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Accor reforça o dinamismo da marca ibis com nova campanha “Vai Nessa”

A Accor lançou nesta quinta-feira (10) nova campanha para promover o cinquentenário da marca ibis, com o objetivo de reforçar a presença da rede hoteleira entre diferentes perfis de viajantes. Em coletiva de imprensa, no ibis Styles Faria Lima, em São Paulo, executivos da rede apresentaram o nome, o alcance e as expectativas da campanha “Vai Nessa: no ibis não tem surpresa”.

Por Paulo Atzingen*


Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Division, destacou que a estratégia adotada é ampla e visa atingir múltiplos públicos, incluindo investidores, colaboradores e o mercado em geral. “Estamos dividindo essa campanha com vários públicos, com uma estratégia muito completa, 360º”, afirma Vernaglia. Segundo a executiva, trata-se da maior campanha de marketing da história das três marcas – ibis, ibis budget e ibis Styles.

A campanha, intitulada “Vai Nessa” busca reforçar o posicionamento da marca como uma opção confiável para diferentes momentos da jornada de viagem. “Nossa intenção é justamente reforçar o sucesso da marca ibis, mostrando a força, o dinamismo e como ela tem se adaptado às necessidades e tendências do viajante moderno”, explica Vernaglia. A (marca) ibis se posiciona como uma escolha prática e eficiente, alinhada com o conceito de “sem surpresas”, onde a marca promete entregar uma experiência previsível e positiva aos hóspedes. “Com a ibis, você tem surpresas positivas, com surpresas no sentido de entregar exatamente o que promete de forma muito bem feita.”

Vai Nessa marca ibis
À esquerda, Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce – Accor Américas , ao centro, Romulo Silva, diretor de desenvolvimento de franquias – Accor Brasil e à direita, Lara Teixeira, SVP de design & technical services (Crédito: Felipe Maresca – DT)

A campanha tem forte presença digital e cobre um amplo território, incluindo o Brasil, América do Sul e América do Norte, com destaque para países como México, Colômbia, Argentina, Peru e Chile. “Estamos presentes em todos os meios digitais, trabalhando com grandes players como Meta e TikTok, além de uma comunidade de creators nativos digitais que dialogam diretamente com as novas gerações”, pontua Vernaglia. O foco é cobrir todos os públicos, desde a geração Z até os viajantes mais experientes. “A ibis é uma marca transgeracional, que se comunica tanto com um público de 40, 50, 60 anos, quanto com as novas gerações, que viajam por motivos variados, como shows e eventos.”

A campanha “Vai Nessa” apresenta três cenários criativos diferentes, refletindo as diversas motivações de viagem. “Estamos mostrando a ibis como um viabilizador, presente em momentos-chave da vida dos viajantes. Um dos criativos, por exemplo, foca em um grupo de amigos indo a um show de futebol, outro mostra uma banda prestes a se apresentar, e o terceiro acompanha uma pessoa se preparando para uma grande reunião de negócios”, descreve Roberta Vernaglia.

Vai Nessa marca ibis
Romulo Silva, diretor de desenvolvimento de franquias – Accor Brasil, Roberta Vernaglia, SVP de marketing & e-commerce – Accor Américas e Lara Teixeira, SVP de design & technical services (Crédito: Felipe Maresca – DT)

Flexível e para diferentes perfis

Com essa abordagem, a Accor visa consolidar ainda mais a posição da Ibis como uma marca flexível, que atende a diferentes perfis e necessidades, mantendo sempre a qualidade e a confiança que os hóspedes esperam.

Segundo Roberta, “41% dos viajantes que se hospedaram em algum hotel em 2023 escolheram o íbis”, o que demonstra sua presença dominante no mercado hoteleiro. Ela reforça que cerca de “30% dos clientes preferem a marca como sua primeira ou segunda opção de hospedagem”. Isso se deve, em grande parte, à capacidade da rede de atender de forma eficiente às necessidades dos viajantes intencionais — aqueles que têm uma razão clara para escolher o hotel, seja um evento pessoal ou profissional.

