sexta-feira, maio 2, 2025
Início Site Página 33

Presidente do HotéisRIO celebra aprovação do Senado sobre isenção de vistos

0
Vistos
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO - Foto: divulgação

A aprovação, nesta quarta-feira, dia 19, pelo Senado, de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), de autoria do senador Carlos Portinho, que dispensa da exigência de vistos turistas americanos, canadenses, australianos e japoneses foi uma decisão acertada.

*Por Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO

O fato desses países exigirem vistos dos cidadãos brasileiros que pretendem visitá-los faz com que determinados setores de nossa sociedade lancem mão do princípio da reciprocidade para também exigir deles o visto.

No entanto, é preciso levar em conta a necessidade do país de atrair mais visitantes do exterior.

Há anos que o Brasil não passa de 6 milhões de turistas estrangeiros. No setor de turismo, é comum a triste observação de que a cidade de Buenos Aires, sozinha, recebe mais turistas estrangeiros do que nosso país inteiro.

No último ano, houve um grande esforço das autoridades, como Embratur, para melhorar esse quadro, o que levou ao número recorde de 6,65 milhões de turistas internacionais. Mesmo assim, ainda é um número reduzido. Todo esse trabalho iria por água abaixo se os vistos voltassem a ser exigidos.

Entre os motivos para esse cenário desolador, destaco dois: a falta de promoção do Brasil no exterior e a malha aérea estrangulada, que limita o número de viajantes.

O turismo é uma vocação natural de nosso país, abençoado com uma natureza exuberante e dotado de uma cultura e hospitalidade reconhecidas internacionalmente. Nossa indústria gera milhões de postos de trabalho, diretos e indiretos, e contribui significativamente com a arrecadação tributária. No entanto, esses números poderiam ser muito melhores, devido ao nosso potencial.

Exigir visto de alguns países significa entravar o crescimento do número de visitantes estrangeiros, prejudicando não apenas o turismo, mas diversos segmentos de nossa economia.

Temos certeza de que os deputados da Câmara entenderão a importância de votar em sintonia com seus colegas de Congresso. O turismo e o Brasil agradecem.

*Por Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO

LATAM lidera mercado de voos Brasil-Chile e amplia conectividade internacional

0
LATAM
Na operação internacional, a LATAM mantém sua posição de liderança na conectividade entre o Brasil e o mundo, oferecendo voos próprios para 90 aeroportos internacionais (Crédito: Latam divulgação)

Segundo comunicado enviado ao DIÁRIO pela companhia aérea, a LATAM consolidou sua liderança no mercado de voos entre Brasil e Chile em 2024, transportando mais de 2 milhões de passageiros nas rotas diretas entre os dois países. O volume representa um crescimento expressivo de 59% em relação a 2023, quando 1,29 milhão de passageiros foram transportados.

Ainda, de acordo com a empresa, a LATAM alcançou uma participação de 67% no mercado Brasil-Chile, quando comparada com outras companhias aéreas que operam o mesmo trecho. Em termos de Assentos-Quilômetros Oferecidos (ASK), a participação da companhia chegou a 66%, com um aumento de 1,32 ponto percentual na comparação com o ano anterior.

Aumento da demanda impulsiona mais voos

A busca crescente por passagens entre os dois países levou a LATAM a ampliar em 50% sua oferta de voos na operação de janeiro e fevereiro de 2025. Somente nos dois primeiros meses do ano, foram realizados quase 2,5 mil voos em nove rotas ligando capitais brasileiras a Santiago.

O destaque vai para o aumento na frequência dos voos na rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago, que passou de 20 para 40 voos semanais, e na rota Florianópolis-Santiago, que saltou de 9 para 20 voos semanais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO pela Subsecretaria de Turismo do Chile, o Brasil ocupou a segunda posição em número de visitantes estrangeiros no país em 2024, impulsionado pela alta conectividade oferecida pela companhia aérea.

Frota e conectividade em expansão

A LATAM segue investindo no aumento de sua frota no Brasil. Nos últimos dois anos, a companhia ampliou sua capacidade em 13%, com a chegada de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Com isso, opera atualmente a maior malha aérea de sua história no país, com voos para 52 aeroportos nacionais.

