sábado, maio 3, 2025
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Salão Mundial de Turismo em Paris recebe 72 mil visitantes (Confira imagens em 360º)

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Salão Mundial de Turismo
Ministra do Turismo da França, Nathalie Delattre (Crédito: Eric Afonso - DT)

O Salão Mundial do Turismo 2025 (no francês original Salon Mondial de Tourisme), realizado de 13 a 16 de março no Paris Expo Porte de Versailles, reafirmou o papel da França como destino de excelência para o turismo internacional.

Com a participação de dezenas de expositores e a presença de aproximadamente 72 mil visitantes, o evento apresentou uma rica programação, destacando tendências emergentes e iniciativas que visam modernizar o setor, sempre em sintonia com os desafios da sustentabilidade.

Por Eric Afonso – colaboração para o DIÁRIO, de Paris

Durante a cerimônia de inauguração, a ministra do Turismo, Nathalie Delattre, ressaltou pontos fundamentais para o futuro do setor. Entre os destaques, a Nathalie enfatizou:

  • Atração de Turistas Internacionais: Nathalie Delattre discutiu a estratégia de expansão do turismo francês, devido ao crescente interesse dos estrangeiros pela diversidade cultural e histórica da França. A França recebeu 100 milhões de visitantes internacionais em 2024, demonstrando sua forte atração global.
  • Compromisso com a Sustentabilidade: A Ministra enfatizou a importância de iniciativas que promovam um turismo ecológico e sustentável, abordando políticas para reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura local. Foi anunciado o objetivo ambicioso de transformar a França em referência mundial em turismo sustentável até 2030.

Valorização das Iniciativas Locais: Em seu discurso, Nathalie Delattre mencionou a importância de apoiar os projetos regionais e os talentos locais, exemplificados pelo destaque dado ao stand da Martinica, que simboliza a integração das riquezas culturais e naturais dos territórios ultramarinos.

  • Fortalecimento das Pequenas e medias empresas no Turismo: Outro ponto forte de sua intervenção foi o apoio governamental às pequenas e médias empresas do setor, com o objetivo de incentivar a inovação e a competitividade no cenário global.

Identificando oportunidades

Após o discurso da ministra, exploramos as diversas áreas da feira, buscando identificar oportunidades de parcerias. Com uma abordagem especializada e uma proposta inovadora, apresentamos as visitas virtuais 360°, que proporcionam uma imersão nos destinos e serviços oferecidos pelos profissionais do turismo francês. Esse formato não apenas aumenta a visibilidade, mas também oferece uma experiência interativa e envolvente, colocando os leitores diretamente no coração dos espaços e aprimorando a comunicação.

EXPLORANDO AS OPORTUNIDADES

A seguir, destacamos na foto alguns dos setores que têm como foco atrair os turistas brasileiros, apresentando suas principais propostas e estratégias:

DOLCEVIA – Theodore Cohen – Location de Vélo – www.dolcevia.eu

LA CREUSE – Romain Converssin – Nature & Ecotourisme – www.tourisme-creuse.com

VACANCES TIKAYAN – Solène Bonati – Camping Club – www.tikayan.com

E-CLASSIC Cars – Frédérique Rézé – Vente de vehicules – www.eclassic.fr

MYSTERIES HUNT – Cyril Golovtchan – Jeu de Piste Historique – www.mysteries-hunt.com

USHAAIA VILLAGES – Vinciane Fesquet – Camping & Nature – www.ushuaia-villages.com

MAISON CAILLEBOTTE – Irina Laroche – Patrimoine Culturel – www.maisoncaillebotte.fr

EUROPA PARK – Amélie Vetter – Parc d’attraction – www.europapark.de

MUSEE DES BLINDES – Saumur – https://museedesblindes.fr

Salão Mundial de Turismo
O Ceará marcou presença. O estande foi projetado para oferecer uma imersão completa na diversidade do estado, com destaque para suas belas praias, a vibrante vida cultural e as experiências únicas que ele oferece aos turistas

Público brasileiro

O público brasileiro, com seu crescente interesse por viagens internacionais e experiências culturais imersivas, apresenta um potencial enorme para os profissionais do turismo na França.

