No comando do Mercure Macaé, Luiz Henrique Souza destaca a importância de unir qualidade e estrutura – Foto: Divulgação
Durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA, realizado em Macaé (RJ), o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Luiz Henrique Souza, gerente geral do Condotel Mercure Macaé, que compartilhou os investimentos e estratégias que posicionaram o hotel como o mais estruturado da cidade. A entrevista revela os bastidores de um trabalho focado em renovação, eficiência e excelência no atendimento, que tem redefinido o padrão da hotelaria local.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Desde sua chegada ao empreendimento, há dois anos, Luiz teve como missão aprimorar os serviços e recuperar a infraestrutura do prédio, ainda impactado pela pandemia. “Havia necessidade de aprimorar os serviços. Também queria evoluir a estrutura e a manutenção do empreendimento”, afirma. Com uma transição de liderança tranquila, ele iniciou uma série de melhorias já no primeiro ano de gestão, priorizando o enxoval, a mobília, a atualização dos sistemas de segurança e de incêndio. “Não chegou a ser um retrofit, mas foi uma atualização importante para melhorar a percepção do hóspede”, destaca.
O Mercure Macaé conta com 165 apartamentos no hotel e 108 no residencial, totalizando 274 unidades. A estrutura é robusta: cinco salas de eventos, uma academia em reforma, uma piscina com mais de 300 mil litros de água e um moderno sistema de ar-condicionado central, que demandou mais de R$ 1 milhão em investimentos — sem contar os R$ 200 a 300 mil aplicados em trocas e ajustes externos.
Mercure Macaé: perfil corporativo prevalece, mas relax integra hospedagem (Crédito: Accor – divulgação)Mercure Macaé: Hotel possui 274 apartamentos no total, sendo 165 para a administração hoteleira e 108 pelo residencial (Crédito: Accor – divulgação)
Posição privilegiada Mercure Macaé
“Estamos no ponto mais alto de Macaé, todas as unidades têm vista para o mar”, afirma Luiz, sobre a posição privilegiada do hotel. Os quartos, segundo ele, são os maiores da cidade, complementados por um estacionamento com mais de 100 vagas e a maior estrutura de eventos local, ficando atrás apenas do parque de exposições da prefeitura.
O espaço de eventos é um dos grandes trunfos do Mercure Macaé. Um salão principal com capacidade para mais de 500 pessoas e outras quatro salas que acomodam de 20 a 70 convidados fazem do hotel o endereço oficial dos grandes encontros corporativos da cidade. “Nossa suíte nupcial, por exemplo, tem 80 m², e a piscina mede 26 metros por 9 metros”, pontua.
Expectativas do segundo semestre
Com a chegada do verão, a expectativa para o segundo semestre é extremamente positiva. “Já temos média de 60% de ocupação garantida até janeiro”, revela Luiz. Todos os finais de semana até dezembro estão reservados para eventos corporativos, e há poucas datas livres mesmo durante os dias úteis. “O que ainda não temos muito são eventos sociais, porque nossa estrutura é mais voltada para o corporativo”, explica.
Confira mais imagens do hotel
1 de 4
Café da manhã (Crédito: Accor - divulgação)
Área de eventos possui salão modulável para até 500 pessoas (Crédito: Accor - divulgação)
Brunch para eventos do Mercure Macaé (Crédito: Accor - divulgação)
Área fitness do Mercure Macaé (Crédito: Accor - divulgação)
Pefil
Luiz Henrique iniciou sua carreira aos 18 anos, no Marriott Copacabana. De lá, passou pelo Miramar, Pestana Atlântica e por unidades da Rede Arena — Leme, Ipanema e Copacabana — exercendo funções de gerente operacional e geral. Em 2022, assumiu o comando do Furnas Park Resort, em Formiga, Minas Gerais, após sua saída da Arena. No ano seguinte, ingressou na Rede Accor, com passagem inicial pelo Ibis antes de assumir o desafio em Macaé. “Foi, sim, um grande desafio”, afirma sobre a mudança de cidade. Antes, já havia vivido uma transição importante ao mudar com a família do Rio de Janeiro para Minas. “Depois, ao vir para Macaé, foi outra mudança importante”, conclui Luiz, cuja residência e familiares continuam na Gamboa, no Rio.
