Empregada de restaurante frequentemente humilhada por chefe de cozinha deve ser indenizada por danos morais
Com informações do siteConsultor Jurídico e da assessoria de comunicação do TRT-2.
Uma empregada de um restaurante localizado na cidade de São Paulo obteve o direito de ser indenizada por danos morais ao comprovar que era cobrada com rigor excessivo pelo sócio e chefe de cozinha do estabelecimento, além de ser xingada e submetida a situações humilhantes, que feriam sua imagem e honra. Ela disse que, em razão disso, passou a ter crises de ansiedade e precisou de tratamento psicológico.
A nota do Conjur informa que as alegações da mulher de que era chamada de “terrorista”, “songa monga” e “desleixada” foram negadas pela empresa, porém confirmadas por meio dos depoimentos colhidos no processo. A testemunha do próprio empregador afirmou ser “normal” haver xingamentos na cozinha, como “burra”, “ineficiente”, “lerda” e “lesada”, mas que via isso como “incentivo, pra acordar, nada grave”.
A testemunha da autora contou que atuava como cozinheiro e que também era vítima de humilhações por parte do chefe de cozinha, mas afirmou que a situação era pior com a autora da ação, que era o braço direito do gerente da casa.
A juíza do Trabalho da 52ª Vara do Trabalho de São Paulo, lembrou na sentença que o assédio moral é entendido pela doutrina como conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica do indivíduo, de forma reiterada.
“É preciso acabar com a idiotização de comportamentos perpetrados por chefes de cozinha copiados de programas televisivos, cujo objetivo é, antes de mais nada, o entretenimento do telespectador. Fora dos holofotes, não se pode admitir que xingamentos e agressões sejam considerados incentivos, porque é ‘normal’ no ambiente de cozinha. O meio ambiente de trabalho sadio é mantido com respeito, tolerância, cordialidade e fidúcia.”
Assim, a julgadora atendeu ao pedido da trabalhadora e condenou a empresa ao pagamento de R$ 15 mil como indenização pelos danos morais configurados. E também concedeu a rescisão indireta pleiteada pela mulher, o que vai resultar em todos os pagamentos devidos no caso de dispensa imotivada. Com informações da assessoria de comunicação do TRT-2.
Imagine passear por um túnel de cerejeiras em flor, onde cada pétala flutuante conta uma história de tradição e beleza. Essa é a experiência que você terá na viagem “Cerejeiras com Guia Brasileiro”, uma jornada que combina o encantamento das paisagens nipônicas com a comodidade de um guia que fala a sua língua.
Por REDAÇÃO
A Ásia Total oferece uma experiência única para os amantes da natureza e cultura japonesa com seu pacote de viagem “Cerejeiras com Guia Brasileiro”. Com saída prevista para 22 de março de 2025, os viajantes terão a oportunidade de explorar algumas das cidades mais emblemáticas do Japão durante o esplendor da temporada de flores de cerejeira.
O roteiro inclui visitas a Osaka, Hiroshima, Nara, Kyoto, Shirakawago, Takayama, Tsumago, Kawaguchiko, Hakone e Tokyo. Este abrangente itinerário de 17 dias e 13 noites proporciona uma imersão completa na rica história e beleza natural do Japão.
O que tem no Pacote:
Traslados: Serviço de transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa, além de viagens entre as cidades em transporte privativo.
Acompanhamento: Guia local fluente em português para facilitar a comunicação e enriquecer a experiência.
Hospedagem: Acomodações em hotéis de categoria turística superior, com café da manhã diário (check-in em 10 de abril de 2025).
Refeições: Nove refeições inclusas, sendo sete almoços e três jantares.
Seguro-viagem: Cobertura completa, incluindo proteção contra Covid-19.
Assistência: Suporte em português 24 horas por dia durante toda a viagem.
Custos:
Pacote Terrestre: A partir de R$ 14.069,00, com entrada e parcelas de 6x de R$ 5.471,00 por pessoa em acomodação dupla.
