quarta-feira, julho 9, 2025
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Azul retoma rota internacional entre Viracopos e Paris

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Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul

A Azul anunciou que a rota entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e Paris passará a ser sazonal a partir de outubro. Segundo a companhia, a decisão foi motivada pelos altos custos operacionais e pela baixa demanda durante o inverno europeu. Com isso, os voos para a capital francesa serão suspensos e retomados em abril de 2026, com a chegada do verão no hemisfério norte.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a companhia destaca que essa decisão foi cuidadosamente avaliada para garantir a sustentabilidade de suas rotas, mantendo o equilíbrio entre oferta e demanda, sem comprometer a qualidade do serviço que oferece aos seus clientes.

A Azul segue comprometida com a expansão estratégica de sua malha internacional. Atualmente, a companhia opera para doze destinos internacionais entre operações regulares e sazonais (Paris, Orlando, Fort Lauderdale, Curaçao, Montevidéu, Punta del Este, Assunção, Mendoza, Bariloche, Lisboa, Porto e Madrid) conectando o Brasil a importantes cidades ao redor do mundo e alinhados com o novo momento de transformação da Azul para o futuro.

A Azul, como empresa competitiva, sempre está atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de incremento de sua malha. Na próxima semana, a Companhia iniciará duas operações inéditas em sua história, ligando duas importantes cidades – Campinas e Recife – a Madrid, reforçando a presença da Azul na Europa e ampliando as opções para os clientes. Para alta temporada em julho estão previstas 454 decolagens internacionais com uma oferta de aproximadamente 101 mil assentos, 70% a mais do que foi ofertado em 2024.

Os clientes que já tiverem bilhetes emitidos receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assegurando que seus direitos sejam respeitados e que tenham alternativas adequadas às suas necessidades, mantendo, assim, o padrão e a excelência do atendimento da Companhia.

Eventos esportivos fazem cidades brasileiras bombarem no turismo

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Turismo
Eventos esportivos movimentam destinos turísticos no Brasil - Foto: Freepik

Viajar para participar ou acompanhar competições esportivas virou tendência entre os brasileiros. De acordo com a Revista Tendências do Turismo 2025, do Ministério do Turismo, cerca de 40% dos viajantes entre 25 e 34 anos têm planos de se deslocar para assistir a eventos esportivos, tanto no Brasil quanto no exterior.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

O treinador e atleta Bruno Nogueira é um exemplo de quem alia esporte e turismo. “Como atleta, já viajei por quase todos os estados do Brasil para participar de provas de corrida. Hoje, como treinador, incentivo essa cultura entre meus alunos, levando-os para competir em diversas regiões”, afirma.

Bruno já esteve em desafios icônicos, como a Volta da Ilha, em Florianópolis (SC), com 140 km de percurso, e a prova da Serra da Canastra (MG), com 42 km de subida. Também participou de corridas tradicionais, como a São Silvestre (SP), a Volta da Pampulha (MG), a Corrida Garoto (ES) e a prova na Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), que reúne atletas e turistas de todo o país.

Seu próximo destino é a Maratona do Rio de Janeiro, marcada para 21 de junho. “Vou aproveitar para fazer turismo também. Quero revisitar pontos turísticos do Rio, onde nasci, e levar meus alunos para conhecer a cidade”, destaca Bruno.

Além das corridas, o calendário esportivo nacional inclui competições de surfe, ciclismo e mountain bike. Esses eventos movimentam destinos turísticos e aquecem a economia local.

Confira a seguir algumas das principais competições que devem atrair viajantes em 2025:

Corridas:

– Meia Maratona Internacional de Curitiba-PR (15 de junho)

– Maratona Internacional de Foz do Iguaçu-PR (28 de setembro)

– Maratona Internacional de Florianópolis-SC (22 de junho)

– Maratona de Salvador-BA (20 e 21 de setembro)

Surfe:

– Etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe: Saquarema-RJ (21 a 29 de junho)

Ciclismo e mountain bike:

– Centro-Oeste de BMX Race, em Brasília-DF (28 e 29 de junho)

– Circuito Estrada Real #3 XCC, em Itabirito-MG (04 de julho)

– 10ª Corrida de MTB Frio da Serra, em Araruna-PB (13 de julho)

– 4º Desafio de MTB Serra do Teixeira, em Teixeira-PB (17 de agosto)


Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Orlando Giglio: um arquiteto da hotelaria moderna no Brasil

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Orlando Giglio, em foto de arquivo do DT

Com uma carreira marcada por inovação e liderança, Orlando Giglio deixou sua marca  na hotelaria no Brasil. Sua trajetória começou na Rede Othon, passou pelo icônico Le Méridien e culminou na introdução do conceito all inclusive com a Iberostar.

