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Azul entrou em recuperação extrajudicial? Especialista explica

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Azul chega a acordo para repactuação de 92% de suas dívidas; GOL também poderá ser impactada por conta do codeshare

Na noite da última segunda-feira (7), a Azul firmou um acordo para a repactuação de contratos comerciais com fornecedores que correspondem a 92% de suas dívidas. Esse valor está relacionado à dívida que será convertida em ações da companhia aérea.

O acordo estabelece que os proprietários dos aviões – correspondendo a arrendadores e fabricantes de equipamentos utilizados pela companhia – concordaram em reduzir as dívidas da cia aérea em aproximadamente R$ 3 bilhões, com a conversão das obrigações em até 100 milhões de ações preferenciais da Azul, que serão emitidas em uma única vez.

De acordo com Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial, o acordo firmado pela Azul pode ser considerado uma modalidade de recuperação extrajudicial. “Embora tecnicamente não tenha sido formalizada como recuperação extrajudicial na forma da Lei nº 11.101 /05, a recuperação extrajudicial é a  renegociação de dívidas feita fora do judiciário, na qual a empresa entra em acordo diretamente com seus credores para evitar uma recuperação judicial tradicional, que envolveria processos mais formais e judiciais”, explica.

No caso da Azul, a empresa conseguiu renegociar cerca de R$ 3 bilhões de sua dívida com 92% dos seus credores, evitando assim um processo de recuperação judicial ou um pedido de proteção sob o “Chapter 11” nos EUA. “Esse acordo envolve a conversão de dívidas em ações, o que permitirá à Azul reduzir significativamente suas obrigações financeiras sem passar por um processo judicial formal, o que se alinha com os princípios de uma recuperação extrajudicial”, acrescenta.

Como consequência do acordo de codeshare entre a GOL e a Azul, qualquer mudança na saúde financeira ou operacional de uma das companhias pode afetar a outra. Com a Azul lidando com dívidas e tendo que fazer ajustes para manter suas operações, a GOL pode ser afetada de várias maneiras, conforme explica o advogado.

Um dos impactos possíveis é na alteração de operações da companhia. “Se a Azul tiver que reduzir ou ajustar suas rotas e operações como parte de sua reestruturação financeira, isso pode impactar os voos compartilhados com a GOL, criando possíveis ajustes na malha aérea combinada”, alerta. No entanto, o especialista reforça que a estabilização financeira proporcionada pela renegociação das dívidas ajuda a diminuir esse risco.

Por outro lado, se a reestruturação financeira da Azul for bem-sucedida, isso pode reforçar a competitividade da empresa, o que pode ser positivo para o codeshare com a GOL, mas ao mesmo tempo, pode aumentar a concorrência no mercado doméstico. “A Azul estaria em uma posição mais forte para competir diretamente com a GOL, dependendo de como a fusão entre as duas ou uma parceria mais ampla se desenvolve”, afirma Canutto.


Fernando Canutto é sócio do Godke Advogados. Especialista em Planejamento Estratégico Empresarial, Direito Societário, Governança Corporativa, Compliance e Investimento Estrangeiro.

Accor: Hotel Guarujá Jequitimar agora tem pacotes all inclusive

A partir de outubro, o hotel passará a oferecer de maneira permanente pacote completo para hóspedes desfrutarem em um paraíso à beira-mar

Com vista para as areias da Praia de Pernambuco, no litoral paulista, o Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, após experiência bem-sucedida em 2024, apresenta uma novidade que promete transformar a experiência dos seus hóspedes. O resort da rede Accor, líder mundial em hospitalidade, oferece agora de maneira permanente os pacotes all inclusive, garantindo uma opção ainda mais completa para aqueles que buscam conforto e conveniência durante sua estadia.

Localizado em meio a uma das praias mais exclusivas do litoral sul, com a proximidade do mar e da mata Atlântica, o hotel é conhecido por sua ampla oferta de lazer para toda a família, incluindo parque aquático infantil, arena gamer, e uma gastronomia aplaudida. Agora, com o sistema all inclusive, os hóspedes poderão desfrutar de café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar, além de uma seleção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, elevando sua experiência. Outro destaque é a inclusão de opções vegetarianas e veganas nos restaurantes, garantindo mais variedade e inclusão.

