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IBEROSTAR apresenta seu roteiro para a economia circular: COP28

O Grupo Iberostar revelou o seu novo roteiro para alcançar um modelo de turismo circular no âmbito da XXVIII edição da Conferência das Nações Unidas (COP28), que se realiza este ano no Dubai.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A Vice-Presidente e Gerente Geral de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, Gloria Fluxà, apresentou o plano de ação no evento convocado pela Organização Mundial do Turismo (OMT): ‘Turismo Unido pela Ação Climática – Cumprindo os Compromissos da Declaração de Glasgow’.

Este roteiro é uma declaração de intenções do grupo hoteleiro maiorquino, que está empenhado em gerar valor em todos os destinos em que opera. Destaca também os progressos da Iberostar na descarbonização, gestão de resíduos e redução de plásticos de utilização única, incluindo as lições aprendidas até à data.

De acordo com documento enviado ao DIÁRIO, por meio desse plano de ação, a empresa enfatiza o papel crucial da inovação e da colaboração como pilares fundamentais na configuração da cadeia de valor. Em particular, embora a empresa hoteleira tenha implementado mecanismos eficazes para a gestão dos seus resíduos, um quarto dos resíduos que a Iberostar planeja enviar para aterro requer soluções inovadoras em fases anteriores da cadeia de valor. Este também é um desafio adicional com as emissões de carbono, onde as emissões de escopo 3 sozinhas representam 77% da pegada total da rede hoteleira. Consciente disso, o roteiro da Iberostar inclui participação ativa na cadeia de valor, bem como a necessidade de ativar parcerias público-privadas para promover o desenvolvimento do setor, especialmente na área de resíduos e energia.

“O novo roteiro explora o poder transformador do pensamento circular. Essa circularidade exige que redesenhemos os processos atuais, estimulemos a inovação e promovamos a colaboração, que é vital para todos os setores. Para o nosso próprio setor, o potencial é claro: produz múltiplos benefícios críticos em várias áreas para alcançar nosso objetivo de um modelo de turismo responsável que seja concreto e positivo para a natureza,” afirmou Gloria Fluxà, vice-presidente e diretora de sustentabilidade do Grupo Iberostar.

Através desta estratégia, o Grupo Iberostar expande o seu plano de ação para incluir avanços em Pessoas, Carbono, Água, Bens e Serviços, Ambientes Construídos, Serviços dos Ecossistemas, Desenvolvimento de Destinos, Inovação e Colaboração. O roteiro contém três abordagens principais, incluindo objetivos específicos para estimular mudanças efetivas:

  • Evolução das operações para a circularidade: demonstrando um compromisso com o pensamento circular, redefinindo as operações no espaço hoteleiro.

  • Contribuir para a regeneração dos destinos: acrescentar valor através do desenvolvimento de infraestruturas e serviços dos ecossistemas, que apoiem o turismo regenerativo, alinhando-se e evoluindo com o destino.

  • Impulsionar a parceria em toda a cadeia de valor: concentrar-se em parcerias em toda a cadeia de valor, com foco em impulsionar a responsabilidade e a colaboração pré-competitiva.

Alguns dos compromissos são:

  • Reduzir o desperdício de alimentos em 60% nos hotéis All-inclusive nos próximos 5 anos.

  • Oferecer um mínimo de 65% de produtos à base de plantas em hotéis até 2030.

  • Customização dos planos estratégicos de cada hotel, em linha com os dados de análise de materialidade.

  • Reduzir o desperdício nos hotéis em 30%, em cinco anos.

  • A Iberostar expandirá o fornecimento sustentável de produtos à base de carne, chá, café, cacau e açúcar, aplicando o seu conhecimento e experiência para alcançar um consumo 100% responsável de peixe e frutos do mar até 2025.

  • Fomentar o relacionamento com fornecedores dos hotéis para avaliar o impacto na biodiversidade e avançar para serviços sustentáveis e regenerativos.

  • Promover alianças estratégicas nos destinos para fomentar maior colaboração e iniciativas que permitam melhoria nas infraestruturas, dado que 60% dos resíduos que atualmente vão para aterro podem ser revalorizados.

