domingo, abril 20, 2025
Início Site Página 21

Avianca e TAP Air Portugal inauguram sala VIP no Aeroporto de Miami; veja fotos

0

Com o compromisso de oferecer experiências de alto nível aos seus passageiros frequentes e aos membros das companhias aéreas parceiras da Star Alliance, a Avianca, em parceria com a TAP Air Portugal, inaugurou sua nova sala VIP no Aeroporto Internacional de Miami. Esta é a 11ª sala VIP da companhia no mundo.

“Na Avianca, continuamos elevando a experiência de viagem dos nossos passageiros. Esta nova sala vip é só o começo: em 2025, inauguraremos duas novas salas, lançaremos novas rotas em Business Class Américas e apresentaremos experiências renovadas em Insigna. Com este investimento, estamos reforçando nosso foco no conforto, conveniência e serviço excepcional, assegurando que os viajantes desfrutem de uma experiência inesquecível durante a viagem, por meio de um dos nossos mercados mais importantes como Miami”, assegurou Frederico Pedreira, CEO de Avianca.

Este novo espaço se soma às 11 salas VIP da Avianca e às mais de 1.100 da Star Alliance, disponíveis para os parceiros elite de LifeMiles. - Foto: divulgação Avianca
Este novo espaço se soma às 11 salas VIP da Avianca e às mais de 1.100 da Star Alliance, disponíveis para os parceiros elite de LifeMiles. – Foto: divulgação Avianca

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o investimento no Miami Lounge reforça a estratégia da Avianca de aprofundar sua conexão com o mercado norte-americano, particularmente em Miami, que serve como ponto estratégico para os viajantes que se dirigem à América Latina.

“Parabéns aos nossos parceiros de longa data na Avianca e TAP Air Portugal pela grande abertura da sua nova sala VIP”, disse a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava. “Este novo serviço premium é outro grande passo na modernização de todo o aeroporto MIA, que tem o objetivo de melhorar a experiência de viagem, atrair visitantes de todo o mundo e fortalecer a posição de Miami como porta de entrada internacional de primeiro nível”.

Espera-se que esta sala receba mais de 16.500 passageiros em 2025, levando em conta as 249 frequências semanais que opera a Avianca em 36 rotas de e para os Estados Unidos.

“Miami agora é o lar da primeira sala VIP da TAP fora de Portugal, e seu objetivo é trazer um pouco de Portugal para a vida em Miami”, disse Sofia Lufinha, Diretora de Atendimento ao Cliente da TAP. “Aqui com todas as comodidades de uma nova sala VIP de classe executiva, nossos clientes também podem desfrutar de suas comidas e bebidas favoritas, incluindo queijos e bolos, como os pastéis de nata, vinho tinto português, vinho verde e vinho do Porto. Tudo isso faz parte do compromisso da TAP de oferecer a experiência de viagem mais cômoda para nossos passageiros”.

Com o propósito de continuar entregando experiências de primeira classe aos viajantes, a Avianca em conjunto com a TAP Air Portugal abre as portas de sua sala VIP no Aeroporto Internacional de Miami, tornando-se a sala número 11 da Avianca no mundo - Foto: divulgação
Com o propósito de continuar entregando experiências de primeira classe aos viajantes, a Avianca em conjunto com a TAP Air Portugal abre as portas de sua sala VIP no Aeroporto Internacional de Miami, tornando-se a sala número 11 da Avianca no mundo – Foto: divulgação

Sobre a experiência da Sala VIP da Avianca e TAP Air Portugal

Projetada para oferecer uma experiência excepcional, a sala de 6.559 metros quadrados é chamada para se tornar o local de referência para os passageiros que buscam conforto e conveniência ao viajar pelo Aeroporto Internacional de Miami. Localizada no Corredor J, perto do Portão J6, a sala tem capacidade para 337 passageiros e 158 assentos. Combinando um design contemporâneo com um amplo espaço, conta com áreas tranquilas, áreas de negócios e espaços familiares, garantindo um ambiente acolhedor para todos os viajantes.

