domingo, abril 20, 2025
Início Site Página 20

Accor: Raffles inaugura hotel de luxo no Lago de Como, na Itália, em 2027

0

A Raffles Hotels & Resorts, marca de luxo do grupo Accor, anunciou a abertura de seu primeiro hotel na Itália, previsto para 2027, na região do Lago de Como. O novo empreendimento, chamado Raffles Lake Como, será desenvolvido em parceria com a CL Hotel SPA e contará com apoio financeiro do UniCredit. A proposta é unir o charme do destino italiano ao padrão sofisticado da rede.

“Raffles Lake Como representa um marco para a Raffles, sendo nossa primeira propriedade na Itália e o quinto hotel na Europa, reforçando nosso compromisso com um crescimento cuidadoso em destinos de resort altamente desejados. A Raffles é mundialmente conhecida por sua elegância, serviço atencioso e experiências inspiradoras para os hóspedes, e estamos entusiasmados em levar essas características a um dos refúgios mais glamorosos do mundo. Estamos ansiosos para trabalhar com a CL Hotel SPA, parceiros visionários que compartilham o compromisso de criar um resort verdadeiramente único e excepcional”, disse Omer Acar, CEO da Raffles Hotels & Resorts.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o Raffles Lake Como será resultado de uma ampla renovação e conversão do antigo Grand Hotel Imperiale, uma deslumbrante vila em estilo art nouveau dos anos 1920, que conta com uma das maiores extensões de margem de lago da região. Localizado nas exclusivas margens ocidentais do Lago de Como, em Moltrasio, o hotel estará a poucos minutos de carro da cidade de Como e terá fácil acesso a um cais privativo, tornando-se um ponto de partida ideal para explorar o lago e a região ao redor.

O design do Raffles Lake Como refletirá a elegância da marca e a vibração da cultura italiana. Além do renomado serviço de mordomo da marca, o hotel contará com 84 quartos, incluindo 18 suítes e 2 vilas, muitas delas com vistas deslumbrantes para o lago. O hotel também oferecerá experiências gastronômicas requintadas à beira do lago, além do icônico Long Bar e do Writers Bar. Para o lazer, o resort incluirá piscinas cobertas e ao ar livre, um spa, um centro de fitness e um beach club. Os hóspedes terão acesso privativo ao lago, com uma experiência exclusiva de chegada e check-in direto pela água. O Raffles Lake Como também será um local ideal para casamentos, celebrações e eventos sociais e corporativos, com amplos espaços para reuniões, jardins majestosos e um gramado com vista panorâmica para o lago.

“É uma honra trabalhar com a Raffles Hotels & Resorts para criar uma experiência distinta de resort no Lago de Como, um destino conhecido por sua beleza natural deslumbrante e seu estilo de vida glamoroso. A rede representa excelência em serviço e tradição, com um profundo respeito pela cultura em todas as suas formas, o que a torna uma combinação perfeita para a comunidade do Lago de Como. Juntos, esperamos criar um novo marco à beira do lago, que servirá como um refúgio elegante tanto para os moradores quanto para os visitantes do destino”, declarou Andrea Girolami, Principal da CL Hotel SPA.

A equipe de Hospitalidade da EY, liderada por Marco Zalamena e Francesco Cammardella, atuou como consultora exclusiva da CL Hotel SPA no bem-sucedido processo de seleção do operador.

O Raffles Lake Como será o quinto hotel da marca na Europa, juntando-se ao London at The OWO, Le Royal Monceau – Raffles Paris, Europejski Warsaw e Raffles Istanbul. Com foco no crescimento em destinos estratégicos, urbanos e de lazer, a Raffles anunciou recentemente os projetos Tokyo e Goa Shiroda.

ProWein 2025: a maior feira de vinhos do mundo movimenta negócios e turismo em Düsseldorf

ProWein 2025 em Düsseldorf mostra que o vinho é também uma poderosa ferramenta de promoção turística, com mais de 4 mil expositores e 42 mil visitantes

Por Waleska Schumacher – de Haia – Países Baixos

Quando falamos sobre turismo enogastronômico, as feiras internacionais de vinho desempenham um papel fundamental, movimentando milhares de profissionais do setor e também apreciadores da bebida. Nesse contexto, a ProWein ocupa um lugar de destaque no cenário do enoturismo e é, sem dúvida, de grande importância para Düsseldorf.

Um evento internacional consolidado

A ProWein é uma feira especializada no setor de vinhos e bebidas que ocorre anualmente em Düsseldorf desde 1994, sendo atualmente reconhecida como o principal evento internacional do setor. Em sua edição de 2025, a ProWein celebrou sua 31ª edição, reunindo cerca de 4.200 expositores provenientes de 65 países e atraindo aproximadamente 42.000 visitantes especializados de 128 nações diferentes.

Este evento se destaca não apenas pela sua organização impecável e profissionalismo, mas também por ser uma plataforma essencial para produtores e negociantes que buscam fechar negócios e ampliar sua presença em mercados internacionais e nacionais. A Alemanha, país anfitrião, desempenha papel central ao promover sua produção de vinhos — especialmente brancos e rosés, muito procurados globalmente — além de ser um mercado estratégico de importação e consumo.

ProWein 2025
A ProWein é uma feira especializada no setor de vinhos e bebidas que ocorre anualmente em Düsseldorf (foto) desde 1994 (Crédito: Messe Düsseldorf / ctillmann)

Gastronomia e harmonização em destaque

Uma inovação significativa nesta edição foi a intensificação das atividades voltadas ao tema de harmonização de vinhos e gastronomia. O espaço “Urban Gastronomy” foi o centro de encontros e workshops, com destaque para apresentações de renomados chefs que preparam pratos ao vivo, harmonizados com vinhos selecionados pelos melhores sommeliers. Essa iniciativa reforçou o potencial sensorial e emocional da perfeita combinação entre comida e vinho.