O relatório também destaca algumas das principais realizações da organização até o momento:

Plásticos

  • A empresa alcançou o status de livre de plástico de uso único em 2020.

  • Eliminação de 692 toneladas de plástico descartável desde 2018, por meio de diferentes iniciativas como a instalação de mais de 1.300 bebedouros em hotéis, entre outros.

  • Avaliação, remoção, modificação ou redesenho de mais de 1.000 itens nos hotéis.

Resíduos

  • Contratação de mais de 230 pessoas (equipes 3R) em 60 hotéis, para gerenciar cerca de 23.000 toneladas de resíduos por ano.

  • Ao longo de três anos, este projeto foi um sucesso, alcançando uma redução de 56% nos resíduos enviados para aterro.

Descarbonização

  • A Iberostar conseguiu reduzir 12,4% das emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 em 2022.

  • Redução do consumo de energia em 5,7%, impulsionada por mudanças no comportamento interno e do cliente.

O roteiro para a economia circular completa as estratégias da hotelaria em matéria de consumo responsável de produtos do mar, saúde costeira e descarbonização, com especial destaque para o compromisso de reduzir o impacto da sua atividade. Da mesma forma, a empresa aspira que este plano sirva de referência para o setor nas áreas de inovação e colaboração, o que lhe permitirá promover estratégias de sustentabilidade sem desistir de continuar a crescer.

SPTuris lança São Paulo Best Week apostando no comércio de dezembro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de lançar uma ação para movimentar o comércio e os serviços da capital nas duas semanas finais do ano, quando as atividades econômicas diminuem.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Entre 18 e 30 de dezembro, acontecerá a São Paulo Best Week (SPBW), com descontos e promoções em restaurantes, hotéis, passeios, lojas e serviços, para moradores e turistas.

Não há nenhum custo nem pré-requisito para o estabelecimento participar. Para oferecer descontos e promoções, os estabelecimentos interessados em participar devem cadastrar sua promoção até 14 de dezembro, pelo link www.spturis.com/spbw. O público poderá acompanhar as promoções pelo site https://cidadedesaopaulo.com/spbw/

A iniciativa é da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa da Prefeitura e, para ajudar na divulgação da promoção, disponibiliza material digital que poderá ser baixado no hotsite SPBW.

A SPBW é uma das ações dos 470 anos capital, a serem comemorados em janeiro. “Queremos incentivar o comércio e os serviços nas duas semanas mais tranquilas do ano, quando normalmente há uma diminuição das atividades”, explica Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo. “A cidade funciona com tudo o que tem de bom, porém sem o trânsito e a correria do dia a dia.”

Dessa forma, moradores e turistas terão descontos em restaurantes, hotéis, passeios e lojas; ideia e aproveitar a cidade com mais calma no final de dezembro.

A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), Breakfast Weekend, Coletivo Pinheiros, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Ohtels, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), União dos Lojistas da 25 de Março (Univinco25), Visite o Centro de São Paulo e Visite São Paulo.

Entre os atrativos participantes estão os restaurantes La Casserole, Esther Rooftop e Azulejo; os bares Brahma, Guanabara e Orfeu; os hotéis InterContinental (Alameda Santos), Bourbon Ibirapuera e Holiday Inn Anhembi; e nos passeios, a Roda Rico e os Museus do Futebol e da Língua Portuguesa.

Para ganhar o desconto, é necessário avisar que chegou ao estabelecimento pela Best Week e apresentar o print do card da promoção.

Réveillon do Rio: mais da metade dos quartos de hotéis já estão reservados

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Mais da metade dos quartos de hotéis cariocas já estão reservados para a noite de Réveillon.

De acordo com os números divulgados nesta sexta-feira  (8), na 2ª prévia da pesquisa de ocupação hoteleira realizada pelo HotéisRIO para o Réveillon 2023/2024 no município do Rio de Janeiro, a média na cidade está em 61,84%. De 9 de novembro, quando foi realizada a 1ª prévia, até esta data houve um crescimento de 7 pontos percentuais (na época a ocupação estava em 54,74%).