A sala VIP oferece uma ampla gama de opções de comida e bebida, com cafés da manhã, almoços e jantares durante todo o dia. O menu inclui pratos frios e quentes, pastelaria como pastéis de nata portuguesa, sanduíches, sopas, saladas e diversos queijos, frutas e pães.

Com uma área de 6.559 metros quadrados, a sala está localizada no Corredor J, perto do Portão J6 e conta com uma capacidade para mais de 300 passageiros - Foto: divulgação
Com uma área de 6.559 metros quadrados, a sala está localizada no Corredor J, perto do Portão J6 e conta com uma capacidade para mais de 300 passageiros – Foto: divulgação

Por outro lado, os membros LifeMiles podem resgatar milhas por passagens com a Avianca, que voa para mais de 75 destinos em 26 países por meio da Star Alliance, a maior rede de companhias aéreas do mundo e desta forma acessar mais de 1.400 destinos em todo o mundo.

A sala Vip de Miami está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana e disponível para passageiros da classe executiva que voam com Avianca e a TAP Air Portugal, assim como para viajantes de parceiros selecionados da Star Alliance. Para mais informações sobre as salas VIP da Avianca, por favor clique aqui.

Pernambuco amplia conectividade aérea com voo direto para Madrid

O Governo de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (25) a ampliação da malha aérea internacional com a criação de um novo voo direto entre Recife e Madrid, operado pela companhia aérea Iberia. A novidade marca o retorno da empresa à região Nordeste após 15 anos, utilizando a aeronave Airbus A321XLR, com capacidade para 348 passageiros.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a operação resulta de uma parceria entre a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a concessionária aeroportuária Aena. O voo inaugural está previsto para 13 de dezembro de 2025, com três frequências semanais — às segundas, quartas e sábados. A partir de 9 de fevereiro de 2026, a rota passa a contar com quatro frequências e, a partir de 16 de fevereiro, serão cinco voos semanais, acrescentando as sextas-feiras.

“Nossa gestão tem atuado de forma estratégica para ampliar a conectividade e criar novas oportunidades de turismo e negócios em Pernambuco”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

voo Recife-Madrid
O voo inaugural está previsto para 13 de dezembro de 2025, com três frequências semanais — às segundas, quartas e sábados (Divulgação)

Porta de Entrada

Com a nova operação, o Aeroporto Internacional do Recife consolida sua posição como principal porta de entrada para turistas internacionais no Nordeste. De acordo com comunicado enviado ao DT, a parceria entre Empetur e Embratur foi firmada durante a Routes Americas 2025, principal feira internacional de aviação, realizada no início deste ano.

Para María Jesús López Solás, diretora da Iberia, o Brasil representa um mercado com grande potencial. “Com a incorporação dos novos A321XLR, podemos explorar novas rotas do outro lado do Atlântico e adaptar a oferta à demanda”, afirmou.

A expectativa é que a ampliação da malha aérea impulsione o turismo de lazer e negócios na região, fortalecendo a posição de Pernambuco como um dos principais polos de conexão internacional do Brasil. Atualmente, além de Madrid, Recife já possui voos diretos para Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile), Lisboa e Porto (Portugal).

LEIA TAMBÉM:

Maracatu Rural em Nazaré da Mata (PE): uma resistência que atravessa gerações

O Galo da Madrugada

Taxas turísticas na Europa e Ásia desafiam viagens corporativas

Cidades da Europa e da Ásia estão intensificando a cobrança de taxas turísticas como forma de conter o turismo excessivo e preservar o patrimônio cultural. A medida, que vem ganhando força desde a retomada global pós-pandemia, afeta diretamente o planejamento de viagens corporativas, exigindo estratégias mais robustas por parte das empresas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, Londres é a mais recente capital a considerar a implementação de uma taxa de 5% sobre hospedagens, com previsão de arrecadar 240 milhões de libras por ano para revitalização urbana e fortalecimento da infraestrutura turística. A proposta segue o exemplo de metrópoles como Barcelona, Berlim, Paris, Veneza e Amsterdã, que já aplicam tarifas variáveis para visitantes.

