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Mercure bate o marco de mil hotéis ao redor do mundo

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Mercure Hotels, uma marca que é sinônimo de descoberta e exploração local, alcançou um marco histórico com o seu milésimo hotel.

Esta realização é um capítulo significativo na história da marca, que começou em 1973 com a missão de revelar os tesouros únicos de cada destino. Atualmente, Mercure atua como um embaixador global da descoberta local, oferecendo aos viajantes a qualidade de uma marca internacional, proporcionando uma verdadeira imersão no espírito autêntico dos seus arredores.

O milésimo marco foi alcançado após as inaugurações dos hotéis Mercure London Earls Court, no Reino Unido, Mercure Chandigarh Tribune Chowk,, na Índia, Mercure Fukuoka Munakata Resort & Spa, no Japão, Mercure Marival Emotions Resort, no México, e Mercure Nantong Renmin Road, na China.

Este ano, a marca apresentou expressiva expansão na China e no Japão. Quase 30 hotéis Mercure foram inaugurados na China Continental, com a abertura de nove hotéis apenas no mês de agosto, elevando a presença da marca para mais de 180 hotéis na região. Em abril, a Accor inaugurou 11 hotéis Mercure no Japão, duplicando a presença da marca no país.

Mercure Tirana, Albânia (Foto; Divulgação)
Mercure Tirana, Albânia (Foto; Divulgação)

Alcançar estabelecimentos em 1.000 endereços ressalta o compromisso da marca em prestar serviços excelentes e proporcionar experiências locais autênticas aos viajantes de todo o mundo.

Outros marcos

Desde o seu início em Saint-Witz, França, a rede passou por uma transformação notável. Adquirida pela Accor em 1975, a marca expandiu-se rapidamente, estabelecendo a sua presença na Europa e em outras regiões. Os principais marcos incluem a abertura do seu primeiro hotel internacional em Lisboa, em 1983, e a sua expansão no Oriente Médio, Sudeste Asiático e Austrália, em 1994. A marca comemorou o seu 50º aniversário em 2023, redobrando o seu compromisso com a descoberta local. Agora, com mais de 1.000 hotéis em 68 países, a rede reafirma o seu compromisso com a descoberta local em todo o mundo.

“Há muito tempo Mercure se mantém como líder global no segmento midscale e esta conquista significativa reafirma a sua posição”, afirmou Jean-Yves Minet, Global Brand President, Midscale & Economy, Accor. “O Mercure tem a capacidade de criar um destino. Isto faz parte da sua força – manter a autenticidade e o toque local, mas com o impacto que vem de uma marca global. Este marco significativo demonstra nossa estratégia de expansão eficaz e capacidade de atender às demandas do mercado, mantendo a qualidade e a consistência em todo o nosso portfólio”.

O executivo acrescentou: “Esta conquista é uma prova da dedicação e do trabalho árduo das nossas equipes em todo o mundo, bem como da fidelidade dos nossos hóspedes e parceiros que continuam a escolher o Mercure. Nossas inaugurações mais recentes incorporam o espírito da marca, combinando a cultura local com hospitalidade de classe mundial.”

 

GOL celebra a retomada do aeroporto de Porto Alegre: “Simbolismo muito grande”

Tripulação com pilotos gaúchos e ações especiais a bordo e no desembarque marcaram o retorno ao Salgado Filho, proporcionando aos clientes uma experiência de viagem memorável

O dia 21 de outubro de 2024 será lembrado como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande parte do estado, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (POA), retomou parcialmente suas atividades na manhã desta segunda-feira (21), um anseio do povo gaúcho e de todo o Brasil em prol das atividades turísticas e dos negócios. A GOL Linhas Aéreas, principal Companhia Aérea do País, celebrou de maneira especial esse momento de retomada, embarcando seus Clientes em aeronaves temáticas e com ações a bordo e no desembarque que transformaram a experiência de viagem.

