A Expo Turismo Paraná 2024 começou em Curitiba mais enxuta e objetiva, comparada aos anos anteriores
Uma solenidade de abertura mais enxuta, mais objetiva e onde o próprio prefeito de Curitiba, Rafael Greca não gastou completamente sua veia poética, trocando seu tempo para falar da Cidade Inteligente que é Curitiba. A Expo Turismo Paraná inaugura o calendário de feiras de turismo nacionais
Por Paulo Atzingen, de Curitiba*
Foi aberta nesta quinta-feira (7), em Curitiba, a Expoturismo Paraná 2024, no centro de Convenções Viasoft Experience.
Com diversas alusões ao Dia Internacional da Mulher que acontece nesta sexta-feira (8), a presidente da Paraná Turismo, Tatiana Turra resumiu as homenagens com duas expressões: “Chegamos a um ponto de convergência porque reivindicamos duas coisas: respeito e colocação no mercado de trabalho em igualdade de condições”, disse.
João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav Paraná em sua fala citou números do IBGE, afirmando que o Paraná se posiciona em 3° lugar nas atividades turísticas que mais crescem no país e isso só é explicado por políticas públicas implantadas tanto pelo governo do estado quanto pela prefeitura de Curitiba.
“Segundo dados do IBGE, o Paraná destaca-se no setor de serviços tendo a base na economia do turismo; somos o 4° maior portão de entrada de viajantes internacionais, e só Curitiba recebeu 7 milhões de turistas em 2023”, pontuou.
Ainda segundo Alceu, o Expoturismo Paraná se apresentam 60 operadoras de turismo, duas companhias aéreas e 20 destinos, que serão fonte de inspiração e negócios dos agentes de viagens. Segundo a assessoria do evento, no ano passado, o evento reuniu um público total de 4220 pessoas, sendo que destes, 1427 eram agentes de viagens. Para 2024, a expectativa é aumentar o número de visitantes sem, porém, perder a qualidade do público participante.
203% cresceu em turistas internacionais
O secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes com entusiasmo afirmou que o Turismo do Paraná cresceu 10% no último ano em relação a 2022. “O turismo internacional no Brasil cresceu 51% em 2023, no Paraná crescemos 203%”, comemorou. Questionado ao fim da solenidade de onde vinham esses números, Nunes disse ao DIÁRIO que trata-se de dados dos aeroportos regionais do Paraná (Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu) e turistas oriundos do cone-sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).
Na fala de Rafael Greca, o prefeito desta vez não utilizou todo o seu tempo para poeticamente descrever as regiões do Paraná. Foi mais narrativo, descrevendo a pujança de Curitiba, com seus parques, instituições de ensino superior, centros de eventos e grandes espetáculos, recorrendo algumas vezes a Tatiana Turra para reforçar e checar suas afirmações.
“É preciso haver cooperação e vontade de fazer o Paraná ainda mais forte para o turismo. É hora de ousar e empreender”, disse.
“Que desse grande caudal, do rio Paraná, deve surgir também um caudal onde navega o turismo do Paraná. Viva o Turismo do Paraná”, completou sua mensagem.
Números
De acordo com os organizadores, a expectativa é receber 4,2 mil pessoas, sendo 1.427 agentes de viagem vindos em 11 caravanas. Além de público qualificado, o evento reúne expositores que representam as melhores marcas do mercado de turismo.
Programação das rodadas
Por ser um evento B2B, as rodadas de negócios nos estandes são muito importantes e acontecerão divididos em cinco temas: Operadores de Turismo, no dia 7 de março, às 14h30; Turismo de Experiência do Paraná, no dia 7 de março, às 16h30; Turismo de Experiência de Curitiba, também no dia 7, às 18h30; Inovação e Tecnologia, o dia 8 de março, às 13h30; e Mercado Metropolitano, no dia 8, às 15h30.
SERVIÇO:
EXPO TURISMO PARANÁ
Abertura solene – dia 7 de março (quinta-feira) às 11h.
Dia 7 de março (quinta-feira) de 2024 – das 13h às 20h.
Dia 8 de março (sexta-feira) de 2024 – das 12h às 18h.
