segunda-feira, outubro 6, 2025
Início Site Página 22

Blue Tree Hotels anuncia novo hotel em Sorriso Mato Grosso

0
hotel em Sorriso Mato Grosso,
Blue Tree Towers Sorriso - Mato Grosso - Foto: divulgação

A Blue Tree Hotels, rede com 22 unidades distribuídas pelo Brasil, anuncia sua chegada ao estado do Mato Grosso com o Blue Tree Towers Sorriso. O novo hotel em Sorriso Mato Grosso será administrado pela rede fundada pela empresária Chieko Aoki a partir de 1º de outubro, consolidando a presença da marca em uma região estratégica para turismo e negócios.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Localizado no coração da cidade, conhecida como capital nacional do agronegócio, o empreendimento oferece 108 apartamentos modernos, distribuídos em sete andares e duas categorias, incluindo unidades adaptadas para PCDs. Os quartos contam com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, estação de trabalho, banheiro privativo e internet wireless gratuita. O hotel em Sorriso Mato Grosso foi planejado para receber tanto o público corporativo quanto o de lazer, alinhado ao conceito de hospitalidade inteligente da Blue Tree.

A infraestrutura contempla auditório para eventos corporativos com capacidade para até 80 pessoas. A localização é estratégica: a apenas 12 minutos do Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin, a quatro minutos do shopping local e com fácil acesso à BR-163, importante eixo logístico da região.

Chieko Aoki, presidente da rede, destaca: “Estamos entusiasmados em anunciar a chegada da Blue Tree Hotels ao estado de Mato Grosso, fortalecendo nossa presença em uma região de grande relevância. Mais do que um hotel, queremos entregar a essência da hospitalidade Blue Tree”.

Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels - Foto: divulgação
Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels – Foto: divulgação

Além do agronegócio, a cidade oferece atrativos naturais como o Salto Magessi, o Rio Lira e o Parque Ecológico Municipal, reforçando o potencial do destino para o turismo. A cerca de 398 km da capital Cuiabá, Sorriso combina desenvolvimento econômico, qualidade de vida e experiências culturais.

Com inaugurações recentes em Jaguariúna (SP) e Ribeirão Claro (PR), a rede fortalece sua expansão. O desempenho positivo nesses destinos reforça a confiança no sucesso do novo hotel em Sorriso Mato Grosso, que já nasce como referência em hospedagem no interior mato-grossense. Saiba mais no site.

I LOVE RIO plataforma: expressão global da cultura e do turismo carioca

0
I LOVE RIO
A jornada começou em 2008 e ganhou projeção mundial em 2016, quando a frase “I LOVE RIO” foi iluminada no Cristo Redentor (Crédito da foto: divulgação)

I LOVE RIO plataforma nasceu da inspiração perene que o Rio de Janeiro exerce há séculos sobre artistas, músicos, pintores e poetas.

Da REDAÇÃO com assessorias

A geografia incomparável, as praias de belezas inesquecíveis, o ritmo da música que embala os dias e noites da cidade, o sorriso acolhedor do carioca e a atmosfera sempre iluminada fazem do Rio de Janeiro um dos destinos mais desejados do planeta. Contudo, transformar toda essa energia em uma marca viva, global, estruturada e perene é um desafio que exige visão, sensibilidade e estratégia. Foi com esse espírito que nasceu o projeto I LOVE RIO — uma das iniciativas culturais e turísticas mais inovadoras do mundo.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a jornada começou em 2008 e ganhou projeção mundial em 2016, quando a frase “I LOVE RIO” foi iluminada no Cristo Redentor, poucos dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos. As imagens do evento circularam pelo mundo, alcançando veículos internacionais e até mesmo a icônica Times Square, em Nova York. A partir dali, o que se viu foi uma verdadeira revolução na forma de comunicar o Rio de Janeiro, por meio de uma plataforma que une tradição, tecnologia e afeto.

