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“Destino de apelo mundial”, diz Roberto de Lucena sobre São Paulo na WTM Londres

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Destinos turísticos de São Paulo do Circuito das Águas, da Mantiqueira Paulista, da Serra do Itaqueri e do Vale do Ribeira são apresentados em uma das mais importantes feiras do setor

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa nesta semana da WTM Londres – World Travel Market London 2023, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo.

De acordo com nota enviada pela Setur-SP ao DIÁRIO, o destino compõe o estande Destino Brasil, da Embratur, a Setur-SP divulga destinos de natureza, como o Vale do Ribeira, o Circuito das Águas, a Mantiqueira Paulista e a Serra do Itaqueri, além de roteiros de gastronomia e cultura.

Conexão SP – Reino Unido

Com voos diários da Virgin a partir de maio de 2024, o estado de SP ganha uma nova conexão com o Reino Unido, a partir do aeroporto de Heathrow, em Londres, com destino a Guarulhos. “A diversidade de SP e a qualidade de seus atrativos coloca o estado como um destino de apelo mundial”, disse o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP, representado na WTM pela coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente. “É também uma ótima oportunidade de atrair negócios e projetar destinos de fé, de cultura e de gastronomia,” acrescentou Ana.

São Paulo na WTM Londres
São Paulo compõe o estande da Embratur na WTM Londres (Foto: Divulgação)

O Reino Unido é o sexto maior emissor de turistas para SP, sendo um importante mercado para o fomento do turismo internacional. De acordo com a Embratur, o Reino Unido foi o 9º maior emissor de turistas para o Brasil em 2020 (48.595 turistas) com gasto médio de US$ 1070. Dados do Ministério do Turismo (2019) apontam que a motivação de 43,9% dos britânicos que visitam o Brasil é cultura e sol e praia 28,2%.

São Paulo se destaca na WTM Londres

A feira teve início nesta segunda-feira (6) e segue até quarta (8). “A participação de São Paulo na WTM é estratégica para mostrarmos aos ingleses a diversidade de destinos que eles podem acessar facilmente através do novo voo da Virgin Atlantic. O estado tem uma grande variedade de atrativos, do sol e praia à cultura, o esporte, o ecoturismo e o turismo de negócios”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Vale lembrar que a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo participou em abril da WTM Latin America, realizada na capital paulista. Com estande próprio divulgando mais de 30 regiões turísticas e 200 destinos do Estado, a Setur-SP assinou um acordo de cooperação com a Embratur, Braztoa e prefeituras locais pela promoção dos destinos do Litoral Paulista e capacitação de gestores públicos e empresários para atividades relacionadas ao turismo.

O Rio de Janeiro também está se destacando na WTM Londres. Confira matéria sobre o destino no evento: Rio de Janeiro leva passistas, caipirinha e destinos diversos à WTM Londres

EDIÇÃO DO DT.

Hopi Hari anuncia abertura de 15 vagas de emprego

O processo seletivo do Hopi Hari acontece dia 10 de novembro em dois endereços diferentes

O parque de diversões Hopi Hari anuncia processo seletivo para 15 vagas na posição de Monitor de Segurança (SPO).

As vagas requerem que o candidato tenha Ensino Médio completo e resida nas cidades de Campinas, Hortolândia, Jundiaí, Vinhedo, Valinhos, Louveira ou Santo Antônio de Posse. É necessário ter disponibilidade de horário aos finais de semana e feriados, trabalhando em uma escala de 5×2.

Mais sobre a as vagas do Hopi Hari

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as atividades do Monitor de Segurança incluem fazer patrulhamento e rondas por todas as áreas do parque, reportando irregularidades encontradas. Além disso, o monitor deverá acompanhar e atender os visitantes, juntamente com a liderança, em caso de ocorrências.

A vaga oferece os seguintes benefícios: fretado, vale transporte, refeição no local, seguro de vida, cesta básica ou ticket alimentação, além de descontos em produtos da empresa.

