quinta-feira, julho 10, 2025
Início Site Página 21

Bancorbrás reafirma o papel de operadora turística e lança pacote para segmento de luxo no FITCataratas

0
Renato Fussi Neto (Gerente Comercial da Operadora de Turismo), Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás) e Edmilson de Castro Sousa (Gerente de Negociação com Fornecedores), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT
Renato Fussi Neto (Gerente Comercial da Operadora de Turismo), Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás) e Edmilson de Castro Sousa (Gerente de Negociação com Fornecedores), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT

Numa estratégica volta às suas origens como fornecedora de pacotes de viagens formatados sob medida, a Bancorbrás marca presença no 20º. Festival Internacional de Turismo Cataratas – FITCataratas, que encerra nesta sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

*por Cecilia Fazzini do DIÁRIO DO TURISMO, de Foz do Iguaçu

A maior aproximação com as agências de viagens, em especial em eventos regionais, é a linha mestra da operadora, segundo Carlos Eduardo Pereira (Cadu), diretor executivo da Bancorbrás Turismo. “Queremos estar muito mais próximos do agente de viagem, o que amplia a confiança nesse canal de distribuição do nosso produto”, esclarece. A fidelidade em relação ao mercado vai além da operação, até a possibilidade de mudança do nome da operadora foi descartada. Segundo o executivo, porque “há um reconhecimento dos players da intermediação da venda de viagens em relação ao trabalho realizado”. 

A agência de viagens online, do conglomerado Bancorbrás, a Voalá, permanece com sua identidade autônoma e livre para comercializar produtos de todo o mercado turístico, assim como o Clube de Turismo Bancorbrás, que sela parceriais com a hotelaria, independente da operadora.

Durante o FITCataratas a Bancorbrás faz o lançamento do Prime, produto voltado para o segmento de luxo. Conforme o executivo, o Prime nasce de uma escuta atenta ao mercado. “Identificamos um público que busca luxo, mas com discrição e originalidade, sem ostentação. É alguém que já viajou muito, quer conforto e experiências únicas”. Sobre a viabilidade de atuar nesse nicho, os pacotes da Bancorbrás chegam a exibir ticket médio de R$ 200 mil, chegando a R$ 700 mil em alguns casos.

Sobre as curiosidades que cercam o produto Prime está o fato dele contar com  maior demanda fora dos grandes centros, com maior procura em mercados emissivos emergentes como as cidades de Goiânia, Jataí, Rio Verde – na Região Centro-Oeste. “São viajantes, com alto poder aquisitivo, que querem viajar bem, mas de forma mais reservada. Eles não se expõem nas redes sociais, apreciam a discrição, recebem tudo no hotel, não vão à lojas. É outro tipo de comportamento, outro perfil”, relaciona Cadu.

Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT
Carlos Eduardo Pereira (Diretor Executivo da Operadora de Turismo Bancorbrás), durante o Festival das Cataratas – Crédito: DT

Futuros destinos

No cardápio Prime da Bancorbrás há pacotes já enfileirados para o lançamento, a exemplo de Punta Cana e Porto de Galinhas, com hospedagens selecionadas e experiências premium em resorts. “Estamos de olho em destinos como Aurora Boreal, Tailândia e também destinos tradicionais, mas com um olhar diferenciado”. De acordo com o executivo, esses clientes querem algo exclusivo, original, transformador.

Na FITCataratas, a operadora também apresenta a viagem, para o mês de setembro próximo para Roma, destinada às comemorações do jubileu de ouro da igreja Católica, que ocorrre há cada 25 anos. O produto tem apresentado, segundo Cadu, adesão alta da parte de todo perfil de cliente.

De 13 a 15 de junho, Ceagesp sedia a tradicional Mostra Japão

0
Mostra Japão
Ceagesp celebra 56 anos com a "34ª Mostra Japão", de 13 a 15 de junho - Crédito: Instagram @mostrajapao

Em homenagem aos 130 anos do “Tratado de Amizade Brasil-Japão” e para celebrar os 56 anos da sua fundação, a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) recebe nos dias 13, 14 e 15 de junho a “34ª Mostra Japão”, um festival que promove a cultura oriental por meio da gastronomia, manifestações artísticas e produtos tradicionais. “Estamos muito felizes em realizar o nosso evento na maior central de abastecimento da América Latina, além de ter a oportunidade de trazer para São Paulo a beleza, a tradição e os encantos do Japão”, diz Roseli Kanashiro, responsável pela organização.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante os três dias, o público que for à Ceagesp vai poder conferir uma extensa programação das 11h às 21h. Entre as atrações, já na cerimônia de abertura terá a entrega do Jardim Japonês, que fica próximo ao prédio da diretoria do Entreposto Terminal São Paulo (ETESP), depois de ter passado por um trabalho de revitalização, e o novo paisagismo dos jardins da Ceagesp, que também ganharam mudas de cerejeira. “Para a nossa cerimônia de abertura, entre convidados e autoridades, estamos contando com a presença do Prefeito Ricardo Nunes”, diz Roseli.