Aéreo: A partir de US$ 1.382,00 mais taxas, com tarifas promocionais disponíveis.
Experiência Cultural:
Os participantes terão a chance de vivenciar tradições seculares e modernas do Japão, desde as vibrantes cidades de Osaka e Tokyo até os tranquilos vilarejos de Shirakawago e Tsumago. Destaques incluem a visita aos templos históricos de Kyoto, a experiência gastronômica autêntica e o contato direto com a natureza exuberante durante a floração das cerejeiras.
Com 13 dias de acompanhamento pelo guia brasileiro, a viagem promete ser uma imersão cultural profunda e rica em detalhes históricos, proporcionando uma experiência inesquecível.
Contato:
Para mais informações e reservas, entre em contato com a Ásia Total:
Telefone: (11) 99649-2111
Email: tours@asiatotal.com.br
Redes Sociais: @asiatotal (Instagram e Facebook)
A Ásia Total é reconhecida por seu compromisso com a qualidade e segurança das viagens, garantindo que cada detalhe seja cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência única e memorável aos seus clientes.
A primeira colocação renderá uma placa para o hotel e um troféu mais R$ 1 mil para o profissional; conheça os outros detalhes do concurso de camareiros (as)
Os hotéis cariocas vão premiar os profissionais responsáveis por garantir uma estadia confortável e acolhedora aos hóspedes. A disputa, que incluirá a arrumação de uma cama de hotel, será no dia 29 de outubro. O concurso, organizado pelo HotéisRIO, oferecerá aos três primeiros colocados troféus e prêmios em dinheiro.
Camareira(o) Master HotéisRIO
O concurso, batizado como “Camareira(o) Master HotéisRIO”, tem como objetivo incentivar a criatividade e o talento desses profissionais que atuam nos hotéis do Rio de Janeiro, promovendo a integração entre eles e destacando o perfil de quem trabalha na área.
Os participantes deverão estar com seus uniformes de trabalho e terão como tarefa arrumar uma cama, posicionando corretamente itens como lençóis, edredons, travesseiros e almofadas. O enxoval deve estar completamente esticado e alinhado.
Critérios
A seleção dos vencedores será baseada no tempo, precisão e habilidade. A cronometragem da competição começa quando os juízes indicarem e é parada assim que o participante concluir a arrumação da cama. O tempo levado para fazer a cama, a organização, a qualidade, a apresentação e o aspecto geral são os principais critérios de julgamento.
Estão aptos a participar camareiras e camareiros dos meios de hospedagem associados ao HotéisRIO localizados na cidade do Rio de Janeiro. Cada empreendimento pode indicar apenas um profissional, que deverá ser maior de 18 anos. A primeira colocação renderá uma placa para o hotel e um troféu mais R$ 1 mil para o profissional; o segundo e o terceiro colocados também ganharão placas e troféus, a diferença será no valor dos prêmios – R$ 500 e R$ 200, respectivamente.
Hotel Vila Inglesa oferece fácil acesso ao CARDE, que será inaugurado em 28 de novembro
Campos do Jordão, no interior de São Paulo, ganhará um novo centro cultural. Com inauguração prevista para 28 de novembro, o CARDE reunirá mais de 100 carros históricos, exibidos em conjunto com obras de arte e trabalhos de design.
O objetivo central é relacionar automóveis a períodos históricos do Brasil, memórias de grandes personalidades e conceitos artísticos. Os visitantes poderão ver e aprender mais sobre modelos como Gurgel Itaipu (primeiro carro elétrico produzido em série na América Latina), Willys Interlagos (esportivo batizado em homenagem ao autódromo de São Paulo) e Rural Willys com pintura “saia e blusa”, tendência que era sinônimo de modernidade na década de 1950.
Espalhado por várias salas com experiências imersivas, o acervo do museu inclui ainda veículos que já foram conduzidos por figuras ilustres, como os presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Outro destaque é o Aero Willys 2600, lançado nos anos 1960, que pertenceu a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.