A Latam opera atualmente em 56 aeroportos brasileiros e projeta alcançar até 60 terminais até o fim de 2025 (Crédito: divulgação)
Latam atinge um marco inédito em sua operação no Brasil ao registrar o maior número de passageiros transportados durante um mês de julho desde sua estreia no país, em 2010.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
Impulsionada pelo movimento intenso das férias escolares, a companhia aérea alcançou 3,6 milhões de viajantes em solo brasileiro, superando os 3,2 milhões do mesmo período no ano anterior.
Com destaque absoluto para o Aeroporto de Guarulhos, que sozinho respondeu por 1,2 milhão de passageiros — um crescimento de 12% frente a julho de 2024 —, a Latam consolidou-se como protagonista nos principais hubs aéreos do país. Esse número é mais que o dobro do registrado por Congonhas, também em São Paulo, que contabilizou 481 mil embarques e desembarques. Brasília fecha o pódio com 376 mil passageiros atendidos.
“Guarulhos, Congonhas e Brasília lideram o ranking de movimentação da Latam no Brasil”, destacou a companhia em comunicado, reforçando o papel estratégico desses aeroportos em sua malha nacional.
A seguir, os números da movimentação em julho:
Guarulhos (SP): 1,2 milhão
Congonhas (SP): 481 mil
Brasília (DF): 376 mil
Galeão (RJ): 172 mil
Fortaleza (CE): 158 mil
Porto Alegre (RS): 118 mil
Curitiba (PR): 106 mil
Salvador (BA): 105 mil
Belo Horizonte (MG): 95 mil
Vale ressaltar o avanço expressivo de Curitiba, que saltou da décima para a sétima colocação com um crescimento de 20,8% em relação ao ano anterior. Porto Alegre, por sua vez, volta ao ranking após o impacto das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024.
A Latam opera atualmente em 56 aeroportos brasileiros e projeta alcançar até 60 terminais até o fim de 2025. Com essa expansão, a empresa estima encerrar o ano com um crescimento entre 9,5% e 10,5% na oferta doméstica de assentos (ASK) e uma alta de até 11% nas operações internacionais.
Kempinski Laje de Pedra realiza degustações exclusivas de vinhos e whisky neste sábado, em Canela - Foto: Divulgação: Kempinski Laje de Pedra
O luxo e a alta gastronomia se encontram neste sábado (16) em Canela (RS). O Kempinski Laje de Pedra, ícone da hotelaria de luxo em fase de retrofit, recebe duas experiências únicas dentro do circuito Emoções KLP: uma degustação de vinhos premiados e um tasting especial de whisky escocês, ambos no charmoso Espaço Kempinski Laje de Pedra.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
O evento promete atrair não apenas hóspedes e proprietários do empreendimento, mas também enoturistas, apreciadores de destilados e visitantes que buscam experiências diferenciadas na Serra Gaúcha. Com curadoria de rótulos premiados e condução de especialistas reconhecidos, a programação reforça o posicionamento do Kempinski Laje de Pedra como um destino de referência para quem valoriza cultura, gastronomia e turismo de alto padrão.
Degustação de vinhos gaúchos de excelência
A programação começa às 11h30, na Adega 1835, com rótulos selecionados das vinícolas Guatambu e Don Giovanni, referências na Campanha Gaúcha e na Serra Gaúcha. Os visitantes poderão apreciar cinco vinhos que expressam a diversidade e a sofisticação do terroir brasileiro: Don Giovanni Ouro Brut, Don Giovanni Pinot Noir, Guatambu Lendas do Pampa Tempranillo, Guatambu Lendas do Pampa Cabernet Sauvignon e Guatambu Potter Tannat.
