quinta-feira, julho 10, 2025
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Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025 premia mais de 30 empresas por suas práticas sustentáveis

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Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025 premia mais de 30 empresas por suas práticas sustentáveis
Evento reuniu mais de 300 pessoas em São Paulo e premiou mais de 30 empresas que se destacaram em ações voltadas à preservação ambiental - Foto: divulgação

A noite de 3 de junho foi marcada por um importante avanço na pauta da sustentabilidade empresarial no Brasil. Realizado no Espaço Immensità, em São Paulo, o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025 reuniu mais de 300 convidados para celebrar e reconhecer mais de 30 empresas que se destacam por promover práticas ambientais inovadoras em seus respectivos setores. Em sua quarta edição, a premiação se firmou como uma das mais relevantes do país no reconhecimento de iniciativas sustentáveis.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com categorias que contemplaram desde startups e micro empresas até grandes corporações, ONGs, instituições de ensino e clubes de serviço, o prêmio reflete o crescimento da consciência ambiental em diferentes segmentos da economia. Ao longo dos últimos quatro anos, mais de 600 organizações já inscreveram suas iniciativas, reforçando o papel estratégico que a sustentabilidade passou a exercer na gestão empresarial.

Além da cerimônia de entrega dos troféus, a programação do evento se estende ao dia 4 de junho com o Seminário “Brasil: desenvolvimento sustentável na prática”, que contará com a presença de especialistas e lideranças de diversos setores para debater soluções ambientais e apresentar cases de sucesso. A jornada se encerra com o lançamento do livro “O Planeta é nosso: cuidemos dele”, que convida o leitor a refletir sobre o papel de cada cidadão, empresa e instituição na construção de um futuro mais equilibrado.

Idealizador do prêmio, e uma das principais lideranças do evento, o empresário Dr. Claudio Moyses celebrou o avanço da iniciativa e reforçou seu propósito: “A cada edição, percebemos que mais empresas estão despertando para a responsabilidade ambiental não como um custo, mas como uma oportunidade de gerar valor duradouro. O Prêmio Consciência Ambiental / Immensità é um chamado à ação. Nosso objetivo vai além do reconhecimento: queremos fomentar uma cultura de transformação real. Essa é uma missão que carrego como indivíduo e que o Espaço Immensità abraça como instituição – contribuir para um mundo mais justo, equilibrado e saudável para todos.”

O evento também teve o apoio do Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel, hotel que abriga o Espaço Immensità e compartilha da mesma visão sobre ESG. “O setor de hospitalidade tem um papel fundamental na transição para uma economia mais verde e responsável”, afirma André Bekerman, diretor geral da Trul Hotéis, administradora do empreendimento. “Estamos orgulhosos em apoiar mais uma edição desse prêmio tão relevante.”

 

Confira os vencedores das nove categorias do Prêmio Consciência Ambiental / Immensità 2025:

Startups

  1.  Lista Green Portal Conteúdo
  2. Artifix Construções Sustentáveis
  3. Startup Niltex

Microempresas – Internas

  1. Cláudia Roberta Schimendes Ilcoski
  2.  Linus Gestão de Condomínios
  3.  Global Marcas e Patentes

Microempresas – Externas

  1. Nova Era Soluções Ambientais
  2. Nova Era Soluções Ambientais
  3. Salius Transporte de Resíduo

Pequenas e Médias Empresas

  1.  Dani Embalagens Plásticas
  2. WHG GTR Adm Hoteleira / Palmeira Ambiental
  3. DAGAZ Viagens e Turismo

Empresas de Serviço

  1. Guimarães e Silva Consultoria
  2. Karatis Assessoria Ambiental e Educacional
  3. M Cradoso Empreendimentos Artísticos

Grandes Empresas – Externas

  1.  Cia de Saneamento Tocantins
  2. LOGA Logística Ambiental de SP
  3. AMBIPAR Environmental Machines / Sementes Produtiva

Grandes Empresas – Internas

  1.  Cia de Saneamento Tocantins / Sementes Produtiva
  2. Center Norte S/A / CEF
  3.  Hyundai Motor Brasil / CJ do Brasil

Filantropia, Ensino e ONGs

  1.  Associação Espaço Urbano / Fund. Espírito Santense de Tecnologia
  2.  Fundação Antônio Prudente / Alfazendo Brasil RJ
  3.  UNESP (Eng. de Guaratinguetá) / AARH Hospital São Julião

Clubes de Serviço

  1. RC Tupã/SP
  2. RC Seberi/RS / RC Passos/MG
  3. RC Teófilo Otoni/MG

O Prêmio Consciência Ambiental – Immensità segue em constante evolução e promete novas edições ainda mais impactantes, ampliando sua missão de inspirar o setor produtivo a agir em prol da sustentabilidade – não apenas como um diferencial, mas como um imperativo ético e estratégico.

