segunda-feira, dezembro 22, 2025
Início Site Página 3483

SPTuris promove ações na 42ª ABAV Expo

0

A São Paulo Turismo (SPTuris) está preparando ações especiais para a 42º ABAV Expo, que acontece entre 24 e 28 de setembro.  O estande da cidade de São Paulo também com a presença do São Paulo Convention & Visitors Bureau, parceiro na promoção da cidade, além dos cooperados Indytur, Sheraton, HB Hotel, Blue Tree, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol.

Haverá uma Central de Informação Turística (CIT), na entrada da feira, com material promocional de São Paulo, mapas, guias e profissionais bilíngües que fornecerão qualquer tipo de informação relacionada ao turismo da cidade. Segundo Luciane Leite, diretora da SPTuris,  é importante que uma CIT marque presença na feira. “A ABAV é um evento grandioso que recebe público do mundo inteiro e essas pessoas precisam de informação sobre a cidade, para que realizem bons passeios, visitem os principais atrativos e contemplem o que São Paulo tem de melhor”, afirma.

Diversos materiais de promoção da cidade serão disponibilizados para os visitantes da feira, como, mapas, os guias Fique Mais um Dia e Viva Tudo Isso e a edição especial para a ABAV do roteiro Acontece em São Paulo, no formato on line.

A SPTuris também irá promover duas palestras com profissionais da entidade e uma mesa redonda, com a participação de Luciana, organizada pela da ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo) com o tema “O Turismólogo como indicador de qualidade de atuação profissional na gestão pública”.

Programação:

24/09 – Vila do Saber
17h00 – Palestra Observatório do Turismo
Tema: Como um Observatório do Turismo pode auxiliar no planejamento estratégico do destino?
Palestrante: Fábio Montanheiro, chefe de equipe do Observatório do Turismo

25/09
16h30 – Mesa Redonda organizada pela ABBTUR
Tema: O Turismólogo como indicador de qualidade de atuação profissional na gestão pública
Representante da SPTuris – Luciane Leite, Diretora de Turismo e Entretenimento

27/09
17h00 – Palestra no Congresso GTTP Brasil
Tema: Oportunidades de atuação na gestão pública do turismo
Palestrante: Bernardo Ignarra (Coordenador de Negócios e Parcerias da SPTuris)

Serviço:
42ª ABAV Expo Internacional de Turismo
www.abavexpo.com.br

AV

Edição 2014 do Restaurante Week começa no dia 15

0

Dois elementos caracterizam a segunda edição do Restaurante Week na capital mundial da gastronomia: cores e sabores!

A segunda edição, nomeada Gastronomia Fusion, ocorre de 15 a 28 de setembro e conta com a participação de grandes nomes da gastronomia.

A missão dos chefs será elaborar receitas com a fusão de ingredientes e técnicas de várias partes do mundo. São mais de 200 restaurantes participantes dessa edição do festival. Os preços dos pratos são fixos e convidativos. Além disso, podem incluir contribuições à instituições como a Fundação Cafú e a APAE — organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual.

Durante o festival, os estabelecimentos irão dispor de menus que contemplam entrada, prato principal e sobremesa.

Para o almoço, o preço será de R$37,90 + R$ 1,00 de doação para a Fundação Cafu, totalizando R$ 38,90. Para o jantar, pagam-se R$ 49,90 + R$ 1,00 de contribuiçao para a Fundação Cafu, no total de R$ 50,90. Lembrando que o valor de R$ 1,00 é o valor mínimo para contribuição.

                    
  Prato do Restaurante Week. Foto: Bares SP/divulgação
                    

O festival conta com uma página de reservas em um site repaginado que oferecerá informações atualizadas em tempo real.

Serviço:

SP Restaurante Week
Data: 15 a 28 de setembro de 2014.
Local: o festival acontece em diversos restaurantes. Consulte o site para mais informações.
www.restaurantweek.com.br

São Paulo recebe primeiro ibis Styles

0

Primeiro hotel da marca ibis Styles é inaugurado em São Paulo. Com investimento de R$ 44 milhões, o o ibis Styles SP Anhembi, localizado na região Norte da capital, possui 180 apartamentos e apresenta decoração e design inspirados no tema aviação.

O ambiente do hotel apresenta referências sobre o tema, citando histórias de grandes nomes, como Alberto Santos Dumont, que em 1906 fez o seu famoso 14 Bis voar 60 metros no ar em Paris, e de Amelia Mary Earhart, a primeira mulher a voar sozinha pelo Oceano Atlântico. A temática também está presente nos elevadores, nos quartos e no lobby do hotel – este com a réplica de uma pista de decolagem.  O projeto é assinado pela arquiteta Consuelo Jorge.