“Esse lançamento reforça nosso compromisso em oferecer uma experiência inesquecível, focada no bem-estar e na satisfação dos nossos clientes. O sistema all inclusive é um reflexo desse cuidado, e acreditamos que ele trará ainda mais comodidade para nossos hóspedes, alinhado ao padrão de excelência da Accor”, afirma Olivier Hick, COO da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy.

João Carlos Pollak, gerente geral do resort, explica que “Tal prática foi testada durante todo o ano de 2024. Procuramos observar a aceitação por parte do mercado doméstico e internacional. Entendemos quais fórmulas eram mais apreciadas e quais práticas eram entendidas como valor agregado pelos hóspedes. Faz parte de nossa cultura uma escuta atenta dos clientes e a oferta de serviços que lhes tragam benefícios reais”.

O pacote estará disponível durante todo o ano, com exceção do período entre 20 de dezembro a 2 de janeiro, sujeito à disponibilidade do hotel. Faça sua reserva pelo ALL.com.

GTA capacita quase 300 agentes de viagens no Sul e Sudeste

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Novo ciclo de treinamentos da seguradora GTA já passou por 12 cidades em quatro estados

A GTA – Global Travel Assistance passou a adotar um modelo inovador de capacitação para o trade turístico com ciclos de road shows pelo país.

Entre agosto e setembro, a empresa mobilizou mais de 280 agentes de viagem em quatro cidades – Bauru, Campinas e São José do Rio Preto, no interior paulista; Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná; Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro; além de Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

GTA em Curitiba (Foto: Divulgação)
Agentes de viagens reunidos após capacitação da GTA em Curitiba (Foto: Divulgação)

A iniciativa consiste em treinamentos mais compactos no formato de jantar, percorrendo um maior número de cidades. “Além de ampliar nossa interação com mercados estratégicos, entendemos que os road shows garantem apresentações mais dinâmicas e personalizadas, o que facilita a assimilação de conhecimentos”, destaca o diretor comercial Gelson Popazoglo.

3 mil colaboradores

GTA – Global Travel Assistance é uma empresa amiga do agente de viagem tendo suas vendas 100% B2B, acumulando 34 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas.

GTA em São José
Agentes de São José do Rio Preto também passaram pelo treinamento da GTA (Foto: Divulgação)

Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Há 15 anos consecutivos é ganhadora do Prêmio TOP AVIESP, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem.

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LATAM transporta gratuitamente 18 toneladas de doações

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Com 13 anos, o Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil

A LATAM finalizou setembro com a marca de mais de 18 toneladas de doações, 125 pessoas (voluntários, profissionais da saúde, parceiros, entre outros) e nove animais transportados gratuitamente pelo seu programa Avião Solidário em 30 dias no Brasil.

Foram embarcados 11 voluntários e cerca de três toneladas de equipamentos e materiais para realização de ação social da ONG Por1Sorriso em Canudos (BA), cuja missão é levar tratamento odontológico e humanizado para regiões em que as pessoas não têm acesso a saúde bucal, 60 voluntários para acompanhamento de famílias atendidas pelo Amigos do Bem no sertão de Alagoas, Ceará e Pernambuco, meia tonelada de embalagens sustentáveis para abastecer as Cozinhas Solidárias da Gastromotiva em Manaus (AM) e Salvador (BA).

Além disso, foram 10 toneladas de cestas básicas, fardos de água e kits de higiene arrecadados pela G10 Favelas e destinados a comunidades em Manaus (AM) e João Pessoa (PB), 10 jovens que obtiveram a formação em audiovisual com a CUFA (Central Única das Favelas) para produção de conteúdos profissionais no Rock in Rio 2024, 37 parceiros da Gastromotiva para evento no Rio de Janeiro que evidencia o poder transformador da cozinha na sociedade, cinco parceiros do Instituto Rodrigo Mendes para participação do Seminário Internacional Autismo e Educação Inclusiva em Brasília (DF), e dois parceiros da ONG Amazone-se para participação do Climate Week NYC 2024.