I LOVE RIO

I LOVE RIO plataforma: expansão global com raízes locais

Desde o início, o projeto foi concebido com uma arquitetura inovadora. Cada camada da plataforma foi pensada para ser modular, expansível e capaz de integrar diferentes formatos de conteúdo, produtos e experiências. Alimentado por mais de cem profissionais — entre escritores, designers, pesquisadores, tradutores, programadores e produtores culturais —, o ecossistema digital de I LOVE RIO foi cuidadosamente construído para oferecer uma imersão profunda na alma carioca.

Um dos pontos mais impressionantes do projeto é o portal multilíngue, com mais de 25 mil páginas de conteúdo original em inglês. Esse material abrange desde curiosidades culturais até mapas, playlists, textos históricos, artigos sobre natureza, arquitetura, esporte e comportamento — tudo organizado com clareza e acessibilidade, mesmo para quem nunca esteve no Brasil. O site, responsivo e pensado para funcionar perfeitamente em tablets e computadores, oferece ainda links úteis para aprofundamento, como o portal temático https://parquemarapendi.com , que direciona diretamente à página do Parque Marapendi.

I LOVE RIO

Para reforçar a conexão com públicos internacionais, a I LOVE RIO plataforma foi traduzida para dezenas de idiomas, evitando o uso clichê do símbolo do coração. A proposta foi substituir o ícone por palavras traduzidas, estabelecendo um elo mais direto e emocional com diferentes culturas. Um exemplo é o site https://jaimerio.com   , versão francesa da marca. Outro destaque é a ousada URL https://1L0V3R10.com , uma espécie de convite à imaginação — um cartão de visitas digital pensado até para seres “de outros planetas”.

Além da abrangência digital, a estrutura do projeto inclui o registro de cerca de mil domínios complementares, cada um voltado a um tema, espaço ou abordagem específica. Essa ramificação estratégica permite uma navegação fluida e segmentada, adaptando o conteúdo a perfis distintos de visitantes. É uma rede inteligente que consolida a I LOVE RIO plataforma como referência mundial em branding territorial.

 

I LOVE RIO plataforma: inovação sensorial que conecta passado, presente e futuro

A experiência da I LOVE RIO plataforma não se limita ao digital. Em 2018, uma escultura de areia com o nome do projeto foi erguida em Copacabana e rapidamente virou atração turística. No ano seguinte, um totem permanente foi instalado no Morro da Urca, tornando-se ponto de selfies e fotos memoráveis, viralizadas em redes sociais como símbolo da vivência carioca. Assim, cada visitante tornou-se um embaixador espontâneo do Rio.

A atuação do projeto se expandiu também ao campo editorial. Em 2017, foi lançado o livro bilíngue “Think Rio”, uma obra sensível que mergulha nos traços identitários da cidade: o humor, a música, a leveza e o espírito resiliente dos cariocas. A publicação celebra a beleza das conexões humanas, como amigos, família, arte e natureza — valores atemporais e cada vez mais necessários.

A marca I LOVE RIO também se materializou em uma linha de produtos que traduzem o Rio em experiências sensoriais: café, chocolate e cachaça ganharam embalagens com o selo da marca, transformando-se em verdadeiros souvenirs que evocam memória afetiva e cultural.

Detentora de registros completos, a I LOVE RIO plataforma também se abre a parcerias com interessados em contribuir com esse projeto coletivo. A colaboração é parte essencial de seu DNA — uma crença firme de que o sucesso está na troca constante e na soma de talentos.

Essa intersecção entre inovação, imagem, conceito e afeto tem a assinatura do arquiteto e idealizador Riccardo Giovanni, também criador da série fotográfica “O Carnaval que Ninguém Vê”. Lançada em 2023 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a exposição revelou o desfile da Sapucaí sob uma ótica inédita: em preto e branco com detalhes coloridos, capturando texturas, emoções e nuances muitas vezes despercebidas. A série passou a ser usada como elemento de design em interiores, reafirmando a estética sofisticada do olhar sobre a cidade.