Vernaglia também destacou o alcance da marca no Brasil, que se tornou um “companheiro de viagem”, oferecendo soluções em diversas situações, seja para negócios ou lazer, em praticamente todas as capitais e principais cidades. Além disso, a celebração dos 50 anos do Ibis reforça o sucesso da marca, que continua a evoluir e expandir sua rede no país.

Novos ibis

A coletiva serviu também para o anúncio de mais assinaturas de hotéis ibis até o final deste ano para reforçar a expansão e o compromisso em oferecer opções de hospedagem acessíveis e de qualidade: São eles: ibis Styles Patrocínio (MG), ibis Styles Uberaba (MG), ibis Camaçari (BA), ibis Santa Cruz do Sul (RS), ibis Santa Maria (RS e ibis Dourados (MS).

Em 2024, já foram anunciadas também as assinaturas dos hotéis: ibis Styles Fortaleza Giga Mall (CE), ibis Sobral (CE), ibis Santarém (PA), ibis Jaraguá do Sul (SC) e ibis Vilhena (RO).

Vai Nessa marca ibis
Roberta Vernaglia, SVP de marketing & e-commerce – Accor Américas, Romulo Silva, diretor de desenvolvimento de franquias – Accor Brasil, Lara Teixeira, SVP de design & technical services  e Marcos Martins, coordenador de comunicação – Accor Américas

Sem padronização

O diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil, Rômulo Silva, ressaltou as mudanças no design dos novos hotéis da marca ibis. “Talvez o grande diferencial que a família ibis tinha há dez anos era a padronização. Estamos deixando isso de lado em relação ao design. Não é para existir mais um ibis igual ao outro”, afirmou. Silva mencionou que, antigamente, era possível identificar um hotel da marca apenas pela construção, que seguia um modelo mais padronizado, mas que isso já não acontece mais. “Aquela coisa que você olhava e já sabia, “isso aqui é um ibis”, já não é mais assim. Nosso time tem trabalhado muito na questão do design desses novos hotéis”, explicou.

Ranking de quartos no Brasil

Ao falar sobre as marcas do grupo, Silva expressou orgulho pela liderança da Accor no mercado hoteleiro brasileiro. Ele mencionou o ranking publicado pela JLL, Resorts Brasil e FPHB, que avalia a quantidade de hotéis e marcas presentes no país. “Das dez marcas hoteleiras com maior presença no Brasil, temos a família ibis em 1º, 2º e 4º lugar”, apresentou um gráfico. O ibis lidera com quase 20 mil quartos no Brasil, seguido pelo ibis Budget, com pouco mais de 10.500 quartos, e o Mercure, com 8.200 quartos. “O ibis Styles também aparece com 7.365 quartos, e o Novotel está em 5º lugar, com quase 5.400 quartos”, quantificou.
Ele concluiu destacando o sucesso da Accor no país. “Isso mostra, sem dúvida, a liderança da Accor e o quanto o público brasileiro gosta das marcas, em especial da ibis, que está celebrando 50 anos de história.”
Vai Nessa marca ibis
Ranking no Brasil em número de quartos: família ibis em 1º, 2º e 4º lugar

Como identificar se em uma cidade cabe um ibis?

Para Rômulo a pergunta caiu como um presente. “É justamente o meu trabalho. A gente tem alguns critérios, avaliamos a população, mas principalmente o dinamismo da economia, o O PIB per capita. Observamos o potencial de geração de serviço dessa cidade”, enumera.

Segundo Rômulo, o que movimenta o turismo, o que movimenta a hotelaria é o serviço. “Às vezes eu tenho um PIB gigantesco, mas ele é todo baseado numa indústria que não gera pessoas visitando as cidades ou é uma cidade que tem seu forte na agricultura”. 