O público ainda terá a chance de saborear pratos típicos da culinária japonesa como takoyaki, baw, mochi e nikuman (mais conhecido como bolinho Kong Fu Panda). Também vão poder apreciar a beleza das pedrarias orientais, se divertir com produtos geek ou no espaço dedicado ao desenho animado Pokémon. Já passando pelo ritmo pop, pela música tradicional do Japão e até pelo sertanejo, Paula Hirama, o Grupo Todos Nós e a dupla Lucas Akira & Fábio são alguns dos artistas confirmados para a “34ª Mostra Japão”. Outra atração que promete agitar os visitantes será o concurso de Cosplay.

“Teremos ainda as tradicionais apresentações de Taiko (com tambores japoneses) e Bon Odori (uma dança em homenagem aos antepassados). Ou seja, é um evento que busca aproximar ainda mais brasileiros e japoneses por meio da nossa arte, de toda a nossa cultura. Um passeio incrível para toda a família”, completa Roseli. De acordo com a organizadora, aproximadamente 60 expositores participam desta edição na capital paulista e a expectativa de público para os três dias é acima de 100 mil pessoas. Para entrar no evento, basta doar 1kg de alimento não perecível.

Serviço: “34ª Mostra Japão”

  • Local: CEAGESP – Praça da Batata (Av. Dr. Gastão Vidigal – Vila Leopoldina São Paulo/SP)
  • Data: 13 a 15 de junho de 2025
  • Horários: Sexta-feira (13/06): das 11h às 21h (Portões de Acesso 4 e 7); Sábado e domingo (14 e 15/06): das 11h às 21h (Portões de Acesso 3, 4, 7 e 13)
  • Entrada: 1kg de alimento não perecível
  • Estacionamento: Portão 4 (pago)
  • Rede social: Instagram

SP: Exposição de ‘O Estranho Mundo de Jack’ é prorrogada até 3 de agosto

0
Exposição "O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton - Caminho de Luzes" estende temporada até 3 de agosto - Crédito: Divulgação/Flashbang
Exposição "O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton - Caminho de Luzes" estende temporada até 3 de agosto - Crédito: Divulgação/Flashbang

Após estrear com sucesso no Jardim Botânico de Nova York, a exposição imersiva O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton – Caminho de Luzes conquistou o público em São Paulo e acaba de anunciar novas sessões até o dia 3 de agosto. A capital paulista foi a primeira cidade do mundo a receber a mostra fora dos Estados Unidos, e tem atraído famílias, fãs de Tim Burton e visitantes de todas as idades para uma experiência a céu aberto que une arte, tecnologia e natureza em um passeio noturno cheio de fantasia.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as vendas para as novas sessões da experiência já estão abertas no site ou bilheterias oficiais. Mais informações no serviço abaixo.

Inspirada no clássico da Disney de 1993, a instalação recria cenas icônicas do filme com projeções mapeadas, esculturas 3D, trilha sonora original e mais de 2 mil pontos de luz, em um percurso sensorial de 1,1 km pela trilha do Jardim Botânico. A proposta é transformar a caminhada em um mergulho lúdico e imersivo no universo sombrio e encantador de Jack Skellington, Sally, Zero e outros personagens inesquecíveis.

Para chegar ao Brasil, a estrutura da exposição precisou de uma verdadeira operação cinematográfica: 11 contêineres e mais de 55 toneladas de equipamentos saíram de Nova York, cruzaram o oceano até o Porto de Santos e subiram a Serra do Mar em 11 caminhões. A montagem levou cerca de 40 dias e mobilizou uma equipe técnica com mais de 30 profissionais trabalhando em turnos, para transformar o espaço natural do Jardim Botânico em uma jornada mágica e acessível a todos.

Criada pelas empresas internacionais Adventurelive (do sucesso da Broadway Hamilton) e LETSGO (responsável por experiências imersivas como Tim Burton’s Labyrinth), a exposição ganha versão brasileira pelas mãos do Instituto Cultural Opus, com assinatura artística do cenógrafo brasileiro Felype de Lima, especialista em experiências cênicas e imersivas.

Radicado na Espanha e vencedor do Prêmio Max de Melhor Figurino, Felype já atuou em grandes produções na Europa e América Latina. Para o projeto em São Paulo, ele desenvolveu uma proposta que respeita o ambiente natural do Jardim Botânico e transporta os visitantes para dentro do universo burtoniano por meio de cenografia, luz, som e narrativa interativa.

