Acontece nesta terça-feira (15), o 8º Fórum Brasileiro de Hotéis independentes, um espaço para trocas de conhecimentos e informações importantes para a hotelaria independente. O Fórum é conduzido pela Ameris Hotéis, a primeira e maior rede de hotéis independentes do Brasil.
De acordo com o CEO da Ameris Hotéis, Nuno Jesus, o tema principal será a Inovação e Eficiência na Gestão Hoteleira – Estratégias Integradas para o Sucesso. “É uma oportunidade para profissionais do setor hoteleiro obter importantes insights para o seu negócio por meio de ações mais eficazes, inovadoras e competitivas”, afirma Nuno ao DIÁRIO.
O evento acontece todos os anos, proporcionando um ambiente propício para discussão e reflexão sobre perspectivas e oportunidades para hotéis, meios de hospedagem.
“Manter um hotel competitivo é um desafio que exige planejamento e estratégias inteligentes, por isso, é muito importante para a performance do seu hotel estar atento às tendências do mercado”, afirma Nuno Jesus.
O evento é gratuíto e online, aberto a hoteleiros, consultores, fornecedores e veículos de mídia do trade. Contará com palestrantes com amplo conhecimento e experiência em hotelaria.
“Será uma oportunidade para você absorver e compartilhar conhecimentos, destacando-se da concorrência e construindo uma reputação sólida, atraindo e retendo clientes satisfeitos”, completa Nuno.
Veja a grade de palestrantes:
Nuno André Jesus – CEO Ameris Hotéis
Natural do Porto/Portugal, residente no Brasil desde 2014 e atua na hotelaria pelo qual tornou-se um grande apaixonado. Formado em processos gerenciais com MBA em gestão empresarial, está sempre atualizado em relação as tendencias e inovações do segmento hoteleiro. Em sua trajetória profissional atuou em todas as áreas de um hotel, o que lhe agregou ampla experiência para gerir empreendimento importantes nas empresas nacionais e internacionais pelas quais passou. Atualmente é o CEO da primeira e maior rede de hotéis independentes do Brasil.
Rodrigo Teixeira – CEO – Asksuite
Rodrigo Teixeira é formado em Administração de Empresas, com mais de 10 anos de experiência em Marketing e Vendas na Hotelaria. Em 2018, fundou e é desde então CEO da Asksuite. A empresa foi premiada por cinco anos consecutivos, pelo Hotel Tech Awards, como o melhor Agente de Reservas Omnicanal com IA para hotéis de todo o mundo. Em 2019, passou a fazer parte do seleto grupo de empresas Scale-ups da Endeavor. A Asksuite já atendeu mais de 90 milhões de viajantes de 3.700 propriedades clientes em 80 países. Seu propósito é simplificar a comunicação direta entre hotéis e viajantes.
Ricardo Souza – Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios
Bacharel em Hotelaria pela Universidade SENAC, Certificação em Gestão de Receitas pela Universidade de Cornell, Certified Revenue Management Executive pela HSMAI. Mais de 15 anos trabalhando na indústria hoteleira, tanto em vendas quanto, em grande parte, em Gestão de Receitas. Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios e Líder de Equipe para México e LATAM na Lighhouse.
Nádia Santos
Graduada em Psicologia – CRP 72935, é especialista em Administração de Marketing, Comércio Exterior, MBA Executivo de Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas – FGV e Mestre na linha de pesquisa: Espaço, Cultura, e Sociedade – Ciências Sociais. Certificada em Gestão de empresas familiares – INSPER, Proprietária da empresa Personalis. Nádia Santos, trabalha como consultora em empresas familiares na governança e formação de sucessores, ministra treinamentos para liderança, atua com programas estruturados de Coaching e Mentoring para gestores e sucessores. Professora de MBA da Fundação Getúlio Vargas FGV. Autora dos livros: Planejamento e Liderança: conceitos, estratégias e comportamento humano. Editora Érica. Empresas Familiares: estudo abordando pequenas e médias empresas bem-sucedidas. Editora Alta Books. Apaixonada por pessoas, animais, cinema e pipoca.
Cristiano Placeres
Sócio Executivo da V4 Company, atua há mais de 25 anos diretamente no setor do Turismo, onde construiu uma sólida carreira na área de Vendas, Marketing, Desenvolvimento de Produtos, Revenue e Yield Management. Antes de dedicar-se à V4 Company, sua última posição foi como Diretor de Produtos Internacionais da CVC CORP, maior grupo de turismo da América do Sul, liderando um grande time em 9 países. Atuou à frente de centenas de campanhas de vendas responsáveis por receitas anuais de mais de R$2 bilhões em vendas.