Desenvolvido com investimento da Fundação Lia Maria Aguiar, o CARDE fica em uma área de 5,4 mil metros quadrados em meio à exuberante natureza de Campos do Jordão. Uma boa alternativa para quem pretende visitar o museu é pernoitar no Hotel Vila Inglesa, que oferece fácil acesso tanto ao complexo cultural como aos principais pontos turísticos e restaurantes da Suíça Brasileira.
Além da localização privilegiada, o hotel conta com acomodações amplas, ambientes aconchegantes e restaurante com menu que reúne desde receitas com ingredientes locais (como pinhão e truta) até as tradicionais fondues. Há ainda uma ampla lista de experiências que deixam a viagem ainda mais especial, a exemplo das opções de massagens, do piquenique no charmoso jardim florido da propriedade e do Chá da Tarde com decoração elegante e cardápio com delícias como chocolate quente, waffles e apfelstrudel.
Quadras de tênis e beach tennis, parquinho, salão de jogos e brinquedoteca ficam à disposição dos hóspedes. Também é possível se aventurar em atrações como arvorismo e tirolesa, além de curtir a piscina aquecida e coberta.
Vagas de trabalho são para camareira, garçom, barman, auxiliar de cozinha e bar, lavador de louças, recreacionista, entre outras
Os hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, em Jurerê, estão com 138 vagas de trabalho temporárias abertas para a temporada, com início do trabalho a partir de novembro, sendo que todas exigem ensino fundamental. A inscrição deve ser feita no link habitasul.com.br/vagastemporada.
Para 50 delas não é preciso experiência prévia: auxiliar de limpeza, de cozinha e de bar; lava-pratos, operadores de caixa e atendentes. Enquanto para camareiras, garçons, cozinheiros, barmans e recreacionistas é desejável experiência prévia em hotelaria. Também estão disponíveis vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs).
Além dos salários compatíveis com as funções, os contratados receberão diversos benefícios como: bônus de R$ 400 de acréscimo por comparecimento, vale-alimentação de R$ 31 por dia, vale-transporte ou van para os moradores do Norte da Ilha.
Serão diversas datas de entrevistas e as aprovações serão divulgadas no mesmo dia. “A ideia é que o candidato já saia da sala de recrutamento com a oferta de trabalho na mão”, explica a gerente de RH da Habitasul, Amanda Delpoio. “As vagas são para trabalhar na temporada de verão, mas, dependendo da dedicação e do empenho do candidato, existe a possibilidade de contratação definitiva, após a temporada”, garante.
Na passagem do DIÁRIO por Manaus conhecemos o Juma Ópera Hotel, um empreendimento que reflete os tempos da Belle Époque, período do apogeu do Ciclo da Borracha na Amazônia. Ficamos uma noite, tempo suficiente para degustar a beleza e o conforto do hotel, além de seu entorno monumental.
Por Paulo Atzingen, de Manaus (Texto, fotos e vídeo)*
Quando penso em Amazônia a primeira imagem que me vem à mente é a floresta e seus rios. Em seguida, o Teatro Amazonas, em Manaus.
O Ciclo da Borracha criou uma economia pujante por aqui e a cultura europeia se instalou na capital do Amazonas culminando com a construção do Teatro Amazonas, uma obra-prima erguida em 1896.
Se da floresta nasceu o Teatro, no entorno dele nasceram os casarões históricos que testemunharam o apogeu e a decadência da economia da borracha. Agora esses mesmos casarões abrigam uma nova era: a das viagens e do turismo. Alguns se tornaram restaurantes, outros prédios dão guarida à secretarias de governo e um especialmente é o Juma Ópera Hotel.
É evidente que com o fim do Ciclo da Borracha, que aconteceu em função da concorrência da produção do látex nos países do sudeste asiático, especialmente na Malásia e Indonésia, Manaus passou por um período de declínio econômico, mas a riqueza cultural e a importância histórica permanecem visíveis nos edifícios preservados.