Com realização do Instituto Cultural Opus, braço social da Opus Entretenimento, e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução, a exposição conta ainda com o apoio cultural da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo. Um dos pilares do projeto é a democratização do acesso à cultura, onde mais de 8 mil ingressos estão sendo destinados gratuitamente a estudantes da rede pública e beneficiários de ONGs, e outros 16 mil ingressos foram disponibilizados com preços populares, a partir de R$21. A iniciativa também se destaca por oferecer recursos de acessibilidade, incluindo Libras, audiodescrição e carrinho adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Secretário do Turismo destaca avanços do setor e papel do Fungetur no Festival das Cataratas

0
Secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo destaca crescimento do setor em palestra no Festival das Cataratas - Crédito: Roberto Castro
Secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo destaca crescimento do setor em palestra no Festival das Cataratas - Crédito: Roberto Castro

O secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, representou o ministro Celso Sabino nesta quinta-feira (5), durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Em uma palestra voltada ao crédito e investimento, Sobral apresentou dados otimistas sobre o desempenho recente do turismo brasileiro e reforçou o papel do Fungetur – o Fundo Geral do Turismo – como instrumento estratégico para o financiamento do setor.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur 

Durante sua fala, o secretário ressaltou o bom momento vivido pelo turismo nacional. “O turismo brasileiro hoje é a bola da vez. Estamos batendo todos os recordes possíveis”, afirmou.

Segundo ele, mais de 4,4 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil nos quatro primeiros meses de 2025 – um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado. Os gastos desses visitantes também impressionam: ultrapassaram US$ 3 bilhões entre janeiro e abril, representando uma alta de 15% na comparação com 2024. “Esse desempenho é puxado por setores estratégicos como o aéreo, que bateu recorde histórico de passageiros internacionais”, explicou Sobral.

O secretário destacou ainda o impacto da atividade turística na geração de empregos. Desde 2023, foram criadas cerca de 500 mil novas vagas formais no setor. Só em abril de 2025, foram registrados 257 mil postos de trabalho. O avanço contribuiu para que o país superasse, pela primeira vez, a marca de 48 milhões de vínculos formais.

Na ocasião, Sobral reforçou a importância do Fungetur como ferramenta de fomento ao desenvolvimento sustentável. O fundo oferece linhas de crédito acessíveis para empreendedores do setor, apoia projetos de infraestrutura e incentiva a participação de pequenas e médias empresas. “Com o Novo Fungetur, o governo federal proporciona as condições necessárias para que o turismo seja um vetor de geração de renda, emprego e inovação nos municípios brasileiros”, afirmou.

Ações do Ministério no evento

Em sua 20ª edição, o Festival das Cataratas reúne representantes dos setores público e privado para debater inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios no turismo.

O Ministério do Turismo participa com um estande dedicado à promoção de boas práticas no setor. Entre as ações em destaque, está a distribuição do Código de Conduta Brasil, voltado à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes. O documento reúne diretrizes éticas para empresas e profissionais do setor, incentivando medidas concretas de enfrentamento a esse tipo de violência.

Além disso, os visitantes podem assinar a Carta de Apoio ao movimento “Turismo que Protege”, por meio de um banner interativo que estimula o engajamento dos participantes na causa.

O Festival segue até esta sexta-feira (6), com entrada gratuita mediante credenciamento, e conta com programação técnica, rodadas de negócios e exposições voltadas a profissionais do trade turístico.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Cataratas do Iguaçu: ver, fotografar, falar e ficar rico

0

Confesso que cada vez que as vejo é diferente. Elas são magnéticas, fluídicas e atraem como imã. Primeiro espantam, faz soltar a língua depois nos calam.

Por PAULO ATZINGEN*


Os turistas chineses dizem: Ohhh!; os americanos wonderful!; os brasileiros: caraca!!!!. Trata-se de um sentimento internacional de estupefação, uma unidade planetária de beleza e força… Dessa última vez, o dia estava perfeito para vê-la, falar e calar.

Cataratas do Iguaçu:  sentimento internacional de estupefação  (foto: arquivo DT)

Um dia azul enxertado com o ouro amarelo do sol

Como os grandes monumentos naturais e alguns construídos pelo homem, as Cataratas do Iguaçu têm um papel fundamental no mundo moderno, impregnado de fragmentação, vidas portáteis e tagarelices. Machu-Pichu, Galápagos,  Amazônia entre outras belezas, integram esse rol. Nesses lugares, todos olham, fotografam, falam e calam, nessa ordem.

Cataratas do Iguaçu:   todos olham, fotografam, falam e calam, nessa ordem (foto: Arquivo DT)

Aqui, as Cataratas do Iguaçu provocam uma contemplação instantânea de quem as vê e instiga o silêncio.