Local: Viasoft Experience – Rua Pedro Viriato Parigot de Sousa, 5300 Campo Comprido – CIC – Curitiba – PR – Brasil
Workshop apresenta linhas de financiamento sob medida e oferece consultoria aos empreendedores públicos e privados da Baixada Santista
EDIÇÃO DO DT
Com o objetivo de levar crédito a todos os modelos de negócio ligados ao turismo na Baixada Santista, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP realizou, nesta quarta-feira, 6, o workshop Creditur SP – Acelerando o Desenvolvimento do Turismo na Costa da Mata Atlântica, uma iniciativa do maior programa de crédito turístico do Brasil, o CrediturSP.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a iniciativa tem por objetivo impulsionar a atração de investimentos na Baixada, diversificar a oferta de atrativos e gerar novos empregos na região. O programa conta com a parceria de dez instituições financeiras que juntas oferecem R$ 4 bilhões em linhas de crédito para pequenos, médios e grandes empreendedores.
Com taxas a partir de 0,33% ao mês, carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses, o crédito turístico vai beneficiar toda a cadeia produtiva do setor, do artesão a grupos corporativos, incluindo os 52 setores relacionados ao turismo e também as gestões municipais. “Estamos falando da região que mais recebe turistas em todo o Estado, com potencial para o turismo de natureza, de negócios, de aventura, cultura e eventos”, disse o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP.
Para divulgar o programa, o Governo de São Paulo desenvolveu uma plataforma disponível no site www.turismo.sp.gov.br/onepage/creditur com informações sobre as linhas disponíveis e as condições de cada uma das instituições que integram a iniciativa: InvestSP, Sebrae-SP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Câmara de Indústria e Comércio do BRICS, DesenvolveSP, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Povo, Cresol, Sicoob-Credicitrus, Fomento Mais Bank e ACCredito.
O evento também contou com a presença do prefeito Válter Suman, do Guarujá; do deputado estadual Paulo Correa Júnior, presidente da Comissão de Turismo; do secretário de Turismo da cidade, Fábio Santos; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, Leonardo Gazillo; e de Lourival De Pieri, do Casa Grande Hotel, onde o evento foi realizado.
A Baixada tem os destinos mais visitados do Estado de SP, uma diversidade de atrativos e projetos âncora que podem impulsionar ainda mais a região, como o distrito turístico no centro histórico de Santos, a mudança no embarque de passageiros de cruzeiros para o Valongo e o túnel seco ligando o Guarujá a Santos. No ano passado, a Baixada recebeu R$ 66 milhões em investimentos da Secretaria por parte do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Turístico, o Dadetur.
Grupo LATAM elimina 96% dos plásticos de uso único em suas operações, o equivalente a 1,7 mil toneladas
EDIÇÃO DO DT
O Grupo LATAM encerrou 2023 com um progresso significativo na eliminação de plásticos de uso único em todas as suas operações, alcançando uma redução de mais de 1.700 toneladas.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o volume corresponde a cerca de 96% do escopo definido pelo Grupo LATAM como plástico de uso único, o equivalente a 266 milhões de sacolas plásticas. Os 4% restantes correspondem aos itens que não puderam ser substituídos ou eliminados por motivos legais, de segurança, saúde ou operacionais, ou porque não havia opções de substituição disponíveis no mercado.
“Estamos orgulhosos de poder encerrar 2023 com um progresso significativo na eliminação de plásticos de uso único em todas as operações, o que foi um grande desafio para o grupo. Foi um processo de aproximadamente três anos, que envolveu áreas transversalmente diferentes, desde o design da experiência de viagem até as linhas operacionais, substituindo os plásticos descartáveis por materiais rotativos, de base biológica e/ou biodegradáveis. Sabemos que ainda há muito espaço para melhorias e continuaremos a trabalhar arduamente nisso este ano”, afirma Johanna Cabrera gerente de Sustentabilidade do Grupo LATAM.
Essas ações incluem mudanças relevantes. Nesse sentido, na cabine Premium Business, foram implementadas sacolas reutilizáveis de algodão para itens de descanso e amenidades, como travesseiros, cobertores, capas de assento e fones de ouvido, e lançados novos kits de amenidades sem plásticos de uso único, feitos no Brasil com matérias-primas locais, produção artesanal, cruelty free e desenhados por artistas emergentes.
Na cabine Economy, o uso de utensílios de alimentação reutilizáveis foi implementado durante todo o voo, com base em plástico rotativo de alta durabilidade, além de talheres e mexedores de bambu. Além disso, o uso de tiras de papel para a contenção de itens de descanso foi introduzido nas afiliadas da Colômbia, Chile, Peru e Equador.