I LOVE RIO

O reconhecimento institucional também veio: em 2019, Giovanni foi agraciado com a Medalha Tiradentes, uma das mais importantes honrarias do Estado do Rio de Janeiro. Essa homenagem confirma a importância estratégica, cultural e afetiva de um projeto que ultrapassa fronteiras.

Mais do que um portal multimídia, a I LOVE RIO plataforma se consolidou como um movimento orgânico de valorização da cidade, dialogando com turistas, moradores, artistas, designers, gestores e amantes do Rio de Janeiro. Um projeto vivo, em constante evolução, pronto para novas parcerias públicas e privadas — e sempre fiel ao propósito de honrar e divulgar a essência mais luminosa da cidade maravilhosa.

LEIA TAMBÉM:

Copacabana, a Lí­ngua Carioca e o Manifesto de Paz

Ocupação hoteleira em Fernando de Noronha dispara 10,6% no 1º semestre

0
Fernando de Noronha - Crédito: Divulgação Visite Noronha
Fernando de Noronha - Crédito: Divulgação Visite Noronha

Fernando de Noronha registra alta na ocupação hoteleira e crescimento turístico no 1º semestre de 2025

O arquipélago de Fernando de Noronha consolidou sua posição como um dos destinos mais procurados do Brasil no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, a ilha recebeu 62.966 visitantes, um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Esse avanço refletiu diretamente na ocupação hoteleira em Fernando de Noronha, que alcançou média de 67,6%. Janeiro (80,8%) e junho (76,4%) lideraram como meses de maior hospedagem, enquanto março e abril registraram índices próximos a 60%, considerados oportunidades para ampliar a demanda.

De acordo com o Visite Noronha, o desempenho positivo resulta da combinação de maior conectividade aérea — com a liberação do aeroporto para aeronaves a jato — e de ações intensivas de promoção turística. Essa estratégia tem reforçado a imagem da ilha e elevado a ocupação hoteleira em Fernando de Noronha também fora da alta temporada, estimulando viagens durante todo o ano.

“Fernando de Noronha vem passando por uma transformação estratégica. Além do aumento no número de visitantes, observamos uma melhor distribuição da demanda, o que ajuda a reduzir os impactos da sazonalidade e fortalece toda a cadeia do turismo local”, afirmou Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha.

Empetur e Latam promovem primeiro voo direto de São Paulo para Fernando de Noronha - Foto: Pixabay - Golfinho Rotador
Ilha de Fernando de Noronha – Foto: Pixabay

Destaques do 1º semestre de 2025:

  • +10,6% no número de visitantes em relação a 2024;

  • 67,6% de ocupação hoteleira média;

  • Janeiro (80,8%) e junho (76,4%) como meses de maior hospedagem;

  • Melhor distribuição da demanda, reduzindo impactos da sazonalidade.

O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) segue como hub estratégico de promoção turística da ilha, priorizando sustentabilidade, experiências únicas e a consolidação do destino como referência em turismo responsável. Com isso, a ocupação hoteleira em Fernando de Noronha se mantém em alta, consolidando o arquipélago como um dos destinos mais competitivos do país.

Roadshow São Paulo movimenta trade turístico no Brasil e na Europa

0
Roadshow São Paulo
Roadshow Meu Destino é SP - Foto: divulgação

O Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) dá sequência em setembro ao roadshow São Paulo, projeto que aproxima agentes de viagens do destino e apresenta toda a diversidade turística do Estado. Entre os dias 16 e 22 de setembro, o roteiro passa por Belo Horizonte, Goiânia e Paris.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), tem como objetivo ampliar o fluxo de visitantes para a capital e o interior, reforçando São Paulo como um dos principais polos turísticos do Brasil.