Daniel Wagner
Atuante no trade hoteleiro de Ponta Grossa (PR), Daniel Wagner equilibra diferentes funções e negócios em seu dia a dia. Com mais de 20 anos de experiência no setor de Turismo, é sócio do Planalto Select Hotel Ponta Grossa, o mais bem avaliado da cidade. Desde 2000, atuante em movimentos associativistas empresariais. Começando como membro do Conselho Jovem da ACIPG (Associação Comercial Industrial Empresarial de Ponta Grossa) e, mais tarde, participando da fundação do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau como primeiro presidente, de 2005 a 2009. De 2010 a 2022 também esteve à frente da Diretoria de Turismo da ACIPG. Atualmente ocupando a presidência do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais. Junto com a esposa Michelle é sócio da Central Park Administradora de Estacionamentos Ponta Grossa. Daniel Wagner também é idealizador da Rota 01, rota turística que celebra a primeira viagem de mototurismo da América do Sul (1923, de Ponta Grossa a Antonina – PR)
Henrique Severien
Empresário do setor hoteleiro e atual administrador do hotel do Aeroporto Internacional de Brasília pela rede Accor. Atua na área desde 1996 com passagem pela Europa nas redes Caesar Park e TAJ International Hotels. No Brasil integrou a Blue Tree Hotels além das redes locais Pontes Hotéis e Resorts e Rede Bittar. Agrega as funções de Presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Distrito Federal e Membro Titular do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal. Recebeu em 2023 o prêmio de Profissional Destaque da Hotelaria pela ABBTUR – Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo. Formado em International Hospitality Management pela faculdade Les Roches na Suíça – 1999 e International Baccalaureate Diploma com ênfase em Economia pela St. Julian`s School em Portugal – 1996
Desde o anúncio da parceria, as aéreas transportaram 2 milhões de passageiros em mais de 11 mil voos, consolidando sua rede combinada como a parceria de JV número 1 conectando as Américas do Sul e do Norte, com mais de 300 destinos atendidos
Dois anos após o início de sua joint venture, a Delta e a LATAM Brasil informam que, desde 2022, a parceria permitiu um crescimento de 58% na oferta de assentos. Isso se traduz em quatro novas rotas (São Paulo-Atlanta #2, Rio de Janeiro-Atlanta, Rio de Janeiro-Nova York e São Paulo-Los Angeles), mais de 11 mil voos operados e 2 milhões de passageiros transportados* entre o Brasil e a América do Norte.
“Nossa aliança com a LATAM está mais amadurecida e não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados. Além da associação comercial que comprovadamente é um sucesso, temos uma parceira com os mesmos princípios da Delta: colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos, priorizando a segurança e o bem-estar de nossos funcionários e clientes”, disse Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil. “Ressalto também a importância da capilaridade da rede da LATAM no Brasil, que é fundamental para trazer a São Paulo e Rio de Janeiro os viajantes de outras partes do Brasil que embarcarão em nossos voos, garantindo conexões mais rápidas e confortáveis para eles, o que se soma a uma experiência de viagem integrada e de alto nível, inúmeros benefícios recíprocos para os passageiros frequentes e vantagens especiais para os clientes corporativos”.
Nos dois anos da JV, as empresas aéreas lançaram conjuntamente os voos regulares Rio de Janeiro-Atlanta (operado pela Delta) e São Paulo-Los Angeles (operado pela LATAM), além da segunda frequência diária São Paulo-Atlanta e a rota sazonal entre Rio de Janeiro e Nova York-JFK, ambas da Delta. A expansão reflete o interesse e a demanda por viagens entre Brasil e América do Norte, além de destacar o papel chave que o País desempenha dentro da JV, consolidando a importância estratégica do Brasil no mercado de aviação das Américas.
“A LATAM continua sendo a melhor parceira da Delta dentro do Brasil e da América do Sul. Além da complementariedade, o foco estratégico e o cuidado em oferecer uma excelente experiência ao cliente, os números da operação demonstram a potência que a união das duas companhias representa em conectividade e oferta”, disse a diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra.
No âmbito geral da aliança, a joint venture Delta-LATAM também comemora o segundo aniversário com conquistas notáveis, solidificando sua posição como a melhor opção para viajantes entre as Américas do Norte e do Sul. Nos últimos dois anos, a parceria registrou um impressionante crescimento de 68% no número de voos na região, operando 32.360 voos e transportando 5 milhões de passageiros entre as Américas do Norte e do Sul.
Outros marcos importantes no segundo ano de operações conjuntas foram a entrada do Equador no escopo da JV, que se junta a Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, bem como o aprimoramento das operações de carga.
Com Atlanta (ATL), Boston (BOS), Los Angeles (LAX), Miami (MIA), Nova York (JFK) e Orlando (MCO) como portões de entrada na América do Norte e Bogotá (BOG), Cartagena (CTG), Fortaleza (FOR), Lima (LIM), Quito (UIO), Rio de Janeiro (GIG), Santiago (SCL) e São Paulo (GRU) como portões de entrada na América do Sul, a joint venture Delta-LATAM operou até 25 rotas sem escalas nos primeiros dois anos, aproximando cidades importantes em ambos os lados do continente, o que inclui a rota sazonal Santiago-Orlando, lançada este ano e mais um voo que ajuda a confirmar nossa rede combinada como a parceria de joint venture número 1 conectando a América do Sul e a América do Norte, com uma rede que abrange mais de 300 destinos.