Durante o Salão Mundial de Turismo 2025, os expositores e parceiros que desejam se posicionar nesse mercado têm como objetivo captar a atenção dos viajantes brasileiros oferecendo experiências autênticas e diferenciadas. Por meio das visitas virtuais 360°, o DIÁRIO DO TURISMO permitirá que esses profissionais atinjam diretamente esse público, mostrando tudo que seus destinos e serviços têm a oferecer, de forma envolvente e inovadora.


*Eric Afonso é repórter Foto360º e colaborador do DIÁRIO

LEIA TAMBÉM:

Uma Paris em 360º mesmo com greves e black blocs

 

 

Sérgio Souza: liderança e gestão de pessoas como pilar da hotelaria

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Sérgio Souza é diretor comercial e vendas do Casa Grande Hotel & Resort, do Guarujá (Crédito: Revista Hotéis )

Sérgio Souza integra a edição especial da revista Paysage Entrevista de abril que traz o título: 20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira.

Natural de São Carlos (SP), Sérgio Souza iniciou sua jornada na hotelaria nos anos 80, construindo sua reputação em grandes nomes da hotelaria como Tivoli e Blue Tree. Embora sua formação inicial não fosse em turismo, especializou-se em Administração e Marketing, o que o levou a desenvolver uma carreira sólida no setor. No Tivoli, seu primeiro resort, descobriu sua vocação para criar experiências memoráveis e aprimorar estratégias comerciais, consolidando-se como referência no mercado.

O fator humano na hotelaria

Para Sérgio, o sucesso no setor não está apenas nos números, mas nas pessoas. Ele acredita que um time engajado é essencial para atingir resultados e proporcionar momentos inesquecíveis aos hóspedes. Com uma visão abrangente, que passa por vendas, eventos e finanças, ele defende que o verdadeiro diferencial da hotelaria é o acolhimento genuíno. “O luxo pode potencializar a experiência, mas o que realmente importa é fazer cada hóspede se sentir especial”, enfatiza.

Desafios e resiliência no setor

A hotelaria, segundo Sérgio, exige resiliência e capacidade de adaptação. Ele destaca a sazonalidade e os desafios estruturais do Brasil como barreiras que os hoteleiros enfrentam diariamente. Apesar disso, mantém-se otimista: “A hotelaria nunca para de evoluir. É um setor dinâmico, feito para quem gosta de desafios.” Para ele, a essência do trabalho vai além da administração—é sobre transformar cada estadia em uma lembrança única e significativa.

Sergio integra a edição PAYSAGE ENTREVISTA de abril, confira

OUTROS HOTELEIROS QUE INTEGRAM A REVISTA PAYSAGE DE ABRIL:

Marcelo Picka Van Roey: um nome que molda a hotelaria brasileira

Roland de Bonadona: um dos 20 hoteleiros que constroem a hotelaria do Brasil

Lizete Ribeiro: Liderança e inovação à frente da Rede Tauá

Alexandre Gehlen: tradição e inovação na hotelaria brasileira

Organizadores de eventos de SP participam de Famtour no Doral Guarujá

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Organizadores de eventos em Famtour do Doral Guarujá - Foto: divulgação
Organizadores de eventos em Famtour do Doral Guarujá - Foto: divulgação

Neste final de semana, nos dias 15 e 16, o Doral Guarujá recebeu organizadores de eventos de São Paulo para um famtour, com o intuito de apresentar as instalações do charmoso hotel boutique, situado em frente à icônica praia da Enseada, além de suas salas de eventos recém-reformadas. A iniciativa foi realizada em parceria com a Enjoy Experience.

“Essa foi a primeira de uma série de três famtours que realizaremos este ano no Doral Guarujá, com o objetivo de apresentar nossa infraestrutura e gerar negócios. Ações como essa são extremamente importantes para dar visibilidade ao nosso empreendimento, aumentar a oferta de hotéis para pequenos e médios eventos entre nossos parceiros e mostrar também o potencial turístico do Guarujá”, explicou a Gerente de Vendas, Elen Martins, que acompanhou o grupo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, estiveram presentes, Luciana Amorim Rosa (Zum Brasil); Keli Cristina da Conceição e Vicória Ueoka (4Minds) ;Nathalia Messias (Incentivare); Juliana Lino (TSB), Hélida Oliveira (Ventu); Ana Paula Leite (Dagaz Eventos); Greide Barros (MM); Robervânia Custódio (Incentivare) e Camila Contri (Costa Brava).