ProWein 2025
A participação brasileira foi marcada pela presença significativa da Wines of Brasil (Messe Düsseldorf / ctillmann)

Tecnologia e inovação no varejo de vinhos

Além da gastronomia, a tecnologia também teve papel relevante na ProWein 2025, que apresentou ferramentas inovadoras para o varejo de vinhos. Entre as novidades, destacaram-se o aplicativo de realidade aumentada — que oferece recomendações personalizadas via inteligência artificial — e sistemas inteligentes de verificação de idade, garantindo segurança e eficiência na venda de bebidas alcoólicas.

Brasil na ProWein: presença e projeção internacional

A participação brasileira foi marcada pela presença significativa da Wines of Brasil, com vinícolas de diferentes regiões do país, como o Rio Grande do Sul, Serra da Mantiqueira e Pernambuco. Rafael Romagna, da Wines of Brasil, destacou que a participação foi fundamental tanto para consolidar negócios existentes quanto para abrir novas oportunidades. Uma master class especial sobre os vinhos brasileiros também integrou a programação, conduzida pelo sommelier Maurício Roloff.

ProWein 2025

ProWein 2025
Combinando negócios e prazer, a ProWein transforma Düsseldorf em uma vitrine global do vinho, impulsionando não apenas a economia do setor, mas também o turismo especializado (Messe Düsseldorf / ctillmann)

Um palco estratégico para grandes mercados

Para outras empresas, como a francesa Borie Manoux, representada por Peer Pfeiffer, a ProWein permanece um evento essencial para encontros com clientes de mercados estratégicos como Alemanha, Escandinávia, Reino Unido e Holanda, confirmando Düsseldorf como o epicentro anual de importantes negociações no setor. Bordeaux, inclusive, mantém sempre um lugar de destaque na feira, com uma área especial dedicada à degustação dos Grand Crus da região.

Rafael Romagna (Wines of Brasil), Rafaela Albuquerque (Apex), Waleska Schumacher e Ingo Te Brinke (arquivo pessoal)

Düsseldorf: negócios, experiências e turismo

Combinando negócios e prazer, a ProWein transforma Düsseldorf em uma vitrine global do vinho, impulsionando não apenas a economia do setor, mas também o turismo especializado. Para os profissionais e apaixonados pela bebida, visitar a feira é mergulhar em tendências, sabores e oportunidades. E, para além dos pavilhões, a cidade se revela uma excelente anfitriã: dinâmica, gastronômica, com belas paisagens às margens do Reno e experiências inesquecíveis em cada taça.

Düsseldorf também oferece aos expositores e visitantes uma excelente variedade gastronômica, com destaque para suas renomadas opções asiáticas, além de inúmeros bares e restaurantes para desfrutar após a feira. Antes ou depois do evento, vale a pena explorar regiões vinícolas próximas, como o encantador Vale do Mosel, proporcionando uma imersão completa na cultura e tradição dos vinhos alemães. E, para fechar com chave de ouro, os participantes podem ainda admirar o Rheinturm, com 240,5 metros — a construção mais alta da cidade — que oferece vistas panorâmicas incríveis de Düsseldorf.

ProWein 2025
Por do Sol em Düsseldorf (Messe Düsseldorf / ctillmann)

ProWein é vinho, é turismo, é experiência.

 https://www.borie-manoux.com/

https://winesofbrazil.com.br/

https://www.prowein.com/


*Waleska Schumacher é editora de enologia e integra a FIJEV – Federation of Wine and Spirit Journalist and Writers – Seu site é: waleskaschumacher.com

João Alceu Rigon fala sobre o Expo Turismo Paraná 2025: inovação e conexões

0

A Expo Turismo Paraná 2025 acontece nos dias 27 e 28 de março, em Curitiba, consolidando-se como um dos primeiros e mais estratégicos eventos do calendário nacional de turismo. Organizado pela ABAV-Paraná, sob a presidência de João Alceu Rigon Filho, o evento reúne expositores, destinos turísticos e profissionais do setor, com o objetivo de fomentar negócios, apresentar tendências e fortalecer o turismo local e nacional.

Os desafios e a programação deste ano

Segundo Rigon, a organização do evento enfrentou desafios na definição das datas, especialmente por ser um dos primeiros do ano e coincidir com o Carnaval. No entanto, a edição promete ser um sucesso, trazendo palestras de especialistas, workshops sobre inovação e amplas oportunidades de networking. “A Expo Turismo Paraná se destaca pela qualidade dos visitantes e pelos lançamentos da temporada”, destaca Rigon Filho.

João Alceu Rigon Filho, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Paraná – ABAV-PR (Crédito: divulgação)

Expositores com estandes exclusivos

Os expositores deste ano incluem estados como Pará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, que participam pela primeira vez com estandes exclusivos. Também há forte presença internacional, como a operadora Maral Tours, de Israel, e a Iguazu Turismo, da Argentina, demonstrando a expansão e relevância da feira. Além disso, o evento registra um crescimento expressivo de operadoras de turismo e de estados que veem na feira uma plataforma estratégica para promoção.

A expectativa de público é de 5.300 visitantes, reforçando o papel da Expo Turismo Paraná no desenvolvimento do setor.

Impacto econômico e perspectivas para o futuro

A expectativa de público é de 5.300 visitantes, reforçando o papel da Expo Turismo Paraná no desenvolvimento do setor. Além de impulsionar negócios e fortalecer parcerias estratégicas, a feira gera impacto econômico significativo em Curitiba, com aumento da ocupação hoteleira, movimentação do comércio local e criação de empregos temporários.

