sábado, abril 26, 2025
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GTA promove road shows em Pernambuco e João Pessoa

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A GTA Global Travel Assistance realizou um ciclo de road shows voltados ao trade turístico do Nordeste - Foto: divulgação
A GTA Global Travel Assistance realizou um ciclo de road shows voltados ao trade turístico do Nordeste - Foto: divulgação

Dando continuidade à estratégia de fortalecer a conscientização sobre a importância do seguro viagem, a GTA Global Travel Assistance realizou um ciclo de road shows voltados ao trade turístico do Nordeste. Os eventos aconteceram nos dias 13, 18 e 19 de março, reunindo um total de 200 agentes de viagem em João Pessoa (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE). Cada encontro foi marcado por jantares exclusivos e imersões estratégicas sobre os produtos e diferenciais da empresa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a programação contou com apresentações conduzidas pelo diretor comercial da GTA , Gelson Popazoglo , que destacou as coberturas e benefícios dos planos oferecidos. Na ocasião, também foi apresentado oficialmente o novo representante comercial da região, Filipe Ferraz, que chega para reforçar o relacionamento com o mercado local, agregando sua expertise à cultura da empresa.

“Temos um compromisso sólido com os agentes de viagem e, por isso, investimos fortemente nesses encontros. Mais do que uma oportunidade de capacitação, os road shows nos permitem estreitar laços com esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na disseminação do seguro viagem. As regiões são estratégicas para a GTA, com um mercado promissor e excelentes perspectivas de crescimento”, destacou Popazoglo.

Sobre a GTA

A GTA – Global Travel Assistance é uma empresa amiga do agente de viagem tendo suas vendas 100% B2B, acumulando 35 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações atende 24 horas por dia, 7 dias por semana e reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 17 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Há 16 anos consecutivos é ganhadora do Prêmio TOP AVIESP , na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem .

Ecoturismo: Grupo Rio da Prata renova Certificação Climate Positive

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Diretores do Grupo Rio da Prata_Simone e Eduardo Coelho recebem renovação Climate Positive - Foto: divulgação
Diretores do Grupo Rio da Prata_Simone e Eduardo Coelho recebem renovação Climate Positive - Foto: divulgação

O Grupo Rio da Prata, responsável pela administração dos atrativos Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, localizados em Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul, celebrou a renovação da Certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o reconhecimento reforça o compromisso do Grupo com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais.

A entrega do certificado ocorreu no dia 19 de março, durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada em Bonito (MS). Os diretores do Grupo Rio da Prata, Eduardo Coelho e Simone Coelho, receberam o certificado, que comprova que os atrativos não apenas neutralizam suas emissões de carbono, mas também removem mais CO2 da atmosfera do que emitem.

“Realizamos essa certificação com base nos dados de 2024, avaliando nossa pegada de carbono em quatro categorias do escopo. Analisamos detalhadamente o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Estância Mimosa e a Lagoa Misteriosa, considerando desde o consumo de matéria-prima e combustíveis fósseis até a gestão de resíduos sólidos. Além disso, atualizamos os dados de captura de carbono, levando em conta a área de florestas em regeneração. Com esse trabalho, conseguimos renovar a certificação e seguimos sendo Climate Positive”, destaca Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.

A Estância Mimosa, um dos atrativos do Grupo, foi pioneira ao se tornar o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber a Certificação Climate Positive, em julho de 2023, consolidando seu compromisso com práticas ambientais positivas.

Durante a cerimônia, o Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, elogiou a iniciativa e parabenizou Eduardo Coelho pelo comprometimento com a sustentabilidade. “Eduardo, conheço a sua trajetória e, graças a empreendedores como você, que têm visão, conhecimento, capacidade de investimento e, acima de tudo, responsabilidade e amor pelo Mato Grosso do Sul e pelo Brasil, essas conquistas são possíveis. Parabéns pelo prêmio, sabemos da metodologia rigorosa envolvida, mas isso nos inspira ainda mais a seguir nossos objetivos”, afirmou o governador.

A renovação da certificação reafirma a posição do Grupo Rio da Prata como referência no turismo responsável, demonstrando que é possível aliar ecoturismo e conservação ambiental. A iniciativa fortalece as ações de preservação dos recursos naturais da região e serve como exemplo para o setor de turismo sustentável no Brasil e no mundo.

