quinta-feira, dezembro 18, 2025
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Orlando Giglio, diretor do Iberostar: ‘70% de ocupação e US$ 86 milhões de faturamento em 2014’

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Segundo Orlando, a expectativa é faturar 10% a mais que no ano passado Foto: Marcelo Villas Boas

Em 2015 o grupo Iberostar comemora 10 anos de presença em território brasileiro com aoperação do Gran Amazon, o primeiro navio de turismo regular na Amazônia. Coincidência ou não, o grupo inaugura no ano que vem seu quarto empreendimento no país, o Iberostar Maceió, na praia de Ipioca, em Alagoas. Durante a 42a. Abav-Expo Feira Internacional de Turismo ocorrida na semana passada no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo, o DIÁRIO conversou com o diretor Brasil do grupo, Orlando Giglio, que falou sobre o novo hotel, adiantou o balanço dos três empreendimentos no Brasil e antecipou a programação do Réveillon 2014. Acompanhe:

DIÁRIO – Como estão os preparativos para a inauguração do novo empreendimento e quando ele começa a operar?

ORLANDO GIGLIO – Esse é o nosso terceiro hotel. Esperamos que em novembro de 2015 ele esteja pronto. É um belo hotel, da linha Premium Gold, classificação cinco estrelas, de primeira linha na praia de Ipióca. Um prédio novo, com 250 apartamentos e quatro restaurantes. Diferente dos outros terá um contrato de administração (os outros são propriedade). Ele está sendo construído pela empresa Havengrid Group. Mais uma vez, um produto feito para brasileiros, para a América Latina, já que ainda não existem voos internacionais em Maceió.

DIÁRIO – Vocês estão lançando novos produtos nos resorts Praia do Forte e Bahia? 

ORLANDO – Sim, o SPA Baby, exclusivo para bebês a partir dos seis meses de idade. Está muito procurado. Quando isso começou eu não acreditava que iria ter tanta demanda. “Fazer um SPA para bebês? Achava que não ia dar certo”. Agora tem fila pra se cadastrar, para crianças poderem fazer. É o maior sucesso. E o mais impressionante: a quantidade de pais tirando fotos e postando nas redes sociais é indescritível…

Spa Baby: novidade exclusiva, para bebês a partir dos seis meses
Spa Baby: novidade exclusiva, para bebês a partir dos seis meses

A outra novidade é que recentemente os hotéis e resorts da nossa rede passaram por uma recategorização em suas unidades. Os apartamentos agora são divididos em seis categorias, cada um com um diferencial. Temos, por exemplo, no Iberostar Praia do Forte, o Apartamento Standard, com 46 metros quadrados com vista para o jardim ou spa. Já o Standard especial, com a mesma metragem, tem vista parcial para o mar. Já a Suíte Júnior, como o nome diz, tem vista para o mar e é maior – com 52 metros quadrados – tem várias amenidades de boas vindas e acesso gratuíto à internet…

DIÁRIO – Já é possível fazer um balanço do ano de 2014?

ORLANDO GIGLIO – Esperamos faturar cerca de U$ 86 milhões, 10% a mais que o ano passado. Manteremos nossa taxa de ocupação anual de 70%. A maioria de nossos hóspedes – 85% – continua sendo de brasileiros.

DIÁRIO – E os preparativos para o Reveillon 2014-2015?

ORLANDO GIGLIO – É importante ressaltar que todos os shows que realizamos no complexo Iberostar são exclusivos para os hóspedes dos resorts Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte. Iremos receber como atração principal o cantor baiano Saulo, que esteve à frente da Banda Eva, por 11 anos. A programação inclui uma especial ceia de Ano Novo, contagem regressiva com cascata de champanhe e 10 minutos de queima de fogos. Além de tudo isso, a festa terá outros destaques musicais, apresentação de música instrumental durante a ceia e DJ animando a pista até as 4 horas da manhã.

Mar Hotel inaugura galeria de serviços

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O Mar Hotel (PE) está renovado. Além de estar com um novo bloco de apartamentos executivos com práticas sustentáveis, o atual prédio passou por uma grande reforma. A conexão interna entre as edificações traz uma maior mobilidade e a possibilidade de maior fluxo de pessoas. O hotel ganhou um lobby totalmente repaginado e novos espaços. O Villa Miró Comedoria, restaurante com oferta de bufê por quilo, foi o último estabelecimento a integrar a alameda. A casa funciona de segunda a sábado, das 11h às 15h.
 
O restaurante Promenade, em funcionamento para almoço e jantar também passou por reforma e foi ampliado para atender até cem clientes ao mesmo tempo. Ainda no quesito gastronomia, mais uma oferta é a cafeteria Delta Expresso, aberta diariamente.