O evento também traz debates sobre temas essenciais, como turismo sustentável, tecnologia para aprimorar a experiência do viajante e novas estratégias de marketing digital. “Nosso principal objetivo é abrir novas perspectivas para o setor, promovendo destinos menos conhecidos e fortalecendo a rede de negócios”, explica o presidente da ABAV-Paraná. A cada edição, a feira se consolida como um espaço qualificado para profissionais do turismo, garantindo conexões estratégicas e um público com alto potencial de consumo.

 

Ana Biselli: uma ponte entre academia e gestão na hotelaria brasileira

0

Ana Biselli integra a Revista Paysage Entrevista, que será lançada em abril e traz o título: “20 Hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira”

Reconhecida por sua liderança e visão estratégica, Ana Biselli é um dos nomes de destaque na nova geração da hotelaria nacional. Presidente executiva da Resorts Brasil, ela defende a união do setor como caminho para enfrentar os desafios da hospitalidade, além de promover práticas sustentáveis e inovadoras que geram impacto positivo nas comunidades locais.

Desde cedo, Ana trilhou sua trajetória com foco no desenvolvimento humano e no fortalecimento do mercado, construindo pontes entre academia e gestão. Para ela, a presença feminina na hotelaria é essencial, tanto na operação quanto em posições estratégicas, promovendo diversidade e transformação.

“Precisamos aprimorar nossa maturidade e fortalecer os interesses comuns, sempre com união e colaboração”, afirma.

Com uma visão moderna e arrojada, Ana Biselli inspira profissionais e empresários do setor a repensarem a hospitalidade com propósito e responsabilidade social.

A entrevista completa com Ana Biselli estará na Revista Paysage Entrevista, que será lançada em abril e destacará os “20 Hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira”.

LEIA TAMBÉM:

Lizete Ribeiro: Liderança e inovação à frente da Rede Tauá

Atout France exalta 25 ideias “fora do óbvio” para vivenciar a França em 2025

Em 2025, a França reafirma sua posição como um destino cultural, histórico e gastronômico de referência mundial, com uma série de reaberturas, aniversários e eventos que marcarão o ano. Em entrevista coletiva, na qual o DIÁRIO DO TURISMO esteve presente, a Atout France exaltou todas as celebrações que ocorrerão e mais novidades que precisam ser conhecidas pelo turista brasileiro que desbravará solos franceses.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Desde a tão esperada reabertura da Catedral de Notre-Dame, a partir do final de 2024, até o centenário de Roland Garros e os 200 anos de Charles Garnier, o calendário cultural e turístico da França promete experiências inesquecíveis para visitantes de todo o mundo, incluindo a celebração do legado de Paul Cézanne em Aix-en-Provence, com exposições e reformas dedicadas à sua obra e vida.

Caroline PutnokI (Foto: Divulgação) França
Caroline PutnokI (Foto: Divulgação)

Reabertura da Catedral de Notre-Dame para grupos

Após o incêndio de 2019, a icônica catedral gótica de Notre-Dame de Paris, do século XII e Patrimônio Mundial da UNESCO, foi parcialmente reaberta ao público em dezembro de 2024. A reabertura para grupos ocorrerá a partir de março de 2025.

A cerimônia de reinauguração contou com o “despertar” do órgão, bênçãos e celebrações litúrgicas. A primeira missa foi celebrada em 8 de dezembro, com a consagração do novo altar. Sob responsabilidade do arquiteto Philippe Villeneuve, a restauração manteve a fidelidade à estrutura original, incluindo a icônica torre.

As obras complementares, como os vitrais e o pátio externo, serão concluídas até 2026 e 2027, respectivamente.

150 anos de Palais Garnier

“A França não é só Paris, por isso sempre recomendamos combinar Paris com outras regiões. Em janeiro começou os 150 anos de Palais Garnier, comemoração importante que vai durar o ano todo. Acontecerão diversos eventos para homenagear essa joia da arquitetura, elaborado pelo arquiteto Charles Garnier”, diz Caroline Putnoki.

  • Série de eventos organizados pela Ópera de Paris:
  • Concertos, exposições, documentário, passeios temáticos, residências artísticas.
  • Celebra também os 200 anos de Charles Garnier (6 de novembro), arquiteto do edifício.
  • Destaque para sua influência na arquitetura e nas artes.
Palais Garnier ou Ópera Garnier, em Paris, na França
Palais Garnier ou Ópera Garnier, em Paris (Foto: Ópera Nacional de Paris)

Cézanne 2025 – Aix-en-Provence

  • Reabertura do ateliê e da casa de Cézanne (Jas de Bouffan).
  • Espaços com objetos pessoais, obras e móveis do artista.
  • Visitas guiadas destacam a importância dos locais em sua trajetória.
  • Exibição de paisagens retratadas em suas obras.
  • Inclui passeio à pedreira de Bibémus e ruas históricas da cidade.
  • Evento celebra a herança do “pai da pintura moderna”.

15 anos da distinção “Palace de France”

  • Criada em 2010 pelo Ministério do Turismo.
  • Apenas 31 hotéis possuem essa distinção acima da categoria 5 estrelas.
  • Avaliação rigorosa conduzida por comissão multidisciplinar.
  • Critérios incluem localização, design, história e excelência no serviço.
  • Representa o savoir-faire da hotelaria francesa de luxo.

Milênio de Caen – Normandia

  • Celebração dos 1.000 anos da cidade de Caen.
  • Programação artística e cultural abrangente em 2025.
  • Envolvimento de moradores, instituições, empresas e autoridades.
  • Visa valorizar a cultura, ciência, economia e história da cidade.
  • Evento marcará uma nova era para Caen.

Reinauguração Total do Grand Palais

Paris – Junho de 2025

Depois de receber parcialmente os Jogos Olímpicos de 2024, o Grand Palais será totalmente reaberto ao público em junho de 2025. Em restauração desde março de 2021, o projeto abrange os três edifícios históricos do complexo construído para a Exposição Universal de 1900.