Franck Pruvost, diretor de operações das marcas ibis, ibis Styles e ibis budget na América do Sul , afirma que a abertura do primeiro ibis Styles em São Paulo representa o desenvolvimento da marca lançada recentemente no Brasil. “Outros hotéis ibis Styles estão previstos para São Paulo, com diferentes temas, para trazer novas experiências aos nossos clientes. Tivemos o cuidado para que cada detalhe do hotel remetesse, de forma atraente e divertida, à história do tema, tudo isso sem abrir mão dos valores das marcas da família ibis: modernidade, simplicidade e bem-estar”, afirma.

 O ibis Styles que, com as marcas ibis e ibis budget, formam a família ibis, traz um novo conceito de produto na categoria de hotéis econômicos e já possui 19 contratos assinados em todo o Brasil, com previsão de abertura até 2017. Presente em 21 países com 250 hotéis, os ibis Styles têm uma proposta dinâmica, alegre e moderna.  

Serviço:
Accor (www.accorhotels.com

São Paulo possui seis restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

0

A cidade de São Paulo hospeda seis dos 50 melhores restaurantes da América Latina. A britânica Restaurant, especializada em gastronomia, responsável pelo ranking, premiou os vencedores na última quarta-feira (3) em Lima, no Peru, onde ficam os dois melhores restaurantes do continente, o Central e o Astrid y Gastón. O terceiro e quarto colocados, respectivamente, foram os paulistanos D.O.M., do chef Alex Atala, e o Maní, de Helena Rizzo e Daniel Redondo.

A capital paulista fica atrás apenas de Buenos Aires, que tem 11 estabelecimentos na lista e empatada com a Cidade do México. O Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países, com nove restaurantes entre os melhores, superado pelo México com dez e a Argentina com 12 estabelecimentos.

Os outros paulistanos no ranking são o Mocotó, que ficou em 12º; o Epice, que ficou em 36º; o Attimo, em 38º; e o Fasano, em 44º lugar. A cidade do Rio de Janeiro tem dois restaurantes premiados, Roberta Sudbrack (13º) e Olympe (35º), e Belém tem um estabelecimento, Remanso do Bosque (34º).

De acordo com o anuário da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de 2013, São Paulo é a segunda maior cidade do mundo em número de restaurantes, com  52 tipos de cozinhas representadas em aproximadamente 55 mil estabelecimentos. São Paulo tem 15 mil restaurantes, 500 churrascarias, 250 restaurantes japoneses, 20 mil bares, 3.200 padarias, que produzem 10,4 milhões de pãezinhos por dia, e 4.500 pizzarias, produzindo 1 milhão de pizzas por dia, além de 60 restaurantes vegetarianos. Em toda a cidade são mais de  2.000 opções de delivery.

AV

Agricultores da Caatinga entram na rota do turismo rural

0

Uma paisagem formada por um bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga, é cenário de um dos roteiros do Projeto Talentos do Brasil Rural, criado para fortalecer a relação entre a agricultura da familiar e o turismo. O Sítio Santa Izabel, a dois quilômetros do município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, revela um pouco da cultura e da produção do sertão potiguar.

Além de apreciar a gastronomia tradicional, o turista visita uma região com serras, rios, açudes e sítios arqueológicos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No sítio, além de cultivar, o casal Francisco Alves Sobrinho e Maria Aparecida de Souza, cria gado leiteiro. Do leite produzido, parte é comercializado nas indústrias locais, e a outra serve de matéria-prima para a produção de doces, queijos e manteiga de garrafa que são servidos aos visitantes. “É uma forma da gente mostrar ao visitante que é possível conviver com a seca e, mesmo assim, ter qualidade de vida e produzir alimentos. Aqui na propriedade, recebemos muitos visitantes que querem ver e saber como é que conseguimos fazer tudo isso. É gratificante mostrar que, com apoio, temos boas condições de desenvolver um bom trabalho”, comemora Francisco.

Atrativo

De acordo com o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, os produtos da agricultura familiar agregam valor à oferta turística. “Dessa forma, as técnicas e os saberes tradicionais são valorizados e, além disso, os visitantes podem saborear alimentos saudáveis”, disse.

No total, fazem parte do roteiro do Seridó Rural dez empreendimentos. Entre eles, nove da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda, e agregam valor à produção de grupos locais. As propriedades que foram mapeadas e apresentadas ao mercado turístico receberam consultoria especializada e apoio à comercialização.