“A gente tem mapeado o Brasil inteiro, quais cidades fazem sentido e quais não fazem. Vamos fazendo a captação ativa, buscando a área para desenvolver novos hotéis”, afirmou ao DIÁRIO.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

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Executivos da Accor falam da marca ibis em seu cinquentenário

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Executivo global da Accor reafirma compromisso em inovar no design dos hotéis da rede

Furacão Milton: especialista destaca o direito do passageiro aéreo

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Especialista explica como devem proceder consumidores afetados pelo fechamento dos aeroportos

O furacão Milton atingiu a costa da Flórida na noite desta quinta-feira, com categoria 3 e ventos sustentados de 205km/h aproximadamente. Desde as primeiras notícias de que tocaria o solo americano medidas de segurança foram tomadas por autoridades estadunidenses e, como não poderia deixar de ser, aeroportos localizados nas rotas do furacão foram fechados.

No Brasil, os passageiros aéreos têm seus direitos preservados pela Resolução 400 da ANAC, que garante que estes recebam assistência material necessária e gratuita em caso de atraso, cancelamento ou recusa de embarque, bem como o direito a uma compensação monetária em determinadas situações.

Informações claras e precisas

A Resolução 400 também estabelece que as aéreas devam fornecer informações claras e completas aos passageiros e, ainda, atendimento às necessidades especiais de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

Furacão Milton
Furacão Milton avança sobre a Flórida (Crédito: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration)

Em relação à passagem do furacão Milton pela Flórida, Leo Rosenbaum, sócio do Rosenbaum Advogados, especializado em Direito do Passageiro Aéreo considera que “as decisões dos tribunais são controversas em casos de fenômenos naturais como furacões: alguns juízes entendem que a companhia é obrigada a dar assistência enquanto que outros dizem que não cabe tal assistência”.

Dessa forma, passageiros no Brasil com destino à Flórida ou na Flórida com destino ao Brasil devem se organizar entrando em contato com as próprias companhias aéreas ou seus agentes de viagem, quando for o caso, para remarcarem seus bilhetes.

Sem cobrança de valor adicional

Vale ressaltar que as aéreas não podem cobrar um valor adicional para remarcar as passagens. “Se o voo for cancelado ela deve realocar o passageiro para o primeiro voo disponível e sem custo. Agora se o passageiro não aceitar esse voo por algum motivo, deverá arcar com um custo adicional”, esclarece Rosenbaum.

“Diante da falta de uma lei específica para fenômenos naturais, vale a negociação. O importante é que a companhia aérea preste toda assistência possível aos passageiros afetados pelo cancelamento e encontre uma solução a contento a seus clientes. Porém, caso isso não aconteça, o consumidor pode tentar solucionar a questão procurando por órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, por exemplo”, finaliza Rosenbaum. 

Soltar pipa perto de aeroportos: o que o brinquedo pode causar nos aviões

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Brincadeira comum nos recessos escolares pode oferecer risco à operação de pousos e decolagens de aeronaves nos aeroportos

A pipa costuma ser um brinquedo muito popular entre as crianças, principalmente em períodos de férias ou recessos escolares, como a Semana da Crianças, que começa no próximo dia 14. Mas, o que pode parecer uma brincadeira inofensiva, nas proximidades do aeroporto pode ser um risco à segurança aérea. Ao entrar no sítio aeroportuário, as pipas podem causar danos a aeronaves que estão decolando ou pousando, provocando acidentes.

Segundo o gestor de Operações e Segurança do BH Airport, Robson Freitas, a pipa é uma ameaça porque ela invade o espaço aéreo e pode ser sugada pelo motor da aeronave ou ter a rabiola enroscada em equipamentos sensíveis do avião. Quando a linha tem cerol o risco é ainda maior e pode até rasgar parte da estrutura da aeronave.

Vista do BH Airport (Foto: Divulgação)
Vista do BH Airport (Foto: Divulgação)

De acordo com ele, o sítio aeroportuário é constantemente monitorado e nos últimos cinco anos foram recolhidas apenas duas pipas no BH Airport, além disso não há registros de incidentes com o brinquedo no terminal internacional mineiro. Ainda assim, o aeroporto sempre realiza ações para conscientizar a população do entorno sobre os riscos.

