Fluxo de câmbio de moedas entre os argentinos foi de aproximadamente R$ 900 mil
EDIÇÃO DO DIÁRIO
Um levantamento realizado entre os dias 1º e 16 de fevereiro pela Europa Câmbio, operação dedicada ao varejo do Grupo B&T, um dos maiores grupos de câmbio do país em volume operado, indicou que turistas argentinos gastaram 30% a mais no Carnaval de 2024, se comparado ao ano anterior.
Realizado nas 21 lojas Europa Câmbio espalhadas pelo Brasil, o levantamento apontou para um volume de aproximadamente R$ 900 mil e 534 transações, considerando apenas dinheiro em espécie. O ticket médio dos argentinos ficou em torno de R$ 1.685,00. Em 2023, o volume financeiro ficou em R$ 681.362,00 e 443 operações.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os italianos ocuparam o segundo lugar entre os turistas estrangeiros em volume financeiro, ultrapassando R$ 178 mil e 77 operações, seguidos dos alemães, com um volume transacionado de R$ 119,3 mil e 54 operações.
Durante a primeira quinzena de fevereiro deste ano, as lojas da Europa Câmbio registraram R$ 2.108.611,00 e 1.356 operações por todo o Brasil, de turistas de 78 nacionalidades diferentes. O montante é semelhante ao observado em 2023, quando a casa de câmbio intermediou R$ 2.064.996 e 1.378 operações.
Sobre a B&T Câmbio
A B&T Câmbio é uma das corretoras de câmbio do Brasil, com operação em volume transacionado no setor, de acordo com o ranking do Banco Central, de US$ 33,5 bilhões entre 2018 e 2021. Alinhada com o processo de modernização deste mercado, a empresa oferece agilidade, modernidade e tecnologia em seus produtos e serviços.
Fundada em 1993, atua no mercado de câmbio comercial e turismo cobrindo 189 países. Possui uma rede de mais de 40 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país (próprias e de correspondentes). A B&T oferece serviços de câmbio completos aos clientes (pessoas físicas e jurídicas).
A corretora é integrante do Grupo B&T, que detém ainda as marcas Europa Câmbio, IZZI Transferências Internacionais, B&T Consultoria e B&T Global. Presente no Brasil (escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife) e nos Estados Unidos (Miami), o grupo possui cerca de 230 funcionários e mais de 1 milhão de clientes.
As mulheres já representam 49% das pessoas que viajam sem acompanhante. A faixa etária entre 46 e 60 anos é maioria
EDIÇÃO DO DIÁRIO
Há algumas décadas, a ideia de explorar o mundo sozinha parecia apenas um sonho para muitas mulheres. No entanto, esse desejo por independência ganhou força e tornou-se uma tendência de comportamento que cresce cada vez mais. Na Azul, a maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil, elas já representam 49% das pessoas que viajam sem acompanhante.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, no ano de 2023, mais de 2 milhões de mulheres exploraram destinos por conta própria, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. O grupo entre 46 e 60 anos está impulsionando esse movimento de liberdade, representando 18% das Clientes. Em relação aos destinos mais procurados, a cidade de Recife ficou em primeiro lugar, seguida pelo hub da Azul no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
“Viajar sozinha já foi visto como um ato de coragem, mas com as mudanças que estamos acompanhando no mundo, tornou-se uma experiência engrandecedora que permite vivenciar novos lugares e criar histórias para si. Quando observamos a lista dos destinos escolhidos, percebemos a importância da estratégia de conectividade da Azul, que leva a Cliente para um ponto do qual ela tem acesso a uma grande variedade de cidades no Brasil e no mundo”, afirmou a gerente de Planejamento de Malha, Beatriz Barbi.
Confira abaixo os destinos preferidos das mulheres que viajaram sozinhas com a Azul:
Recife (PE)
Campinas (SP)
Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ)
São Paulo – Guarulhos (SP)
Porto Alegre (RS)
As mulheres da Azul mostram que o céu não é o limite
“Lugar de mulher é onde ela quiser.” Essa frase, embora clichê, ressoa perfeitamente na trajetória de três mulheres inspiradoras no mercado de aviação. Em um setor historicamente dominado por homens, especialmente nas áreas técnicas, elas têm conquistado posições de destaque, refletindo o crescente número de mulheres que estão deixando sua marca e trazendo diversidade para a indústria da aviação.