Acima da média da cidade se destacam as regiões Leme/Copacabana, com 71,85%, Barra da Tijuca/Recreio dos Bandeirantes/São Conrado (66,62%) e Ipanema/Leblon (66,07%).

Segundo os hoteleiros ouvidos pela pesquisa, as reservas para as ceias oferecidas pelos hotéis já ultrapassaram 50% e devem chegar a 100% até o dia da festa.

“O Rio de Janeiro é muito procurado porque é a opção perfeita, pois atende todos os tipos de público. Além do maior Réveillon do mundo, a cidade oferece excelentes opções de lazer em um ambiente de beleza natural sem paralelo, combinadas com uma gastronomia de qualidade internacional e uma cultura ímpar. O visitante pode desfrutar disso tudo hospedado na mais moderna rede hoteleira da América Latina”, afirma o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes. (Agências)

‘Viagens Corporativas: tendências no Brasil para 2030’ é o novo livro de Denis Neves

As Viagens Corporativos caíram no gosto de quem as faz e de quem as descreve e analisa. É o caso do novo livro de Denis Barbosa de Oliveira Neves com o seu “Viagens Corporativas: tendências no Brasil para 2030”

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Quem atua no turismo acaba de ganhar mais uma opção para presente neste final de ano. Acaba de ser lançado o livro ‘Viagens Corporativas: tendências no Brasil para 2030’, obra que visa orientar organizações na tomada de decisões estratégicas para o setor nos próximos anos. A publicação, da Editora Dialética, é de autoria de Denis Barbosa de Oliveira Neves, profissional há 22 anos no mercado de turismo.

Descrição gerada automaticamentePara alcançar maior previsibilidade, o autor ouviu 41 especialistas em quatro grandes categorias: Oportunidades (anywhere office; atendimento personalizado no pós-pandemia; tecnologia; mercado de eventos); Ameaças (novas crises sanitárias; falta de investimento público/privado e qualificação no setor; aumento nos preços de produtos e serviços; restrições de viagens no pós-Pandemia); Retomada do Setor Pós-Pandemia (previsão de retomada de vendas do setor aos patamares de 2019 até 2024; aumento do trabalho remoto devido avanços tecnológicos; retomada de forma gradativa e com especificidades setoriais; avanço e maior adequação de protocolos sanitários); e Fatores de Atratividade (bleisure e duty of care).

Iniciado ainda durante a pandemia, em 2020, a publicação também destaca mais de 140 referências de autores nacionais e internacionais. Com versões em português e inglês, o livro imprenso pode ser encontrado na página da Editora Dialética. Já o e-book (versão digital) está à venda na Amazon, Everand e Rekuten.

Viagens Corporativas
Denis atua hoje como gerente de Vendas para Viagens Corporativas. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2004), com Especialização em Gestão Empresarial (2006) e Mestrado em Administração (2022), ambos pela FECAP (Crédito: divulgação)

Perfil

Denis Barbosa de Oliveira Neves começou sua carreira em 2001, como estagiário na VASP e na TAP. Nos anos seguintes, acumulou passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais – como American Express GBT, Traveland, Maringá Turismo, Kontik, Master Turismo, Alatur, CWT Meetings & Events, Avon e Tour House – até chegar a Costa Brava Travel & Events, onde atua hoje como gerente de Vendas para Viagens Corporativas. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2004), com Especialização em Gestão Empresarial (2006) e Mestrado em Administração (2022), ambos pela FECAP, Denis também atuou como professor assistente na (FECAP) e na FIA Business School.

 

 

 

China: Boeing é companhia bem-vinda

O vice-diretor do órgão regulador de aviação da China disse nesta-sexta-feira a um executivo da Boeing, em Pequim, que a fabricante de aviões é bem-vinda para aprofundar seu desenvolvimento no mercado chinês.

REUTERS

A Boeing foi convidada a continuar fortalecendo os intercâmbios e a cooperação com o órgão regulador e com o setor de aviação na China, disse Hu Zhenjiang, da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), em reunião com Mike Fleming, vice-presidente sênior da Boeing para programas de desenvolvimento e suporte ao cliente.

