O destino Porto Seguro, através de sua Secretaria de Turismo, amplia sua presença internacional ao estabelecer uma parceria estratégica com a Decolar, líder em tecnologia de viagens na América Latina. Na manhã desta quinta-feira (20/3), o secretário Guto Jones reuniu-se com Renata Bufarat, gerente executiva de Produtos em Destino da Decolar, para oficializar acordos que impulsionarão a visibilidade do destino no segmento B2C e promoverão ações de capacitação para agentes de viagens (B2B) por meio do HotelDO, marca B2B do Grupo Decolar.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a iniciativa, prevista para o próximo mês de abril, engloba uma abordagem multicanal, contemplando a promoção direta aos consumidores na Decolar no Brasil e na Despegar na Argentina, além de ativações nas lojas oficiais da empresa. Para o público corporativo (B2B), estão previstas rodadas de negócios e capacitações em todo o Mercosul e no Brasil, em parceria com a HotelDO, envolvendo iniciativas para fortalecer as vendas na baixa temporada e atrair um perfil variado de visitantes.
Segundo o secretário Guto Jones, a parceria reforça o posicionamento de Porto Seguro como destino competitivo e preparado para receber turistas de diferentes países da América do Sul. “Essas ações trarão resultados expressivos para o comércio local, injetando mais dinamismo na indústria turística e projetando ainda mais a imagem de Porto Seguro em mercados estratégicos, com prospecção para o período considerado baixa temporada em Porto Seguro”, ressalta.
“Estamos muito felizes em fortalecer nossa parceria com Porto Seguro, um destino tão relevante para o turismo. Com essa iniciativa, vamos ampliar a visibilidade da região, conectando-a a um público ainda maior”, diz Renata Bufarat, gerente executiva de Produtos em Destino da Decolar.
Nesta quarta-feira (26), em Olímpia, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Prefeitura de Olímpia, promove o 3º workshop presencial de formação profissional e empregabilidade no turismo. A iniciativa faz parte da Academia do Turismo SP, um programa de qualificação desenvolvido para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados no setor.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o workshop terá a participação de especialistas do meio acadêmico e empresarial para discutir tendências e desafios do setor, assim como as competências para o mercado de trabalho para um público formado por profissionais, estudantes e empreendedores. Olímpia recebe quatro milhões de turistas por ano, atraídos especialmente pelos parques aquáticos e museu da história e do folclore.
“O turismo se tornou um grande negócio para o município, que também sedia eventos e valoriza a sua cultura. Há uma grande demanda do setor turístico no local por mão de obra qualificada”, disse o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. O primeiro painel do workshop trata das habilidades exigidas pelo mercado e, o segundo, da empregabilidade no setor.
Na ocasião, o secretário Lucena também anuncia a realização de cursos presenciais gratuitos de qualificação para profissionais ligados ao turismo, ao lado do prefeito, Geninho Zuliani. Os cursos são uma resposta à demanda da região, e serão oferecidos pelo Centro Paula Souza, parceiro nas ações da Academia do Turismo SP, e realizados na prefeitura.
A estância turística de Olímpia foi o primeiro destino paulista a se tornar distrito turístico, há quase quatro anos, um marco para o desenvolvimento turístico da região das Águas Sertanejas. Conhecida como a Capital Nacional do Folclore, Olímpia recebe, por ano, cerca de quatro milhões de visitantes, um milhão a mais do que antes de se tornar distrito.
Sobre a Academia do Turismo
Maior programa de capacitação e formação no setor de turismo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de atender a demanda crescente do setor por profissionais qualificados. A meta é oferecer 100 mil vagas para a qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão, com cursos presenciais e online em 100 municípios, disponíveis até 2026. O programa Academia do Turismo abrange diversas frentes de qualificação, incluindo cursos rápidos de capacitação, incentivo à pós-graduação e mutirões de emprego, com o objetivo de tornar o setor mais inclusivo e repleto de oportunidades de crescimento profissional. O turismo é uma das forças da economia paulista, responsável por 9,6% do PIB estadual, atrás apenas da construção civil em termos de empregos gerados. O setor de turismo também emprega cerca de um milhão de trabalhadores com carteira assinada em São Paulo, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).