De acordo com comunicado enviado ao DIÁRIO pela empresa, para 2025 estão previstas inaugurações de operações regulares em Pelotas e Ribeirão Preto, além de um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos (ASK).

Na operação internacional, a LATAM mantém sua posição de liderança na conectividade entre o Brasil e o mundo, oferecendo voos próprios para 90 aeroportos internacionais. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago, e já anunciou a nova rota Fortaleza-Lisboa para a alta temporada de 2025.

Mais empregos e capacitação

O crescimento da LATAM também reflete na geração de empregos. Segundo a companhia, o número de funcionários no Brasil aumentou 14% nos últimos dois anos, alcançando 20,5 mil colaboradores. Além disso, em janeiro de 2025, teve início a primeira turma da Escola LATAM, um programa de capacitação profissional voltado para o mercado de aviação, com 70 bolsistas.

Em fevereiro de 2025, a empresa abriu novo processo seletivo para contratar 900 tripulantes no país, reforçando seu compromisso com a qualificação e geração de empregos no setor aéreo.

Parceria com a Embratur fortalece turismo internacional

A expansão da malha aérea da LATAM está diretamente ligada à parceria com a Embratur, com o objetivo de promover o Brasil no exterior e fortalecer a conectividade internacional. Segundo a nota, o investimento na ampliação da frequência dos voos para a Europa e Estados Unidos está alinhado com as ações de promoção do Brasil no exterior, impulsionando o turismo internacional.

“A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que essa oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando em nosso país”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Líder no mercado doméstico e corporativo

A LATAM consolidou-se como líder da aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com uma participação de quase 39% no mercado doméstico (RPK) em 2024. No segmento corporativo, também mantém a liderança por dois anos consecutivos no ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

No mercado internacional, a companhia encerrou 2024 com 23,6% de participação de mercado (RPK), reafirmando sua posição de maior conectividade entre o Brasil e o mundo.

Turismo em Alta: feriados de Páscoa e Tiradentes impulsionam viagens em até 18%

0
Feriados de Páscoa
Na nota enviada ao DIÁRIO, Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, destaca que a duração do feriado incentiva o planejamento antecipado (Crédito: divulgação)

A combinação dos feriados de Páscoa e Tiradentes em 2025 promete aquecer o setor de turismo. Com um recesso de quatro dias (18 a 21 de abril), a Schultz Operadora projeta um crescimento expressivo de até 18% nas viagens nacionais, em comparação ao mesmo período de 2024. Para destinos internacionais, o aumento esperado é de 10%, condicionado à estabilidade do câmbio.

Planejamento favorecido pela folga prolongada

Na nota enviada ao DIÁRIO, Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, destaca que a duração do feriado incentiva o planejamento antecipado. “Esse intervalo prolongado permite que as pessoas se programem melhor, equilibrando custo e tempo de estada. O consumidor está mais atento às oportunidades de pacotes nacionais e internacionais, além de roteiros que possibilitam viagens com o próprio veículo”, explica.

Destinos religiosos em alta demanda

A época também intensifica a busca por roteiros religiosos. Segundo Rodrigues, destinos como Bento Gonçalves (RS), com a encenação da Paixão de Cristo, e Ouro Preto (MG), famosa pelos tapetes de serragem das procissões, ganham destaque. No exterior, os roteiros pela Semana Santa em Portugal, Espanha e Itália estão entre os mais procurados.

Turismo de experiências e lazer no Brasil e no Caribe

Outros destinos em alta incluem Ilhéus (BA) e Vila Velha (ES), pela ligação com o cacau e o chocolate. Cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná também se destacam pelo clima tranquilo e fácil acesso de carro. No Caribe, resorts como os de Punta Cana estão com aumento de reservas devido ao feriado prolongado.

XVII Convenção Schultz reúne profissionais em Curitiba

A Schultz Viagens realiza de 28 de março a 1 de abril sua XVII Convenção Schultz, em Curitiba, reunindo centenas de profissionais do turismo. O evento reforça o compromisso da empresa com o fortalecimento do setor e a troca de experiências entre agentes e especialistas.