REDAÇÃO DO DIARIO, com entrevista à Paulo Atzingen 

Atualmente, como diretor de novos negócios na Hoffmann Brasil, Giglio continua firme o setor de eventos, viagens e tecnologia.

Da Rede Othon ao Le Méridien: os primeiros passos

Orlando Giglio iniciou sua carreira na Rede Othon em ,1981, onde atuou como gerente de vendas nacionais (Arquivo pessoal)

Orlando Giglio iniciou sua carreira na Rede Othon em ,1981, onde atuou como gerente de vendas nacionais, gerenciando 13 hotéis no Brasil. Ele recorda:

“Era um trabalho intenso, full time, mas conseguimos um belo desempenho à época. Eu tinha um professor, o senhor Peter Schwabe, que foi um ícone do turismo na época e só tenho que agradecer essa pessoa. Que Deus o tenha.”

Em 1986, Giglio ingressou no Le Méridien, um hotel emblemático no Rio de Janeiro, não apenas pela sua imponência, com mais de 450 apartamentos, mas também pelas atividades inovadoras. O hotel trouxe para o Rio o chef Paul Bocuse, integrante da Nouvelle Cuisine, e promoveu diversos festivais em parceria com a Air France, então proprietária do hotel. Ele destaca:

“O Méridien foi uma escola maravilhosa e realmente somava ao estado do Rio de Janeiro e ao Brasil como um hotel de ponta. Fiquei lá de 1986 a 2002, foi um período de muito aprendizado internacional.”

Durante esse período, o mercado hoteleiro enfrentou desafios devido às oscilações da economia brasileira, especialmente relacionadas à moeda e à criação do dólar turismo. Giglio observa:

“Foi muito difícil equalizar. Essa oportunidade, porém, foi muito boa, pois os resultados foram excelentes.”

Orlando Giglio, de braços cruzados e camisa social rosa, em frente ao banner da Iberostar Hotels e Resorts. A rede hoteleira anunciou a saída do executivo.
Orlando Giglio em tempos de Iberostar (Foto: arquivo DT).

Iberostar: introduzindo o all inclusive no Brasil

Em 2003, Giglio aceitou o desafio de implantar a Iberostar no Brasil, uma marca até então desconhecida no país. Ele relata:

“Em 2003, quando eu comecei, não existia nenhuma estrutura no Brasil. Tinha que montar tudo e sequer tínhamos um local pra fazer um hotel!”

A ideia inicial era montar um barco na Amazônia ao estilo dos navios do Nilo, direcionado para clientes internacionais. Com o tempo, percebeu-se a necessidade de atrair o público brasileiro, o que foi um desafio devido à inconstância das companhias aéreas que servem a Amazônia. No entanto, o esforço valeu a pena:

Orlando: “Segmento de hotelaria e viagens requer muita perseverança, atenção, atualização” (Crédito: DT)

“Conseguimos fazer com que o barco fosse um sucesso que até hoje continua e continua crescendo cada vez mais em ocupação e trazendo lucros consideráveis para a empresa.”

Giglio destaca três marcos importantes na chegada da Iberostar ao Brasil:

A criação da empresa e a implantação da marca no país.

A introdução do verdadeiro sistema all inclusive, até então inexistente no Brasil.

A abertura do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), fortalecendo o mercado nacional.

Ele recorda uma declaração de Valter Patriani, ex-presidente da CVC operadora:

“Existem dois momentos na hotelaria do Brasil: um antes e depois da Iberostar.”

Novos horizontes e reflexões sobre o setor

Após sua saída da Iberostar, Giglio passou um período em quarentena, que lhe permitiu focar em questões pessoais e atualizar-se em áreas que, muitas vezes, a rotina não permite. Ele comenta:

“Esse tempo foi interessante porque deu realmente para fazer algumas coisas da ordem pessoal e atualizar em algumas outras matérias que às vezes não temos tempo.”

Orlando Giglio, em reunião na WTM Latin America (Foto: DT)

  Hoffmann Brasil em 7 capitais

Atualmente, como diretor de novos negócios na Hoffmann, empresa com 40 anos de atuação no setor de eventos e tecnologia, Giglio continua a inovar. A Hoffman é reconhecida por seu profissionalismo, qualidade e tecnologia avançada, atendendo a clientes de grande porte em todo o Brasil. Ele destaca:

“A empresa cresce e cada dia mais os grandes eventos estamos atendendo todo Brasil, até porque a Hoffman está presente em sete capitais do país, o que flexibiliza bem atender a vários tipos de cliente.”

Carioca, botafoguense e casado há mais de 30 anos com Maria Elizabete, também oriunda da área de turismo, Giglio é avô de duas netas estudiosas. Residente no Rio de Janeiro, ele tem a honra de ser Embaixador do Turismo do Rio e Conselheiro do Visit Rio.