Na Ásia, o destaque é o Butão, que cobra US$ 100 por dia de cada turista, incluindo hospedagem, guia local e transporte. O modelo busca manter o turismo sustentável e direcionar recursos para áreas como saúde e educação. Mesmo com o valor elevado, o país arrecadou US$ 26 milhões em 2023, comprovando que a exclusividade permanece atrativa para muitos viajantes.

De acordo com comunicado enviado ao DT, a R3 Viagens, agência especializada em turismo corporativo, destaca que essas mudanças exigem um planejamento ainda mais estratégico para manter a previsibilidade de custos e garantir operações eficientes.

Essas alterações são um ponto de atenção crucial para empresas que investem em viagens internacionais. Nosso papel é oferecer inteligência de dados e suporte completo para evitar surpresas em destinos cada vez mais regulados”, afirma Wilson Silva, diretor de marketing e tecnologia da R3 Viagens.

Na Europa, o impacto é significativo. Barcelona pode cobrar até 7,50 euros por noite, enquanto Amsterdã planeja elevar o imposto para 12,5% sobre a diária em 2025. Em Berlim, aplica-se uma taxa de 7,5% sobre hospedagem, e na ilha de Maiorca, a tarifa pode subir de 4 para 6 euros na alta temporada.

Na nota, a R3 Viagens reforça que o papel do gestor de viagens tornou-se fundamental para lidar com a complexidade dos custos e regulamentações. A empresa oferece suporte completo, desde o planejamento financeiro até o controle de despesas e orientações jurídicas, garantindo segurança e eficiência nas viagens corporativas.

“Nossa atuação vai além da emissão de passagens. Oferecemos soluções personalizadas para garantir que as empresas mantenham sua competitividade, mesmo em um cenário cada vez mais regulado”, completa Wilson Silva.

Mais informações: www.r3viagens.com.br

Festival Hachimitsu Matsuri celebra abelhas e mel no Ibirapuera

De 10 a 13 de abril, o Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, realiza a 4ª edição do Hachimitsu Matsuri, um festival dedicado às abelhas e ao mel.

O evento é promovido em parceria com o projeto Coleção Abelhas e contará com uma programação diversificada, incluindo bazar, palestras, workshops, exposição fotográfica e atividades interativas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o festival cresceu significativamente e, nesta edição, contará com 17 bazaristas e mais de 10 palestras e workshops. Além disso, haverá atividades inéditas, como flash tattoo e live painting, além do II Concurso de Fotografia, que premiará os melhores registros nas categorias Meliponini (abelhas sem ferrão), Euglossini (abelhas das orquídeas) e semi sociais, com uma câmera Instax para os vencedores.

O interesse pelas abelhas vem crescendo muito. Um evento dedicado à sua conservação é essencial para conscientizar o público. Só protegemos aquilo que conhecemos”, afirma Flávio Yamamoto, coordenador do festival.

O público poderá conferir expositores de marcas renomadas, como Puhuk, Abelha Nativa, Apiário Tio Rozalvo, Arte Koguei, Melissoterapia e Polinizador de Afetos, entre outras. A Na Na Ya Patisserie e a Mori Chazeria também trarão opções gastronômicas especiais com pratos e bebidas à base de mel.

De acordo com comunicado enviado ao DT, o festival receberá o chef Alex Atala, defensor da preservação das abelhas nativas, para compartilhar sua visão sobre a importância da conservação ambiental. O Brasil possui mais de 300 espécies de abelhas nativas, que produzem um mel de sabor único e bastante valorizado, embora em menor quantidade.

“Cerca de 70% da alimentação humana depende da polinização das abelhas. É fundamental falar sobre a diversidade dessas espécies e sua preservação”, reforça Flávio.