Saiba mais no site oficial do Grupo Rio da Prata.

Azul amplia oferta de voos para Curaçao na alta temporada

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Inauguração rota CUR-FLL - Foto: divulgação Azul
Inauguração rota CUR-FLL - Foto: divulgação Azul

A Azul comemorou os bons resultados da operação entre Belo Horizonte, pelo BH Airport, e Curaçao, no mar do Caribe. Desde o início da rota, em 2023, a empresa levou mais de 52 mil clientes para Willemstad.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, em paralelo, desde dezembro do ano passado, a companhia opera também o trecho entre Fort Lauderdale e a ilha holandesa, tendo transportado mais de 11 mil Clientes. A opção direta entre as duas cidades reduz a necessidade de conexões, tornando a viagem mais rápida e conveniente para brasileiros e americanos.

“Lançar um voo direto entre Belo Horizonte e Curaçao foi mais uma decisão certeira que tomamos aqui na Azul e o número de Clientes transportados é a prova disso. Em menos de um ano, vimos a demanda disparar e aumentamos a quantidade de frequências. Queremos ver cada vez mais brasileiros conhecendo as praias do Caribe e integrando a experiência com roteiros pela Flórida”, Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.

Seguindo o sucesso, a Azul fará 16 operações extras entre as três cidades para atender a demanda da alta temporada nos meses de julho, dezembro e janeiro.

Curaçao - Praia Blue bay - Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Curaçao – Praia Blue bay – Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT

Roteiro integrado da Azul Viagens

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, lançou mais um roteiro dentro do portfólio de Experiência “Uma viagem, vários destinos”. A viagem começa em Curaçao, com 4 noites de hospedagem na atmosfera vibrante da ilha, com praias de areia branca, enseadas deslumbrantes e um mar de tonalidades que vão do azul-turquesa ao verde-esmeralda. Seguindo a jornada, o viajante desfrutará de 4 noites de hospedagem em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Conhecida como a “Veneza da América” por seus canais navegáveis, Fort Lauderdale oferece um cenário dinâmico, com lojas sofisticadas, restaurantes renomados e atrações culturais. Saiba mais sobre no site oficial da companhia.

CEO da Azul pede desculpas por falhas e reafirma compromisso com clientes

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CEO da Azul Linhas Aéreas
Rodgerson faz questão de reafirmar o compromisso da Azul com a qualidade, segurança e respeito, pilares que consolidam sua identidade no mercado nacional (Crédito: arquivo DT - divulgação)

Uma carta de John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas, recebida agora à tarde pela redação do DIÁRIO, traz uma mensagem de humildade e transparência direcionada aos seus clientes, embora saibamos que estar à frente de uma companhia aérea é preciso mais do que ter nervos de aço. 

John reconhece que 2024 foi um dos anos mais difíceis para a companhia. A crise global impactou fortemente a operação, e o executivo não hesita em pedir desculpas por possíveis falhas que possam ter afetado a experiência dos passageiros. O tom é claro e direto, destacando a importância da lealdade dos clientes e do empenho dos colaboradores para manter a empresa ativa em tempos adversos.

Ao mesmo tempo, Rodgerson faz questão de reafirmar o compromisso da Azul com a qualidade, segurança e respeito, pilares que consolidam sua identidade no mercado nacional. A carta também evidencia um olhar otimista para o futuro, destacando a chegada de 15 novas aeronaves em 2025, produzidas no Brasil, o que reforça tanto a expansão da malha aérea quanto o investimento no desenvolvimento econômico do país. Confira, abaixo, a carta, na íntegra.

Prezado Cliente,

O ano de 2024 foi um dos mais difíceis da história da Azul. A grave crise global que afetou toda a indústria nos impactou duramente e, diante de um cenário marcado por grandes desafios, a sua experiência foi comprometida. Infelizmente, não entregamos nosso melhor e isso pode ter impactado você de alguma forma. Por isso, venho hoje, em nome de toda a Companhia, pedir sinceras desculpas. 

O que sempre fez da Azul uma empresa única foi a forma como encaramos os problemas: com transparência e muita dedicação. Sabemos que confiou em nós para suas viagens e isso nos motivou a fazer melhor. A sua lealdade, Cliente, e o compromisso incansável de nossos Tripulantes foram os pilares que nos mantiveram firmes.