Em 2024, os golpes envolvendo a locação de imóveis por temporada registraram uma redução de 59% em comparação ao ano anterior, segundo um estudo de mercado da OLX. No período de janeiro a dezembro, foram identificados 3,2 mil casos de anúncios fraudulentos nessa categoria.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os estados com mais casos foram São Paulo (27,1%), Rio de Janeiro (14,7%), Bahia (11,6%), Paraíba (6,9%) e Santa Catarina (6,1%). Apesar da queda nas ocorrências pelo País, São Paulo apresentou aumento de 4,6 p.p. em comparação com 2023, assim como a Paraíba, com alta de 4,4 p.p., e o Rio de Janeiro, com crescimento de 2,9 p.p..
“A alta temporada acaba sendo o período favorito de quem deseja alugar um imóvel para curtir ou descansar, mas também para aqueles que aproveitam qualquer oportunidade para atrair as vítimas com anúncios fraudulentos. Um dos sinais de alerta para quem está na busca dos imóveis são os preços muito abaixo dos praticados no mercado. 85% dos anúncios falsos publicados pelos fraudadores costumam ter valores menores do que os praticados na região, sendo, em média, 33% mais baratos”, explica Camila Braga, gerente de produto da OLX.
Além dos valores, solicitações de negociação fora da plataforma oficial também merecem atenção, de acordo com a especialista. “É comum o golpista chamar o interessado para conversar em ambiente menos controlado, como aplicativos de mensagens ou e-mail, e convencer a fechar o aluguel. Porém, ou os imóveis não existem, ou pertencem a pessoas que não estão alugando. Muitas vezes, as vítimas pagam e só descobrem o golpe quando chegam ao local”, alerta.
Por esse motivo, também é importante que quem busca um imóvel para aluguel de temporada negocie direto com o proprietário da casa ou apartamento, sem intermediário, e somente realize o pagamento após verificar a real existência do imóvel, com contrato de aluguel reconhecido em cartório.
Em relação aos imóveis mais usados para aplicar esse tipo de golpe no ano passado, se destacaram as casas, representando 59% do total. Na sequência, ficaram apartamentos (26,1%), a categoria Hotel, Hostel e Pousada (8,1%) e, por fim, Sítio, Fazenda e Chácara (5,7%). Enquanto as casas registraram aumento de 7,1 p.p. em relação a 2023, os apartamentos apresentaram queda de 8,3 p.p.
Dicas da OLX para alugar um imóvel sem prejuízo
Ao se interessar por uma casa ou apartamento, verifique valores de imóveis similares na região e preço de diárias de hotel para ter uma referência e identificar se o que está sendo pedido está dentro do praticado na região.
Desconfie de ofertas muito atrativas e preços muito abaixo do mercado;
Tire todas as dúvidas sempre pelo chat das plataformas de anúncios, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagens, que são ambientes menos seguros;
Se possível, agende uma visita ao imóvel antes de fechar qualquer negócio. Essa ação ajuda a confirmar a existência real do imóvel, verifique também informações com o porteiro ou vizinhos;
Caso não possa ir até o local, cheque a existência do imóvel por aplicativos de geolocalização, como o Google Maps;
Não realize pagamentos antecipados, e sempre solicite um contrato de aluguel temporário registrado em cartório, em nome do proprietário legal do imóvel;
Peça também comprovantes que certifiquem que está negociando com o real proprietário do imóvel, como contas de água e luz recentes do imóvel;
Caso desconfie de algo durante a negociação, interrompa a conversa e realize a denúncia nas próprias plataformas.