AquaFoz terá o segundo maior tanque oceânico do Brasil e promete transformar a experiência turística em Foz do Iguaçu

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Felipe Giublin, diretor de Engenharia e Novos Negócios do Grupo Cataratas; Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas; Zé Tubarino; Jurema Fernandes, consultora do AquaFoz; Rafael Franco, gerente técnico do AquaFoz; e Camila Martins, diretora de Marketing do Grupo Cataratas - Crédito: DT
Felipe Giublin, diretor de Engenharia e Novos Negócios do Grupo Cataratas; Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas; Zé Tubarino; Jurema Fernandes, consultora do AquaFoz; Rafael Franco, gerente técnico do AquaFoz; e Camila Martins, diretora de Marketing do Grupo Cataratas - Crédito: DT

Com mais de 2 milhões de litros de água, nova atração do Grupo Cataratas une turismo, educação e conservação ambiental. Obra será concluída em setembro de 2025.

Estivemos presentes na apresentação oficial do AquaFoz, novo atrativo turístico de Foz do Iguaçu, promovida pelo Grupo Cataratas — que também opera o AquaRio e o Parque Nacional do Iguaçu. A coletiva revelou detalhes emocionantes sobre o projeto, que ocupará 13 mil m² de área construída e abrigará 28 recintos com mais de 300 espécies de água doce e salgada.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

A principal estrela da atração será um tanque oceânico de 2 milhões de litros de água, o segundo maior do Brasil, equipado com painéis de acrílico de cinco metros de altura e 11 de largura, com 19 centímetros de espessura. A estrutura, vinda do Porto de São Francisco do Sul (SC), foi transportada por meio de uma complexa operação logística que mobilizou os maiores guindastes da região.

Durante a apresentação, o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, destacou que o projeto deverá estar fisicamente pronto em setembro de 2025. No entanto, a abertura ao público só ocorrerá após a avaliação e autorização do corpo técnico especializado, especialmente do biólogo responsável. Isso porque será necessário garantir que os peixes, tubarões e demais espécies estejam plenamente aclimatados ao novo ambiente e em condições ideais de bem-estar, sem sinais de estresse. “A saúde e o conforto dos animais estão no centro da nossa operação. Só abriremos quando houver segurança para eles e para o público”, frisou Morbis.

Estrutura acrílica importada da China, com mais de 13 toneladas, 19 cm de espessura, 5 metros de altura e 11 metros de largura – Crédito: DT

Investimento e estimativas

O Diário do Turismo questionou Pablo Morbis sobre os valores investidos até agora e a estimativa de visitantes no primeiro ano de funcionamento. O executivo revelou que o investimento já ultrapassa os R$ 140 milhões, e que o número de visitantes é difícil de prever com precisão. “Foz do Iguaçu já recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano, mas cada nova atração tem um tempo natural de maturação”, explicou.

Segundo ele, esse processo funciona como uma espécie de “escadinha”: primeiro, o atrativo precisa ser colocado na “prateleira”, apresentado ao mercado e aos operadores de turismo, para só então começar a fazer parte dos portfólios de venda e gerar retorno. “É um ciclo de confiança e descoberta, tanto para o trade quanto para o público final”, completou.

Uma jornada pelas águas: dos rios ao oceano

O percurso imersivo do AquaFoz levará o visitante por uma jornada que começa nos rios Iguaçu e Paraná, passa por ecossistemas amazônicos e termina no oceano. Ao longo dos 750 metros de circuito, distribuídos em três pavimentos, será possível vivenciar os diferentes habitats aquáticos e aprender sobre a importância da conservação desses ecossistemas.

Além do encantamento visual, o AquaFoz nasce com um compromisso sólido com a educação e a ciência. O projeto firmou parcerias com instituições como Itaipu Binacional, Fiocruz, UEPG, UNILA e UNIOESTE, promovendo pesquisas científicas, manejo de espécies, monitoramento de qualidade da água e a conservação de espécies ameaçadas.

Turismo com propósito

O Grupo Cataratas aposta no AquaFoz como um novo ícone do turismo sustentável no Brasil. A expectativa é de que o atrativo gere cerca de 400 empregos diretos e indiretos já no primeiro ano de operação, impulsione ainda mais o turismo na região e fortaleça a integração entre os diversos pontos turísticos de Foz do Iguaçu.

Com o sucesso do AquaRio, no Rio de Janeiro — que conta com mais de 4,5 milhões de litros de água e se tornou referência nacional em turismo, ciência e educação —, o grupo reafirma sua missão de conectar pessoas à natureza e promover impacto positivo com propósito claro: encantar, educar e conservar.

Diamantina recebe movimento que reposiciona o setor de seguros

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Diamantina recebe movimento que reposiciona o setor de seguros - Foto: divulgação
Diamantina recebe movimento que reposiciona o setor de seguros - Foto: divulgação

Entre os dias 6 e 8 de agosto de 2025, a cidade histórica de Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade, será palco de uma experiência única: o evento Corretor na Real, idealizado e produzido pelo SINCOR-MG (Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais), sob a liderança do presidente Gustavo Bentes.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, mais do que um encontro setorial, o Corretor na Real é uma jornada inédita no Brasil que propõe um novo olhar sobre a profissão do corretor de seguros.

Ao longo de oito meses de atividades, que incluem fóruns, encontros regionais, ações de aculturamento e mobilização com o poder público, o projeto vem reposicionando o corretor como protagonista de transformação social, promovendo não só capacitação técnica, mas também o fortalecimento do papel do seguro como ferramenta de desenvolvimento e proteção.