O evento também promoverá atividades educativas para crianças, como a oficina infantil sobre abelhas sem ferrão, e palestras sobre temas como a diversidade dos méis brasileiros e jardins agroflorestais.


Serviço:
4º Hachimitsu Matsuri
📅 De 10 a 13 de abril
📍 Pavilhão Japonês – Parque do Ibirapuera (Portão 10)
⏰ Quinta-feira: 10h às 17h (entrada gratuita)
⏰ Sexta, sábado e domingo: 10h às 17h (inteira R$ 15 / meia R$ 7)
🔗 Mais informações: www.bunkyo.org.br
📷 Instagram: @pavilhao_japones

LEIA TAMBÉM:

Cerejeiras com Guia Brasileiro: Uma Viagem incrí­vel pelo Japão

Profissionais da saúde têm entrada gratuita no Hopi Hari em abril

O Parque Temático Hopi Hari preparou uma homenagem especial para aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado do próximo. Durante o período de 4 a 28 de abril de 2025, profissionais da área da saúde poderão garantir um passaporte cortesia para vivenciar toda a magia e adrenalina do País Mais Divertido do Mundo.

A ação promocional contempla diversas profissões conforme elencado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Para garantir o benefício, basta acessar o site hopihari.hopihari.com.br/profissionaldasaude, realizar o cadastro e agendar a visita dentro do período promocional.

No dia escolhido, o profissional deverá comparecer ao Balconi di Cidadanis, ao lado das catracas do parque, e apresentar sua carteira de identidade profissional emitida pela entidade de classe correspondente.

Os participantes poderão desfrutar de atrações emocionantes, espetáculos e uma programação especial, em um ambiente que combina aventura e diversão para todas as idades. Vale lembrar que o passaporte cortesia é individual e intransferível, não incluindo despesas com transporte, alimentação, estacionamento ou atrações pagas à parte.

A ação promocional contempla diversas profissões conforme elencado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) - Foto: divulgação
A ação promocional contempla diversas profissões conforme elencado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) – Foto: divulgação

Serviço

  • O quê: Mês do Profissional da Saúde no Hopi Hari
  • Quando: De 4 a 28 de abril de 2025
  • Onde: Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, Vinhedo/SP
  • Como participar: Cadastro e agendamento obrigatórios no site hopihari.hopihari.com.br/profissionaldesaude
  • Mais informações: www.hopihari.com.br | fale@hopiharicorp.com.br | (11) 4290-0333

Sobre o Hopi Hari

Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, uma área duas vezes maior que o Estado do Vaticano, o parque é um dos maiores da América Latina. São mais de 40 atrações para toda família, incluindo a Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Rio Bravo, um passeio refrescante por corredeiras com mais de 600 metros.
Conhecido como “O País Mais Divertido do Mundo”, o Hopi Hari possui 5 regiões temáticas: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba.

O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo, recebendo visitantes de mais de 250 municípios de todo o Brasil.

Otaviano Maroja: referência na hotelaria de Porto de Galinhas e brasileira

0

 Otaviano Maroja é um empresário de destaque à frente dos hotéis Solar Porto de Galinhas e Vivá Porto de Galinhas Resort e integra a revista Paysage de abril como um dos 20 Hoteleiros que Constroem a Hotelaria Brasileira.

Com trajetória iniciada ainda na juventude, Maroja consolidou seu nome no setor ao transformar Porto de Galinhas em um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Além de empresário visionário, ele também preside o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, atuando ativamente na promoção e fortalecimento da região. Sua trajetória será um dos destaques da revista digital Paysage Entrevista, com lançamento previsto para abril.