Essa tendência também é evidente na Azul, onde as mulheres estão desempenhando papéis cada vez mais importantes e contribuindo para democratizar e enriquecer o setor.
No Dia Internacional da Mulher, é momento de enaltecer não apenas as conquistas, mas também a resiliência e a determinação das mulheres em superar desafios em todas as esferas da vida. Nesse contexto, destacam-se as histórias de duas mulheres inspiradoras que atuam na Azul:
A responsável pela manutenção preventiva de aeronaves;
Uma tripulante que vendia doces no farol, vestida de Branca de Neve, para custear seu curso de comissária.
Na manutenção de motores e aeronaves
Na aviação, as mulheres não estão apenas decolando nos serviços de atendimento ao Cliente, mas também estão ganhando espaço e reconhecimento na equipe técnica e de manutenção dos aviões da Azul.
Um exemplo inspirador é Joyce Campos Gomes de Lira, que ingressou na equipe de manutenção há três anos e hoje faz parte de um time exclusivamente feminino. Responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva de motores e outras partes mecânicas das aeronaves, essas mulheres desempenham um papel vital no hangar da companhia, garantindo voos seguros aos nosso Clientes.
A presença e o sucesso das mulheres na manutenção de aeronaves da Azul são testemunhos potencial feminino e da importância da igualdade de gênero. Elas são pioneiras, abrindo caminho para futuras gerações de mulheres que desejam prosperar neste campo desafiador e emocionante. “Quero facilitar a entrada de outras mulheres na área técnica, assim como outras mulheres fizeram por mim. Estou não apenas desafiando estereótipos, mas também inspirando outras mulheres a perseguirem seus sonhos, independentemente das barreiras que possam encontrar”, pontua Joyce.
Além de dominarem habilidades técnicas complexas, como a inspeção detalhada dos sistemas e a execução de reparos especializados, as mulheres na manutenção de aeronaves da Azul trazem uma perspectiva única para o campo, contribuindo com soluções inovadoras e uma abordagem meticulosa para o trabalho, elevando os padrões da indústria.
Um sonho e muita obstinação
Algumas áreas da aviação exigem dos Tripulantes não apenas dedicação, mas também paixão e entrega total. Ninguém compreende melhor essa entrega do que uma mulher. Determinada a se tornar comissária de voo, Aline Izidoro buscou maneiras criativas de alcançar seu sonho, chegando a vender balas na rua para financiar sua meta.
Consciente dos obstáculos financeiros que precisaria superar para custear o curso de comissário de voo, ela não hesitou em seguir seu sonho, mas também encontrar uma maneira de torná-lo realidade. Com coragem e criatividade, ela começou a vender doces no farol, vestida de Branca de Neve, aproveitando cada oportunidade para economizar e investir no seu futuro.
“Cada venda representava um pequeno passo em direção ao meu objetivo, e eu me recusava a desistir. Com o tempo, minha determinação e esforços começaram a dar frutos. Mergulhei e cabeça nos estudos e paguei à vista o curso. Me formei e fiz o processo seletivo na Azul, em São Paulo, quando pude experimentar a sensação de voar pela primeira vez. E de lá para cá, tem dias que passo mais tempo nas nuvens do que com o pé no chão”, avalia Aline.
As histórias inspiradoras de mulheres que desafiaram expectativas e alcançaram seus objetivos estão contribuindo com a Azul para se tornar uma empresa diversa e inclusiva. Suas jornadas de determinação refletem o espírito do Dia Internacional da Mulher, inspirando outras mulheres a perseguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial para alcançar grandes conquistas.
No mês em que a instituição completa 66 anos, passeio noturno será realizado no dia 9
EDIÇÃO DO DT
No sábado (09) tem Noite Animal no Zoológico de São Paulo. O passeio é indicado para toda a família, que durante a visita poderá realizar uma caminhada em meio a Mata Atlântica e observar o comportamento dos animais após o pôr do sol.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, é também uma oportunidade de aprender, de forma prática, sobre curiosidades da fauna e flora por meio de uma equipe formada educadores ambientais que realizam mediações ao longo do trajeto de 2.500 metros demarcado com luzes especiais e tintas fosforescentes.