As obras incluem a renovação das fachadas, estátuas, interiores, melhorias de acessibilidade e novas instalações técnicas. O Grand Palais e o Palais de la Découverte também contarão com uma entrada comum.

Último Ano para Visitar o Centro Pompidou antes de 2030

Paris – Até Setembro de 2025
O emblemático Centro Pompidou encerrará suas atividades em setembro de 2025 para um amplo programa de renovação, com reabertura prevista apenas para 2030.
O projeto prevê:

  • Remoção de amianto
  • Modernização das instalações técnicas e segurança contra incêndios
  • Melhoria da acessibilidade
  • Eficiência energética
  • Criação de um novo projeto cultural de grande escalaOs espaços de exposição e a livraria serão fechados progressivamente durante o verão.

Novo Museu da Fondation Cartier

Paris – Final de 2025

Para celebrar seus 40 anos, a Fondation Cartier pour l’art contemporain se instalará em um novo espaço no coração de Paris, na Place du Palais-Royal.

O novo museu, projetado pelo renomado arquiteto Jean Nouvel, abrirá ao público no fim de 2025. Enquanto isso, uma instalação nas janelas do edifício presta homenagem aos artistas que marcaram a história da fundação, como Agnès Varda, Patti Smith, Ron Mueck, Jean Nouvel, entre outros.

“Louvre Couture: Objets d’Art, Objets de Mode” – Museu do Louvre, Paris

24 de janeiro a 21 de julho de 2025

O Louvre apresenta uma fusão entre arte e moda com 65 vestidos de alta costura e acessórios assinados por grandes nomes como Dior, Chanel, Saint Laurent, Versace, Dolce&Gabbana, McQueen e Schiaparelli. As peças estão em exibição ao lado de obras de arte dos períodos bizantino ao Segundo Império, ocupando 9.000 m² no setor de objetos de arte do museu.

“Du Cœur à la Main – Dolce & Gabbana” – Grand Palais, Paris, França

10 de janeiro a 2 de abril de 2025

Exposição imersiva que mergulha no universo da Dolce & Gabbana, destacando o artesanato, a tradição e a estética italiana por meio de criações icônicas que celebram a cultura do país.

“Monet: Impression, Soleil Levant” – Carrières des Lumières, Baux-de-Provence

31 de janeiro de 2025 a 4 de janeiro de 2026

Instalação digital imersiva que celebra os 150 anos do impressionismo, com obras de Monet projetadas em grande escala nas paredes de um antigo espaço de mineração, recriando seus cenários icônicos com luz e som.

França

“La Mode en Mouvement #3” – Palais Galliera, Paris, França

8 de fevereiro a 12 de outubro de 2025

Terceira e última parte da exposição sobre a história da moda, com mais de 180 peças que exploram a relação entre moda, corpo e movimento – com foco especial nos esportes de inverno.

“Picasso, a Arte em Movimento” – Atelier des Lumières, Paris, França

14 de fevereiro a 29 de junho de 2025

Exposição imersiva que apresenta a obra de Pablo Picasso em grandes projeções, celebrando sua influência na arte moderna por meio de obras como Guernica e Les Demoiselles d’Avignon.

Picasso (foto: ANSA)

Restauração da Porta de Saint-Jacques – Cognac, Nova Aquitânia

Ao longo de 2025

A histórica entrada fortificada de Cognac, do século XII, será reinaugurada após restauração. Enquanto isso, o público pode visitar o canteiro de obras por uma contribuição simbólica. Cognac também é ponto de partida para tours por adegas e casas produtoras da bebida.

Experiência Imersiva “Aura Invalides” – Dôme des Invalides, Paris

2025

Espetáculo noturno que combina luz, vídeo mapping e música para revelar a beleza arquitetônica e histórica do Dôme des Invalides. Uma vivência sensorial e envolvente no coração de Paris.

45º Festival Internacional de Piano – La Roque d’Anthéron, Provence

19 de julho a 17 de agosto de 2025

Um dos maiores festivais de piano do mundo, com apresentações de artistas consagrados e jovens talentos em meio à natureza no Parc du Château de Florans. A programação inclui música clássica, contemporânea, recitais e jazz.

Jazz in Marciac – Marciac, Occitânia

21 de julho a 7 de agosto de 2025

Festival internacional que reúne grandes nomes do jazz, como Robert Plant, Herbie Hancock e Wynton Marsalis. Destaque para a parceria inédita com o MIMO Festival, celebrando os 200 anos das relações Brasil–França com apresentações de artistas brasileiros e franceses.

Fête des Lumières – Lyon, Auvergne-Rhône-Alpes

5 a 8 de dezembro de 2025
Tradicional Festa das Luzes de Lyon, com instalações de luz em praças, jardins e edifícios históricos. Desde 1852, a cidade se transforma em um espetáculo de cores e poesia visual.

15 anos da Refeição Gastronômica Francesa na UNESCO

Durante todo o ano de 2025
Celebrando a tradição culinária francesa como patrimônio cultural imaterial. Refeições completas, harmonizadas e ritualizadas reforçam laços sociais e familiares em todo o país.

Inauguração do Wine Bar mais alto da Europa – Val Thorens

Temporada de inverno 2024-2025
A 3.200 metros de altitude, o Caron 3200 oferece restaurante, wine bar, terraço panorâmico e espaço para eventos, unindo gastronomia e paisagens alpinas deslumbrantes.

Bordeaux Fête le Vin – Bordeaux

12 a 15 de junho de 2025
Festival dos vinhos de Bordeaux, com degustações, experiências sensoriais e participação da Bordeaux Wine School.

Nantes: Novo Destino Gastronômico pela “La Liste”

2025
Reconhecimento internacional pela qualidade da gastronomia local, representada por chefs renomados. A cidade publica anualmente o guia “Tables de Nantes”, promovendo seus melhores restaurantes.

