quinta-feira, abril 10, 2025
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Accor está entre potenciais compradores de Louvre Hotels

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A Accor, maior grupo hoteleiro da Europa, está entre os potenciais compradores do Louvre Hotels, que o grupo norte-americano de investimento controlador Starwood Capital busca vender, disse nesta segunda-feira uma fonte próxima ao assunto.

"A Accor está olhando o dossiê mas o processo ainda está em um estágio inicial", disse a fonte à Reuters.

O jornal francês Les Echos publicou nesta segunda-feira que o Starwood está procurando compradores para a Louvre Hotels e que a Accor está entre os que enviaram ofertas não vinculantes em uma venda que pode levantar entre 1,2 bilhão e 1,5 bilhão de euros (1,5 bilhão e 1,9 bilhão de dólares) — ou mais de 10 vezes o lucro operacional bruto de 110 milhões de euros.

Entre outros potenciais compradores, o Les Echos citou os grupos de private equity PAI Partners, CVC, Blackstone, e o grupo francês de imóveis Foncière des Murs.

A Starwood Capital não pôde ser encontrada de imediato para comentar o assunto. A Starwood Capital comprou a Louvre Hotels como parte de sua aquisição do império de hotéis e champagne Taittinger em 2005.

A Louvre Hotels comprou a operadora holandesa de hotéis Golden Tulip em 2009 e é a segunda maior empresa de hotéis de baixo custo na Europa, atrás da Accor.

Neblina provoca filas e atrasos no Aeroporto Santos Dumont

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A neblina que atingiu a cidade do Rio de Janeiro ontem (12) e hoje (13), provocou o fechamento do Aeroporto Santos Dumont para pousos e decolagens em pelo menos três ocasiões. O reflexo disso foram atrasos, cancelamentos de voos e filas no saguão do aeroporto, que opera voos domésticos do Rio para outras cidades brasileiras.

Ontem, o aeroporto ficou fechado por quase seis horas, provocando vários cancelamentos. Na manhã de hoje, foi mais meia hora, entre as 7h40 e as 8h10. Os passageiros que tiveram seus voos de ontem remarcados para hoje se juntaram aos passageiros de hoje, que também tinham reservas em voos atrasados e cancelados.

O saguão ficou superlotado, com filas nos balcões de check in das quatro companhias aéreas que operam no terminal: Tam, Gol, Avianca e Azul. Por volta das 11h30, nos setores da Gol e da Tam, era difícil transitar.

O voo de Álvaro Fernandes previsto para sair às 10h40 do Rio com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi cancelado. Às 11h30, ele tentava remarcar seu voo. “Me falaram para entrar nessa fila e remarcar meu voo. Ainda não sei quando vou conseguir viajar”, disse o passageiro.

Já o voo de Lucilene Guerreiro, previsto para as 11h15, com destino São Paulo, estava atrasado há pelo menos meia hora. “Fui ao terminal [automático] tentar fazer o check in, mas ainda não está aberto para mim. Vou ter que esperar nessa fila para falar com um atendente”, disse.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), houve reforço no efetivo de atendentes no aeroporto. Até as 12h, dos 74 voos previstos para a manhã de hoje, 32 estavam atrasados e 17 foram cancelados. Pelo menos seis voos que chegariam na manhã de hoje ao Santos Dumont foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

 

Universal Studios lançará parque temático de US$3,3 bi em Pequim

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A Universal Studios anunciou nesta segunda-feira (13) ter fechado um acordo para abrir um parque temático de 3,3 bilhões de dólares em Pequim, após um esforço de 13 anos para entrar no ascendente mercado de entretenimento da China.

Operadores de parques temáticos nos EUA buscam construir na China, que tem poucos parques de alta qualidade e onde as receitas locais tem crescido rapidamente, à medida que os cidadãos gastam mais em entretenimento e viagens.

O parque Pequim Universal, a ser desenvolvido em conjunto com a estatal Beijing Tourism Group, terá atrações com temas chineses, além de atrativos ocidentais bem conhecidos como a série Harry Potter.

Tom Williams, chefe-executivo da Universal Parks and Resorts, disse em uma entrevista coletiva em Pequim que o parque também atrairia visitantes de fora da China, e o famoso diretor Steven Spielberg disse em vídeo que participaria do projeto do local.

“Há uma Disneylândia em Hong Kong, mas não há nada equivalente de qualidade a uma atração turística na China continental ainda”, disse James Roy, da empresa de pesquisa China Market Research Group.

A Universal vai concorrer contra a Walt Disney, que está construindo um parque temático de 4,4 bilhões de dólares que ficará completo no ano que vem, assim como um complexo de entretenimento de 3,1 bilhões da DreamWorks Animation e de parceiros chineses que deve ficar pronto até 2016. Ambos os parques ficarão em Xangai.