Otaviano Maroja à frente dos empreendimentos Solar e Vivá

Os hotéis Solar e Vivá Porto de Galinhas têm em comum o compromisso com a qualidade, conforto e experiências inesquecíveis para os hóspedes. Localizados à beira-mar, os resorts oferecem serviços diferenciados, como gastronomia refinada, recreação e infraestrutura completa para toda a família. Maroja destaca que o grande diferencial está no atendimento acolhedor e na valorização da experiência do turista, promovendo momentos de lazer e descanso em um dos cenários mais paradisíacos do Brasil.

Desenvolvimento econômico e transformação social

Além do sucesso empresarial, Otaviano Maroja enxerga o impacto social do turismo em Porto de Galinhas como parte fundamental de seu legado. Antes, a economia local era baseada na agricultura canavieira, mas com o crescimento do turismo, a população passou a ter oportunidades de emprego estáveis e melhor qualidade de vida. Para novos profissionais da hotelaria, Maroja aconselha visão de longo prazo e investimento constante em qualidade e cooperação com o trade turístico.

Confira em abril na revista Paysage Entrevista mais detalhes da história de Otaviano Maroja.

Hoteleiros que integram a revista Paysage Entrevista de Abril:

João Francisco Rodrigues: a visão inovadora por trás do Mavsa Resort

Antonio Dias, do Royal Palm Hotels & Resorts, é um dos 20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira

Sérgio Souza: liderança e gestão de pessoas como pilar da hotelaria

Flytour expande presença no Sudeste com nova franquia no Rio de Janeiro

A Flytour, referência no segmento de viagens corporativas no Brasil, reforça sua presença na região Sudeste com a inauguração de uma nova unidade no Rio de Janeiro. A expansão, liderada pelos franqueados André Lima e Denis Abreu, visa fortalecer a atuação da marca na capital fluminense, consolidando seu crescimento estratégico no setor.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, recentemente, a dupla inaugurou unidades em Salvador e em Fortaleza e além da capital carioca, a previsão é de fazer novas aberturas ainda esse semestre em São Paulo (SP) e Recife (PE). O objetivo é seguir consolidando a Flytour como referência no setor de turismo e viagens corporativas.

“Com a inauguração desta nova unidade no Rio de Janeiro, seguimos focados no segmento corporativo, mas agora também ampliamos nossa atuação para atender com excelência às demandas de viagens a lazer. Esse é um passo estratégico que reflete nosso compromisso em oferecer soluções completas e personalizadas para nossos clientes”, afirma Denis.

A expansão não se limita apenas à abertura de novas unidades. A franquia também está investindo no fortalecimento de sua equipe, abrindo mais oportunidades no mercado para especialistas no segmento.

Esse crescimento é acompanhado por iniciativas como recrutamento local e o estabelecimento de novas parcerias estratégicas, que incluem grandes contas corporativas, fortalecendo ainda mais o posicionamento da Flytour como líder no setor.

“Nosso foco estratégico são as capitais. Atuamos intensamente nesses mercados, oferecendo soluções tecnológicas e humanizadas para implementar a melhor gestão de viagens corporativas a cada cliente prospectado”, completa André.

Com uma abordagem focada em agilidade e inovação, a empresa segue se consolidando, ampliando sua presença em regiões estratégicas para o turismo no Brasil. Saiba mais no site oficial da Flytour.

SAHIC 2025: Fórum hoteleiro reúne líderes da América Latina e Caribe no Rio

SAHIC 2025 destaca tecnologia e estratégias de crescimento no setor hoteleiro com a presença de autoridades e empresários.

O Rio de Janeiro se torna o epicentro da indústria hoteleira latino-americana com o início da 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum – Latin America and The Caribbean. O evento, que acontece no Hotel Fairmont, reúne grandes nomes da hotelaria, governos e investidores da América Latina e Caribe.

Na manhã de hoje (24), a abertura contou com a participação de autoridades locais, como o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e o secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, Carlos Henrique Menezes Sobral, representando o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Arturo García Rosa, CEO e presidente do SAHIC Group, enfatizou a relevância da volta do evento ao Brasil e destacou o impacto da tecnologia na hotelaria moderna. Em um momento inovador, hologramas de J. Willard Marriott e Gérard Pélisson, fundadores da Marriott e da Accor, respectivamente, trouxeram mensagens inspiradoras, conectando o passado ao futuro da indústria.