Hoje, posso dizer que nossa operação está mais consistente e sólida. Os mesmos compromissos que nos guiaram desde o primeiro dia – segurança, qualidade e respeito – e que assumimos com você, e com cada pessoa que escolhe a Azul – fazem parte da nossa essência e seguem firmes em nosso propósito.

A Azul é a companhia aérea que mais acredita no Brasil. Conectamos mais de 150 cidades, sendo que, em cerca de 100 delas, somos os únicos a voar. Crescemos mais de 68% nos últimos 5 anos. Só em 2025, compramos mais 15 novos aviões, para reforçar a nossa conectividade. Essas aeronaves são mais do que um investimento na qualidade do nosso serviço, são também um grande investimento em nosso país, já que são produzidas aqui, gerando riqueza no Brasil.

Trouxemos mais aeronaves,  ainda mais eficientes e de última geração, investimos em processos mais eficazes e estamos aprimorando cada detalhe da experiência de voar com a Azul. Claro, não seremos perfeitos, mas estamos comprometidos em dar o nosso melhor. 

Queremos reconquistar sua confiança e mostrar que estamos prontos para oferecer o serviço que você sempre mereceu.

Agradeço, mais uma vez, a você que voa conosco e a todos os nossos Tripulantes que seguem nos apoiando. Sua confiança é o que nos move, e estamos determinados a honrá-la todos os dias!

Muito obrigado, em nome da equipe da Azul,
John Rodgerson, CEO.

EmDiaCom: Visite São Paulo e Abeoc realizam encontro para organizadores de eventos

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EmDiaCom
Toni Sando, Presidente Executivo Visite São Paulo Convention Bureau - Foto: divulgação

O Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) e a ABEOC realizaram, nesta quinta-feira (20), o EmDiaCom, evento voltado para organizadores de eventos. Na abertura, o presidente do VSPCB, Toni Sando, destacou o papel da entidade na captação e apoio a eventos em São Paulo, mencionando que, em 2023, foram registrados mais de 5,2 mil eventos de diversas categorias, contra 1.923 em 2022.

Maria Clélia, também da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), apresentou o Programa de Atendentes Eficientes, que promove a inclusão de jovens com síndrome de Down no mercado de eventos. Os profissionais foram homenageados pelo VSPCB, e interessados em contratá-los podem entrar em contato pelo e-mail pae.diretoria@gmail.com.

As diretoras do VSPCB Kelly Oliveira, das áreas Adm-Fin, responsável pelo núcleo de Informação e Pesquisa, e Elenice Zaparolli, de Eventos, respectivamente, mostraram o trabalho que a entidade realiza para a captação, apoio e levantamento dos eventos realizados em São Paulo e os locais da cidade mais escolhidos para sua realização. Como exemplo, citaram a região da Berrini que, em 2024, sediou 706 eventos com cerca de três milhões de pessoas. Desse total, a entidade apoiou 37 deles. Outras áreas da cidade relevantes para eventos são a Faria Lima e o Itaim que, em 2024, foram o local escolhido para 1.104 eventos – dos quais onze apoiados pelo VSPCB e presença de 2,5 milhões de pessoas. Em seguida, Paulista e Jardins com 790 eventos e 6,7 milhões de pessoas, e Ibirapuera e Moema, com 546 eventos e 3,3 milhões de pessoas. No Destino Centro, Zona Norte & Leste, o destaque fica para a realização de grandes eventos, devido à presença de grandes centros de convenções e mega shows em estádio. Nesta região, no ano passado, foram 2.036 eventos e 13,7 milhões de pessoas.

Por fim, elas lembraram ainda que, nos três primeiros meses desse ano, já foram cadastrados em todo o destino São Paulo 1.584 eventos contra os 756 de 2024, um crescimento de 110%.

EMDIACOM
VSPCB cadastra mais de 5,2 mil eventos realizados em São Paulo em 2024. No primeiro trimestre desse ano, já são mais de 1,5 mil

Importância do Brasil

Marta Gomes, presidente da ICCA – International Congress and Convention Association, ressaltou, em sua apresentação, “que o Brasil é um país importante para o turismo de eventos e negócios” e que “quer criar uma conexão mais próxima para promover o País no exterior”.