Novos associados da Resorts Brasil fortalecem o turismo nacional
O turismo brasileiro segue como uma poderosa alavanca de desenvolvimento econômico e social, promovendo a geração de empregos, a movimentação financeira e a valorização das culturas locais. Em meio a esse cenário, o associativismo desponta como um pilar estratégico para o fortalecimento da atividade turística, impulsionando o crescimento do setor e promovendo práticas inovadoras e sustentáveis.
Segundo nota enviada pela Resorts Brasil, associação que congrega os resorts do país, cinco novos empreendimentos passam a integrar seu seleto portfólio, totalizando agora 73 resorts associados. A expansão reforça a posição da entidade como referência em qualidade e diversidade na hotelaria de lazer.
“A incorporação de cinco novos resorts à Resorts Brasil reforça a solidez da associação e a relevância do setor no desenvolvimento do turismo nacional. Esse crescimento reflete a confiança dos empreendimentos em nosso trabalho e reafirma nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a qualificação da hotelaria de lazer no Brasil”, destaca Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil.
Com a chegada dos novos associados, a entidade amplia sua representatividade e reafirma o compromisso de proporcionar experiências únicas e de alto padrão aos turistas. A inclusão dos novos resorts está em sintonia com os princípios da associação, que visam fortalecer o turismo nacional, estimular a geração de emprego e renda nas regiões atendidas e fomentar a educação turística, sempre com foco na sustentabilidade e na inovação. Conheça os novos associados:
Arcobaleno Resort – Porto Seguro, BA
Arcobaleno Resort – Porto Seguro, BA
Localizado em frente à Praia de Taperapuan, o Resort Arcobaleno ocupa uma área de 23 mil m², destacando-se por sua ampla infraestrutura de lazer, que inclui parque de piscinas, quadra poliesportiva, academia e salão de jogos. O resort também oferece o exclusivo Clube de Praia Terrazzo Al Mare, proporcionando conforto e vista privilegiada do mar. Alinhado às práticas sustentáveis, o Arcobaleno promove o reflorestamento da restinga e do bosque com mais de 200 espécies nativas, além de realizar inventário de emissões de gases de efeito estufa e adotar a separação de resíduos em quatro categorias. Em busca da Certificação B, o empreendimento reforça seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Maceió Mar Resort e Ipioca Beach Resort – Maceió, AL
Maceió Mar Resort e Ipioca Beach Resort – Maceió, AL
Na paradisíaca Praia de Ipioca, o Maceió Mar Resort All Inclusive se destaca pela estrutura de alto padrão e gastronomia diversificada. Com sete pontos gastronômicos, incluindo o Bistrot Raízes, focado na culinária nordestina, e o sofisticado Terraza, com influências europeias, o resort oferece uma experiência completa e imersiva.
Ipioca Beach Resort
Já o Ipioca Beach Resort aposta no conforto familiar, com acomodações amplas, atividades de lazer variadas e o charme do Boulevard Luiz Vasconcelos, um espaço integrado com lojas, restaurantes e parque infantil. Ambos os resorts oferecem opções de alimentação que variam entre all inclusive, café da manhã ou meia pensão, atendendo a diferentes perfis de hóspedes.
Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina – Itatiba, SPo
Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina – Itatiba, SP
Instalado em uma fazenda histórica datada de 1872, o Hotel Fazenda Dona Carolina proporciona uma imersão no charme colonial e na rica herança cultural do interior paulista. Cercado pela Mata Atlântica, o hotel oferece atividades que resgatam tradições, como o Tour do Café e o Tour da Cachaça, além de lazer com cavalgadas, trilhas ecológicas e esportes de aventura. A estrutura de lazer inclui piscinas climatizadas, quadras esportivas e um sofisticado SPA para momentos de relaxamento. A gastronomia valoriza ingredientes regionais, com menus que mesclam autenticidade e sofisticação.