Roadshow São Paulo no Brasil

O primeiro encontro será em 16 de setembro, em Belo Horizonte, com rodada de negócios e capacitação para agentes de viagens. No dia seguinte, o roadshow São Paulo chega a Goiânia, onde o VSPCB e a Setur-SP destacam experiências que incluem cultura, gastronomia de padrão internacional, turismo de negócios, praias, campo, aventura e natureza.

Roadshow São Paulo em Paris

No dia 22 de setembro, acontece o primeiro roadshow internacional do ano, em Paris. A apresentação contará com a diretora de Promoção do VSPCB, Aline Moretto, e representantes da Setur-SP.

Para o presidente executivo do VSPCB, Toni Sando, “os roadshows são estratégicos para capacitar os agentes de viagem e operadoras, que respondem pela venda dos destinos do Estado aos viajantes, seja para o visitante de negócios, lazer ou o que vem para participar de eventos”.

Roadshow São Paulo
Toni Sando, presidente executivo do VSPCB – Foto: divulgação

Feiras internacionais de turismo

Ainda em setembro, o VSPCB participa de dois grandes encontros globais. De 23 a 25, marca presença na IFTM Top Resa, em Paris, feira B2B que reúne cerca de 20 mil visitantes e 500 expositores. Já entre 27 e 30 de setembro, participa da FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires, que atrai mais de 135 mil visitantes de 51 países.

Segundo Sando, a participação internacional fortalece a presença de São Paulo no turismo global. “Esses encontros permitem estreitar laços com mercados emissores, gerar novas oportunidades para os associados da entidade e fortalecer a imagem de São Paulo como polo global de negócios”, ressalta.

Sobre o Visite São Paulo Convention Bureau

Com 41 anos de história e mais de 500 associados, o VSPCB é uma entidade privada dedicada à promoção de São Paulo. Atua na captação de eventos, apoio a organizadores e criação de campanhas que despertam o interesse do visitante, consolidando o Estado como destino de negócios, lazer e eventos.

Aviação regional em queda: falência da Voepass reforça concentração nos braços da Azul

0
aviação regional
Entre janeiro e março, a Azul Conecta suspendeu operações em 14 cidades como Campos (RJ), Mossoró (RN), Três Lagoas (MS) e Ponta Grossa (PR), (Crédito: Azul divulgação)

Pouco mais de dois meses após a Anac pôr fim, em definitivo, às operações da Voepass, a aviação regional do país encolheu ainda mais e ficou concentrada, sobretudo, nos voos da Azul Conecta.

DA REDAÇÃO com informações da Folhapress

A situação delicada da aviação regional brasileira tornou-se ainda mais evidente com o colapso da Voepass — um movimento que intensificou a dominância da Azul Conecta no segmento. Em julho deste ano, a Azul Conecta transportou apenas 5.208 passageiros, número que representa uma queda de 34,6% em relação ao volume transportado pelas empresas hoje integradas à Voepass no mesmo período do ano anterior.

Concentração e retração na aviação regional

Entre janeiro e março, a Azul Conecta suspendeu operações em 14 cidades como Campos (RJ), Mossoró (RN), Três Lagoas (MS) e Ponta Grossa (PR), em um claro reflexo da forte reestruturação causada, em parte, pelo pedido de Chapter 11 — equivalente à recuperação judicial — feito pela empresa em maio. Além disso, vem ajustando mais de 50 rotas com margens até 17 pontos percentuais abaixo da média da companhia, reduzindo frequências ou eliminando trechos pouco rentáveis.

Abaeté aviação regional e o respiro do turismo na Bahia

Apesar do cenário desafiador, há sinais de esperança: a Abaeté Aviação anunciou um reforço de sua malha para a alta temporada (dezembro 2025 a fevereiro 2026), com 460 voos e 4.140 assentos — alta de 16% em comparação à temporada anterior. A empresa, focada exclusivamente em rotas regionais, destaca o turismo em expansão na Bahia e o aumento da conectividade internacional via Salvador como vetores desse crescimento rápido e eficiente. “Voos como o Paris–Salvador, da Air France, ajudam nesse resultado”, afirmou Héctor Hamada, CEO da Abaeté, ressaltando que operam só duas rotas, mas com forte resposta à demanda.