Segundo ela, a ICCA está presente em 100 países e tem 11 mil associados. Marta informou que os eventos e as viagens de negócios representaram 25% do turismo global e que o “impacto dos eventos atinge US$ 1,07 trilhão e garante 10,3 milhões de empregos. A expectativa é que o setor atinja US$ 2,5 trilhões em 2035.

Ainda sobre o Brasil durante sua apresentação no EmDiaCom, a presidente da ICCA disse que “está no top 20 na realização de eventos, o que não ocorre com os demais países da América Latina, sendo o único na região que realiza eventos internacionais”.

O EmDiaCom foi encerrado por Enid Câmara, presidente da Abeoc Brasil, entidade que “está promovendo uma mudança interna, tornando a associação nacional com representantes nos Estados”. Ela destacou as pautas defendidas pela entidade, entre as quais estão o fortalecimento do associativismo e da imagem do setor, a representação setorial e sua rede de negócios.

Além de dizer que “sem associativismo forte não existem empresas de eventos fortes”, Enid lembrou a “luta pela manutenção do Perse”, informando que “não concorda com a atuação da Receita Federal, que pretende extinguir o benefício”.

São Paulo celebra o Dia Nacional do Pão Francês com guia especial das padarias

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Pão Francês
Guia das Padarias do Estado de São Paulo - A publicação reúne mais de 300 estabelecimentos mapeados, refletindo um universo de 12,7 mil padarias no estado (divulgação)

O Dia Nacional do Pão Francês é comemorado em 21 de março e a data é marcada pelo lançamento do Guia das Padarias de São Paulo

Para marcar a data, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lança a segunda edição do Guia das Padarias de São Paulo. A publicação reúne mais de 300 estabelecimentos mapeados, refletindo um universo de 12,7 mil padarias no estado — quase o dobro do registrado no Rio de Janeiro.

De acordo com o Sebrae, cerca de 100 novas padarias são abertas todos os dias no Brasil, sendo que 70% delas pertencem a microempreendedores individuais. Para os paulistas, as padarias vão além do pão: são pontos de encontro e espaços de convivência que preservam uma relação afetiva e cultural, reforçando seu valor como produto turístico.

Diversidade e excelência: o guia como referência

O Guia das Padarias destaca estabelecimentos que investem em atendimento multilíngue, acessibilidade e práticas sustentáveis. Também revela curiosidades gastronômicas, como as influências italiana, portuguesa, judaica e francesa, além de harmonizações com vinhos e cafés.

Entre os destaques, está a maior padaria da América Latina, com impressionantes 2,5 mil m², localizada na capital paulista, e uma das padarias mais antigas do Brasil, em Santana de Parnaíba. As padarias boutique também ganham espaço, especialmente em cidades como São Bernardo do Campo.

Pão francês: um símbolo da capital paulista

O pão francês é mais que um alimento em São Paulo: é um símbolo cotidiano. Estima-se que apenas no município paulistano sejam consumidos 20 mil pães franceses por dia, reforçando o papel cultural e afetivo desse ícone na vida urbana.

Pão francês, criado aqui

Apesar do nome, o pão francês como conhecemos no Brasil não tem uma origem exatamente francesa. Na verdade, ele foi criado aqui mesmo, inspirado nos pães europeus do final do século XIX e início do século XX.

pão francês
Apesar do nome, o pão francês como conhecemos no Brasil não tem uma origem exatamente francesa. Na verdade, ele foi criado aqui mesmo, inspirado nos pães europeus do final do século XIX e início do século XX. (Divulgação Setur-SP)

Origem do Pão Francês no Brasil

No final do século XIX, com a influência cultural europeia crescendo no Brasil, especialmente em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a elite brasileira começou a buscar referências gastronômicas da França. Naquela época, os franceses consumiam um tipo de pão de casca dourada e miolo macio, parecido com a baguete, mas um pouco mais curto e roliço.

Os padeiros brasileiros, tentando replicar essa receita, adaptaram os ingredientes e métodos de preparo às condições locais, resultando no pão que conhecemos hoje. A receita original levava farinha de trigo refinada, água, sal e fermento, mas o clima tropical e as diferenças nos processos de panificação deram origem a um pão mais leve e com casca crocante — o famoso “pão francês” ou “pãozinho”.