Arco íris nas cataratas do iguaçu (Geovana Fraga)
Elas são pura energia, elas são beleza pura, elas são a pura expressão do Todo! (foto: Arquivo DT)

Elas são pura energia, elas são beleza pura, elas são a pura expressão do Todo! Os milhões de metros cúbicos de água que despencam lá do alto explodem na base da cachoeira e criam um halo de cores incompreensível…

AQUI, AS CATARATAS DO IGUAÇU PROVOCAM UMA CONTEMPLAÇíO INSTANTÂNEA DE QUEM AS VÊ E INSTIGA O SILÊNCIO.

E essas cores tanto nos preenchem de satisfação como nos incomoda  (foto: arquivo DT)

E essas cores tanto nos preenchem de satisfação como nos incomoda. Por isso, falamos diante dela, por isso gritamos, cantamos, fotografamos, oramos (ou rezamos) por isso quando estamos diante dessa imensa fábrica de…sentimentos…nos emocionamos…

Sua força titânica nos inibe e nos coloca no insignificante lugar de expectadores (foto: arquivo DT)

Mas, além do espetáculo e da alegria que elas imprimem em nosso coração, elas também impõem respeito e medo. Sua força titânica nos inibe e nos coloca no insignificante lugar de expectadores. Ela deixa de ser muitas e passa a ser uma. Ela É.

Está ali, há milênios, urinando espuma… as Cataratas (foto: arquivo  DT)

E está ali, há milênios, urinando espuma, pulverizando suas gotículas sobre nossos rostos espantados, eclipsando o dia.

Essa fábrica de lágrimas de felicidade produz também arco-íris de vários tipos e tamanhos (foto: arquivo DT)

Essa fábrica de lágrimas de felicidade produz também arco-íris de vários tipos e tamanhos. Hoje, em Foz, um deles completava em si mesmo a trajetória daquilo que achávamos impossível: um arco-íris circular. Se no fim dessas rotas de luzes existir mesmo um tesouro, como diz a lenda, quando não existe um fim, o tesouro já o é.

Aqueles que estiverem no centro são ricos.

Cataratas do Iguaçu
Visão geral das Cataratas: o tesouro já o é (foto: arquivo DT)

Texto Paulo Atzingen –  publicado originalmente dia 6 de junho de 2023

*Paulo Atzingen é contista, poeta e jornalista.

MTur lança “Movimento Turismo que Protege” no Festival das Cataratas

0
Na abertura do Festival das Cataratas, Ministério do Turismo pede adesão de todos ao "Movimento Turismo que Protege" - Crédito: Ministério do Turismo
Na abertura do Festival das Cataratas, Ministério do Turismo pede adesão de todos ao "Movimento Turismo que Protege" - Crédito: Ministério do Turismo

A abertura oficial da 20ª edição do Festival das Cataratas, realizada nesta quarta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR), contou com a presença da secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, e do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, Carlos Henrique Menezes Sobral. O evento, considerado um dos mais relevantes do setor turístico na América Latina, destacou ações estratégicas em prol de um turismo mais responsável e protetivo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur 

Durante seu discurso, Ana Carla enfatizou o potencial transformador do turismo e os avanços obtidos sob a atual gestão. Ela também reforçou o papel de Foz do Iguaçu como protagonista na construção de um modelo mais seguro, inclusivo e sustentável de desenvolvimento turístico.

“Foz do Iguaçu tem sido essencial para que batêssemos metas históricas no turismo nacional. O setor é feito de pessoas, e é com elas e por elas que temos alcançado resultados. O turismo é, sim, do emprego, do PIB, da felicidade e, acima de tudo, do futuro. E o futuro começa hoje”, declarou.

Um dos momentos de destaque da cerimônia foi o anúncio oficial do Movimento Turismo que Protege, iniciativa do Ministério do Turismo lançada nesta semana. A campanha amplia o alcance do Código de Conduta Brasil, convidando empresas, destinos, instituições e a sociedade a se comprometerem com a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.

Entre as instituições que aderiram à iniciativa estão o Itaipu Parquetec, o Grupo Cataratas, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Visit Iguaçu. A escolha de Foz do Iguaçu como palco do lançamento foi destacada por Ana Carla:

“Um destino que quer ser próspero — e Foz já é — não pode tolerar crimes como a exploração sexual infantojuvenil. Esse movimento nasce aqui, mas fala para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, também participou da solenidade. Em sua fala, destacou o papel do turismo na reinvenção de Foz do Iguaçu após a construção da usina, e reafirmou o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável:

“O turismo foi a resposta ao desafio de reinventar essa cidade. Foz se desenvolveu com base naquilo que a natureza deu, o que Deus criou e o que o homem construiu com Itaipu. E hoje Itaipu reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e social, com o apoio a políticas públicas, como o Turismo que Protege, e com investimentos em projetos estruturantes no setor”, disse.

