar carros: veja a parceria entre Movida e Smiles

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Programa de fidelidade amplia portfólio e traz mais opções para clientes da Smiles


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Smiles, programa de fidelidade da GOL com a mais completa plataforma de viagens, acaba de fechar mais uma parceria, agora com a Movida, empresa de aluguel de carros.

Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o serviço de aluguel de carros cresceu 22% em 2023 na comparação com 2022 e registrou faturamento bruto de 44,9 bilhões, encerrando o ano passado com crescimento de 9,5% na frota, alcançando mais de 1,5 milhão de automóveis comerciais leves.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a união entre as duas empresas vem com a oportunidade de aumentar o portfólio de produtos de aluguel de carros para os clientes Smiles, com mais opções aos viajantes que desejam usar suas milhas para esse serviço.

Como alugar seu carro

No site o cliente deve acessar o menu “Viagem”, em seguida o ícone “Aluguel de Carros”, escolhe os locais, datas e horários de retirada e devolução, seleciona o veículo, forma de pagamento, proteção que deseja e o motorista principal da reserva, finaliza e realiza o pagamento. Em seguida, o cliente receberá um e-mail de confirmação e será possível verificar no site a reserva e ainda visualizar o voucher no ícone “Meus Carros”. Na reserva pelo aplicativo, basta acessar o menu na opção “carros” e realizar o mesmo procedimento do site.

Os viajantes podem acessar a plataforma e reservar os carros no período de 1 até 28 dias. Além disso, clientes Clube Smiles ou categoria Diamante têm condições especiais. O pagamento pode ser feito com milhas Smiles ou na categoria Smiles & Money, que combina milhas e dinheiro.

O diretor comercial de Aéreas e Universo do Viajante da Smiles, Juan Mudeh, comenta que está atento ao crescimento desse mercado e a parceria reforça a proposta de levar cada vez mais oportunidades aos clientes. “A Smiles está sempre em busca de novas parcerias para aumentar o leque de opções na jornada de viagem dos nossos usuários, oferecendo uma plataforma cada vez mais completa. Estamos animados com a chegada da Movida e com a possibilidade de oferecer mais uma alternativa aos nossos clientes, no âmbito de aluguel de carros nacional”, finaliza o executivo.

“A Movida é reconhecida por valorizar a prestação de serviço e o atendimento aos seus clientes. Com a Smiles, agregamos mais um programa de fidelidade ao nosso portfólio de alianças com o objetivo de proporcionar, por meio do resgate de milhas, ainda mais comodidade na locação de carros. Estamos muito felizes em oferecer nossos produtos e serviços aos clientes Smiles que poderão aproveitar com ainda mais facilidade contando com a qualidade, conveniência, inovação e agilidade no atendimento da Movida”, acrescenta Jamyl Jarrus Junior, VP Rent a Car da empresa.

Com capilaridade nacional, a Movida possui 253 lojas de aluguel distribuídas por todas as regiões do Brasil e uma frota com mais de 244 mil veículos, desde modelos mais compactos à SUVs. Dentre seus diferenciais de serviço, está a facilitação do aluguel por meio de ferramentas e facilidades como Web Check-In, que possibilita escolher o modelo e realizar todo o procedimento que seria feito na loja com até quatro horas de antecedência do horário de retirada do carro; tag Sem Parar, para facilitar o pagamento em praças de pedágio e estacionamentos; e Diária 27 horas, que proporciona ao cliente três horas de cortesia para a devolução do veículo, dentro do horário de funcionamento das lojas.