O voo G3 1210, que partiu às 7h00 do aeroporto de Congonhas (CGH) e pousou em Porto Alegre às 8h25, foi operado com o Boeing 737 800 da GOL adesivado para a iniciativa “Conheça o Brasil: Voando”, idealizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Abear. O equipamento traz, na parte externa, ilustrações exclusivas, desenvolvidas pelo Hub de Criação da GOL, que remetem à cultura gaúcha: a Ruína dos Sete Povos, localizada no Parque Histórico Nacional das Missões, a beleza das araucárias, além do vinho e do chimarrão, tão tradicionais no Rio Grande do Sul.

Entusiasmo

“O momento é de entusiasmo para a GOL, para o povo gaúcho e todos os brasileiros. Operamos na base aérea de Canoas nos últimos meses para atender o estado do Rio Grande do Sul da melhor maneira possível, dentro das possibilidades. Porém, é uma grande alegria saber que, de agora até ao fim deste ano, vamos retomar todos os destinos para o Brasil, a partir de Porto Alegre, com a mesma quantidade de voos que tínhamos no período anterior às enchentes. A GOL saúda o Rio Grande do Sul e se sente abraçada por todos que vivem lá”, disse Celso Ferrer, CEO da GOL.

O voo de retomada da GOL rumo a POA, G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7h00 desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque. Da esq. para a dir., o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani (Foto: Divulgação GOL)
O voo de retomada da GOL rumo a POA, G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7h00 desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque. Da esq. para a dir., o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani (Foto: Divulgação GOL)

Simbolismo

“Esse ato de hoje tem um simbolismo muito grande, que é da unidade, da construção coletiva, mas o mais importante é o simbolismo da efetiva reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Com a retomada dos voos, eu não tenho dúvida de que isso será fundamental para retomar e ativar efetivamente a economia do estado. Um estado que representa mais de 11 milhões de habitantes. Sabemos o que o aeroporto representa para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas. Com a retomada do aeroporto, nos próximos três meses, vamos ativar ainda mais a recuperação da economia”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Marco

“A reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho representa uma vitória para o turismo nacional e um marco de todo o trabalho desenvolvido pelo governo federal para apoiar o estado. Pelo MTur, disponibilizamos R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para financiar empresários do setor de turismo, com condições especiais. Essa retomada será crucial para que o Brasil siga quebrando recordes no turismo”, comemorou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“Estamos muito entusiasmados com a retomada da operação do aeroporto, um fato marcante e que injeta muito otimismo em relação ao processo de reconstrução do estado. A GOL foi uma parceira dos gaúchos num momento delicado e somos gratos à companhia por ter estado ao nosso lado. A partir de dezembro, a GOL vai estar do tamanho que tinha antes, nas operações em Porto Alegre, e com a disposição de manter no interior as operações que foram criadas. Ou seja, no final das contas, a companhia terá uma operação maior no Rio Grande do Sul do que tinha antes”, disse Eduardo Leite, governador do estado do Rio Grande do Sul.

“É com muita alegria que hoje retomamos a operação de pousos e decolagens de voos domésticos em nosso aeroporto. Não só a equipe da Fraport Brasil, mas todos que fazem acontecer todos os dias recebem de braços abertos os passageiros nessa retomada. É uma grande conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia”, afirmou Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Gaúchos, o piloto Paulo Zancani e o copiloto Vinicius Brehm empunharam, após o pouso do G3 1210, as bandeiras do Rio Grande do Sul e da GOL ao lado de comissários e chefe de cabine gaúchos e paulistas. Durante o voo, houve um speech comemorativo: “Chegou o tão esperado momento de retomarmos nossos voos para Porto Alegre. Hoje, a alegria é tão imensa quanto o nosso Rio Grande do Sul. Todos acreditamos que dias melhores virão. Depois das enchentes e de todo o apoio de cada canto do Brasil, estamos mais fortes e de braços abertos para receber todos os que embarcam para esse destino, seja a negócios ou para estar perto deste povo forte que carrega a cultura local com todo o amor. Obrigado por voar com a GOL e boa viagem!”.

No serviço de bordo de especial, os Clientes receberam cookies Tortuguita, chips de batata doce, dois tipos de chocolates da gaúcha centenária Neugebauer (de 1891), além de bebidas variadas. Durante o desembarque, barras caramélisé da também gaúcha Prawer (de 1975), considerada a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil, foram entregues.