10 anos de Champagne na UNESCO

2025
A região de Champagne celebra uma década como Patrimônio Mundial com mais de 40 eventos ao longo do ano, incluindo festivais, banquetes e piqueniques em Épernay e Reims.

França

100 anos de jogadores internacionais no Aberto da França (Roland-Garros)

19 de maio a 8 de junho de 2025 – Paris
Celebração da abertura do torneio a jogadores internacionais em 1925. Grandes nomes do tênis mundial retornam às quadras de saibro do histórico estádio.

Grande Largada do Tour de France – Lille e Hauts-de-France

5 de julho de 2025
A primeira etapa do Tour de France 2025 será em Lille, com passagens por cidades como Boulogne-sur-Mer, Valenciennes, Dunquerque e Amiens, destacando a diversidade da região.

Tour de France Femmes avec Zwift – Bretanha

A partir de 26 de julho de 2025
Edição histórica com nove dias de competição, começando em Vannes e passando por Brest e Quimper. A corrida celebra a tradição ciclística da Bretanha.

EuroGames 2025 – Lyon

23 a 26 de julho de 2025
Evento esportivo inclusivo, aberto a todas as identidades e idades. Com 38 modalidades, promove diversidade, inclusão e sustentabilidade, com fácil acesso a partir de Paris ou Reino Unido.

Mais ofertas de voos para a França

Na coletiva, Manuel Flahault, diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, comentou as muitas novidades da companhia aérea em 2024 e adiantou o que está por vir em 2025.

“Este ano, 2025, vamos seguir crescendo, aumentar capacidade de acentos em 10% comparados com 2024, sobretudo porque os resultados foram um sucesso. A abertura da nova rota Salvador-Paris no fim de outubro passado trouxe ótimos resultados, em particular em dezembro e janeiro. Vamos continuar com 3 voos semanais em 2025”, ressaltou Flahault.

“Aumentamos voos de Fortaleza-Paris, mais dois voos, atingindo 5 voos semana. E mais três voos no Rio de Janeiro-Paris, somando 14 voos. Todos foram um sucesso. A missão em 2025 é arriscar mais”, frisou o executivo.

Nova rota para a França: Fortaleza-Caen inicia em 16 de abril

A rota funcionará uma vez por semana, diz o diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul.

De acordo com o empresário, o objetivo da companhia é aumentar a conectividade do Nordeste para o caribe francês. “Vale lembrar que os voos operados para Paris temos ocupação acima de 90% em todas as rotas. Isso é uma resposta de sucesso para as rotas adicionais. Estamos voando mais do que na pandemia.”, explica.

Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul - França
Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul (Foto: Diário)

Grande novidade é a nova cabine Première

A nova cabine promoverá uma diferença muito grande na experiência. “São maiores, confortáveis, com 25% mais espaço em comparação com as anteriores, dá para ficar completamente de pé, há muita luz, duas telas de mais de 22 polegadas”, conta Manuel.

O primeiro destino para receber esse tipo de cabine é Nova Iorque. E ainda não há datas para chegar em São Paulo.

Parceria Air France e GOL

De acordo com Manuel Flahault, a parceria com a GOL, que já dura quase três anos, foi uma solução otimizada que a companhia encontrou para quem sai do interior do Brasil com destino à França e demais lugares da Europa. “Conecta 42 cidades brasileiras a 67 destinos europeus”, pontua.

“A KLM continua investindo no Brasil, queremos crescer aqui, seja aumentando o número de voos, melhorando experiência para os clientes, com capacidade de assentos 8% acima da pandemia. Estamos muito felizes por esse crescimento. E com 98% de ocupação”, finaliza.

LEIA MAIS:

Air France-KLM apresenta crescimento nos voos semanais no Brasil

Peru no SAHIC-Rio: números, potencial turístico e força hoteleira

O Peru apresentou seus números e potencial turístico durante a 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum – Latin America and The Caribbean, que acontece no Rio de Janeiro, no hotel Fairmont Rio.

O país andino é o segundo destino favorito de Investimento Estrangeiro Direto (IED) Turístico Global nos últimos cinco anos e um dos países considerados mais atrativos do ponto de vista turístico no mundo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Para se ter uma dimensão do crescimento e desenvolvimento do turismo no Peru, o Peru recebeu entre 2023 até abril de 2024 mais de US$ 2,3 milhões em investimentos estrangeiros diretos nesse setor.  Os dados são da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, a PROMPERU.

O país está entre os 17 mais diversos do mundo quanto à flora e fauna.  Cultura, gastronomia e a atração turística Machupicchu dão ao país reconhecimento e destaque mundial no setor de turismo.  Outro ponto fundamental para atender ao crescente desenvolvimento turístico do Peru é contar com um novo terminal no aeroporto internacional Jorge Chávez, sendo um hub aéreo comercial do Pacífico.

CONSOLIDAÇÃO DE IMAGEM

A Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, PROMPERU, participa da 19ª edição do evento SAHIC que acontece no Rio de Janeiro, no hotel Fairmont Rio. Diretor e membros da Promperu apresentam nessa ocasião , em primeira mão para líderes e investidores do setor, as principais novidades em áreas para investimento em hotelaria em Lima, Cusco e Arequipa.

“Nossa participação constante nos fóruns anuais da SAHIC visa atrair maior investimento estrangeiro direto para o setor de Turismo Peruano, com especial ênfase no subsetor hoteleiro. Para isso, buscamos consolidar, entre os participantes deste fórum, a imagem do Peru como um dos principais mercados-alvo para investimentos e destacar seu ambiente favorável para investimentos na indústria do turismo. Da mesma forma, queremos estabelecer relações sólidas com potenciais investidores e atores-chave, que nos permitam mostrar-lhes as oportunidades de investimento que o Peru oferece neste setor”, afirma Daniel Cordova, Diretor de Investimentos Empresariais da PROMPERU.