Executivo participou da fundação da Azul Linhas Aéreas, em 2008, e hoje ocupa a vice-presidência técnica da companhia
Flávio Costa, um dos fundadores da Azul Linhas Aéreas, acaba de ser homenageado com o batismo de uma aeronave para marcar e comemorar os seus 50 anos de trabalho na Aviação comercial brasileira. O executivo teve o seu nome estampado na fuselagem de um dos 27 Cessna Grand Caravan da Azul Conecta, empresa responsável pelos voos regionais da Azul e na qual ele presidiu de 2020 a 2024.
“Ao longo de minha trajetória na Aviação, eu já tive momentos muito felizes, mas nenhum se assemelha ao recebido hoje: dar o meu nome como batismo de um avião da Azul Conecta, o “meu bebê” que me trouxe muitas alegrias, além de um notório enriquecimento profissional”, disse Flávio, ao receber a homenagem.
Ocupando atualmente o cargo de vice-presidente Técnico da Azul, Flávio Costa iniciou no setor na antiga Cruzeiro do Sul Serviços Aéreos e passou por empresas como Varig, Pluna, EuroAtlantic e Ocean Air, até chegar em 2008 na Azul, quando foi, na época, o responsável pela certificação inicial da companhia junto à Anac.
“Olhar para o passado me traz boas lembranças. Hoje, completando cinco décadas na Aviação, sinto orgulho do que conquistei e do caminho que percorri e agradeço imensamente a todos com quem cruzei nessa jornada”, completou o executivo.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) oferece 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards.
O Programa de Excelência e Gestão Hoteleira (PEGH), desenvolvido pela Resorts Brasil em parceria com a FGV é uma iniciativa pioneira no mercado com o objetivo de desenvolver executivos para liderar o setor, com foco na gestão estratégica e no aprimoramento do desempenho, preparando líderes para enfrentar desafios e impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade do mercado.
A primeira turma já está completa, e a demanda foi tamanha que a Resorts Brasil já estuda, juntamente com a FGV, o lançamento da segunda edição, com início previsto para o primeiro semestre de 2025. O PEGH foi lançado em 16 de setembro, na FGV, em uma cerimônia que reuniu líderes da hospitalidade e do turismo, integrantes do corpo gestor e docente do PEGH, para celebrar a iniciativa.
Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil, fez a abertura, onde destacou a importância simbólica da apresentação: “Ontem, 15 de setembro, foi comemorado 70 anos dessa ‘casa FGV-EAESP’, uma data muito simbólica para fazer esse lançamento.” Ele reforçou que a educação é um dos pilares fundamentais da Associação: “Dentre os pilares que a Resorts Brasil representa, quatro temas são muito importantes e ganham muita força se construídos de maneira coletiva pelo setor de turismo: inovação, relações governamentais, ESG e educação.”.
Segundo Felipe Castro, Vice-presidente de Operações da Resorts Brasil, foram entrevistados diretores e gestores operacionais para entender o tipo de programa em que eles gostariam de participar. Com base nessas informações, foram identificados os temas prioritários e as instituições de ensino mais relevantes para os profissionais do setor, levando à parceria com a FGV. “Estamos iniciando um movimento conjunto e coletivo de repensar como formamos e requalificamos as nossas lideranças permanentemente”, afirma Felipe Castro.
Primeiro módulo
O PEGH, programado para começar na noite de 14 de outubro, será ministrado de maneira semipresencial (com aulas online e duas imersões presenciais em São Paulo), em formato síncrono, e está dividido em três módulos. O primeiro módulo, denominado Liderança e Gestão, ocorrerá entre outubro e novembro, com encontros específicos nos dias 21 de outubro e 25 de novembro. Esse módulo foca no papel do líder em hotéis e resorts em ambientes instáveis, desenvolvendo habilidades para inspirar e engajar equipes dentro do propósito organizacional. Paul Ferreira (FGV) conduzirá as atividades, contando com o apoio da Ana Biselli Aidar (Resorts Brasil) e da participação de especialistas do setor como Antonio Dias (Royal Palm Hotels & Resorts) e Lizete Ribeiro (Grupo Tauá). Paul Ferreira ressalta: “É uma abordagem que vai no sentido de realmente aproximar a indústria com o mundo acadêmico e que isso se materializa com esse programa”.
Segundo módulo
O segundo módulo, que acontece de novembro a março, focará na “Experiência do Cliente” para aprimorar a capacidade dos participantes em identificar e atender às necessidades dos consumidores, transformando-os em defensores da marca. Patrícia Boaventura (FGV) conduzirá as aulas, com o apoio do Paulo Mélega (Atrio Hotel Management) e com a participação de especialistas do setor, Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), Guilherme Martini (Atlantica Hotels) e Trícia Neves (Mapie) nos encontros agendados para os dias 5 de novembro e 13 de março. Segundo Patrícia, o objetivo é “promover discussões práticas e trazer conceitos relevantes para aprofundar a bagagem dos profissionais e, assim, colaborar na tomada de decisão”. A professora Patrícia também ressalta o interesse da instituição em estreitar laços com o setor, compartilhando o conhecimento produzido: “Queremos devolver para a sociedade o que desenvolvemos aqui, impactando não só resorts, hotéis e parques, mas o turismo como um todo, um setor econômico fundamental”.