Giglio é carioca, e tem duas paixões: Maria Elizabete e o Botafogo (Arquivo DT)

Refletindo sobre sua trajetória:

“A hotelaria e o setor de viagem posso dizer que foi a minha vida! E é minha vida ainda de outra forma. O segmento de hotelaria e viagens requer muita perseverança, atenção, atualização e principalmente saber atender ao cliente. Acredito que todos que querem crescer ou aprender nesses dois segmentos têm que se dedicar de corpo e alma, porque é um trabalho interessante e que é muito valorizado nesse país.”

Schultz Operadora intensifica divulgação de roteiros rodoviários no 20º FIT Cataratas

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Aroldo Schultz, CEO da Schultz Operadora, durante o Festival das Cataratas. Crédito: Cecília Fazzini/Diário do Turismo.
Aroldo Schultz, CEO da Schultz Operadora, durante o Festival das Cataratas. Crédito: Cecília Fazzini/Diário do Turismo.

Foram dois dias (5 e 6 de junho), em que o Festival Internacional de Turismo Cataratas – FITCataratas, realizado em Foz do Iguaçu(PR), se transformou mais uma vez em oportunidade de negócios para a operadora. Viagens via terrestre e as inovações em tecnologia que o Grupo Schultz disponibiliza ao trade foram destacadas ao público profissional de diversas localidades, em especial do Sul e Sudeste do País.

Aroldo Schultz, CEO da Schultz Operadora, afirmou que a estratégia promocional esteve centrada na divulgação dos roteiros rodoviários pelo Paraná. “Promovemos circuitos que passam por Curitiba, litoral paranaense e Foz do Iguaçu”. O executo recepcionou os profissionais do trade, que compareceram ao FITCataratas, no estande da SETUR Paraná. Salientou que os produtos estão sendo comercializados para todo o Brasil e também da América Latina – Argentina, Paraguai e Uruguai.

*Por Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO, de Foz do Iguaçu

Promoção oficial do destino

O papel do órgão de promoção do turismo paranaense, por intermédio do Viagem Paraná, no entender de Schultz é muito positivo. “O setor público tem dado exemplo de como se trabalha o turismo: participando de feiras, eventos, apoiando operadores”, disparou, ao classificar como motivador para a iniciativa privada esse tipo de ação. E atesta que os destinos e atrativos do Estado nunca foram tão bem vendidos quanto agora.

Sobre a maturidade dos destinos para receber o turista e fazer bem a gestão dos empreendimentos do setor, Schultz avalia que, quanto à estrutura e consolidação, ainda há um caminho a percorrer em muitas localidades. “Foz do Iguaçu é mais do que madura, é um hub e vai além das Cataratas. Curitiba também, cada vez mais. Morretes está pronta. Mas há muitos destinos ainda por desenvolver: Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel, Toledo”, sintetizou ao reconhecer que todos têm potencial para se sobressaírem como polos turísticos.

E, para Schultz, há equívocos como os que acometem Foz do Iguaçu, “o visitante não desembarca na cidade só para ver as Cataratas. Isso é um erro. Foz hoje é um destino para uma semana inteira. Há bons restaurantes com preços justos, atrações variadas, Paraguai e Argentina ao lado. É um destino completo”, frisou.

Aroldo Schultz, CEO da Schultz Operadora, durante o Festival das Cataratas. Crédito: Cecília Fazzini/Diário do Turismo.
Aroldo Schultz, CEO da Schultz Operadora, durante o Festival das Cataratas. Crédito: Cecília Fazzini/Diário do Turismo.

Evento consolidado

Sem economizar elogios ao FITCataratas, o operador diz tratar-se de um evento consolidado, sério, de negócios e oportunidade imperdível. “É um grande exemplo a coragem dos organizadores, reunir agentes de viagens de tantos lugares do Brasil”, disparou, ao mesmo tempo em que afirma identificar mais espaço para atrair número maior de profissionais do Sudeste e Sul e seguir o ritmo de crescimento de Foz.

Pioneirismo na tecnologia

O desenvolvimento de tecnologias corre nas veias da Schultz há mais de 25 anos, antes mesmo da internet. Ao ressaltar esse posicionamento na busca de soluções, o empreendedor relembra que o pioneirismo permeia as ações das empresas do grupo. “Fomos pioneiros no Vital Card, o primeiro seguro viagem web do Brasil – e do mundo! Também lançamos o parcelamento em múltiplos cartões de crédito, quando ainda só existia o Credicard. Hoje todo mundo parcela em três, quatro, cinco cartões — e fomos nós que viabilizamos isso, amparados na tecnologia”, sentencia.