No entanto, em julho, a Abaeté transportou apenas 556 passageiros — 43% a mais que em 2024, mas ainda representando somente 0,006% do mercado doméstico, estimado em cerca de 9,03 milhões de passageiros no mês.

Dados avanços na infraestrutura aérea regional

Em junho, o Ministério de Portos e Aeroportos lançou o programa AmpliAR (Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais), em parceria com o TCU, com o objetivo de atrair concessões para aeroportos regionais deficitários — principalmente na Amazônia Legal e no Nordeste. A primeira fase, com oferta pública de 19 aeroportos, está prevista para novembro, com novos lotes em etapas futuras. Segundo Adalberto Febeliano, especialista em aviação civil, “sem o aeroporto, você não pode voar”, mas isso não garante a viabilidade do voo — especialmente diante da escassez de aviões pequenos e das exigências de segurança que oneram o setor.

Quadro preocupante

Esse quadro revela um quadro preocupante para a aviação regional nacional: dominada pela Azul Conecta, parcialmente revivida pela Abaeté, e desafiada por estrutura instável e exigências de segurança complexas. Há sinais de recuperação, mas ainda é necessário um esforço conjunto — entre poder público e iniciativa privada — para restaurar a conectividade com eficiência e segurança.

 

 

Turismo pet friendly no Brasil cresce e transforma forma de viajar com animais

0
Destinos em alta: turismo pet friendly no Brasil atrai cada vez mais famílias com pets
Destinos em alta: turismo pet friendly no Brasil atrai cada vez mais famílias com pets - Foto: Freepik

O turismo pet friendly no Brasil está em plena expansão e já muda a forma como famílias viajam, consomem e convivem com seus animais de estimação. O movimento vem impactando diretamente o setor de turismo, hotelaria, gastronomia e lazer, consolidando-se como uma das principais tendências do país.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Shoppings com pet parks, hotéis que oferecem cardápios especiais para cães, cafés com áreas exclusivas e até praias adaptadas mostram como o turismo pet friendly no Brasil avança, integrando animais ao convívio social de forma segura e acolhedora.

Capitais e destinos turísticos em destaque

Levantamentos recentes apontam que capitais como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza estão entre as mais preparadas para receber pets com estrutura. Já destinos como Campos do Jordão (SP), Gramado (RS), Monte Verde (MG) e Paraty (RJ) se tornaram referências no turismo pet friendly no Brasil, oferecendo trilhas, pousadas e restaurantes adaptados.

Famílias multiespécie e o impacto no turismo

De acordo com o Instituto Pet Brasil, o país já conta com mais de 149 milhões de animais de estimação. Esse dado reforça o conceito de família multiespécie e amplia a busca por espaços adequados. Para muitos tutores, viajar sem deixar o pet para trás é prioridade — e o turismo pet friendly no Brasil atende a essa demanda.

“Não se trata apenas de permitir a entrada do pet, mas de garantir uma experiência segura e respeitosa para ele e para os demais frequentadores”, explica a tutora Carol Mattar, criadora do perfil Os Paulistinhas, com mais de 700 mil seguidores.

Como o turismo pet friendly no Brasil muda a relação entre tutores e animais - Foto: Freepik
Como o turismo pet friendly no Brasil muda a relação entre tutores e animais – Foto: Freepik

Uma tendência que veio para ficar

Mais do que uma moda passageira, o turismo pet friendly no Brasil representa uma mudança estrutural no estilo de vida urbano e turístico. Hotéis, companhias aéreas, restaurantes e até transportes coletivos estão se adaptando para oferecer experiências completas a quem viaja com pets.