Grupo Mabu alerta: perfis falsos em reservas tem aumentado 

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O grupo Mabu informa que nos últimos meses têm registrado um aumento alarmante no número de casos de pessoas que chegam à recepção de seus hotéis com reservas feitas em perfis falsos.

Segundo nota da rede, mais de 15 ocorrências por dia têm gerado transtornos tanto para os clientes quanto para a equipe operacional.

“Esses perfis falsos se aproveitam da boa fé dos consumidores, oferecendo tarifas muito abaixo do normal e promessas de serviços que muitas vezes não existem. O resultado? Clientes desiludidos e confusos ao perceber que suas reservas não são legítimas”, diz a nota.

A nota continua: “Além da frustração dos clientes, essa situação se torna um grande incômodo para nossa equipe, que precisa lidar com a insatisfação e o desespero de quem chega acreditando que possui uma reserva confirmada”.

A desinformação e a falta de cuidado na hora da compra podem levar a situações constrangedoras e complicações desnecessárias.

Para ajudar a combater esse problema, o grupo recomenda que todos os seus clientes sigam algumas orientações:

Confirme o Número da Reserva: Sempre verifique o número da sua reserva.

Desconfie de tarifas muito abaixo do padrão de mercado.

Use Nossos Canais Oficiais: Antes de efetuar qualquer pagamento, entre em contato com a nossa equipe através dos canais oficiais: WhatsApp e telefone (45) 3521-2000 ou pelo email reservas@hoteismabu.com.br . Assim, você pode confirmar a validade da sua reserva.

Desconfie de Ofertas Atraentes: Ofertas que parecem boas demais para serem verdade são frequentemente sinal de fraudes.

O Grupo Mabu, que tem mais de 50 anos de tradição e confiabilidade, informa que está comprometido em aumentar a conscientização sobre esse problema. “Já estamos realizaremos campanhas informativas nas nossas redes sociais e na recepção, destacando a importância de verificar as reservas”.

Salientamos ainda os perfis oficiais do Grupo Mabu nas redes sociais é: @hoteismabu; @mabucuritiba; @mymabu e @blueparkfoz.

“A segurança e a satisfação dos nossos clientes são prioridade. Juntos, podemos minimizar os riscos e garantir uma experiência tranquila e segura. Fique atento e sempre verifique antes de comprar”, conclui a nota.

Eles ainda disponibilizam o contato WhatsApp da central de reservas:

 

WhatsApp: 45 3521 2000

FBHA comemora investimentos recordes no Turismo Brasileiro

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) celebra um marco significativo para o setor turístico do Brasil: mais de US$ 126 milhões em investimentos estrangeiros no primeiro semestre de 2024.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a federação adianta que este resultado impressionante reflete um crescimento de 207% em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o Brasil como um destino atrativo para investidores internacionais. Este é, sem dúvida, o melhor desempenho do setor nos últimos cinco anos, evidenciando a recuperação e o potencial do turismo nacional. Os números fazem parte de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Banco Central.

O aumento nos investimentos é um reflexo do trabalho conjunto entre o governo e a iniciativa privada, que têm se empenhado em promover o Brasil como um destino turístico competitivo e sustentável. Com uma diversidade cultural e natural incomparável, o país se destaca em suas ofertas de turismo, atraindo visitantes de todo o mundo. “Os resultados que estamos alcançando são o fruto de um esforço coletivo em fortalecer a imagem do Brasil no cenário global. O turismo é um pilar fundamental para a economia nacional e estamos apenas começando a colher os frutos desse trabalho”, afirma Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

À medida que o setor se recupera e cresce, a FBHA segue sugerindo e contribuindo com políticas que favoreçam o turismo, promovendo iniciativas que aumentem a infraestrutura e a qualidade dos serviços oferecidos. “Estamos confiantes de que, com esses investimentos e um planejamento estratégico, o Brasil continuará a se posicionar como um dos principais destinos turísticos do mundo. Acreditamos que este é apenas o começo de uma trajetória de sucesso para o nosso turismo, beneficiando tanto os investidores quanto a população local”, finaliza Sampaio. Os principais setores que atraíram os investimentos foram o de Transporte, com US$ 83 milhões, e o de Cultura e Lazer, com US$ 22 milhões. Juntos, eles responderam por 83% do acumulado no semestre.