Almenat Hotel – Embu das Artes, SP
Almenat Hotel – Embu das Artes, SP
Refúgio natural a apenas 30 minutos de São Paulo, o Almenat Hotel combina lazer e tranquilidade em meio à Mata Atlântica. Com arquitetura que privilegia espaços amplos e integração com o verde, tornou-se o primeiro empreendimento da Tapestry Collection by Hilton na América do Sul. A infraestrutura inclui trilhas ecológicas, áreas para eventos e acomodações confortáveis, criando um ambiente ideal para descanso ou celebrações especiais.
Sobre a Resorts Brasil
A Resorts Brasil é uma associação que representa, desenvolve e promove os resorts brasileiros. Com 73 associados e uma forte presença em todo o país, ela busca impulsionar o setor de turismo nacional, ajudando a ampliar a empregabilidade de pessoas em cada local e geração de renda, a estimular a educação turística e incentivar a sustentabilidade e o turismo regenerativo. A Resorts Brasil está comprometida nos próximos anos a desempenhar um papel transformador no turismo brasileiro, trabalhando com dedicação os temas de inovação e sustentabilidade que tornarão o setor cada vez mais atrativo e eficaz.
Reconhecido por sua hospitalidade e forte integração com o setor turístico, o destino Porto Seguro participa de uma força-tarefa para mitigar os impactos gerados pelos recentes desafios enfrentados pela operadora Viagens Promo. A iniciativa reúne parceiros estratégicos do trade em busca de soluções que garantam a continuidade das experiências turísticas na região.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a empresa enfrenta dificuldades nas reservas já contratadas junto a hóspedes e agências. Diante desse cenário, a Redetur S/A (rede de agências independentes com atuação nos estados do RS, SC e PR, que integra 63 agências de viagens); a ABIH Regional Extremo Sul BA; hoteleiros locais e a pasta do Turismo, trabalham em conjunto garantindo que os clientes vivam suas experiências no destino.
A situação é complexa: muitos hóspedes estão chegando aos hotéis com reservas já pagas, mas sem a confirmação de pagamento. Para evitar que os consumidores fiquem desamparados, as Agências de Viagens do grupo Redetur estão assumindo os custos das hospedagens, pagando em duplicidade para honrar os compromissos com seus clientes. Em contrapartida, o trade de Porto Seguro, incluindo hotéis e empresas de receptivo, está demonstrando sensibilidade e parceria, oferecendo as mesmas tarifas praticadas antes e condições de pagamento para minimizar os prejuízos.
A Praia da Pitinga, em Arraial d’Ajuda, é conhecida por suas águas calmas – Foto: divulgação
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, que tem sido um elo importante nesse processo. Segundo o presidente da Redetur, Juarez Quinhones Barrozo “a sensibilidade do trade tem sido fundamental para evitar cancelamentos de reservas ou preços abusivos”, destaca. “A ABIH Regional Extremo Sul da Bahia lamenta a crise enfrentada pela Viagens Promo e espera que a operadora se recupere financeiramente e realize o pagamento das suas dívidas com os hotéis e agências de viagem. A maioria dos hotéis e pousadas de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália está negociando diretamente com as agências de viagem, para que os clientes sejam hospedados e usufruam do seu pacote turístico normalmente. Os hotéis estão honrando a mesma tarifa net que seria faturada para Viagens Promo e parcelando o pagamento no cartão de crédito”, explicou o pres. da ABIH Regional Extremo Sul, Vinícius Oliveira.
“A Viagens Promo tem milhares de passageiros com viagens já pagas, e a união do trade é fundamental para que esses clientes não sejam deixados na mão. A colaboração reflete o compromisso de Porto Seguro em manter sua reputação como um destino acolhedor e confiável, mesmo diante de desafios inesperados”, destaca o secretário de Turismo, Guto Jones.
Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda – Foto: divulgação
Antonio Dias, presidente do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, em Campinas (SP), é um dos 20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira, destaque da revista Paysage Entrevista de abril.