“Realizamos o monitoramento constante do sítio aeroportuário, a fim de prevenir ameaças à operação, seja por pipas ou outros invasores do espaço aéreo, como balões ou drones, por exemplo. Como o BH Airport é estrategicamente localizado a uma distância segura de áreas urbanas, não enfrentamos muitos problemas nesse sentido, mas é sempre importante fazer o alerta à população, principalmente nessa época de recesso da escola, quando a brincadeira de soltar pipa é mais comum”, afirma.

Pipas em aeroportos e as consequências penais

O Código Penal prevê que expor a perigo uma aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão. “A segurança é um valor para o BH Airport e queremos continuar construindo esse ambiente seguro de forma coletiva junto com os colaboradores, os passageiros e a comunidade no entorno”, finaliza Robson.

Meeting Festuris: conheça os palestrantes do evento

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Serão mais de 10 personalidades expressivas com temáticas atuais, inovadoras e inspiradoras

O grande palco de conteúdo do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo já têm definidos os conceitos que serão levados ao público durante o Meeting. Serão duas manhãs intensas com especialistas renomados que irão compartilhar pautas relacionadas a negócios, empreendedorismo, gestão pública, entre outros.

No dia 8, às 8h45, o ex-ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, vai abordar o tema: “O que os setores que compõem a economia do turismo podem fazer pelo Brasil”. Lummertz é o atual presidente do conselho do Grupo Wish, foi presidente da Embratur e já atuou como diretor do Sebrae nacional.

Em seguida, às 9h20, o fundador da Agência Formô, Michel Couto, vai palestrar sobre “Inovação social e turismo – novas luzes para o turismo”. O painelista também é assessor técnico na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, e tem como objetivo levar inclusão e transformação para os territórios periféricos.

‍“Turismo em movimento – O esporte como oportunidade para o mercado de viagens” é o tema que ganha o palco a partir das 9h45, com Alexandre Sampaio e Petrus Ravazzano. Sampaio é o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e membro do Conselho Nacional de Turismo (CNT) do Ministério do Turismo. Possui mais de 40 anos de atuação no mercado hoteleiro. Ravazzano é diretor e fundador da ASL, agência especializada em turismo esportivo. Tem formação em turismo e hotelaria.

‍Às 10h40 o case de destaque é o sucesso da Dengo Chocolates com a chocolatiére Luciana Lobo, que falará sobre “DNA ESG e o sabor de mudar o mundo! Case de sucesso da Dengo Chocolates”. A Dengo é uma empresa 100% brasileira de cacau e café, que possui mais de 40 lojas.

Na manhã do dia 9, o primeiro palestrante será Luciano Fernandes e o tema de seu painel é “Crise econômica empresarial: tributação é mesmo meu problema”. A temática trará uma visão estrutural sobre os reais motivos que levam empresas a passarem por dificuldades financeiras. Fernandes é advogado e mestre em direito pela PUC/RS, especialista em Processo Civil e MBA em direito tributário pela FGV/RS. Ao longo da carreira, já atendeu mais de 500 empresas. Sua palestra começa 8h45.

O segundo painel nesta manhã será às 9h10, com o fundador do Gramado Summit, Marcus Rossi. Sua abordagem terá a seguinte temática: “Inovação humanizada: construindo o futuro com propósito”.

“Hospitalidade regenerativa e o novo olhar para os anfitriões” com a painelista Beth Wada é o assunto das 9h45. Ela é coordenadora pedagógica da Radix – Escola Travel Design. Também coordena Pesquisa e Stricto Sensu na Universidade Anhembi Morumbi, onde responde diretamente por Mestrado e Doutorado em Hospitalidade.

E para fechar a programação do Meeting, Fabrício Carpinejar, vai falar sobre “Inteligência natural: A potência da sensibilidade”. Carpinejar é escritor e cronista, tem 51 livros publicados e já ganhou mais de 20 prêmios literários. Nas redes sociais, possui mais de seis milhões de seguidores. Após sua palestra, ele fará uma sessão de autógrafos do livro “Se eu soubesse para maiores de 40 anos”.