Outra prova de que sair na frente é algo que faz parte do modo de operar da Schultz no mercado de turismo foi a venda de circuitos online. “A Europa Mundo, por exemplo, não vendia online até nós implementarmos esse modelo. Hoje, é uma das maiores operadoras do mundo”.

No espectro de tecnologias de ponta da Schultz está o Wikitravel, portal para promoção de destinos amparado na inteligência artificial, com recursos que colocam na ponta dos dedos dos viajantes as facilidades para encontrar a melhor forma de usufruir de destinos e produtos turísticos, em mais de 11 idiomas. “Acreditamos que essa é a nova fronteira do turismo, e estamos prontos peara liderar a jornada para o setor”.

Schultz ainda reafirma que, na empreitada de criar facilidades para agente de viagens, a novidade é a venda de malas da marca Ika. Ele explica que, intermediados pela iniciativa da operadora, os agentes poderão comercializar o item diretamente em suas agências e que mochilas e acessórios também estarão disponíveis.

Após a tempestade, o acolhimento: Rio Grande do Sul mostra força e convida turistas a redescobrirem o estado

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Leandro Webber Fernandes, chefe de Promoção e Marketing do Rio Grande do Sul, durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu – Crédito: Bárbara Sega / DT
Leandro Webber Fernandes, chefe de Promoção e Marketing do Rio Grande do Sul, durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu – Crédito: Bárbara Sega / DT

Mesmo após enfrentar uma das maiores tragédias naturais de sua história recente, o Rio Grande do Sul dá sinais claros de superação e renascimento. Com a estrutura renovada e um povo cheio de hospitalidade, o estado marca presença no Festival das Cataratas 2025 e reforça seu papel de protagonista no cenário nacional. Em entrevista ao Diário do Turismo, Leandro Webber Fernandes, chefe de Promoção e Marketing do estado, fala sobre a retomada, os atrativos que encantam visitantes e o convite a todos os brasileiros: “Estamos prontos e de braços abertos para receber cada visitante”.

*Por Bárbara Sega, especial para o DIÁRIO, de Foz do Iguaçu

Diário do Turismo – Leandro, como está o retorno do turismo no Rio Grande do Sul e quais os principais mercados emissores?

Antes de tudo, agradeço ao Diário do Turismo pela parceria e pela oportunidade. Nós, do Rio Grande do Sul, estamos muito felizes de participar deste evento. E temos um carinho especial pelo público paulista, que visita muito nosso estado — especialmente a Serra Gaúcha e os cânions de Cambará do Sul, que são únicos no mundo. São Paulo é nosso principal emissor de turistas, tanto por via aérea quanto terrestre. O paulista gosta de dirigir e está sempre por lá, e nós também adoramos visitar São Paulo.

Quais são as expectativas para a temporada de inverno deste ano?

Só Gramado e Canela recebem, por ano, cerca de 8 milhões de turistas. É muita gente. Estamos com uma grande expectativa para este inverno, especialmente depois da enchente histórica que enfrentamos no ano passado. Agora o setor está todo pronto: hotelaria, empreendimentos, parques temáticos.

Só em Gramado temos mais de 100 atrações para todas as idades — de 0 a 110 anos. O estado está preparado. Temos também a Campanha Gaúcha, com ótimos vinhos, a região das Missões, que completará 400 anos em 2026, além do nosso litoral. É um estado completo para as quatro estações. E olha, nevou semana passada! Não precisa ir ao Chile, temos neve, frio e muito calor humano por aqui.

Estande do Rio Grande do Sul durante o FITCataratas 2025 – Crédito: Bárbara Sega / DT
Estande do Rio Grande do Sul durante o FITCataratas 2025 – Crédito: Bárbara Sega / DT

Além de Gramado e Canela, quais destinos estão em alta no estado?

Temos várias rotas que estão ganhando destaque. O Vale do Taquari, por exemplo, que sofreu bastante com as enchentes, tem o maior Cristo da América, até maior que o do Rio de Janeiro.

As Missões guardam a história jesuíta com ruínas impressionantes. A região da Campanha está em alta — o Galvão Bueno, por exemplo, está morando lá e produzindo o vinho Bueno. Caçapava do Sul tem azeites de oliva de altíssima qualidade — ouso dizer que nossos azeites são melhores que muitos europeus.

O litoral gaúcho também tem se fortalecido, com Torres, Capão da Canoa, Tramandaí e mais de 100 cachoeiras ao longo de uma costa de 100 km. É muito destino para poucos dias… O ideal seria um mês de viagem por lá!

Como você avalia a participação do Rio Grande do Sul no Festival das Cataratas, que completa 20 anos?