Hu disse que a aviação civil da China e a Boeing têm 50 anos de “intercâmbio e cooperação amigáveis”, e os dois lados estabeleceram uma relação de trabalho “estreita” em uma série de áreas.

“No futuro, o mercado de transporte aéreo da China tem amplas perspectivas de desenvolvimento, e o tamanho da frota de aviação civil da China continuará crescendo rapidamente”, disse ele.

Fleming disse a Hu que a Boeing atribui grande importância ao mercado chinês e continua otimista com relação ao desenvolvimento futuro da empresa, de acordo com o comunicado da CAAC.

A Boeing está disposta a “aprofundar ativamente a cooperação com a China, trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento do setor de aviação e continuar fornecendo produtos melhores para o benefício do povo da China, dos Estados Unidos e do mundo”, disse Fleming.

A China e os EUA têm pressionado por um aumento substancial dos voos entre os dois países, enquanto suas relações têm mostrado sinais de descongelamento após meses de tensões.

Decolar tem alta de 50% na procura de passagens aéreas para o fim do ano

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Decolar aponta Salvador e Buenos Aires como destinos preferidos para o Natal; Recife e Buenos Aires são os mais buscados para o Ano Novo

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A Decolar  analisou a preferência dos clientes para viagens de fim de ano. O estudo destaca que Salvador é o destino nacional mais procurado para viagens no Natal, enquanto Recife é o mais buscado para o Ano Novo. No internacional, Buenos Aires lidera o ranking nas duas datas.

“Observamos um crescimento de 50% na procura de passagens aéreas para o Natal e Réveillon, em relação ao mesmo período de 2022”, diz Bob Rossato, vice-presidente de Produtos Aéreos da Decolar no Brasil. “Analisando separadamente as duas datas, o aumento também é de 50% no comparativo com o ano passado.”

Confira o ranking dos destinos mais procurados:

Feriado do Natal

Para viagens nacionais no Natal, Salvador lidera entre os 10 destinos mais procurados pelos clientes da Decolar. Ainda no Nordeste, observamos Recife (2º lugar), Fortaleza (4º), Maceió (6ª), Natal (8º), João Pessoa (9º) e Teresina (10º). No Sudeste temos São Paulo (3º) e Rio de Janeiro (5º). Já a região Sul é representada por Porto Alegre em 7º.

Para embarques internacionais, Buenos Aires ocupa a primeira posição. Na América do Sul ainda há Santiago em 6º lugar. Nos EUA, a preferência dos consumidores são Miami (2º lugar), Nova York (4º), Orlando (5) e Las Vegas (10º). Já na Europa, o ranking destaca Lisboa (3º), Paris (7º), Madri (8º) e Londres (9º).

POSIÇÃONacionalInternacional

Salvador (BA)Buenos Aires (AR)
Recife (PE)Miami (US)
São Paulo (SP)Lisboa (PT)
Fortaleza (CE)Nova York (US)
Rio de Janeiro (RJ)Orlando (US)
Maceió (AL)Santiago (CH)
Porto Alegre (RS)Paris (FR)
Natal (RN)Madri (ES)
João Pessoa (PB)Londres (UK)
10ªTeresina (PI)Las Vegas (US)

 

Feriado do Ano Novo

Na análise da Decolar sobre a procura de passagens aéreas nacionais, Recife ocupa o primeiro lugar na preferência dos clientes. Em seguida vem Salvador em 2º lugar. O Nordeste lidera entre os destinos mais buscados, ainda observamos Fortaleza em 5º, Maceió em 6º, João Pessoa em 7º e Natal em 9º. Na região Sudeste temos São Paulo e Rio de Janeiro, em 3º e 4 º, respectivamente. Representando o Sul do Brasil estão Florianópolis em 8º e Porto Alegre em 10º.

Decolar
Na análise da Decolar sobre a procura de passagens aéreas nacionais, Recife ocupa o primeiro lugar na preferência dos clientes (Crédito: divulgação)

Para embarques internacionais, observamos novamente Buenos Aires no alto do pódio entre os destinos mais procurados.  A rota de viagens dos clientes da Decolar, neste ano, inclui Miami (2º), Orlando (5º) e Nova York (6º), nos EUA. A Europa é representada por Lisboa (3º), Paris (7º) e Madri (8º). No ranking também há Santiago, no Chile, em 4º lugar; Montevidéu, no Uruguai, em 9º; e Cancún, no México, em 10º.

POSIÇÃO  NACIONALInternacional
Recife (PE)Buenos Aires (AR)
Salvador (BA)Miami (US)
São Paulo (SP)Lisboa (PT)
Rio de Janeiro (RJ)Santiago (CH)
Fortaleza (CE)Orlando (US)
Maceió (AL)Nova York (US)
João Pessoa (PB)Paris (FR)
Florianópolis (SC)Madri (ES)
Natal (RN)Montevidéu (UY)
10ªPorto Alegre (RS)Cancún (MX)

Sobre o levantamento 

O estudo foi realizado com base na procura por passagens aéreas nacionais e internacionais no site e app da Decolar para viagens de fim de ano (Natal e Ano Novo).

Para mais informações, acesse: decolar.com/media-kit/#/.

GTA ganha pelo 15º ano seguido título de melhor empresa de seguro viagem do país

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A GTA – Global Travel Assistance debutou e, pelo 15º ano consecutivo, recebeu o título de melhor empresa de seguro viagem do país. O reconhecimento partiu da Abav-SP | Aviesp.

AGÊNCIAS com edição

A cerimônia de entrega dos troféus na noite desta quinta-feira, dia 7 de dezembro, durante a abertura da segunda edição do Abav MeetingSP, no Hotel Intercity Paulista. A proposta é enaltecer os fornecedores de produtos e serviços turísticos que mais contribuem para o desenvolvimento setorial.

Criado originalmente pela Aviesp em 1992, com o nome de Top Aviesp de Qualidade em Turismo, o prêmio passou a se chamar TOP Aviesp, em 1999, e TOP-SP: Melhores Parceiros, em 2022. “Essa conquista não é apenas da GTA, mas também reflete a solidez da parceria com os profissionais do trade. Os agentes de viagem são nossos embaixadores e nos estimulam a aprimorar continuamente a oferta de planos e benefícios”, exalta o diretor comercial Gelson Popazoglo.

2º Abav Meeting SP: palestras sobre tecnologia, proteção e mais

No segundo e último dia do 2º Abav Meeting SP, o advogado Marcelo Oliveira foi primeiro a palestrar sobre como as agências podem se proteger de “roubadas”

Nesta sexta-feira, 08, começou o último dia do 2º Abav Meeting SP, no hotel Intercity Paulista, em São Paulo. 

2º Abav Meeting SP: Proteger agências de viagens de “roubadas”

Para responder à questão “É possível proteger uma agência de viagens de ‘roubadas’?”, o advogado Marcelo Oliveira foi o primeiro a palestrar neste dia.

2º Abav MeetingSP: O Dr. Marcelo comentou sobre a importância de estar atento às normas e conceitos do seu serviço e do seu setor
O Dr. Marcelo comentou sobre a importância de estar atento às normas e conceitos do seu serviço e do seu setor (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Sobre esse tema, a primeira coisa que o Oliveira pontuou foi a necessidade de estar antenado às normas e conceitos de sua atividade: “Pessoal, pensem o seguinte: se vocês fossem da área de agronegócio, de advocacia, ou de qualquer outro setor, vocês teriam que estar à par disso, não? No turismo, é a mesma coisa. “

Entre essas normas e conceitos, estão CDC, a Lei Geral do Turismo, a Lei das Agências, a questão da Remuneração, e outros.

A questão da Jurisprudência

Marcelo mostrou uma decisão de 12 de setembro de 2023, sobre Ação de Compensação: “Uma companhia aérea cancelou um voo e a agência de viagens apenas emitiu o bilhete, somente vendeu a passagem. Então, o que o Superior Tribunal de Justiça decidiu, que fosse bom pró-consumidor e muito bom para todos? Que a responsabilidade de compensação é da companhia aérea, ponto final”, anunciou.

2º Abav MeetingSP: O advogado leu e explicou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça
O advogado leu e explicou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça para os agentes (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Conforme Marcelo explicou, essa decisão é um bom embasamento para que as agências de viagens se protejam em casos similares. “No extravio de bagagens, por exemplo. Então, o passageiro foi viajar, a bagagem extraviou, ele abre um processo de compensação. Nesse caso, a agência tem culpa? Não, não tem sentido. “

Informação e assistência são temas de palestra no 2º Abav MeetingSP

Outro ponto que o advogado levantou é que as agências precisam ter consciência de suas duas maiores obrigações: informação e assistência.

“Informação é primordial. Já vi casos em que um agente está em uma venda, pergunta para o cliente se pode seguir, e o cliente responde com um emoji de “amém” ou “positivo”. Então, uma hora depois, ele fala que precisa cancelar e o agente responde ‘tudo bem, mas nós temos uma taxa de cancelamento, uma penalização ou multa’. E o cliente responde: “Mas eu não sabia disso”. Então, pessoal, informem tudo isso. Não esperem só o “positivo” ou o “amém” do cliente”.

O profissional ainda falou sobre a necessidade dos agentes prestarem assistência ao cliente.

Foto de uma pessoa mostrando computador com dados
Prestar assistência ao cliente é fundamental, destacou o Dr. Marcelo (Foto: Christina Morillo on Pexels)

Para saber mais sobre o evento e a programação oficial, acesse aqui.


Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.

Projeto Editorial ‘Tua Biografia’ é encabeçado pelo publisher Gabriel Emídio

Sempre sintonizado a projetos que somem e fortaleçam o setor – mais conteúdo de qualidade do que marketing propriamente dito – o DIÁRIO apresenta a seus leitores, parceiros e clientes o projeto editorial ‘Tua Biografia – Conte a Tua História’, encabeçado pelo publisher Gabriel Emídio.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Gabriel é jornalista experimentado, atua há mais de 30 anos como redator profissional, editor, estrategista em comunicação, assessoria de imprensa e marketing.

Segundo ele, a grande maioria das pessoas limita-se a viver num círculo restrito. E não chega a construir uma imagem pública compartilhável. Não por falta de méritos ou de conteúdos capazes de imprimir distinção à trajetória. Mas de autorreconhecimento como protagonista digno de figurar em um registro biográfico.

“Você sabe do que eu estou falando. Seu pai ou sua mãe subiram para o andar de cima. Deixaram um legado e tanto… a começar por você mesmo, que toca, retoca e aprimora o que recebeu. Por um lado, o prazer de ver publicada, em livro, a história da sua origem mais imediata. Por outro, a oportunidade de atrelar, à marca da sua empresa, a historicidade de quem ‘colocou o ovo em pé’”, afirma Gabriel que é professor de Língua Portuguesa, Literatura e Técnica de Redação.

Para Emídio, os líderes das empresas inevitavelmente uma hora vão sair de cena para a nova geração assumir o comando. Porém, diz ele, esse líder é a memória viva da organização que ajudou a construir. “Certamente esse líder é o depositário de velhas fotos, de vídeos e de registros da imprensa e portanto é tempo de contar essa história. É tempo de encontrar um arranjador que harmonize fatos e emoções que você conta, em uma narrativa destinada à História…”, diz Gabriel.

Gabriel Emídio
Gabriel é jornalista experimentado, atua há mais de 30 anos como redator profissional, editor, estrategista em comunicação, assessoria de imprensa e marketing.

Como funciona

Gabriel Emídio explica que para o projeto começar basta uma sinalização de interesse, estabelecer um desenho prévio, definir a estrutura e tamanho do livro e junto às editoras parceiras fazer o projeto gráfico e editorial.

How much does it cost, perguntaria um gringo. A proposta do publisher contempla dois formatos básicos de atendimento às demandas do gênero. O primeiro refere-se a demandas de urgência – seis meses, da contratação, do briefing inicial, da aprovação do projeto editorial, do desenvolvimento da narrativa, aprovação final e entrega à produção do livro, nas versões digital e gráfica.

O segundo formato circunscreve o tempo de um ano. Tudo transparente, no ritmo do contratante. “Trata-se de uma prestação de serviço impessoal, técnica e dedicada a satisfazer, no maior grau possível, as expectativas do contratante”, garante Emídio.