Toda passeio noturno é monitorado pela equipe técnica composta de biólogos, zootecnistas, veterinários, entre outros profissionais. Vale lembrar que não é permitido o uso de lanternas, flashs e outros equipamentos de iluminação.
Em março, o Zoo SP completa 66 anos. O local é um importante centro de conservação da biodiversidade, pesquisa científica, educação ambiental e reconexão com a natureza.
Noite Animal – Informações
Data: sábado, 09 de março
Horário: 18h30 (entrada permitida até 20h)
Ingresso: R$99
Endereço: Avenida Miguel Estefno, 4241, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
Clientes que mais escolheram a LATAM para voar nos últimos anos foram reconhecidos com as categorias LATAM Pass Black (146 clientes) e Platinum (654 clientes) por toda a vida
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O LATAM Pass nesta quinta-feira (7) divulgou uma novidade para clientes que mais escolheram a LATAM para voar nos últimos anos. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o programa de fidelidade selecionará periodicamente os clientes mais fiéis de longo prazo para presenteá-los com categoria vitalícia.
Nesta primeira edição do benefício, 800 clientes do programa no Brasil foram selecionados e serão das categorias LATAM Pass Black (146 clientes) e Platinum (654 clientes) por toda a vida. O benefício foi anunciado em cerimônia para clientes e parceiros no Salão Nobre do Teatro Municipal de São Paulo, na capital paulista.
“Esse é o nosso ‘muito obrigado’ e o maior reconhecimento que já demos para o nosso cliente mais fiel. Neste primeiro ano, 800 pessoas terão o privilégio de contar com uma categoria vitalícia. O nosso compromisso é seguir reconhecendo sempre quem mais escolhe a LATAM na hora de voar”, afirma Martin Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass.
Em novembro de 2023, a companhia lançou um serviço inédito para embarque e desembarque nos portões remotos de Congonhas (SP) dos clientes LATAM Pass Black Signature com veículos elétricos da Audi.
Já em dezembro, quatro novos benefícios foram anunciados para clientes LATAM Pass em 2024: acúmulo de pontos em dobro nas viagens aos EUA, extensão da validade dos pontos vencidos entre os meses de julho de 2023 e março de 2024, prorrogação dos pontos qualificáveis excedentes de 2023 até março e opção de resgate de passagem com “pontos mais dinheiro”.
Categorias do Latam Pass
As categorias Elite são as categorias do programa LATAM Pass (LATAM, Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature). Após se cadastrar gratuitamente no programa, o cliente passa a ser automaticamente da categoria LATAM, a inicial. A cada voo comprado em dinheiro, é possível juntar pontos qualificáveis que o farão subir de categoria e ter cada vez mais benefícios. As categorias são renovadas a cada 12 meses. Cada categoria tem benefícios exclusivos para aproveitar em viagens, da compra ou resgate da passagem aérea à experiência a bordo.
Os pontos qualificáveis são calculados com base na quantidade de reais (voos domésticos) ou dólares (voos internacionais) gastos na compra da passagem (excluindo impostos, taxas e serviços adicionais), e o multiplicador de acordo com o destino: nacional ou internacional. Por exemplo: se o cliente comprar uma passagem para um voo internacional no valor de US$ 900, restarão US$ 800 após o desconto de US$ 100 em impostos, taxas e serviços adicionais. Esse valor é multiplicado pelo multiplicador de voo internacional (6), resultando no acúmulo de 4.800 pontos qualificáveis em seu voo.
A categoria Black, por exemplo, é alcançada com o acúmulo de 80 mil pontos qualificáveis. Com ela, o cliente conta com benefícios como o upgrade de cabine com cupons de cortesia, assento LATAM+, seleção de assento, check-in preferencial, embarque preferencial em voos LATAM nacionais e internacionais, acesso às salas VIPs LATAM e de companhias parceiras, bagagem prioritária, atendimento exclusivo, entre outros.
Programa Sebrae Delas está com inscrições abertas com descontos para microempreendedoras individuais
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Em comparação aos homens, as mulheres empreendedoras gastam quase três vezes mais tempo diário com a família e afazeres domésticos. Levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da Pnad-C, indica que o Rio de Janeiro registrou um crescimento de 9% de novos negócios criados por mulheres, enquanto esse crescimento para os homens foi de apenas 3%. O estado conta com 2,5 milhões de empreendedores, sendo 62% homens (1,5 milhão) e 38% mulheres (964,3 mil), tornando o Rio de Janeiro o estado com maior percentual de mulheres donas de negócios do país.
