segunda-feira, maio 12, 2025
Início Site Página 3277

Técnicos apresentam planos de gestão para incrementar turismo baiano

0

Gestores e técnicos municipais de turismo apresentaram, nesta sexta-feira (17), os Planos de Gestão do Turismo (PGTs) desenvolvidos para as 13 zonas turísticas do estado. O objetivo é alavancar e fortalecer o turismo baiano. Os projetos foram elaborados durante o Curso de Gestão Pública de Turismo, promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

As apresentações seguem até este sábado (18), na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela. Planejamento estratégico e estudos de boas práticas de gestão do turismo também estiveram entre os assuntos apresentados aos representantes dos municípios turísticos. 

Segundo o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Ricardo Sales, a apresentação dos planos de gestão servirá para a secretaria conhecer a especificidade de cada zona e, assim, tornar-se um facilitador para o desenvolvimento de um turismo mais eficaz. “A capacitação dos gestores e técnicos municipais vai colaborar de forma efetiva para o fortalecimento do turismo regional e, consequentemente, do turismo baiano, aumentando, assim, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado”, destacou.

Profissionalização do turismo 

Maria Rodrigues, técnica da Secretaria de Turismo de Candeias, disse que a participação no projeto fez com que fossem identificadas as carências turísticas da cidade, o que colabora para uma melhoria. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Eunápolis, Roberto Martins, elogiou a iniciativa da Setur. “Com a capacitação, temos condições de tornar real o imenso potencial turístico da Bahia”, assinalou.

O programa contou com a participação de aproximadamente 150 gestores e técnicos municipais de 76 municípios das 13 zonas turísticas do estado. 

MVB

Hotel convida visitante a conhecer Gramado de bicicleta

0

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é conhecida pelas paisagens naturais, visitadas por milhares de pessoas ao longo do ano. Pensando nisso, o Hotel Alpestre propõe um olhar diferente para os atrativos da região e apresenta um novo projeto para os hóspedes. “Sobre Rodas, Gramado fica ainda mais linda” é uma iniciativa que convida o visitante a conhecer a cidade através de passeios de bicicleta.

Com a proposta de unir sustentabilidade, turismo e conforto, o empreendimento desenvolveu cinco opções de passeios, criados para diferentes públicos. 

As sugestões elaboradas pelo hotel contemplam locais como Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier, Igreja Matriz São Pedro e o centro da cidade.

Para o projeto, o hotel conta com bicicletas para adultos e crianças. Em média, os trajetos duram 1h30min.

Mais informações em www.hotelalpestre.com.br

 

Stock Car na Bahia é confirmado para 15 de novembro

0

O secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, confirmou, nesta sexta-feira (17), a realização da etapa baiana da Stock Car para o dia 15 de novembro, no circuito do Centro Administrativo da Bahia. O cronograma detalhado do evento será divulgado na próxima semana.

Anteriormente prevista para 28 de setembro, a prova foi adiada pela organização da Stock Car devido à proximidade com as eleições. “Feita aquela necessária alteração no calendário, a pedido do Governo do Bahia, a etapa baiana está devidamente confirmada para novembro”, anuncia Pedro Galvão. 

AV

Cervejaria Bohemia realiza tour em novo dia da semana

0

O segundo ponto turístico mais frequentado de Petrópolis vai funcionar nas duas últimas terças-feiras de outubro (21 e 28) em horário diferenciado (das 10h30 às 16h). Devido ao sucesso de visitações, que ultrapassou, só no primeiro semestre, todo o ano de 2013, a Cervejaria Bohemia fará uma operação piloto para o tour do Museu da Cerveja, com visitas guiadas em três grupos de 30 pessoas.

“Batemos nosso recorde de visitantes em nosso complexo, por isso estamos estudando a possibilidade de abrirmos mais um dia para o tour no Museu da Cerveja”, explica Gabriela Ermini, gerente de marketing da cervejaria.