Segundo o informativo enviado pelo Hopi Hari, após o período de experiência, o funcionário terá direito a convênio médico (Gocare), convênio odontológico (Porto Seguro), cooperativa de crédito, assim como programa Anuali e programa bem-estar e saúde mental. O salário oferecido para a vaga é de R$1.750,00 e a contratação é CLT.

Os interessados devem comparecer ao processo seletivo no dia 10/11 (sexta-feira) em um dos seguintes locais e horários:

10:00 na Microcamp Campinas (Av. Campos Sales, 960 – Centro)
14:00 na Microcamp Jundiaí (Av. Dr. Cavalcanti, 751 – Centro)

Os candidatos devem comparecer em um desses locais com currículo e RG em mãos.

EDIÇÃO DO DT.

Vila Galé Cayo Paredón é inaugurado em Cuba

O primeiro empreendimento da Vila Galé fora do Brasil e Portugal é um resort all inclusive com 638 apartamentos em um destino paradisíaco.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Na região dos Cayos está localizado o imponente Vila Galé Cayo Paredón, o primeiro resort all inclusive da Vila Galé em Cuba. Inaugurado em outubro deste ano, o resort fica a 25 minutos do aeroporto Jardines del Rey.

Com uma beleza exuberante, atrelada a estrutura robusta do resort com o alto padrão de atendimento proporcionado pelo Grupo Vila Galé, o acolhimento da população e a rica cultura cubana, prometem proporcionar férias inesquecíveis aos hóspedes que mergulharem nesta experiência.

“A Vila Galé está em expansão e Cuba foi escolhida para ser o primeiro destino fora do Brasil e de Portugal. É uma aposta desafiante, mas estamos muito entusiasmados porque Cuba é um destino turístico de enorme qualidade. Além disso, esta aposta complementa a oferta da Vila Galé Portugal e no Brasil, permitindo pôr em prática em outro país a nossa experiência na gestão de unidades com tudo-incluído”, sublinha o fundador e presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

Estrutura

Para garantir o padrão e disseminar a cultura interna da Vila Galé, o Brasil ficou responsável pela implantação e operação do novo empreendimento. A gestão dos hotéis da rede no Brasil e Cuba estão sob o comando do Diretor de Operações, José António Bastos.

“Nós temos seis resorts all inclusive e somos a maior rede de Resorts no Brasil. Somos especialistas nesse formato e adaptamos para trazer para Cuba, respeitando as características do país, mas sem perder nossa cultura, variedade e qualidade”, explica o diretor, que agora é responsável pelos dois países, totalizando 11 empreendimentos.

O gerente geral escolhido para o novo desafio foi Alexandre Magno, que atuava Vila Galé Eco Resort de Angra (RJ). Ele possui 13 anos de casa e já atuou no Vila Galé Fortaleza (CE) e Vila Galé Touros (RN).

Confira imagens:

 

Descanso e diversão

O resort, que possui 48,5 mil m² de área construída, foi pensado para atender diferentes tipos de viajantes: descanso para quem procura ser reconectar, atrações animadas para quem busca muita diversão e atividades infantis para as famílias que querem criar memórias para toda a vida nas crianças.

“Nós temos três piscinas para adultos e uma infantil. Todas elas ficam em volta de unidades habitacionais. Uma piscina é direcionada para atrações e atividades para quem quer mais animação, outra para quem busca mais tranquilidade. Também temos uma belíssima piscina panorâmica, que rendem fotos incríveis. A piscina infantil fica atrelada ao Clube Infantil Nep. É um conceito único”, afirma Alexandre Magno, gerente geral do hotel.

As acomodações são espaçosas, equipadas e confortáveis. São 638 apartamentos, sendo 620 standards de 34 m², 16 apartamentos deluxe com 40 m² e duas suítes de 57 m².

Nesta primeira etapa, o Cayo Paredón gerou mais de 300 postos de trabalho, sendo que 99% dos contratados são cubanos. A expectativa é que esse número aumente para 465 no próximo ano.

Vila Galé em Cuba
Para garantir o padrão e disseminar a cultura interna da Vila Galé, o Brasil ficou responsável pela implantação e operação do novo empreendimento.

