segunda-feira, dezembro 22, 2025
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Fiacult traz produções audiovisuais divulgando belezas do Brasil

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Florianópolis (SC) receberá o Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (Fiacult), no dias 29 e 30 de setembro. O evento reunirá diversos países para divulgar roteiros turísticos por meio de filmes e produções audiovisuais para estimular o segmento e ampliar a divulgação nacional de roteiros, cidades e atrações turísticas e culturais.

Os filmes estão disponíveis no site do festival para assistir e votar. Há produções de cidades como Ribeirão Preto (SP), Chapecó (SC), Outro Preto (MG); além de parques como o Unipraias (SC) e manifestações religiosas como o Círio de Nazaré (PA). Os produtores são profissionais, amadores e estudantes.

O evento será realizado simultaneamente ao Fórum de Turismo de Negócios, que reúne em Florianópolis profissionais de turismo para feiras, palestras de qualificação e passeios. O Fiacult é uma parceria entre o Festival ART&TUR Portugal, promovido pela Associação Portuguesa de Turismologia e APETEX, da Espanha, ligados ao CIFFT (International Committee of Tourism Film Festivals), a São Paulo Film Commission e ao Jornal Internacional de Turismo.

Os vencedores serão escolhidos por um júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Fiacult. Os três melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus e um valor em dinheiro.

De acordo com uma pesquisa apresentada pela Motion Picture Association na América Latina, em parceria om o Sindicato da Indústria do Audiovisual, o segmento injeta cerca de R$ 19 milhões na economia do país e tem um faturamento anual de R$ 42,8 bilhões.

Ainda é possível se inscrever para participar do festival até o dia 20 de setembro, porém, só os vídeos que se inscreveram até 31 de agosto poderão receber votação pela internet. As inscrições são feitas pelo site: www.fiacult.com.br. A apresentação será no Centro Integrado de Cultura (CIC) e terá entrada franca.

AV

Chuvas em Natal (RN) comprometem acesso a pontos turí­sticos, segundo Folha de SP

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Segundo o jornal Folha de São Paulo, deslizamento causado pelas chuvas que atingem Natal, no Rio Grande do Norte, compromete o acesso ao morro do careca, famoso ponto turístico da região. 

O deslizamento voltou a atingir o morro de Mãe Luiza, que passa por obras há cerca de dois meses, desde as fortes chuvas que atingiram a cidade em junho. A via Costeira, um dos principais pontos de acesso ao morro do Careca, no bairro do Ponta Negra, que abriga diversos hotéis, foi interditada devido a lama que desceu morro abaixo.

  Praia de Ponta Negra, em Natal

Uma escadaria que dá acesso à praia de Ponta Negra também desabou, consequência da força das águas.

Meliá assina novo contrato com Endesa para utilizar energia de origem 100 % renovável

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A Meliá Hotels International assinou um novo contrato de fornecimento elétrico com a empresa espanhola ENDESA, com o objetivo de que todos os seus hotéis e escritórios na Espanha funcionem com energia de origem 100% renovável. A proposta é que a ação aconteça até Setembro do próximo ano.
 
Dentro das energias renováveis utilizadas pela ENDESA, encontram-se a energia solar, a eólica, a geotérmica, a hidráulica, a biomassa e a energia motriz proveniente das marés.

Este novo contrato se enquadra a outras iniciativas que buscam eficiência energética e hídrica, como o acompanhamento e controle da demanda energética, a padronização de sistemas e produtos eficientes, a execução de investimentos relacionados à economia energética, bem como a sensibilização dos funcionários. Estas iniciativas reduziram no ano passado as emissões de CO2 em 7,3% e o consumo de água em 7,9%. Em conjunto, representaram uma economia de 3,5 milhões de euros em 2013.

Sob o mesmo objetivo, a Meliá melhorou sua pontuação no último informe Carbon Disclosure Project Iberia 125, que avalia o desempenho na redução das emissões de CO2.