Reforma
Reformado e ampliado em 2020, o Juma Ópera revive essa memória gloriosa, combinando a história das construções com o conforto moderno em um projeto cuidadoso, que respeita sua herança, mas que oferece uma experiência de hospitalidade sofisticada.
Um exemplo foi a incorporação da casa de Ivete Ibiapina, uma pianista e professora que marcou época na Amazônia. Esta casa abriga duas das suítes mais prestigiadas do hotel: a Suíte Ivete e a Suíte Ibiapina. Ambas estão localizadas em uma das mansões históricas do século XIX que fazem parte do complexo do hotel. A Suíte Ivete preserva detalhes originais, como o piso de madeira, e oferece um espaço amplo de 56m², com uma pequena sala de estar e um banheiro com duas duchas e banheira. Já a Suíte Ibiapina, localizada no mesmo casarão, é ainda maior, com 60m², pé-direito alto e uma sala de estar, proporcionando um ambiente elegante e espaçoso para os hóspedes
Assinatura do projeto
“O projeto tem a assinatura do arquiteto Roberto Vinograd, que dá um equilíbrio de modernidade com as antigas construções do entorno. Espaços como o bar, a piscina da cobertura e o restaurante foram pensados de modo que o hóspede desfrute de momentos agradáveis tendo sempre o Teatro Amazonas como inspiração”, afirma Rodrigo Dezan Cunha, gerente geral do Juma.
Efeito mágico
Ele conta ao DIÁRIO que toda a fiação aérea da frente do hotel foi enterrada, valorizando ainda mais a vista para a praça e para o Teatro Amazonas.
“Em 2019, ano da minha chegada aqui em Manaus, procurei o diretor da Amazonas Energia com um pedido de que fizéssemos em parceria um trabalho de enterramento dos fios que cobriam ou atrapalhavam a visão do Teatro a partir do Juma”, disse-me Rodrigo que a palavra parceria teve um efeito mágico. “Eu levei a ideia, falei da parceria e na mesma reunião o diretor chamou um assistente e verificou se havia cabos suficientes para os cerca de 90 metros de fiação que seria enterrada. Havia. Ele nos deu esses cabos que custavam uma fortuna e isso barateou cerca de 70% da obra”, comemora o executivo.
Mãos e corações amazônicos
A arquiteta Débora Aguiar assina a decoração do hotel e associa a multifacetada matéria-prima que brota da floresta, desde as folhas de uma arvore centenária que serve como base para uma pintura de um artista local, ao trançado de uma esteira feita com fibras de açaí que serve como abajur. Débora oferece ao hóspede um espaço de tempo para a contemplação do artesanato feitos por mãos e corações amazônicos.
Degustação
Com 41 acomodações entre suítes e apartamentos que variam em tamanho e estilo, ficamos hospedados na suíte master com vista para o Teatro. Da varanda era possível ver o movimento em torno da casa de espetáculos e degustar a seiva cultural desta terra.
Daqui da janela do quarto viajo para o coração da selva da arte. Trata-se de uma nave monumental ancorada no topo de uma colina. Seu corpo principal é rosa e carmim. Sua cúpula é revestida por cerca com cerâmica vitrificada, pintadas nas cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco), o que dá um charme cívico (muito mais que ideológico e muito mais que político) a esse símbolo da cultura nacional e amazônica.
Se o Juma Ópera Hotel oferece essa degustação da cultura e da arte amazônicas, nacional e internacional, ele também nos prepara o espírito e o astral para o Juma Lodge, seu irmão vegetal, que está no coração da floresta, alguns quilômetros às margens do Rio Juma, um afluente do Rio Madeira, ainda mais infiltrado neste mundo verde, genuinamente brasileiro.
CEO do IAG revelou detalhes estratégicos sobre os próximos passos da companhia
O CEO do International Airlines Group (IAG), Luis Gallego, revelou que a compra da TAP Air Portugal poderia criar um hub duplo no sul da Europa. A declaração foi dada pelo executivo durante uma conferência na Fundação La Caixa, na Espanha.