Museu da Língua Portuguesa atinge a marca de 1 milhão de visitantes desde a sua reabertura, em julho de 2021

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Números do Museu da Língua Portuguesa foi alcançado na manhã de sábado, dia 19 de outubro

Museu da Língua Portuguesa alcançou a marca de 1 milhão de visitantes desde a sua reabertura, em 31 de julho de 2021. Tal número foi alcançado na manhã deste sábado, dia 19 de outubro.

Localizado na Estação da Luz, no centro histórico da capital paulista, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Quem visita o Museu da Língua Portuguesa tem a oportunidade de conhecer sua exposição principal, suas mostras temporárias e uma extensa programação cultural gratuita, que acontece também no Pátio B, no Saguão Central da Estação da Luz e na calçada.

“Esse número mostra como o Museu da Língua Portuguesa é querido pelo público paulista, brasileiro e internacional. Ele também nos diz que estamos no caminho certo ao promover a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil neste novo ciclo do Museu. Desde a sua reabertura, em 2021, o Museu tem apresentado exposições que falam sobre as línguas fundadoras do nosso português. Após as línguas de imigrantes e as línguas indígenas, o público pode ver atualmente uma mostra sobre as línguas africanas que fazem o Brasil”, diz Roberta Saraiva, diretora-técnica do Museu da Língua Portuguesa.

“Ter essa marca impressionante de visitantes no Museu da Língua Portuguesa mostra sua importância para a sociedade. Contar a história da nossa língua, transmitir conhecimento e proporcionar ao público tantas experiências marcantes é sempre o que o Governo de São Paulo busca para fortalecer e disseminar a nossa cultura”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A exposição principal convida o público para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção. O visitante encontra experiências audiovisuais e interativas como a linha do tempo Português do Brasil, que narra a história da língua portuguesa falada no Brasil desde o Império Romano; e a Praça da Língua, espécie de planetário da palavra, com projeções de textos em língua portuguesa no teto.

De julho de 2021 até o momento, o Museu apresentou cinco mostras temporárias: Língua Solta (julho de 2021 a outubro de 2021), Sonhei em português! (novembro de 2021 a junho de 2022), Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação (outubro de 2022 a abril de 2023), Essa nossa canção (julho de 2023 a março de 2024) e Línguas africanas que fazem o Brasil (maio de 2024 a janeiro de 2025).

Atualmente em cartaz, a exposição Línguas africanas que fazem o Brasil enaltece a presença de línguas africanas, como as do grupo bantu, no português falado no Brasil. A curadoria é do músico e filósofo Tiganá Santana.

O Museu da Língua Portuguesa também tem promovido uma série de atividades gratuitas em outros espaços. Saraus, feiras de troca de livros, exibições de filmes e apresentações artísticas integram a programação cultural da instituição, ocupando locais como o Saguão B, a calçada e o Saguão Central da Estação da Luz.

O Núcleo Educativo realiza visitas mediadas pela exposição principal e também pelo histórico prédio da Estação da Luz. Já a Articulação Social organiza atividades com grupos do território, como o Falas do Corpo, voltado para pessoas da terceira idade, e o Festival Cultura e Pop Rua. Por fim, o Centro de Referência do Museu, entre outras atividades, cria materiais de estudo baseados no acervo do Museu que podem ser utilizados por professores em salas de aula.

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/

 

 

Adriana Lacerda: roteiros literários para a vida e sobre a morte

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Especializada em viagens de conhecimento e experiências, Adriana Lacerda cria roteiros temáticos exclusivos em grupo

Ela conhece mais de 90 países, já morou em 5 deles, fala quatro idiomas e viajar faz parte de sua história de vida. Consultora de viagens com 10 anos de experiência em turismo de luxo e produtora de conteúdo cultural na agência de viagem NomadRoots, ela deu um jeito de juntar tudo isso num pacote que a tornou curadora de roteiros tão culturais quanto exóticos. Adriana Lacerda é baiana de nascimento e de coração, mas de alma é mesmo cidadã do mundo. Carrega um impulso pelo novo com o mesmo esmero com que deixa escapar um leve sotaque soteropolitano.