Nos aeroportos, foram implementadas novas etiquetas 100% feitas de papel em diferentes aeroportos da malha aérea da companhia. Além disso, a LATAM Airlines Brasil trocou seus kits de lanches para contingências em terra por modelos feitos 100% de papel e papelão.
Já nos escritórios e áreas operacionais – especialmente no Chile e no Brasil – começaram a ser utilizados copos, sacolas e sacos de papel.
Hopi Hari oferece entrada gratuita para todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher
EDIÇÃO DO DT
Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, o Parque Temático Hopi Hari, realiza uma homenagem especial à singularidade e importância das mulheres. Em um gesto de reconhecimento e celebração, todas* as mulheres terão entrada gratuita.
As mulheres desempenham papéis essenciais em todos os aspectos da vida, e esta homenagem é uma forma de expressar gratidão e admiração por suas conquistas e contribuições. Sem nenhuma outra condição, o Hopi Hari convida todas as mulheres a desfrutarem de um dia especial, dedicado exclusivamente a elas, em um dos maiores parques de diversão da América Latina.
O Hopi Hari, conhecido como o “País Mais Divertido do Mundo”, oferece uma experiência única em um espaço de 760 mil metros quadrados, repleto de mais de 40 atrações para toda a família. Desde a emocionante Montezum, a maior montanha-russa de madeira da América Latina, até o relaxante passeio pelo Rio Bravo, com mais de 600 metros de corredeiras, o parque promete diversão e aventura para todos os visitantes.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o Hopi Hari é dividido em cinco regiões temáticas e transporta seus visitantes para um mundo de fantasia, com Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba. Essa iniciativa no Dia Internacional das Mulheres destaca o compromisso do parque em reconhecer e celebrar a singularidade feminina.
*Sugerimos chegar cedo para garantir o acesso, pois a cortesia está sujeita à capacidade de atendimento do parque.
Sobre o Hopi Hari
Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, uma área duas vezes maior que o Estado do Vaticano.
São mais de 40 atrações para toda família, incluindo a Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Rio Bravo, um passeio refrescante por corredeiras com mais de 600 metros.
O País Mais Divertido do Mundo, como é conhecido, tem 5 regiões: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba.
Considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina, foi projetado como um país fictício, com capital, idioma próprio, entre outras características.
O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo e recebe visitantes de mais de 250 municípios de todo o Brasil.
Situado no interior do Estado, o parque aquático tem desde atrações mais tranquilas, para todas as idades, até as mais radicais
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O Castelo Park Aquático vai estender as comemorações do Dia Internacional da Mulher e transformar março em um mês ainda mais especial. Nos fins de semana e feriados de março, o valor do ingresso é R$ 59,00 (adulto) por pessoa. Já de segunda a sexta, o preço é ainda menor: R$ 39,00 (adulto) por pessoa. Os valores promocionais são válidos exclusivamente para ingressos adquiridos no site oficial do parque.
Localizado a apenas 150 km da cidade de São Paulo e próximo a Campinas e Sorocaba, o parque tem como carro-chefe as piscinas infantis do Castelo Kids e do Lago do Tubarão, além das descidas radicais nos toboáguas do Acelerado, do Decolando e do novo Turbilhão, com 100 metros de extensão e uma altura de 15 metros, que equivale a um prédio de cinco andares.
Para quem prefere atrações mais tranquilas, o Rio Lento e a Praia do Arrecife, com água salgada e orla de areia, são opções certas. No total, há cinco atrações climatizadas.
Além disso, o Castelo Park Aquático oferece áreas de descanso, restaurante com pratos à la carte, pastelaria, lanchonetes, sorveterias, vestiários com chuveiros, fraldário equipado, guarda volumes e estacionamento gratuito.
Vale dizer que, visitantes com autismo têm à disposição a sala do silêncio, um espaço acolhedor onde eles podem relaxar ao se sentirem estressados com o excesso de estímulos.
Quer saber mais informações? Então acesse o site oficial do parque aquático.
De acordo com a entidade, O crescimento da carga aérea ultrapassou o comércio e a produção. Vários fatores no ambiente operacional podem ser destacados
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de janeiro de 2024, que indicam um forte início de ano.
A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), aumentou 18,4% em relação aos níveis de janeiro de 2023 (19,8% nas operações internacionais). Esta recuperação significativa marca o maior crescimento anual em toneladas de carga por quilômetro (CTKs) desde a temporada de verão de 2021.