Até o dia 31 de dezembro, moradores de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo têm 50% de desconto nos ingressos para o tour no Museu. É necessária a apresentação do comprovante de residência original (última conta paga), o qual dá direito a duas meias-entradas. O desconto também se estende aos membros das famílias que residam na mesma casa.

Serviço:

Cervejaria Bohemia (www.bohemia.com.br)
Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro – Petrópolis
Mais informações: (24) 3064-9127; (24) 2237-2546 – email: parcerias.bohemia@playcorp.com.br 

Horários para visitação na Cervejaria Bohemia:
Terças Piloto: 21 e 28 de outubro, das 10h30 às 16h
Visitas guiadas: 10h30 ou 14h ou 16h (grupo de 30 pessoas por horário)
Duração do tour: 1h30
Obs: Empório, Bar e Restaurante não funcionarão nestes dias (21 e 28/10)

MVB

 

Hotéis Radisson no Brasil são os que mais arrecadam doações dos hóspedes

0

No mês de setembro, os hotéis da marca Radisson participaram da campanha Mês da Ação de Responsabilidade Empresarial, promovida pelo Carlson Rezidor Hotel Group. Durante o período, os hotéis brasileiros foram os que mais arrecadaram doações dos hóspedes para a ação, que parte do programa Spread The Love, onde eles são convidados a contribuir no check-in ou durante a estadia para a World Childhood Foundation (Childhood) ou uma instituição de caridade local, escolhida pelo hotel.

Ao todo, os hotéis da rede Atlantica levantaram mais de US$ 3.400,00, que serão destinados às causas da Childhood. Por conta deste desempenho, os empreendimentos brasileiros ficaram entre os cinco principais arrecadadores da campanha.

Segundo Brenda Schultz, diretora de Responsabilidade Empresarial para as Américas do Carlson Rezidor Hotel Group, a Atlantica Hotels é referência no apoio às causas do Turismo Sustentável. “Quero dar meus parabéns a toda equipe da Atlantica por seu esforço e apoio durante a ação. É admirável o comprometimento dos hotéis da rede no Brasil, especialmente estes quatro empreendimentos porque engajaram um número muito expressivo de hóspedes”, afirma a executiva.

Ainda como resultado, a Carlson Family Foundation irá destinar US$1.000,00 a Childhood em nome de cada hotel da marca Radisson no Brasil.

Serviço:
Atlantica Hotels (www.atlanticahotels.com.br

AV

Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo acontece nesse final de semana

0

O 5º Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo acontece de 17 a 19 de outubro, no Parque da Água Branca, em Perdizes. Trazendo um cardápio diferenciado, com técnicas e releituras inéditas, o festival contará com 50 expositores do segmento familiar, orgânico, ecológico e sustentável, além de 20 barracas e quatro food trucks.

  Canelone de abobrinha, um dos pratos das edições anteriores

Durante o festival, chefs renomados oferecerão aos visitantes pratos da gastronomia orgânica, mostrando produtos e técnicas de preparo que conservam os nutrientes dos alimentos. Além disso, haverá palestras e oficinas, como a Cozinha Show, uma das atrações do evento.

  Creme de cacau com morangos orgânicos, sobremesa da edição anterior

Acontece junto com o festival, a Feira de Produtos Orgânicos que divulga a produção orgânica e natural de alimentos, como também a culinária ecológica.

Para mais informações, como os chefs participantes e a programação completa, acesse o site oficial do Festival

Serviço:

Data: de 17 a 19 de outubro de 2014.
Horário: dia 17 e 18, das 10h às 18h; dia 19, das 10h às 17h.
Local: Parque da Água Branca.
End.:  Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3467-8197
www.festgastronomiaorganica.com.br.

Evento discute imagem dos destinos turí­sticos

0

Com a participação do ministro do turismo, aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), evento internacional com especialista de vários países para discutir, entre outros assuntos, estratégias de atuação de cidades, estados, regiões e países para atingir ganhos econômicos, de investimentos e de reputação. O Seminário Internacional de Place Branding do Brasil: Directions acontece no Rio de Janeiro, na sede do Instituto Europeu de Desing.