E foi com essa sede de conhecimento que ela conseguiu somar uma paixão por literatura a esse chamado incessante por viajar. O amor pelos livros e pela viagem agora são uma coisa só. Cria e promove viagens de experiência em grupos, com roteiros literários super diferenciados, como caminhar pelo sertão de Guimarães Rosa, acompanhados de um repentista, um biólogo e um crítico literário, assim como mergulha no mundo sensorial de Jorge Amado e a filosofia das religiões afrobrasileiras, com direito a experiências gastronômicas dos personagens do escritor baiano.

Adriana Lacerda
Além de viagens literárias, ela desenha roteiros para falar sobre a morte. Calma, nada fúnebre ou deprimente.

Além de viagens literárias, ela desenha roteiros para falar sobre a morte. Calma, nada fúnebre ou deprimente. Pelo contrário. A ideia é descobrir como diferentes culturas enxergam e celebram a morte e como honram os que já se foram. Ela já levou um grupo para o Dia dos Mortos no México e o próximo destino é a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

Com Adriana, o roteiro inclui muito mais do que reserva de hotéis, traslados aéreos e terrestres. Ela faz uma curadoria de experiências únicas com especialistas em cada assunto. E a viagem começa antes do embarque. Tem playlist de músicas e listas de conteúdos complementares, como livros e filmes sobre o conceito da viagem.

“Nesses roteiros vivemos o que o livro retrata, mergulhando no destino e na obra.”, diz Adriana.

Então, para quem quer conhecer, em loco, os lugares por onde Riobaldo fez sua travessia ou como era o dia a dia de Antônio Balduíno ou ainda, como se dá a Festa da Boa Morte no Recôncavo Baiano, “vem com a gente”, anima a viajante baiana que tem sede de mundo.

Próximos destinos:

20 a 24 de Novembro de 2024 – A Salvador de Jorge Amado, Carybé e Pierre Verger – ainda tem vagas

Janeiro de 2025 – A Paraíba de Ariano Suassuna – roteiro em elaboração

Fevereiro de 2025 – Índia: em busca da sua essência

Junho de 2025 – A Paris dos Livros – com a participação de @bookster

Agosto de 2025 – Festa da Boa Morte – Cachoeira, Bahia

LEIA TAMBÉM:

Viagens que nos aproximam da Literatura – por Sylvia Leite*


Mais Informações: 

Christiane Paiva Chaves

CPC Comunicação

21.99987.5585

Pedidos de recuperação judicial no Brasil batem recorde em 2024

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Com alta de mais de 70% nos primeiros seis meses de 2024, a recuperação judicial se torna uma saída cada vez mais comum para empresas em crise. Especialistas alertam para a importância da reestruturação preventiva e gestão financeira eficiente

Os pedidos de recuperação judicial no Brasil alcançaram um nível histórico no primeiro semestre de 2024, representando um aumento de mais de 70% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme apontado por dados de uma consultoria especializada. Este fenômeno levanta questionamentos sobre a viabilidade da recuperação judicial como solução para empresas em crise. Para muitos negócios, este pode ser o último recurso antes da falência, mas será sempre a melhor escolha?

O crescimento dos pedidos de recuperação judicial

Em um cenário de instabilidade econômica, diversos setores têm sido atingidos por desafios estruturais que fragilizam sua saúde financeira. De acordo com especialistas, o número crescente de pedidos de recuperação judicial reflete a incapacidade de muitas empresas em arcar com suas obrigações financeiras, especialmente em setores como o comércio e a indústria, que sofreram diretamente com os efeitos da pandemia e das crises subsequentes.

“Vivemos o que eu chamo de terceira onda de pedidos de recuperação judicial no Brasil”, afirma Jéssica Farias, administradora judicial e advogada especialista em reestruturação empresarial. Ela destaca que, desde a implementação da Lei nº 11.101 em 2005, que rege a recuperação judicial e a falência no Brasil, o país enfrentou três grandes picos: o primeiro em 2009, após a crise financeira global; o segundo em 2016, com o impacto da Operação Lava Jato; e agora, a ressaca da pandemia, que afeta especialmente pequenas e médias empresas.

Recuperação judicial: solução ou sintoma de uma crise?