Whisky tour: seis regiões da Escócia em uma tarde
Às 16h, o foco se volta para os single malts no encontro “6 Escócias”, conduzido por Márcio Becker, primeiro brasileiro certificado pela destilaria Springbank. A experiência, em parceria com a GW Imports, leva os participantes a uma viagem sensorial por Campbeltown, Highlands, Islands, Islay, Lowlands e Speyside, com rótulos como Glen Scotia 15 anos, Clynelish 14 anos, Isle of Raasay, Laphroaig 10 anos, Glenkinchie 12 anos e Glenfarclas 12 anos.
Encontro do circuito Emoções KLP une vinhos gaúchos premiados e tour sensorial por seis regiões da Escócia – Foto:
Luxo antecipado para futuros hóspedes
Com inauguração prevista para 2027, o Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences será o primeiro empreendimento da rede alemã no Brasil, reunindo residências sofisticadas, nove operações gastronômicas, spa, piscinas, teatro e centro de convenções. Enquanto isso, eventos como estas degustações fortalecem a conexão com a cultura, o enoturismo e o turismo de experiências de alto padrão na Serra Gaúcha. Saiba mais na perfil.
Serviço – Degustação “6 Escócias”
Data e horário: 16 de agosto, das 16h às 19h
Local: Espaço KLP – Rua das Flores, 222, Canela (RS)
Humboldt Fest celebra a cultura alemã em São Paulo - Foto: divulgação
O Colégio Humboldt, em São Paulo, promoverá no dia 30 de agosto, das 12h às 18h, o Humboldt Fest, um evento que celebra a rica herança cultural alemã e promete atrair famílias e amigos em busca de lazer, gastronomia e entretenimento. A programação inclui apresentações de música ao vivo, danças folclóricas, brincadeiras para todas as idades e uma seleção especial de comidas e bebidas típicas, proporcionando uma experiência autêntica e acolhedora.
Os ingressos já estão à venda por R$ 20 até 29 de agosto. No dia do evento, o valor será de R$ 40. Crianças de até 7 anos não pagam, mediante apresentação de documento. Para facilitar o consumo, será utilizado um sistema de cartão pré-pago, que pode ser adquirido antecipadamente no Foyer do Teatro Humboldt nos dias 27, 28 e 29 de agosto. A ativação do cartão custa R$ 10, valor que pode ser doado para melhorias no colégio ou reembolsado ao final, com a devolução do cartão. O saldo é recarregável e válido apenas durante a festa.
Localizado na Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525, o evento reforça o papel do Colégio Humboldt como importante difusor da cultura alemã em São Paulo, unindo tradição e modernidade em um ambiente seguro e familiar. Mais informações estão disponíveis no site oficial: humboldt.com.br/humboldt-fest.
Com um clima festivo e envolvente, o Humboldt Fest se consolida como um ponto de encontro cultural na capital paulista, celebrando a diversidade e fortalecendo laços entre comunidades.
Vista do Destino Miringuava, em São José dos Pinhais, com a Mata Atlântica ao fundo – Foto: divulgação
O Destino Miringuava, roteiro turístico localizado em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba, acaba de ganhar cinco novas atrações. Agora, o circuito reúne 11 empreendimentos certificados que adotam práticas sustentáveis e oferecem experiências como colheita de frutas, cafés coloniais, vinícolas, trilhas pela Mata Atlântica, vivências em propriedades de agricultura familiar e hospedagem em ecopousadas.
“É uma excelente opção de lazer para os finais de semana ou período de férias. Ao visitar esses espaços, os turistas podem viver experiências únicas em meio à natureza e ainda contribuir para o fortalecimento de negócios sustentáveis, que ajudam a conservar uma região estratégica para o abastecimento de água de São José dos Pinhais e da Grande Curitiba”, afirma Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e representante do movimento Viva Água, iniciativa que mobiliza os empreendedores locais.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para garantir o compromisso com a sustentabilidade, os empreendedores da região passaram por capacitação de oito meses promovida pelo Sebrae-PR, em parceria com o Viva Água, que contempla um diagnóstico em diversos critérios sociais, econômicos, ambientais e culturais.