Representando a ONU Turismo no Brasil, o diretor Heitor Kadri reforçou a relevância internacional do evento e da pauta promovida:

“Estamos em uma missão contínua de trazer o melhor do mundo para o Brasil e para as Américas. Este evento é um marco e um exemplo de como o turismo pode ser agente de transformação. O que está sendo feito aqui hoje reverbera internacionalmente”, afirmou.

Outro anúncio importante foi a criação de um mestrado em Turismo, fruto de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ser ofertado na sede da Itaipu Parquetec, fortalecendo a formação acadêmica na região trinacional.

Com entrada gratuita mediante credenciamento, o Festival das Cataratas reúne profissionais do trade turístico até sexta-feira (6). A programação inclui a Feira de Turismo e Negócios, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o Salão MICE Cataratas, a Mostra de Turismo Sustentável e a Rodada de Negócios do Sebrae Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

MSC Cruzeiros lança pacote completo para o Golfo Arábico com aéreo, transfers, hotel e cruzeiro a bordo do MSC Euribia

0
MSC Euribia - Foto: divulgação
MSC Euribia - Foto: divulgação

“A MSC Cruzeiros concluiu, nesta tarde, a aquisição da Wilson Sons”, comunicou Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC no Brasil. Ele acrescentou: “Somos o maior grupo de operações marítimas do mundo.”

Com itinerário por Emirados Árabes, Qatar e Bahrein, pacote proporciona experiência completa e imersiva pela região. Vendas já estão abertas para temporada 2025/2026.

*Por Denis Rugeri, em colaboração para o DIÁRIO DO TURISMO

A MSC Cruzeiros anunciou o lançamento de um pacote completo e exclusivo para viajantes brasileiros que desejam explorar os encantos do Golfo Arábico com toda comodidade e elegância. O produto reúne, em uma única reserva, passagens aéreas, hospedagem, traslados e cruzeiro marítimo, proporcionando uma experiência integrada e sem preocupações logísticas.

O anúncio ocorre no mesmo momento em que a Mediterranean Shipping Company (MSC), controladora da MSC Cruzeiros, conclui a aquisição da Wilson Sons por R$ 4,35 bilhões, conforme comunicado feito por Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC Brasil, nesta quarta-feira (4).

Rafael Grosso, Adriana Barbosa, Fernanda Zebral, Ivan Mauro, Priscila Dias, Elizangela Silva e Eduardo Simões, da equipe MSC - Foto: Denis Rugeri / DT
Rafael Grosso, Adriana Barbosa, Fernanda Zebral, Ivan Mauro, Priscila Dias, Elizangela Silva e Eduardo Simões, da equipe MSC – Foto: Denis Rugeri / DT

Pacote completo com embarque em Dubai

“Euríbia era uma Deusa mitológica que representa a força do mar e é isso que este navio representa com sua elegância e potência”, disse Rafael Grosso, Commercial Manager da MSC.

O novo pacote inclui passagens aéreas de ida e volta com a Emirates Airlines, partindo do aeroporto de Guarulhos (SP), uma noite de hospedagem em Dubai antes do embarque, todos os transfers – aeroporto/hotel, hotel/porto e porto/aeroporto – e sete noites a bordo do sofisticado MSC Euribia, navio movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) e comprometido com práticas sustentáveis.

O itinerário contempla paradas em Dubai, Abu Dhabi e Ilha de Sir Bani Yas (Emirados Árabes Unidos), Bahrein e Doha (Qatar). Em algumas saídas, os hóspedes poderão desfrutar de pernoite duplo, em Dubai e Doha, permitindo uma imersão ainda mais profunda nas culturas locais.

Rafael Grosso, MSC - Foto: Denis Rugeri / DT
Rafael Grosso, MSC – Foto: Denis Rugeri / DT
Rafael Grosso, MSC - Foto: Denis Rugeri / DT
Rafael Grosso, MSC – Foto: Denis Rugeri / DT

Destaques do roteiro

  • Dubai: os viajantes poderão visitar o icônico Burj Khalifa, a Palm Jumeirah e aproveitar a vibrante vida urbana da metrópole dos arranha-céus.
  • Doha: destaque para o Museu de Arte Islâmica, o tradicional Souq Waqif e a moderna Ilha das Pérolas.
  • Bahrein: roteiro inclui a imponente Mesquita Al-Fateh, o histórico Forte do Bahrein e o animado Souk local.
  • Abu Dhabi: a capital dos Emirados Árabes reserva atrações como a Grande Mesquita Sheikh Zayed, as Torres Etihad e o arrojado edifício Capital Gate.
  • Ilha de Sir Bani Yas: ideal para relaxamento, a ilha é uma reserva natural com foco em biodiversidade e vida selvagem.
Eduardo Simões, MSC - Foto: Denis Rugeri / DT
Eduardo Simões, MSC – Foto: Denis Rugeri / DT
Eduardo Simões e Adriana Barbosa, da MSC - Foto: Denis Rugeri / DT
Eduardo Simões e Adriana Barbosa, da MSC – Foto: Denis Rugeri / DT

MSC Euribia: inovação e conforto em alto-mar

Lançado recentemente, o MSC Euribia oferece uma infraestrutura de última geração. São 10 restaurantes, incluindo o sofisticado Le Grill e o asiático Kaito Sushi & Robatayaki, além de 21 bares e lounges, o Teatro Delphi com shows diários e o exclusivo Carousel Lounge.