A recuperação judicial é um processo legal que visa reestruturar as finanças de uma empresa em dificuldades, permitindo que ela continue suas operações enquanto negocia suas dívidas com credores. “Ela tem como principal objetivo evitar a falência, preservando a função social da empresa, como empregos, recolhimento de impostos e a circulação de produtos e serviços”, explica Farias. No entanto, ela alerta que, embora possa ser uma solução viável, não é isenta de desafios.

Para Jéssica Farias, “a recuperação judicial pode ser vista como uma solução de última hora para empresas que, muitas vezes, demoram a reconhecer seus problemas financeiros”. A especialista acrescenta que a falta de uma gestão preventiva é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas brasileiras, que acabam por recorrer à recuperação judicial já em um estágio avançado com problemas de fluxo de caixa.

Foto: pixabay
Foto: pixabay

Setores mais afetados 

Alguns setores da economia brasileira têm sido mais impactados pelo aumento dos pedidos de recuperação judicial. Farias aponta o comércio varejista, a construção civil e o setor de serviços como os mais vulneráveis. “Esses setores dependem muito do fluxo de caixa e, com a alta dos juros e a retração do consumo, muitas empresas enfrentam dificuldades para manter suas operações”, explica.

Dados da Serasa Experian mostram que as micro e pequenas empresas foram as mais afetadas, correspondendo a 81% dos pedidos de recuperação judicial no primeiro semestre de 2024. “Essas empresas são as que menos têm capacidade de absorver choques econômicos prolongados e, por isso, acabam mais suscetíveis ao endividamento excessivo”, acrescenta Farias.

Alternativas à recuperação judicial

Apesar de ser uma ferramenta importante, a recuperação judicial nem sempre é a melhor saída. Segundo Jéssica Farias, existem outras alternativas, como o *early turnaround*, que consiste em uma reestruturação preventiva. “Quanto mais cedo a empresa identificar sinais de dificuldades e agir para corrigi-los, menores serão as chances de ela chegar ao ponto de precisar de uma recuperação judicial”, afirma.

Farias ressalta que a gestão preventiva e o planejamento financeiro adequado são fundamentais para evitar crises mais profundas. A implementação de mecanismos de controle financeiro, como auditorias periódicas e a revisão constante de planos de negócios, pode permitir que as empresas mantenham suas operações em equilíbrio e evitem a necessidade de recorrer a processos de recuperação.

Com o aumento expressivo dos pedidos de recuperação judicial no Brasil, surge a necessidade de discutir estratégias de prevenção e gestão mais eficazes. A recuperação judicial, embora seja um recurso válido para empresas em crise, não deve ser encarada como a única solução. “As empresas precisam estar atentas aos sinais de dificuldade e agir rapidamente para evitar que a situação se deteriore a ponto de não haver mais saída”, conclui Jéssica Farias.

Assim, a recuperação judicial é uma ferramenta que pode ser bem-sucedida quando utilizada de forma consciente e estratégica, mas deve vir acompanhada de uma reflexão profunda sobre a gestão e os rumos da empresa.

Wikitravel: como o portal com IA deve revolucionar o turismo?

Wikitravel.ai auxilia a promoção dos destinos e seus atrativos em 10 idiomas

Desde que se começou a falar de Inteligência Artificial (IA) alguns entusiastas começaram a imaginar suas aplicações para o Turismo, atividade que é tão experiencial e humana. Até que em 2024 uma dessas soluções de IA chegou com força para potencializar a experiência dos turistas nacionais e internacionais nos destinos: a Wikitravel.ai.

A plataforma parte das dúvidas mais comuns dos turistas de todo o mundo e, a partir dessas respostas, cria ambientes virtuais para cada destino. Cada município, estado ou país pode também alimentar as informações na plataforma, com textos, vídeos e fotos. Esse conteúdo pode ser ouvido em dez idiomas diferentes, tudo traduzido pela IA.