Desse modo, conseguiria competir com as principais companhias do norte do continente. No entanto, ele enfatizou que tudo dependerá das condições impostas pelo governo português.
Dual hub
Segundo reportagem do site internacional Hosteltur, Gallego declarou que a aquisição da TAP é complementar ao negócio do IAG, que inclui British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level. O objetivo principal é acessar o mercado brasileiro, onde a Iberia, que faz parte do grupo, não possui grande expressão.
“Poderia ser configurado um dual hub no sul da Europa (Madrid-Lisboa) para fazer frente aos grandes do norte, como Paris, Amsterdã (estes dois nas mãos da aliança Air France-KLM ) ou Frankfurt (território da Lufthansa)”, destacou Luis Gallego.
“Não temos urgência nem necessidade de comprar só por comprar”, disse o CEO da IAG. Vale destacar que o IAG é ‘cuidadoso’ com as empresas que incorpora, que devem estar dentro da margem de lucro operacional do grupo que gira em torno de 12 a 15%.
Air Europa
Quando o assunto foi a Air Europa, empresa que a IAG detém 20%, o executivo revelou que haverá uma expansão de capital. Entretanto, o grupo ainda não decidiu se participará desse processo.
Gallego afirmou que o grupo IAG irá investir 6 bilhões de euros nos próximos cinco anos na renovação de frotas e serviços para se consolidar nos mercados do Atlântico Sul e Norte. Além disso, serão fortalecidas parcerias estratégicas com a American Airlines e Qatar Airways, para aumentar os destinos globais.
Objetivo é capacitar e reconhecer papel estratégico dos agentes como aliados para explorar e desenvolver mais oportunidades na cadeia do turismo nacional
A LATAM realizou, na última quarta-feira (23/10), seu sexto roadshow para agentes de viagens. Com o objetivo de capacitar e reconhecer o papel estratégico desses profissionais como aliados para explorar e desenvolver mais oportunidades no turismo nacional, a companhia escolheu o Rio de Janeiro para sediar a quarta edição de 2024 do evento, que contou com a participação de mais de 120 agentes de viagens da região.
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, reforça a importância da iniciativa para a integração dos milhares de parceiros espalhados pelo País ao ecossistema da LATAM. “Estamos em um momento bastante positivo no Rio de Janeiro, principalmente no Galeão, onde concentramos investimentos e esforços para ampliar o fluxo de passageiros. Os resultados são mais de 1,6 milhão de passageiros que utilizaram o Galeão para entrar ou sair do Rio de Janeiro em nossos voos domésticos e internacionais de janeiro a agosto deste ano, um crescimento de 123% na comparação com o mesmo período de 2023. Para que essa estrutura tenha uma demanda saudável, é fundamental que o nosso ecossistema de parceiros esteja bem integrado aos nossos produtos e serviço”, explica.
O evento, realizado no hotel Prodigy Santos Dumont contou com a participação de um representante da Delta Air Lines, além da apresentação do time de Vendas da LATAM Airlines Brasil sobre resultados alcançados e perspectivas para os próximos meses, com momentos de interação com especialistas da LATAM durante as sessões individuais.
Investimentos da LATAM no Rio de Janeiro
O roadshow no Rio de Janeiro acontece após a LATAM anunciar a criação de 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a alta temporada de verão entre 1º de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025.
O incremento de voos com relação ao mesmo período do ano passado ano foi planejado para atender aproximadamente 7,9 milhões de passageiros que a companhia espera transportar na alta temporada 2024-2025, um volume que será 8% maior do que na alta temporada 2032-2024. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, cujo aeroporto será reaberto na última semana de outubro,e Curitiba são os destinos brasileiros que devem receber mais turistas em voos da LATAM na alta temporada.