Herdeiro da visão empreendedora do pai, Armindo Dias, Antonio conduz o complexo hoteleiro com foco no cliente e gestão humanizada, valorizando o aprendizado contínuo da equipe. Para ele, o atendimento de excelência é a verdadeira marca de qualidade, e o desempenho humano no setor de serviços é o maior desafio, mesmo com o avanço de tecnologias na hotelaria.
O grupo Royal Palm Hotels & Resorts reúne hotéis de diferentes categorias — 4 e 5 estrelas, além de um hotel econômico — e um Centro de Convenções, consolidando-se como referência em eventos e lazer. Desde 1997, Antonio Dias assumiu o projeto familiar com espírito de expansão, fortalecendo a cultura de ouvir colaboradores e clientes. Essa postura colaborativa gerou crescimento consistente e reconhecimento no mercado, destacando-se pela política de participação nos resultados, que em 2024 distribuiu mais de R$ 5 mil por funcionário, como uma espécie de 15º salário.
Para Antonio, o segredo do sucesso está na visão de longo prazo e no reinvestimento contínuo, características de uma gestão familiar sólida e apaixonada pelo negócio. O foco em construir um legado robusto e relevante mantém o Royal Palm em constante evolução, com planejamento estratégico pautado na sinergia entre os projetos realizados e as novas oportunidades que surgem.
Agora, Londres pode se juntar à lista crescente de cidades europeias – Barcelona, Berlim, Paris, Praga e Veneza – que cobram uma taxa de turismo dos visitantes. A proposta, que começa a ganhar força, foi defendida recentemente pelo prefeito Sadiq Khan, durante uma das 10 assembleias anuais do Mayor’s Question Time da capital britânica.
Khan destacou que os turistas “não se importam de pagar alguns euros extra” para desfrutar de uma estadia em destinos icônicos. A ideia é utilizar os recursos para apoiar os setores de turismo e hotelaria, promovendo melhorias urbanas e preservação do patrimônio.
Impacto das taxas turísticas: investimento ou obstáculo?
Embora diversas cidades europeias já tenham implementado a taxa de turismo com sucesso, os resultados nem sempre são consensuais. Alguns especialistas argumentam que a medida é essencial para manter as infraestruturas e serviços públicos, enquanto outros temem que o aumento dos custos desestimule os viajantes a longo prazo.
Em Barcelona, por exemplo, os turistas desembolsam até 4 euros por noite, gerando cerca de 100 milhões de euros anuais. Esse valor é destinado à manutenção de infraestrutura, melhorias no transporte público e preservação de atrações históricas. Já em Paris, a taxa pode chegar a quase 16 euros por noite em hotéis de luxo, revertendo para projetos culturais e desenvolvimento urbano.
Caso Londres adote a cobrança, estimativas oficiais apontam que um imposto de 5% sobre as hospedagens poderia arrecadar aproximadamente 240 milhões de libras (285 milhões de euros) por ano. Apesar de ainda não haver planos concretos, Khan assegura que o montante seria utilizado para revitalizar áreas turísticas e atrair mais visitantes.
Passeio de caiaque em Newcastle Upon Tyne, Inglaterra. (Foto: VisitBritain/NGI/Michael Baister)
Taxa de turismo em Londres pode prejudicar a hotelaria?
Apesar das vantagens financeiras, o setor hoteleiro londrino teme que a medida se transforme em um fardo. A UKHospitality, entidade representativa da indústria, considera que a criação de impostos adicionais pode ser “extremamente prejudicial”, especialmente em um cenário econômico que ainda se recupera dos impactos da pandemia.
A preocupação não é infundada: em Barcelona, por exemplo, a Associação de Hotéis criticou a elevação da taxa para 15 euros por noite em 2025, classificando-a como uma “asfixia fiscal” para um dos setores mais relevantes da economia local. Já em Veneza, o aumento do imposto sobre excursões de 5 para 10 euros gerou 2,2 milhões de euros em 2024, mas não reduziu significativamente o volume de turistas, nem aliviou a pressão sobre os espaços públicos.