Dentro do empreendedorismo, 68% das donas de pequenos negócios estão no setor de serviços, com destaque para educação e saúde; alojamento e alimentação; comunicação e setor financeiro. Elas também empreendem no comércio (21%), indústria (10%), agropecuária (1%) e construção (1%).
“O empreendedorismo feminino contribui para a construção de uma sociedade mais justa. Uma liderança feminina empodera, inspira e influencia outras mulheres. Elas são mais estudiosas e mais dispostas a buscar melhorias para as suas empresas”, explica Renata Roqui, gestora estadual do programa Sebrae Delas e analista do Sebrae Rio.
Para apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, o Sebrae Rio abre inscrições para o programa Sebrae Delas, uma iniciativa que pretende atender 350 empreendedores, que vai contar com cerca de 50 horas de capacitações entre os meses de maio e novembro focadas em fortalecimento das habilidades comportamentais; gestão de marca; finanças; processos; marketing digital e gestão comercial; além de encontros de networking, sessão de negócios e até 20 horas de consultoria. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/sebraedelas.
“Muito mais do que os resultados em volume de negócios, a iniciativa permitiu que estas mulheres descobrissem e vivessem o cotidiano do empreendedorismo: o desafio, a necessidade de se superar continuamente e a busca pela inovação. Possibilitou ainda que elas se vissem como protagonistas da sua vida e dos seus negócios para irem além de qualquer limite imposto a elas. Elas se superaram e isso impactou em seus negócios e no todo. O programa busca tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino”, destaca Renata.
O Sebrae Delas tem subsídio do Sebrae Rio entre 85% e 90%. Para a microempreendedora individual o pagamento será de R$150 e para quem é dona de uma microempresa ou empresa de pequeno porte, o valor ficará R$ 350, que podem ser parcelados em até 12X sem juros no cartão de crédito.
Tendências e inspirações para donas de negócios
Trabalhe com storytelling e personalização
Atenda a públicos diversos, trabalhando a inclusão
Esteja presente nas redes, dialogando com tutores
Crie produtos e serviços, entendendo a dor do cliente
Sebrae Delas
Criado em 2019, o projeto Sebrae Delas nasceu o objetivo de tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino.
Na última quinta-feira, dia 7, aconteceu o evento de lançamento do Sebrae Delas, um encontro de networking e integração entre participantes de outras edições do programa. O evento contou com a participação de 400 donas de pequenos negócios.
Desde sua criação, foram atendidas mais de 9 mil empreendedoras no estado do Rio, que por meio das capacitações melhoraram a gestão dos negócios, tiveram aumento do faturamento de suas empresas, diversificaram seus produtos e fortaleceram suas habilidades comportamentais.
Iniciativa da Setur-SP, o Valoriza SP reuniu gestores públicos e a cadeia produtiva do turismo nesta quinta-feira (7)
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
São Paulo recebeu nesta quinta-feira (7) o 1º workshop de 2024 do programa Valoriza SP, no Museu Catavento. O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Fapetec (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura), e contou com a participação de mais de 200 profissionais do segmento.
O programa Valoriza SP tem o objetivo de valorizar as regiões turísticas do Estado através de ações de capacitação dos gestores públicos, bem como de toda a cadeia produtiva do turismo do Estado de São Paulo.
A plataforma oferece cursos de ensino à distância (EAD) gratuitos e workshops para o setor.
A abertura do evento ficou por conta de Éder Rafael, chefe de gabinete e turismólogo, que representou o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.
“Como diz o nosso secretário, que enviou um grande abraço a todos, o turismo é a bola da vez. É o turismo que vai alavancar os nossos municípios”, comentou Éder Rafael.
Além disso, Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Secretaria, cumprimentou a todos na abertura do evento. “Hoje, os temas são bastante focados na gestão pública para qualificar ainda mais o setor e potencializar o turismo de SP”, disse Ana Clemente.
Diversos temas relevantes para o setor
Eduardo Madeira, consultor da InvestSP, iniciou as palestras do workshop, falando sobre o CrediturSP: Crédito e Investimentos para o Turismo.