O navio também dispõe de cinco piscinas, incluindo o vibrante Ocean Cay AquaPark, e uma área dedicada às famílias com mais de 700 m² voltados ao entretenimento infantil. Outro destaque é sua promenade interna de estilo mediterrâneo, com teto de LED e diversas opções de lazer, compras e gastronomia.

Mapa das Rotas apresentado por Cibele Brandão, Senior Sales Executive da Emirates - Foto: Denis Rugeri / DT
Mapa das Rotas apresentado por Cibele Brandão, Senior Sales Executive da Emirates – Foto: Denis Rugeri / DT
Stephane Perard, diretor geral da Emirates Brasil - Foto: Denis Rugeri / DT
Stephane Perard, diretor geral da Emirates Brasil – Foto: Denis Rugeri / DT

Facilidade no pagamento e personalização da experiência

As tarifas estão disponíveis em reais e podem ser parceladas em até 12 vezes sem entrada e sem juros. O passageiro ainda pode adquirir antecipadamente pacotes de bebidas, internet, spa, restaurantes de especialidades e excursões, com opção de parcelamento conjunto com o valor da viagem.

A próxima temporada de cruzeiros no Golfo Arábico acontece de novembro de 2025 a abril de 2026, com vendas já abertas. A MSC Cruzeiros reforça, assim, seu compromisso em oferecer experiências de alto padrão, aliadas à praticidade e inovação.

20º FITCataratas inicia visitação. Expectativa é alavancar destinos e registrar avanços da tecnologia a serviço do turismo

0
Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu; Irapuan Cortes, Diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; Paulo Angeli, idealizador do FITCataratas; Leonaldo Paranhos, Secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos e Jin Petrycoski, Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu (Foto: DT)
Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu; Irapuan Cortes, Diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; Paulo Angeli, idealizador do FITCataratas; Leonaldo Paranhos, Secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos e Jin Petrycoski, Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu (Foto: DT)

Tradicional encontro profissional do turismo da tríplice fronteira, o Festival Internacional de Turismo Cataratas – FITCataratas, realizado desta quinta-feira (5) até amanhã (6), no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçú (PR), atrai as atenções do trade.

Por: Cecília Fazzini, do Diário do Turismo, em Foz

A visitação foi aberta com a presença de caravanas de representantes do trade do Paraná e de estados e países vizinhos, empresários e autoridades do turismo local. Com nova logomarca, “a meta é imprimir alegria e consagrar a diversidade do evento”, de acordo com o idealizador do festival, Paulo Angeli, idealizador do Festival.

Entusiasmo é o espírito que marca as duas décadas do FIT Cataratas. Em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, Angeli relembrou a saga da criação do evento há 20 anos, inicialmente, segundo ele, uma tentativa de criar em terra paranaense réplica do Festival de Turismo de Gramado – Festuris. Os desafios formam muitos, a começar pelo novo olhar que, conforme recordou, em 2007. O destino, que era restrito a compras, se reposicionou com atrativos como ecoturismo, natureza, lazer e sob medida para o descanso do viajante.

Angeli comemora o fato do destino, ano a ano, ter sido incorporado pela cidade e pelo Estado do Paraná. Se consolidou, conforme observa, num grande famtour e ponto de convergência do agente de viagem. O trade aderiu, definitivamente, os objetivos do Festival e seu formato. “O jeito de recepcionar aqueles que atuam na intermediação do turismo foi amplamente assimilado, fazendo com que, nos dias do evento, lotem os hotéis e contribuam para os serviços e atrativos de Foz”, considera o criador do FITCataratas.

Corte da fita do 20º. FITCataratas contou com a presença de autoridades dotrade
Corte da fita do 20º FITCataratas contou com a presença de autoridades do trade (Foto: DT)

Próxima edição do FITCataratas

A comemoração, em 2026, dos 110 anos da chegada de Santos Dumont, o pai da aviação, à localidade das Cataratas, promete levar os participantes do Festival das Cataratas às alturas na próxima edição. Angeli adiantou que todo o simbolismo que cerca a imagem do precursor da aviação e desbravador de Foz do Iguaçu estará presente no evento.