All inclusive

Quanto a gastronomia, o empreendimento contará com sete restaurantes: o principal é o Versátil, onde é servido café da manhã, almoço e jantar em formato de buffet, Massa Fina, restaurante temático italiano, Inevitável, à la carte, com propostas de influência mediterrânea, Cervejaria Portuguesa com petiscos tradicionais lusos. Também não poderia faltar o Taste of Ciego, que apresenta aos hóspedes as tradicionais comidas cubanas para garantir uma viagem gastronômica completa.

O restaurante de praia El Ranchón serve carnes vermelhas, peixes, frutos do mar e petiscos.

A variedade de bebidas, marca registradas dos resorts Vila Galé no Brasil, também estará presente no Vila Galé Cayo Paredón. Estarão disponíveis água, sucos, refrigerantes, vinhos, drinks – incluindo os tradicionais cubanos feitos com rum, cervejas em cinco bares: Fidélio, Soul & Blues, Splash Bar, Mentiroskas e Bar da Praia.

“Haverá opções para todos os paladares, mas destacamos as comidas locais que são uma verdadeira experiência gastronômica para o hóspede. Os drinks conquistaram fama mundial, os mais conhecidos são os Mojitos, Piña Colada, Cuba Livre”, explica Alexandre Magno.


Sobre o Grupo Vila Galé

É maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 42 unidades hoteleiras: 31 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro, Açores e Madeira), 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas) e um em Cuba (Cayo Paredón Grande).

Rio de Janeiro leva passistas, caipirinha e destinos diversos à WTM Londres

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O Rio de Janeiro e diversos destinos do Brasil marcam presença em um dos maiores eventos globais de viagens e turismo, reunindo autoridades e players da indústria

A World Travel Market – WTM Londres começou nesta segunda-feira (6) com a presença de diversos destinos brasileiros em um estande de mais de 400 metros quadrados. O Rio de Janeiro, um dos cartões postais mais icônicos do país, não ficou de fora. Até quarta-feira (8) o público poderá conhecer não só mais sobre a cidade maravilhosa como também outros municípios e atrativos do Estado.

Para apresentar o Rio de Janeiro no evento global estão lá a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o destino se consolida como a porta de entrada de turistas no Brasil ao se fazer presente na WTM Londres.

Ainda segundo informações da Setur-RJ, “ao longo deste ano houve investimentos na oferta de destinos, produtos e experiências no mercado nacional, explorando cidades emissoras de visitantes para o estado, além do mercado doméstico com a ampliação do projeto #tônoRio, edições de verão e inverno e a participação em grandes feiras de visibilidade internacional”.

Destinos de praia, natureza, montanha, serra, ecoturismo e eventos estão entre os destaques do estande do Rio de Janeiro, que tem 52 m². Quem visitar o espaço poderá experimentar feijoada e caipirinha, além de conferir um workshop com um Rei Momo e passistas sobre o Carnaval carioca.

Corte do Carnaval carioca no estande da Setur-RJ_Crédito Setur-RJ
Corte do Carnaval carioca no estande da Setur-RJ (Crédito Setur-RJ)

Autoridades exaltam o Rio de Janeiro

No informativo da Setur-RJ, Celso Sabino, ministro do Turismo, exalta o destino Rio de Janeiro. “É uma das melhores cidades do mundo, possui a praia mais famosa do planeta e é um lugar belíssimo, de gente calorosa, receptiva e hospitaleira. O Rio não poderia deixar de estar presente com seu belo estande mostrando o seu samba, a calçada das praias, em Copacabana e as incríveis paisagens. Tivemos o melhor Agosto da história. Foi o mês em que os turistas mais investiram no Brasil”, pontuou Sabino.

A nota ainda trouxe parecer do presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, que destacou o potencial que a WTM Londres tem de aumentar oportunidades de negócios. “Este evento nos permite mostrar o potencial turístico do estado do Rio de Janeiro aos profissionais de viagens de todo o mundo, além de interagir com os maiores nomes em hospedagem e hospitalidade, fornecedores, companhias aéreas, entre outros players.  O evento é um grande balcão de negócios no mercado internacional de turismo”, disse Almeida.