Vale destacar que, entre os dias 10 e 15 de novembro, acontecerá em Lisboa, Portugal, a Missão Empresarial Web Summit, organizada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, AtlanticHub e NoGap, com o apoio do Turistech Hub. Como atividade extracurricular (opcional), os alunos do PEGH são estimulados a participar dessa programação especial dedicada a refletir como a tecnologia pode ser aplicada para solucionar os principais desafios enfrentados pelo setor hoteleiro. Após o Web Summit, será realizada uma masterclass com a participação do Roberto Tavares (Nest), de representantes do Turistech Hub e dos alunos do programa presentes na missão. Essa masterclass tem como objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos no evento, ampliando a compreensão dos participantes sobre as inovações apresentadas na capital portuguesa.
Além disso, será oferecido, também como opcional aos alunos do Programa, um nivelamento antes do início do terceiro módulo, com foco em análise de dados aplicada à hotelaria. A atividade acontecerá entre os dias 20 a 24 de janeiro e será conduzida pela Patrícia Boo (STR), com a participação do Ricardo Mader (JLL) e Thais Perfeito (HotelInvest), possibilitando ainda que os participantes se prepararem para obter a certificação internacional em Certification in Hotel Industry Analytics (CHIA).
Terceiro módulo
O terceiro e último módulo, que será ministrado de fevereiro a março, com foco em “Business Analytics”, tem como objetivo desenvolver habilidades analíticas que possibilitem o aprimoramento nas tomadas de decisões estratégicas em ambientes empresariais interdependentes. Lilian Carvalho (FGV) liderará este módulo, com o apoio do Roland de Bonadona (BHC Consultoria), e também contará com a participação de especialistas como Abel Castro (Accor Américas), Cristiano Gonçalves (Hyatt Hotels) e Eduardo Malheiros (Grupo Wish) nos dias 17 de fevereiro e 31 de março. Segundo Lilian Carvalho, “o objetivo do programa é ampliar o ferramental dos executivos e impactar positivamente a sustentabilidade e a competitividade dos negócios”.
Roland de Bonadona destaca a importância do projeto: “Estou impressionado com a ambição desse projeto, pelo propósito que ele tem e pelo sentido em termos de cooperação entre as empresas e o mundo acadêmico”. Ele também reforça a necessidade de um esforço conjunto para promover a participação: “Os profissionais têm a vontade de aprender, mas não é só isso. As empresas precisam incentivar seus profissionais a participarem desse programa. Para isso acontecer, é necessário um terceiro parceiro, como associações, para viabilizar essa colaboração dentro do ambiente acadêmico”.
Construção colaborativa entre professores e alunos
Assim, ao longo de 6 meses, os alunos contarão com uma metodologia a partir de uma construção colaborativa, ou seja, alunos e professores trabalharão em conjunto ao longo do desenvolvimento das aulas. O início do curso será marcado por uma masterclass com o tema “Transformações e Desempenho: o líder como catalisador da qualidade na Gestão” será ministrada no dia 14 de outubro via Zoom com a participação dos professores da FGV João Lins, Paul Ferreira e Lilian Carvalho, assim como dos membros da diretoria da Resorts Brasil, o presidente do conselho Marcelo Picka Van Roey, do Vice-Presidente de Operações Felipe Castro e da presidente executiva Ana Biselli Aidar.
Para o encerramento do programa, outra masterclass com o tema “Um olhar para além da hotelaria” também já está programada, contando com as participações de André Pousada (Royal Caribbean), Doreni Caramori (Grupo All) e Jurema Monteiro (Abear). A gestão de crise será um dos temas abordados.
Na reunião do conselho, ocorrida antes do lançamento oficial do PEGH, João Lins, Diretor Executivo do FGV In Company, destacou: “Hoje, a formação de quadros de gestão, como tem sido um pouco na nossa história, é um dos grandes gargalos do desenvolvimento do país”. Ele também afirmou a importância do projeto no campo de pesquisas, a fim de promover o desenvolvimento econômico e social. Isso ajuda a alimentar a pauta de pesquisa para que os estudos que são feitos aqui dentro da Fundação tenham um impacto no mercado e um valor agregado.
Caio Luiz de Carvalho, professor da FGV e ex-ministro do Esporte e Turismo, celebra o lançamento do programa de formação de novos líderes, destacando a importância da iniciativa para o setor. “O nosso setor é frágil, e vejo que vocês têm um papel fundamental em uma entidade como a Resorts Brasil”, afirma. Ele reforça a credibilidade da FGV na formação de gestores e administradores competentes, preparados para o mercado de trabalho. “Estou há 21 anos na FGV porque aqui entendo que as coisas são mais reais e práticas, sem o excesso de academicismo. Nós nos esforçamos para que os alunos que saem daqui façam bem o seu trabalho lá fora”.