Sobre o Doral Guarujá

Localizado à beira-mar na Praia da Enseada, uma das regiões mais privilegiadas do litoral sul paulista, o Doral Guarujá se destaca pela sofisticação e elegância em seus ambientes. A apenas 92 km de São Paulo, o hotel oferece 78 apartamentos distribuídos em três categorias, atendendo diferentes perfis de hóspedes.

Além de sua estrutura completa, o hotel é pet friendly, proporcionando uma estadia especial também para animais de estimação. Esse compromisso com a qualidade rendeu ao Doral Guarujá o reconhecimento como o melhor hotel da região, em uma disputa entre 51 estabelecimentos, e a conquista do prêmio Travellers’ Choice por seis anos consecutivos (2019-2024), concedido pelo TripAdvisor. Saiba mais no site oficial do Doral Guarujá.

Delta apresenta pintura especial em aeronaves para celebrar 100 anos

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A nova pintura traz detalhes elegantes, um emblema ousado em referência ao centenário e o primeiro logotipo prateado usado pela companhia - crédito: Ben Rose Photography/Divulgação
A nova pintura traz detalhes elegantes, um emblema ousado em referência ao centenário e o primeiro logotipo prateado usado pela companhia - crédito: Ben Rose Photography/Divulgação

No último sábado, 15 de março, a Delta realizou um evento de gala na renovada sede do Delta Flight Museum, que ainda não foi reaberto ao público. O evento marcou a estreia da pintura especial nas aeronaves da companhia, em homenagem aos seus 100 anos, comemorados neste ano. A nova pintura traz detalhes sofisticados, um emblema ousado celebrando o centenário e o primeiro logotipo prateado da Delta, simbolizando um século de inovação, resiliência e as pessoas que ajudaram a moldar a empresa ao longo do tempo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento, capitaneado pelo CEO da Delta, Ed Bastian, e com entretenimento a cargo de Jon Batiste e Vitamin String Quartet, recebeu mais de 1 mil convidados, incluindo funcionários atuais e aposentados, patrocinadores e doadores que ajudaram a financiar a renovação do Flight Museum, amigos e parceiros estratégicos da Delta, clientes, investidores e ex-líderes da aérea, incluindo os antigos CEOs Ron Allen, Leo Mullin e Richard Anderson.

Pintura para comemorar o centenário da companhia – Foto: Ben Rose Photography/Divulgação

A Delta deu início à sua jornada em 02 de março de 1925, quando a primeira empresa aérea de pulverização de plantações do mundo e a maior frota de aeronaves de propriedade privada dos Estados Unidos, sob o nome Huff Daland Dusters, começou a transportar correspondências. Cem anos depois, a Delta é a principal companhia aérea global, devendo esse sucesso ao espírito resiliente e ao serviço atencioso de seu pessoal – os mesmos atributos que alimentarão o êxito e preservarão o legado da companhia pelos próximos 100 anos.

Veja mais fotos e vídeos aqui. E, para ficar a par de todas as novidades da companhia, clique aqui.

Delta apresentou nova pintura das aeronaves Foto: Ben Rose Photography/Divulgação
Delta apresentou nova pintura das aeronaves – Foto: Ben Rose Photography/Divulgação

Alexandre Gehlen: tradição e inovação na hotelaria brasileira

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Alexandre Gehlen,
O CEO da ICH Administração de Hotéis, Alexandre Gehlen, é administrador de empresa e hoteleiro com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (MG) (Crédito: divulgação)

Alexandre Gehlen integra a edição especial da Paysage Entrevista de abril, intitulada “20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira”.

Com uma trajetória marcada pela conexão entre tradição e inovação, Gehlen cresceu dentro do setor, vivenciando desde cedo a rotina da hotelaria no Hotel Bavária, em Gramado (RS), pertencente à sua família. Para ele, a essência do bom atendimento permanece inalterada, mas os hoteleiros precisam estar sempre atentos às mudanças no comportamento dos clientes para oferecer experiências únicas e personalizadas.

À frente da ICH, Gehlen observa que a evolução dos hábitos dos hóspedes transformou os hotéis, tornando-os mais tecnológicos e integrados. Espaços comuns ganharam novos propósitos, apartamentos se tornaram mais inteligentes e o conceito de bleisure (lazer e trabalho combinados) se fortaleceu. Apesar da crescente automação, ele ressalta que a hotelaria seguirá sendo, acima de tudo, sobre pessoas. Para os novos profissionais do setor, seu conselho é claro: ter paixão pelo ofício, paciência e dedicação são os pilares para uma carreira de sucesso.