XVII Convenção Schultz atinge limite de participantes dois meses antes sua realização

Luigi Rotunno: a hospitalidade como missão de vida

0
Luigi Rotunno, CEO do grupo La Torre (Foto: Divulgação)
Luigi Rotunno, CEO do grupo La Torre (Foto: Divulgação)

Luigi Rotunno é um dos destaques da próxima edição da revista Paysage Entrevista, que em abril trará o especial “20 Hoteleiros que Constroem a Hotelaria Brasileira”.

Reconhecido por sua trajetória de inovação e liderança na hotelaria brasileira, Luigi nasceu no Grão-Ducado de Luxemburgo, com descendência italiana. Rotunno encontrou no Brasil um destino para construir sua trajetória de sucesso, marcada pela paixão pela hospitalidade e pelo empreendedorismo social.

Uma visão além da hotelaria

À frente do Resort La Torre e ex-presidente da Resorts Brasil, Rotunno defende que a verdadeira essência do setor vai além da hotelaria convencional, priorizando a experiência do hóspede e o impacto social positivo na comunidade. Sua atuação é pautada por valores que integram qualidade de serviço, inovação constante e comprometimento com as pessoas.

Em uma prévia exclusiva, a revista revela como Luigi Rotunno se destaca por transformar desafios em oportunidades, consolidando Porto Seguro como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. A publicação promete inspirar leitores com histórias de liderança e dedicação que moldam o futuro da hotelaria no país.

Confira em abril a Paysage Entrevista: “20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira”

Veja hoteleiros que integram a Paysage Entrevista de abril:

Lizete Ribeiro: Liderança e inovação à frente da Rede Tauá

João Francisco Rodrigues: a visão inovadora por trás do Mavsa Resort

Sérgio Souza: liderança e gestão de pessoas como pilar da hotelaria

Alexandre Gehlen: tradição e inovação na hotelaria brasileira

 

Cativa anuncia 50 mil bloqueios aéreos para destinos nacionais e internacionais

0
Marcelo Adams, CEO da Cativa Operadora - Foto: divulgação
Marcelo Adams, CEO da Cativa Operadora - Foto: divulgação

A Cativa Operadora lança 50 mil bloqueios aéreos exclusivos para embarques em 2025, proporcionando conexões entre os principais aeroportos do Brasil e uma extensa seleção de destinos, tanto nacionais quanto internacionais. Com opções em diversos continentes, a empresa amplia sua atuação no mercado e reafirma seu compromisso em oferecer suporte estratégico aos Agentes de Viagens.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, no segmento internacional, a Cativa aposta em bloqueios para os destinos mais procurados da Europa, como Istambul, Copenhague, Barcelona, Milão, Roma, Londres, Lisboa, Paris e Viena. Além disso, destaca Cairo como aeroporto estratégico na África e Nova Delhi como um dos principais acessos ao continente asiático.

Na América do Sul, os destaques incluem Santiago, Bogotá, Cartagena, Montevidéu, Buenos Aires e Mendoza, enquanto no Caribe, os principais bloqueios aéreos estão direcionados para Punta Cana, Cancun, Aruba e Cuba. Já nos Estados Unidos, os grandes atrativos seguem sendo Nova York, Orlando e Miami.

Além dos destinos internacionais, os 50 mil bloqueios aéreos também impulsionam o turismo nacional, abrangendo Maceió, Jericoacoara, Fernando de Noronha, Natal e Bonito – este último ganhando destaque com o crescente interesse no ecoturismo.

“Ampliamos o número de bloqueios aéreos disponíveis para atender a demanda dos nossos parceiros Agentes de Viagens. Com uma oferta diversificada, seguimos fortalecendo nossa presença no mercado e garantindo opções para diferentes perfis de viajantes”, explica Marcelo Adams, CEO da Cativa.