Salão de beleza e as novas lojas: a boutique Chalute (multimarcas de roupas e acessórios), a “By Carambola” (de conveniência) e a Galeria Risoleta Britto
 
Segundo o gerente de Marketing & Vendas da rede Pontes Hotéis & Resorts, Sérgio Paraíso, o Mar Hotel, que agora incorporou Conventions ao seu nome, possui nova identidade visual e novo posicionamento mais voltado para o público corporativo e de eventos. “Não deixaremos de atender o nicho de lazer, no entanto, com as novidades, incluindo novos salões de eventos e torre Executiva, passamos a oferecer uma maior capacidade para atender turistas de negócios”, explica. O empreendimento hoteleiro passa a oferecer um total de 380 unidades habitacionais.
 
Nova Torre
 
O novo prédio do Mar Hotel conta com 130 unidades habitacionais distribuídas em 13 andares. A edificação, além de apartamentos executivos, possui um salão para eventos no piso PB, com pé direito de 4,15 m², capaz de atender até 200 pessoas em auditório. Entre as práticas adotadas no funcionamento do edifício, está o sistema de tratamento e reaproveitamento de água e iluminação de LED, proporcionando economia de energia. Outra atitude que visa preservar o meio ambiente é a utilização de um gerador de energia que não emite partículas poluentes no ar.

Serviço:
 
Mar Hotel Conventions
Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife (PE)
Central de Reservas Pontes Hotéis & Resorts: (81) 3302.4446.
https://www.marhotel.com.br 

MVB

Valle Nevado prolonga temporada de inverno até domingo

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Por conta da grande quantidade de neve acumulada, o Valle Nevado Ski Resort, no Chile manterá as pistas abertas até o próximo domingo, 05 de outubro. Os turistas que visitarem a estação poderão locar roupas e equipamentos de esqui e snowboard para se aventurar nas pistas e ainda saborear as opções gastronômicas do restaurante Don Giovanni e do Bar Lounge.

Outras informações podem ser obtidas pelo 0800 982 1047. Consulte também seu agente de viagens ou operador turístico de preferência.

Serviço:
Valle Nevado Ski Resort (www.vallenevado.com

AV

Espanha é referência para o Brasil na gestão de aeroportos regionais

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A Secretaria de Aviação Civil (SAC) realiza nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30) seminário para conhecer a experiência espanhola em gestão de aeroportos regionais e para antecipar desafios que o país enfrentará nessa área. Segundo o ministro da SAC, Moreira Franco, a Espanha tem grande experiência em aviação regional. “Eles conseguiram, por exemplo, montar uma estrutura que compatibiliza aeroportos de maior e menor rentabilidade e um esquema de subsídios permitindo que todos os espanhóis possam utilizar o modal”, disse.

O seminário Gestão de Aeroportos Regionais: Experiência Aena contará com apresentação de especialistas da entidade Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea (Aena) e da empresa espanhola Ineco, que oferece serviços de infraestrutura de transportes em mais de 45 países.

Embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hermoso disse que o país europeu enfrentou desafios semelhantes ao Brasil no desenvolvimento da infraestrutura. “Hoje, temos a maior rede de rodovias duplicadas da Europa, a segunda maior rede de trem de alta velocidade do mundo e desenvolvemos projeto piloto de comercialização conjunta de trem e avião", ressaltou o embaixador.

Para Hermoso, a gestão aeroportuária é fundamental para um país continental como o Brasil, que precisa de um sistema eficiente. 

Conforme o embaixador, 65% dos voos comerciais no mundo utilizam sistema de controle espanhol. Observou que a Aena é a maior operadora aeroportuária do mundo, gerenciando 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. Também participa, direta e indiretamente, da gerência de outros 15 aeroportos no mundo. Acrescentou que outras gerenciadoras espanholas operam grandes aeroportos em todo mundo, destacando os de Heathrow, de Glasgow e de Aberdeen, no Reino Unido.

Para Moreira Franco, a política de fortalecimento dos terminais regionais é consequência natural das concessões feitas em grandes aeroportos. “O objetivo é permitir que 96% dos brasileiros tenham um aeroporto a menos de 100 quilômetros de onde esteja. É claro que alguns são mais estratégicos que outros, como os localizados na Amazônia, onde, pela configuração da região, jamais teremos rodovias e ferrovias”, finalizou

 

Marina Silva promete projeto para setor turí­stico

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No último sábado, a candidata a presidência Marina Silva (PSB) falou a imprensa, no comitê central de campanha, em São Paulo. A presidenciável respondeu a perguntas que trataram principalmente sobre escândalos de corrupção, resultado de pesquisas e sobre o partido que ela pretende criar, a Rede Sustentabilidade. Sobre propostas, Marina comentou seu projeto de reforma política e o setor de turismo.