O CEO da ICH Administração de Hotéis, Alexandre Gehlen, é administrador de empresa e hoteleiro com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (MG), realizada em parceria com os Instituto INSEAD (França) e Kellog (EUA).

Em sua vida profissional, já atuou em meios de hospedagem da Áustria e da Alemanha, além da propriedade da família em Gramado (RS), antes de fundar a rede Intercity, bandeira da ICH Administração de Hotéis – empresa que agrega em seu portfólio também outras marcas, como Yoo2, Tru by Hilton, Cityhome e Hy!, e tem  43 hotéis no Brasil.

Alexandre integra a seleta lista de hoteleiros na próxima Revista Paysage Entrevista, que será lançada em abril.

HOTELEIROS QUE INTEGRAM A REVISTA:

Roberto Bertino: um visionário da hotelaria brasileira

Abel Castro: tirando as ideias do papel e transformando-as em hotel

Lizete Ribeiro: Liderança e inovação à frente da Rede Tauá

Hotéis da Hotelaria Brasil e Unna Hospitality recebem prêmio no Traveller Review Awards 2025

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Hotéis administrados pela Hotelaria Brasil e Unna Hospitality são premiados no Traveller Review Awards 2025, da Booking.com - foto: divulgação
Hotéis administrados pela Hotelaria Brasil e Unna Hospitality são premiados no Traveller Review Awards 2025, da Booking.com - foto: divulgação

Os hotéis administrados pela Hotelaria Brasil e Unna Hospitality foram reconhecidos pela excelência em hospitalidade no Traveller Review Awards 2025, a premiação anual da Booking.com, que chega à sua 13ª edição.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO NO TURISMO, Todas as unidades das duas redes foram vencedoras deste prêmio, que celebra os estabelecimentos que proporcionam experiências excepcionais aos seus hóspedes, com base nas avaliações deixadas por viajantes após a estadia. Reforçando a qualidade dos hotéis da Hotelaria Brasil, os empreendimentos receberam excelentes notas como: I am Boutique Campos do Jordão by Unna (9.8), Days inn Cascavel by Wyndham (9), I am Design Hotel Campinas (9), I am Design Hotel Itapema (9.4), Matiz Hotel Jaguariúna (9.1), Trento Hotel Guaíra (9), Tryp By Wyndham Brasília (9).

A premiação é um resultado do compromisso da empresa em garantir a satisfação dos hóspedes por meio de produtos e serviços: “Investimos continuamente em treinamentos com profissionais altamente qualificados, na conservação dos empreendimentos e no bom gerenciamento dos mesmos”, destaca Márcio Lacerda, CEO da Hotelaria Brasil.

Para Karol Garrett, CEO da Unna Hospitality, “ O prêmio consolida ainda mais a parceria entre a Unna e Hotelaria Brasil. Uma de nossas vertentes de análise e acompanhamento nos hotéis é a pesquisa de satisfação e análise de todos os reviews, comentários individuais de hóspedes e qual é o nível de satisfação de cada cliente que se hospeda conosco. Com isso, conseguimos aprimorar constantemente nossos serviços. A performance de vendas e receita precisa estar conectada com a operação hoteleira e com experiência do nosso cliente ao se hospedar conosco”.

“Estamos imensamente felizes e gratos a cada um dos nossos hóspedes que dedicou um momento para compartilhar sua experiência e nos avaliar na Booking. Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e dedicação para oferecer momentos inesquecíveis por meio de um serviço atencioso e acolhedor”, conclui Betty Lacerda, sócia do I am Boutique Campos do Jordão by Unna, um dos empreendimentos premiados.

“O Trento Hotel Guaíra, no último dia 1º de março, completou dois anos de operação, fruto de uma parceria com a Unna e a Hotelaria Brasil, empresa que é responsável pela nossa parte comercial e de distribuição, além de cuidar de um dos principais parceiros do hotel, um deles é justamente a Booking. A plataforma, que hoje é o nosso principal canal de vendas, nos concedeu a nota 9, o que demonstra que estamos no caminho certo ao proporcionar um excelente produto e uma experiência de hospedagem diferenciada em toda a nossa região. Parcerias fortes como essas fazem nosso negócio prosperar sempre”, afirma Juliano Macedo, CEO da JAM & LT, administradora do Trento Hotel Guaíra.