Estratégias e crescimento da indústria hoteleira

Com mais de 70 palestras e painéis, além de áreas de exposição e ativações de marcas, o SAHIC 2025 é palco de discussões estratégicas sobre os rumos do setor após a pandemia. O prefeito Eduardo Paes destacou o crescimento do turismo na cidade e a retomada aos patamares pré-pandemia. “Estamos de braços abertos e atentos às oportunidades de investimentos no turismo”, afirmou.

O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou o bom desempenho do setor no último ano, com 1,5 milhão de turistas recebidos e a crescente demanda por novos hotéis no estado. Já o secretário Carlos Henrique Menezes Sobral incentivou os investidores a apostarem no Brasil, que registrou mais de 90 milhões de viagens nacionais em 2024.

Sahic
Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group | (Crédito: Comunicação/SAHIC)

Painéis com líderes do mercado hoteleiro

Empresários de grandes redes hoteleiras participaram de painéis sobre o presente e o futuro da indústria. Abel Castro, da Accor, abordou as três fases de atuação da empresa no Brasil: investimento inicial em hotéis, administração e, por fim, o modelo de franquias.

Maria Carolina Pinheiro, da Wyndham Hotels & Resorts, reforçou a importância estratégica do Brasil, destacando os 45 contratos assinados em 2024, que somam 9,3 mil novos quartos. Já Cristiano Gonçalvez, da Hyatt, anunciou a expansão com foco na conversão de hotéis midscale, enquanto Richard Rehwaldt, da BWH Hotels, enfatizou a adaptação administrativa para consolidar o crescimento no mercado brasileiro.

Por sua vez, Andres Fajardo, da GHL Hoteles, destacou o diferencial da companhia por ser multimarca e ter capacidade de escala para crescer ainda mais na América Latina.

Patrocínios e apoios estratégicos

O SAHIC conta com um sólido grupo de patrocinadores e apoiadores, incluindo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), TurisRio, Prefeitura do Rio de Janeiro, Invest Rio, Accor, Hyatt, Wyndham, Marriott, BWH Hotels, entre outros.

O evento segue até terça-feira (25), oferecendo uma plataforma de networking e aprendizado para profissionais do setor, fortalecendo parcerias e promovendo debates sobre as tendências e inovações na hotelaria e no turismo.

GOL é eleita a melhor companhia aérea em ranking da ANAC

0

A GOL, reconhecida como a companhia aérea mais pontual do Brasil em 2024, alcançou a melhor posição no “Boletim de Monitoramento do Consumidor” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O levantamento apontou que a empresa registrou o menor índice de reclamações de consumidores no país ao longo do ano.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, pelos dados da plataforma, divulgado pela agência reguladora, a GOL vem reduzindo ano a ano o número de reclamações a cada 100 mil passageiros, saindo de 107,88 em 2022 para 76,94 em 2023 e chegando a 55,6 em 2024, o menor índice entre as principais companhias brasileiras.

Para atingir os resultados apresentados no relatório, a GOL realizou um esforço coordenado para que o atendimento tenha qualidade e seja resolutivo com soluções disponíveis dentro dos canais digitais da companhia.

Os índices ainda corroboram o reconhecimento obtido pela GOL em 2024 como a Companhia aérea mais pontual do Brasil e a segunda low cost mais pontual do mundo, prova do valor dado pela GOL ao tempo de seus Clientes.

“Os números deste Boletim são espelho da consistência da nossa operação e, consequentemente, da preferência e confiança do brasileiro em voar conosco. Estes dados confirmam que estamos no caminho certo e nos ajudam a buscar voos ainda mais altos, tendo sempre como foco atender da melhor forma as expectativas dos nossos Clientes”, disse Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da GOL.