A imersão final em Diamantina reunirá entre 700 e 1.200 participantes, entre corretores, seguradoras, autoridades e a comunidade local, e ocupará 12 pontos turísticos icônicos da cidade, transformando ruas, praças e construções históricas em um grande palco de experiências formativas, culturais e comerciais. A cidade foi escolhida pela sua importância sócio-cultural não só para o Brasil mas para o mundo. “Um munícipio que é uma vitrine da importância das diversas formas de seguro para o patrimônio e comunidade”, afirma Gustavo Bentes.

A programação começa no dia 6 de agosto com a tradicional Vesperata, um espetáculo musical a céu aberto que celebra a cultura mineira. No dia 7, acontece o Circuito de Expositores, com saída às 9h da Praça do Mercado e visitas aos principais pontos históricos da cidade. À noite, o público se reúne novamente na praça para a experiência “Quemerse”. O encerramento, no dia 8, promete reunir os aprendizados e conexões dessa jornada.
O impacto do evento vai além da agenda oficial.

Estima-se uma movimentação de mais de mil diárias na hotelaria local e a injeção de cerca de R$ 1,5 milhão na economia de Diamantina, fortalecendo o comércio e os serviços da cidade. Mais importante ainda é o legado deixado pela implementação dos programas “Cidades Protegidas” e “Empresas Protegidas”, iniciativas que propõem uma nova abordagem na gestão de riscos, tanto no setor público quanto no privado.

“Corretor na Real é, acima de tudo, um movimento que conecta o profissional com suas raízes e com seu verdadeiro propósito: proteger pessoas, negócios, cidades e histórias. Uma iniciativa que mostra que o seguro não é apenas um produto, mas uma ponte para um futuro mais seguro, próspero e sustentável para todos”, finaliza Bentes.

Setur-SP promove roteiro turístico para agentes de viagem peruanos

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Setur-SP organizou famtrip com profissionais do Peru para divulgar atrativos paulistas
Setur-SP organizou famtrip com profissionais do Peru para divulgar atrativos paulistas (Foto: Divulgação)

De 28 de maio a 1º de junho, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) promoveu uma famtrip com profissionais peruanos do setor turístico. A ação teve como objetivo apresentar os principais atrativos e experiências que o estado oferece, visando ampliar a presença de turistas peruanos em destinos paulistas.

Ao todo, 14 profissionais — entre agentes de viagens, operadores e jornalistas especializados — participaram da viagem técnica, que percorreu cidades do litoral e da capital paulista.

Litoral paulista em destaque

A programação começou com a chegada do grupo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. De lá, seguiram para o Guarujá, onde se hospedaram no Ferrareto Hotel, próximo à praia de Pitangueiras, e jantaram no Jequitimar Guarujá Resort & Spa.

No dia seguinte, o grupo realizou visita técnica no Casa Grande Hotel Resort & Spa, tradicional cinco estrelas da praia da Enseada. À tarde, seguiu para Santos, com parada na Pinacoteca Benedito Calixto. A hospedagem ficou por conta do Ibis Budget Gonzaga, com jantar na Cantina di Lucca.

Experiências culturais e gastronômicas em Santos

Na sexta-feira (30), os participantes visitaram locais emblemáticos de Santos, como o Memorial das Conquistas e o Museu Pelé, além do Museu do Café — parte das Rotas do Café de SP. O passeio seguiu com bonde turístico, subida ao Monte Serrat e almoço no restaurante Paru, no Mercado de Peixes.

À noite, conheceram a Cervejaria Jurássica, que oferece rótulos artesanais produzidos na região.

Capital paulista fecha roteiro com experiências icônicas

No sábado (31), o grupo chegou à capital e visitou a Pinacoteca de São Paulo, a Pina Contemporânea e o Mercadão, onde degustaram o famoso sanduíche de mortadela e frutas brasileiras. Na sequência, visitaram o Zoo de São Paulo e jantaram no restaurante Esther Rooftop, com vista panorâmica da cidade.

Já no domingo (1º), após visita técnica ao Hotel Pestana São Paulo, os profissionais fizeram um tour guiado pela Vila Madalena, incluindo parada no Beco do Batman. Depois, almoçaram no Café Girondino, fundado em 1875, e encerraram o roteiro com visitas ao Sampa Sky e à Roda Rico, maior roda-gigante da América Latina. O retorno ao Peru aconteceu no fim do dia, com embarque no GRU Airport após descanso em lounge VIP.

Peru é mercado estratégico para SP

A escolha do Peru para a ação promocional não foi por acaso. Segundo a Embratur, o país foi o 4º maior emissor de turistas da América do Sul para São Paulo em 2024, com mais de 64 mil visitantes.

“É um mercado importante para São Paulo, pois temos voos diretos para Lima e um leque de atrativos que atendem a todos os perfis de turistas. O famtrip foi um sucesso e temos certeza de que trará muitos frutos para o turismo paulista”, destacou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado.