Marina afirma que irá estimular o turismo em todo o país. “Propomos que se tenha a infraestrutura adequada para que as pessoas tenham acesso aos destinos. Hoje, boa parte dos problemas tem a ver com a falta de infraestrutura logística para que esses destinos sejam alcançados”, disse a candidata.

A candidata destacou, ainda, o potencial turístico do Brasil. “Tem países que não tem a metade das belezas naturais que temos, com praias maravilhosas e sol, e têm maior visitação que nós. Queremos treinar a mão de obra, qualificá-la e queremos fazer uma compatibilização entre os grandes investimentos para o turismo e o turismo comunitário”, enfatizou.

AV

Guerra em Gaza faz turismo em Israel cair 31%

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Era para ser um ano de recorde no número de turistas em Israel, mas tudo mudou quando a guerra de 50 dias entre Israel e Hamas gerou cancelamentos de massa de viajantes, esvaziando quartos de hotéis e atrações turísticas.

O conflito prejudicou de forma significativa a indústria do turismo israelense, causando perdas de centenas de milhões de dólares e gerando o temor de que o problema continue por mais tempo após o fim da guerra.

“Nosso desafio é prevenir mais cancelamentos. Já se passou um mês desde que a guerra acabou, mas ainda há uma imagem entre os turistas de que não é seguro viajar para cá”, disse Oded Grofman, da Associação de Operadores de Turismo de Israel.

Antes da guerra, o país esperava quebrar o recorde no número de visitantes. Há quase uma década, Israel vive um boom de turismo, com 3,6 milhões de estrangeiros chegando ao país no último ano. O turismo atualmente é uma indústria de US$ 5 bilhões e é responsável por criar mais de 110 mil empregos.

Mas houve uma queda de 31% no número de visitantes durante a guerra, em comparação com 2013. Em agosto, a queda chegou a 36%. O número de visitantes nesse mês foi o mais baixo desde fevereiro de 2009.

  Turistas em praia do Mar Mediterrâneo em Tel Aviv (Foto: Dan Balilty/AP)

A guerra de Israel contra o Hamas ocorreu no início do pico da estação turística no país, que inclui julho e agosto e vai até o início do inverno. Na guerra, declarada em 8 de julho, mais de 2.100 palestinos e 72 pessoas do lado israelense morreram. Israel e o Hamas assinaram um cessar-fogo em 26 de agosto.

O Ministério do Turismo de Israel estima as perdas em US$ 544 milhões. Espera-se agora que um fluxo maior de visitantes no pós-guerra para os feriados judaicos traga algum alívio, mas não o suficiente para compensar as perdas.

A guerra também provocou o cancelamento de muitos espetáculos estrangeiros, como os de Neil Young, Backstreet Boys e Lana Del Rey.

O Ministério do Turismo de Israel vai lançar novas campanhas em mercados como EUA. Alemanha e Rússia, buscando atingir nichos de viajantes em comunidades judias e cristãs.

"As pessoas de fora podem achar que aqui é inseguro, mas na verdade é um país muito, muito seguro”, disse o ministro do turismo Uzi Landau.

 

Cana Brava Resort traz atividades de circo aos hóspedes

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Em outubro, o Cana Brava Resort, em Ilhéus (BA), irá promover atrações circenses uma vez por semana. A programação inclui a temática do picadeiro em suas atividades de lazer e entretenimento. Além de espetáculos exclusivos, haverá atividades para as crianças, como oficinas de pintura facial e pintura de balão.

Nas noites de espetáculo, o resort terá mágicos, malabaristas e palhaços. Os artistas da companhia circense Circo da Lua dominarão os espaços do Cana Brava e prometam resgatar o espírito de crianças nos hóspedes de todas as idades.

Serviço:
Cana Brava All Inclusive Resort (www.canabravaresort.com.br)
Endereço: Rodovia Ilhéus Canavieiras km 24 – Olivença – Ilhéus – Bahia
Reservas e informações: (73) 3269-8000 e reservas@canabravaresort.com.br

AV

Chile será sede da Cúpula Mundial de Turismo de Aventura 2015

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Os grandes atrativos turísticos, a beleza natural e sua geografia de extremos foram algumas das características que impulsionaram o Chile a ser escolhido como sede da Cúpula Mundial de Turismo de Aventura 2015, realizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) – organização global dedicada a unificar, promover e estabelecer um crescimento responsável no mercado do turismo de aventura. 

A próxima conferência Adventure Travel World Summit (ATWS) será realizada em Puerto Varas – sul chileno – entre os dias 05 e 08 de outubro de 2015, e reunirá mais de 700 delegações de 60 países, entre eles, operadoras de turismo, imprensa especializada e representantes de diferentes destinos, que serão envolvidos em reuniões, rodadas comerciais e capacitações para conhecer a oferta de turismo de aventura do Chile.