Saiba mais sobre a GOL Linhas Aéreas no site oficial da companhia.

Ministério do Turismo anuncia novas iniciativas para beneficiar o público feminino

O Ministério do Turismo anunciou novas iniciativas para incentivar a participação feminina no setor. Agora, mulheres que viajam sozinhas terão 15% de desconto em hospedagens, graças a uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

Além disso, mães empreendedoras também ganharam um incentivo especial: condições diferenciadas para acessar recursos do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur). O benefício é destinado a empresárias individuais, microempreendedoras e negócios em sociedade limitada unipessoal, desde que formalizados até seis meses após o nascimento ou adoção de um filho.

Redação do DT

A iniciativa visa não apenas ampliar o turismo feminino no Brasil, mas também impulsionar a presença de mulheres no empreendedorismo do setor.

As ações voltadas à promoção da equidade de gênero foram anunciadas nesta terça-feira (18), pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. “Essas medidas vão ajudar o setor e dar mais oportunidade as mulheres que atuam na indústria do turismo, assim como, aquelas que desejam conhecer o Brasil em viagens solos, tendo mais esse estímulo com tarifas especiais na rede hoteleira nacional”, afirmou.

As novas iniciativas do Ministério do Turismo fazem parte do compromisso firmado com a ONU Mulheres, promovendo equidade de gênero e empoderamento feminino no setor. Além disso, elas se alinham à campanha “Brasil Sem Misoginia”, do governo federal, e fortalecem a Política Nacional de Turismo, ampliando o acesso a financiamentos para pequenos e médios empreendimentos turísticos.

Descontos Especiais em Hotéis

Uma das novidades é a tarifa promocional exclusiva para mulheres que viajam sozinhas. O desconto de 15% será aplicado nos hotéis da rede associada à ABIH que aderirem à campanha. O benefício se mantém válido mesmo em feriados e grandes eventos, estando sujeito à disponibilidade de estadia.

Confira aqui a lista de hotéis participantes.

O Protocolo de Intenções garante a aplicação da tarifa especial para viajantes solo no momento da reserva. A condição é válida por um ano para hospedagens na categoria “single” e pode ser solicitada diretamente nas centrais de atendimento dos hotéis participantes.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, destacou a importância da ação: “O turismo é um legado econômico e cultural que deixamos para as próximas gerações. Essas iniciativas reconhecem o papel das mulheres na sociedade e na economia, além de estimular o consumo de serviços turísticos e o empreendedorismo feminino”.

O Ministério do Turismo anunciou mudanças nas condições de financiamento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para mulheres que se tornaram mães recentemente. As novas regras ampliam os prazos de amortização e carência, tornando o crédito mais acessível e flexível para as beneficiárias.

Entre as principais alterações, estão:

  • Capital fixo: amortização ampliada de 240 para 246 meses, com carência estendida de 60 para 66 meses.

  • Financiamento de bens: prazo de amortização passa de 120 para 126 meses, enquanto a carência sobe de 48 para 54 meses.

  • Capital de giro isolado: amortização aumentada de 120 para 126 meses, com carência prorrogada de 24 para 30 meses.

A medida visa fortalecer o empreendedorismo feminino no setor, garantindo melhores condições para que mães conciliem os desafios da maternidade com o crescimento de seus negócios.

O Novo Fungetur, linha de crédito vinculada ao Ministério do Turismo, oferece financiamento de até R$ 15 milhões para empreendedores do setor. Com juros a partir de 5% ao ano, acrescidos do INPC, a modalidade permite até cinco anos de carência, proporcionando mais flexibilidade para os negócios turísticos.

Para ter acesso ao benefício, é necessário estar regularmente registrado no Cadastur, sistema que garante a legalidade da atuação no setor. O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo MEI. Já para outras atividades do setor, a inscrição é opcional.

A iniciativa busca fortalecer o setor turístico, garantindo acesso facilitado ao crédito para pequenos e médios empreendedores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Mtur