A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 14,6% em relação a janeiro de 2023 (18,2% nas operações internacionais). Isto se deve em grande parte ao aumento de 25,8% da capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado, graças ao fortalecimento dos mercados de passageiros.
“A demanda por carga aérea aumentou 18,4% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Este é um forte início de ano. Em particular, o setor de comércio eletrônico em expansão continua ajudando a demanda por carga aérea a manter a tendência acima do crescimento, tanto do comércio quanto da produção, desde o último trimestre de 2023. O contrapeso desta boa notícia é a incerteza sobre a desaceleração econômica da China. Esse tema estará na agenda de discussões dos executivos de carga aérea que se reunirão em Hong Kong na próxima semana para o Simpósio Mundial de Carga Aérea da IATA, com foco em digitalização, eficiência e sustentabilidade”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
O crescimento da carga aérea ultrapassou o comércio e a produção. Vários fatores no ambiente operacional devem ser destacados:
O comércio internacional global registrou crescimento de 1,0% em dezembro em relação ao mês anterior (-0,2% em relação ao mesmo período do ano passado).
Em janeiro, o índice PMI de manufatura subiu para 50,3, ultrapassando a marca de 50 pela primeira vez em oito meses, indicando expansão. O PMI de novos pedidos de exportação também subiu para 48,8, mas permanece abaixo do limite crítico de 50, sugerindo um declínio contínuo, mas em desaceleração, das exportações globais.
Em janeiro, a inflação nas principais economias continuou caindo desde que atingiu o pico conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), atingindo 3,1% nos Estados Unidos e na União Europeia e 2,1% no Japão. O IPC da China, no entanto, indicou deflação pelo quarto mês consecutivo, causando sinais de desaceleração econômica. A taxa de inflação negativa da China de -0,8% foi a mais baixa desde a crise financeira global em 2009.
Desempenho por região em janeiro de 2024
Companhias aéreas da região Ásia-Pacífico
Houve aumento de 24,6% nos volumes de carga aérea em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. Esse desempenho ficou acima do mês anterior (+18,5%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento contínuo de CTKs internacionais de três principais rotas comerciais: África-Ásia (+52,5%), Oriente Médio-Ásia (+29,5%) e Europa-Ásia (+27,5%). A capacidade disponível para as companhias aéreas da região aumentou 25,0% em comparação com janeiro de 2023 com o aumento da capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros.
Transportadoras da América do Norte
Apresentaram o pior desempenho entre todas as regiões em janeiro de 2024, com aumento de 9,3% nos volumes de carga em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar do resultado, esta foi uma melhoria no desempenho em relação a dezembro (2,0%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento nas rotas comerciais América do Norte-Ásia (+17,1%) e América do Norte-Europa (+3,5%). A capacidade aumentou 3,8% em relação a janeiro de 2023.
Transportadoras da Europa
Apresentaram aumento de 16,4% em seus volumes de carga aérea em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023, resultado melhor do que aquele registrado em dezembro (+8,6%). As transportadoras da região se beneficiaram do forte crescimento de CTKs internacionais no mercado interno da Europa (+18,4%) e na rota Europa–Ásia (+27,5%). Os ganhos obtidos com a expansão significativa na rota comercial Oriente Médio-Europa (+46,1%) também beneficiaram as transportadoras da região. A capacidade aumentou 12,5% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023.
Transportadoras do Oriente Médio
Teve o melhor desempenho de janeiro de 2024, com aumento anual de 25,9% nos volumes de carga. Este resultado representou uma melhoria significativa em relação ao desempenho do mês anterior (+18,3%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento nos mercados Oriente Médio-Ásia (+29,5%) e Oriente Médio-Europa (+46,1%). A capacidade aumentou 17,1% em relação a janeiro de 2023.
Transportadoras da América Latina
Apresentaram aumento de 13,4% nos volumes de carga em comparação com janeiro de 2023, um aumento considerável em relação ao mês anterior (+6,4%). A capacidade aumentou 6,6% em janeiro em comparação com o mesmo mês de 2023.
Companhias aéreas da África
Obtiveram aumento de 17,0% em seus volumes de carga aérea em janeiro de 2024, resultado bem acima do desempenho registrado em dezembro (-1,2%). As transportadoras da região se beneficiaram do forte crescimento na rota comercial África-Ásia. A capacidade aumentou 19,4% em janeiro em comparação com os níveis de janeiro de 2023.