Trilhas ecológicas e contato direto com a natureza no Destino Miringuava – Foto: divulgação
“O objetivo foi assegurar que os empreendimentos atendam a altos padrões de sustentabilidade. Acreditamos que esses locais possam se tornar referência na recuperação de ecossistemas naturais e no estímulo ao empreendedorismo de impacto positivo”, explica Fernanda Pesarini Tarli, gestora dos projetos de Turismo – Regional Leste, do Sebrae-PR.
Além da qualificação para aprimorar a gestão sustentável, os empreendimentos certificados tiveram acesso a ferramentas financeiras e linhas de crédito, destinadas a promover adaptações e melhorias de infraestrutura. “Todo o trabalho realizado na região pelo movimento Viva Água, há mais de cinco anos, demonstra como o turismo responsável pode contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais, considerando práticas ecológicas, o envolvimento dos moradores locais e o empoderamento econômico”, diz Karam.
A Bacia do Rio Miringuava possui vocação natural para o turismo rural e o ecoturismo, pois além dos atrativos ecológicos, a região oferece uma rica herança cultural e gastronômica. “Os colonos europeus que chegaram na região ao longo do século passado construíram histórias e tradições que certamente precisam ser conhecidas. O roteiro combina esse legado com a possibilidade de conexão genuína com a comunidade local e a natureza”, completa Karam.
Colheita de morangos frescos no roteiro turístico do Destino Miringuava – Foto: divulgação
Conheça as atrações do Destino Miringuava:
La Choupana – Colha e pague de morangos
Sítio de agricultura familiar com produção de morangos, campo de girassóis, piquenique e café colonial. Destaque para o sistema de irrigação inteligente e cultivo em estruturas recicladas. Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. (@lachoupana001)
Chácara Vailati – Hortas, frutas e produtos coloniais (novo no roteiro)
Colha e pague de morangos, hortaliças e, sazonalmente, uvas e ponkans. Loja com geleias, licores, sucos e artesanato. Atende com café colonial e almoço mediante agendamento. (@chacara.vailati)
Rancho Caminho das Águas – Agricultura orgânica e educação ambiental
Conta com trilhas, degustação de mel de abelhas nativas, biofábrica de defensivos naturais e experiências educativas para escolas e famílias. Visitas mediante agendamento. (ranchocaminhodasaguas.com)
Vinícola Araucária – Degustação e enoturismo
Imersão no processo de produção de vinhos, com trilhas, mirante, cachoeira, restaurante e hospedagem. Também conta atrações sazonais, como ‘colhe e pague’ de frutas da região. Visitação aberta diariamente. (vinicolaaraucaria.com.br)
Ecopousada Estância Carmelo – Natureza e descanso
Casas campeiras em meio à Mata Atlântica, com redário, ofurôs, trilhas e área de lazer. Área de restauração florestal com agrofloresta. Agendamento por whatsapp. (@estanciacarmello)
Rancho do Sena – Pousada ecológica e camping (novo no roteiro)
Hospedagem rústica, trilhas, observação de fauna e horta orgânica. Espaço para eventos e day use. Atendimento diário com reservas. (@ranchodosena)
Cantina Zanchetta – Tradição italiana (novo no roteiro)
Rodízio de massas, pisa da uva e o premiado café no parreiral, em meio à natureza. Aberto aos sábados e domingos, das 11h30 às 14h30. (@cantinazanchetta)
Kawiarnia – Café colonial polonês (novo no roteiro)
Receitas típicas, como pierogi, sopas e bolos, preservam a cultura da Colônia Murici. Ambiente familiar e aconchegante. Aberto das 12h (sábados) ou 11h30 (domingos) até as 19h.(@kawiarniacafecolonial)
Chácara das Vaquinhas – Gastronomia e eventos (novo no roteiro)
Refúgio rural com destaque para a costela fogo de chão e o festival do caranguejo. Atende com day use e eventos, com agendamento. (chacaradasvaquinhas.com.br)
Orquidário das Araucárias – Flores e conhecimento
Comércio e assessoria no cultivo de orquídeas, com visitação aberta de terça a domingo. Atendimento para grupos mediante agendamento. (@orquidario_das_araucarias)
Ecoguaricana – Ecoturismo guiado
Agência especializada em trilhas e passeios pela Mata Atlântica, com refeições incluídas e experiências em grupo ou individuais. (ecoguaricana.com.br)
Vista da região do Destino Miringuava, cercada por áreas preservadas da Mata Atlântica – Foto: divulgação
Sobre o movimento Viva Água
Idealizado em 2019 pela Fundação Grupo Boticário, o movimento Viva Água na Bacia do Rio Miringuava atua para garantir a segurança hídrica e promover a adaptação às mudanças climáticas no manancial do Rio Miringuava – uma das principais fontes de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba, com potencial para atender cerca de 600 mil pessoas.