Por que chamamos de “pão francês”?

O nome surgiu justamente por causa da inspiração na panificação francesa da época. Na França atual, porém, não existe um pão igual ao brasileiro. Lá, predominam baguetes e outros tipos de pães artesanais.

Curiosidade

Na França, o pão mais tradicional é a baguete, que tem uma casca ainda mais crocante e um miolo mais aerado. A “baguette de tradition”, muito popular, segue uma receita regulamentada por lei desde 1993 para garantir sua qualidade e autenticidade.

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Instituto Bancorbrás fecha 2024 em alta e traça metas para 2025

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Com um forte compromisso com a atuação social, o Instituto Bancorbrás – braço social do Grupo Bancorbrás – encerrou 2024 celebrando conquistas significativas. Ao longo do ano, a instituição expandiu seu impacto, fortalecendo o Terceiro Setor e impulsionando a promoção do Turismo Sustentável no Brasil. No total, 8.291 pessoas e 72 organizações foram beneficiadas por meio de projetos voltados ao desenvolvimento social, sustentabilidade e fortalecimento do Terceiro Setor. Reafirmando sua responsabilidade e compromisso, o Instituto ampliou programas já consolidados e implementou novas iniciativas para alcançar ainda mais pessoas.

Segundo Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, o envolvimento da equipe e o alinhamento com o ecossistema de turismo do Grupo Bancorbrás foram essenciais para as metas atingidas: “Os resultados alcançados refletem a eficiência na execução dos projetos e a relevância do Investimento Social Privado como ferramenta de transformação. Seguimos firmes na missão de gerar impacto positivo e duradouro, fortalecendo parcerias, inovando em nossas ações e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento comunitário e a preservação do meio ambiente, com um turismo mais sustentável”, celebra.

Em nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o Instituto Bancorbrás destacou as conquistas  de 2024. Confira!

Fortalecimento do Terceiro Setor

Entre os programas que se destacaram no ano passado está o Capacita Bancorbrás que promoveu cinco workshops com temas relacionados a planejamento de projetos e pensamento sistêmico, certificando 110 participantes e oferecendo mentoria de carreira para 50 deles.

Já o Programa de Aceleração e Impacto Social (PAIS) promoveu um mapeamento das OSCs – Organizações da Sociedade Civil – do Distrito Federal e regiões, além de organizar o evento “Café com Investidores”, conectando organizações beneficentes a investidores estreitando laços.

No Bancorbrás Social, cinco instituições participaram da jornada de inovação do projeto, recebendo capital semente para o desenvolvimento de soluções voltadas ao Turismo Sustentável nas regiões em que estão localizadas.

Turismo Sustentável

Destaque para o evento “Turismo Sustentável em Foco”, que reuniu, em Brasília, especialistas e empreendedores para debater práticas inovadoras e fomentar oportunidades na área. Com o projeto Impulsio.ne, seis negócios de impacto foram acelerados, oferecendo mentorias e incentivo financeiro para fortalecer a economia criativa.

O projeto Caminho Sustentável que envolveu 350 participantes e que visa proporcionar experiências de turismo pedagógico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, buscando ampliar a consciência deste público em relação aos impactos sociais e ambientais do turismo na comunidade e no meio ambiente.

Impacto Social

As ações voluntárias e campanhas solidárias também cresceram. No total, 19 iniciativas mobilizaram 323 novos voluntários da Bancorbrás, com atividades realizadas nas filiais de Fortaleza, Caldas Novas e João Pessoa, atendendo as demandas locais. Voltado à cultura de doação, os destaques estão: a S.O.S. Rio Grande do Sul, que apoiou comunidades afetadas pelas enchentes; a Conversão Solidária, que beneficiou mais de 330 pessoas em 3 organizações sociais.

Expectativas para 2025

Para este novo ano, o Instituto pretende ampliar suas iniciativas, com ênfase no Turismo Sustentável e no fortalecimento das instituições beneficiadas em 2024. “Iniciativas como o PAIS, agora reformulado, o Impulsione e o Bancorbrás Social seguirão como prioridade, além de novas ações de voluntariado a serem anunciadas”, adianta Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás. “Queremos ampliar nosso alcance e consolidar o Instituto Bancorbrás como referência no Investimento Social Privado no Brasil, em especial o turismo sustentável”, afirma Claudio Roberto.