A tecnologia que marca presença na edição comemorativa dos 20 anos do FITCataratas tem caráter evolutivo. “A ideia é, com ajuda de ferramentas, a partir do próximo ano, implantar a gameficação, de forma que o visitante e seus hábitos sejam registrados com a ajuda de um QRCode e os dados capturados utilizados, estrategicamente, para nortear ações tanto da iniciativa privada quanto do setor público. A contrapartida para o visitante será uma série de pontuações e premiação.

Autoridades do turismo de Foz do Iguaçu e Paraná como um todo, participaram da coletiva de imprensa e assinalaram os progressos que estão sendo feitos na divulgação dos destinos. Entre as novidades, o órgão de promoção Viaje Paraná, estabelece a missão de propagar a diversidade do estado sulista em mercados nacionais e internacionais. A conectividade aérea é outro ponto que mobiliza as autoridades do turismo, com tratativas para que se retome a quantidade de voos, em particular para o aeroporto de Foz do Iguaçu.

Accor aposta em autoatendimento para agilizar check-in nos hotéis brasileiros

0
Accor otimiza check-in com totens de autoatendimento e lidera transformação na hotelaria brasileira - Foto: divulgação
Accor otimiza check-in com totens de autoatendimento e lidera transformação na hotelaria brasileira - Foto: divulgação

Líder global em hospitalidade, a Accor dá mais um passo rumo à modernização da experiência hoteleira com a implantação de totens de auto check-in. A tecnologia já está em funcionamento nas unidades ibis budget São Paulo Jardins e ibis budget São Paulo Frei Caneca, oferecendo aos hóspedes um processo de chegada mais rápido e prático. Com a novidade, o tempo médio de atendimento é reduzido em até 70% a 80%, otimizando a operação e elevando o conforto do cliente.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o sistema permite que o hóspede realize o check-in de forma autônoma em cerca de 90 segundos. Antes da chegada, o hóspede recebe um link para preencher seus dados, enviar documentos e realizar o reconhecimento facial. No hotel, basta confirmar as informações no totem, efetuar o pagamento se necessário, e gerar a chave eletrônica do quarto, que estará pronta para o hóspede acessar imediatamente. O processo é simples e pode ser finalizado rapidamente, sem a necessidade de interações demoradas.

Embora já utilizada em outros setores, a tecnologia de autoatendimento ainda é uma novidade na hotelaria – e tem a Accor como pioneira. “A implementação do totem de auto check-in é um avanço significativo para a Accor e para a hotelaria como um todo. Estamos sempre em busca de soluções que tragam mais praticidade e agilidade para nossos hóspedes, sem abrir mão da excelência no atendimento. Abrir o caminho no setor para essa tecnologia é muito importante para nós e acreditamos que a expansão desse projeto trará benefícios ainda maiores para nossos clientes, colaboradores e para a evolução da hotelaria como um todo” afirma Marcelo Salomão, SVP de Tecnologia Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

Tecnologia reduz filas, agiliza o atendimento e será expandida para mais unidades no Brasil e nas Américas - Foto: divulgação
Tecnologia reduz filas, agiliza o atendimento e será expandida para mais unidades no Brasil e nas Américas – Foto: divulgação

Desenvolvida em parceria com empresas especializadas em soluções tecnológicas TAG EXPRESS e GRUPO LINE, além do apoio dos parceiros homologados Fiserv, Assa Abloy e Onity, a plataforma de autoatendimento segue os mais altos padrões internacionais de segurança da informação. Todo o sistema foi projetado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), garantindo o tratamento seguro, ético e transparente dos dados pessoais dos hóspedes. O recurso de reconhecimento facial, utilizado exclusivamente para validar a identidade do cliente no momento do check-in, acrescenta uma camada extra de segurança à operação. As informações são armazenadas com segurança em ambiente em nuvem, assegurando alta integridade dos dados e total aderência às legislações vigentes.

Segundo Olivier Hick, COO Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy, a tecnologia também melhora a operação interna dos hotéis: “O sistema libera os colaboradores para oferecerem em um atendimento mais personalizado, focado nas necessidades do hóspede o que eleva a qualidade da experiência do cliente e torna a operação mais eficiente.” A gerente geral do ibis budget São Paulo Jardins, Amanda Amorim, confirma os resultados positivos: “A aceitação dos hóspedes tem sido excelente. Reduzimos significativamente as filas e conseguimos acomodar mais pessoas em menos tempo” conclui.

A Accor planeja a expansão dos totens de autoatendimento para outras unidades no país e, em médio prazo, para hotéis da rede em diferentes países das Américas. A longo prazo, a empresa pretende transformar o auto check-in em um novo padrão operacional, inclusive oferecendo a tecnologia para outros players do setor, consolidando sua liderança em inovação e eficiência na hospitalidade.