Peru e Brasil: parcerias e apoiadores

A famtrip foi organizada pela Setur-SP, com apoio da SMTUR, Prefeitura de Santos, Comité Descubra Brasil – Peru, InvestSP, Sky Airline, Visite São Paulo e Enjoy Experience. Também contribuíram empresas como o GRU Airport, Zoo SP, Roda Rico, Sampa Sky, Café Girondino, Cantina di Lucca, Pinacoteca, Ferrareto Hotel, Casa Grande Hotel, Paru, Esther Rooftop, Ibis Budget, Visite Santos e o Mercado Municipal de SP.

FIT Cataratas celebra 20 anos destacando o turismo como força da tríplice fronteira

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Como ocorre nos anos anteriores, abertura contou com inúmeros discursos (Credito: Barbara Cristina Sega - DT)

FIT Cataratas reúne 1.800 expositores e reforça o papel estratégico de Foz do Iguaçu no cenário turístico internacional

Por Cecília Fazzini, de Foz do Iguaçu- fotos: Bárbara Sega

A 20ª edição do FIT Cataratas – Festival Internacional de Turismo das Cataratas – foi aberta na noite desta quarta-feira (4), em Foz do Iguaçu, com clima de celebração e união. O evento, que aconteceu no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, consolida o potencial da tríplice fronteira como polo turístico de excelência e conta, segundo os organizadores, com a participação de 1.800 expositores.

Paulo Angeli, idealizador e CEO do FIT Cataratas, deu início à cerimônia saudando autoridades e representantes do trade regional e nacional. Durante a solenidade, foi apresentada a nova logomarca do Festival, que, segundo Angeli, une tradição e inovação: “O FIT nesse tempo atraiu mais participantes, mais destinos”, comemorou.

Paulo Angeli, o dono da ideia e idealizador do FIT Cataratas (Credito: Bárbara Sega – DT)
Festival Internacional das Cataratas
Como ocorre nos anos anteriores, abertura contou com inúmeros discursos (Credito: Barbara Cristina Sega – DT)
Autoridades municipais, estaduais e federais compuseram a mesa de abertura do FIT

Foz do Iguaçu em destaque: infraestrutura, integração e visão de futuro

O prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna, reforçou o papel da cidade como anfitriã acolhedora e segura. Destacou os investimentos em obras de infraestrutura urbana voltadas para o rio, aproveitando os recursos naturais com sabedoria. “Cada vez mais acolhedora e segura”, frisou.

Cerca de 800 pessoas participaram da solenidade de abertura no pavilhão de eventos do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention
Público ocupou totalmente o espaço de eventos do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention
Prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna

Preparo do empresariado

Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae Paraná, ressaltou o preparo do empresariado local, com foco em capacitação e gestão financeira. “Seguimos juntos construindo o turismo que queremos e criando condições para a sua evolução”, declarou.

Paulo Martins, vice-prefeito de Curitiba, e Heitor Kadri, diretor da ONU no Rio de Janeiro, destacaram a liderança de Angelis e o papel do FIT como elo de união entre ideias e experiências transformadoras.
Para o deputado estadual Matheus Vermelho, o evento é um motor de desenvolvimento econômico. “É o happy money, que beneficia quem produz e quem usufrui de produtos e serviços”, pontuou.

Diretor Superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioquetta

Declarações emblemáticas e uma ode ao turismo sustentável

Com seu conhecido estilo poético, Rafael Greca, secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, enalteceu a natureza exuberante do destino: “Erga-se a consciência dos players do turismo e da sociedade”, conclamou.

O secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, classificou o FIT como o “Oscar do turismo do Brasil”, enquanto o deputado federal Nelsi Conguetto Maria afirmou: “Foz do Iguaçu é a vedete do turismo brasileiro”.

Rafael Greca, secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável
Diretor geral da ONU no Brasil, Heitor Kadri
Deputado estadual do Paraná, Matheus Vermelho
Secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos

Entraves fiscais

Já o senador Jorge Seif criticou entraves fiscais e burocráticos que impactam negativamente o setor, como a suspensão do Perse e o retorno da exigência de vistos para turistas dos EUA, Canadá e Japão.

Ana Carla Lopes, do Ministério do Turismo, afirmou que “quem entra no rio sai diferente dele”, destacando a adesão de Foz à campanha nacional “Turismo que protege”, voltada à prevenção da exploração sexual infantil. Uma carta conjunta de apoio à iniciativa foi assinada durante o evento.

Secretária Executiva do Ministério do Turismo. É também Vice-Ministra do Turismo, Ana Carla Lopes
Diretor presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri
Vice Governador, Darci Piana
Jorge Seif, senador

Papel da hidrelétrica

Enio Verri, diretor brasileiro da Itaipu Binacional, reforçou o papel da hidrelétrica como propulsora do turismo e do desenvolvimento regional: “A Itaipu conta com uma diretoria de turismo, atividade que impulsiona a economia”.

Por fim, a ministra do Turismo do Paraguai, Ange Duarte de Melillo, e o vice-governador do Paraná, Darci Piana, enfatizaram a importância da cooperação trinacional e revelaram que o turismo paranaense cresceu 37%, com R$ 225 milhões investidos em infraestrutura e aeroportos.