Com essa estratégia, a Cativa Operadora reforça seu compromisso em oferecer tarifas competitivas, flexibilidade e suporte estratégico aos Agentes de Viagens, consolidando-se como uma referência no mercado turístico. Saiba mais no site oficial.

SITA e Orange Business reforçam conectividade da aviação com novo acordo

0
Aliette Mousnier-Lompé, CEO da Orange Business, e David Lavorel, CEO da SITA - Foto: divulgação
Aliette Mousnier-Lompé, CEO da Orange Business, e David Lavorel, CEO da SITA - Foto: divulgação

Com um grande avanço para a conectividade no setor aéreo, a SITA e a Orange Business renovaram sua parceria por mais cinco anos, dando continuidade a uma colaboração que já dura desde 2001. Essa renovação traz maior estabilidade a longo prazo e abre portas para novas oportunidades, com o objetivo de tornar a conectividade mais ágil e eficiente, beneficiando companhias aéreas e aeroportos ao redor do mundo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a SITA continua a parceria com a Orange Business para fornecer conectividade de classe global para a Indústria de Transporte Aéreo (ATI, sigla em inglês), oferecendo soluções de rede seguras, eficientes e resilientes. Como parte dessa colaboração, as duas empresas estão explorando oportunidades de trazer suas capacidades diferenciadas para criar serviços e plataformas digitais exclusivos e relevantes para a ATI. Além dos serviços de conexão, haverá um foco em áreas como segurança cibernética avançada; soluções para aeroportos e cidades inteligentes; e ferramentas de transformação digital para o setor. Isso possibilitará abrir caminhos para inovações que poderão redefinir o futuro da conectividade da indústria.

“A aviação prospera com uma conectividade rápida, segura e contínua. Nossa parceria duradoura oferece aos mais de 2.500 clientes globais e aos mais de 200 países e territórios que atendemos a estabilidade de uma sólida cooperação global, ao mesmo tempo em que obtemos acesso a soluções de comunicação mais inteligentes e flexíveis”, afirma David Lavorel, CEO da SITA. “Estamos nos baseando em um histórico de colaboração para impulsionar o setor, oferecendo conectividade mais rápida, segurança mais forte, além de desbloquear inovações em IA e mais sustentáveis.

Essa parceria não se refere apenas à continuidade, mas ao progresso. A SITA e a Orange Business estão explorando novas maneiras de ampliar os limites da conectividade na aviação, desde eficiências orientadas por IA até soluções avançadas de segurança. Ao permanecer à frente dos desafios do setor, essa colaboração está moldando o futuro de como as companhias aéreas e os aeroportos permanecem conectados.

“A parceria renovada com a SITA demonstra nosso compromisso de melhorar a conectividade da aviação com uma infraestrutura digital resiliente. Juntos, garantimos que as companhias aéreas e os aeroportos tenham a base para operar sem interrupções em todo o mundo, tornando as viagens mais fluidas para todos”, destaca Aliette Mousnier-Lompré, CEO da Orange Business. “Olhando para o futuro, continuaremos a inovar e transformar o setor por meio das soluções de comunicação mais avançadas, ajudando a tornar cada viagem uma experiência conectada.”

Essa renovação marca um passo significativo na estratégia mais ampla de transformação da rede da SITA, fortalecendo sua capacidade de oferecer soluções de conectividade prontas para o futuro da aviação. Com atualizações operacionais e de treinamento sendo lançadas em breve, a SITA e a Orange Business estão garantindo que os clientes e as equipes aproveitem ao máximo essa parceria renovada. O futuro da conectividade no setor é fruto dessa colaboração, sendo mais confiável, seguro e adaptável.

Santana do Ipanema (AL) realiza oficina para fortalecer o turismo local

0
Turismo
Oficina de Planejamento Turístico em Santana do Ipanema, em Alagoas - Foto: divulgação Prefeitura de Santana de Ipanema

A Prefeitura de Santana do Ipanema promoveu no último dia (12), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, uma oficina para aplicação da análise SWOT no planejamento turístico do município.