A Universal não quis comentar sobre uma data de inauguração, mas um jornal local disse que a abertura é esperada para 2019.

A Universal Studios é parte da NBCUniversal, uma unidade de mídia e entretenimento do grupo de telecomunicações Comcast. A empresa já opera quatro parques temáticos – em Los Angeles, Orlando, Osaka e Cingapura.

A Comcast registrou uma receita de parques de 1 bilhão de dólares em 2013.

A Universal e a Beijing Tourism Group (BTG) criarão duas companhias conjuntas para construir e gerenciar o projeto. A BTG terá 70 por cento da empresa de construir, enquanto a Universal terá 70 por cento da empresa que administrará a unidade.

 

Meliá Hotels International lança portal para agentes de viagem

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A Meliá Hotels International anuncia, nesta segunda-feira (13), o lançamento do Meliá Pro, um novo portal totalmente voltado para o agente de viagem. O site centro de recursos exclusivo, projetado para impulsionar os negócios dos seus parceiros, onde o agente encontra maior facilidade no uso do sistema, taxas altamente competitivas e mais de 16% de comissão em todas as reservas.

Jurgen Stutz, vice-presidente de vendas das Américas, afirma que o portal vem para fortalecer o comprometimento da rede com os agentes de viagem. “Trabalhando lado a lado com os profissionais de viagens, a MHI tem tido um crescimento exponencial e a chave para continuar essa realização é inovando o modo como nos conectamos com nossos parceiros”, informa.

Para utilizar os serviços do site, o agente precisa se registrar na plataforma (www.meliapro.com), e não possui custo de cadastro.  Além da opção tradicional de taxa de varejo comissionada, um dos principais benefícios disponível no portal é uma opção de taxa líquida, que permite efetuar o pagamento bruto dos clientes com uma remessa líquida, permitindo que os agentes recolham sua comissão imediatamente.

Outro atributo importante do portal é o Meliá Pro Rewards, o novo programa de fidelidade para profissionais que vai substituir o anterior, o Más Amigos. Todos os pontos dos membros atuais do Más Amigos serão automaticamente transmitidos para o novo programa após a inscrição. Profissionais de viagens podem maximizar seus pontos fazendo reservas através do Meliá Pro. Os membros vão se beneficiar de taxas exclusivas para todas as propriedades em viagens pessoais, incluindo 25% de desconto em qualquer taxa disponível.

Serviço:
Meliá Hotels International (www.melia.com

AV

Galí­cia quer voos diretos para o Brasil

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A diretora de Turismo da Galícia, Nava Castro Domínguez, concluiu na última sexta-feira (10) uma visita ao Brasil, onde além de apresentar a oferta turística galega, negociou a possibilidade de implantar voos diretos entre o país e a comunidade autônoma do norte da Espanha. 

Castro Domínguez, que hoje se reuniu com autoridades do setor no governo do Distrito Federal, explicou que durante sua visita ao país, que começou na quarta-feira, em São Paulo, teve contatos com os grandes operadores turísticos brasileiros e com as companhias aéreas TAM e Air Europa. 

Ela destacou que um dos assuntos tratados com os representantes das companhias aéreas foi a possível implantação de pelo menos um voo direto por semana entre São Paulo e a Galícia, o que considerou que seria um "grande atrativo" para o turismo, inclusive em ambas as direções. 

Além disso, Domínguez apresentou os planos de seu departamento para "combinar a aprendizagem do espanhol com o turismo", para captar turistas brasileiros interessados no idioma e em conhecer a Galícia. 

Em todas as suas atividades no Brasil, Castro Domínguez destacou em particular o "produto principal" da oferta turística galega – o Caminho de Santiago, que segundo, ela até hoje foi percorrido por 2.833 brasileiros. 

No entanto, ela também ressaltou que a oferta turística galega vai além do lendário caminho e abrange também "as praias, os rios e as montanhas" dessa região, que tem "uma lista de atrativos feita ao gosto do consumidor". 

Nesta viagem, a diretora também promoveu aos brasileiros a qualidade da gastronomia galega, representada pelo chef Pepe Solla, do Restaurante Casa Solla, de Pontevedra, que recebeu uma estrela do Guia Michelin. 

 

Festival gastronômico de Itacaré dá iní­cio ao calendário turí­stico da cidade

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De 11 a 21 de dezembro, o município de Itacaré, localizado a 422 quilômetros de Salvador, deve receber 10 mil visitantes para o Festival Gastronômico, que irão conhecer o potencial da culinária local, com pratos que levam como principais ingredientes frutos do mar e outros itens da agricultura familiar, produzidos na região.