O evento, que aconteceu no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, consolida o potencial da tríplice fronteira como polo turístico de excelência

 

*As jornalistas viajaram convidadas pelo FIT Cataratas 

LEIA TAMBÉM:

FIT Cataratas 20 anos: um marco de conexão continental no turismo da América Latina

Hotel das Cataratas é eleito o melhor do Brasil pelo guia La Liste 2025

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Fachada do Hotel das Cataratas
Fachada do Hotel das Cataratas (Foto: Divulgação)

O Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, localizado de frente para as belas paisagens das Cataratas do Iguaçu, foi classificado pelo prestigiado guia francês La Liste 2025 como o melhor do Brasil, consolidando sua posição como um destino de excelência para os viajantes mais exigentes.

O La Liste é uma das referências globais mais respeitadas que avalia e classifica os melhores restaurantes e hotéis ao redor do mundo. Seu rigoroso processo de seleção envolve a análise de uma ampla gama de critérios, incluindo qualidade gastronômica, serviço impecável, ambiente encantador e experiência global proporcionada aos hóspedes.

Situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu com a sua arquitetura histórica encantadora, o Hotel das Cataratas oferece aos hóspedes uma experiência inigualável. Com uma equipe dedicada que prioriza o serviço personalizado, instalações luxuosas e confortáveis e uma ampla variedade de atividades, o hotel continua a superar as expectativas dos visitantes.

Para ser considerado para a lista, os hotéis devem atender a requisitos excepcionais e cumprir um compromisso rigoroso com a excelência em todas as áreas. A conquista do primeiro lugar pelo Hotel das Cataratas reafirma a dedicação e cuidado de toda a equipe em proporcionar aos hóspedes uma estada excepcional e memorável, oferecendo momentos inesquecíveis.

“Me sinto muito honrada e privilegiada por trabalhar em um dos lugares mais belos do mundo e, principalmente, por fazer parte de uma equipe tão dedicada e compromissada a entregar o melhor para os nossos hóspedes e visitantes. O reconhecimento pelo La Liste é um presente para toda a equipe e seguiremos juntos trabalhando para proporcionar ainda mais experiências memoráveis por aqui”, comenta Renata Portes, gerente geral do Hotel das Cataratas.

Além disso, o icônico Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, também parte do grupo Belmond, conquistou a terceira posição do ranking no Brasil. Além de referência nacional, o Copa sustenta uma história de mais de 100 anos de tradição, sofisticação e excepcionalidade em serviços, instalações, gastronomia e experiências.

ESG na prática: projetos socioambientais na Saga Systems transformam vidas

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Saga Systems
Monica Barranco, dirige o setor de ESG na Saga Systems (credito: arquivo DT)

Com quatro anos de atuação na Saga Systems, Mônica Barranco não só atua no setor comercial da empresa, mas também tem se destacado pela liderança em projetos com foco em ESG (ambiental, social e governança). Em entrevista, ela compartilhou sua trajetória na empresa, sua atuação voluntária e a criação de um curso profissionalizante que tem mudado a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Como funcionam os projetos de governança socioambiental da Saga Systems?

Nos nossos projetos de governança socioambiental, para cada projeto de fechaduras vendido, nós plantamos uma árvore em nome do cliente. Calculamos a quantidade de CO₂ emitida desde a saída da nossa fábrica até a entrega do produto, e esse cálculo gira em torno de 0,8 a 0,9 árvore por unidade. Para compensar plantamos uma árvore.

O cliente recebe um certificado com QR Code para acompanhar o crescimento da árvore, desde o plantio até seu desenvolvimento. É um processo transparente e sustentável.

Saga Systems
Projeto Global Tree, em que a Saga Systems participa (Crédito: divulgação)

Há também uma frente social ligada a esse projeto, certo?

Sim! Na parte social, trabalhamos com a Fundação Lazzarini. Essa fundação oferece apoio nas áreas de alimentação, saúde e educação para crianças. A crianças entre 7 e 14 anos, são responsáveis pela produção das sementes, que gerarão as árvores de nossos clientes.

Essas crianças são justamente as responsáveis por cuidar das sementes que vão gerar as árvores dos nossos projetos. Ou seja, unimos a ação ambiental à inclusão social, fortalecendo o impacto positivo da iniciativa. O projeto é totalmente feito em Ribeirão Preto (SP) juntamente com a empresa Global Tree e a própria Fundação Lazzarini.

A empresa também desenvolve iniciativas voltadas à formação profissional?

Sim. Temos outro projeto social voltado à capacitação técnica: promovemos treinamentos em instalação física de fechaduras. Ele acontece semestralmente em parceria com a Fundação Anita Brisa, aqui em São Paulo.

Nossos próprios colaboradores participam, ministrando os cursos de forma voluntária. No fim do curso, o profissional que mais se destaca na avaliação do instrutor ganha um kit completo com todas as ferramentas e materiais necessários para iniciar seu trabalho como instalador profissional.

Pra você ter uma ideia, já vamos realizar o terceiro evento desse tipo. A primeira vencedora foi uma mulher, que hoje atua com instalação de fechaduras eletrônicas.