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico usada para identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, internos e externos, que podem auxiliar o poder público na tomada de decisões para o fortalecimento do turismo local.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante a reunião, com a presença de representantes dos setores público, privado e do associativismo, foram discutidas as potencialidades do município como as suas belezas naturais, a cultura rica e a construção do Santuário Turístico de Senhora Sant’Ana para atrair visitantes.

Também foram discutidos fatores como a infraestrutura do município, a atuação dos empresários locais e a importância das capacitações e parcerias para o desenvolvimento do setor.

“Já somos referência no turismo de aventura, somos uma cidade rica em cultura, história, gastronomia e estamos dando mais um grande passo para o desenvolvimento de toda a região com a construção do Santuário Turístico de Senhora Sant’Ana”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Renilde Bulhões, reforçando a importância de um planejamento estratégico integrado e eficaz para explorar o potencial do município e atrair ainda mais visitantes.

Diretor de Turismo do município, Sidnesio Moura fala durante a oficina - Foto: divulgação
Diretor de Turismo do município, Sidnesio Moura fala durante a oficina – Foto: divulgação

De acordo com o diretor de Turismo do município, Sidnesio Moura, a análise é um passo fundamental para a construção do plano de marketing turístico e o trabalho em conjunto, público e privado, demonstra a força da governança.

“A partir dessa oficina nós vamos ter uma base, dentro do planejamento estratégico, onde poderemos atuar para solucionar os pontos fracos e ameaças e potencializar as forças e oportunidades do nosso destino”, afirmou Sidnesio.

Para o empresário Jessé Alexandre, esse momento é importante na preparação do município para o presente e o futuro, com a construção do Santuário. “É muito importante a junção entre o poder público e o privado para que possamos desenvolver um turismo cada vez melhor”, concluiu.

TAP celebra retorno do voo Lisboa-Porto Alegre com Miolo Cuvée Brut em experiência exclusiva

0
TAP brinda retomada do voo Lisboa-Porto Alegre com Miolo Cuvée Brut - Foto: divulgação
TAP brinda retomada do voo Lisboa-Porto Alegre com Miolo Cuvée Brut - Foto: divulgação

No dia 1º de abril, a TAP celebra a retomada do voo Lisboa-Porto Alegre de forma especial. Pela primeira vez, a companhia, que tradicionalmente serve apenas rótulos portugueses, oferecerá aos passageiros o Miolo Cuvée Brut. Produzido no Vale dos Vinhedos com uvas Chardonnay da Vinícola Miolo, o espumante brindará esse momento marcante na retomada da conexão entre Portugal e o Rio Grande do Sul.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, ao pousar na Capital Gaúcha, parte dos passageiros, seguirão em uma programação a diversos destinos turísticos do Rio Grande do Sul. E, claro, o Vale dos Vinhedos, é parada obrigatória para um grupo de jornalistas portugueses, entre eles editores-chefes do Jornal O Público e da Revista Volta ao Mundo, confirmados para este voo, juntamente com o CEO da TAP, Luís Rodrigues. A recepção será conduzida pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), que também incluiu na agenda o Vale do Taquari e o Pampa.

Junto com a ação da TAP, a Miolo decola num voo de retomada, apostando no impulsionamento do enoturismo com turistas estrangeiros. Somente no Vale dos Vinhedos, a vinícola recebe mais de 200 mil visitantes todos os anos, oferecendo roteiros exclusivos como o DOVV Espumantes, DOVV Vinhos, Lendários, entre outros.

Miolo Cuvée no mundo

Com presença em 15 países, o Miolo Cuvée carrega a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). Primeiro espumante brasileiro a ser exportado, abriu as portas do Brasil para o mundo, enaltecendo a qualidade e diversidade do espumante nacional que caiu no gosto dos apreciadores de todos os continentes. Além de ser o espumante brasileiro mais vendido na França e de estar presente em Portugal, é a bebida oficial do Natal Luz de Gramado há quase 20 anos.