As fotos podem receber tags e o Wikitravel.ai faz o link para os sites oficiais do destino, auxiliando no ranqueamento das páginas nos buscadores. “Muitas vezes os destinos menores não possuem um canal de divulgação oficial. A nossa ferramenta ajuda a impulsionar esses destinos. E, quando o destino já possui suas páginas e site, a Wikitravel.ai não concorre com elas, mas agrega ainda mais valor com sua tecnologia”, explica o sócio-diretor da Wikitravel.ai, Fabiano Simm, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Os atrativos também podem se beneficiar da tecnologia. “Imagine um adesivo fixado nas mesas de um restaurante com um QR Code, onde o cliente pode acessar o menu em seu idioma; ou um museu, que dispensa os audioguias em quatro ou cinco idiomas, substituindo-o pelo Wikitravel.ai, que tem dez idiomas disponíveis para o turista ter uma experiência memorável enquanto ouve as explicações do local”, diz Simm. Assim, a tecnologia está acessível aos turistas sem custos adicionais para os destinos, pois cada turista vai acessá-la pelo próprio celular.

Wikitravel - Foto: divulgação
Wikitravel – Foto: divulgação

Parceria com estados 

O Paraná foi o primeiro Estado a aderir à Wikitravel.ai. “Esta é uma importante ferramenta ‘made in Paraná’ e que vai ajudar os turistas a conhecer melhor o nosso estado, em diversas línguas. O Viaje Paraná já adicionou diversas informações e imagens de destinos paranaenses, e esperamos que todos os municípios e empresas do segmento também o façam, para que as informações sobre o estado sejam as mais completas. Com certeza será um plus que ajudará no receptivo dos turistas em nosso território”, disse o secretário de Estado do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

Depois, também aderiram à Wikitravei.ai São Paulo e Roraima. “O interessante é que o WikiTravel.ai é multilíngue e vai auxiliar na internacionalização de Roraima, especialmente dos nossos atrativos como o monte Roraima e Tepequém”, diz o secretário de turismo do Estado, Bruno Brito. Além destes atrativos, a plataforma vai ajudar Roraima a divulgar o Etnoturismo. “Cinco comunidades indígenas estão postando seus conteúdos na plataforma. Sem a Wikitravel.ai isso seria impossível”, finaliza Brito.

Curitiba – PR, Gramado – RS, Blumenau – SC e Bonito – MS foram as primeiras cidades a aproveitarem os recursos do Wikitravel.ai.

A plataforma Wikitravel.ai foi desenvolvida na TZ Systems, empresa associada à Schultz. Para o CEO do Grupo, Aroldo Schultz, o Wikitravel.ai é uma solução disruptiva para as secretarias de Turismo do Brasil e do Mundo. “Postar fotos incríveis no Wikitravel.ai abre as portas dos destinos para o mundo do turismo e dos investimentos”, diz Aroldo.

Hackaton Visite São Paulo busca integrar moradores de SP a soluções para o turismo

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Edição Hackaton Visite São Paulo premiará melhores e mais criativos projetos que utilizem a tecnologia para fazer paulistas movimentarem da economia do setor

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO


Começou na noite de sexta-feira (18) a 2ª edição do Hackathon Visite São Paulo, com a missão de integrar mais a população de São Paulo à cadeia do turismo por meio da tecnologia. No evento, que ocorre até domingo (20), profissionais com experiência nas áreas de turismo, negócios, marketing e tecnologia trabalham para encontrar soluções criativas para demandas do setor de turismo.

Hackaton Visite São Paulo
No evento, que ocorre até domingo (20), profissionais com experiência nas áreas de turismo, negócios, marketing e tecnologia trabalham para encontrar soluções criativas para demandas do setor de turismo.

Realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), os participantes do Hackaton Visite São Paulo se organizam em equipes de três a cinco pessoas e desenvolverão projetos com soluções para o desafio divulgado na abertura do evento nesta sexta. Os três melhores projetos receberão prêmios em dinheiro.

Hackaton Visite São Paulo
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo

O desafio desta edição, determinado pela organização, é ‘Como, por meio da tecnologia, podemos transformar os moradores de São Paulo em turistas deste destino?’.

Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena esteve presente na abertura da edição deste ano. “Estamos num momento crucial para o turismo, em busca de soluções que acompanhem a nova demanda e as atualizações da sociedade que são inpostas ao setor. Precisamos de ideias criativas que elevem nosso turismo a um novo patamar”, começou.