Saga Systems desenvolve projeto social voltado à capacitação técnica (reprodução de tela)
Colaboradores participam, ministrando os cursos de forma voluntária (reprodução de tela)
Saga Systems
No fim do curso, o profissional que mais se destaca na avaliação do instrutor ganha um kit completo com todas as ferramentas (reprodução de tela)

Como surgiu essa atuação voltada para ESG dentro da Saga?

Essa iniciativa começou há três anos. Com o tempo, percebemos que era possível conectar nossa atividade empresarial com ações que geram impacto social verdadeiro

Você comentou sobre um trabalho voluntário que realiza fora da empresa. Pode contar mais sobre isso?

Claro. Esse é um lado muito pessoal meu. Desde criança, sempre tive uma ligação com o voluntariado. Há 28 anos, fundei o restaurante Mix Mate, em São Paulo, com foco em aproveitamento integral dos alimentos. Minha mãe trabalhava comigo, mas infelizmente faleceu três anos depois. Em homenagem a ela, criei o Projeto Isolina de Sousa – Nada se joga fora – Tudo se Transforma.

Como esse trabalho voluntário se conectou com a Saga Systems?

Quando comecei a trabalhar com o Jessé, nosso diretor, levei a ele a ideia de criar algo para a comunidade. Ela já tinha uma ideia de criar um projeto para profissionalização de pessoas.Na época, já atuava como voluntária na Fundação Anita Briza, na Lapa, que atende moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade, daí propusemos em criar um curso profissionalizante por lá.

Desenhamos um curso de instalação de fechaduras, com foco em capacitar pessoas para o mercado de trabalho. A cada semestre, formamos uma turma. A Saga fornece todo o material: furadeiras, parafusos e uma maleta completa.

A ideia é ampliar esse projeto?

Com certeza. Nosso objetivo é formar ainda mais instaladores em São Paulo. Queremos deixar um legado e aumentar a oferta de mão de obra qualificada, mesmo que não venham a trabalhar diretamente com a Saga.

Quando será a próxima turma?

Dia 12 de julho. Quem quiser conhecer a Fundação Anita Briza, conversar com os alunos ou acompanhar de perto, será muito bem-vindo.

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Jessé Resende, presidente da Saga Systems, em sua saga de implantar fechaduras no mundo

Como funciona o seguro viagem na Argentina?

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Viajar para a Argentina tem sido uma das maiores experiências buscadas por brasileiros e turistas de várias nacionalidades, em função da rica cultura, das paisagens encantadoras e da proximidade geográfica com o Brasil. Porém, em 2025, novas regras de imigração foram estabelecidas para a entrada no território argentino, e a principal novidade é a obrigatoriedade do seguro viagem com cobertura de assistência médica. 

A medida, implementada com o objetivo de proteger não somente os turistas, mas também o sistema de saúde argentino, promete modificar o planejamento de viagens internacionais para o país. Conheça abaixo tudo sobre essa nova exigência e como ela impacta o viajante.

Novas Regras de Entrada na Argentina: Seguro Saúde Obrigatório

Desde o início de 2025, todos os turistas estrangeiros que desejam entrar na Argentina precisam apresentar comprovante de seguro internacional válido, com cobertura para despesas médico-hospitalares e, preferencialmente, para repatriação sanitária e funerária. 

A nova regulamentação surgiu após preocupações com a sustentabilidade do sistema público de saúde argentino, que vinha sendo sobrecarregado por atendimentos a estrangeiros não segurados, especialmente durante emergências sanitárias e picos de doenças infecciosas.

A obrigatoriedade do seguro viagem vale tanto para quem chega ao país por via aérea, terrestre ou marítima. No momento da imigração, autoridades argentinas podem exigir a apólice impressa ou digital, comprovando que o turista possui uma cobertura válida por todo o período da estadia, com um valor mínimo que pode variar de acordo com atualizações das normas. 

Viajantes sem o documento ou com seguro insuficiente podem ser impedidos de entrar no país ou ser obrigados a contratar uma cobertura já na fronteira, enfrentando valores mais elevados.

Além disso, o controle passou a ser mais rigoroso para evitar fraudes. Têm sido recomendadas apólices de companhias internacionais reconhecidas, com descrição clara dos limites de atendimento e idiomas aceitos (espanhol e inglês, preferencialmente). 

A checagem pode ocorrer tanto na entrada principal quanto em inspeções eventuais dentro do território argentino, garantindo respeito às regras e à saúde coletiva durante toda a permanência.

Por que a Argentina Exigiu um Seguro Viagem Obrigatório?

Um dos principais motivos para a obrigatoriedade foi a busca pela sustentabilidade financeira e operacional do sistema de saúde argentino. O país vem enfrentando aumento expressivo no fluxo de turistas, especialmente vindos de países vizinhos, que muitas vezes necessitavam de assistência médica gratuita em casos de acidentes, emergências, doenças sazonais e até cirurgias de urgência, sobrecarregando hospitais e estruturas públicas. O impacto foi evidenciado durante a pandemia, mas também nas temporadas subsequentes, com altos gastos públicos para cobrir despesas de atendimento a não residentes.