Inscrições para o Meeting Festuris

A temática central estará voltada a “Conexão Futuro”, e dentre os assuntos discutidos estão o turismo regenerativo e a sustentabilidade. A grade de conteúdo também dará destaques à informação, inovação, tendências do mercado, networking, promoção de destinos e aprendizado.

Profissionais do trade turístico e da imprensa, gestores públicos e estudantes estão convidados a participarem do Meeting Festuris. O valor do passaporte é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso à feira de negócios. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190 + R$ 20 de transporte solidário.

Para se inscrever acesso o link https://www.festurisgramado.com/meeting

Hotelaria registra crescimento em 2024 e prevê investimentos de R$ 8,4 bilhões até 2028, aponta FOHB

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Dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apontam uma alta de mais de 1% na ocupação do segmento. Desempenho da hotelaria reforça a aposta no Brasil como destino turístico

O turismo brasileiro segue se mostrando um setor econômico aquecido. Um bom exemplo vem da hotelaria, que vive um momento de crescimento contínuo, como revelam os dados mais recentes do InFOHB. Segundo o informativo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, de janeiro a agosto de 2024, o segmento registrou aumentos expressivos nos principais indicadores de desempenho, o que reforça a confiança na recuperação e na expansão do ramo.

Conforme o levantamento do FOHB, que analisou 537 hotéis de redes associadas, responsáveis por 85.589 unidades habitacionais (UHs), a taxa de ocupação dos empreendimentos avançou 1,2% nos oito primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2023. A região Nordeste do país teve uma significativa alta, de 8,1%, e a Norte, de 3,3%. Já o Centro-Oeste registrou um aumento de 0,6%, e no Sudeste o crescimento chegou a 0,9%.

Gráfico DT

Os números indicam uma robusta recuperação após os desafios dos últimos anos, com a retomada das viagens a lazer e a negócios. A diária média do setor aumentou 10,6%, com destaque para a região Norte (16,5%), seguida do Centro-Oeste (13,8%), Sudeste (10,9%), Nordeste (10%) e do Sul (5,2%). Já a RevPar (Receita por Quarto Disponível) cresceu 11,9%. O Norte também sobressaiu, avançando 20,4%, enquanto o crescimento atingiu 14,6% no Centro-Oeste, 12,2% no Nordeste, 11% no Sudeste e 12% no Sul.

Gráfico DT

A análise por categoria hoteleira também foi positiva em todos os segmentos. No econômico, a taxa de ocupação aumentou 0,7%, a média diária subiu 6,8% e a RevPar cresceu 7,5%. Já no Midscale, a ocupação avançou 2,2%, a diária média subiu 11,4% e a RevPar teve uma alta de 13,8%. No segmento Upscale, por sua vez, a ocupação cresceu 0,3%, a diária média aumentou 14,7% e a RevPar subiu 15,1%.

OTIMISMO – O setor hoteleiro brasileiro apresenta bons números no presente e também projeta uma forte expansão nos próximos anos. Segundo o Panorama da Hotelaria Brasileira 2024, estão previstos investimentos de R$ 8,4 bilhões até 2028, um aumento de 26,9% em relação à perspectiva de 2023. Os recursos possibilitarão a assinatura de 137 novos contratos de hotéis, que vão totalizar cerca de 21.863 quartos diferentes segmentos do mercado.

Gráfico DT

Os dados consolidam o Brasil como um atraente destino para investidores e turistas, tanto nacionais quanto internacionais. A expansão do segmento esperada fortalecerá ainda mais a infraestrutura hoteleira do país, com novos empreendimentos atendendo à crescente demanda na área e proporcionando experiências de alta qualidade aos seus hóspedes.

TBO passa a comercializar trens para 27 destinos europeus

A TBO – uma das plataformas globais de produtos e serviços para agências de viagens e operadoras de turismo – começou a comercializar tickets de trens para 27 destinos europeus

Com o nome de TBO Rail, a novidade permite a compra antecipada do Eurail Pass, um passe para viagens flexíveis em trem através da Europa para pessoas não residentes no continente. Os preços são acessíveis e têm diferentes modalidades. Entre os principais destinos estão países como Alemanha, Croácia, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Portugal, Suíça, entre outros.