A companhia aérea Azul negou que esteja negociando ou realizando qualquer transação específica sobre uma possível oferta da concorrente Gol, que está em recuperação judicial nos Estados Unidos. As informações são da Isto É Dinheiro.
“A Azul, ciente de sua responsabilidade fiduciária, está sempre atenta às dinâmicas estratégicas do setor aéreo e a possíveis oportunidades de parcerias, podendo como prática regular contratar consultores para apoiar a empresa nesses esforços. Até o momento, a Azul não negociou nem aprovou nenhuma transação específica. A empresa compromete-se a manter acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer desenvolvimentos significativos relacionados a este assunto”, disse a companhia à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Mais cedo, ganhou destaque de jornais a notícia de que a aérea havia contratado assessores financeiros do Citigroup e da Guggenheim Partners para tentar comprar ao menos parte da Gol. Os dois bancos ajudariam a Azul a decidir pela compra de uma parcela ou mesmo pela totalidade da concorrente.
Como a Gol está sob proteção do Chapter 11, o equivalente nos Estados Unidos à recuperação judicial do Brasil, uma eventual proposta da Azul precisaria ser aprovada pelos credores da Gol.
Os rumores no mercado sobre a transação impulsionaram os papéis da Azul. As ações chegaram a subir 7% na abertura da sessão e fecharam em 3,87%
Em entrevista exclusiva ao Diário, a nova voz da Abav Nacional fala sobre o momento do turismo, analisa o fator PERSE e aponta os caminhos para a expansão em 2024
por Zaqueu Rodrigues – com redação e edição do DIÁRIO
Em janeiro deste ano, Ana Carolina Medeiros foi eleita a nova presidente da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens). Durante o biênio 2024/25, ela terá como missão continuar os trabalhos realizados pela gestão anterior. “Nosso foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abav’s estaduais”.
Fundamentada pelos bons resultados alcançados pelo turismo brasileiro no ano passado, Ana Carolina se mostra otimista e projeta um crescimento do setor em 2024. “Para que essa expansão ocorra como esperamos é necessário um trabalho conjunto entre o governo, entidades e o agenciamento.”
A presidente da Abav Nacional afirma que a atuação política é essencial para defender as demandas do setor, como a manutenção do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). Nesta terça-feira (5), o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou que o benefício será redesenhado por meio de um Projeto de Lei.
Ana Carolina alerta que alterações inesperadas no Perse comprometem o desenvolvimento do mercado de viagem. “O Perse foi um dos itens de maior salvação ao Turismo. Essas empresas precisam do Perse para continuar essa etapa de crescimento, de manutenção e agora de geração de empregos. Isso é de extrema relevância”.
O fortalecimento das Abav’s estaduais é outra prioridade, assegura a presidente da Abav Nacional. “O nosso foco é ajudá-las a tornarem-se financeiramente sustentáveis, incluí-las no programa de governança corporativa da Jornada ABAV ESG através de protocolos e capacitá-las a dar continuidade e promover ações de sucesso”.
Na entrevista a seguir, entre outros temas que são diretrizes, Ana Carolina faz um balanço de 2023, compartilha as suas perspectivas para este ano, reforça as ações de ESG, e revela as renovações da feira Abav Expo 2024, que acontecerá pela primeira vez em um estádio de futebol. “A Abav se fortaleceu, vem crescendo de forma constante e se internacionalizando, mostrando assim a força do agenciamento”.
DIÁRIO – Nessas primeiras semanas como presidente da Abav Nacional, quais foram suas prioridades e primeiras medidas?
Ana Carolina Medeiros: Neste começo de 2024 já tivemos algumas pautas relevantes, A ABAV Nacional foi até Brasília para encontros estratégicos que dizem respeito a realização da ABAV Expo 51, que neste ano será justamente lá, na Arena BRB Mané Garrincha, e também seguimos com nosso trabalho político que busca atender os pleitos do agenciamento, como a defesa da manutenção do PERSE que ao lado de diversas outras entidades nos posicionamos a favor. Mas ainda é só o começo, e teremos muitas novidades para compartilhar em breve.
DIÁRIO – Após profundas mudanças e perdas provocadas pela pandemia, qual é o balanço que faz de 2023 para o agenciamento e como define o momento da Abav Nacional?