O evento vai contar com o apoio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa. Cerca de 30 restaurantes devem participar da iniciativa que, além de atrair turistas, vai privilegiar a qualificação de profissionais da área de alimentação com oficinas, seminários e aulas-show.  A música e a cultura de Itacaré estão entre os atrativos.

O secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, recebeu o projeto do festival das mãos do prefeito Jarbas Barros, e o secretário do Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, nesta quinta-feira (09). “O evento vai abrir o calendário turístico do verão de Itacaré, mostrando os sabores do mar e da terra aos turistas que visitam a Costa do Cacau”, disse Pedro Galvão. Já o prefeito fez questão de salientar a atuação do gestor estadual no estímulo ao turismo. “Ele é amigo do turismo da Bahia e é amigo de Itacaré”, afirmou.

AV

São Paulo é lí­der no turismo de negócios no Brasil

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Segundo estimativas do Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris, São Paulo receberá mais de oito milhões de turistas de negócios e três milhões de turistas de eventos em 2014. Isso representa um impacto de mais de R$ 9 bilhões em receita com turismo para este ano na cidade, equivalente a 80% da receita total estimada para 2014. De acordo com o Observatório, os turistas de negócios e eventos representam 75% dos hóspedes em hotéis da cidade.

Wilson Poit, presidente da SPTuris, afirma que a cidade é a melhor cidade para se fazer negócios na América Latina. "São Paulo é o coração financeiro do país. Somos sede das maiores empresas multinacionais, temos estrutura de apoio da indústria, comércio e principalmente serviços. Além disso, oferecemos um parque hoteleiro excelente, uma infinidade de locais para realização de eventos, reuniões e convenções, tudo isso, sem contar a facilidade de acesso por conta da oferta de vôos regulares diários e uma frota de quase 34 mil táxis, um facilitador no transporte dos executivos", explica.

De acordo com o último estudo da Demanda Turística Internacional, divulgado pelo Ministério do Turismo, São Paulo se mantém líder no turismo de negócios. A capital paulista recebeu 48,3% dos estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios no ano de 2012.

O estudo ainda mostra a evolução de outras cidades brasileiras e o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 23,9%, seguido por Curitiba (4,4%) e Porto Alegre (4,1%). As demais cidades colocadas na lista dos dez maiores receptores de turistas estrangeiros a negócios são Belo Horizonte (3,5%), Campinas (3,5%), Foz do Iguaçu 92,9%), Salvador (2,8%) e Fortaleza (2,1%).

AV

Abracorp escolhe o destino Chile como próxima sede para convenção anual

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A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) anunciou na última semana que sua próxima convenção anual com os líderes da entidade será realizada no Chile, entre os dias 04 e 07 de dezembro, na cidade de Santiago, capital do país. O evento será realizado com o patrocínio do Turismo do Chile e com apoio das companhias aéreas Tam e Lan.

“Estamos muito felizes por realizar nosso encontro anual em território chileno este ano. Um destino de contrastes, com grandes atrativos turísticos e que consegue proporcionar experiências inesquecíveis aos visitantes. Além de estar próximo ao Brasil”, garante Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.

A convenção anual da Abracorp, no Chile, reunirá cerca de 40 líderes do mercado associados à entidade e vinculados diretamente ao setor corporativo.  As atividades incluem reuniões corporativas, prospecção de parcerias e iniciativas para 2015, além de conhecer o potencial do destino para o mercado corporativo brasileiro.

Para o Turismo do Chile, é uma honra sediar a convenção anual da Abracorp, uma vez que o destino aposta nas participações em grandes eventos para ampliar sua marca a nível internacional. Hoje um dos principais objetivos da corporação é o aumento do investimento em turismo de negócios, como impulsionar e promover a beleza natural chilena e sua geografia de extremos, composta desde o Deserto do Atacama (norte), os passeios culturais da capital chilena até a Patagônia (sul do País).

MVB

Potencial cultural de Alagoas é pouco explorado, avalia sociólogo

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Alagoas há muito é referência em belezas naturais por causa das praias paradisíacas, que atraem turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo. Mas o setor poderia ser mais aproveitado, segundo o sociólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elder Alves. Ele avalia que o estado tem potencial para projetar e viabilizar, a médio prazo, uma Alagoas criativa, que seja sinônimo de ricas atrações culturais.

Alves é sociólogo e defende o desenvolvimento de políticas públicas culturais e investimento em segmentos da economia criativa, como artesanato, cinema, música e teatro, setores relacionados ao aproveitamento do conhecimento e da criatividade humana como insumos produtivos, que participam da movimentação econômica local.