Além de descobrir quais destinos e rotas disponíveis, a página permite também a compra de ingressos para estações de trem específicas dentro de cada país. Dessa forma é possível escolher se o destino final será a estação de London Fields, em Londres, ou London Road, em Brighton, por exemplo.

Para acessar o sistema, o agente de viagem precisa estar logado no site da multinacional, no site, com seu login e senha, e clicar na aba ‘Rail’. Depois de fazer a busca e escolher os destinos, o sistema pede os dados de cada passageiro. Antes de confirmar a reserva e fazer o pagamento, ainda é possível fazer uma revisão do pedido. Caso o agente tenha alguma dúvida, ele poderá pedir suporte pelo e-mail ops.brasil@tbo.com.

Na próxima quarta-feira, dia 16 de outubro, às 10h, a multinacional realizará também um webinar. Os agentes de viagens que quiserem participar do treinamento online e gratuito podem fazer sua inscrição através do link –  https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_3X6wu9vnTq22lxkOLzO7yQ.

“A TBO é uma empresa high tech, com a melhor tecnologia do mercado, e high touch, porque oferece um suporte de excelência. Diariamente, facilitamos o trabalho de mais de 150 mil agentes de viagens em todo o mundo. É por isso que nos orgulhamos em dizer que a nossa missão é tornar as viagens fáceis”, afirma Rodrigo Sienra, Country Manager da TBO no Brasil.

Além de tickets para trens, a plataforma digital da companhia possui um portfólio com mais de um milhão de opções entre hotéis, pacotes de férias, aluguel de carros, traslados e passeios turísticos. Seu sistema opera em 10 idiomas diferentes e permite a transação em 55 moedas distintas.

Festival Brasileiro da Cerveja: datas, ingressos e valores

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Primeiro lote, com número limitado e valor especial, está disponível online nas opções diária e passaporte. Evento acontece de 12 a 15 de março na Capital Brasileira da Cerveja

Já é possível garantir o acesso à maior edição da história do Festival Brasileiro da Cerveja. A programação acontece em Blumenau (SC), de 12 a 15 de março, e terá um formato inédito: através de um ingresso com degustação livre, o público poderá provar cerca de mil rótulos de 250 cervejarias diferentes, de todas as regiões do país.

O primeiro lote, com número de ingressos limitados, está à venda através do link https://bit.ly/fbc2025-ingressos. Os valores são de R$ 225,00 para um dia e R$ 599,00 para os quatro dias. Estão inclusas degustações de 250 cervejarias, das 17h às 21h, e acesso para a Festa Brasileira da Cerveja, que começa às 19h30min. É possível parcelar, e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br estão as mais de 100 marcas confirmadas.

Além desta programação, a Capital Brasileira da Cerveja terá uma intensa programação dedicada à bebida, com um Circuito Cervejeiro que está sendo montado com brassagens colaborativas, cursos, certificações, confrarias e outras atividades tanto para os entusiastas quanto para os profissionais que atuam no setor.

Sobre o Festival Brasileiro da Cerveja

A programação do Festival Brasileiro da Cerveja acontece em março de 2025 em Blumenau (SC). São cinco eventos:

  • Festival Brasileiro da Cerveja: de 12 a 15 de março, das 17h às 21h, e tem o formato de degustação livre com 250 cervejarias;
  • Festa Brasileira da Cerveja: de 12 a 15 de março, a partir das 19h e terá atrações musicais, praça de alimentação e estandes de 30 cervejarias;
  • Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira: de 12 a 14 de março, com uma mostra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado;
  • Concurso Brasileiro de Cervejas: de 9 a 12 de março, com especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliarem e premiarem os melhores rótulos nacionais;
  • Seminário Técnico Internacional de Cervejas: disseminação técnica de informações sobre o produto e o mercado.

O Festival Brasileiro da Cerveja é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Todas as informações estão nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.

Furacão Milton: Flórida enfrenta a tempestade mais devastadora em décadas

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O furacão Milton atingiu a Flórida na noite desta quarta-feira (9 de outubro de 2024), tornando-se uma das tempestades mais devastadoras a atingir o estado nos últimos cem anos. Classificado na categoria 5, a mais alta na escala de furacões, Milton trouxe ventos de até 270 km/h e uma maré de tempestade com ondas entre 3 e 4,5 metros de altura, gerando inundações severas e destruição generalizada.

As autoridades locais, incluindo o governador da Flórida, Ron DeSantis, alertaram que Milton pode causar danos catastróficos. Ele mencionou que, embora o estado esteja acostumado a lidar com furacões, o poder destrutivo de Milton “é algo que não vimos em gerações”. O furacão é comparado a outros grandes eventos meteorológicos que atingiram a Flórida, como o furacão Michael em 2018 e o furacão Andrew em 1992, ambos causando bilhões de dólares em danos e inúmeras mortes. Especialistas já preveem que Milton pode superar esses eventos em termos de impacto econômico e número de deslocados.

De acordo com o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), o prognóstico para os dias 10 e 11 de outubro indica que Milton continuará se deslocando pela região centro-oeste da Flórida, com riscos de inundações históricas, especialmente em cidades costeiras como Tampa e St. Petersburg. Espera-se que a tempestade perca um pouco de força à medida que avança para o nordeste, mas ainda manterá ventos de alta velocidade e chuvas intensas.

A passagem do furacão também impactou significativamente o transporte aéreo. Diversas companhias aéreas cancelaram ou alteraram voos. A Azul, Gol e Latam cancelaram todas as operações para Orlando até quinta-feira (10), em virtude do fechamento temporário do aeroporto da cidade. As aéreas norte-americanas, como Allegiant Air e Breeze, também reportaram cancelamentos em massa, com até 40% de suas operações afetadas na Flórida.

Tempestade mais devastadora de todas

O principal jornal da Flórida, o Miami Herald, destaca que o furacão Milton está a caminho de ser uma das tempestades mais devastadoras já registradas no estado. Com ventos de 270 km/h e uma categoria 5, Milton representa um perigo real de destruição catastrófica. Autoridades locais intensificaram os preparativos de emergência, com evacuações obrigatórias em áreas costeiras e recomendações para que moradores de regiões vulneráveis procurem abrigos seguros. No oeste da Flórida, regiões como Tampa Bay estão especialmente em alerta, com previsões de chuvas torrenciais e inundações generalizadas.

O impacto de Milton é comparado a furacões históricos, como Andrew (1992) e Michael (2018), mas muitos especialistas acreditam que ele pode superar ambos em termos de danos causados. As autoridades estaduais continuam pedindo que os moradores obedeçam às ordens de evacuação e busquem abrigo imediatamente.

Na cidade de Jacksonville, o prefeito declarou que, embora não haja evacuações obrigatórias, a recomendação é que as pessoas em áreas de risco, como aquelas com árvores densas ou perto de rios, considerem se deslocar. Além disso, a cidade ativou vários abrigos e preparou equipes de resgate para responder a emergências durante e após a passagem do furacão.

Os preparativos também incluem suspensão de energia e o reforço de equipes de manutenção para restaurar os serviços o mais rápido possível após a tempestade​.

A expectativa é que os estragos ainda sejam contabilizados nos próximos dias, mas já se fala em bilhões de dólares em prejuízos devido à destruição de infraestrutura, casas e áreas agrícolas​ (Redação do DIÁRIO com informações do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration),)

 

Affinity Seguro Viagem anuncia lançamento de área de Inside Sales B2B

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Iniciativa tem como objetivo modernizar e otimizar o atendimento aos agentes de viagens

O Affinity Seguro Viagem anuncia a criação de uma nova área dentro de sua estrutura organizacional: a Inside Sales B2B. O setor ficará sob a liderança de Luciane Câmara, profissional com formação em Marketing e quase dez anos de experiência em seguro viagem, atuando em empresas de grande porte. “Essa iniciativa tem como objetivo modernizar e otimizar o atendimento aos agentes de viagens, focando em processos ágeis e eficientes”, explica o CEO da empresa, Marilberto França.

Com a nova área de Inside Sales B2B, o Affinity visa ampliar sua capacidade de atendimento, mantendo uma abordagem personalizada e consultiva. “Esse lançamento representa um passo importante na nossa estratégia de inovação. Acreditamos que, sob a liderança da Luciane, conseguiremos oferecer um atendimento ainda mais eficiente e de qualidade aos nossos parceiros,” reforça o CEO do Affinity.

O atendimento será realizado de forma totalmente remota, utilizando tecnologias como telefone, e-mail, videoconferência e uma plataforma de CRM avançada. Essa estrutura permitirá à equipe gerenciar o relacionamento com os clientes B2B, automatizar tarefas e garantir um acompanhamento próximo de cada oportunidade de negócio.

“Estou muito honrada e agradeço ao Affinity pela confiança em liderar a implementação dessa nova área. Meu objetivo é apoiar nossa equipe e clientes, construindo relacionamentos sólidos, sempre com foco na alta performance e qualidade no atendimento,” afirma Luciane Câmara.

Como gerente Comercial, a profissional vai liderar uma equipe formada pelos executivos de vendas Rafael Braz, Rodrigo Almeida, Tatiane Silva e Thais Mendes.

Tragédia da Voepass: comissão em Brasília ouviu familiares de vítimas

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Na audiência da comissão externa da Câmara dos Deputados realizada nesta terça-feira (8 de outubro), foram discutidas as investigações sobre a queda do avião da Voepass em agosto de 2024, que vitimou 62 pessoas. Durante o encontro, autoridades e familiares das vítimas se manifestaram. A matéria é da Folhapress/UOL.

Comissão ouviu investigadores e mães de vítimas de acidente. A jornalista Adriana Ibba, mãe da menina Liz Ibba, de três anos, que também morreu o acidente, afirmou que queda foi uma “tragédia anunciada”. “Quantas vidas poderiam ter sido salvas se a segurança tivesse sido tratada com prioridade?”, disse.

Condições de trabalho dos pilotos serão analisadas. “Na perícia a gente chama de análise das condições do pilotos, se descansaram, se não descansaram, se a rotina estava em desacordo com as regulamentações, se eles foram submetidos a uma carga maior ou estresse de trabalho, isso tudo vai ser analisado”, destacou Palhares.

COMO OCORREU A QUEDA?

Avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) com 58 passageiros e quatro tripulantes. Ele decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware.

Aeronave despencou 13 mil pés (4.000 metros) em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4.000 pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar e atingiu casas de condomínio residencial.

O piloto do avião, Danilo Santos Romano, comentou sobre uma falha no sistema antigelo da aeronave. A informação foi divulgada em relatório preliminar apresentado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB (Força Aérea Brasileira), no dia 6 de setembro. Porém, essa suposta falha ainda será apurada durante a investigação.

Reconhecimentos dos corpos foram feitos por análise das arcadas dentárias, DNA e coleta de impressões digitais.

Voepass demitiu diretores e faz mudanças no comando após acidente aéreo. A Voepass Linhas Aéreas anunciou no dia 25 de setembro a demissão dos diretores das áreas de manutenção, segurança operacional e operações, além de mudanças no comando da empresa.

O presidente e cofundador da empresa, José Luiz Felício Filho, assume novos cargos. Agora, além de atuar na chefia de operações, ele comandará a liderança executiva e a gestão direta das operações. “Felício é piloto há mais de 30 anos e está na presidência da companhia desde 2004, construindo uma base com diretrizes sólidas e sempre pautada pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos”, disse a empresa em nota enviada à reportagem.

Diretores são demitidos. São eles: Eric Cônsoli, que estava à frente da chefia de manutenção; David Faria, da diretoria de segurança operacional; e Marcel Moura, da diretoria de operações. Em nota, a companhia disse reconhecer e agradecer as “importantes contribuições que os executivos desempenharam na trajetória da empresa”. (UOL – Folhapress)