Ana Carolina Medeiros: O ano de 2023 foi um ano de retomada, o Brasil bateu marcas importantes como recorde de turistas internacionais, que injetaram na economia cerca R$34,5 Bilhões. E finalmente alcançamos patamares pré-pandemia. Mas ainda é pouco para o potencial de nosso país, temos um longo caminho pela frente. E com relação a ABAV, vivemos um momento extremamente positivo, a entidade se fortaleceu, vem crescendo de forma constante, e se internacionaliza, mostrando assim a força do agenciamento.
DIÁRIO – A senhora disse que vai continuar o trabalho realizado pela gestão anterior, de Magda Nassar. Quais são as conquistas que destaca da gestão passada?
Ana Carolina Medeiros: Como afirmou Magda no final do ano passado, a gestão passada conquistou a união e fortalecimento da ABAV como um todo. A associação se fortaleceu, tornando-se a mais importante entidade representativa do Turismo, com um trabalho político sério, também fortalecemos o ICCABAV que anualmente capacita mais de 10.000 pessoas de forma gratuita. Consolidamos a Jornada ABAV ESG na maior ABAV Expo dos últimos anos, são inúmeras conquistas que eu tive o prazer de presenciar.
DIÁRIO – Depois de um 2023 de recuperação, como analisa o momento do turismo brasileiro e quais medidas considera essenciais para o mercado expandir em 2024?
Ana Carolina Medeiros: Prevemos um crescimento ainda maior do setor, vimos recordes serem batidos no último ano, e isso nos dá uma perspectiva muito positiva sobre 2024. Para que essa expansão ocorra como esperamos é necessário um trabalho conjunto entre o governo, entidades e o agenciamento.
DIÁRIO – A Abav fortaleceu a sua atuação política em Brasília em defesa das pautas do setor. Como será esse trabalho na sua gestão e quais políticas públicas considera como urgentes para o desenvolvimento do turismo?
Ana Carolina Medeiros: Continuaremos atentos a toda movimentação em Brasília, afinal de contas, o papel principal da ABAV Nacional é trabalhar pelos interesses do agenciamento. Contamos com um Assessor parlamentar, que nos permite agilidade para respostas. E atualmente, estamos trabalhando pela manutenção do PERSE e outros pleitos.
DIÁRIO – Qual é a visão e quais as projeções da Abav sobre a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)?
Ana Carolina Medeiros: Recentemente estivemos em Brasília ao lado de outras 32 entidades do setor de Turismo e Eventos, com o objetivo de mostrarmos a importância da manutenção do PERSE para esses setores que tanto sofreram com a pandemia. Tivemos diversas reuniões com parlamentares, que nos receberam de forma cordial e entenderam nossos apontamentos. Seguimos otimistas por um desfecho positivo.
DIÁRIO – O fim do Perse pode comprometer de que maneira o setor de turismo? Quais os maiores efeitos?
Ana Carolina Medeiros: O PERSE foi um dos itens de maior salvação ao Turismo, viabilizando às empresas do segmento, renegociar dívidas com o governo, e reestruturar todas as empresas aderentes, para que pudessem minimamente ficar e agora estarem ainda de pé! Essas empresas precisam do PERSE para continuar essa etapa de crescimento, de manutenção e agora geração de empregos. Isso é de extrema relevância. Entendemos que esse benefício não durará para sempre, mas alterações inesperadas comprometem o desenvolvimento do setor.
DIÁRIO – A pandemia aproximou as lideranças dos diversos segmentos do turismo, criando assim o G20, grupo no front das negociações com a iniciativa pública. Qual é a importância dessa parceria entre as iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do turismo?
Ana Carolina Medeiros: Essa parceria mostra o fortalecimento do setor como um todo, mostra a força e a organização destas entidades que buscam sempre o desenvolvimento do Turismo. E já estamos colhendo frutos desta parceria, que vai impactar positivamente o futuro do setor.
DIÁRIO – Sob a gestão de Magda Nassar, a Abav falou de machismo no turismo, a necessidade de ampliar a diversidade em posições de lideranças, sustentabilidade, inclusão… Como essas agendas serão trabalhadas em sua gestão?
Ana Carolina Medeiros: Como o próprio nome da chapa que faço parte diz “Continuidade e fortalecimento”, todos os projetos iniciados na última gestão, que eu fazia parte também, serão continuados. Faremos investimentos em busca de crescimento de nossos projetos, em 2024 por exemplo daremos o segundo passo em nossa jornada ESG, seguiremos com projetos de inclusão durante a realização de nosso grande evento, a ABAV Expo. Somos ambiciosos, e trabalharemos com esse propósito.