“Quando cidades se tornam pet friendly, elas não estão apenas se adaptando a uma tendência. Estão se comprometendo com uma forma de viver mais afetiva, saudável e conectada”, reforça Carol.

Com essa transformação, o turismo pet friendly no Brasil deixa de ser um nicho e se consolida como parte de um movimento social que inclui os animais em todas as esferas da vida cotidiana — dentro de casa, nas ruas e também nas viagens.

Embarque facilitado: Azul e Google unem forças nos aeroportos

0
Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por sem um local com neve e estações de esquis - Foto: Guilherme Ramos / Azul - Google
Azul e Google lançam integração que automatiza cartão de embarque à carteira digital - Foto: Guilherme Ramos / Azul

A Azul Linhas Aéreas firmou parceria com o Google e se tornou a primeira companhia aérea do mundo a integrar um novo recurso da Carteira do Google. A novidade automatiza a inclusão do cartão de embarque de clientes Azul Fidelidade diretamente na carteira digital, após a realização do check-in.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Com a integração, os passageiros recebem uma notificação em seus dispositivos móveis assim que o cartão é adicionado. Ao clicar, o embarque pode ser acessado instantaneamente, sem necessidade de abrir aplicativos adicionais. Além disso, a Carteira do Google passa a fornecer atualizações em tempo real sobre alterações de portão e assento, facilitando a logística dentro do aeroporto.

Segundo Natacha Litvinov, Head de Parcerias de Commerce para a América Latina do Google, a proposta é resolver um desafio recorrente. “A missão da Carteira do Google é trazer conveniência para a jornada das pessoas, por meio de tecnologia e inovação. Com o novo recurso, almejamos ajudar a solucionar uma dor antiga dos viajantes, que é a organização e concentração de informações para sua viagem, consolidando a Carteira do Google como uma solução cada vez mais multifuncional e confiável para todos os momentos”, afirmou.

Cristina Yoshida, diretora do Programa Azul Fidelidade, destacou que a inovação foi resultado de meses de desenvolvimento conjunto entre as duas empresas. “Estamos constantemente buscando formas de simplificar e personalizar a jornada dos nossos Clientes e, após meses de trabalho em conjunto com o Google, somos a primeira companhia a oferecer a solução, integrando nossos serviços digitais ao que há de mais avançado em tecnologia global. É uma inovação que transforma a jornada de quem voa, desde antes do embarque, garantindo uma experiência ainda mais prática, fluida e intuitiva”, disse.

Azul em números

Reconhecida como uma das principais companhias aéreas do Brasil, a Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ) opera cerca de 800 voos diários para 137 destinos, com uma frota de aproximadamente 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes. Em 2023, foi considerada a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo pela consultoria Cirium e, em 2020, recebeu do TripAdvisor o prêmio de melhor companhia aérea do mundo — primeira brasileira a alcançar o topo do Traveller’s Choice Awards. Saiba mais no site.

ABIH Nacional é homenageada no Senado e reafirma protagonismo na hotelaria brasileira

0
ABIH Nacional
Manoel Linhares também reforçou a natureza propositiva da entidade, afirmando: “Atualmente, a ABIH Nacional é uma entidade propositiva e combativa (Crédito: divulgação)

ABIH Nacional foi reconhecida em sessão solene no Senado Federal nesta terça-feira, 2 de setembro, pelos seus 89 anos de atuação no fortalecimento da hotelaria no Brasil. A cerimônia destacou a importância institucional da entidade e marcou também o lançamento de uma obra biográfica sobre seu atual presidente, Manoel Linhares.

Da REDAÇÃO com assessorias

O evento reuniu autoridades, presidentes e diretores das ABIHs estaduais, representantes do trade turístico e lideranças do setor. A homenagem destacou o papel ativo da ABIH Nacional na defesa de pautas estratégicas para o setor hoteleiro, consolidando sua presença como uma das entidades mais influentes do turismo brasileiro.