MVB

Como os eventos musicais movimentam o turismo no paí­s

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O Brasil consolidou sua posição entre os países que sediam grandes shows nacionais e internacionais: o país já é o segundo maior no ranking do mercado de shows na América Latina, atrás apenas do México. Artistas brasileiros e estrangeiros apresentam o melhor do rock, do pop, da música eletrônica, da MPB, do axé e do sertanejo em eventos regionais e de grande porte, como o Rock in Rio e o Lollapalooza. Em comum, eles têm a capacidade de atrair visitantes, gerar renda e movimentar a economia turística.

A expectativa é que o consumo de shows no Brasil cresça 39% até 2018, de acordo com Gardênia Rogatto, especialista em entretenimento da consultoria PwC Brasil. O mercado de shows no país, que em 2013 gerou R$ 357 milhões pode passar para R$ 496 milhões em 2018. Se considerada a publicidade, o montante sobe para R$ 616 milhões, segundo Gardênia. “Megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas estão colaborando para consolidar o país na rota dos shows e festivais, além do maior acesso às informações através da internet”, disse.

Durante a edição do Rock in Rio em 2013, a ocupação hoteleira na capital carioca foi de quase 90%. Das sete milhões de pessoas que foram aos shows, 46% eram de outros estados e o impacto econômico gerado na cidade foi de R$ 1 bilhão, de acordo com a Riotur.

São Paulo, um dos principais destinos de shows no Brasil, também colhe os benefícios dos grandes festivais de música. A segunda edição do Lollapalooza, em 2013, injetou R$ 60 milhões de reais na economia da capital paulista e atraiu 167 mil pessoas, de acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo de São Paulo. A maior parte do público (58%) não mora na cidade e boa parte se hospedou em hotéis ou flats (37%) e na casa de amigos e parentes (32,1%).

A estudante Luisa Ribeiro (23), moradora de Brasília, costuma viajar para a cidade para acompanhar festivais musicais, entre eles o Lollapalooza. “Prefiro assistir a shows em São Paulo porque gosto das outras opções de lazer que a cidade oferece. Como geralmente fico mais de dois dias, consigo visitar pontos turísticos, fazer compras e aproveitar a vida noturna da cidade”, disse.

Durante o festival, a permanência média dos turistas em São Paulo foi de 2,3 dias e o transporte mais utilizado para chegar ao destino foi o avião (45,5%), seguido por carro (19,2%), ônibus ou van fretada (18,5%) e ônibus intermunicipal (13,3%). 

Para aproveitar o calor do nordeste e as férias no começo do ano, turistas de todo o país viajam para acompanhar o Festival de Verão de Salvador. Sua última edição, este ano, teve o público total de 120 mil pessoas, que receberam mais de 60 atrações de diversos estilos musicais espalhados por dois palcos e uma tenda eletrônica. O Festival Planeta Atlântida, também realizado durante o verão, recebe um público estimado de 70 mil pessoas por noite no Rio Grande do Sul e 65 mil em Santa Catarina.

Geração de empregos 

A estimativa é que a última edição do Festival de Verão de Salvador tenha gerado 21 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com a organização do evento. O Rock in Rio também movimentou a economia dos lugares por onde passou: foram gerados mais de 138 mil empregos ao longo dos 28 anos de existência do festival, segundo a produtora.

MVB

Conheça a opinião dos usuários sobre viagens de avião

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O TripAdvisor anunciou os resultados da segunda edição anual da pesquisa Air Travel Survey, sobre viagens de avião. Realizado com 1.600 usuários brasileiros, o levantamento revela que preço é o fator mais relevante na escolha de um voo para 76% dos participantes, enquanto as poltronas continuam sendo a maior queixa para 71%. O estudo também ajuda a definir o perfil dos passageiros e traz dados animadores para o mercado: em comparação com o último ano, mais pessoas pretendem voar para o exterior partindo do Brasil, em 2014.