O ministro, Vinicius Lages, também afirmou que o Ministério do Turismo está empenhado em fazer com que brasileiros e estrangeiros conheçam cada vez o país, o que se justifica com as ações de marketing da Campanha #PartiuBrasil.

O evento trouxe palestrantes como Mike Rawlinson, da City ID, empresa especializada em legibilidade para cidades que já desenvolveu projetos para cidades como Londres, Newcastle, Moscou e Nova York; Joe Aitken, do Glasgow City Marketing Bureau; José Pablo Arango Calle, gerente geral da marca País Colômbia e o sociólogo Massimo Giovanardi, da Stockholm University, responsável pelo programa de Place Branding na Stockholm University School of Business.

MVB

Após atrasos, novo aeroporto de Vitória deve ficar pronto em 2018

0

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) agendou para o dia 20 de novembro, às 9h, a abertura da licitação para que ofereçam lances às empreiteiras interessadas em realizar as prometidas obras de ampliação e modernização do terminal do Aeroporto Eurico Salles, em Vitória. Publicado em 2 de julho último, o edital de contratação fixa o prazo de execução das obras em dois anos e meio (914 dias) a partir da emissão da ordem de serviço. Isso significa que, se tudo der certo e o contrato for assinado, por exemplo, em janeiro de 2015, o melhor cenário projetado seria ter o aeroporto pronto e entregue no final de 2017 ou no início de 2018.

Segundo a Infraero, estatal administradora do aeroporto, a homologação da empresa ou consórcio vencedor não tem data prevista, já que um eventual perdedor pode contestar o resultado. A estatal também não definiu a data de divulgação do resultado e nem garantiu que será este ano.

Novo terminal

Capacidade ampliada
A proposta é construir um novo Terminal de Passageiros (TPS) de 28 mil m2 projetado para atender, por ano, a 10 milhões de usuários (soma do terminal atual e novo). Saturada, a capacidade de operação hoje é de 4,2 milhões de pessoas.

Embarque e pista
Serão cinco pontes de embarque e 31 balcões de check-in. A nova área de estacionamento de veículos passa das atuais 592 vagas para 2.054 novas vagas. Já a nova pista terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e será construída em direção ao mar, “contribuindo em termos ambientais com a redução dos níveis de ruídos aeronáuticos e vibrações sobre o entorno urbano do aeroporto”, frisa o edital.

O que diz o edital
“Contratação de empresa especializada de engenharia para construção do novo sistema de pistas, pátio de aeronaves, terminal de passageiros, sistemas viários, central de utilidades, estacionamento, macrodrenagem interna e obras complementares”.

 

Grupo Trend leva mais de 250 agentes para o Festival do Turismo de João Pessoa

0

O 4º Festival do Turismo de João Pessoa acontece durante esta sexta-feira (17) e sábado (18). O Grupo Trend leva mais de 250 agentes de viagem, que saíram de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outros estados, para conhecer as novidades do Turismo no evento.

Segundo Vitor Bauab, diretor de Marketing do Grupo Trend, a empresa irá apresentar as novidades da feira, em primeira mão, aos agentes. “Durante o evento apresentaremos aos agentes de viagens do Nordeste as vantagens de se comprar pela nossa nova empresa, a Shop Hotel, com venda exclusiva para eles e tarifas imbatíveis em hotelaria nacional e internacional”, conta.

Também serão promovidas duas palestras pelo grupo, nos dias 17, das 20h às 21h, na sala 3, e 18, das 16h às 17h, na sala 2, ministradas por Vitor Bauab, diretor de Marketing do Grupo Trend, e Gabriel Paiva, gerente geral da Shop Hotel. As apresentações surpreenderão os agentes de viagens com um tema especial. Para participar não é preciso realizar inscrição prévia.

Serviço:
Grupo Trend (www.trendmagapartner.com.br)
(www.trendoperadora.com.br

AV