Durante a solenidade, foi lançado o livro “De Baixinho a Gigante – Como Manoel Linhares fortaleceu a hotelaria nacional”, que retrata as principais ações, conquistas e desafios enfrentados sob a gestão de Linhares. A publicação se tornou símbolo da trajetória da associação, marcada por avanços estruturais e institucionais no setor de hospitalidade.

Durante a solenidade, foi lançado o livro “De Baixinho a Gigante – Como Manoel Linhares fortaleceu a hotelaria nacional”, que retrata as principais ações, conquistas e desafios enfrentados sob a gestão de Linhares (Crédito: Alexandra Mato)

ABIH Nacional: voz unificada da hotelaria brasileira no cenário político

Ao destacar a representatividade da ABIH Nacional, José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, enfatizou: “O evento de hoje, que contou com a presença dos 27 presidentes das ABIHs estaduais, é importante para relembrar as vitórias que a ABIH Nacional teve nestes últimos anos. Mostra a força e a importância que a entidade conquistou no cenário nacional, ao defender os interesses do nosso setor.”

ABIH Nacional
Manoel Linhares (ao centro) e presidentes e diretores das ABIH’s Estaduais (Crédito; Alexandra Mato)

Nosso papel como entidade nacional é integrar as necessidades locais em pautas que beneficiem toda a hotelaria brasileira. Nossa força vem da união de suas representações estaduais e da energia dos hoteleiros que as compõem.”

Esse espírito de união tem sido decisivo, especialmente em temas de alta relevância como a reforma tributária, que mobiliza o setor hoteleiro e exige uma atuação coordenada para garantir avanços significativos.

ABIH Nacional
Sérgio Gaspar (vice-presidente da ABIH Nacional), José Domingo (presidente da ABIH RJ) e Manoel Linhares (presidente da ABIH Nacional) – crédito: Alexandra Mato

ABIH Nacional amplia sua presença institucional e influência estratégica

Segundo Linhares, a atuação da ABIH Nacional em Brasília tem elevado o nível de interlocução com as esferas políticas e regulatórias. “Ao ocupar o centro da arena política nacional, fortalecemos nossa presença, ampliamos o diálogo com autoridades e passamos a influenciar decisões que impactam diretamente o setor.”

Entre as pautas defendidas pela entidade, estão a desoneração da folha de pagamento, a redução da carga tributária e o acesso a linhas de crédito específicas para a hotelaria — todas ações que buscam garantir a sustentabilidade e a competitividade do setor no longo prazo.

LEIA MAIS:

Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel) defende hoje a manutenção do PERSE, em Brasí­lia

 

 

Trul Hotéis conquista top 5 no TripAdvisor em várias cidades do Brasil

0
Um dos destaque é o Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza - Trul Hotéis
Um dos destaque é o Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plazaque subiu mais de 80 posições em pouco mais de um ano e hoje está na 15ª posição - Foto: divulgação

A Trul Hotéis celebra resultados expressivos no TripAdvisor, uma das principais plataformas de avaliação de viajantes do mundo. Em agosto de 2025, mais da metade das unidades administradas pela rede figuram entre os destaques em suas localidades. O reconhecimento reforça a estratégia da operadora, que coloca a experiência do cliente no centro das decisões e gera valor tanto para hóspedes quanto para investidores.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Em Montes Claros (MG), Fernandópolis (SP) e Trancoso (BA), os hotéis da rede lideram como os melhores de suas cidades, segundo avaliações dos viajantes. Já em Uberlândia (MG) e Belo Horizonte (MG), outras duas unidades aparecem entre os primeiros colocados, ocupando posições entre o top 3 e top 5.

Mesmo em destinos competitivos, a performance se destaca. O Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza subiu mais de 80 posições no último ano e hoje ocupa a 15ª colocação entre mais de 400 hotéis da capital paulista. No litoral, os hotéis Delphin Surf e Delphin Beach, no Guarujá (SP), também aparecem bem avaliados, reforçando o padrão de qualidade da rede.