Em seguida, Mariana Rolim, coordenadora da Unidade de Preservação do patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e Vice-Presidente do CONDEPHAAT, falou sobre o “Patrimônio Cultural Paulista”.
Depois, foi a vez de Nataly Fujisaki Kuramoto, engenheira ambiental da CDHU, apresentar o tema: “Licenciamento Ambiental- Convênios SETUR/Prefeituras”. Na sequência, Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, falou sobre os Conselhos Municipais de Turismo.
O evento contou também com as apresentações de Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas; Edegar Luis Tomazzoni, professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, e coordenador do convênio USP-AMITESP Observatório do Turismo, representando a diretora técnica da AMITESP, Waldirene Ricanelo; e de Vanilson Fickert, assessor técnico da Secretaria de Turismo e Viagens.
A palestra de Vanilson foi sobre o ranqueamento 2024, um dos temas mais aguardados do dia.
Avaliação do evento
Gabriel Gomes Leal, responsável pela inserção dos dados na plataforma do inventário paulista de Palmital, comentou sua experiência no evento: “Sanou minhas dúvidas, conheci mais conteúdo sobre o trabalho que está sendo realizado, sobre ranqueamento, sobre o COMTUR, deu uma grande esclarecida nesses itens. Também sobre o Creditur, que é muito interessante para o nosso município de Palmital e para os nossos empresários, para a iniciativa privada, e ainda sobre a questão do tombamento no turismo. Além disso, o networking foi ótimo!”.
Os próximos workshops do Valoriza SP acontecerão em Bauru e Franca. As datas serão divulgadas em breve
Intervenção é um chamado ao poder público e à sociedade civil para ações de prevenção e engajamento na luta pelo feminicídio zero
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências nacionais
O Instituto Banco Vermelho, manifesto de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, realiza nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher – mundialmente conhecido como 8M- , ato de sensibilização por meio de intervenção urbana na praia de Boa Viagem em memória às vitimas de feminicídio em Pernambuco e em prol da vida das mulheres. Com a instalação de 100 bancos cenográficos na faixa de areia de uma das praias mais conhecidas do país, iniciativa tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da população para o combate ao feminicídio.
Inspiração
A inspiração para a iniciativa neste 08 de março vem da intervenção realizada na Cidade do México, batizada de “Zapatos Rojos”, protesto idealizado por uma artista plástica que perdeu sua irmã para o feminicídio e consiste na colocação de centenas de sapatos vermelhos em uma praça localizada no coração da Cidade do México. “Sabemos que o enfrentamento é diário. Infelizmente, o Brasil vive um momento de grande escalada da violência contra a mulher. Mas acreditamos na mudança deste cenário por meio de iniciativas sociais educativas, medidas preventivas para a segurança das mulheres e da implantação de políticas públicas com foco no feminicídio zero”, enfatiza Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em dezembro/2023, o Brasil registrou uma pequena redução no número de feminicídio. De janeiro a outubro de 2023 foram registrados oficialmente 1.158 feminicídios, uma queda em torno de 2,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior (2022). Desta forma, faz-se a leitura que, em média, quatro mulheres são vítimas de assassinato em razão do seu gênero no país. Em Pernambuco, sede do Instituto Banco Vermelho, o cenário não é diferente. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social, o estado contabilizou oficialmente 69 feminicídios no período de janeiro a dezembro de 2023. Além disso, o estado registrou mais de 47 mil casos de violência familiar e doméstica contra a mulher (jan/nov de 2023).
O ato na praia de Boa Viagem-PE contará com a instalação de 100 bancos cenográficos (60cm de altura/cada) na cor vermelha com a aplicação de frases de impacto em combate à violência contra a mulher, e nomes de vítimas de feminicídio. “Atuamos em diversas frentes de mobilização e articulação em todo o país, abrindo canais de diálogo com todos os poderes e iniciativas privadas para a implantação de medidas educativas, informativas e culturais para a transformação social a respeito da violência contra a mulher. Essa é uma causa nossa, em coletividade. E não podemos silenciar mais para este cenário de tamanha brutalidade contra a vida das mulheres. Precisamos de políticas púbicas eficientes para nossa segurança e de movimentos eficazes para garantir a liberdade de meninas, jovens e mulheres no nosso país. Não podemos admitir nenhuma mulher a mais”, enfatiza Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho.