“Conto com cada um de vocês para fazermos, juntos, desse estado um exemplo ainda maior para o mundo no turismo”, seguiu o secretário.

O diretor da São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), Toni Sando, também valorizou o potencial das soluções encontradas no Hackaton.

“Nosso trabalho, o que queremos é que São Paulo seja referência mundial de turismo, tanto em negócios, quanto em lazer”, disse. Sando ecoou o tema do desafio, e disse querer estimular que quem mora em São Paulo “também seja turista aqui”. “Quando você fala bem daqui, reverbera muito mais. Quando o paulistano se torna turista na sua propria cidade, quem está fora compra o destino”.

Para Sando, o potencial dos projetos desenvolvidos no Hackaton é deixar legado para a sociedade.

“Não é um produto de prateleira”, continuou. “Não é uma ação que vai ficar na prefeitura. É uma ação que vai para a cidade, para as cidades”.

Hackaton Visite São Paulo
Diretor de marketing do Visite São Paulo, Fabio Zelenski

Diretor de marketing do Visite São Paulo, Fabio Zelenski, lembrou a edição de 2023 foi mais focada na capital paulista. Ainda que seja permitir trazer soluções apenas para a cidade de São Paulo, ele incentivou que os participantes trabalhassem projetos possíveis de ser replicados no estado.

“Boa parte das soluções conseguimos replicar para todos os destinos. Conseguimos multiplicar”, frisou.

No final de semana em que os participantes criarão as soluções, eles poderão tirar dúvidas com a organização e terão acesso a sessões de mentorias e palestras. O Hackathon será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

Concluídos os recebimentos dos projetos no domingo, uma comissão julgadora formada por representantes da organização e apoiadores escolherá os três melhores trabalhos, que receberão prêmios em dinheiro. Os ganhadores vão apresentar suas soluções durante o 8º Expo Fórum, que acontecerá no dia 3 de dezembro.

Azul Cargo Express inaugura lojas em Minas Gerais e São Paulo

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A empresa passa a contar com 81 lojas no Estado de São Paulo e 31 em Minas Gerais

A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, inaugurou três novas lojas, no interior de São Paulo e Minas Gerais, facilitando a distribuição de cargas e encomendas em regiões mais distantes dos grandes centros. As unidades ficam na mineira Araguari e nas cidades de Bragança Paulista e Campinas, ambas em São Paulo.

“Ampliando a presença da Azul Cargo Express, conseguimos fazer entregas em todas as regiões do país com prazos menores, beneficiando os Clientes, seja com mais opções para envio de seus itens ou com suas compras e encomendas chegando mais rapidamente. Além disso, as empresas também vão poder abrir conta corrente para envios em todo o Brasil”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

A Azul Cargo Express, que comemorou seu 15º aniversário em agosto deste ano, atua em mais de 5.000 municípios e possui 330 lojas, com entregas em até 24 horas para 2.000 cidades.

Conectando o Brasil de ponta a ponta, a companhia democratizou o acesso ao e-commerce, com cargas transportadas por via aérea chegando 75% mais rápido do que por transporte terrestre. Hoje, o tempo médio de entregas no país é de 1,8 dias. Fazendo da empresa um componente importante da infraestrutura logística brasileira. Nos últimos três anos, a empresa transportou mais de 92,5 milhões de pacotes, o que representa mais de 600 mil toneladas de itens. Destes, 25 milhões foram entregues apenas em 2023.

Detalhes sobre as unidades

Loja Azul Cargo Express Araguari (MG)

  • Horário de funcionamento: 09h às 18h
  • Serviços: Vendas e entregas
  • Endereço: Rua Joaquim Modesto, 183 – Centro – Araguari (MG)

Loja Azul Cargo Express Bragança Paulista (SP)

  • Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 09h às 18h; Sábado: 09h às 12h
  • Serviços: Vendas e entregas
  • Endereço: Av. Antonio Pires Pimentel, 1514 – Centro – Bragança Paulista – SP

Loja Cargo Expresse Campinas (SP)

  • Horário de funcionamento: 09h às 18h
  • Serviços: Vendas
  • Endereço: Rua Doutor Armando Sales de Oliveira, 519 – Taquaral – Campinas SP / CEP: 13076-015