Segundo André Bekerman, diretor-geral da Trul Hotéis, o resultado é fruto de um modelo de gestão voltado à experiência. “Estar entre os melhores do TripAdvisor em tantas localidades é reflexo direto do nosso compromisso com a excelência. Investimos constantemente em treinamento das equipes, na modernização dos serviços de alimentos e bebidas e na adoção de tecnologias que tornam a jornada do hóspede mais fluida e personalizada”, afirma.

Entre as inovações estão ferramentas digitais para agilizar check-in e check-out, além da escuta ativa das avaliações dos clientes. Para Bekerman, cada detalhe conta: “Estamos sendo procurados por empreendedores e investidores que enxergam na Trul uma gestora inovadora, com mentalidade de dono, compromisso com a sustentabilidade e foco total no hóspede”.

Somente em 2025, a operadora já assinou mais de cinco novos contratos para gestão de hotéis e empreendimentos de multipropriedade.

Performance dos hotéis no TripAdvisor – Agosto/2025

  • Hotel Amsterdam Montes Claros (MG) – 1º lugar entre 14 hotéis

  • Executive Inn Fernandópolis (SP) – 1º lugar entre 3 hotéis

  • Hotel Boutique Vila São João (BA) – 2º lugar entre 23 hotéis

  • Days Inn Uberlândia (MG) – 3º lugar entre 28 hotéis

  • Tryp BH Savassi (MG) – 4º lugar entre 128 hotéis

  • Wyndham Ibirapuera (SP) – 15º lugar entre 405 hotéis

  • Delphin Surf Guarujá (SP) – 14º lugar entre 41 hotéis

  • Delphin Beach Guarujá (SP) – 20º lugar entre 41 hotéis

Sobre a Trul Hotéis

Criada em 2016, a Trul é considerada a operadora multimarcas mais inovadora do Brasil, trazendo o conceito de customização hoteleira. Liderada pelo executivo internacional Alejandro Moreno, a empresa administra atualmente 19 hotéis em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul. Mais informações: www.trulhoteis.com.br

Cruzeiros fluviais 2026: Europamundo cria promoção para agentes de viagem

0
Famtour Europamundo com operadores e agentes do Brasil e América Latina - foto divulgação
Famtour Europamundo com operadores e agentes do Brasil e América Latina - foto divulgação

O gerente Comercial da Europamundo no Brasil, Clayton Araújo, anunciou uma nova campanha direcionada a agentes e operadores de viagem, com foco na temporada de cruzeiros fluviais 2026.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

A ação oferece dois formatos de incentivo:

  • a cada 15 cabines duplas (30 passageiros) vendidas, o agente ganha uma cabine dupla;

  • ou, a cada 15 passageiros, o agente recebe o 16º lugar gratuito, também em cabine dupla.

O anúncio foi feito durante a navegação do MS Douro Cruiser, pelo Rio Douro, em Portugal, com a presença de 20 operadores e agentes de viagens do Brasil, Argentina e Uruguai.

Entre os participantes da viagem estão, em ordem alfabética, as operadoras BWT, Cativa, FRT, Incomum e Schultz, do Brasil, além da Piemonte, da Argentina, e da Euromundo, do Uruguai.

Famtour Europamundo a bordo do MS Douro Cruiser. Foto divulgação.
Famtour Europamundo a bordo do MS Douro Cruiser. Foto divulgação.

Sobre a Europamundo Vacaciones

Fundada há 28 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é referência em circuitos rodoviários pela Europa e oferece roteiros exclusivos em destinos como Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Japão, Turquia, Egito, Jordânia e Marrocos.

A companhia tem sede em Madri, com mais de 160 colaboradores, e representantes em diversos países das Américas, África e Ásia. Atualmente, sua equipe de 400 guias atende de 180 mil a 200 mil passageiros por ano, em mais de 1.700 circuitos rodoviários diferentes.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Europamundo.