Governo de SP lança cursos de capacitação para mulheres no turismo; saiba como participar

0
Workshop da Academia do Turismo em São José dos Campos (Foto: Divulgação Setur-SP)
Workshop da Academia do Turismo em São José dos Campos (Foto: Divulgação Setur-SP)

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Camareira(o) e Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade, oferecidos em Osasco. As aulas são presenciais e fazem parte da Academia do Turismo, programa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Em 2024, a Academia do Turismo já disponibilizou 22 mil vagas, e, até março deste ano, foram adicionadas 11 mil novas oportunidades, totalizando 33 mil vagas para capacitação profissional na área.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os cursos de Camareira(o) e de Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade tem curta duração e são pensados para atender às demandas do mercado de turismo. “Conversamos com o setor turístico, para saber o que eles precisam no momento, e dialogamos mensalmente com os 25 parceiros da Academia para nos informarem quais cursos estão disponíveis. Dessa forma, conectamos o trabalhador ao mercado”, diz Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.

As novidades estão disponíveis a todos os perfis de público, mas são voltadas especialmente para as mulheres que venceram a violência doméstica e desejam trabalhar com hotelaria. Os cursos são desenvolvidos em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, coordenado pelas empresárias Chieko Aoki, da Blue Tree Hotels, e Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. O objetivo do grupo é criar medidas para ajudar mulheres vítimas de violência.

“Esta parceria é um marco significativo que demonstra como a colaboração entre sociedade civil e governo pode impactar a vida das pessoas mais vulneráveis. A ideia surgiu após uma palestra que eu e a Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, fizemos na Equipotel, em outubro de 2024, numa conversa com as mulheres do grupo. O tema do combate à violência e suas soluções já vem sendo trabalhado fortemente pelo grupo Mulheres do Brasil de Barueri e a parceria de sucesso aconteceu quando o Governo do Estado apoiou o nosso propósito no combate à violência doméstica. Nosso objetivo é de, juntos, gerarmos oportunidade de trabalho e de desenvolvimento profissional às vítimas como também prover o setor hoteleiro com profissionais capacitados e dedicados”, comenta Chieko Aoki.

Mulheres são maioria no turismo

De acordo com o Ministério do Trabalho, o turismo é um setor majoritariamente feminino (55%), e em São Paulo, são 31 mil mulheres em atividades regulares relacionadas ao turismo e cerca de 25 mil homens, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A participação feminina é ainda mais numerosa em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e no setor de alimentação.

“O lançamento dos cursos responde às demandas do mercado de trabalho e valoriza o papel fundamental dessas profissionais muitas vezes invisibilizadas. Com seu capricho e dedicação, elas transformam serviço em hospitalidade, elevando a experiência de todos. Além disso, a abertura de vagas para mulheres vítimas de violência representa um passo essencial para garantir dignidade e autonomia, promovendo inclusão e oportunidades reais de transformação”, disse Luiza Helena Trajano, Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Ao término dos cursos, os alunos recebem certificado, emitido pelo Senac, que apoia as iniciativas da Academia do Turismo. Além disso, a Prefeitura Municipal de Osasco e o CIEOSTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo também apoiam os cursos.

“Em um momento em que a hotelaria se destaca como um setor promissor e em crescimento, com alta demanda por profissionais qualificados, o Senac São Paulo reafirma seu compromisso com a educação de excelência para todos que buscam uma carreira na hospitalidade, nesta parceria priorizamos a capacitação de mulheres com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino na economia hoteleira. Com uma abordagem prática e alinhada às exigências do mercado, os cursos garantem formação sólida, preparando as alunas para desafios e oportunidades na área”, disse Daniela Mendes, Coordenadora na Gerência de Desenvolvimento educacional da área de Turismo e Hospitalidade no Senac São Paulo.

“Ao investir na formação de mulheres, a Secretaria contribui para uma força de trabalho mais diversa e hábil, impulsionando o crescimento econômico e social da cidade. Capacitar mulheres é uma estratégia essencial para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho, garantindo maior representatividade e equidade de oportunidades”, disse Talita Bottas, titular da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, ligada à Prefeitura de Osasco.

