Com a iniciativa, a administradora já poupou mais de 2 toneladas de alimentos
O Brasil possui um dos maiores índices de desperdício de alimentos no mundo, ocupando a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.
Com o intuito de contribuir para o combate do desperdício de comida, a Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, anuncia os resultados de sua parceria com a Food To Save, o app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos: em 7 meses, 23 dos hotéis da rede cadastrados venderam 2.420 sacolas de alimentos para 1.340 clientes, salvando mais de 2 toneladas de alimentos que seriam descartados, provenientes do excedente da produção ou fora do padrão estético para a venda. Isso é equivalente a 6.040 kg de CO₂ que foram evitados de serem emitidos na atmosfera.
A parceria estratégica com a plataforma faz parte do pilar Aja pelo Planeta, parte do Programa ESG da companhia, o Aja, e visa contribuir para a diminuição de desperdício de alimentos e proporcionar acesso a produtos de qualidade a preços acessíveis. “A união com a Food To Save reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras, além de ajudar a promover um modelo de consumo mais consciente e responsável. Mesmo com o pouco tempo de implantação, os resultados já obtidos nos impulsionam a incentivar ainda mais a nossa rede a participar do projeto”, afirma Mark Campbell, VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica.
Com a plataforma, os consumidores podem adquirir os alimentos excedentes nos hotéis, mas ainda próprios para consumo, a menores preços. “É gratificante termos a Atlantica como nossa parceira. Ao oferecermos essa solução inovadora e tecnológica, diminuímos juntos o desperdício no setor alimentício, proporcionando mais acessibilidade e consciência ambiental para todos.” explica Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Programa Aja, um chamado para todos agirem
A Atlantica sempre teve práticas que visam o consumo consciente de recursos, a promoção de um ambiente acolhedor e seguro para todas as pessoas e foco no desenvolvimento dos seus colaboradores. Desde 2021, a administradora possui um programa ESG, o Aja, para impactar o mundo em que vivemos de forma mais estruturada e com metas mais ambiciosas, por meio de três pilares:
- Aja pelo Planeta: estimula o consumo consciente, minimiza o impacto das operações e preserva os recursos naturais do planeta;
- Aja pelas Pessoas: promove um ambiente onde todos se sentem à vontade, com igualdade e diversidade;
- Aja pelos nossos Valores: segue as melhores práticas de governança corporativa.