Passageiros citam melhorias nos processos de reserva e embarque

Segundo o estudo, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos. O processo de check-in foi o item mais elogiado. A seguir, os serviços que mais evoluíram, segundo a pesquisa:

1. Processos de check-in – 62%

2. Processos de reserva – 34%

3. Opções de entretenimento a bordo – 32%

4. Preço das passagens – 29%

5. Atendimento ao cliente- 27%

Assento ainda é o maior problema

Pelo segundo ano consecutivo, a principal queixa dos viajantes continua sendo direcionada às poltronas das aeronaves, item que incomoda mais, inclusive, do que o preço cobrado pelas passagens. Abaixo, os maiores alvos de reclamações:

1. Assentos desconfortáveis e pouco espaço entre as fileiras – 71%

2. Preços das passagens – 62%

3. Alimentos servidos a bordo – 43%

4. Atrasos e cancelamentos dos voos- 36%

5. Longas filas – 33%

Smartphone se consolida como importante ferramenta de planejamento

O uso de dispositivos móveis para pesquisar opções de voos continua a aumentar. Este ano, 56% dos entrevistados disseram que usaram seus smartphones para esse fim, contra 48% em 2013. De acordo com a pesquisa, os passageiros também usam seus smartphones para (ou como):

• Fazer check-in – 56%

• Verificar o status do voo – 45%

• Cartão de embarque – 30%

• Reservar voos – 21%

Na minha bagagem de mão não pode faltar….

Uma revista, um livro ou um jornal. Para 63% usuários do Brasil a melhor forma de se distrair durante uma viagem é lendo. No entanto, os respondentes costumam também reservar um espaço na bolsa para outros itens como remédios e até roupas. Abaixo, os itens preferidos das bagagens de mão:

• Materiais de Leitura – 63%

• Medicamentos – 54%

• Tablet – 41%

• Muda de roupas – 37%

• Goma de mascar – 31%

Serviço:
TripAdvisor (www.tripadvisor.com.br

AV

MTur divulga pré-aprovados para cursos no exterior

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O Ministério do Turismo divulgou, nesta terça-feira (9), o resultado preliminar da seleção de alunos para os cursos de qualificação internacional na Espanha e no Reino Unido. Os estudantes inscritos no processo seletivo podem fazer a consulta no site da Capes. O resultado é preliminar e os pedidos de reconsideração podem ser encaminhados até o dia 19 no próprio site da Capes.

De acordo com as regras expressas dos editais, o recurso deve contrapor o motivo do indeferimento, não incluindo fatos ou documentos novos que não tenham sido anteriormente objeto de análise de mérito. O resultado final será publicado no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro.

Com duração aproximada de três meses, os cursos incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para temas como liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas. Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo, que darão aos alunos a oportunidade de enriquecer sua experiência internacional. O Projeto conta com o apoio operacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Serão classificados os 60 primeiros selecionados  para o curso de qualificação na Espanha (nº 01/2014) e os 50 para o curso de qualificação no Reino Unido (nº 02/2014). Este começa no dia 17 de novembro e aquele, no dia 1º de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail (bolsa@turismo.gov.br) ou pelo telefone (61) 2023-8293.

AV

Francisco Sigaud, do Club Med Academies: “˜Focamos paí­ses que valorizam a Educação”™

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Aos 17 anos ele ganhou uma bolsa para jogar tênis e estudar nos Estados Unidos. Fez faculdade de Engenharia Industrial e passou quatro anos estudando e jogando. Participou de torneios de tênis no país e no exterior, foi campeão em alguns deles, até cumprir a sina de cinco entre dez tenistas: se machucar e sair de competições de alto nível. Com 24 anos Francisco Sigaud tem MBA em Finanças, faz pós-graduação em sustentabilidade corporativa em Harvard e é diretor de desenvolvimento e relacionamento do Club Med Academies. O DIÁRIO o entrevistou, acompanhe:

DIÁRIO – Qual é a essência do Club Med Academies?
FRANCISCO SIGAUD
– O mais significativo desse projeto é que o esporte é uma ferramenta para tirar o melhor do individuo. A gente percebe crianças que têm o sonho de serem profissionais e outros que têm o sonho de serem engenheiros, músicos… Usamos essa mescla de educação inovadora com o esporte para tirar o melhor do individuo e fazer com que ele entenda qual é o  seu potencial e que possa decidir o seu futuro. 