O diretor de PROMPERU informou ao DIÁRIO que espera “captar o interesse de pelo menos 10 potenciais investidores do setor hoteleiro interessados ​​em explorar oportunidades de investimento em mais de 30 hotéis do portfólio de projetos do PROMPERÚ”, explicou.

MISSÕES NO PERU

Empresários serão convidados a participar nas próximas missões de investimento hoteleiro, que acontecerão em maio e julho em Lima, Arequipa, Cusco, San Martín e Loreto. “O objetivo destas missões é apresentar oportunidades de investimento in situ, permitindo que potenciais investidores visitem e avaliem possíveis projetos em hotéis de 4 e 5 estrelas, bem como em centros de convenções com elevado potencial de rentabilidade”, destaca Daniel Cordova.

Dentro do portfólio de oportunidades de investimentos em hotéis e centros de convenções do PROMPERÚ, estão sendo promovidos projetos que se destacam pela integração com o meio ambiente e pelo foco na sustentabilidade. “A hotelaria é promovida em centros históricos, com o objetivo de preservar e revalorizar o patrimônio cultural. Da mesma forma, são apresentadas opções para o desenvolvimento de projetos em impressionantes áreas naturais, cercadas de montanhas e vales férteis, que podem oferecer aos hóspedes um ambiente de relaxamento e próximo dos principais atrativos turísticos”, destaca diretor de PROMPERU.

BUSCA DE INVESTIDORES

O PROMPERU busca investidores de diversas nacionalidades, e o Brasil, como economia chave na região, é um mercado prioritário dentro de suas estratégias. “A proximidade geográfica e as relações comerciais entre o Peru e o Brasil fazem deste país um parceiro estratégico para o crescimento do setor turístico no Peru”, afirma o executivo.

“Cabe destacar que o Brasil tem tido participação histórica no mercado peruano. Segundo dados da plataforma fDi Markets do Financial Times (2025), o Brasil é o segundo país da América Latina (e o nono no mundo) com os maiores investimentos no Peru nas últimas duas décadas, com um total de 4,1 bilhões de dólares por meio de 34 empresas, que realizaram 50 projetos de investimento. Isso gerou 7.888 empregos diretos. Nesse sentido, os investimentos brasileiros têm sido importantes para o desenvolvimento econômico do Peru”, conclui Daniel Cordova.

LEIA TAMBÉM:

Brasil encanta agentes europeus em ação da Royal Air Maroc e Embratur

Um esforço coordenado vem ganhando força para posicionar o Brasil como um destino cada vez mais atrativo no turismo internacional. À frente dessa iniciativa estão a Royal Air Maroc (RAM), companhia aérea do Marrocos, e a Embratur, que atuam em parceria para promover o país lá fora. Entre as estratégias adotadas, destaca-se a aproximação de agentes de viagens com a realidade brasileira, ampliando seu conhecimento e fortalecendo sua capacidade de apresentar o destino com mais autenticidade e confiança.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, como parte dessa iniciativa, uma comitiva de agentes da Espanha aterrissou em São Paulo, na última semana, a bordo de um voo operado pela Royal Air Maroc. O grupo partiu de Madrid com escala em Casablanca, no Marrocos, inaugurando a série de visitas previstas para 2025. Essa agenda imersiva busca apresentar o Brasil por meio de experiências que vão de um voo de helicóptero sobre São Paulo a um encontro com indígenas no litoral norte paulista, passando por visitas a pontos turísticos, referências culturais e gastronômicas, paisagens e tudo que ajude a traduzir a identidade do país.

“Desde dezembro, retomamos nossa operação no Brasil com voos diretos entre São Paulo e Casablanca, interligando com os principais destinos da Europa, África e Ásia. O retorno ao país tem sido um grande sucesso, com uma taxa de ocupação superior a 80% em nossas aeronaves. Isso levou nossa companhia a firmar um acordo com a Embratur e a incluir ações específicas para o mercado brasileiro. Trazer os agentes para vivenciar essa experiência é apenas uma das ações que vamos implementar para contribuir com o aumento das chegadas internacionais ao Brasil por meio dos nossos voos”, explica Othman Baba, diretor regional da Royal Air Maroc na América do Sul.

Aceleração do turismo

O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), lançado pela Embratur, tem como objetivo promover o Brasil nos mercados internacionais.Uma das estratégias é facilitar o acesso dos estrangeiros a destinos brasileiros, incentivando companhias aéreas a promoverem novos voos diretos e regulares internacionais para o Brasil.

Na primeira fase da parceria com a Royal Air Maroc, a companhia aérea convida profissionais da Espanha, Portugal e França a descobrirem o potencial turístico do Brasil por meio de suas conexões aéreas.

A famtrip com agentes de turismo de Portugal ocorre entre 24 e 29 de março, seguida por uma presstrip com jornalistas da França prevista para maio.

“O PATI é uma importante ferramenta de ampliação da nossa conectividade e tem trazido cada vez mais turistas internacionais para o Brasil. Com política inovadora, o programa proporciona mais voos, mais visitantes estrangeiros e, consequentemente, mais investimento na nossa economia e geração de emprego e renda”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Imersão no Brasil

A famtrip com agentes da Espanha, realizada entre os dias 17 e 22 de março, trouxe agentes que ainda não tinham vindo ao Brasil. Ao longo dos dias de visita, o grupo percorreu museus, mercados, restaurantes e os principais pontos turísticos. A programação incluiu ainda um passeio de helicóptero por São Paulo e explorou os cenários naturais de São Sebastião.