Foi realizado ainda, em parceria com o Movimento União BR, o transporte de 13 purificadores de água da PWTech em resposta à situação de emergência causada pelos incêndios no Mato Grosso do Sul, 200kg de comidas desidratadas para dois mil animais também impactados pelos incêndios no Pantanal, centenas de livros para atender escolas em comunidades ribeirinhas afetadas pela seca no estado do Amazonas e 20 barracas para a população de abrigo comunitário no Rio Grande do Sul.

Além de insumos e voluntários para atendimentos de projetos em diferentes regiões do Brasil, o Avião Solidário também realizou neste mês o transporte de animais silvestres para o programa de conservação das espécies da fauna brasileira, em parceria com AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), sendo quatro aves jacutingas (Aburria jacutinga) transportadas de Foz do Iguaçu (PR) para São Paulo (SP), duas aves jacucacas (Penelope jacucaca) de Salvador (BA) para Pomerode (SC) e quatro primatas sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), sendo três de Manaus (AM) para Brasília (DF) e um de Manaus (AM) para São Paulo (SP).

“Em um país com dimensões continentais como o nosso, o Avião Solidário tem como compromisso fazer a diferença na vida de pessoas e da biodiversidade por meio das aeronaves da LATAM. E é muito gratificante ver que todos os transportes que realizamos de forma gratuita durante o mês de setembro refletem isso”, afirma Raquel Argentino, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da LATAM Brasil.

O transporte de animais silvestres e cargas, vale destacar, é realizado por meio da LATAM Cargo, afiliada de cargas do Grupo LATAM.

Magic City: parque de SP custa menos que R$50 em outubro

A apenas 60 km de São Paulo, o parque aquático apresenta a novidade Oceânica, um espaço educativo que une diversão e conscientização para toda a família

O mês das crianças começou, e nada melhor do que proporcionar momentos inesquecíveis para os pequenos em um lugar repleto de aventuras e brincadeiras. Localizado em Suzano, a apenas 60 km de São Paulo, o complexo de lazer Magic City pode ser uma boa escolha para famílias que buscam diversão e conforto em meio à natureza. Durante o mês de outubro, os ingressos estão ingressos disponíveis a partir de R$42,90.

Com uma infraestrutura completa, o Magic City encanta os visitantes com suas diversas atrações, incluindo piscinas – muitas delas aquecidas ou climatizadas – e tobogãs que garantem a dose perfeita de adrenalina para todas as idades.

A grande novidade deste ano é a Oceânica, uma atração familiar que soma 3.200 m² de pura diversão aquática. O espaço, que comporta 250 mil litros de água, foi projetado para criar uma experiência envolvente e educativa. Inspirada no fundo do mar, a Oceânica ensina crianças e adultos sobre a importância da preservação ambiental, trazendo à tona a relevância da conservação dos oceanos e mares.

Os personagens da Oceânica – a tartaruga Tata, os peixinhos Marvin e Mari, e a grande baleia Juba – conduzem os pequenos por uma história envolvente, transmitindo mensagens de conscientização de forma lúdica e divertida.

As reservas podem ser feitas diretamente no site do Magic City (www.magiccity.com.br) ou por meio da central de atendimento pelo telefone (11) 4746-5803.

Nordeste será o principal destino da Azul no próximo verão

Cidades do Nordeste receberão 38% dos voos extras do período e terão rotas inéditas

A Azul contará com 1.159 voos extras para a região do Nordeste, o que representa 38% dos mais de 3 mil voos extras que serão realizados na alta temporada de verão, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025.

As praias do Nordeste são os destinos favoritos dos brasileiros, com destaque para a procura pelas cidades de Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Recife (PE), que mais devem receber turistas no período, com 697 voos extras para os três destinos.

“Novamente, o Nordeste segue como o principal destino da temporada de verão e nossa operação reflete a procura dos Clientes por essas cidades, por isso, estaremos com esse reforço, incluindo novas rotas diretas para a região, para dar mais agilidade e conforto,
além de aumentar a oferta de assentos.”, explica Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.

Entre as principais origens de voos para o Nordeste estão os aeroportos de Congonhas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP). Os dois últimos são os principais hubs da Companhia e também serão importantes para conectar o Nordeste com outras regiões, como o Norte e o Centro-Oeste.