Sobre a Hotelaria Brasil

Rede hoteleira multimarcas, presente em várias regiões do Brasil, oferecendo qualidade em serviços Luxo, Lifestyle, Upscale, Midscale e Econômico desde 2003. Master franqueadora no Brasil da Marca Hampton by Hilton. Considerada pela Hilton Worldwide em 2019, para toda a América e Caribe, como a melhor implantadora de empreendimentos hoteleiros com o Projeto do Hampton by Hilton Guarulhos Airport. Parceira estratégica dos maiores grupos hoteleiros do mundo, como Marriott, Wyndham, IHG, Hilton e Golden Tulip.

Desenvolvedora da Startup Unna Hospitality – Inteligência em Hotelaria. Gestora de empreendimentos em multipropriedade. Saiba mais no site.

Sobre a Unna Hospitality

Uma empresa denominada Hotel Tech com propósito de trazer mais eficiência com soluções Tech nas principais áreas estratégicas dos hotéis, além de implantar manuais operacionais Unna. Disponibiliza um ecossistema de Inovação, Tecnologia e Boas Práticas para a indústria da hotelaria independente se manter constantemente atualizada e ganhar competitividade no mercado.

Roberto Bertino: um visionário da hotelaria brasileira

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Roberto Bertino
Roberto Bertino, Presidente e Fundador da Nobile Hotels & Resorts (Crédito: divulgação)

Roberto Bertino, presidente e fundador da Nobile Hotéis & Resorts transformou sua vocação em um negócio formado por pessoas e ideais. Desde os primeiros passos no hotel da família, em Recife, até a fundação da sua rede hoteleira, consolidou-se como um dos principais nomes da hotelaria nacional.

Formado em Administração e certificado como Certified Hotel Administrator (CHA) nos EUA, ele acredita que o verdadeiro diferencial de um hotel está nas pessoas. “Digo sempre aos nossos líderes que estamos no negócio de treinar e desenvolver pessoas. Quando cuidamos dos colaboradores, criamos experiências excepcionais para os hóspedes”, afirma.

Expansão internacional e reconhecimento no setor

Sob sua liderança, a Nobile Hotéis & Resorts expandiu-se pelo Brasil e América do Sul, além de iniciar sua entrada no mercado dos EUA. Para Bertino, o futuro do setor combina tecnologia e personalização: “A tecnologia otimizará processos, mas o toque humano continuará sendo essencial”.

Roberto Bertino integra a revista Paysage Entrevista de abril, que destaca os “20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira”. “Saber que posso formar líderes e contribuir para a realização dos sonhos de tantas pessoas é minha maior conquista”, adianta o hoteleiro.

Confira em abril a Revista Paysage Entrevista

Astronautas da NASA regressam à Terra após nove meses retidos no espaço (Veja fotos!)

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Astronautas da NASA
Uma cápsula da SpaceX cai no Golfo do México, terça-feira, 18 de março de 2025, com os astronautas da NASA Suni Williams e Butch Wilmore. © Keegan Barber/NASA via AP

Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams regressaram à Terra na terça-feira, encerrando uma saga que começou com um voo de teste falhado há mais de nove meses. As informações são da Agência Reuters e as fotos da NASA.

A cápsula da SpaceX chegou ao Golfo do México ao fim da tarde, poucas horas depois de deixar a Estação Espacial Internacional, pondo fim a 286 dias no espaço, após uma missão que deveria ter durado apenas uma semana, devido a problemas com a cápsula do Boeing Starliner.

Uma tripulação de substituição composta por Nick Hague da NASA e Alexander Gorbunov da Rússia voou numa cápsula da SpaceX no outono passado com dois lugares vazios para trazer Wilmore e Williams de volta à Terra.

“Que viagem”, respondeu Hague, o comandante da cápsula. “Vejo uma cápsula cheia de sorrisos de orelha a orelha”.