Integração entre a Acadêmica e o Mercado no Setor de Turismo e Eventos
Durante o lançamento oficial do programa, Paul Ferreira, professor da FGV, destacou a relevância do curso em aproximar a indústria do setor acadêmico, especialmente em um momento de grandes transformações tecnológicas que estão impactando o setor hoteleiro e o comportamento dos consumidores. Segundo ele, a colaboração com a Resorts Brasil reúne o melhor dos dois mundos: as pesquisas desenvolvidas pela Fundação e as questões práticas enfrentadas pelas organizações. A presença de especialistas no curso também proporcionará aos novos gestores experiências valiosas para a solução de problemas concretos. Para Paul, investir no desenvolvimento dos profissionais é essencial para o crescimento sustentável do setor.
Roland Bonadona reforçou a ambição e o propósito do projeto, ressaltando a importância da cooperação entre empresas e academia. Ele mencionou que, embora a análise de dados não fosse um tema abordado com profundidade nas faculdades anteriormente, hoje é essencial para que o setor hoteleiro se adapte às demandas do mercado online, além de estar preparado para lidar com o público de forma mais estratégica. Por isso, programas como o PEGH são fundamentais para formar gestores capazes de enfrentar esses novos desafios.
Ao final do evento de lançamento, Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil, ressalta: “A educação é essencial para impulsionar o turismo como um todo. Com o PEGH, esperamos inspirar as principais lideranças do segmento de turismo e eventos a adotar iniciativas semelhantes, promovendo assim o desenvolvimento e a qualificação em toda a cadeia produtiva”.
Sobre o programa
O corpo diretivo do PEGH é composto por João Lins e Lilian Carvalho, da FGV, e Marcelo Picka Van Roey, Ana Biselli Aidar e Felipe Castro, da Resorts Brasil. O processo seletivo da segunda turma está previsto para acontecer a partir de novembro de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo devem fazer sua pré-inscrição por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/XZzetN5depMMXxNt7. Para mais informações sobre o programa, entre em contato com a Resorts Brasil (fernanda@resortsbrasil.com.br) ou com a FGV (lilian.carvalho@fgv.br).
Recife será a sede do CEO Weekend 2024, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro, no Novotel Recife Marina.
Em nota enviada ao DIÁRIO, a organização informa que o evento acontece pela primeira vez fora de São Paulo e é uma realização da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE), que anunciou a participação dos principais promotores de feiras do país associados. Os líderes do setor estarão reunidos para discutir a eficiência das feiras de negócios, promovendo um ambiente de colaboração e troca de ideias, que visam impulsionar transformações positivas para a indústria do turismo de eventos.
O evento acontecerá no Complexo Porto Novo Recife, com recepção dos participantes no Novotel Recife Marina. O grupo aproveitará a viagem para uma visita técnica ao Recife Expo Center, o primeiro centro de convenções da capital pernambucana. A inauguração do equipamento tem sido comemorada pelos empresários do segmento, pois o espaço possui dez salas multifuncionais, um auditório moderno para 1.500 pessoas e um pavilhão de 4.100 m², totalizando 8.000 m² na área central da cidade, em frente ao Novotel Recife Marina. O local está preparado para receber feiras, exposições, eventos corporativos e congressos científicos nacionais e internacionais.
Tatiana Menezes, diretora regional em Pernambuco da UBRAFE, foi responsável, ao lado do gerente geral do Novotel Recife Marina, Gustavo Alves, pela articulação da vinda do grupo ao Recife e destaca a importância de trazer o CEO Weekend para o Estado. “Esta edição é uma oportunidade única para discutirmos temas fundamentais que impactam diretamente o setor de feiras e eventos. A cidade, conhecida por sua cultura vibrante e potencial econômico, é o cenário ideal para esse encontro”, afirma.
“É com grande entusiasmo que recebemos a reunião da UBRAFE no Novotel Recife Marina. Este evento é uma oportunidade única de mostrar o poder da nossa cidade e a sinergia entre o hotel e o Recife Expo Center, um projeto que reflete a excelência em infraestrutura para eventos. Estamos confiantes de que essa parceria contribuirá para fortalecer o setor de promoção comercial, conectando pessoas e negócios de maneira impactante e inesquecível”, enfatiza Luiz Gustavo Moura Alves, gerente geral do Novotel Recife Marina.
O CEO Weekend contará com a presença de CEOs, proprietários de venues, promotores de feiras e fornecedores especializados, que juntos explorarão questões críticas, como a gestão de tempo na montagem de estandes, a funcionalidade versus estética nos projetos de estandes e a necessidade de atualização regulatória para atender às demandas do mercado atual.
Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE, enfatiza: “É crucial discutirmos as variáveis que afetam o retorno sobre investimento (ROI) nas feiras. Somente compreendendo os fatores que impactam a eficiência do setor podemos avançar em direção a um modelo mais produtivo”.