Saiba mais sobre o Instituto Bancorbrás no site.

TAP anuncia retorno da rota Lisboa–Porto Alegre em abril de 2025

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TAP retoma ponte aérea entre Lisboa e Porto Alegre a partir de Abril de 2025 - Foto: Facebook TAP Air Portugal
TAP apresenta lucro líquido de 53 milhões de Euros em 2024 - Foto: Facebook TAP Air Portugal

A partir de 1º de abril de 2025, a TAP retomará a rota entre Lisboa e Porto Alegre, reforçando a conexão entre Portugal e o Rio Grande do Sul com três voos semanais. A operação será realizada com aeronaves A330-900 neo, que acomodam 298 passageiros. Os voos partirão de Lisboa às terças, quintas e sábados, às 13h05, com chegada em Porto Alegre às 20h25. No sentido inverso, as decolagens do Rio Grande do Sul acontecerão às 21h55, com pouso em Lisboa previsto para 12h45 do dia seguinte.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o anúncio oficial ocorreu durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025, um dos maiores eventos do setor a nível internacional, realizado na última semana, na capital portuguesa. A celebração contou com um brinde especial com espumantes da vinícola gaúcha Miolo, simbolizando a retomada da conexão entre Portugal e o Rio Grande do Sul. A iniciativa busca atrair turistas europeus para visitar o estado, fortalecendo o setor turístico local. A retomada da operação em Porto Alegre representa um passo importante para o turismo gaúcho, impulsionando a economia regional e o fluxo de visitantes.

“Fizemos um forte trabalho de divulgação dos circuitos turísticos gaúchos para justamente aproveitar essa volta da ponte aérea Lisboa e Porto Alegre. Acredito que, após a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado por meses devido aos alagamentos de maio de 2024, a retomada do voo da TAP é a segunda maior e melhor notícia para o trade turístico gaúcho. Então, estamos muito felizes, e o Sebrae RS, como sempre, atuou como parceiro do Estado e dos empreendedores nesse trabalho”, reforça Amanda Paim, coordenadora do tema turismo do Sebrae RS.

Durante o evento, seis empresas participantes da imersão promovida pelo Sebrae RS lançaram quatro circuitos turísticos que valorizam a diversidade do turismo local: Serra e Mar, Serra, Vinho e Mar, Pampa Gaúcho e Origem Gaúcha.

A retomada da rota aérea ocorre em um momento estratégico para o turismo gaúcho, especialmente após a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que ficou fechado por meses devido aos alagamentos de maio de 2024.

Com essa retomada, a expectativa é de que o turismo entre Brasil e Portugal ganhe ainda mais força, estimulando o crescimento econômico e promovendo a cultura e belezas do Rio Grande do Sul para o mercado europeu. Saiba mais no site.

Mtur reabre edital para melhorias no trânsito do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

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Ministério do Turismo reabre edital para apoiar melhorias no trânsito interno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Foto: Pixabay
Ministério do Turismo reabre edital para apoiar melhorias no trânsito interno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Foto: Pixabay

Dando continuidade ao compromisso de fortalecer a infraestrutura turística do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a UNESCO, anuncia a reabertura do edital para contratação de consultoria especializada. O objetivo é desenvolver estudos e projetos voltados à melhoria do sistema de trânsito interno, transporte e mobilidade dentro do parque, incluindo o mapeamento de trilhas para uso não motorizado e a organização das vias destinadas a modais motorizados.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o Parque é um dos atrativos turísticos mais belos do Brasil, reconhecido ano passado pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural. “Nós esperamos receber muitas propostas para essa estruturação de tráfego que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses merece receber, por ser um lugar belíssimo que merece ser conhecido e cada vez mais visitado por brasileiros e estrangeiros. A melhoria da infraestrutura deste cartão postal brasileiro, reconhecido oficialmente como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, é um passo importante para atrair tanto os turistas quanto os investidores em potencial”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Nesse novo calendário, as empresas têm prazo até o próximo dia 17 de abril para submeter as propostas por meio da plataforma de licitações da UNESCO. O processo prevê a realização de estudos e projetos para a adequação do trânsito de turistas dentro do Parque, a partir do mapeamento de trilhas e vias destinadas ao uso de equipamentos motorizados e outros modais, como trekking, ciclismo/cicloturismo, veículos 4×4 e veículos motorizados do tipo off road ou fora de estrada.