“Não sou uma pessoa muito urbana, sou mais de aventura, de mato, de praia. O que me chamou a atenção na cidade de São Paulo foram as áreas verdes, não esperava isso. Também achei uma cidade limpa, cheia de atividades culturais. Há muito potencial turístico aqui porque podemos explorar essa combinação entre a vida urbana e o litoral. E os brasileiros são muito amáveis. Essa simpatia é uma característica do Brasil e ajuda a vendê-lo lá fora”, diz Jose Luis Lobo Rodriguez que atua na Logitravel, em Palma de Mallorca. “Vai ser muito mais fácil falar para as pessoas sobre algo que agora eu vi de perto”, completa.

A agenda incluiu também um workshop promovido pela Royal Air Maroc e pela Embratur, com apresentações das duas instituições e de representantes do Aeroporto Internacional de Guarulhos – autoridade aeroportuária que integra o acordo firmado com a Embratur -, do São Paulo Convention & Visitors Bureau e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR).

Os agentes receberam informações sobre os diferentes perfis de destinos brasileiros e acompanharam uma apresentação da Royal Air Maroc sobre a trajetória da companhia, seus planos de expansão e o papel estratégico que vem assumindo na conectividade entre o Brasil e os principais mercados da Europa, África e Ásia. Também conheceram melhor a infraestrutura em expansão do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“O GRU Airport investe continuamente para reforçar o papel do Aeroporto Internacional de São Paulo como um hub de conectividade global e como principal porta de entrada do Brasil. Estamos atentos às necessidades dos nossos passageiros e parceiros, e seguimos implementando melhorias permanentes em nossa infraestrutura e serviços para oferecer uma excelente experiência a todos que passam por aqui. Ações de famtrips como essa são importantíssimas para aumentar a atratividade de São Paulo como destino turístico. Estamos extremamente engajados nesse objetivo”, afirma Julia Orrico, Gerente de Negócios Aéreos da GRU Airport.

“Assim que chegar na Espanha vou falar com meus colegas da riqueza cultural que vi, da natureza, gastronomia, ou seja, diferentes coisas que se pode ver no Brasil, mesmo vindo a negócios para São Paulo. Nem sempre as pessoas sabem disso. Muita gente na Europa pensa que aqui é perigoso, mas se você toma os cuidados normais, é seguro. Precisamos mostrar o produto completo”, comenta Víctor Ronda, da empresa de turismo CDV, em Alicante.

Conectar culturas

Com uma frota que inclui modelos de última geração, como o Dreamliner 787-900 em operação no Brasil, a Royal Air Maroc está empenhada em cumprir seu plano de expansão global que prevê novas rotas e aeronaves até 2037. No Brasil, a empresa já firmou parceria de codeshare com a GOL, possibilitando maior integração com os destinos brasileiros.

Além de receber agentes de viagens da Europa no Brasil, a Royal Air Maroc quer estimular intercâmbios culturais, promovendo a companhia e o turismo no Marrocos. Em abril, a empresa vai realizar um tour especial com um grupo de 16 agentes de viagens do Brasil para conhecer o Marrocos.

“Queremos conectar culturas, abrir novas rotas e participar ativamente da transformação do turismo global. O Brasil e o Marrocos são destinos excepcionais, tanto do ponto de vista turístico quanto de negócios. Incentivar o fluxo entre os dois países faz parte da visão da Royal Air Maroc de fortalecer nossa presença de forma estratégica, com foco no cliente, expansão sustentável e parcerias que gerem valor real para os mercados em que atuamos”, conclui o diretor regional da companhia.

Feira de Santana sedia Encontro Baiano FBHA para impulsionar turismo regional

Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia vai sediar a primeira edição do Encontro Baiano FBHA – Integração do Turismo Regional, no próximo dia 15 de abril, no SESC do Centro da cidade.

O evento, organizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), promete reunir gestores públicos, empresários, profissionais do setor e representantes de entidades de classe para debater o fortalecimento do turismo regional.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o encontro busca promover a integração entre poder público e iniciativa privada, estimulando o desenvolvimento de ações conjuntas para potencializar o turismo na região, que se destaca pelo turismo de negócios, eventos, lazer e aventura. A região possui cerca de 11 mil leitos e aproximadamente quatro mil empresas ativas nos segmentos de hospedagem e alimentação fora do lar, sendo a maioria formada por pequenos e médios negócios.

De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, o evento visa demonstrar o impacto transformador do setor para as economias locais. “A edição de Feira de Santana do Encontro Baiano quer estimular, com sua programação, a percepção do poder transformador do setor para as economias locais e mostrar como a integração entre iniciativa privada, setor público e entidades de classe é importante no processo de estruturação do setor e no fomento de ações que contemplem o crescimento ordenado a médio e longo prazo de toda a região”, destacou Sampaio.

O evento conta com a participação de importantes parceiros institucionais, como o Sebrae, a Fecomércio/BA (com Sesc e Senac), a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), além da Prefeitura de Feira de Santana. Para Getúlio Andrade, presidente do SindFeira de Santana, a realização do encontro na cidade representa um marco para o fortalecimento do turismo regional. “A integração entre a Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura de Feira, Sebrae, Sistema Fecomércio-BA, entidades do trade e empresários do setor cria um ambiente propício para o crescimento, crucial para o desenvolvimento de um planejamento que beneficie todos os envolvidos”, afirmou Andrade.

O encontro terá uma programação intensa ao longo do dia, com palestras técnicas, painéis de discussão e exposição de produtos e serviços de grandes marcas e produtores locais. O espaço de networking será uma oportunidade estratégica para troca de experiências e ampliação das oportunidades de negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link oficial.

 

Relatório da Anac aponta 776 denúncias de falhas no setor aéreo em 2024

O setor aéreo brasileiro registrou 776 denúncias de falhas ou irregularidades operacionais em 2024, conforme relatório da ouvidoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número equivale a uma média de mais de duas ocorrências diárias ao longo do ano e representa apenas os casos que se converteram em processos oficiais. Com informações da Folhapress

As falhas relacionadas à manutenção de aeronaves lideram o levantamento, com 217 registros, seguidas por problemas em pousos ou decolagens, que somaram 140 ocorrências. Situações como voos rasantes e manobras arriscadas também chamam a atenção, acumulando 90 denúncias. Outras irregularidades incluem operações em aeródromos, transporte clandestino de passageiros e voos considerados irregulares.