O ato 8M do Instituto Banco Vermelho conta com o apoio da Uninassau, por meio do Grupo SER. A instituição é uma das incentivadoras do movimento, recebendo nesta semana selo do instituto por ser o primeiro centro de ensino a estar engajado com o movimento em combate ao feminicídio e à violência contra a mulher.
INSTITUTO BANCO VERMELHO – Inspirado no movimento italiano Panchinni Rosse, criado na Itália em 2016, o Instituto Banco Vermelho iniciou suas atividades com iniciativa pioneira no Recife-PE, tendo como marco o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25.11.2023), por meio de duas mulheres pernambucanas: a publicitária e ativista Andrea Rodrigues, e a gestora em Marketing Paula Limongi.
O movimento tem como propósito principal a conscientização da sociedade para a causa por meio da instalação de bancos vermelhos (cenográficos e funcionais) em espaços públicos e privados. As estruturas contam com mensagens de reflexão sobre o tema, impactando as pessoas e incentivando que sentem, pensem sobre o assunto e ajam com relação ao que vivenciam na coletividade.
Além disso, o Instituto Banco Vermelho atua na articulação com os mais diversos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como com as empresas privadas, para o desenvolvimento e o engajamento de iniciativas que viabilizem a amplificação da pauta junto à população. O movimento também realiza ações culturais e educativas voltadas ao tema com os mais diversos públicos.
INSTITUTO BANCO VERMELHO | @bancovermelho
8M com 100 bancos vermelhos na praia de Boa Viagem-PE
Cabo Frio recebe o navio Amera da Phoenix Cruises, com passageiros provenientes da Alemanha
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Cerca de 830 turistas alemães desembarcam neste domingo (10), às 8h, no Terminal de Transatlânticos de Cabo Frio, durante a temporada de cruzeiros no Brasil. O navio é o Amera, da Phoenix Cruises, com passageiros provenientes da Alemanha. A embarcação ficará ancorada até às 17h. O desembarque, porém, é confirmado poucas horas antes, a depender das condições climáticas. Caso não estejam favoráveis, a embarcação pode ter a rota alterada.
A estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) é de que o turista deste segmento gaste, em média, R$ 550 durante sua estadia nas cidades onde desembarcam, com alimentação, bebidas, presentes e passeios, sendo um segmento de grande relevância para o comércio.
“Os transatlânticos são muito importantes para nossa economia, uma vez que os turistas compram em nosso comércio, fazem passeios, contratam guias… E também podem ser incentivados a retornarem à ciddade em outras oportunidades, hospedando-se na cidade”, avalia Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.
De acordo com César Fernandes, diretor de Cruzeiros Marítimos do Convention, os navios colocam o nome de Cabo Frio em catálogos turísticos de diversos países, divulgando o destino para um público internacional diferenciado. “A cidade ganha uma publicidade gratuita, um investimento em imagem de proporções que nenhuma secretaria de Turismo teria condições de arcar. São empresas grandiosas que levam fotos e informações de Cabo Frio para um público de relevância para o destino”, finaliza.
Expo Turismo Paraná tem debates de temas fundamentais na Semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher
Relatos apaixonados de busca de um lugar ao sol, histórias de conquistas depois de grandes travessias, narrativas carregadas de resiliência e resistência, e também projetos empresariais que deram certo com participação, organização e planejamento.
Essas são algumas das impressões absorvidas na série de palestras Turismo com Elas, organizado pela Escola de Turismo de Curitiba dentro da Expo Turismo Paraná que teve sua abertura na quinta-feira (7) e termina nesta sexta-feira (8) em Curitiba.
Por Paulo Atzingen, de Curitiba*
Temas importantes como A Segurança da Mulher no Turismo, as organizações empresariais do turismo e suas líderes, o olhar feminino no setor de eventos e outros assuntos que possuem a mulher como protagonista foram cuidadosamente escolhidos e discutidos.
Necessidade de Respeito
Segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, a Escola de Turismo de Curitiba montou essa programação dentro da Expo Turismo Paraná e decidiu por temas que estivessem relacionados com a data do Dia Internacional da Mulher, que acontece nesta sexta-feira (8). “É uma oportunidade de buscar a sensibilidade e um ponto de vista com relação a necessidade de respeito”, disse ao DIÁRIO.