MVB

Slaviero Hotéis amplia presença no Paraná e anuncia empreendimento em São José dos Pinhais

0

São José dos Pinhais foi o cenário escolhido pela Slaviero Hotéis para fincar sua bandeira com um hotel de categoria econômica. O empreendimento, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2016, já nasce com localização privilegiada na cidade, às margens da BR-376, região valorizada por sua proximidade ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e por reunir grandes fábricas da indústria automobilística.  

O novo empreendimento antevê boas taxas de ocupação e diária média entre as mais altas do mercado nesta categoria. Será o 12° empreendimento da Slaviero Hotéis no Paraná, que já tem previsão de outros 5.

Os 165 apartamentos terão 21,36 m² de área útil, maiores que a média dos hotéis de perfil econômico. Contará ainda com auditório para eventos com capacidade para 100 pessoas, bar e restaurante.

MVB

Valor médio de diária em hotéis no Brasil atinge R$ 347 durante o primeiro semestre

0

O valor médio das diárias de hotel no Brasil no primeiro semestre de 2014 alcançou a marca de R$ 347, 4% acima da média do mesmo período no ano anterior. Os dados, divulgados na nova versão do Hotel Price Index (HPI) – ranking produzido pela Hoteis.com, sugerem um aquecimento no mercado hoteleiro nacional.

Entre os principais motivos para o resultado, estão a realização da Copa do Mundo e a desvalorização do real no início do ano, que, apesar da recuperação nos meses seguintes, não foi o suficiente para deixar a moeda nos mesmos níveis do início de 2013. Estes fatores influenciaram no aumento de visitantes estrangeiros.

A competição foi crucial no aumento de valor das diárias em 10 das 12 cidades sede. As exceções foram Cuiabá e São Paulo. Na capital mato-grossense, o número de visitantes acabou sendo menor do que o esperado, o que resultou em uma queda de 10%, com valor médio de R$ 221.

No caso de São Paulo, o volume de torcedores não compensou a redução de viagens de negócios durante o período, levando a uma queda na taxa de ocupação dos hotéis. Desta forma, a cidade ficou apenas em 12º no ranking, com valor médio de R$ 322, 2% menor do que o registrado no primeiro semestre de 2013.

Do outro lado, o Rio de Janeiro, que esbanjou uma ocupação média de 93,8% durante todo o torneio, com um pico de 97,66% na noite da final entre Alemanha x Argentina, registrou um aumento de 9% no preço médio das diárias, assumindo a ponta do ranking com R$ 523. Valor bem a frente do segundo lugar, Guarujá, no litoral paulista (R$ 488). Outras cidades sede que tiveram crescimento considerado foram Natal (R$ 340, +46%), Fortaleza (R$ 309, +41%), Salvador (R$ 331, +40%) e Brasília (R$ 371, +28%).

Porém, não foram apenas as cidades participantes da competição que registraram bons resultados. Entre os destinos que tiveram uma evolução de dois dígitos, estão Uberlândia (R$ 199, +28%), São José dos Pinhais (R$ 240, +18%), João Pessoa (R$ 226, +13%), Ipojuca (R$ 341, 12%), Goiânia (R$ 239, +10%) e Gramado (R$ 361, +23%).

Confira o ranking dos 10 destinos com o maior valor médio por quarto no Brasil durante o primeiro semestre de 2014:

Rio de Janeiro (RJ) – R$ 523, aumento de 9%
Guarujá (SP) – R$ 488, redução de 9%
Campos do Jordão (SP) – R$ 387, redução de 3%
Búzios (RJ) – R$ 373, aumento de 1%
Brasília (DF) – R$ 371, aumento de 28%
Barueri (SP) – R$ 369, aumento de 2%
Gramado (RS) – R$361, aumento de 23%
Recife (PE) – R$ 356, aumento de 11%
Ipojuca (PE) – R$ 341, aumento de 12%
Natal (RN) – R$340, aumento de 46%

MVB

Mussulo by Mantra investe mais de R$ 400 mil em estrutura e tecnologia

0

O resort Mussulo by Mantra, o único do estado da Paraíba, investiu R$ 420 mil em sua infraestrutura. Com o objetivo de oferecer maior conforto e segurança aos hóspedes, os bangalôs passaram por pinturas e manutenção e a piscina, que contém 750 m³ de água, passa pelo processo de reparo subaquático através do rejuntamento submerso de aproximadamente 1.700m² de pastilhas.