A ação também engloba a delimitação de áreas de estacionamento, além de um projeto de sinalização do tráfego interno para dar mais segurança aos pilotos dos equipamentos e aos demais usuários do Parque que estejam na condição de pedestres.

Todos os detalhes e normas para a apresentação das propostas estão no edital (Acesse AQUI), mas, caso necessário, os potenciais licitantes podem solicitar esclarecimento sobre o edital direto na Plataforma de Licitações da UNESCO, e a entidade responderá por escrito em até dez dias úteis antes data de apresentação de propostas.

As ações de melhorias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fazem parte de um plano para desenvolver o turismo na região, e é desenvolvido pelo MTur em conjunto com o ICMBio, órgão gestor das unidades de conservação federais. O plano procura também envolver o entorno do Parque, incentivando o segmento turístico de forma sustentável e a inclusão social de moradores, com a geração de emprego e renda.

A Pasta coordena, ainda, o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, que ordena e promove atividades turísticas baseadas em altos padrões de preservação.

O parque

Com uma área total de aproximadamente 155 mil hectares, a unidade de conservação se insere em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. O Parque é composto por espaços de restinga, campos de dunas livres e uma costa oceânica, abrigando um cenário repleto de dunas de areia branca e lagos de águas pluviais, proporcionando belas paisagens e a contemplação de vida selvagem.

Patrimônio

O reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural elevou para oito o número de localidades brasileiras que possuem o título. Além da unidade do Maranhão, são elas: Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS); Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM); Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES); Complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas); Parque Nacional do Iguaçu (PR)/; Reservas da Mata Atlântica (SP/PR) e Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO).

Com isso, o Brasil lidera o ranking de países da América do Sul que mais abrigam patrimônios mundiais naturais e culturais, totalizando 24 áreas consagradas.

Presidente do HotéisRIO celebra aprovação do Senado sobre isenção de vistos

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Vistos
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO - Foto: divulgação

A aprovação, nesta quarta-feira, dia 19, pelo Senado, de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), de autoria do senador Carlos Portinho, que dispensa da exigência de vistos turistas americanos, canadenses, australianos e japoneses foi uma decisão acertada.

*Por Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO

O fato desses países exigirem vistos dos cidadãos brasileiros que pretendem visitá-los faz com que determinados setores de nossa sociedade lancem mão do princípio da reciprocidade para também exigir deles o visto.

No entanto, é preciso levar em conta a necessidade do país de atrair mais visitantes do exterior.

Há anos que o Brasil não passa de 6 milhões de turistas estrangeiros. No setor de turismo, é comum a triste observação de que a cidade de Buenos Aires, sozinha, recebe mais turistas estrangeiros do que nosso país inteiro.

No último ano, houve um grande esforço das autoridades, como Embratur, para melhorar esse quadro, o que levou ao número recorde de 6,65 milhões de turistas internacionais. Mesmo assim, ainda é um número reduzido. Todo esse trabalho iria por água abaixo se os vistos voltassem a ser exigidos.

Entre os motivos para esse cenário desolador, destaco dois: a falta de promoção do Brasil no exterior e a malha aérea estrangulada, que limita o número de viajantes.

O turismo é uma vocação natural de nosso país, abençoado com uma natureza exuberante e dotado de uma cultura e hospitalidade reconhecidas internacionalmente. Nossa indústria gera milhões de postos de trabalho, diretos e indiretos, e contribui significativamente com a arrecadação tributária. No entanto, esses números poderiam ser muito melhores, devido ao nosso potencial.

Exigir visto de alguns países significa entravar o crescimento do número de visitantes estrangeiros, prejudicando não apenas o turismo, mas diversos segmentos de nossa economia.

Temos certeza de que os deputados da Câmara entenderão a importância de votar em sintonia com seus colegas de Congresso. O turismo e o Brasil agradecem.

*Por Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO