2º Abav Meeting SP: palestras sobre tecnologia, proteção e mais

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No segundo e último dia do 2º Abav Meeting SP, o advogado Marcelo Oliveira foi primeiro a palestrar sobre como as agências podem se proteger de “roubadas”

Nesta sexta-feira, 08, começou o último dia do 2º Abav Meeting SP, no hotel Intercity Paulista, em São Paulo. 

2º Abav Meeting SP: Proteger agências de viagens de “roubadas”

Para responder à questão “É possível proteger uma agência de viagens de ‘roubadas’?”, o advogado Marcelo Oliveira foi o primeiro a palestrar neste dia.

2º Abav MeetingSP: O Dr. Marcelo comentou sobre a importância de estar atento às normas e conceitos do seu serviço e do seu setor
O Dr. Marcelo comentou sobre a importância de estar atento às normas e conceitos do seu serviço e do seu setor (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Sobre esse tema, a primeira coisa que o Oliveira pontuou foi a necessidade de estar antenado às normas e conceitos de sua atividade: “Pessoal, pensem o seguinte: se vocês fossem da área de agronegócio, de advocacia, ou de qualquer outro setor, vocês teriam que estar à par disso, não? No turismo, é a mesma coisa. “

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Entre essas normas e conceitos, estão CDC, a Lei Geral do Turismo, a Lei das Agências, a questão da Remuneração, e outros.

A questão da Jurisprudência

Marcelo mostrou uma decisão de 12 de setembro de 2023, sobre Ação de Compensação: “Uma companhia aérea cancelou um voo e a agência de viagens apenas emitiu o bilhete, somente vendeu a passagem. Então, o que o Superior Tribunal de Justiça decidiu, que fosse bom pró-consumidor e muito bom para todos? Que a responsabilidade de compensação é da companhia aérea, ponto final”, anunciou.

2º Abav MeetingSP: O advogado leu e explicou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça
O advogado leu e explicou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça para os agentes (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Conforme Marcelo explicou, essa decisão é um bom embasamento para que as agências de viagens se protejam em casos similares. “No extravio de bagagens, por exemplo. Então, o passageiro foi viajar, a bagagem extraviou, ele abre um processo de compensação. Nesse caso, a agência tem culpa? Não, não tem sentido. “

Informação e assistência são temas de palestra no 2º Abav MeetingSP

Outro ponto que o advogado levantou é que as agências precisam ter consciência de suas duas maiores obrigações: informação e assistência.

“Informação é primordial. Já vi casos em que um agente está em uma venda, pergunta para o cliente se pode seguir, e o cliente responde com um emoji de “amém” ou “positivo”. Então, uma hora depois, ele fala que precisa cancelar e o agente responde ‘tudo bem, mas nós temos uma taxa de cancelamento, uma penalização ou multa’. E o cliente responde: “Mas eu não sabia disso”. Então, pessoal, informem tudo isso. Não esperem só o “positivo” ou o “amém” do cliente”.

O profissional ainda falou sobre a necessidade dos agentes prestarem assistência ao cliente.

Foto de uma pessoa mostrando computador com dados
Prestar assistência ao cliente é fundamental, destacou o Dr. Marcelo (Foto: Christina Morillo on Pexels)

Para saber mais sobre o evento e a programação oficial, acesse aqui.


Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.

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