O ministro do Turismo Celso Sabino e o presidente da TurisRio Sergio Ricardo de Almeida (Crédito Setur-RJ)
O ministro do Turismo Celso Sabino e o presidente da TurisRio Sergio Ricardo de Almeida (Crédito Setur-RJ)

Confira também:

Com mais de 400 metros, estande do Brasil é inaugurado na WTM Londres

Passagens rodoviárias a R$ 4,90 compõem Black Friday da ClickBus

Diversos trechos com destinos para todo o Brasil estarão promoção durante o período da Black Friday no app e site da Clickbus

A ClickBus promoverá ofertas de passagens rodoviárias a partir de R$ 4,90 e cupons de desconto exclusivos para Black Friday 2023. De acordo com informações enviadas pela empresa ao DIÁRIO, os consumidores poderão acessar descontos diversos por meio do aplicativo e do site.

“Estamos comprometidos em proporcionar viagens acessíveis e convenientes para todos os brasileiros. Seguimos animados com as ofertas para este período e temos uma expectativa de aumento de 50% das vendas em comparação com a Black Friday de 2022”, pontuou Rodrigo Polacco, CPO & COO da ClickBus, na nota de divulgação.

Segundo a empresa, haverá ofertas exclusivas entre os dias 6 e 22 de novembro, como por exemplo um cupom de R$ 30 de desconto para a primeira compra e outros cupons para que já é cliente. Outros vão oferecer 30% off e 45% off para os consumidores que comprarem exclusivamente pelo aplicativo da ClickBus.

A nota enviada pela plataforma ainda garante que, além das ofertas de R$ 4,90, por meio do site (mobile e desktop), os clientes terão acesso a passagens rodoviárias a partir de R$ 29,90. Esses valores ficarão disponíveis entre 23 de novembro e 26 de novembro, às 23h59, ou enquanto durarem os estoques de poltronas com descontos.

EDIÇÃO DO DT

Jota Quest e Coldplay Experience agitam Natal e Réveillon do Royal Palm Plaza

Natal e virada do ano no Royal Palm Plaza farão parte de pacotes especiais para casais e famílias

O Royal Palm Plaza, resort em Campinas (SP), preparou uma programação especial para o dia 24, véspera de Natal, e o dia 31, no Revéillon.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o pacote natalino conta com um buffet completo e open bar para a ceia. Depois, haverá a apresentação do Coldplay Experience no Royal Palm Hall, um espetáculo cover da banda inglesa.

Já para a virada de ano, a empresa divulga que haverá show da banda mineira Jota Quest, que estará em sua turnê de 25 anos. Assim como no Natal, o pacote de Réveillon inclui um buffet variado, além de open bar – na data incluindo uma garrafa de espumante por casal – e hospedagem no resort.

Segundo a comunicação do Royal Palm Plaza, todos os shows oferecidos também são disponíveis para passantes.

 Royal Palm Plaza, resort de Campinas, preparou uma programação
Royal Palm Plaza, resort de Campinas, preparou uma programação exclusiva para as festas de fim de ano (Foto: Divulgação)

Lazer completo no Royal Palm Plaza

Além da programação de fim de ano, o Royal Palm Plaza oferece estrutura completa para lazer, com ambientes para diversão e descanso, com piscinas climatizadas para adultos e crianças, brinquedos aquáticos e jacuzzi ao ar livre.

Para as crianças que gostam de atividades radicais, este ano o resort lançou a Arena do Caco, um espaço com 300 metros quadrados e 161 lugares em formato de teatro de arena, desenvolvido para diversão e aventuras das crianças de 03 a 11 anos de idade. O espaço leva o nome de seu mascote: o Macaco Caco, e é recheado de circuitos sinuosos e desafios, além de jogos eletrônicos.