E ao final da breve conversa com o publisher, ele confessa: “Trata-se do trabalho que mais me dá satisfação. Depurar as histórias pessoais e transformá-las em livro, que vai ficar eternizado, tocar, acrescentar. E proporciona a sensação gratificante de trazer, à luz, uma história de vida”, arremata.


Serviço:

‘Tua Biografia – Conte a Tua História’

*Gabriel Emidio Silva. Contato: gabrimidio@gmail.com

Whatsapp: 11-97123-6754

Os 10 erros mais comuns que profissionais brasileiros cometem no exterior

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Alcançar uma carreira internacional é o objetivo de muitos profissionais brasileiros, que buscam em outros países estabilidade financeira, crescimento na carreira e novas experiências pessoais e profissionais.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


Mesmo depois de chegar a este patamar, no entanto, é necessário que o profissional esteja ciente que existem muitas diferenças entre o Brasil e o país escolhido, independentemente de qual seja. É o que explica Kátia Wendt, fundadora da Wendt Global, empresa especializada na realocação de profissionais.

“Trabalhar em outro país é uma conquista imensa, mas ‘apenas’ metade do caminho. O executivo precisa estar preparado para encarar uma série de mudanças, especialmente se estiver em um cargo de liderança, no qual será responsável por outras pessoas”, diz. “Para que tudo corra bem é preciso ir além de executar o trabalho com perfeição e entender costumes, culturas, pessoas, etc”, completa.

Erros
Kátia Wendt, fundadora da Wendt Global, empresa especializada na realocação de profissionais (Crédito: divulgação)

Abaixo, listamos os 10 maiores erros que executivos cometem em outros países. Veja:

Falta de compreensão cultural

Ignorar ou subestimar as diferenças culturais pode levar a mal-entendidos, conflitos e dificuldades de adaptação.

Comunicação ineficaz

Não se comunicar de forma clara e eficaz devido a barreiras linguísticas, diferenças culturais ou estilos de comunicação pode prejudicar a produtividade e os relacionamentos no trabalho.

Falha na adaptação

Não se adaptar ao novo ambiente, incluindo costumes, práticas comerciais e estilo de vida, pode dificultar a integração e a eficácia no trabalho.

Resistência à mudança

Alguns executivos podem resistir a mudanças, tentando impor métodos e práticas que funcionam em seu país de origem, sem considerar a relevância ou eficácia local.

Falta de sensibilidade cultural

Não mostrar sensibilidade para com as tradições, valores e crenças locais pode criar tensões e dificultar o trabalho em equipe.

Desconhecimento das leis e regulamentos locais

Não compreender as leis, regulamentos e práticas comerciais do país hospedeiro pode levar a problemas legais e operacionais.

Falta de desenvolvimento de redes de apoio

Não construir relacionamentos sólidos com colegas locais ou outros profissionais na mesma situação pode limitar o apoio e a orientação disponíveis em um ambiente estrangeiro.

Expectativas irreais

Esperar que tudo funcione da mesma maneira que em seu país de origem pode levar a decepções e frustrações, especialmente se as expectativas não forem realistas em relação ao ambiente de trabalho e à cultura local.

Gestão inadequada da equipe

Não compreender as diferenças de estilo de gestão e não adaptar as abordagens de liderança à cultura local pode resultar em baixa produtividade e insatisfação da equipe.

Falta de habilidades de resolução de problemas interculturais

Não saber lidar com conflitos e desafios interculturais pode dificultar a colaboração eficaz e a resolução de problemas dentro da equipe e com stakeholders locais.

“Para evitar esses erros, os executivos devem investir tempo e esforço para aprender sobre a cultura local, desenvolver habilidades de comunicação intercultural, demonstrar flexibilidade e adaptabilidade, e estar abertos a aprender com a nova experiência. Um treinamento intercultural prévio à mudança e o apoio contínuo durante a estadia no exterior também podem ser muito úteis para evitar esses erros comuns”, finaliza a especialista. Mais informações sobre Katia Wendt estão em seu Instagram @katiawendt