Outro fator relevante é o alinhamento com tendências internacionais. Destinos populares na Europa, Ásia e América do Norte já exigem, há anos, apólices de seguro saúde internacional para proteger tanto o sistema local quanto os próprios visitantes de imprevistos financeiros e operacionais.  

Por fim, a medida visa promover a conscientização sobre os riscos das viagens internacionais sem proteção médica. O seguro evita que turistas fiquem desamparados em situações críticas, além de facilitar a resolução de problemas sem acionar redes hospitalares públicas, muitas vezes já operando no limite de sua capacidade. Trata-se, portanto, de uma solução equilibrada que beneficia o país anfitrião e o viajante.

O Que Deve Conter o Seguro Viagem Obrigatório?

Recomenda-se que a apólice inclua também cobertura para repatriação médica (no caso de necessidade de transporte do viajante ao país de origem por motivos de saúde) e funerária. O valor mínimo de cobertura pode variar, então é essencial consultar a legislação atualizada ou as exigências da imigração no momento do embarque.

O seguro deve contemplar atendimento em redes privadas ou conveniadas, para garantir agilidade e padrões adequados de assistência. Ademais, é importante que o contrato esteja redigido em espanhol ou inglês — ou, ao menos, que as informações principais estejam traduzidas — para facilitar a conferência por parte das autoridades argentinas. Planos sem cobertura internacional válida, apólices básicas de seguro saúde nacional ou cartões do SUS, por exemplo, não são aceitos como comprovação.

Outro ponto essencial é que a apólice deve cobrir não apenas internações e consultas médicas, mas também medicamentos, emergências odontológicas e suporte em caso de acidentes. 

Existem planos específicos para turistas, que incluem inclusive assistência em viagem, suporte jurídico, cobertura de bagagem e até translado de familiares, ampliando o escopo de segurança do viajante no exterior.

Riscos de Viajar Sem Seguro e Consequências na Imigração

Tentar entrar na Argentina sem um seguro saúde válido pode resultar em sérios contratempos. O primeiro e mais imediato é o impedimento de ingresso no país, já que os agentes de imigração podem recusar a entrada de turistas sem a documentação exigida. Além disso, há o risco de ser forçado a contratar um seguro às pressas, diretamente na fronteira ou aeroporto, muitas vezes por preço elevado e cobertura limitada.

Mesmo que o turista consiga entrar, a ausência do seguro expõe a riscos financeiros e pessoais consideráveis. Atendimento em hospitais privados, exames, cirurgias e internações podem gerar despesas altíssimas, pagas diretamente pelo paciente. Se necessário repatriamento ou remoção sanitária, a conta pode ser ainda mais elevada, ocasionando dívidas e dificuldades adicionais.

Vale lembrar ainda que, em caso de emergência grave, a falta de seguro pode atrasar procedimentos médicos, já que hospitais privados costumam exigir garantias de pagamento. Sem a documentação apropriada, o viajante pode ficar sem atendimento ou enfrentar processos burocráticos demorados, colocando sua saúde e bem-estar em risco imediato.

Vantagens do Seguro Viagem para Além da Exigência Legal

Uma das principais vantagens do seguro viagem para Argentina é a tranquilidade durante todo o período no exterior: em caso de doença súbita, acidente ou qualquer emergência, o viajante recebe pronto atendimento, assistência em português e suporte especializado. Isso evita situações de vulnerabilidade e proporciona conveniência e agilidade no momento em que mais se precisa.

O seguro viagem também cobre outros tipos de imprevistos típicos em viagens internacionais, como extravio ou atraso de bagagem, perda de documentos, cancelamento de voos e até necessidades jurídicas ou odontológicas emergenciais. Muitas apólices incluem cobertura para esportes, gestantes, idosos ou portadores de doenças crônicas, tornando o seguro adaptável ao perfil e ao roteiro de cada viajante.

Outro benefício importante está no custo-benefício: geralmente, um seguro viagem de qualidade custa uma fração do valor gasto com saúde privada no exterior. Por um valor acessível, o turista tem acesso a uma central de atendimento 24 horas, rede de hospitais e clínicas conveniadas e evita despesas inesperadas que poderiam comprometer não só o orçamento da viagem, mas até o patrimônio familiar.

Como Contratar o Seguro Viagem Correto para a Argentina

Para contratar um seguro viagem adequado às regras argentinas, o recomendado é buscar por empresas especializadas, registradas na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e reconhecidas internacionalmente. Sites comparadores ajudam a cotejar os planos, coberturas e valores, permitindo a escolha da apólice com melhor custo-benefício e alinhada ao perfil do viajante.

Antes de fechar o contrato, verifique todos os detalhes: cobertura médica mínima exigida, validade abarcando todo o período da viagem, inclusão da repatriação médica e a possibilidade de extensão da vigência (em caso de imprevistos). Analise também os procedimentos de atendimento em caso de emergência, canais de contato e exclusões do contrato, para evitar surpresas desagradáveis.

Leve a apólice impressa e em formato digital, preferencialmente bilíngue (português e espanhol/inglês), para facilitar a checagem por agentes de imigração e médicos. Guarde os contatos da seguradora à mão e oriente-se sobre como proceder em caso de necessidade de atendimento no território argentino.