Além dos debates sobre eficiência, o evento também abordará questões de regulamentação, características ideais de estandes e o papel das venues no sucesso das feiras. A última edição do CEO Weekend gerou insights sobre práticas de sustentabilidade, e a expectativa é que esta edição traga novas perspectivas para a evolução do setor.
A UBRAFE, fundada em 1986, representa uma rede de mais de 2.000 feiras e eventos que geram mais de R$ 1 trilhão em negócios anualmente, fortalecendo a promoção comercial no Brasil. Para mais informações sobre o evento e a programação, visite www.ubrafe.org.br
A partir de hoje, os voos que partem do aeroporto Bartholomeu de Gusmão com destino a Viracopos, em Campinas, focam os clientes em viagens corporativas para grandes centros do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre
A Azul, que, para manter-se como maior companhia em números de voos e cidades atendidas no país, tem ampliado cada vez mais a sua atuação regional, acaba de decolar com suas novas operações em Araraquara, interior de São Paulo.
A partir de hoje, serão quatro voos diários que devem, em princípio, conectar os clientes do aeroporto Bartholomeu de Gusmão ao de Viracopos, em Campinas, localizado a cerca de 200Km por terra e o principal hub da companhia no estado. Com tempo estimado de 50 minutos a viagem, os voos partem do Bartholomeu de Gusmão às 6h30, 10h40, 15h30 e 19h20 e retornam de Viracopos (Campinas), com decolagens às 9h25, 14h05, 17h55 e 22h30.
Segundo Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, o objetivo é atender, principalmente, a uma crescente demanda de clientes que frequentemente fazem viagens a negócio entre as cidades e desejam encurtar seus trajetos, com mais agilidade, segurança e conforto. Mas, a depender da procura, essas operações podem ser ampliadas para outros perfis de clientes.
“A partir de Viracopos, os nossos clientes terão conexões com outros 61 destinos. Por isso, aos poucos e a depender da movimentação, podemos pensar em lançar novas rotas para conectar Araraquara diretamente a cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. E também aproveitar a presença de lojas da Azul Viagens e da Azul Cargo para entender as necessidades de cada perfil de cliente na cidade”, explica Vitor Silva.
A retomada dos voos da Azul, a partir de hoje, deverá movimentar a circulação de passageiros no Bartholomeu Gusmão, os negócios e o Turismo. E as autoridades reforçaram essa importância não só para a cidade, que é atualmente a sede de grandes empresas, mas para todo os municípios da região.
“É um dia marcante para a aviação paulista. Estamos trazendo novamente a conectividade aérea para a Região Central, por Araraquara, e isto se traduz em um novo tempo de desenvolvimento. Fruto de uma política sólida e responsável do nosso governador Tarcísio de Freitas, que logo nos primeiros dias de gestão tomou medidas para que o que estamos vivendo hoje fosse possível”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Para Damiano Neto, vice-prefeito de Araraquara presente no evento de inauguração das rotas e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Araraquara e todos os municípios da região vão se beneficiar com a retomada da conexão aérea com as grandes capitais e com o mundo, a partir dos voos nacionais e internacionais que saem de Campinas. “É desenvolvimento para toda a nossa região, atendendo uma demanda de pessoas que viajam a negócios e, claro, uma iniciativa que também vai fomentar o turismo. A Prefeitura trabalhou muito para que os voos comerciais fossem retomados. Agradecemos muito a Azul Linhas Aéreas pela confiança em nossa cidade, assim como a Rede Voa, em nome de seu CEO Marcel Moure, e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em nome do secretário Roberto de Lucena, que mais uma vez nos deram a honra de suas presenças em nossa cidade”, disse.
“A retomada dos voos regulares no aeroporto Bartholomeu de Gusmão é muito positiva, considerando o impacto no desenvolvimento econômico regional. Nossa cidade vive um momento muito importante de atração de investimentos e tenho certeza que essa conquista vai incrementar ainda mais esse potencial. Trabalhamos muito para que os voos comerciais fossem retomados. Por isso, o início das operações da Azul Linhas Aéreas é motivo de comemoração. Agradeço mais uma vez a Rede Voa, que é a administradora do nosso aeroporto, e a Azul, uma das maiores companhias aéreas do nosso país, por confiar e investir na nossa cidade. Muito sucesso a todos!”, conclui Edinho Silva, prefeito de Araraquara.
Com opções de volta ao mundo e destinos inéditos, Crystal passa a fazer parte da Krooze, a maior plataforma brasileira de vendas de cruzeiros
Como parte do crescimento do mercado de cruzeiros no mundo todo, os brasileiros terão mais uma opção de viagens luxuosas pelos quatro cantos do mundo. Desde setembro de 2024, a Crystal faz parte da Krooze, a maior plataforma brasileira de vendas de cruzeiros que conecta companhias marítimas a operadoras e agências de viagem. A armadora chega à plataforma com prêmio de uma das melhores companhias de luxo na primeira edição do Krooze Awards, que avaliou e reconheceu os melhores players de cruzeiros.