Saiba mais no site oficial da rede Accor.

Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025 premia mais de 30 empresas por suas práticas sustentáveis

0
Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025 premia mais de 30 empresas por suas práticas sustentáveis
Evento reuniu mais de 300 pessoas em São Paulo e premiou mais de 30 empresas que se destacaram em ações voltadas à preservação ambiental - Foto: divulgação

A noite de 3 de junho foi marcada por um importante avanço na pauta da sustentabilidade empresarial no Brasil. Realizado no Espaço Immensità, em São Paulo, o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025 reuniu mais de 300 convidados para celebrar e reconhecer mais de 30 empresas que se destacam por promover práticas ambientais inovadoras em seus respectivos setores. Em sua quarta edição, a premiação se firmou como uma das mais relevantes do país no reconhecimento de iniciativas sustentáveis.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com categorias que contemplaram desde startups e micro empresas até grandes corporações, ONGs, instituições de ensino e clubes de serviço, o prêmio reflete o crescimento da consciência ambiental em diferentes segmentos da economia. Ao longo dos últimos quatro anos, mais de 600 organizações já inscreveram suas iniciativas, reforçando o papel estratégico que a sustentabilidade passou a exercer na gestão empresarial.

Além da cerimônia de entrega dos troféus, a programação do evento se estende ao dia 4 de junho com o Seminário “Brasil: desenvolvimento sustentável na prática”, que contará com a presença de especialistas e lideranças de diversos setores para debater soluções ambientais e apresentar cases de sucesso. A jornada se encerra com o lançamento do livro “O Planeta é nosso: cuidemos dele”, que convida o leitor a refletir sobre o papel de cada cidadão, empresa e instituição na construção de um futuro mais equilibrado.

Idealizador do prêmio, e uma das principais lideranças do evento, o empresário Dr. Claudio Moyses celebrou o avanço da iniciativa e reforçou seu propósito: “A cada edição, percebemos que mais empresas estão despertando para a responsabilidade ambiental não como um custo, mas como uma oportunidade de gerar valor duradouro. O Prêmio Consciência Ambiental / Immensità é um chamado à ação. Nosso objetivo vai além do reconhecimento: queremos fomentar uma cultura de transformação real. Essa é uma missão que carrego como indivíduo e que o Espaço Immensità abraça como instituição – contribuir para um mundo mais justo, equilibrado e saudável para todos.”

O evento também teve o apoio do Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel, hotel que abriga o Espaço Immensità e compartilha da mesma visão sobre ESG. “O setor de hospitalidade tem um papel fundamental na transição para uma economia mais verde e responsável”, afirma André Bekerman, diretor geral da Trul Hotéis, administradora do empreendimento. “Estamos orgulhosos em apoiar mais uma edição desse prêmio tão relevante.”

 

Confira os vencedores das nove categorias do Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025:

Startups

  1.  Lista Green Portal Conteúdo
  2. Artifix Construções Sustentáveis
  3. Startup Niltex

Microempresas – Internas

  1. Cláudia Roberta Schimendes Ilcoski
  2.  Linus Gestão de Condomínios
  3.  Global Marcas e Patentes

Microempresas – Externas

  1. Nova Era Soluções Ambientais
  2. Nova Era Soluções Ambientais
  3. Salius Transporte de Resíduo

Pequenas e Médias Empresas

  1.  Dani Embalagens Plásticas
  2. WHG GTR Adm Hoteleira / Palmeira Ambiental
  3. DAGAZ Viagens e Turismo

Empresas de Serviço

  1. Guimarães e Silva Consultoria
  2. Karatis Assessoria Ambiental e Educacional
  3. M Cradoso Empreendimentos Artísticos

Grandes Empresas – Externas

  1.  Cia de Saneamento Tocantins
  2. LOGA Logística Ambiental de SP
  3. AMBIPAR Environmental Machines / Sementes Produtiva

Grandes Empresas – Internas

  1.  Cia de Saneamento Tocantins / Sementes Produtiva
  2. Center Norte S/A / CEF
  3.  Hyundai Motor Brasil / CJ do Brasil

Filantropia, Ensino e ONGs

  1.  Associação Espaço Urbano / Fund. Espírito Santense de Tecnologia
  2.  Fundação Antônio Prudente / Alfazendo Brasil RJ
  3.  UNESP (Eng. de Guaratinguetá) / AARH Hospital São Julião

Clubes de Serviço

  1. RC Tupã/SP
  2. RC Seberi/RS / RC Passos/MG
  3. RC Teófilo Otoni/MG

O Prêmio Consciência Ambiental – Immensità segue em constante evolução e promete novas edições ainda mais impactantes, ampliando sua missão de inspirar o setor produtivo a agir em prol da sustentabilidade – não apenas como um diferencial, mas como um imperativo ético e estratégico.