Nosso estande está bem bonito, grande e bem localizado. Este é um evento que cresce a cada edição. A gente sente que 2024 está sendo um grande sucesso, então agradecemos à Mila e à organização. Ainda não temos números exatos, mas sabemos que os resultados vêm melhorando a cada ano. A curva está subindo, e isso é o mais importante.

Gostaria de deixar uma mensagem final aos leitores?

Sim! Agradeço novamente ao Diário do Turismo. Estamos sempre à disposição no Rio Grande do Sul. Quem ainda não conhece, venha nos conhecer. Quem já veio, volte! Esperamos todos de braços abertos.

Do turismo à diversão: mascotes viram atração no FITCataratas

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Mascotes no FITCataratas - Foto: Jean Pavão
Mascotes no FITCataratas - Foto: Jean Pavão

Quem caminhou pelos corredores do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas) este ano pode perceber muitos visitantes inusitados. De um lado, o Homem-Aranha posava para fotos. Do outro, um Minion do Dreams Park Show causava aquele caos simpático de sempre, enquanto o tubarão do Aquafoz cumprimentava os visitantes.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o exemplo mais emblemático veio do estande do estado do Paraná. Pela primeira vez, a Capivara — símbolo extraoficial de Curitiba e queridinha das redes sociais — ganhou vida e passeou pelo evento, colecionando sorrisos e selfies. “Ontem mesmo recebi uma mensagem no Instagram de uma visitante querendo dar recebidos para a capivara!”, contou, entre risos, Giovanna Fagundes, chefe de departamento do Viaje Paraná.

Pela primeira vez, a Capivara — símbolo extraoficial de Curitiba e queridinha das redes sociais — ganhou vida e passeou pelo evento - Foto: Jean Pavão
Pela primeira vez, a Capivara — símbolo extraoficial de Curitiba e queridinha das redes sociais — ganhou vida e passeou pelo evento – Foto: Jean Pavão

A presença de mascotes e personagens icônicos foi uma das marcas registradas desta edição. Eles funcionam como um cartão de visita ambulante, uma forma lúdica de fortalecer a identidade de um destino ou empresa e gerar um engajamento que extrapola os limites do estande

No fim, para além de negócios e networking, o Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas) também é feito de memórias.

Tubarão do Aquafoz - Crédito: Jean Pavão
Tubarão do Aquafoz – Crédito: Jean Pavão

FITCataratas

O FITCataratas é realizado e organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos. O evento conta com o patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC, Ministério do Turismo, Fecomércio PR e Sebrae, e com as parcerias institucionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Instituto Terra e Água (IAT), Viaje Paraná e Secretaria de Turismo do Paraná.

O apoio estratégico é da ABEOC, Braztoa, Comtur, Idestur, Sindetur, Singtur, Unioeste, Unesp e Visit Iguassu.

Mascote no FITCataratas - Foto: Jean Pavão
Mascote no FITCataratas – Foto: Jean Pavão

Foz do Iguaçu avança na oferta turística e mostra diversidade em atrativos no 20º. FITCataratas

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Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, durante o Festival das Cataratas - Crédito: DT
Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, durante o Festival das Cataratas - Crédito: DT

Durante a 20ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), evento que ocupou o centro de exposições do Rafain Palace Hotel & Convention, o Diário do Turismo conversou com o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos do município das Cataratas, Jin Petrycoski. O titular da pasta descreveu o papel estratégico do evento, as transformações recentes no destino e as perspectivas para o futuro do turismo na cidade. Considerou que os investimentos voltados a beneficiar o setor já somam R$ 1,8 bilhão em recursos já aportados no destino.

Diário do Turismo – Como Foz do Iguaçu se posiciona, por meio da Secretaria de Turismo e do Visit Iguassu, em relação aos 20 anos do Festival das Cataratas?

Jin Petrycoski – Chegar aos 20 anos não é para qualquer evento ou empresa. Isso mostra a credibilidade e a seriedade do Festival das Cataratas. É um momento único que temos no ano para reunir operadoras, agentes de viagens e todo o trade nacional e internacional. É a oportunidade de experienciar Foz do Iguaçu, discutir o Turismo e avançar em pautas comuns. Sempre tratamos o festival com muita seriedade. Na próxima edição do FITCataratas vamos intensificar o apoio e é um compromisso desta gestão aprofundar este suporte. Em 2026, além do festival, celebraremos os 110 anos da chegada de Santos Dumont a Foz do Iguaçu — uma data emblemática para o turismo local e que estará refletida no evento em uma série de ações.

DT – Por que Santos Dumont é tão simbólico para Foz do Iguaçu?

Jin Petrycoski – Ele foi quem teve a genialidade de dizer que um bem como as Cataratas do Iguaçu não poderia ser propriedade privada. Ele saiu a cavalo daqui até Curitiba para pedir ao governador da época a desapropriação da área. Graças a essa atitude visionária, hoje as Cataratas são um patrimônio público. O espírito visionário dele ainda inspira nossa gestão.