No Reino Unido, o tema já despertou controvérsias semelhantes. Em Gales, a proposta de um imposto turístico foi duramente criticada, com opositores alegando que a medida poderia afetar negativamente a competitividade de destinos regionais.
A economia do turismo londrino em jogo
Com o turismo em Londres se recuperando gradativamente — foram 41,2 milhões de visitantes em 2024, um leve aumento de 1% em relação a 2019 —, a introdução de uma taxa adicional levanta dúvidas sobre seu impacto nos preços já elevados da capital britânica. Em um cenário onde a atração de turistas está mais disputada do que nunca, será que Londres está pronta para seguir o exemplo europeu? (REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais)
O turismo paulista em plena expansão e as ações de promoção em prol dos destinos e atrativos turísticos do estado de São Paulo foram destaques na reunião do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) de março.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante o encontro, a coordenadora estadual de turismo da Setur-SP, Ana Clemente, ressaltou as recentes ações como, por exemplo, na feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que contou com a participação da pasta. “Temos inúmeras participações em diversas feiras nacionais e internacionais. O Sabor de São Paulo já caminha para a segunda edição este ano, os roadshows que exaltam destinos e atrativos paulistas, além de capacitar agentes e operadores de viagem; a Academia de Turismo, oferecendo capacitação e formação para o setor, o Road60 SP, para capacitar os agentes de viagem e profissionais do setor turístico para receber bem os viajantes mais, entre outros”, informou Ana.
Em sua fala, o secretário Roberto de Lucena comemorou os bons resultados obtidos pelo turismo paulista, desde o ano novo, férias e carnaval. “Em média, neste período, houve uma ocupação hoteleira de 65%, chegando em alguns destinos do Litoral Norte, Baixada Santista e Serra da Mantiqueira até 100% da ocupação hoteleira”, disse.
Lucena ainda destacou as próximas ações da pasta. A Setur-SP, a partir do programa Turismo Global, desenvolvido em parceria com a Invest SP, monitora cerca de 50 projetos âncora para o turismo no estado, com o valor total de investimentos superior a R$ 13 bilhões. “Destes projetos, 14 foram levados ao MIPIM, maior evento de investimentos imobiliários do mundo, na França”, afirmou.
Discussões
O conselheiro Fábio Barbosa (conhecido como Fábio Fumaça), diretor da Associação Nacional de Preservação Ferroviária, trouxe uma solicitação que envolve o Trem Turístico Perus-Pirapora, com trecho operacional de 3 km. Trata-se de uma linha existente em operação faltando trecho para recuperação, entre outras demandas. Na oportunidade, Ana Clemente respondeu que é preciso formar um grupo de interlocução para retomada paulatina dos trens turísticos. expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de 23 circuitos ferroviários e até a construção de museus.
Outro conselheiro, Márcio Santiago, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux, anunciou sua próxima ação denominada ‘A Hora do Turismo’ que acontece em 16 de junho de 2025, na Avenida Paulista, 735 – São Paulo. Trata-se de um evento destinado pata secretários ou diretores de turismo do estado, trade e dirigentes e associados de C&VBx.
Bruno Omori, também conselheiro, e presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), informou sobre a EXPOTEL – Internacional para Hotelaria que acontece nos dias 1º e 2 de abril de 2025, no Centro e Convenções Frei Caneca, na capital. O secretário Roberto de Lucena será homenageado neste evento.
Estiveram presentes na reunião, Armando Arruda Pereira, secretário executivo do Conselho; Luciane Leite, secretária-executiva da SETUR- SP; e Maria Helena Boeri, secretária do Conselho.
Homenagem
O presidente do Conturesp, Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, homenageou a jornalista Rita Minami, especializada na imprensa de turismo, integrante do Conturesp, que faleceu no dia 15 de março.