O período também contará com novidades e os aeroportos de Recife e Porto Seguro terão rotas inéditas, como Brasília-Porto Seguro e Navegantes-Recife. Os voos já estão disponíveis no site da Azul, na Central de Vendas ou por meio das agências de viagens parceiras.

Nova Lei Geral de Turismo – uma análise das principais atualizações para o setor de Cruzeiros

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A Nova Lei Geral de Turismo representa um avanço importante, alinhando o Brasil às Convenções Internacionais e garantindo que os direitos dos tripulantes sejam regidos por uma única norma, independentemente de suas nacionalidades.

por Andrea Seco e Rodrigo Mattos Sérvulo de Faria*

Foi sancionada no dia 18/09/2024 a Lei nº. 14.978/2024, que altera, atualiza e moderniza a Lei Geral do Turismo (LGT), trazendo avanços para os mais variados setores comerciais e estabelecendo medidas que visam beneficiar a operação de inúmeras atividades da cadeia produtiva do setor.

Vale destacar que as alterações trazidas além de amparar inúmeros players que compõe a cadeia do turismo, trouxeram mudanças em diferentes áreas jurídicas, com atualizações importantes na esfera cível e trabalhista do setor de turismo aquaviário.

Uma das alterações de maior importância no setor cível se encontra nos Arts. 23 e 28, onde resta reconhecido como hospedagem os empreendimentos destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual ou coletiva de uso exclusivo de hóspede, mediante instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária, podendo-se fazer expressa menção aos Contratos de Cruzeiro.

Para além disso, em seu Art. 27, §§ 12 e 13, a Lei categorizou as espécies de cruzeiros aquaviários, apresentando também explicação legal sobre diferentes temas do setor. Tal inovação é de extrema importância, uma vez que delimita aspectos contratuais e influência na produção de efeitos legais e regulamentares judiciais, delimitando direitos e deveres do setor.

Como ponto de atenção, vale mencionar que importante alteração que gerava bastante expectativa ao setor, mas que foi vetada pelo presidente da República ao sancionar a Lei, girava em torno da responsabilidade das Agências de Turismo que passariam a responder somente por serviços que prestaram aos passageiros, ou seja, por problemas decorrentes da intermediação, de modo que estas ficariam isentas da responsabilidade solidária processual, quando o objeto da lide decorresse de ato praticado pelo fornecedor de serviços, contudo não foi o que ocorreu.

Dessa forma, a legislação manteve a responsabilidade objetiva e solidária aos meios de hospedagem pelos danos causados aos consumidores pelos serviços que prestaram. O argumento para realização do veto, é que o texto, da forma apresentada, contraria o interesse público ao afrontar o disposto na Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor.

Ato contínuo, importante se faz pontuar sobre as modificações trabalhistas trazidas pelo sancionamento da Lei. A Justiça do Trabalho brasileira, há muito tempo, é palco de intensos debates sobre a legislação aplicável aos tripulantes brasileiros que prestam serviços em navios de cruzeiros estrangeiros, tanto em águas nacionais quanto internacionais.

Durante anos, a Justiça do Trabalho desconsiderou convenções internacionais que regulam o trabalho a bordo e, portanto, devem ser aplicadas às diversas nacionalidades de tripulantes existentes em embarcações de cruzeiros marítimos e se apoiou na Lei nº 7.064/1982, que, até então, regulava todos os trabalhadores brasileiros contratados ou transferidos para prestar serviços no exterior e previa a aplicação da legislação brasileira, sempre quando esta fosse mais favorável aos tripulantes brasileiros.

Com o advento da promulgação da Convenção do Trabalho Marítimo (CTM), que entrou em vigor no Brasil em 7 de maio de 2021, por meio do Decreto nº 10.671/21, a esperança das companhias de cruzeiros era de que o tema fosse pacificado na Justiça do Trabalho, haja vista que a incorporação da referida norma internacional ao ordenamento jurídico brasileiro tinha (e tem) como objetivo possibilitar que os trabalhadores marítimos, independentemente de sua nacionalidade, tivessem as condições da sua relação de trabalho regidas por uma única norma, sendo-lhes conferidos uma série de direitos para o desenvolvimento de suas atividades em qualquer localidade do mundo.