A iniciativa reúne mais de 20 parceiros e promove ações de conservação ambiental, desenvolvimento social e incentivo ao empreendedorismo sustentável. Já foram plantadas mais de 40 mil mudas nativas da Mata Atlântica, recuperando áreas degradadas e contribuindo para a proteção da biodiversidade.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores.
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.
Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.
A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Saiba mais no site: www.fundacaogrupoboticario.org.br
Finalistas do prêmio na categoria Seguradora de Viagem, com destaque para o representante da GTA em Curitiba, Celso Tesser, que prestigiou a cerimônia de premiação e recebeu o troféu vencedor - Foto: divulgação
A GTA – Global Travel Assistance foi eleita a Melhor Seguradora de Viagem do Brasil no Globo de Ouro do Turismo, prêmio entregue na última quarta-feira (6), na icônica Ópera de Arame, em Curitiba (PR). A cerimônia integrou a programação do Entur Summit, promovido pela Escola de Negócios do Turismo (Entur).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
O processo de escolha ocorreu em duas etapas. Entre 1º de janeiro e 30 de abril, profissionais do setor indicaram seus fornecedores preferenciais pelo site da Entur. Na segunda fase, de 1º de maio a 6 de agosto, as cinco empresas mais lembradas em cada categoria participaram de uma votação aberta e transparente, contabilizando apenas um voto por CNPJ de agência de viagens ou operadora.
Ao receber o prêmio, o presidente da GTA, Celso Guelfi, agradeceu o reconhecimento. “Agradecemos a todas as agências de viagem e operadoras de turismo pelos votos e confiança em nosso trabalho. Parabenizamos e estendemos nossa gratidão à Entur, referência no setor, responsável por um evento e uma premiação tão importantes. Há 35 anos, nos dedicamos ao compromisso de ser 100% B2B, construindo um turismo ético, plural e seguro”, afirmou.
Sobre a GTA
Fundada há 35 anos, a GTA atua exclusivamente no modelo B2B, sendo reconhecida como “empresa amiga do agente de viagem”. Com sede em São Paulo, mantém 17 representantes nas principais cidades brasileiras e uma central de operações 24h por dia, 7 dias por semana, que conta com 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação, com capacidade para responder a mais de 95 mil chamadas.
A empresa já acumula 16 vitórias consecutivas no Prêmio Top Aviesp, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem, consolidando-se como referência no mercado nacional e internacional. Saiba mais no site.
Grand Resort Serra Negra: conheça um dos hotéis mais antigos do estado de São Paulo - Crédito: Juan Gasparin Fotografia
Um ícone da hotelaria paulista com mais de 80 anos de história e cenário deslumbrante nas montanhas do interior
Localizado em uma das áreas mais charmosas do interior de São Paulo, o Grand Resort Serra Negra é sinônimo de hospitalidade, tradição e experiências memoráveis. Instalado em um dos prédios hoteleiros mais antigos do estado, o empreendimento foi inaugurado em 1942 para ser um cassino de luxo, atraindo personalidades nacionais e internacionais.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
Com presença ilustre do então presidente Washington Luís na inauguração, o resort viveu décadas de glamour, hospedando artistas premiados e grandes nomes da política. Seu teatro recebeu atrações históricas e, antes da proibição dos jogos de azar em 1946, o cassino era um dos pontos mais sofisticados do Brasil.