DIÁRIO – Como é desenvolver o conceito Saúde em um país onde é muito forte a cultura do Fast Food?
FRANCISCO SIGAUD
– Desafiador e estimulante. Os Estados Unidos é um país que busca cada vez mais a saúde, seja em nível individual ou coletivo, apesar da fama de ser o país do fast food, com pessoas obesas etc. Eu acho que é um país que está muito voltado ao esporte e cada vez mais tenta focar no bem-estar e usar o esporte como objetivo para, não só estética, mas com enfoque para a educação, principalmente para os pequenos. O americano tem muito essa cultura de usar o esporte como uma ferramenta para conseguir tirar o melhor do individuo, tanto que eles têm grandes escolas, não só as high schools mas também universidades com departamentos atléticos muito bem formados. 

  Clientela: chineses, japoneses, brasileiros e pessoas dos países emergentes

DIÁRIO – Quais são as principais nacionalidades recebidas no Club Med Academies?
FRANCISCO SIGAUD
– Fizemos grandes parcerias com a China, com o Japão e com países da América Latina, mas temos também bastantes europeus. O europeu tem um perfil  não muito parecido com o nosso. Eles acabam mandando crianças para internatos desde jovens, entao acabamos recebendo crianças europeias muito novas.

Estamos bastante focados em países emergentes, onde a camada mais rica da sociedade realmente dá muita importância à educação, buscam essa inovação pela educação e estão realmente querendo que os filhos possam se formar em grandes faculdades. Países emergentes, como o Brasil, a China, Rússia, Índia. Nestes países emergentes identificamos pessoas com um poder aquisitivo relativamente alto e que os pais têm a intenção de mandar os filhos para os Estado Unidos para conseguir uma boa formação e voltar para o país deles e fazer algo grande por sua terra. É um investimento de médio prazo.

DIÁRIO –  Você disse que existem grandes empreendedores, grandes empresários que fazem uma espécie de test-drive no Club Med Academies…
FRANCISCO SIGAUD
– Sim, temos muitos, mas o exemplo mais típico é o do presidente da Kellogs que acabou passando uma temporada com a gente fazendo um trabalho de coaching junto com esporte. Ele queria fazer e sentir na pele o que o esporte pode auxiliar no desenvolvimento do individuo, a questão de determinação, de foco, objetivos, e tudo isso a gente conseguiu agregar em um programa que foi: metade do dia esporte e metade aulas teóricas focadas em coaching.

DIÁRIO – Vocês têm clientes brasileiros que vão pra lá regularmente, levam os filhos… Quais os números do Brasil?
FRANCISCO SIGAUD
– A gente abriu o mercado brasileiro no ano passado com iniciativas dentro de clubes, trata-se de um mercado com um potencial muito grande. O brasileiro tem uma necessidade disso, desse trabalho esportivo de uma maneira mais profissional que não existe, eu acho, no país. A gente cresceu esse ano 18% a 25% sendo que o mercado brasileiro provavelmente nos proporcionou 15%, ou até mesmo 20% desse crescimento.

Club Med Academies está a 45 minutos do Aeroporto Internacional de West Palm Beach 

DIÁRIO –  Como é a receptividade? O Academies é um produto novo?
FRANCISCO SIGAUD
– É um produto muito novo. Estou impressionado como o brasileiro tem essa necessidade, parece que tem esse desejo cada vez mais e, como não temos isso no país, e a maneira de ensinar é muito individualizada, ao mesmo tempo com a qualidade muito boa, é um negócio que eu estou impressionado. Os números para 2015 e 2016 serão muito bons graças ao mercado brasileiro. O Brasil foi o mercado que mais nos ajudou a crescer. O pais estará respirando esporte até as Olimpíadas de 2016 e queremos nos beneficiar dessa onda.