Depois de ser adquirida pelo Abercrombie & Kent Travel Group, em 2022, a Crystal relançou seus navios Crystal Serenity e Crystal Symphony, além de ter trazido de volta 80% da tripulação, garantindo a tradicional qualidade dos serviços. As acomodações dos dois navios foram em boa parte reconstruídas, o que deixou as suítes maiores e mais confortáveis. O retorno da Crystal às águas tem dado tão certo que a A&K planeja expandir a frota, lançando quatro novos navios até 2029 – incluindo dois navios de expedição, um dos segmentos que mais cresce nesta indústria.
Recentemente, a companhia anunciou que irá percorrer 27 países com experiências especialíssimas de viagem em sua World Cruise de 2026. Será a bordo do navio Crystal Serenity, com uma navegação de 135 dias, entre janeiro e maio, e visitando 72 destinos. Para 2025, entre os destaque estão visitas a Mônaco durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, bem como a observação da aurora boreal na Noruega. Segundo a companhia, estão previstos 144 destinos inéditos, que incluem ainda as remotas Ilhas Faroé (Dinamarca), o porto de Haifa (Israel) e a moderna Xangai (China).
Assim como a Crystal, outras companhias de luxo, como Seaborn e Swan Hellenic, passaram a integrar o portfólio da Krooze. As companhias se somam às mais de 15 marcas presentes na plataforma e marcam a expansão da Krooze, já consolidada no mercado brasileiro de cruzeiros nas categorias contemporânea e premium.
Segundo Paulo Papoy, CEO da Krooze, a chegada dessas companhias é sinal de amadurecimento do mercado. “Os viajantes brasileiros estão mais familiarizados com as viagens de cruzeiros e estão em busca de novidades e, inclusive, mais dispostos a investirem mais nesse tipo de viagem. Nossa missão é ajudar os agentes e operadores a atenderem essa demanda com facilidade de busca, diversidade de oferta e informação de qualidade para que toda essa indústria cresça e se beneficie”.
A conexão entre a capital alagoana e a Terra das Cataratas do Iguaçu será feita com duas rotas semanais, a partir de dezembro
A Terra das Cataratas, lar de uma das 7 Maravilhas da Natureza, ficará mais perto de Maceió. A capital alagoana terá voos diretos para Foz do Iguaçu, no Paraná, a partir de dezembro, com duas rotas semanais oferecidas pela Azul durante a alta temporada de férias.
Os visitantes chegarão à cidade pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, administrado pela CCR Aeroportos, que estará reformulado, ainda mais amplo e moderno para receber os visitantes da região nordeste.
“O Aeroporto de Foz possui muitos diferenciais e o turismo é o principal. A primeira impressão que deixamos para quem chega é crucial, por isso proporcionamos uma boa experiência, visando o conforto e o bom atendimento. Queremos que o turista chegue em Foz e já pensando na próxima visita”, disse Wander Melo Junior, gerente do Aeroporto de Foz.
Um destino, três países
As Cataratas do Iguaçu são o cartão-postal da cidade, mas o município proporciona uma experiência quase única, unindo três países em um mesmo destino. Todos os anos, milhões de visitantes movimentam uma grande rede de hotelaria, gastronomia e de atrativos surpreendentes.
Localizada na região Oeste do Paraná, o município faz parte de uma tríplice fronteira com Puerto Iguazu, na Argentina, e Ciudad Del Este, no Paraguai. As cidades vizinhas complementam o turismo iguaçuense com atrações singulares e opções famosas.
Para chegar à cidade argentina basta cruzar a Ponte da Fraternidade e encontrar ótimas opções de restaurantes, cassinos e a famosa Feirinha do Iguaçu, onde é possível experimentar sabores locais, como o doce de leite, cortes de carne tradicionais, entre outras atrações. Pode-se ainda conhecer o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, com passeios diários e uma vista diferente de um dos cenários mais famosos do mundo.
Em Ciudad Del Este, o turismo de compras traz visitantes durante todo o ano para conhecer as centenas de shoppings e produtos variados, como eletrônicos, cosméticos, acessórios e roupas, com a possibilidade de compras de até $500, livre de impostos. A travessia para o país vizinho é feita pela Ponte da Amizade.
A logística para chegar aos países é simples. Ambos possuem rotas de ônibus regulares, circulando por pontos de ônibus do centro de Foz do Iguaçu, com passagens que variam entre R$ 12 e R$ 20. Os visitantes também podem realizar a travessia com taxistas ou contratar serviços de agências que organizam os transfers entre o hotel e as principais atrações dos países.
Destino Foz do Iguaçu
As mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu atraem milhares de visitantes todos os anos. As quedas d’água encantam turistas de diversas partes do mundo, transformando Foz do Iguaçu em uma das cidades que mais recebem viajantes estrangeiros no Brasil.
A Itaipu Binacional é uma gigante da engenharia brasileira e oferece visitas técnicas para interessados em conhecer o funcionamento da estrutura, além disso, possui o Refúgio Biológico Bela Vista, um espaço de conservação de espécies da fauna e flora nativas da Mata Atlântica.