DT – Na prática, quais os impactos imediatos que o festival traz para a cidade?

Jin Petrycoski – A hotelaria fica plena em ocupação. Os transportes, as agências, os prestadores de serviços — todos ganham. O festival é um catalisador de negócios. A cada ano, ele é um divisor de águas. Minha meta como secretário é ampliar ainda mais essa presença, atrair novos parceiros e fomentar ainda mais o turismo local.

DT – Para quem ainda não conhece Foz do Iguaçú, o que mais surpreende além das Cataratas?

Jin Petrycoski – Foz deixou de ser um destino de natureza apenas. Hoje é o único destino completo do Brasil. Temos ecoturismo, turismo de eventos, de compras — com a proximidade do Paraguai —, turismo religioso com catedral, templo budista, mesquita e mais de 200 terreiros. Foz tem mais terreiros que Salvador!

Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, durante o Festival das Cataratas - Crédito: DT
Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT

DT – E o turismo de entretenimento?

Jin Petrycoski – Muito presente. Temos parques temáticos, inclusive um parque aquático com praia artificial — ou seja, Foz não tem litoral, mas tem praia! Isso mostra como o destino é plural.

DT – O senhor citou grandes investimentos. Pode detalhar?

Jin Petrycoski – Hoje, temos mais de R$ 1,8 bilhão em investimentos já aportados, não é promessa. Isso vem da união do público e do privado. O poder público está desenvolvendo infraestrutura: segunda ponte, duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), a Perimetral Oeste. E o município acaba de selar parceria com o governo do Estado para a liberação de mais de R$ 400 milhões em investimentos. Isso beneficia tanto o morador quanto o turista.

DT – Há uma preocupação em integrar o morador ao turismo?

Jin Petrycoski – Sempre houve esse cuidado. Nos atrativos turísticos, moradores têm gratuidade ou tarifas diferenciadas. Trazer o morador para dentro da FITCataratas e proporcionar que vivam essa experiência turística é relevante em nossa proposta.

DT – Qual a marca que 2025 deve deixar no turismo de Foz do Iguaçu?

Jin Petrycoski – Transformação. Estamos promovendo uma mudança visível. Queremos ser um case nacional de mudança no turismo, com políticas públicas eficazes, uso de tecnologia, novo posicionamento de comunicação e um ambiente favorável aos negócios. O setor privado está investindo e isso mostra que estamos no caminho certo.

FITCataratas mobiliza caravanas de até 1.200 km e transforma Foz em polo nacional do turismo

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Ônibus da Caravana que vieram de São Paulo, capital com 80 agentes de viagem (Crédito: Paulo Atzingen DT)
Ônibus da Caravana que vieram de São Paulo, capital com 80 agentes de viagem (Crédito: Paulo Atzingen DT)

Agentes de viagem vindos de cidades localizadas a até 1.200 quilômetros de distância estão entre os participantes do 20º Festival Internacional de Turismo das Cataratas – FITCataratas, realizado em Foz do Iguaçu (PR). A movimentação confirma a força do evento, considerado um dos mais relevantes do trade turístico na América Latina.

Por Paulo Atzingen, de Foz do Iguaçu*

“São caravanas rodoviárias de São Paulo para baixo, de todas as grandes cidades. Temos caravanas de Mato Grosso do Sul e, inclusive, do Paraguai e da Argentina. São três ou quatro caravanas só do Paraguai”, destacou Paulo Angeli, idealizador do festival.

Além do transporte terrestre, o evento também conta com caravanas aéreas, especialmente para os participantes vindos do Nordeste. Ao todo, cerca de 40 caravanas (rodoviárias e aéreas) foram mobilizadas para esta edição.

Segundo Angeli, essa estrutura logística é essencial para garantir a presença qualificada do público. “Esse apoio é inegociável. Estamos falando de negociações com companhias aéreas, restaurantes e hotéis. Tudo para facilitar a vida do agente de viagem. Não existe Festival das Cataratas sem o agente de viagem”, reforçou.

Segundo Angeli, essa estrutura logística é essencial para garantir a presença qualificada do público (Credito: Paulo Atzingen DT)

Longe de São Paulo ou Rio

“Nosso evento, que está entre os maiores do Brasil, é o único que não se realiza próximo a um grande centro. Então, preciso trazer tanto o expositor quanto o agente de viagem até Foz do Iguaçu”, explicou Angeli.