Serviço:
Club Med Academies 

4500 SE Pine Valley ST
Port Saint Lucie, Florida 34952
 45 minutos do Aeroporto Internacional de West Palm Beach (PBI)
www.clubmed.com

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A editoria ENTREVISTA NO TERRAÇO acontece quinzenalmente no Restaurante Terraço Itália, em São Paulo

 

Rio Parahyba Guest House abre nesse sábado

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O Rio Parahyba Guest House traz à região do Alto Tietê uma nova opção de turismo e lazer. Localizado a cerca de 80 quilômetros de São Paulo, entre Santa Branca e Guararema, o empreendimento será inaugurado nesse sábado (13). 

O empreendimento oferece área de lazer com piscina, salas de jogos, videoteca, sauna, sala de leitura, redário, ancoradouro para passeios de barco, biblioteca e internet. Nas suítes: TV a cabo, frigobar, secador de cabelos e kit de amenites. As diárias incluem café da manhã e chá da tarde.

A Guest House oferece serviço de terapias e massagens, com agendamento prévio.

Mais informações e reservas no site www.rioparahybaguesthouse.com.br ou por telefone (12) 3972-4396

MVB

Setur Bahia promove oficina de capacitação para gestores de turismo

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Nesta semana, a Secretaria do Turismo da Bahia promove oficinas de capacitação para gestores de turismo. A Oficina Prática do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), que acontece até sexta-feira (12), tem como objetivo capacitar gestores e técnicos municipais de turismo na captação de recursos federais. As aulas acontecem na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela, em Salvador, das 8h30 às 17h30.

Além de assegurar que os trâmites sejam executados com eficiência pelo usuário do sistema e ensinar como ocorre o monitoramento e avaliação de recursos, a oficina busca, também, colaborar com técnicas que viabilizem novas parcerias para as administrações municipais. A intenção é que os participantes se tornem multiplicadores deste conteúdo.

Segundo Edércio Bento, coordenador de capacitação e atendimento a usuários do sistema de convênios (Siconv), do Departamento de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento, o desconhecimento do processo de como solicitar o recurso é o que mais tem dificultado a liberação da verba para as prefeituras. Para ele, os gestores municipais precisam conhecer qual a necessidade do município e então enviar a proposta para o Ministério, que atualmente tem descentralizado a liberação dos recursos.

Uma das participantes da oficina, a diretora de departamento de Turismo de Feira de Santana, Graça Cordeiro, disse acreditar que a oficina vai facilitar a captação de recursos federais. “Às vezes, conseguimos elaborar um bom projeto, mas por falta de celeridade processual no monitoramento do processo não conseguimos êxito. Então, acredito que essa oficina será um facilitador”.

A qualificação é uma parceria da Setur, Bahiatursa, prefeituras dos municípios turísticos baianos, Escola de Administração da Ufba e Ministério do Planejamento.

AV

Parceria entre ABAV e Embratur incrementa venda do destino Brasil no mercado internacional

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A 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo contará com a presença de compradores internacionais convidados, profissionais com amplo poder de decisão interessados na promoção e venda do destino Brasil. 

Com o patrocínio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a ABAV Nacional dá continuidade, nesta edição, ao maior programa de hosted buyers do continente americano, trazendo para o evento 150 compradores provenientes de países como Argentina, Canadá, Chile, Egito, Emirados Árabes, Estados Unidos, Filipinas, Hungria, Japão, México, Reino Unido, Uruguai e Venezuela, entre outros, com forte atuação nos segmentos de turismo de lazer e MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, na sigla em inglês). 

“A ABAV Expo é o palco ideal para que estes compradores internacionais retornem aos seus países com bons negócios e informação suficiente para contribuir com o ingresso de mais turistas estrangeiros no Brasil”, afirma Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional.

O evento será realizado de 24 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e promoverá o encontro de 3,5 mil marcas expositoras com público profissional estimado em 40 mil visitantes. O evento será aberto ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), quando pacotes de viagens estarão à venda com descontos e preços promocionais.

MVB