Vale destacar que as denúncias registradas pela Anac não se confundem com as reclamações usuais de passageiros, como atrasos ou cancelamentos. As ocorrências envolvem questões operacionais, reportadas por pilotos, comissários, equipes de manutenção, pessoal de oficinas aeronáuticas, ex-funcionários e, em alguns casos, até mesmo por passageiros.

Das 1.545 denúncias recebidas pela ouvidoria da Anac em 2024, cerca de 50% foram consideradas pertinentes e convertidas em processos oficiais para investigação de causas e responsabilidades.

Acidentes e fatalidades

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado ao Ministério da Aeronáutica, o ano de 2024 registrou 175 acidentes com aeronaves, dos quais 44 resultaram em mortes, totalizando 152 vítimas fatais. O acidente mais trágico aconteceu em 9 de agosto, em Vinhedo (SP), quando o voo 2283 da Voepass, que operava a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), caiu, provocando a morte de 62 pessoas.

Em comparação com anos anteriores, houve um aumento significativo de acidentes e fatalidades. Em 2023, foram registrados 155 acidentes, com 30 vítimas fatais. Já em 2022, o número de acidentes foi de 138, com 36 mortes.

A Anac suspendeu as operações da Voepass em 11 de março de 2024, até que a empresa comprove a correção de problemas relacionados aos sistemas de gestão previstos em regulamentos. O órgão afirmou que o relatório ainda está em fase de minuta e será levado ao Congresso e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

LEIA TAMBÉM:

CEO da Azul pede desculpas por falhas e reafirma compromisso com clientes

 

Parcerias que movimentam o turismo: XVII Convenção Schultz reúne quase 50 expositores em Curitiba

A XVII Convenção Schultz reforça a importância das parcerias no setor de turismo ao reunir, em um único evento, conteúdo de qualidade, expositores estratégicos e oportunidades de negócios. Durante cinco dias de programação intensa, cerca de 450 profissionais do mercado de viagens participarão de uma imersão com palestras, networking e visitas técnicas, com o objetivo de fortalecer relações comerciais e discutir os rumos do setor.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, marcas renomadas do turismo nacional e internacional se unem à Schultz para criar um ambiente propício a novas oportunidades de negócio e à capacitação dos agentes de viagens. “A pluralidade e a relevância dos expositores são pilares fundamentais para o sucesso da convenção”, celebra Ana Santana, diretora-geral das empresas Schultz.

Para Aroldo Schultz, fundador e CEO da empresa, a diversidade de expositores é, inclusive, um dos grandes diferenciais do evento. “Temos expositores que representam todos os segmentos do turismo, incluindo destinos, redes hoteleiras, companhias aéreas, receptivos e seguradoras. O turismo se faz com parcerias e essa convenção prova a cada ano que juntos vamos mais longe”, afirma.

Realizada em Curitiba, sede da Schultz, entre os dias 28 de março e 1 de abril, a edição deste ano da convenção conta agentes de viagens vindos de mais de 135 cidades, abrangendo todas as regiões do Brasil. Somados a fornecedores, autoridades e parceiros estratégicos, o evento reunirá aproximadamente 450 participantes no Centro de Eventos do Hotel Pestana e em outros pontos da capital paranaense, como o Hard Rock Cafe Curitiba e o tradicional Família Madalosso.

A abertura oficial será no icônico Museu Oscar Niemeyer (MON), reforçando o compromisso do evento com a valorização cultural. Na programação, os participantes terão acesso a lançamentos de produtos e campanhas, além de palestras e debates sobre as tendências do setor. A imersão também inclui experiências exclusivas, como a descida de trem pela Serra do Mar, em parceria com a Serra Verde Express, para uma das viagens ferroviárias mais deslumbrantes do mundo.

Confira a lista de Expositores da XVII Convenção Schultz

  1. 100 Limites Expedições
  2. Air Europa
  3. All Brazil Tours
  4. Allseg Seguradora
  5. Arar Tours – Destination Management Company
  6. Bahia Turismo
  7. Beto Carrero World
  8. Blue Park
  9. Civitatis
  10. CM3 Brindes Personalizados
  11. Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau
  12. Curitiba Turismo – Instituto Municipal de Turismo
  13. Curta Curitiba
  14. Europamundo
  15. Exotic Tours and Travel
  16. Família Madalosso
  17. Gramado Inesquecível
  18. Hard Rock Cafe Curitiba
  19. Hellenic Travel Network
  20. Hot Beach Parques & Resorts
  21. Hotéis Deville
  22. Iberostar Hotels & Resorts
  23. Ika Malas
  24. Jardim Atlântico Beach Resort
  25. Kompas
  26. Mabu Hotéis & Resorts
  27. Ministério do Turismo de Israel
  28. MMC Receptivo
  29. Museu Oscar Niemyer
  30. Nacional Inn
  31. Nadai Comfort Hotel & Spa
  32. Prefeitura de Curitiba
  33. Sato Tours
  34. Schultz DMC Portugal
  35. Schultz Operadora
  36. Schultz Vistos
  37. Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia
  38. Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Roraima
  39. Serra Verde Express
  40. SJ Hotéis & Resort
  41. Slaviero Hotéis
  42. TZ Seguros
  43. TZ Systems
  44. Verdesicilia Tour Operator
  45. Viaje Paraná
  46. Vipac
  47. Visite Rio Grande do Norte
  48. Vital Card
  49. Wiki Travel AI

Saiba mais no site oficial da Schultz.