“A indústria do Turismo é a que mais precisa de recursos humanos para seu desenvolvimento, afinal, apenas o ser humano tem a sensibilidade do encantamento, conseguindo transmitir as emoções e contar histórias de lugares, pessoas, atrativos turísticos e culturais, até mesmo nos grandes centros urbanos onde o turismo de negócios é muito forte. Por isso o Cioeste, possui uma ativa Câmara Técnica de Turismo, e apoia os cursos da Academia do Turismo para que possam ser qualificados os recursos humanos tão preciosos para o setor”, disse Luiz Américo Liza Junior, Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer da Estância Turística de São Roque e Coordenador da Câmara Técnica de Turismo do Cioeste.

As inscrições se encerram no dia 31 de março e a primeira turma de “Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade” realiza os estudos em abril, e a de Camareira(o) inicia em maio.

Confira todas as datas e horários dos cursos

Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade

  • Período do curso: 14/04/2025 a 30/04/2025
  • Segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h às 12h
  • Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade

  • Período do curso: 09/06/2025 a 25/06/2025
  • Segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30
  • Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

Camareira(o): técnicas, procedimentos e excelência no atendimento

  • Período do curso: 06/05/2025 a 05/06/2025
  • Terças e quintas-feiras, das 08h às 12h
  • Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP
    (Aulas práticas em hotel parceiro)

Camareira(o): técnicas, procedimentos e excelência no atendimento

  • Período do curso: 01/07/2025 a 31/07/2025
  • Terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30
  • Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP
    (Aulas práticas em hotel parceiro)

Para se inscrever, acesse o site oficial ou envie um e-mail para: turismo@sp.gov.br

Azul abre vendas de passagens de Recife para Madri e Assunção

0
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul

A Azul, líder em número de voos e destinos no Brasil, inicia nesta quinta-feira (20) a venda de passagens para duas novas rotas internacionais partindo de Recife. A companhia passa a oferecer voos diretos para Madri, na Espanha, em uma operação regular a partir de junho — marcando a primeira vez que a empresa conecta a capital pernambucana à Europa.

Além disso, a Azul retoma a rota Recife-Assunção, no Paraguai, com voos sazonais em julho. Esta será a segunda vez que a companhia opera o trecho, após o sucesso registrado no ano passado.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o novo voo direto de Recife para Madri irá conectar o Brasil à capital espanhola, famosa por sua história, cultura, gastronomia e vida vibrante, além de proporcionar aos turistas europeus uma porta de entrada no terceiro maior hub da Companhia, atendendo à demanda de Clientes brasileiros e espanhóis.

“Somos o principal hub da Azul no Nordeste. Com esse novo voo para Madrid, ampliamos não apenas as opções de destinos, mas também fortalecemos as conexões internacionais, abrindo novas oportunidades para o turismo e os negócios em Pernambuco”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

A escolha da capital pernambucana para receber a rota foi estratégica, já que a cidade é o principal ponto de conectividade e o maior hub da Companhia no Nordeste. Atualmente, Aeroporto Internacional dos Guararapes opera 46 rotas, tanto domésticas quanto internacionais.

A cidade se tornou uma ligação fundamental para outros destinos no Nordeste, no Norte e no Sul do Brasil, além de ser um elo importante para voos regionais e internacionais. Só em 2024, foram mais de 29 mil decolagens a partir de Recife, totalizando 3,8 milhões de assentos ofertados a partir da capital pernambucana.

“Recife tem uma importância estratégica por ser um dos principais centros de conectividade do Nordeste brasileiro. Pernambuco possui grande influência regional e atende a todos os critérios de conectividade necessários para oferecer aos clientes uma nova porta de entrada para a Europa, de forma mais ágil e eficiente, deixando cada vez mais a malha da Azul robusta na cidade pernambucana”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

“A Azul Linhas Aéreas, responsável por essa nova rota, já conecta Recife a diversos destinos internacionais. A inclusão de Madrid em sua malha aérea reforça ainda mais a relevância do nosso aeroporto, consolidando a posição de Pernambuco no cenário internacional”, disse a governadora em exercício, Priscila Krause.

Confira os dias e horários dos voos para Madri

 

Confira os dias e horários dos voos para Assunção

Saiba mais no site oficial da Azul Linhas Aéreas.