Space X entra na atmosfera (Crédito: NASA/Keegan Barber)
Astronautas da NASA
A cápsula da SpaceX chegou ao Golfo do México ao fim da tarde, poucas horas depois de deixar a Estação Espacial Internacional (Crédito: NASA/Keegan Barber)
Astronautas da NASA
A cápsula da SpaceX chegou ao Golfo do México ao fim da tarde, poucas horas depois de deixar a Estação Espacial Internacional (Crédito: NASA/Keegan Barber)
Equipe do Centro de Operações Espaciais da Nasa comemora chegada (Crédito: NASA/Keegan Barber)

‘Nove meses de preparação’

Durante a sua missão, Wilmore e Williams deram 4.576 voltas à Terra e percorreram 195 milhões de quilómetros até ao momento da amaragem. Williams estabeleceu mesmo um recorde no voo para a mulher com mais tempo de caminhada espacial na sua carreira.

Wilmore e Williams passaram rapidamente de convidados a membros de pleno direito da tripulação da estação, realizando experiências, reparando equipamento e fazendo passeios espaciais em conjunto.

“Isto foi feito ao longo de nove meses e eu não podia estar mais orgulhoso da versatilidade da nossa equipa, da sua capacidade de adaptação e de construção do futuro dos voos espaciais humanos”, afirmou Steve Stich, gestor do programa de tripulação comercial da NASA.

Astronautas da NASA
A astronauta Suni Williams momentos depois de sua chegada à Terra (Crédito: NASA/Keegan Barber)
Astronautas da NASA
O astronauta Butch Wilmore momentos após ser retirado da capsula (Crédito: NASA/Keegan Barber)

Volta para casa

Wilmore e Williams terão de esperar até saírem da nave de recuperação da SpaceX e serem transportados para Houston antes de se reunirem com os seus entes queridos.

Os três astronautas da NASA serão examinados por cirurgiões de voo enquanto se adaptam à gravidade, disseram as autoridades, e devem ser autorizados a voltar para casa depois de um ou dois dias.

De acordo com a AP, o Starliner continua a ser objeto de uma investigação de engenharia. Assim, a SpaceX lançará a próxima tripulação para a NASA já em julho.

Alerj debate políticas públicas de turismo e ações para fortalecer o setor

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O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, apresentou os resultado do turismo - Crédito: João Miguel Junior
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, apresentou os resultado do turismo - Crédito: João Miguel Junior

Na última terça-feira (18/03), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma audiência pública para discutir o Plano Estratégico do Turismo Fluminense. Sob a presidência do deputado Júlio Rocha, o encontro contou com a participação da vice-presidente da Comissão, deputada Célia Jordão, do deputado Samuel Malafaia e do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. Durante a sessão, Tutuca apresentou um panorama do setor e enfatizou as estratégias para fomentar o turismo no estado, incluindo iniciativas voltadas para as regiões interiores e um aumento na promoção do Rio no cenário internacional.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, Tutuca celebrou o crescimento expressivo do turismo internacional no Rio de Janeiro. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, o estado recebeu mais de 500 mil turistas estrangeiros, um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados reforçam o impacto positivo das ações de promoção do destino, tanto no exterior quanto no mercado interno.

O Rio de Janeiro segue como um dos destinos mais procurados do mundo, e os números comprovam isso. O aumento de 50% no fluxo de turistas internacionais no início de 2025 é reflexo do trabalho contínuo de promoção do estado, não apenas na capital, mas também no interior, que vem ganhando cada vez mais espaço nas nossas campanhas”, destacou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, que reforçou também a importância da Alerj no processo de retomada do aeroporto RioGaleão, que recuperou o seu protagonismo e aumentou o número de voos.

Além do crescimento do turismo internacional, a apresentação destacou o fortalecimento do turismo no interior do estado. Em 2024, 76 eventos foram patrocinados pela Setur-RJ em 40 municípios, incentivando o desenvolvimento do setor fora da capital.

Para 2025, o governo seguirá investindo na promoção dos destinos fluminenses com ações como feiras regionais, ampliação da infraestrutura turística e capacitação de profissionais e gestores públicos. No próximo dia 9 de abril, a Secretaria de Estado de Turismo promoverá o 2º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense, reunindo representantes municipais para debater estratégias, fortalecer a governança e aprimorar a gestão turística em todas as regiões do estado.

Temos um estado rico em diversidade e experiências turísticas. Queremos que o visitante que chega ao Rio de Janeiro conheça não só a capital, mas também os destinos do interior, que oferecem cultura, ecoturismo, gastronomia e muito mais. Para isso, estamos criando novos canais de promoção e fortalecendo a articulação com os municípios. O Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense será fundamental para alinharmos estratégias, compartilharmos boas práticas e ampliarmos o fluxo de visitantes em todas as regiões do estado – explicou Tutuca.