Bancorbrás Turismo lança pacotes especiais para o Dia dos Namorados

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Lugares frios para viajar no Brasil: 7 destinos perfeitos para curtir o inverno com charme e aconchego - Bancorbrás
Gramado (RS) - (Foto: Prefeitura de Gramado)

Para quem busca surpreender a pessoa amada no Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, a Bancorbrás Turismo lançou pacotes completos com roteiros especialmente pensados para casais. As opções incluem passagens aéreas (ida e volta), translado, jantar romântico, seguro viagem e hospedagem em excelentes hotéis, com condições especiais de parcelamento.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, um dos destinos oferecidos é Gramado, no Rio Grande do Sul, conhecida como a “Suíça da Serra Gaúcha” por sua arquitetura charmosa e o clima frio típico do inverno. Muito procurada pelos apaixonados, a cidade está entre as mais visitadas do país e encanta com paisagens deslumbrantes, chalés alpinos e uma ampla variedade de passeios, que agradam diferentes perfis de viajantes. Localizada a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre, Gramado também permite visitas a cidades vizinhas como Canela e Bento Gonçalves, que oferecem experiências culturais, gastronômicas e enoturísticas.

Outra opção para os enamorados é Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a cerca de 180 km de São Paulo. Com paisagens de tirar o fôlego, a cidade atrai milhares de visitantes durante o inverno por suas baixas temperaturas, festivais e pela beleza da florada das cerejeiras. Com charme europeu e clima acolhedor, é um dos principais destinos turísticos da estação.

Bancorbrás
Imagens com drone para o vídeos do festival. Data:11/06/2019. Local: São Paulo Foto: Governo do Estado de São Paulo

“Nada melhor do que presentear a pessoa amada com uma viagem. Além de novas experiências, o casal juntará inesquecíveis recordações”, explica Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo. “Elaboramos pacotes mais curtos, com apenas 4 noites, mas com uma programação exclusiva. Tanto o destino Gramado como Campos de Jordão podem ser parcelados pelos casais em até 12 vezes sem juros”, completa Pereira.

Os dois pacotes oferecem: Passagens ida/volta saindo de Brasília – voos LATAM; 1 volume de bagagem despachada (23kg); Translado privativo aeroporto/hotel/aeroporto; 4 noites hospedagem com café da manhã; Jantar romântico e seguro viagem

Para mais informações, basta acessar o site da Bancorbrás Turismo ou entrar em contato pelos telefones 3004 9912 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades). Saiba mais no site.

Grátis: Zoológico e Jardim Botânico de SP abrem portas no Dia do Meio Ambiente

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Zoológico de São Paulo (Créditos: Zoo SP)
Zoológico de São Paulo (Créditos: Zoo SP)

Nesta quinta-feira (5), o Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo terão entrada gratuita em uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A campanha, batizada de “Catraca Livre”, permite o acesso gratuito às áreas principais dos parques, como trilhas, espaços verdes e os ambientes dos animais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a iniciativa tem como propósito estimular a conscientização sobre a importância da conservação ambiental, conectando o público aos espaços de conservação mantidos pelos dois parques. Tanto o Zoológico quanto o Jardim Botânico exercem papel fundamental na proteção da fauna e da flora brasileiras, e a ação busca aproximar os visitantes das práticas de sustentabilidade, educação ambiental e respeito à biodiversidade.

Para quem já adquiriu ingresso antecipadamente para esta data, não haverá prejuízo: os bilhetes permanecem válidos e poderão ser utilizados em qualquer outro dia, no prazo de até 90 dias corridos a contar da data de compra.

A gratuidade vale exclusivamente para esta quinta-feira, 5 de junho, e a orientação é para que os visitantes cheguem cedo, pois a expectativa é de grande movimentação ao longo do dia.

O que os visitantes encontram no Zoológico e no Jardim Botânico de SP

No Zoológico de São Paulo, os visitantes podem observar de perto mais de dois mil animais de diferentes espécies. Entre os destaques estão mamíferos como uma família de chimpanzés, leões e o mais novo integrante do parque: um filhote de girafa. O local abriga ainda répteis, anfíbios e aves, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como a ararinha-azul e a arara-azul-de-lear, mantidas em ambientes que reproduzem seus habitats naturais.

Já no Jardim Botânico de São Paulo, o passeio inclui áreas de preservação da Mata Atlântica, como a Trilha da Nascente do Ipiranga, e um Meliponário, espaço dedicado a abrigar colônias de abelhas sem ferrão, nativas do Brasil. Um dos locais mais procurados pelos visitantes é o Jardim de Lineu, conhecido pelas estufas centenárias tombadas pelo patrimônio histórico e pela paisagem ideal para fotos e ensaios. O parque ainda abriga lagos, jardins temáticos e dois museus.

Durante a visita, há estrutura de apoio com serviço de fotografia, aluguel de carrinhos, estacionamento e alimentação. É permitido levar alimentos e bebidas, e há também opções de combo para visitar os parques em conjunto. Para quem utiliza transporte público, um ônibus exclusivo parte do Terminal Jabaquara com destino ao complexo.