Alguns segmentos ganharam uma atenção especial, avalia o sociólogo, mas ainda há muito a ser feito. “A Bienal do Livro, os eventos gratuitos da prefeitura, o São João, etc. Todos eles têm a capacidade de realizar um soft power (poder de projetar significados), no entanto, Maceió historicamente tem tido dificuldade em projetar esses significados no âmbito da cultura para o país, ao contrário do Recife e de Salvador, por exemplo”.

Nessa economia, destaca ainda o professor, “o importante é experimentação, porque formula capitais. O importante é fazer circular esses produtos culturais. Para isso, precisamos de estratégias de desenvolvimento eficazes. As políticas de desenvolvimento da cultura no estado ainda são muito modestas", critica.

Um dos problemas para o desenvolvimento desta economia, segundo Alves, está na formação de pessoas, na disposição delas para consumir cultura no estado e dos investimentos modestos por parte dos poderes públicos. "O fato de o estado ter um índice de analfabetismo alarmante, uma economia desigual, com índices de pobreza extremada são fatores que comprometem o desenvolvimento da economia criativa."

O cenário, entretanto, aponta para um futuro próspero no segmento, ou pelo menos para uma nova visão de mercado por parte de investidores, empresários e produtores culturais. “Até pouco tempo atrás, éramos a capital com o menor número de salas de cinema, e até muito recentemente não dispúnhamos de nenhuma livraria com acervo razoável”, destaca o sociólogo.

Um projeto desenvolvido em parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural e a Ufal reúne informações sobre a diversidade cultural da cidade. É a "Cartografia Cultural de Maceio", que fornece pontos georeferenciais em um mapa virtual interativo dos lugares em que há manifestações culturais.

O projeto conta atualmente com 163 pontos cadastrados. Na plataforma, é possível localizar, fazer buscas, ter acesso aos contatos do local, ver fotos e interagir através de comentários. 

Muitos projetos ainda não são rentáveis o suficiente para se tornar a única fonte de sustento dos empreendedores. A jornalista Patrícia Machado é sócia-fundadora de uma produtora cultural que atualmente realiza o projeto “Autorretrato Nordeste, Quilombos de Alagoas”, que pretende fomentar a produção cultural em comunidades quilombolas e conta com apoio financeiro da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Patrícia destaca que o fato de Alagoas ainda não contar com uma Lei de Incentivo à Cultura, prejudica o trabalho e o estímulo dos produtores culturais em produzir no estado. "É sempre bom desenvolver uma outra atividade paralela, e assim não depender apenas da produtora cultural como fonte de renda. Ainda é complicado produzir cultura no estado", destaca.

  

Bordado filé virou inspiração para peças de grife nacional (Foto: Jonathan Lins/G1)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), junto à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e a Ufal, quer viabilizar a concessão do selo de Indicação Geográfica (IG), um registro que é conferido a produtos e serviços que são característicos do seu local de origem. Esse reconhecimento vai caracterizar o artesanato desenvolvido naquela região como um artefato histórico-cultural único, e assim ajudar a projetar ainda mais a arte para além das fronteiras de Alagoas.

Com essas e outras iniciativas, Alves acredita que a médio prazo a economia criativa no estado pode ganhar força e se estabelecer. Segundo ele, o grau de escolarização em ascensão e uma maior quantidade de pessoas frequentando as universidades ajudam a delinear, no futuro, um público consumidor maior e mais ativo.

O que falta, para o professor, é engajamento dos órgãos, pessoas e setores ligados a esse setor. “Do mesmo jeito que trazer uma fábrica pode gerar empregos diretos e indiretos, um pólo de cinema também pode gerar empregos diretos e indiretos”, exemplifica.

 

Swissport será responsável pelo ground handling da Azul

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A Swissport será a empresa de ground handling responsável pelas operações em solo dos 13 novos voos diários da Azul Linhas Aéreas Brasileiras no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A companhia aérea, que operava apenas frequências semanais a partir daquele aeroporto e já era atendida pela Swissport, vai colocar em operação as novas rotas a partir de Congonhas no dia primeiro de novembro.

 Atualmente, a Swissport conta com um time de pouco mais de 700 colaboradores no Aeroporto de Congonhas e, além da Azul, atende a Gol e a Avianca. São mais de 44 mil voos atendidos por ano e cerca de 1800 toneladas de carga movimentada. Paralelamente ao suporte em solo para as companhias aéreas, a Swissport também conta com atendimento para aviação executiva no Aeroporto de Congonhas.

Serviço:
Azul Linhas Aéreas (www.voeazul.com.br)
Swissport (www.swissport.com

AV