Mayara Angeli (diretora de marketing do FIT Cataratas e Paulo Angeli (fundador e organizador do FIT) - Crédito: Paulo Atzingen / DT
Mayara Angeli (diretora de marketing do FIT Cataratas e Paulo Angeli (fundador e organizador do FIT) – Crédito: Paulo Atzingen / DT

Operadoras parceiras

A seleção dos agentes convidados é feita em parceria com operadoras de turismo. “Nós oferecemos o transporte de ônibus e a hospedagem aqui em Foz, e as operadoras têm liberdade para escolher os agentes que virão. É natural que escolham os melhores, porque isso se transforma em um grande famtour.”

Durante o período do evento, Foz do Iguaçu recebe agentes de diversas regiões, especialmente do Sul e, com apoio aéreo, também do Nordeste. “Esses profissionais são os que mais produzem, é uma forma de incentivo. E ao chegar aqui, com a credencial do evento, têm acesso livre a todos os atrativos turísticos, que são parceiros do festival. Então é uma via de mão dupla: os atrativos se mostram aos agentes, e os agentes, por sua vez, são os mais qualificados, selecionados na origem por suas operadoras”, explicou ao DIÁRIO.

Hoteleiros engajados

De acordo com Angeli, os empresários locais também reconhecem a importância estratégica do evento e contribuem com tarifas acessíveis para os participantes.

“Os empresários do turismo de Foz entenderam a importância do festival. É só dar uma olhada no site do evento e você vai encontrar tarifas extremamente competitivas. Se uma diária no hotel custa R$ 400, nesses dias está por R$ 200, R$ 250 ou R$ 280. Eles têm interesse nesse público. Então, a cidade é nossa”, afirmou.

Agentes de viagem de São Paulo, que vieram na caravana da operadora Magic Fligth Travel
Agentes de viagem de São Paulo, que vieram na caravana da operadora Magic Fligth Travel (Crédito: Paulo Atzingen DT)

Azul Viagens e programação paralela

Entre os parceiros que aproveitam o festival para ampliar suas ações está a Azul Viagens, que trouxe cerca de 150 agentes de viagem para participar da convenção da empresa, marcada para o dia seguinte ao evento principal.

“Sim, isso faz parte da estratégia. Criar eventos paralelos ou subsequentes ao Festival é um objetivo nosso. Durante o evento, facilitamos que instituições do turismo realizem reuniões com seus associados, porque a maioria deles está aqui”, revelou Angeli.

Segundo ele, o FITCataratas se transforma, assim, em uma verdadeira plataforma multifuncional. “Temos cerca de 40 eventos acontecendo simultaneamente: a feira, o fórum científico, eventos tradicionais que chamamos de complementares, e outros encontros promovidos por diversas entidades.”

Elaine Bertolini, diretora da operadora Magic Flight Travel, trouxe dois ônibus para o FIT
Elaine Bertolini, diretora da operadora Magic Flight Travel, trouxe dois ônibus para o FITCataratas (Crédito: Paulo Atzingen DT)

FITCataratas: ambiente para lançamentos

O Ministério do Turismo, por exemplo, também aproveita a ocasião para promover ações estratégicas. “Eles aproveitam a presença maciça de profissionais do setor, e nós incentivamos isso. Nosso interesse é fomentar lançamentos de novos produtos e fortalecer o mercado como um todo. É isso que buscamos dentro do ambiente do festival”, concluiu.

O Festival Internacional das Cataratas- Fit Cataratas aconteceu de 4 a 6 e junho em Foz do Iguaçu, contando com mais de 1800 expositores, 250 estandes e 1500 marcas em mais de 7000 m².

*Paulo Atzingen viajou a convite do FIT Cataratas

Turismo na terceira idade dispara no Brasil com avanço da medicina preventiva

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Idosos viajam mais: envelhecimento ativo impulsiona turismo sênior - Crédito: Pixabay
Idosos viajam mais: envelhecimento ativo impulsiona turismo sênior - Crédito: Pixabay

O turismo voltado para pessoas acima dos 60 anos ganha força no Brasil, impulsionado pelo envelhecimento ativo, pelos avanços da medicina preventiva e por transformações sociais como o aumento da expectativa de vida. De acordo com dados do Ministério do Turismo, divulgados em 2022, os idosos já representam 15% dos viajantes domésticos e 10% dos turistas internacionais no país.

A tendência é de crescimento. A maioria dos entrevistados na pesquisa do MTur afirmou ter intenção de continuar viajando nos próximos anos. Segundo Vitória Avelino, doutoranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, esse aumento nas viagens está ligado a uma combinação de fatores. “A melhoria na qualidade de vida, o avanço da medicina preventiva, o envelhecimento ativo e o aumento da expectativa de vida são elementos importantes”, afirmou.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do Jornal da USP

Além desses fatores, o tempo livre proporcionado pela aposentadoria e a estabilidade financeira também colaboram para esse movimento. Um estudo publicado na Revista de Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina aponta que a aposentadoria redefine o tempo social dos idosos, permitindo que eles priorizem atividades voltadas ao lazer, como as viagens.