O resort também conta uma equipe de recreação que atende a todas as idades a partir de 3 anos com lindos e carinhosos mascotes. E inaugura em novembro de 2023 um berçário para bebês de 6 meses a 2 anos, com espaço para soninho, equipe especializada, brinquedos e decoração lúdica.

Royal Palm Plaza tem atrações para crianças de todas as idades
Royal Palm Plaza tem atrações para crianças de todas as idades (Foto: Divulgação)

Para os adultos, o resort também possui monitores que, além de atividades recreacionais, também auxiliam nas atividades físicas como a corrida em torno do resort, arco e flecha, aulas funcionais e academia. A estrutura do resort possui ainda quatro quadras para a prática de beach tennis, três quadras de tênis, campo de futebol society, ginásio poliesportivo, paredão de escalada, arvorismo, tirolesa, academia de eletroestimulação, salão de beleza e spa.

Já as opções gastronômicas comandadas pelo chef Marcelo Nunes são sucesso no resort, são sete opções gastronômicas, dentre essas, dois grandes restaurantes, um bistrô francês, 03 bares – um deles com música ao vivo – e uma cafeteria.

EDIÇÃO DO DT com agências.

Rogério Tavares, CEO da Hoteys Seguros: vamos ampliar garantias ao setor da hospitalidade

Rogério Tavares explica nesta entrevista que um dos objetivos da Hoteys Seguros é também envolver as seguradoras na necessidade de implementar esse formato de negócio no mercado.

por Cecília Fazzini (texto) e Paulo Atzingen (entrevista)


A envergadura do mercado empresarial de seguro, que projeta movimentar R$ 5 bilhões este ano e crescimento da ordem de 6,5% até 2028, segundo a CNTUR – Confederação Nacional de Hotéis, Restaurantes e Bares, deu ânimo ao novo e exclusivo produto, que busca ir além do trivial na atividade de lastro para os negócios da hospitalidade no País.

Os riscos a que estão submetidos os empreendimentos hoteleiros e a falta de um olhar mais particularizado, capaz de oferecer garantias e segurança na medida que a gestão dessa atividade sinalizava, formataram a nova corretora. A Hoteys Seguros, sob o comando do Solys Group – nome que reúne experiência de três décadas no mercado de hotéis – nasce de um flanco apresentado no dia-a-dia. Rogério Tavares, idealizador e sócio da corretora, reconhece a complexidade de se atender o segmento que tem especificidades, de acordo com o jeito de administrar e o perfil de cada meio de hospedagem. “Faltava mais do que um seguro, o mercado se encontrava carente de orientação e o que identificamos foi um grande nicho a ser contemplado”, sintetiza o empresário, que atua na operação da hotelaria desde 1988.

Maranhense e há seis anos estabelecido em Curitiba, Tavares conta que como empreendedor, já tendo comandado rede própria, como SOLARE HOTÉIS, vendida por ele em 2012, nunca foi assistido por um seguro adequado. “Percebi na prática, como empresário, a necessidade de uma consultoria que guiasse a hospitalidade como um todo na escolha de um seguro, capaz de atender as particularidades desse mercado”, revela. Foi nessa convicção que se baseou para dar a largada para a operação da nova corretora, em meados de outubro passado.

O sócio fundador da Hoteys Seguros relaciona que além da lacuna existente no mercado de seguros, também havia falta de conhecimento da parte dos gestores. Essa condição levava à contratação equivocada dos serviços, segundo ele. “A gente acabava tentando fazer só o trivial e, quando havia uma ocorrência, nunca estávamos seguros de fato, com a cobertura desejada”.

Cenário promissor alavanca ainda mais as previsões otimistas. Até 2027 está prevista a abertura de aproximadamente 300 novos meios de hospedagem, o que inclui hotéis nacionais, empreendimentos familiares e pousadas. “Isso gera um fluxo muito grande de pessoas, panorama que combina com o que a Hoteys Seguros  quer contribuir, para que os empreendimentos tenham o melhor e mais personalizado seguro”, salienta Tavares.