Nos anos 1960, o local se tornou quartel-general da Seleção Brasileira de Futebol antes das Copas do Mundo de 1962 e 1966. A passagem rendeu até uma “calçada da fama” com assinaturas de ídolos como Pelé, Garrincha e Carlos Alberto Torres.
Arquitetura charmosa e estrutura completa
A 1.000 metros de altitude e cercado por 40 mil m² de jardins suspensos, o Grand Resort preserva sua arquitetura de inspiração colonial europeia, combinada a infraestrutura moderna para lazer, descanso e eventos. São mais de 100 acomodações com ar-condicionado, TV a cabo, Wi-Fi gratuito, cofre, minibar e estação de trabalho, além de opções para famílias, casais e grupos.
A área de lazer inclui piscinas externa e interna aquecida, sauna, academia, quadras, playground, salão de jogos e amplos espaços ao ar livre. A gastronomia é destaque, com dois restaurantes, bar panorâmico e espaço gourmet à beira da piscina. Para eventos corporativos ou sociais, há até 13 salas moduláveis e um centro de convenções totalmente equipado.
Tradição e excelência em hospitalidade no interior paulista – Crédito:
Serra Negra: destino para relaxar e viver experiências únicas
A menos de 2 km do centro histórico e a 150 km de São Paulo, o resort está próximo de atrações como o teleférico, as feiras de malhas, fontes de águas minerais e roteiros rurais como a Rota do Café e do Queijo e Vinho. Serra Negra é uma estância hidromineral reconhecida, perfeita para quem busca clima de montanha, contato com a natureza e bem-estar.
Com mais de oito décadas de história, o Grand Resort Serra Negra segue como referência em hospedagem de alto padrão, oferecendo ao visitante o equilíbrio ideal entre charme histórico, conforto contemporâneo e paisagens inesquecíveis.
Encontro dos gerentes dos hotéis 5 estrelas do Rio debateu plataformas de hospedagens e segurança - Crédito: divulgação
O Hotel JW Marriott, em Copacabana, foi palco nesta terça-feira (12) de mais uma reunião dos Gerentes Gerais dos Hotéis 5 Estrelas do Rio de Janeiro, promovida pelo HotéisRIO. O encontro, conduzido pela anfitriã Carolina Mescolin e pelo presidente do sindicato, Alfredo Lopes, reuniu líderes do setor para tratar de temas estratégicos que impactam diretamente a hotelaria e o turismo da capital fluminense.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
O evento reforçou o papel do HotéisRIO como articulador entre o setor privado e o poder público, promovendo um espaço de diálogo para alinhar interesses e buscar soluções conjuntas. Em um momento em que o Rio de Janeiro se prepara para receber grandes eventos e vive uma retomada consistente do fluxo turístico, reuniões como essa tornam-se essenciais para garantir a competitividade da hotelaria de luxo, aprimorar a experiência dos visitantes e fortalecer a imagem da cidade no cenário nacional e internacional.
Alfredo Lopes e Carolina Mescolin – Foto: divulgação
Regulamentação de plataformas de hospedagem
A abertura do encontro foi dedicada ao debate sobre o projeto de lei do vereador Salvino, atualmente em tramitação, que propõe a regulamentação das plataformas digitais de hospedagem. O texto abrange questões como segurança, tributação, ordem pública e concorrência desleal. Segundo Alfredo Lopes, é fundamental que a Secretaria de Fazenda participe ativamente da discussão, devido ao impacto direto na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) — receita importante para os cofres municipais.