Já a Revista Científica Multidisciplinar, em um levantamento realizado em 2023 sobre o perfil do consumidor idoso no turismo, destaca os benefícios emocionais e sociais que essas experiências proporcionam — reforçando seu impacto positivo sobre o bem-estar dessa faixa etária.

Apesar do avanço, ainda há barreiras a serem superadas. Problemas de acessibilidade, como calçadas irregulares, ausência de rampas e escassez de opções de hospedagem adaptadas, continuam sendo entraves para o pleno aproveitamento das viagens. Vitória Avelino destaca a importância de pensar em soluções inclusivas. “É preciso oferecer comunicação clara, atendimento humanizado e profissionais capacitados para lidar com as necessidades desse público, que valoriza conforto, segurança e autonomia durante as viagens, pois não dá para ignorar os desafios”, explicou.

Ela ressalta que o Brasil já começa a dar passos importantes nessa direção. “Operadoras têm seguido o exemplo, desenvolvendo soluções sob medida para esse público, com foco na autonomia, no conforto e na segurança”, concluiu.

Fonte: Jornal da USP.

Bancorbrás reafirma o papel de operadora turística e lança pacote para segmento de luxo no FITCataratas

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Renato Fussi Neto (Gerente Comercial da Operadora de Turismo), Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás) e Edmilson de Castro Sousa (Gerente de Negociação com Fornecedores), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT
Renato Fussi Neto (Gerente Comercial da Operadora de Turismo), Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás) e Edmilson de Castro Sousa (Gerente de Negociação com Fornecedores), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT

Numa estratégica volta às suas origens como fornecedora de pacotes de viagens formatados sob medida, a Bancorbrás marca presença no 20º. Festival Internacional de Turismo Cataratas – FITCataratas, que encerra nesta sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

*por Cecilia Fazzini do DIÁRIO DO TURISMO, de Foz do Iguaçu

A maior aproximação com as agências de viagens, em especial em eventos regionais, é a linha mestra da operadora, segundo Carlos Eduardo Pereira (Cadu), diretor executivo da Bancorbrás Turismo. “Queremos estar muito mais próximos do agente de viagem, o que amplia a confiança nesse canal de distribuição do nosso produto”, esclarece. A fidelidade em relação ao mercado vai além da operação, até a possibilidade de mudança do nome da operadora foi descartada. Segundo o executivo, porque “há um reconhecimento dos players da intermediação da venda de viagens em relação ao trabalho realizado”. 

A agência de viagens online, do conglomerado Bancorbrás, a Voalá, permanece com sua identidade autônoma e livre para comercializar produtos de todo o mercado turístico, assim como o Clube de Turismo Bancorbrás, que sela parceriais com a hotelaria, independente da operadora.

Durante o FITCataratas a Bancorbrás faz o lançamento do Prime, produto voltado para o segmento de luxo. Conforme o executivo, o Prime nasce de uma escuta atenta ao mercado. “Identificamos um público que busca luxo, mas com discrição e originalidade, sem ostentação. É alguém que já viajou muito, quer conforto e experiências únicas”. Sobre a viabilidade de atuar nesse nicho, os pacotes da Bancorbrás chegam a exibir ticket médio de R$ 200 mil, chegando a R$ 700 mil em alguns casos.

Sobre as curiosidades que cercam o produto Prime está o fato dele contar com  maior demanda fora dos grandes centros, com maior procura em mercados emissivos emergentes como as cidades de Goiânia, Jataí, Rio Verde – na Região Centro-Oeste. “São viajantes, com alto poder aquisitivo, que querem viajar bem, mas de forma mais reservada. Eles não se expõem nas redes sociais, apreciam a discrição, recebem tudo no hotel, não vão à lojas. É outro tipo de comportamento, outro perfil”, relaciona Cadu.

Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT
Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT

Futuros destinos

No cardápio Prime da Bancorbrás há pacotes já enfileirados para o lançamento, a exemplo de Punta Cana e Porto de Galinhas, com hospedagens selecionadas e experiências premium em resorts. “Estamos de olho em destinos como Aurora Boreal, Tailândia e também destinos tradicionais, mas com um olhar diferenciado”. De acordo com o executivo, esses clientes querem algo exclusivo, original, transformador.

Na FITCataratas, a operadora também apresenta a viagem, para o mês de setembro próximo para Roma, destinada às comemorações do jubileu de ouro da igreja Católica, que ocorrre há cada 25 anos. O produto tem apresentado, segundo Cadu, adesão alta da parte de todo perfil de cliente.