Mercado empresarial hostil na hospitalidade

Para Tavares, apesar do seguro para os negócios da hospitalidade ser obrigatório desde 1967, o empresariado se comporta de forma hostil, às vezes, não muito bem informado sobre o que está adquirindo. “Existe muito hotel que não tem seguro e encara o assunto como obrigação e não como diferencial e proteção, para dar continuidade ao seu negócio”, sinaliza. Além do patrimônio, o executivo da Hoteys Seguros é categórico que a visão do proprietário do hotel deve estar voltada para a proteção do próprio hóspede e dos seus funcionários.

Sobre o grau de conscientização a respeito da importância de se contratar um seguro sob medida, Tavares destaca que a hotelaria ligada à rede – nacional ou internacional já está melhor servida e mais atenta aos benefícios e cuidados. Já na seara dos hotéis independentes ainda há um caminho a ser percorrido: “ainda encaram o seguro como despesa”, reitera.

No seu entender, trata-se de uma questão que deveria compor a pauta e encontros das associações e entidades hoteleiras, que abraçassem a causa da necessidade de se ter um mercado muito mais maduro para a gestão de risco.  “Na verdade o que se tem que fazer é se preparar para evitar, da melhor forma possível, que esses riscos e acidentes aconteçam, isso na verdade é que é valor de mercado”, ensina o criador da Hoteys Seguros.

Seguro alcança também hóspede e colaboradores

Enquanto a aplicação do seguro ainda se concentra sobre o patrimônio, a nova seguradora se esmera em olhar em outras direções dentro do espectro da hospitalidade. Na tentativa de proporcionar um seguro mais customizado e inovador, a Hoteys Seguros se prepara para lançar, até o próximo mês, um seguro para o hóspede. “A ideia é uma apólice que cerque o hóspede, que passa a contar com um seguro durante o período dele dentro do hotel, durante a permanência”, adianta Tavares. Diferente do seguro-viagem que, no entender do empresário, está contemplado pelo viajante brasileiro mais nos roteiros internacionais, “o que está sendo formatado é o cuidado com o hóspede, um plus a ser vinculado à oferta, no momento da reserva”, justifica ele. Mudanças de ambiente, de clima, contato com a alimentação das regiões visitadas e outras divergências de hábitos, que podem impactar a saúde e o bem-estar do hóspede , se somam, de acordo com Tavares, para que o hotel considere assegurar o seu cliente durante a estada em suas dependências.

Hoteys Seguros
Segundo Rogério, o Concierge de Seguros é um profissional que vai além do papel de corretor: “o concierge estabelece uma via mais amigável, no modelo de consultoria”, afirma (Crédito: Osiander Jabes – divulgação)

Um produto para cada perfil do negócio hoteleiro

As características que demarcam o seguro endereçado a um meio de hospedagem voltado exclusivamente ao lazer ou aquele que recebe também o cliente de negócios pesam na contratação. Se por um lado o hóspede corporativo convive pouco tempo dentro das dependências do hotel, toma o café, não almoça e no máximo utiliza um room service, por outro uma convenção implica em oferecer comida a um grande grupo, dentro dos parâmetro da segurança alimentar. Também envolve patrimônio humano, no exemplo de Tavares: “um renomado jogador de futebol se acidenta em área do hotel e fica sem jogar, imagina o que isso acarreta  em valores, é um sinistro”.

O hóspede de lazer, por sua vez, cuja presença nas estruturas dos hotéis é ainda mais intensificada, requer adequação de espaço de circulação, sinalização, indicação de profundidade de uma piscina, atividades que demandem maior esforço físico, hotéis que são vizinhos à um terreno baldio, com mata seca e risco de foco de incêndio. “Tem que adequar o seguro para a realidade do hotel”, orienta o idealizador do Hoteys Seguros. E se cada hotel tem a sua particularidade, Tavares recomenta que a saída é cada um ter o seu próprio “Manual de Gestão de Risco”. 