Interessados não precisam ter experiência e podem participar do processo seletivo no dia 31 de outubro, na Secretaria de Educação da cidade
O parque aquático e resort do Complexo Thermas, em São Pedro (SP), anunciou a abertura de 125 vagas de empregos para atuação durante a alta temporada de verão. Os interessados não precisam ter experiência para se candidatar.
As vagas são para várias áreas operacionais. A seleção acontece no dia 31 de outubro, na Secretaria de Educação da cidade.
Os interessados em participar do processo seletivo devem comparecer no Auditório da Secretaria de Educação, que fica na Rua Maestro Benedito Quintino, nº 886, no Centro. Serão feitas triagens e os candidatos serão divididos nas áreas de interesse. O horário de atendimento será das 8h às 20h.
As vagas são para diversas áreas operacionais do parque e no resort. Os contratos têm duração até o final da temporada de verão.
Requisitos para se candidatar
Ter 18 anos ou mais, ensino médio completo ou cursando, facilidade de comunicação, disponibilidade para trabalhar em horários flexíveis, incluindo aos finais de semana, e residir próximo à região.
Não é preciso ter experiência, todos os contratados vão passar por treinamento antes do início das atividades.
Os interessados devem entrar em contato previamente via WhatsApp (19 99682-1775) para confirmar presença na triagem.
Na data, é preciso levar o currículo em arquivo digital, para que possa ser compartilhado em um banco de currículos.
Companhia passa a ter cinco frequências semanais entre as capitais cearense e francesa; em 27 de outubro, voo especial de Outubro Rosa pousará em Fortaleza
A Air France passou a operar na última semana cinco voos semanais entre Fortaleza e Paris, um incremento significativo em relação às três frequências que já estavam disponíveis anteriormente. Desde o dia 17 de outubro, além dos voos às terças, sextas e aos domingos, os passageiros também contam com novas opções às quintas e aos sábados.
“Esse aumento nas frequências reflete a nossa confiança no mercado brasileiro e, especialmente, no potencial de Fortaleza como destino turístico e de negócios. Estamos comprometidos em oferecer mais conveniência aos nossos passageiros, ao mesmo tempo em que conectamos Fortaleza e o Brasil com o mundo”, afirma Sylvain Mathias, diretor comercial do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
A capital cearense passará a ter um mix de aeronaves na operação da Air France, contando com o Airbus A350-900, que acomoda 324 passageiros em três classes de serviço – Business (34), Premium (24) e Economy (266) – e o Boeing 777-200, com 328 assentos divididos em Business (28), Premium (32) e Economy (268).
Ao desembarcar no Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, os passageiros que saem de Fortaleza não só têm a capital francesa como destino, mas também podem se conectar a centenas de localidades na Europa, África e Ásia, incluindo a China. Para aqueles que partem de outras regiões do Brasil, a parceria da Air France com a GOL, que celebra 10 anos em 2024, permite conexões fáceis via Fortaleza, oferecendo uma ampla rede de destinos internacionais e domésticos.
As passagens para os novos voos já estão disponíveis no site oficial da Air France (airfrance.com.br) ou por meio de agentes de viagem.
Outubro Rosa
Fortaleza também está envolvida na campanha da Air France para o Outubro Rosa, com um voo especial partindo de Paris no dia 27 de outubro. A ação faz parte de uma iniciativa global da Air France para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama, em parceria com a associação “Les hôtesses de l’air contre le cancer” (“Comissários de bordo contra o câncer”).
Nesses voos, a tripulação será composta exclusivamente por mulheres, vestidas com uniformes especiais e portando a tradicional fita rosa da campanha. Os passageiros poderão adquirir chaveiros temáticos a bordo.
A tripulação fará um anúncio especial antes e durante o voo, destacando a importância da conscientização sobre o câncer de mama e o engajamento da Air France com causas sociais.
Além da capital cearense, apenas Lomé (Togo), Phoenix e São Francisco (EUA) estão envolvidas em voos dedicados ao Outubro Rosa.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo. Política de privacidade LGPDOK, de acordo.