O Mavsa Resort, um dos destinos mais completos e sofisticados do interior de São Paulo, anuncia uma programação especial para os finais de semana de março e abril, garantindo momentos inesquecíveis para toda a família.
Reconhecido por seu conceito de all inclusive premium, o resort combina conforto, lazer e entretenimento em meio à natureza exuberante, proporcionando experiências únicas e memoráveis.
Durante o mês de março, o tema “Altas Aventuras” toma conta do Mavsa, oferecendo atividades que despertam a adrenalina e estimulam o espírito aventureiro de adultos e crianças. A programação inclui circuitos de aventura, desafios radicais, caça ao tesouro, tirolesa, arvorismo e pesca esportiva, além de apresentações especiais que tornam cada instante ainda mais divertido. Com uma infraestrutura completa e segura, o resort se transforma em um verdadeiro parque de aventuras, permitindo que os hóspedes se conectem com a natureza e vivenciem momentos de pura emoção.
Outro destaque do período é a rica gastronomia, que oferece opções nacionais e internacionais com um toque de requinte e cuidado especial. O cardápio contempla as mais variadas preferências alimentares, incluindo pratos voltados para pessoas alérgicas, intolerantes e adeptas da dieta plant-based — uma novidade que reforça o compromisso do Mavsa em oferecer qualidade e inclusão na alimentação.
Mavsa Resort no Mundo de Oz
Já em abril, o Mavsa Resort mergulha no universo encantado com a temática “Mavsa no Mundo de Oz”, que promete encantar hóspedes de todas as idades. A programação traz shows, cenários temáticos e atividades lúdicas que criam uma atmosfera mágica e envolvente. Um dos momentos mais aguardados é o espetáculo de circo “Alice’s Dream Circus”, inspirado no clássico “Alice no País das Maravilhas”, que promete fascinar com performances criativas e cheias de fantasia.
Além das atividades temáticas, o Mavsa Resort mantém toda a sua tradicional infraestrutura de lazer, que conta com 8 piscinas, 2 lagos para esportes náuticos, um spa completo, polo esportivo com quadras de tênis, futebol, beach tennis, vôlei de areia e futevôlei, além de uma pista de caminhada para os momentos de tranquilidade. A diversão das crianças também está garantida com a recreação monitorada a partir dos 3 anos, enquanto os pets são bem-vindos nos chalés, desde que pesem até 10 quilos.
Mavsa Resort: padrão de excelência
As acomodações oferecem o máximo de conforto e comodidade, mantendo o padrão de excelência que caracteriza o Mavsa. As diárias estão a partir de R$ 3.280,50 para um casal com 2 crianças de até 12 anos como cortesia, e podem ser parceladas em até 10 vezes sem juros. O período mínimo de hospedagem é de duas diárias, proporcionando tempo suficiente para aproveitar todas as atrações e relaxar em meio ao verde.
Localizado em Cesário Lange, a apenas 90 minutos da capital paulista, o Mavsa Resort é a escolha perfeita para quem busca descanso e diversão em família, cercado por uma natureza exuberante e repleto de atividades para todas as idades.
Para mais informações e reservas, basta acessar o site oficial (mavsaresort.com.br) ou entrar em contato pelo telefone (15) 3246-8210. Aproveite a oportunidade de viver momentos inesquecíveis no Mavsa Resort e desfrute de toda a estrutura e o conforto que só um dos melhores resorts do Brasil pode oferecer.
Milagres acontecem. Ocorrem de forma misteriosa, não são notícia no rádio, no jornal ou na televisão e só são percebidos para quem os experimenta na pele e no osso, na alma e no bolso.
por Paulo Atzingen, de Santos (Texto e fotos)*
A tempestade que inundou vários bairros de Santos (SP) no dia 18 de fevereiro causou grandes estragos, gerou angústia e estresse em muita gente e, em especial, ao casal Maurício Ibelli e Jurema Ibelli.