O concierge de seguros

Para não cair na vala comum da persuasão ao hoteleiro, a Hoteys Seguros cria a figura do Concierge de Seguros. “É um profissional que vai além do papel de corretor. É comum, no setor, a imagem de que o vendedor de seguro quer apenas comercializar o produto e  que encerra ali o relacionamento”, relaciona Tavares. E complementa que o concierge estabelece uma via mais amigável, no modelo de  consultoria, adequado à realidade de cobertura que o empreendimento pede. Ele cita o exemplo de uma reconstrução após um eventual sinistro. Nesses episódios é que atua de forma explícita o concierge. O hotel que para reconstruir vai gastar 15 milhões de reais, autoriza fazer o seguro com a cobertura de 50 milhões de reais. “O que a gente orienta, nesse caso, é não faça seguro de 50 milhões, contrate o de 15 milhões e aumente a responsabilidade civil porque esse hotel apresenta riscos”. O executivo esclarece que a missão do concierge é orientar para que os hotéis ampliem o cuidado do empreendimento com o hóspede e com os funcionários.

Outro ponto relevante, conforme o fundador da Hoteys Seguros, é o custo de um seguro que, na interpretação dele, é irrelevante diante do patrimônio protegido. Um empreendimento hoteleiro padrão de 100 apartamentos, vai pagar R$ 6 mil numa apólice, passa a ser um valor baixo, para um investimento que vale R$ 15 milhões a R$ 20 milhões. Além de se proteger do risco a que está submetido,  ainda preserva a imagem da marca, “o valor é simbólico em relação ao que está envolvido”.

Avanços e restrições para cobertura

Entre os ajustes a serem realizados, Tavares diz que avanços e restrições dependem muito das seguradoras. Hoje há empresas, conforme relata, que estão começando a falar em seguro all risks, que abrange tudo o que tiver dentro do hotel, em relação à operação e, nos próximos dois anos, esse modelo  já será lançado no mercado brasileiro.  Ele adianta que um dos papéis da Hoteys Seguros é também envolver as seguradoras na necessidade de implementar esse formato de negócio no mercado, para que as seguradoras vejam que isso é a maneira de atuar e até para que os hoteleiros fiquem mais tranquilos diante dos investimentos que desejem fazer.

 

Egito visa fortalecer setor de turismo à sombra da guerra em Gaza

O Egito está oferecendo incentivos para fortalecer sua indústria de turismo no sul do Sinai, no Mar Vermelho, e as consequências do conflito na Faixa de Gaza até agora estão contidas em menos de 10% das reservas no país. As informações foram divulgadas pelo ministro do Turismo egípcio nesta segunda-feira (6) e veiculadas na Reuters.

O turismo, uma importante fonte de divisas escassas para o Egito, estava no bom caminho para faturar mais de 13 mil milhões de dólares este ano e atingir a meta de 15 milhões de visitantes, apesar de algumas reservas atrasadas para o final do ano, disse Ahmed Issa numa entrevista.

A empresa de classificação S&P Global alertou nesta segunda-feira (6) que uma queda no turismo devido à guerra em Gaza poderia causar problemas significativos no Egito, na Jordânia e no Líbano. Alguns viajantes estão cancelando ou adiando férias no Médio Oriente e Norte de África.

“Até agora, o impacto está nos clientes que compraram os produtos regionais, porque o sector do turismo em Israel praticamente fechou, então é aqui que estamos a ver o impacto mais significativo”, relatou Issa à margem do Mundial. Feira Travel Market em Londres.

Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, Egito
Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, Egito (Foto: Reuters)

Os fortes números da Alemanha, que representaria cerca de 10% das reservas para o Egito este ano, e da China, que não é tradicionalmente um grande mercado para o Egito, ajudaram o número de turistas a aumentar 7% acima do ano anterior até ao final de Outubro, disse Issa.

Como parte de um plano para expandir o sector do turismo em 30% anualmente, o Egito está a tentar aumentar a participação do sector privado, incluindo a gestão de serviços em locais turísticos e aeroportos.

“Existem vários grupos do sector privado, locais e internacionais, que manifestaram interesse em parceria com o governo egípcio na gestão dos aeroportos”, disse Issa.