Segundo Margareth Ausier, gerente geral do empreendimento, as manutenções nas dependências são anuais. “Durante todo o ano os bangalôs, por exemplo, passam por pinturas e manutenção durante todo o ano. Quando finalizamos o último, já está na hora de recomeçar o primeiro. Dessa forma, conseguimos manter o empreendimento renovado, da mesma forma de quando inauguramos”, completa.

O Mussulo by Mantra está atualizando seus 102 bangalôs através da instalação de fechaduras com sistema de leituras por cartões magnéticos por proximidade. O equipamento, importado do Canadá, possui acabamento ultra finish, específico para locais a beira-mar. As fechaduras possuem, ainda, uma ferramenta de auditoria dos 400 últimos eventos realizados pelos hóspedes, facilitando, assim, o controle feito pelos funcionários do resort.

Serviço:
Mussulo Resort by Mantra (www.mussulobymantra.com.br

AV

NCL compra Prestige Cruises International e passa a ser dona da Regent Seven Seas Cruises

0

A Norwegian Cruise Line Holdings Ltd (NCL), anunciou assinatura de acordo para adquirir a Prestige Cruises International, líder de mercado no segmento de cruzeiros de luxo da qual fazem parte a Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises. O valor total da negociação foi de US$ 3.025 milhões.

"A aquisição da Prestige representa uma oportunidade extraordinária para a Norwegian Cruise Line expandir sua presença no mercado, incluindo ao portfólio duas marcas premiadas do segmento de cruzeiros de luxo com seguidores leais", disse Kevin Sheehan, CEO da Norwegian Cruise Line.

Para Frank Del Rio, presidente e CEO da Prestige, um novo capítulo começa a ser escrito ao ingressarem na família norueguesa. "Com Oceania e a Regent, construímos marcas icônicas com ofertas de produtos distintos e forte lealdade do cliente. A combinação é muito atraente e nos permitirá melhorar a experiência que proporcionamos ao hóspede. Estamos ansiosos para nos juntar à equipe norueguesa e dar sequência ao êxito que as três marcas já conseguiram".

Atualmente, a Prestige opera oito navios e aproximadamente 6.500 leitos sob duas marcas líderes do segmento. Oceania Cruises é líder de mercado no segmento de cruzeiros superior Premium, com cinco navios que oferecem cruzeiros de férias com destino para mais de 330 portos em todo o mundo. A Regent Seven Seas Cruises é líder de mercado no segmento de cruzeiros de luxo e opera três navios all-suites, além de um quarto navio com entrega prevista para o verão de 2016. Frank Del Rio permanecerá CEO da Prestige.

"Estamos totalmente empenhados em manter as propostas de experiência e cultura da Norwegian, Oceania e Regent, receitas que levaram cada uma das marcas a alcançar esse sucesso”, acrescentou Sheehan.

MVB

Braztoa anuncia Prêmio de Sustentabilidade 2014

0

Na manhã desta terça-feira (09), a Braztoa anunciou o Prêmio de Sustentabilidade 2014. Em sua terceira edição, o programa tem como objetivo reconhecer as ações sustentáveis das empresas e, também, as incentivar a oferecer produtos sustentáveis e fomentar a produção turística a agir da mesma forma.

Em 2013, o prêmio contou com cerca de 50 inscrições. A diretora socioambiental da entidade, Andrea Leone, afirma que, neste ano, é esperado aumento significativo. “O programa obteve um grande crescimento desde sua estréia. O nosso objetivo é fazer com que as práticas sustentáveis dos nossos parceiros sejam reconhecidas e que cheguem aos seus clientes, e isso faz com que mais empresas enxerguem nosso trabalho como necessário”, afirmou.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de outubro, através do portal do programa. O prêmio se divide em seis categorias; Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Parceiros Institucionais e o TOP Sustentabilidade. Os resultados serão divulgados no dia 17 de novembro e serão entregues na Convenção da Braztoa, em Maceió, no dia 28 do mesmo mês.

Na ocasião, também foi lançado o guia “Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos”, material produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com o apoio dos Ministérios do Meio Ambiente, do Turismo, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O enfoque está nas cinco dimensões da sustentabilidade; eficiência energética, uso racional de água, redução no desperdício de alimentos, gestão eficiente de resíduos e responsabilidade Social. Esta ação faz parte da campanha Passaporte Verde, iniciativa global da PNUMA.

Serviço
Braztoa (www.braztoa.com.br)
PNUMA (www.pnuma.org.br)
www.passaporteverde.com.br

AV