Eles são proprietários do café bistrô Duport, na rua Oswaldo Cruz, no bairro do Boqueirão e naquela noite o projeto de vida do casal quase foi por água abaixo, literalmente. Quase.
O endereço no Boqueirão em Santos foi totalmente recuperado
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Jurema e Maurício Ibelli, recomeço com força, garra e fé (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
O que aconteceu com o café-bistrô Duport?
Todos os jornais deram a notícia. Naquele dia 18 de fevereiro a chuva deixou um rastro de destruição na Baixada Santista, em especial em Santos. Os canais transbordaram, as ruas alagaram, árvores caíram, imóveis e veículos foram danificados. Por volta das 23 horas um raio atingiu o imóvel da rua Osvaldo Cruz, 500 e desencadeou um curto circuito nas instalações elétricas, gerando um incêndio. Maurício e Jurema perderam praticamente tudo, só a cozinha não foi engolida pelas chamas e fumaça.
Antes da pandemia o casal mudara para Santos para reiniciar uma nova etapa da vida. Montaram um café bistrô no bairro do Boqueirão e tocavam o negócio de forma equilibrada, sem grandes sobressaltos, trabalhando e crescendo de forma sustentável. A casa de dois pisos, alugada por Maurício e Jurema, fica a meio quarteirão da praia e sempre foi ponto de encontro de amigos e moradores do bairro.
“Quando decidimos que Santos era o lugar que iríamos morar, definimos que precisávamos arrumar algo que tínhamos experiência e paixão. Eu tinha vivência anterior em restaurante e pensei em montar um café. Jurema é barista e a ideia foi adiante depois que ela fez vários cursos se qualificando na área e após uma parceria que fizemos com o Museu do Café”, revelou Maurício.
Cafeteria & Bistrô Duport
Resgate
“Foi muito doloroso! Os bombeiros chegaram uma hora após o chamado!. Meus vizinhos, como na parábola do beija-flor, buscavam água na rua em baldes e jogavam nas chamas numa luta desproporcional!”, relata Maurício.
Se Maurício e Jurema experimentaram o gosto das cinzas e o cheiro da fumaça naquela noite de fevereiro, a partir desse dia eles foram acolhidos por amigos, clientes e visitantes eventuais.
“Fomos abraçados pela comunidade e no dia seguinte fizemos um mutirão para ver o que podíamos resgatar em utensílios, louças e equipamentos”, conta Maurício à reportagem.
Do dia do incêndio até hoje, relata Maurício, a solidariedade experimentada pelo casal foi sobre-humana. Além das doações espontâneas, amigos criaram uma vaquinha on-line o que gerou dinheiro para pagar os custos da reconstrução do ponto comercial. “Ficamos até constrangidos pelo carinho, pelo cuidado e pela resposta que a comunidade nos deu. Hoje (sábado, 22), conseguimos reabrir com toda força, com toda a garra e com toda fé que sempre nos moveu”, resumiu Maurício, enquanto ele próprio atendia os clientes.
“Antes do incêndio construímos uma rede de amizade muito boa aqui no Boqueirão. Nosso café sempre foi ponto de encontro de amigos, pessoas sozinhas, idosos, casais, famílias, enfim…”
“Somos gratos”‘, resumiu o casal.
Pescada amarela com amêndoas
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A frugal e colorida salada de entrada
O tradicional Filé à parmegiana
Torta holandesa
Torta de banana, a Banoffee
Um milagre coletivo
O retorno do Café Duport não foi apenas uma conquista do casal, mas uma conquista coletiva. A força da comunidade, o carinho dos amigos e a solidariedade ofereceram vida nova ao sonho que quase se perdeu nas chamas. Maurício e Jurema viveram na pele o peso da destruição, mas também o milagre do recomeço, marcado por apoio, amizade e resiliência.
SERVIÇO:
Duport Café E Bistrô
Rua Oswaldo Cruz 500, Santos, SP, 11045-101 · 42 km
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