DIÁRIO – A Abav Expo 2024, edição número 51, será realizada pela primeira vez em um estádio de futebol, no Mané Garrincha. O formato é inédito. O que se busca com essa mudança e quais as principais renovações dessa edição?
Ana Carolina Medeiros: Nosso principal objetivo é mostrar para outros destinos que sim, é possível realizar eventos em locais que fogem do comum. Que eventos de Turismo que hoje já batem mais de 40.000 pessoas não estão presos a um formato único.
DIÁRIO – Como a cultura ESG estará presente na feira?
Ana Carolina Medeiros: A ABAV desenvolveu a Jornada ABAV ESG, que foi oficializada na ABAV Expo 50, trouxemos mais de 30 práticas ligadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Com a ideia de principalmente inspirar o mercado de feiras, que é possível sim, trazer práticas mais sustentáveis para os grandes eventos.
DIÁRIO – Após as renovações dos últimos anos, o papel da feira mudou de alguma maneira?
Ana Carolina Medeiros: O papel da feira segue sendo o fomento do Turismo, é possível visualizar essa ideia ao longo de sua realização, onde diversas ações se dão através dos inúmeros projetos que contemplam o evento, como o ABAV Buyers Club – que traz compradores nacionais e internacionais para fazer negócios com o Brasil, a ABAV Travel Tech que traz tecnologia e inovação para o ambiente do Turismo e a Ilha das Operadoras, que trazem seus produtos em destinos de todo o mundo e do Brasil para os agentes de viagens. A ABAV Expo é um destino em si que recebe todo o agenciamento.
DIÁRIO – Outra prioridade da sua gestão é o fortalecimento das Abav estaduais. Como isso será feito, quais são as maiores mudanças e qual é o modelo ideal de agora em diante?
Ana Carolina Medeiros: As ABAVs Estaduais mais que nunca são a linha de frente com seus associados regionalmente. Ajudá-las a tornarem-se financeiramente sustentáveis, incluí-las no programa de governança corporativa da Jornada ABAV ESG através de protocolos e capacitá-las a dar continuidade e promover ações de sucesso é nosso foco. Sua saúde institucional é primordial para que a ABAV continue a ter relevância a força para ser a voz do setor em seus pleitos.
DIÁRIO – A senhora já tem uma carreira no turismo e na Abav, exercendo a função de presidente da Abav do Maranhão. Agora, o que a presidência da Abav Nacional representa para a senhora e como define o perfil da sua gestão?
Ana Carolina Medeiros: Eu falo que estou Presidente do Conselho de Administração da ABAV Nacional, um cargo que recebi com muita honra, sabendo da importância e responsabilidade que ele leva consigo. Trabalharei muito com o foco principal de atender o agenciamento com o respeito que ele merece. A gestão que agora atua na entidade tem como objetivo central a união e fortalecimento da ABAV e seu sistema. Trabalharemos incansavelmente para que a Entidade saia fortalecida, aumentando sua presença não somente nacionalmente, como no cenário internacional também. Mostrando ao mundo a força do Turismo e do agenciamento brasileiro.
DIÁRIO – Há uma marca ou tema que aponte como prioridade/protagonista da sua gestão?
Ana Carolina Medeiros: Nosso foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abavs estaduais. Queremos fortalecer e desenvolver essas Abav estaduais e gerar um mercado ainda melhor para os agentes de viagens, dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito. Trabalharemos em cima dos nossos pilares e mantendo a essência da associação.
A Serra Verde Express que opera o trem turístico mais famoso do estado vai mostrar seus produtos e distribuir prêmios, como passagens de trem, durante a feira
EDIÇÃO DO DIÁRIO
O público que passar pelo espaço da Serra Verde Express na Expo Turismo Paraná 2024, nos dia 7 e 8 de março, terá a chance de concorrer a passagens de trem para o passeio pela Serra do Mar Paranaense.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o stand da empresa vai contar com um painel instagramável para uma ativação na rede social. Basta participar e cumprir os pré-requisitos para concorrer a prêmios e brindes.
“A ideia é promover uma interação com os visitantes, que eles se sintam parte deste universo ferroviário e, como recompensa, ainda possam ganhar vouchers para o passeio de trem da Serra Verde Express”, explica Rodolfo Amaral, gerente de comunicação e conteúdo do grupo.