A expectativa, contudo, não se concretizou na medida em que a CTM ainda enfrenta forte resistência no âmbito das decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, que insiste em aplicar a lei geral do trabalho aos tripulantes brasileiros, a resultar na lamentável ausência de uniformização desse importante tema, o que prejudica diretamente o incremento da atividade econômica em nosso país.

Ainda em busca da pacificação da controvérsia, com a recente promulgação da Lei nº 14.978, de 2024, houve o acréscimo do inciso II ao artigo 1º da Lei nº 7.064/82, para expressamente dispor “os tripulantes de cruzeiros aquaviários em águas jurisdicionais nacionais e internacionais são regulados pela Convenção sobre Trabalho Marítimo”.

A alteração legislativa representa um avanço importante, alinhando o Brasil às Convenções Internacionais e garantindo que os direitos dos tripulantes sejam regidos por uma única norma, independentemente de suas nacionalidades.

Para o futuro, com a uniformização das normas aplicáveis, espera-se que a Lei Geral do Turismo contribua para conferir maior segurança jurídica para as empresas do setor, confirmando a CTM como a norma de referência para os contratos de tripulantes brasileiros e, finalmente, abrir espaço para o fomento da atividade de cruzeiros marítimos e do turismo no Brasil.

É certo que o sancionamento da Lei impacta consideravelmente as relações sociais e sobretudo jurídicas, pois certamente norteará e modulará decisões futuras. Estima-se impacto nas ações indenizatórias e nas reclamações trabalhistas em geral.

Sob a perspectiva jurídico-econômica, entendemos que os efeitos e aplicação da matéria devem ser analisados caso a caso, mas sempre em observância ao melhor interesse da sociedade.


*Andrea Seco e Rodrigo Mattos Sérvulo de Faria, são sócios do escritório Almeida Advogados

 

São Paulo Oktoberfest celebra a diversidade e os 200 anos da imigração alemã no Brasil

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A São Paulo Oktoberfest, que começa nesta quinta-feira, 10, no Parque Villa-Lobos e vai até o dia 20 de outubro, celebra uma edição histórica ao marcar os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Em nota enviada ao DIÁRIO os organizadores informam que o público poderá desfrutar de uma programação diversa, com grandes shows nacionais e internacionais, além das tradicionais e vibrantes apresentações de bandas e grupos típicos alemães, garantindo uma imersão completa na cultura germânica.

Em meio a essa grandiosa celebração, a Realeza do festival apresenta-se como um dos símbolos mais icônicos, representando a diversidade e o intercâmbio cultural que enriqueceram essa tradição bicentenária. Neste ano especial, a coroa da Rainha foi entregue a Raphaela Hagemann, de 31 anos, descendente de imigrantes alemães de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A escolha de Raphaela vai além de uma homenagem à sua ancestralidade, simbolizando a celebração da herança viva dos imigrantes alemães, que há dois séculos moldam a cultura, a economia e a sociedade do Brasil.

Ao lado da Rainha, duas princesas foram selecionadas para compor a corte real e representar o festival em todas as suas ações. Danielle Scicchitano, 30 anos, cabeleireira e Miss Universe Lorena, é atleta campeã na categoria Bikini e grande entusiasta da cultura germânica. Nascida na capital paulista e residente em Lorena, Danielle traz consigo a herança da diversidade brasileira e alemã. E Karol Morais, 33 anos, bailarina clássica e integrante do corpo de balé do SBT, modelo internacional, Miss Universe Mauá, completa a corte com a beleza e o charme da mulher brasileira.

A São Paulo Oktoberfest, festival sobre a cultura alemã no Brasil que integra o calendário oficial de eventos da cidade, é realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução, e do Programa de Ação Cultural (PROAC), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da HDI Seguros.

Confira a grade de shows completa durante os oito dias de festival: https://saopaulooktoberfest.com.br/atracoes/

Garanta os ingressos antecipados, e curta o seu show preferido https://www.ticket360.com.br/ .

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


 

Sidnésio Gomes e Moura é premiado com ‘Mérito e Talento’ pela ABBTUR

Este ano o segmento Turismo Religioso foi acrescentado ao prêmio da Abbtur e o turismólogo Sidnésio Gomes e Moura foi o vencedor na categoria.

Anualmente, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – ABBTUR Nacional realiza uma premiação para aqueles profissionais que se destacam em sua atividade laboral. Trata-se de um reconhecimento do esforço, quase anônimo, de pessoas que buscam na atividade não apenas a realização pessoal, mas um plano mais amplo, social, incentivando gerações mais novas e aumentando o alcance de sua atividade.

Por Paulo Atzingen*


Na última semana de setembro foi anunciado os finalistas do X PRÊMIO NACIONAL ABBTUR MÉRITO & TALENTO, e durante a 51ª edição da ABAV Expo foi realizada a premiação.

Este ano o segmento Turismo Religioso foi acrescentado ao prêmio da Abbtur e o turismólogo Manoel Sidnésio Gomes e Moura foi o vencedor na categoria. Sidnésio concorreu com o jornalista e editor da revista Viagens de Fé, Amadeu Castanho e o turismólogo Rubens Moyano com o seu Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustável, de Campos Mourão (PR).

Manoel Sidnésio alcançou o destaque maior por seu conjunto de trabalho. Primeiro, porque ele é um dos organizadores do Fórum Nacional de Turismo Religioso de Natal/RN. Além disso, Sidnésio é o coordenador e elaborador do projeto Caminho dos Santos Mártires do Brasil no Rio Grande do Norte (Leia reportagem do DIÁRIO). É preciso também destacar que Sidnésio percorre já há algum tempo esse caminho do turismo religioso, tornando-o mais do que uma profissão, mas uma vocação.

Tanto que sua monografia para a obtenção do título de Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte foi “O Espaço Sagrado para o Desenvolvimento do Turismo Religioso Católico no Rio Grande do Norte a partir de Caso nos Santuários de Irmã Dulce/BA e Santa Paulina/SC”.

“Agradeço a todos pelas palavras e incentivo, isto para mim já é um grande reconhecimento. Mas destaco aqui também dois grande apaixonados pelo Turismo Religioso que para mim é uma alegria estar ao lado destas duas grandes referências e dois irmãos e amigos Amadeu Castanho e Rubens Moyano. Deus nos abençoe e conceda-nos forças para prosseguir com o trabalho, de incentivo, motivação na busca do desenvolvimento do Turismo Religioso com o olhar para todos sem distinção. Que o tema deste ano Alcançando a Paz através do Turismo, possamos todos sermos esta mola propulsora de promoção da paz”, afirmou Manoel Sidnésio.

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FC&VB-RJ reelege Guilherme Abreu como presidente

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Novo mandato é para o triênio 2025-2027

Na quarta-feira, 2 de outubro, foi realizada a Assembleia Geral de Prestação de Contas (AGC) e a Assembleia Geral de Eleição (AGE), que confirmou a reeleição de Guilherme Abreu para o cargo de Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB) para o triênio 2025-2027.

Com uma trajetória de sucesso à frente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu e sua equipe têm se destacado na promoção do turismo, no reposicionamento da instituição, no fortalecimento da cooperação entre os Conventions e entidades do setor, além de consolidar parcerias estratégicas que impulsionaram o desenvolvimento de diversas regiões turísticas do estado.

“Estou honrado pela confiança depositada em mim mais uma vez. Continuaremos firmes no compromisso de promover o turismo, apoiar o desenvolvimento regional e fortalecer práticas sustentáveis, sempre com a mesma dedicação e entusiasmo. Os próximos anos serão de trabalho intenso para consolidar ainda mais o setor”, afirmou Guilherme Abreu.

Durante seu último mandato, ele implementou iniciativas que aumentaram a visibilidade nacional e internacional do estado como destino turístico, além de fomentar o turismo local, cultural e de negócios. Nos próximos anos, a nova gestão da FC&VB-RJ planeja intensificar o apoio ao turismo de eventos, fortalecer o turismo interno e internacional e buscar soluções sustentáveis para a indústria do turismo, sempre em sintonia com as necessidades específicas de cada destino.

A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção e ao desenvolvimento de destinos turísticos por meio de suas representações regionais, trabalhando em conjunto com o setor público e privado para criar um ambiente favorável à atividade turística em todo o Brasil.