O Egito também espera um impulso do vasto e atrasado Grande Museu Egípcio, próximo às pirâmides de Gizé, que Issa disse que deveria abrir oficialmente entre fevereiro e maio do próximo ano.

“Estamos instalando hoje cerca de 200 peças por dia nas vitrines, estamos finalizando os últimos retoques dos audioguias”, disse Issa.

EDIÇÃO DO DT com informações da Reuters.

Inscrições para o 4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo estão abertas

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Focado em governança para o turismo, evento ocorre na cidade mineira de Formiga entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro

Com o objetivo de discutir e promover as boas práticas de governança junto aos Municípios turísticos brasileiros, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá promover entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023, na Cidade de Formiga (MG), a quarta edição do Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos – Destinos do Brasil.

Além do caráter orientativo, técnico e institucional, o evento será uma oportunidade para as lideranças municipais discutirem, trocarem experiências e conhecerem as alternativas e desafios para captação de investimentos, promoção e comercialização de destinos turísticos, em especial com o objetivo de estruturar a governança dos destinos turísticos para retomada segura do turismo.

4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo - Foto: Divulgação
4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo – Foto: Divulgação

Neste Seminário, que tem caráter nacional, serão abordados os eixos temáticos: Governança e sustentabilidade, inovação e investimentos. Paralelamente ao Seminário, outra grande oportunidade para os gestores será a Feira de Negócios Turísticos – Destinos do Brasil – Edição Formiga.

Dos Municípios filiados à CNM, 90% são Municípios participantes do Mapa do Turismo Brasileiro. A força dessa representação é o grande diferencial que pretende, com a realização do evento, dar a oportunidade aos Municípios, além de participar de Seminário Técnico, do espaço da Feira e divulgar seus roteiros e circuitos turísticos.

O evento conta com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO) na organização e o apoio institucional da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Prefeitura de Formiga, além do patrocínio do SEBRAE Nacional.

Para saber mais sobre o evento acesse o site da CNM clicando aqui. Se deseja fazer sua inscrição no 4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo, clique aqui.

‘Furacão’ Taylor Swift aumenta em mais de 60% o preço dos hotéis no RJ

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62% dos hotéis no Rio de Janeiro já não têm mais acomodações disponíveis. Show da norte-americana Taylor Swift se mostra o principal motivo

“The Eras Tour”, a turnê milionária de Taylor Swift, chega ao Brasil com seis shows esgotados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Se nos Estados Unidos os números que chegaram facilmente ao patamar pré-covid, no Brasil a expectativa também é altíssima.

Para se ter ideia, a noite de abertura da turnê na cidade maravilhosa, em 17 de novembro, já mostra o impacto na hotelaria. De acordo com levantamento da OTA Insight enviado ao DIÁRIO, cerca de 62% dos hotéis fluminenses já estão indisponíveis.

Taylor Swift impulsiona turismo: Show em Pittbsurgh
Em Pittsburgh, Taylor levou vários fãs aos estádios e aqueceu o turismo local (Foto: Reprodução Instagram Taylor Swift)

“Os números se mostram promissores para as cidades que vão receber os shows, mas temos uma cultura enraizada no Brasil da última hora, então é possível que observemos um ‘estouro’ de procura mais próximo da datas, com cada vez menos opções ao turista”, explica Ricardo Souza, Team Leader LATAM da OTA Insight.

Segundo o estudo da empresa, o aumento da procura já pode ser sentido no bolso, apesar do aumento ser de apenas 20%. Com preços das diárias atingindo R$ 745, o especialista espera que os valores fiquem 68% maior no primeiro e segundo dias de show e 48,3% superior no último dia.

“É um movimento natural dos hotéis em aumentar os valores quanto mais perto de um grande evento como este e quanto menor a oferta de hotéis na cidade, maior será o valor da diária encontrado pelos clientes. O ideal é reservar o quanto antes a hospedagem, para conseguir preços mais competitivos”, finaliza Ricardo.

Ricardo-Souza-OTA-Insight
Ricardo Souza, da OTA Insight