Segurança nas áreas turísticas
A segurança pública, ponto recorrente na pauta, voltou a ganhar destaque. O sindicato defendeu a ampliação da presença da Guarda Municipal Armada e o reforço do monitoramento por câmeras nas zonas de maior fluxo turístico. Lopes citou o bairro de Santa Teresa como exemplo de área que ainda carece de cobertura por câmeras públicas, fator que impacta tanto moradores quanto visitantes.
Hotel JW Marriott, em Copacabana, sediou nesta terça-feira, dia 12, encontro dos GG5 Estrelas da hotelaria carioca, evento promovido pelo HotéisRIO – Crédito: divulgação
Transporte turístico e mobilidade
Outro tema sensível foi o turismo irregular. O presidente do HotéisRIO criticou a circulação de ônibus adaptados que não cumprem os padrões exigidos para transporte turístico e lembrou que, apesar de propostas anteriores, o Rio ainda não dispõe de um sistema regulamentado para ônibus de turismo. Em contrapartida, destacou iniciativas como o novo serviço “shuttle” ligando Barra da Tijuca e Recreio, que promete facilitar a locomoção de turistas e hóspedes, melhorando a experiência de viagem.
Eventos e qualificação profissional
A agenda incluiu ainda a Feira de Fornecedores, prevista para a última semana de outubro, e a realização de um curso de confeitaria, voltado para capacitação de profissionais do setor. Para Alfredo Lopes, iniciativas como essas fortalecem a rede hoteleira e ajudam a manter o Rio competitivo no cenário nacional e internacional.
Com o calendário de grandes eventos e a retomada do fluxo turístico, o encontro reforçou a necessidade de alinhamento entre setor privado, poder público e entidades representativas para garantir segurança, qualidade de serviços e competitividade à hotelaria carioca.
Famtour Europamundo de operadores e agentes Brasil América Latina. Foto divulgação.
A Europamundo iniciou oficialmente a divulgação de seu calendário 2026 para cruzeiros fluviais, incluindo fretamentos exclusivos. O lançamento começou na última semana com roadshows especiais em Campinas, Santo André e São José dos Campos (SP).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
Nesta semana, a empresa dá um passo além com uma experiência prática: um famtour a bordo do recém-inaugurado MS Douro Cruiser, que marca a entrada da companhia em uma nova etapa no segmento de cruzeiros — um dos focos estratégicos para mercados globais, incluindo o Brasil.
Ao todo, 20 profissionais do trade, entre operadores e agentes de viagens de estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, além de representantes da Argentina, Uruguai e Portugal, participam do roteiro, que começou ontem (11) e segue até a próxima segunda-feira (18). A viagem oferece uma imersão completa, com paisagens deslumbrantes, gastronomia regional e internacional e alto padrão de conforto.
“A diversidade do grupo reforça o potencial de alcance e comercialização deste produto exclusivo”, destaca Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo Brasil.
Estratégia e potencial de vendas
O objetivo do famtour é que os participantes conheçam de perto o produto, entendam a logística e já comecem a estruturar grupos para a temporada 2026.
“Nosso foco é que os agentes vivenciem a experiência e visualizem as oportunidades de vendas, especialmente considerando a alta demanda e a capacidade limitada deste tipo de operação”, explica Araújo.
Os cruzeiros fluviais da Europamundo operam com embarcações para 110 a 190 passageiros, oferecendo experiências diferenciadas em destinos de grande apelo turístico. Para 2026, a proposta é ampliar a oferta com novos roteiros, mais flexibilidade e a qualidade reconhecida da marca.
Araújo reforça que, por se tratar de um produto exclusivo e de vagas limitadas, a antecipação é fundamental. Ele cita como exemplo o Nobleman Pinn, apresentado no roadshow de São Paulo com 82 cabines e pensão completa, incluindo bebidas:
“O produto foi esgotado em apenas 72 horas após o lançamento, evidenciando a forte procura e a urgência na reserva antecipada”, alerta, recomendando que as vendas sejam feitas com, no mínimo, seis meses de antecedência.