Tax Free: incentivo para o turismo e a economia

A implementação do Tax Free, Lei 10.644/24, que permite o reembolso de impostos (ICMS) em forma de cashback para turistas estrangeiros, também foi debatida na reunião. Segundo Tutuca, o governo está empenhado em regulamentar a norma ainda no primeiro semestre.

Conseguimos aprovar no Confaz a autorização do Tax Free no Brasil. Somos o primeiro estado a aprovar uma lei para implementar esse sistema. A legislação foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e faremos a regulamentação até o meio deste ano para que, no segundo semestre, já possamos usufruir do benefício. Nossa expectativa é de que R$ 2 bilhões sejam injetados na economia fluminense devido ao Tax Free – informou o secretário.

Também estiveram presentes o subsecretário Nilo Sérgio Félix, o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, e o consultor da Fecomércio-RJ, Otávio Leite, além de representantes do setor turístico e gestores municipais.

BeFly Travel inaugura primeira franquia em Taboão da Serra (SP)

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BeFly Travel inaugura primeira franquia em Taboão da Serra (SP) - Foto: divulgação
BeFly Travel inaugura primeira franquia em Taboão da Serra (SP) - Foto: divulgação

A BeFly Travel, uma franquia que atua no segmento de turismo com múltiplas marcas, acaba de se estabelecer em Taboão da Serra. Essa nova etapa marca um crescimento significativo da empresa no estado de São Paulo e ressalta sua dedicação em proporcionar experiências personalizadas que atendam a todos os perfis de viajantes.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a nova unidade está localizada no Shopping Taboão e abriu oficialmente suas portas na última sexta-feira (14), sob a liderança do franqueado Ali Said. Com mais de 22 anos de experiência no mercado de câmbio, Ali decidiu investir na BeFly Travel impulsionado pelo desejo de transformar o turismo através de experiências diferenciadas.

“A BeFly me conquistou pela liberdade que oferece ao agente de turismo. Aqui, não vendemos pacotes prontos, mas desenhamos a experiência ideal para cada cliente. Muitas vezes, o viajante nem sabe exatamente o que deseja e nosso papel é interpretar suas expectativas e criar um roteiro sob medida”, destaca.

Um dos grandes diferenciais da nova unidade é a proposta de ser um centro completo de serviços de viagem. “Quero que o cliente entre na minha loja e saia com tudo resolvido. Desde passagens, hospedagem, seguro e câmbio até despachante para vistos e passaporte, transporte e roteiros personalizados. Meu objetivo é que ele não precise buscar nada fora daqui”, explica.

O coquetel de inauguração contou com a presença da equipe de franchising da BeFly Travel, parceiros estratégicos, amigos e familiares do mais novo franqueado.

O conceito BeFly Travel

A BeFly Travel é uma rede de franquias que se destaca por oferecer produtos exclusivos e uma proposta inovadora de atendimento. Integrada ao ecossistema da BeFly, que engloba marcas como Flytour Consolidadora, Flytour Business Travel, Belvitur, STB e Vai Voando, a rede proporciona acesso a mais de 30 operadoras, 100 mil hotéis, cruzeiros marítimos, serviços de câmbio e parcerias com diversas companhias aéreas.

Com um conceito que une tecnologia e experiência do cliente, as lojas da BeFly Travel foram projetadas para oferecer um ambiente moderno e interativo, onde os viajantes podem explorar destinos e serviços de maneira inovadora.

O modelo permite que o agente de turismo seja, de fato, um consultor de experiências, com total flexibilidade para criar roteiros personalizados e atender qualquer necessidade do cliente.

Com a chegada ao Shopping Taboão, a BeFly Travel expande sua presença em São Paulo, levando a mais viajantes a proposta de um turismo humanizado, criativo e sem limitações. Como diz o slogan da rede, agora Taboão da Serra tem acesso a “Todas as viagens do mundo”.

Serviço

  • Endereço: Rod. Regis Bittencourt, 2643, KM 2715, Cidade Intercap – Taboão da Serra (SP)
  • Contato: (11) 97980-4488
  • Saiba mais no site oficial da Befly