A preservação ambiental também está presente no Parque das Aves. São centenas de espécies preservadas em um viveiro ao ar livre. O visitante caminha por dentro da mata, com uma grande estrutura, para ver de perto cerca de 1.300 animais, de 150 espécies.
Para além das belezas naturais, a cidade ainda reúne atrativos para diversos gostos, como o Wonder Park, com shows, museu de carros inspirados nos veículos mais famosos do cinema, o complexo Dreamland, que conta com Museu de Cera e Vale dos Dinossauros.
Esses e outros atrativos se unem a uma extensa rede hoteleira, com centenas de hotéis, resorts, pousadas e hostels para os diferentes estilos de viajantes, seja com estadias compartilhadas ou espaços reservados e confortáveis.
Operação especial para o Dia das Crianças e Nossa senhora Aparecida agitou os atrativos da Usina. Turistas foram recebidos pelo Nicão e a Isa, novos mascotes do Complexo Turístico Itaipu
Os atrativos da usina de Itaipu receberam no fim de semana 4.274 visitantes. O sábado (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, agitou o Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela operação do turismo na margem brasileira da Binacional pelo Itaipu Parquetec, com 2.120 pessoas.
Já no domingo (13), passearam pela Usina 2.154 pessoas. Nos dois dias, 615 turistas eram de cidades vizinhas do entorno do reservatório. O maior público foi de brasileiros(as), seguido de argentinos(as).
Atividades especiais
Para a ocasião, O CTI preparou promoções e atividades especiais, com gratuidade de entrada para a criançada de 0 a 11 anos. Novos mascotes do Turismo de Itaipu, o Nicão, o barrageiro, e a Isa, a capivara, foram apresentados ao público no fim de semana e interagiram e tiram fotos com as crianças.
“O Turismo Itaipu está sempre se renovando para promover cada vez mais uma experiência incrível para nossos visitantes”, comenta o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benitez. Outras novidades em breve entrarão nas atrações, durante o final do ano.
Para garantir mais conforto aos turistas, o horário do Itaipu Panorâmica também foi estendido em uma hora no fim de semana, com saídas até as 17h.
Diversão para as crianças
Além da gratuidade e do novo horário, as crianças ganharam pintura facial no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), de onde partem os passeios; e foram recebidas com carrinho de pipoca e de algodão-doce no Mirante do Vertedouro, uma das paradas do passeio.
Para mais informações sobre os passeios, tarifas e fazer reservas de ingressos, acesse www.turismoitaipu.com.br
O apoio ao turismo pela entidade está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de número 8 (Trabalho decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 17 ( Parcerias e Meios de Implementação).
Com a iniciativa, a administradora já poupou mais de 2 toneladas de alimentos
O Brasil possui um dos maiores índices de desperdício de alimentos no mundo, ocupando a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.
Com o intuito de contribuir para o combate do desperdício de comida, a Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, anuncia os resultados de sua parceria com a Food To Save, o app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos: em 7 meses, 23 dos hotéis da rede cadastrados venderam 2.420 sacolas de alimentos para 1.340 clientes, salvando mais de 2 toneladas de alimentos que seriam descartados, provenientes do excedente da produção ou fora do padrão estético para a venda. Isso é equivalente a 6.040 kg de CO₂ que foram evitados de serem emitidos na atmosfera.
A parceria estratégica com a plataforma faz parte do pilar Aja pelo Planeta, parte do Programa ESG da companhia, o Aja, e visa contribuir para a diminuição de desperdício de alimentos e proporcionar acesso a produtos de qualidade a preços acessíveis. “A união com a Food To Save reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras, além de ajudar a promover um modelo de consumo mais consciente e responsável. Mesmo com o pouco tempo de implantação, os resultados já obtidos nos impulsionam a incentivar ainda mais a nossa rede a participar do projeto”, afirma Mark Campbell, VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica.
Com a plataforma, os consumidores podem adquirir os alimentos excedentes nos hotéis, mas ainda próprios para consumo, a menores preços. “É gratificante termos a Atlantica como nossa parceira. Ao oferecermos essa solução inovadora e tecnológica, diminuímos juntos o desperdício no setor alimentício, proporcionando mais acessibilidade e consciência ambiental para todos.” explica Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Programa Aja, um chamado para todos agirem
A Atlantica sempre teve práticas que visam o consumo consciente de recursos, a promoção de um ambiente acolhedor e seguro para todas as pessoas e foco no desenvolvimento dos seus colaboradores. Desde 2021, a administradora possui um programa ESG, o Aja, para impactar o mundo em que vivemos de forma mais estruturada e com metas mais ambiciosas, por meio de três pilares:
Aja pelo Planeta: estimula o consumo consciente, minimiza o impacto das operações e preserva os recursos naturais do planeta;
Aja pelas Pessoas: promove um ambiente onde todos se sentem à vontade, com igualdade e diversidade;
Aja pelos nossos Valores: segue as melhores práticas de governança corporativa.
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