De acordo com o executivo, os sorteios vão acontecer de hora em hora. O prêmio é um Pacote Pôr do Sol Completo, que inclui o transporte de van para Morretes, city tour, Barreado e frutos do mar como almoço e a subida para Curitiba com o trem. “Nosso stand vai estar super animado, com buzina de trem para avisar que é hora de conhecer os contemplados e muitos brindes para quem passar por ele”, completa Amaral.
Trem Republicano e Complexo de Pousadas Caraguatá
O stand vai ser compartilhado com a BWT Operadora de Turismo, que também faz parte do grupo, e seus parceiros. No espaço da Serra Verde, a empresa vai apresentar também seus outros produtos turísticos. Um deles é o Trem Republicano, um trajeto ferroviário que liga as cidades de Itu e Salto, no interior de São Paulo.
“O Trem Republicano tem um viés mais histórico, com apresentações artísticas durante o passeio e muita informação sobre o fim da monarquia no Brasil”, explica Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express.
Além do trem turístico do interior paulista, as opções de hospedagem do grupo Serra Verde Express no litoral paranaense estarão presentes na feira. A Pousada Casario 1915 é a mais nova aquisição e fica em Morretes. Sediada em um prédio histórico, possui 15 quartos e uma estrutura que inclui piscina e um café.
O Complexo de Pousadas Caraguatá, da praia de Encantadas, na Ilha do Mel, é outro produto que os visitantes vão poder conhecer. A pousada fica a 20 metros do desembarque do trapiche e é dividida em 3 unidades, totalizando 19 acomodações: todas com ar condicionado, TV e frigobar. Uma opção que une natureza, sustentabilidade e conforto.
“Para o Grupo Serra Verde Express, a Expo Turismo Paraná é uma importantíssima vitrine. Por aqui, vão passar mais de 5 mil profissionais e empresários do turismo com o olhar para novos produtos e oportunidades. Temos certeza de que serão dois dias de networking e negócios promissores”, completa Arruda Filho.
Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, comenta sobre o impacto do parque temático do Real Madrid em Dubai e os motivos que tornam a cidade uma excelente escolha para o clube
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O Real Madrid anunciou recentemente a construção do “Real Madrid World”, um parque temático que promete combinar elementos de parques de diversões modernos com temática voltada a um clube de futebol, o primeiro no mundo com esse conceito. A inauguração está prevista para até 2025. A pretensão do clube espanhol é de expandir sua marca e de se aproximar de um público estratégico, que está distante da Espanha.
Em nota enviada ao DIÁRIO, Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, consultoria imobiliária internacional que colabora com as vendas de imóveis em Dubai para clientes no Brasil e América Latina, explica que a chegada do Real Madrid World representa um marco significativo para a cidade e para a região.
“Dubai é conhecida por sua inovação e excelência em oferecer experiências únicas, com uma ampla variedade de opções de entretenimento, restaurantes de alta qualidade, eventos exclusivos, além de ostentar o título de oitava cidade mais segura do mundo. A vinda do Real Madrid World só reforça essas reputações, adicionando mais uma atração de classe mundial ao já impressionante cenário de entretenimento da cidade”, comenta Daniel.
Dubai também se destaca pelos seus inúmeros imóveis de alto padrão. Recentemente, alcançou a quarta posição no setor de luxo e é uma das raras cidades isentas de Imposto de Renda, sem incidência de IVA sobre propriedades residenciais para investimento.
Além disso, Dubai, com sua localização estratégica e infraestrutura de classe mundial, oferece um ambiente propício para o sucesso de um empreendimento como o parque temático do Real Madrid. “A cidade se tornou um centro global, atraindo visitantes de todo o mundo. A diversidade cultural e o ambiente cosmopolita tornam Dubai um local ideal para o Real Madrid expandir sua marca e atrair fãs de todas as partes, além do Oriente Médio ser uma região que consome muito futebol, principalmente as equipes da Europa. Acredito que a vinda do parque realmente seja ótima para ambos os lados, tanto para o clube, quanto para a cidade”, acrescenta o diretor de vendas.
O Real Madrid World promete ser uma experiência imersiva, permitindo aos visitantes entrar no universo do clube por meio de atrações como realidade virtual, montanha russa e roda gigante, todas elas fazendo referência à rica história e conquistas do clube.
Com a construção do Real Madrid World, o clube espanhol reforça sua posição como uma das marcas esportivas mais reconhecidas e respeitadas do mundo, expandindo sua presença global e abrindo novas oportunidades de receita e engajamento com os fãs.
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