“A gente tem que olhar pra mulher compreendendo ela dentro de todo o ecossistema da atividade turística. E daí a gente fala da mulher funcionária que tem desafios, da mulher empreendedora que também tem seus muitos desafios”, explicou Tatiana reforçando que deve haver inclusão não só com relação à igualdade de gênero, mas com todas as intercessões que o tema tem em relação aos direitos humanos. “Foi tudo muito pautado no respeito e eu vejo o respeito como a base”, afirmou.
“Cada uma de nós tem uma trajetória, uma história de superação, muitos obstáculos que são distintos na nossa vida. Mas acho que, com força de vontade, determinação, aprimoramento profissional, vamos alcançando cada vez mais espaço”, Tatiana Turra.
Feito de mulheres
Grécia Corrêa, coordenadora da Escola de Turismo de Curitiba, disse ao DT que o Instituto Municipal de Turismo é feito de mulheres, ou mais exatamente 75% do quadro geral de funcionários. “Mais do que isso, observei que o trade da rede hoteleira, os bares, os restaurantes tem sempre uma mulher atrás do marido que é o gestor. O marido pode ser o proprietário. Mas quem articula tudo, quem dá vida para o espaço, quem dá vida para o seu restaurante, o que vai pra cozinha pra comandar, o que faz todo a parte de anfitriã são as mulheres”, enumerou.
Grécia Corrêa explica que a partir dessa realidade é possível associar sem erro as atividades turísticas à sensibilidade. “E o turismo de Curitiba, em particular, é uma cidade que acolhe e a mulher tem essa questão do acolhimento”, completou.
Grécia convenceu a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba a trazer para a Expo Turismo Paraná o Turismo com Elas. “São proprietárias de hotéis, mulheres que estão participando de associações, mulheres que são guias de turismo, enfim, porque se fala muito em protagonismo, falam muito em empoderamento. Precisamos dar fala para elas”, disse ao DIÁRIO.
Sem querer levantar bandeira de superioridade
Grécia lembrou que ao organizar as palestras que essas não fossem pautadas no sentido de levantar a bandeira contra os homens. “A questão é o contrário, queremos mostrar a nossa importância na sociedade e que queremos o nosso espaço. É uma pauta muito sensível e temos essa delicadeza de trazer nesse momento”, ponderou.
Programação
Com uma programação não destinada exclusivamente às mulheres, mas pautada nas mulheres, o Turismo com Elas terá uma ação no centro histórico de Curitiba nesta sexta-feira (8). Trata-se do Walking Tour Mulher que percorrerá diversos pontos do Centro de Curitiba. A participação é gratuita, mas as pessoas interessadas têm que fazer inscrição prévia onde são apresentadas Mulheres Notáveis que destacaram na história da cidade.
*O jornalista viajou a Curitiba convidado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Paraná
Nesta quinta-feira (7) começou a 28ª Expo Turismo Paraná, principal evento de negócios do setor no sul do Brasil, que vai até esta sexta (8) na Viasoft Experience, no Campo Comprido. A cerimônia de abertura teve a presença do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades Eduardo Pimentel.
Durante a cerimônia, um protocolo de intenções foi firmado entre diversas entidades representativas do setor com o objetivo de promover o produto turístico Inverno em Curitiba. O documento foi assinado pelo prefeito Rafael Greca e contou com a participação de representantes do Instituto Municipal de Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, entre outros.
Greca afirmou que pretende lançar a programação no dia 2 de junho em Buenos Aires, na Argentina, com uma apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba no Teatro Colón.
“A ideia é inspirar, empoderar e criar cada vez mais o turismo. A hora é de ousar, empreender e sonhar. Viva o turismo no Paraná. Viva Curitiba”, declarou Greca.
O protocolo visa não apenas consolidar o Inverno em Curitiba como um atrativo, mas também diversificar a oferta turística da cidade. Com isso, espera-se não só gerar fluxo de visitantes, mas também contribuir para a economia local, aumentando o gasto médio dos turistas na cidade e fomentando atividades culturais e da economia criativa.
O prefeito ainda aproveitou para convidar a todos para os próximos grandes eventos que acontecem em Curitiba ainda em março. A Fidi – Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes, de 17 a 19, e a Smart City Expo, que inicia no dia 22. (Agências)
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