A cidade de Puerto Varas está localizada na região dos Lagos e Vulcões, a menos de duas horas de voo de Santiago.  Entre as belezas da região, encontra-se o Lago Llanquihue e os vulcões que o cercam.  

A ATTA conta com mais de mil membros em mais de 80 países, sendo o Chile é o país sul-americano com maior número de associados.

 

Rede Sofitel tem novos executivos para América do Sul

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O Sofitel acaba de anunciar seus novos executivos para os cargos de gerência e diretoria do Sofitel Buenos Aires, Sofitel Rio de Janeiro Copacabana e Sofitel Rio de Janeiro Ipanema.

Philipe Seigle, há quatro anos na gerência do hotel argentino, será o novo gerente geral regional da unidade de Copacabana e Ipanema. O profissional já esteve no Brasil por duas vezes, atuando como diretor-geral regional na rede de hotéis Meridien.

Luciano Fontana assume o cargo de gerente-geral do Sofitel Rio de Janeiro Copacabana. O executivo vem do Sofitel Buenos Aires Arroyo, onde ocupava a mesma posição desde 2012. Com mais de 12 anos de carreira, Fontana é graduado em Administração de Empresas, com especialização em Ciências Econômicas pela Universidade de Buenos Aires, possui MBA Executivo pela Universidade de Barcelona e é Mestre em Finanças pela Universidade Estadual de Nova York.

Frédéric Ribault, que ocupava o cargo de gerente de operações do Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, foi promovido a gerente-geral do Sofitel Buenos Aires, um dos flagships da marca na região. Graduado no Programa Internacional de Hotelaria da Académie Accor e com diploma de Administração Hoteleira pelo Institui Vatel Nîmes, na França, Ribault chegou ao Brasil após três anos no Marrocos, onde trabalhou como gerente-assistente executivo do Sofitel Rabat Jardin des Roses.

Serviço:
Sofitel (www.sofitel.com

AV

Seguro de viagem ao exterior passará a ter mais coberturas obrigatórias

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As despesas médicas, hospitalares e odontológicas passarão a fazer parte das coberturas obrigatórias que deverão ser oferecidas aos consumidores na contratação do seguro viagem para o exterior, informou a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Anteriormente, de acordo com o governo, o seguro viagem tinha apenas duas coberturas obrigatórias, nos casos de morte e invalidez permanente "que não atendiam plenamente as necessidades dos consumidores". As despesas médicas e hospitalares não eram oferecidas como seguro, mas como serviço de assistência, ficando fora da competência de supervisão da Susep "o que causou vários problemas aos consumidores".

Essa decisão consta na resolução 315, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (29), mas será obrigatória somente dentro de um ano. Segundo a Susep, nada impede, entretanto, que as empresas do setor passem a oferecer esse serviço antes dessse prazo.
"A decisão vai beneficiar milhares de pessoas em viagens nacionais e internacionais que passam a ter mais garantia de indenização na ocorrência de sinistro, principalmente envolvendo acidentes pessoais", informou a Susep, acrescentando que nas viagens nacionais essa cobertura será opcional.

Além das despesas médicas e hospitalares, que agora passam a ser oferecidas, a resolução determina ainda que, nos casos de viagem ao exterior, o seguro deverá cobrir também a volta do consumidor em caso de impedimento de retorno como passageiro regular; traslado médico e traslado de corpo, informou a Susep.

As novas regras do seguro viagem, segundo o superintendente da Susep, Roberto Westenberger, "vêm preencher uma lacuna do mercado e trazer mais segurança aos que pretendem contratar esse tipo de seguro”. De acordo com ele, o normativo foi discutido "exaustivamente" com todos os interessados e uma das maiores preocupações era melhorar as regras do produto ampliando as coberturas.

Sem a garantia das coberturas necessárias, vários consumidores descobriram em plena viagem, ainda de acordo com o governo, que não tinham direito ao ressarcimento de despesas médicas – justamente quando mais necessitaram desses serviços.

"Outro problema que acaba com a nova regulamentação é que ao contratar um Seguro Viagem, o consumidor passa a ter todas as informações necessárias sobre o produto ideal para o seu roteiro", informou a Susep.

O superintendente Westenberger, da Susep, observou que "vários países" exigem esse tipo de seguro com valores pré-determinados, como no caso da Europa – cujo limite mínimo é de 30 mil euros, e as seguradoras devem obrigatoriamente informar aos passageiros sobre essas condições.

Atualmente, as despesas médicas e hospitalares são ressarcidas através de um contrato de prestação de serviço assistencial que não é regulado e nem fiscalizado pela Susep.