O charme do Douro
O cruzeiro pelo Rio Douro combina tranquilidade, gastronomia, vinhos e paisagens únicas. A bordo, há acomodações confortáveis, refeições de alto nível e programas opcionais, como pacotes de bebidas, visitas a vinícolas e passeios turísticos.
Em alguns trechos, o navio acessa áreas remotas, oferecendo uma visão privilegiada do Douro, impossível de alcançar por outros meios.
“Mesmo para quem já conhece a região por terra, o cruzeiro oferece uma nova perspectiva e uma experiência diferente, sendo uma alternativa para quem já conhece o Douro e a região do Porto”, completa Araújo.
Participam da viagem, em ordem alfabética, as operadoras BWT Operadora, Cativa, FRT, Incomum e Schultz, do Brasil, além da Piemonte, da Argentina.
Sobre a Europamundo Vacaciones
Fundada há 28 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é líder em circuitos rodoviários pela Europa e oferece roteiros exclusivos em países como Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Japão, Turquia, Egito, Jordânia e Marrocos.
Com sede em Madri e mais de 160 colaboradores, a empresa conta com representantes nas Américas, África e Ásia. Seus mais de 400 guias conduzem entre 180 e 200 mil passageiros por ano, em mais de 1.700 circuitos diferentes. Saiba mais no site.
A MSC Cruzeiros iniciou, em 11 de agosto, uma nova etapa da campanha global “Viva a grande beleza”, agora com foco especial no público brasileiro. O objetivo é inspirar os viajantes a explorar as paisagens únicas da América do Sul a bordo de navios modernos, repletos de conforto, entretenimento e experiências inesquecíveis para todas as idades.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
A ação estará no ar até dezembro, com um amplo plano de mídia. Serão inserções nas principais emissoras de TV aberta e paga, spots de rádio em regiões estratégicas, além de presença em plataformas de streaming, mídia impressa, digital, redes sociais e painéis out of home. A campanha foca especialmente em mercados como Grande São Paulo, litoral e interior paulista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Santa Catarina.
“Queremos renovar o convite para que as pessoas descubram o prazer de navegar, com muito conforto e diversão, em conexão com a natureza”, afirma Eduardo Simões, Diretor de Marketing da MSC Cruzeiros.
Temporada 2025/2026: viagens pelo Brasil, Uruguai e Argentina
Entre outubro de 2025 e abril de 2026, quatro navios farão embarques no Brasil: MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia e MSC Sinfonia.
Cruzeiros curtos: de 3 a 5 noites, saindo de Santos e Rio de Janeiro, com paradas em Ilhabela, Ilha Grande, Búzios e Angra dos Reis.
Roteiros médios: de 6 a 8 noites, com embarques também em Salvador, Maceió, Itajaí e Balneário Camboriú. Escalas incluem destinos como Ilhéus, Salvador, Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires.
Destaques da frota
MSC Seaview – Design que privilegia a luz natural e o mar, com promenade externa, duas tirolesas de 105 metros, cinco piscinas, 17 bares e lounges, simulador de corrida, cinema XD e o exclusivo MSC Yacht Club.
MSC Preziosa – Toboágua com 120 metros, shows estilo Broadway, seis restaurantes, 17 bares e o MSC Aurea SPA. Também conta com o MSC Yacht Club para experiências mais exclusivas.
MSC Armonia – Quatro restaurantes, nove bares, teatro, discoteca, três piscinas e espaços dedicados para crianças e adolescentes.
MSC Sinfonia – Capacidade para 2,6 mil hóspedes, minigolfe, pub irlandês, aquapark infantil, SPA balinês, salão Jean Louis David e clubes para diferentes faixas etárias.
Para saber mais sobre roteiros, datas e valores, clique aqui.
Sobre a MSC Cruzeiros
Com sede em Genebra, a MSC é a terceira maior companhia de cruzeiros do mundo e líder de mercado na Europa. A frota de 23 navios visita mais de 300 destinos em 100 países, oferecendo hospitalidade de padrão internacional e experiências memoráveis.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok