terça-feira, outubro 7, 2025
Início Site Página 36

Abaeté Linhas Aéreas expande voos e assentos no Nordeste na alta temporada

0
Abaeté Linhas Aéreas
Considerada a única companhia 100% regional do Brasil, a Abaeté Linhas Aéreas, amplia significativamente sua capacidade para a alta temporada de verão (Crédito: divulgação - Abaeté)

A Abaeté Linhas Aéreas reforça sua operação regional com um salto estratégico na malha aérea na Alta Temporada. Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, a companhia oferecerá 460 voos e 4.140 assentos.

DA REDAÇÃO com assessorias

Considerada a única companhia 100% regional do Brasil, a Abaeté Linhas Aéreas, amplia significativamente sua capacidade para a alta temporada de verão. Serão 168 voos extras e 1.512 assentos adicionais, resultado de um planejamento alinhado ao crescimento do turismo na Bahia e ao fortalecimento da conectividade internacional em Salvador.

“Essa ampliação é fruto de um planejamento alinhado à nossa vocação de conectar a Bahia e o Nordeste. Como única aérea 100% regional, temos agilidade para ajustar a oferta à demanda e garantir mais opções e previsibilidade aos passageiros”, afirma Tiago Tosto, sócio-diretor da empresa.

O CEO Héctor Hamada destaca a integração estratégica: “O aumento da conectividade de Salvador com outros países impulsiona todo o ecossistema aéreo e reforça nosso papel como ponte entre as cidades do interior e os principais centros de chegada de turistas. Com 1.512 assentos adicionais e uma alta de 16% sobre a última alta temporada, estamos prontos para atender com eficiência, segurança e pontualidade”.

As passagens já estão disponíveis no site oficial: https://www.voeabaete.com.br

Alta temporada traz reforço na malha aérea da Abaeté Linhas Aéreas

Segundo nota da empresa, o novo planejamento da alta temporada representa um aumento de cerca de 58% na oferta de voos e assentos em relação à malha regular da companhia. Com destinos estratégicos como Morro de São Paulo e Boipeba, a Abaeté segue fortalecendo a aviação regional, com segurança, eficiência e o selo de qualidade internacional ISSA, da IATA.

LEIA TAMBÉM:

Hotel da Bahia by Wish marca nova fase com nome original e retrofit

Novo documentário revela segredos geológicos de Fernando de Noronha

0
Empetur e Latam promovem primeiro voo direto de São Paulo para Fernando de Noronha - Foto: Pixabay - Golfinho Rotador
Ilha de Fernando de Noronha - Foto: Pixabay

Um novo documentário acaba de ser lançado, revelando os segredos por trás das paisagens de Fernando de Noronha (PE), um dos destinos turísticos mais deslumbrantes do Brasil. Reconhecido mundialmente, o arquipélago guarda histórias que ultrapassam suas belezas naturais e ajudam a compreender milhões de anos da evolução do planeta.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o episódio faz parte da série DOC SGB, produzida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) para marcar as comemorações de 56 anos da instituição. A produção está disponível no canal TV SGB, no YouTube.

Conteúdo e abordagem

Com imagens inéditas, depoimentos de especialistas e explicações técnicas acessíveis ao público geral, o documentário explica a origem geológica dos principais cartões-postais do arquipélago, que possui unidades de conservação federais gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O programa mostra como características únicas do solo e das rochas criaram condições ideais para o surgimento de uma biodiversidade singular, com espécies endêmicas – encontradas apenas ali e em nenhum outro lugar do planeta. A produção também destaca o trabalho do SGB para monitorar riscos, prevenir acidentes e garantir a segurança dos visitantes e das comunidades locais.

Assista ao episódio “A Geologia de Fernando de Noronha”.

A nova série de documentários do SGB conta a origem geológica de três destinos turísticos:

  • Fernando de Noronha (PE)

  • Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

  • Chapada das Mesas (MA)

Os episódios entregam ao público, especialmente aos apaixonados por ciência e natureza, fatos curiosos sobre as formações rochosas desses locais.

Nos próximos capítulos, será possível compreender como as formações geológicas da Serra da Capivara criaram um ambiente propício para a chegada dos primeiros habitantes das Américas, que deixaram suas marcas em pinturas rupestres preservadas até hoje.

Já o episódio dedicado à Chapada das Mesas mostrará como a geologia foi determinante para a criação de paisagens autênticas, que atraem turistas de todo o país.

Turismo paulista chega à Turquia: São Paulo marca presença na Istanbul Tourism Fair

0
turismo
Equipe acompanha o secretário Rui Alves em missão internacional - Foto: divulgação

O turismo paulistano vai ganhar destaque no cenário internacional. O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo confirmaram a participação de uma comitiva com até dez empresas do setor na Istanbul Tourism Fair, um dos maiores eventos globais de turismo, que acontece entre 24 e 27 de setembro em Istambul, na Turquia.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

O foco será o turismo MICE – sigla para reuniões, incentivos, conferências e exposições, conhecido como turismo de negócios. A iniciativa integra o programa Discover/Descubra São Paulo, da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do governo estadual.

Objetivo: promover São Paulo e gerar negócios

A missão busca ampliar conexões entre empresas brasileiras e players internacionais, atrair visitantes e captar investimentos estrangeiros. As empresas selecionadas receberão até US$ 3 mil em reembolso de despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos custos da viagem.

O programa também garante eventos de networking, consultoria especializada, acompanhamento pós-evento e um estande exclusivo para apresentar São Paulo como principal destino turístico e de negócios da América Latina.

Expectativa positiva

Segundo o secretário municipal de Turismo, Rui Alves, a participação inédita na feira é estratégica: “Nossa expectativa é nos conectar com os setores de sustentabilidade, inovação e gastronomia, que são muito fortes na Turquia, e também levar a experiência paulistana para o mundo.”

Alcance internacional

A Istanbul Tourism Fair reuniu em 2024 mais de 15 mil profissionais de turismo de 37 países, incluindo agências de viagens, companhias aéreas, hotéis, centros de convenções e empresas de tecnologia para o setor.

Lançado em 2025, o Discover/Descubra São Paulo já realizou missões em países como Espanha, Alemanha, Portugal, África do Sul e Emirados Árabes. Só no primeiro semestre, as sete ações renderam projeção de R$ 80 milhões em negócios.

Além da Turquia, o programa ainda terá presença confirmada em grandes feiras internacionais como FIT Buenos Aires, ABAV Expo, WTM Londres, Festuris e ILTM Cannes até o fim do ano.

Hotel da Bahia by Wish marca nova fase com nome original e retrofit

0
chef Vini Figueira, 100% da obra foi restaurada - Foto: divulgação
Hotel da Bahia by Wish: Restaurante Genaro por Vini, assinado pelo chef Vini Figueira, 100% da obra foi restaurada - Foto: divulgação

O Grupo Wish inicia uma nova etapa em um de seus empreendimentos mais icônicos. Sob o nome Hotel da Bahia by Wish, o histórico edifício modernista de Salvador retoma a identidade original exibida em sua fachada desde 1952 e apresenta ao público um projeto que combina tradição, arte, conforto e modernidade.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, entre os destaques da renovação está a restauração integral do maior e mais complexo mural modernista do Brasil: um painel de 138 m² assinado por Genaro de Carvalho, considerado o maior do país dentro dessa vertente artística. Patrocinada pela Bahiagás, a obra — instalada no espaço que abriga o restaurante Genaro por Vini, sob comando do chef Vini Figueira — foi recuperada integralmente sem interromper as atividades do local, permitindo que os clientes acompanhassem de perto o trabalho minucioso dos restauradores.

Modernização e retrofit

A reforma abrange toda a estrutura do hotel. Nesta primeira fase, foi concluído o retrofit completo do Centro de Eventos, que possui capacidade para até 1.500 pessoas em 13 salas moduláveis. A pintura da fachada também foi finalizada, assim como a reforma de 35 apartamentos no 11º andar. As melhorias nos demais andares serão feitas em fases ao longo deste e do próximo ano.

“Com todas essas mudanças, o Grupo Wish reforça seu compromisso com a valorização de uma marca forte e presente na memória dos soteropolitanos, entregando ao mercado nacional um produto que une memória, tradição e, agora, ainda mais modernidade visual”, comemora Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish.

Nova identidade visual: Hotel da Bahia by Wish ganha nova marca,
Nova identidade visual: Hotel da Bahia by Wish ganha nova marca, ainda mais moderna e conectada com atual fase – Foto: divulgação

Estrutura do Hotel da Bahia by Wish

O hotel conta com 284 apartamentos, incluindo a célebre Suíte Presidencial de 300 m², que já recebeu personalidades como Paul McCartney, Michael Jackson, reis, rainhas e artistas de renome. O lobby com pé-direito duplo apresenta móveis assinados por ícones do design brasileiro, como Sérgio Rodrigues, Jader Almeida e Guilherme Torres.

Entre os diferenciais estão o spa de 180 m² e experiências exclusivas, como o Café com Historiador, tour guiado por Rafael Dantas, que explora a arte e a história da construção e seu contexto cultural. O edifício abriga mais de 350 obras de arte espalhadas pelos 21.200 m², transformando a hospedagem em uma verdadeira galeria viva.

Gastronomia

Além do Genaro por Vini, o hotel mantém o restaurante Passeio da Vitória como opção para café da manhã, almoço e jantar em estilo buffet ou à la carte, com foco em ingredientes regionais e carta de vinhos selecionada. O charmoso lobby bar oferece vinhos, drinks especiais preparados pelos mixologistas e apresentações de jazz ao vivo todas as sextas-feiras.

Hotel da Bahia by Wish: Apartamentos ganharam nova iluminação e retrofit total para nova fase - Foto: divulgação
Hotel da Bahia by Wish: Apartamentos ganharam nova iluminação e retrofit total para nova fase – Foto: divulgação

Estrutura de marcas do Grupo Wish

Wish Hotels & Resorts

  • Wish Natal – Natal (RN)
  • Wish Foz do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)
  • Wish Serrano – Gramado (RS)

Prodigy Hotels by Wish

  • Prodigy Gramado by Wish – Gramado (RS)
  • Prodigy Santos Dumont by Wish – Rio de Janeiro (RJ)

Linx Airport Hotels by Wish

  • Linx Galeão by Wish – Aeroporto RIOgaleão, Rio de Janeiro (RJ)
  • Linx Confins by Wish – Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG)

Hotel da Bahia by Wish

  • Hotel da Bahia by Wish – Salvador (BA)

Marupiara Resort by Wish – Porto de Galinhas (PE)

  • Marupiara Resort by Wish – Porto de Galinhas – PE

Evento de reinauguração

A nova fase será celebrada em um evento exclusivo no dia 13 de agosto, às 19h, reunindo autoridades, imprensa, convidados e representantes da cena cultural baiana. A ocasião marca a entrega de um projeto que respeita a história do prédio, tombado como Bem Cultural do Estado da Bahia, e o reposiciona como referência em luxo acessível para o novo perfil de viajante.

A noite contará com curadoria gastronômica do chef Vini Figueira, com coquetel inspirado no cardápio original de 1952, incluindo releituras criativas de clássicos baianos: coxinha de moqueca empanada na tapioca, bobó baiano de camarão e mousseline de aipim com carne de sol.

Relevância no turismo

Com índices anuais de ocupação média acima de 70%, o Hotel da Bahia by Wish se destaca no turismo corporativo e de lazer, atraindo hóspedes em busca de autenticidade, conforto e experiências culturais.

“Mais do que um novo momento, estamos honrando uma história que pertence à Bahia. O retorno ao nome original é um gesto de respeito à cidade, aos artistas e a todos que fizeram parte desse legado”, afirma Henrique Pena, gerente geral do Hotel da Bahia by Wish.

O evento conta com patrocínio da Vinícola Miguel Torres Chile, Luck Turismo e Hoffman.

João Pessoa ganha 230 voos da Azul na temporada de verão

0
Aeronave da Azul - Foto: divulgação Azul Viagens - Canoas - João Pessoa - Azul Fidelidade
Aeronave da Azul - Foto: divulgação Azul

João Pessoa, na Paraíba, estará entre os grandes destaques da malha aérea da Azul no verão 2025/2026, com expansão significativa da conectividade para atender à alta demanda turística.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

A partir de 13 de dezembro de 2025, João Pessoa contará com 230 voos extras, entre chegadas e partidas, até 1º de fevereiro de 2026. O reforço inclui quatro novos destinos diretos e a ampliação de rotas estratégicas, como os voos saindo de Congonhas (SP).

Novas rotas inéditas

Durante o período, a cidade passará a ter ligações semanais diretas para Cascavel (PR), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP). É a primeira vez que essas cidades terão voos regulares para a capital paraibana operados pela Azul.

Reforço nas conexões

A partir de Congonhas, a frequência passará de um para sete voos semanais diretos, totalizando cerca de 11,7 mil assentos entre São Paulo e João Pessoa.

Em Minas Gerais, a operação entre Belo Horizonte (Confins) e João Pessoa terá um crescimento de 71%, chegando a 12 voos por semana. Já o trecho Uberlândia–João Pessoa dobrará de um para dois voos semanais. Em Viracopos (Campinas), a Azul também aumentará a oferta, com um voo diário para a capital paraibana.

João Pessoa
Rosália Lucas, secretária de turismo do estado Paraíba e Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens – Foto: divulgação

Fortalecimento do turismo

“Estamos atentos à demanda crescente por João Pessoa, que vem se consolidando como um dos destinos mais procurados do Nordeste. Nossa malha de alta temporada foi planejada para oferecer mais opções aos clientes e fortalecer a conectividade da capital paraibana com diversas regiões do país”, afirma Beatriz Barbi, gerente sênior de Malha da Azul.

“Com os novos voos e o aumento de capacidade, queremos contribuir para o turismo local e facilitar o acesso dos brasileiros às belezas naturais da Paraíba”, conclui a executiva.

Para mais informações acesse o site oficial da companhia.

Air Canada anuncia lockout de 72 horas e prepara suspensão gradual das operações

0
Air Canadá
(Pixabay)

A Air Canada informou que iniciará, a partir desta quinta-feira, 14 de agosto, a suspensão gradual da maior parte de suas operações, com paralisação total prevista para o dia 16, em resposta ao aviso de greve emitido pelo Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), que representa 10 mil comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge. O objetivo, segundo a companhia, é oferecer previsibilidade aos clientes e evitar o caos de uma interrupção inesperada.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessoria

Os voos da Air Canada Express, operados pela Jazz e PAL Airlines, continuarão normalmente, mas atendem apenas cerca de 20% da demanda diária. A suspensão poderá afetar até 130 mil passageiros por dia, incluindo 25 mil canadenses retornando do exterior.

A decisão foi tomada após oito meses de negociações sem acordo, mesmo com mediação federal. Em 11 de agosto, a empresa apresentou uma proposta que incluía aumento total de 38% na remuneração em quatro anos, pagamento em solo, melhorias em pensões e benefícios, e mais descanso para as tripulações — sem exigir concessões do sindicato. O CUPE rejeitou a oferta e também uma proposta de arbitragem vinculativa feita pela empresa.

“Embora lamentemos o impacto sobre clientes e parceiros, a única medida responsável é uma suspensão ordenada das operações”, afirmou Michael Rousseau, CEO da Air Canada. Ele reforçou que o plano busca minimizar transtornos e permitir reposicionamento de aeronaves e tripulações para retomada mais rápida do serviço.

A companhia solicita agora arbitragem obrigatória ao governo canadense, citando precedentes de intervenções em greves nos setores ferroviário, portuário e aéreo. Sem resolução próxima, a Air Canada considera que o lockout é a única forma de reduzir impactos para viajantes, empresas e a economia.

Impacto para clientes
Passageiros com voos cancelados serão notificados e terão reembolso integral, que pode ser solicitado no site oficial ou no aplicativo da companhia. A Air Canada também fechou acordos com outras empresas aéreas para tentar oferecer alternativas, embora a disponibilidade seja limitada no verão. Haverá política flexível de remarcação sem custos adicionais e cumprimento das normas aplicáveis de reembolso e assistência.

A recomendação é que apenas clientes com voos confirmados se dirijam ao aeroporto, após verificar o status no site ou no aplicativo. Informações adicionais e um FAQ estão disponíveis em www.aircanada.com/action.

Tecnologia traz dados em tempo real para otimizar viagens corporativas

0
Travel tech lança ferramenta com dados em tempo real para o planejamento de viagens corporativas - Foto: divulgação OnFly
Travel tech lança ferramenta com dados em tempo real para o planejamento de viagens corporativas - Foto: divulgação OnFly

Ferramenta oferece panorama diário de preços de passagens aéreas e hospedagens no Brasil, auxiliando empresas no planejamento estratégico de viagens corporativas

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

A Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, apresentou o Panorama de Viagens Corporativas (PVC), uma plataforma gratuita que disponibiliza dados atualizados diariamente sobre o ticket médio de passagens aéreas e hospedagens em todo o país. A iniciativa utiliza histórico de reservas, cotações e inteligência de dados para apoiar empresas e gestores na tomada de decisão.

Dados reais para decisões estratégicas

As informações do PVC são extraídas da própria base da Onfly. No caso das passagens aéreas, a coleta inclui preços de todas as companhias que operam no Brasil e vendas efetivadas no mercado. Já para hospedagens, os dados abrangem mais de 150 mil estabelecimentos no mundo, de grandes redes a pequenas pousadas.

Segundo Rafael Cunha, Head de Dados e Analytics da Onfly, a plataforma vai além de listar preços: “Desenvolvemos essa solução unindo engenharia de dados, modelagem estatística e machine learning para transformar o comportamento de compra em recomendações estratégicas. Mais do que mostrar valores, o sistema apresenta sazonalidade, antecedência e padrões regionais, oferecendo ao mercado corporativo nacional uma visão clara do melhor momento e da melhor forma de realizar gastos”.

Funcionalidades da plataforma

O painel de passagens aéreas permite simular viagens informando origem, destino, datas, antecedência e duração. O sistema mostra o valor médio, além do menor e maior preço encontrados. Também apresenta tarifa média por mês, rotas mais vantajosas e padrões de compra.

No dashboard de hospedagem, o usuário informa local, período, número de pernoites e antecedência da reserva. A ferramenta calcula o valor médio da diária, além do menor e maior preço registrado.

“O mercado de turismo corporativo é grande, mas ainda adota pouca tecnologia. Muitas empresas ainda pedem cotação por e-mail ou fazem reservas por telefone. Queremos levar mais soluções e facilidades para o setor”, afirma Rafael.

Próximos passos

A Onfly planeja expandir o PVC nos próximos meses, incluindo novos painéis para análise de despesas corporativas. Entre as funcionalidades previstas estão valores médios por categoria de gasto, variações por setor econômico e mapeamento de hábitos de consumo regionais.

A meta é transformar a ferramenta em referência nacional para planejamento financeiro e inteligência geoeconômica no segmento corporativo.

Sobre a Onfly

Fundada no Brasil, a Onfly atende mais de 2.500 clientes com uma plataforma completa para gestão de viagens e despesas corporativas. Em 2025, captou R$ 240 milhões em rodada Série B liderada pela Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício, que fez seu primeiro aporte na América Latina.

Além de tecnologia própria, é pioneira no país no uso do recurso “spend control” para prevenir fraudes em viagens corporativas.

Mais informações no site oficial da Onfly.

Luiz Henrique Souza, GG do Mercure Macaé, detalha investimentos e desafios na gestão

0
No comando do Mercure Macaé, Luiz Henrique Souza destaca a importância de unir qualidade e estrutura – Foto: Divulgação
No comando do Mercure Macaé, Luiz Henrique Souza destaca a importância de unir qualidade e estrutura – Foto: Divulgação

Durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA, realizado em Macaé (RJ), o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Luiz Henrique Souza, gerente geral do Condotel Mercure Macaé, que compartilhou os investimentos e estratégias que posicionaram o hotel como o mais estruturado da cidade. A entrevista revela os bastidores de um trabalho focado em renovação, eficiência e excelência no atendimento, que tem redefinido o padrão da hotelaria local.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Desde sua chegada ao empreendimento, há dois anos, Luiz teve como missão aprimorar os serviços e recuperar a infraestrutura do prédio, ainda impactado pela pandemia. “Havia necessidade de aprimorar os serviços. Também queria evoluir a estrutura e a manutenção do empreendimento”, afirma. Com uma transição de liderança tranquila, ele iniciou uma série de melhorias já no primeiro ano de gestão, priorizando o enxoval, a mobília, a atualização dos sistemas de segurança e de incêndio. “Não chegou a ser um retrofit, mas foi uma atualização importante para melhorar a percepção do hóspede”, destaca.

O Mercure Macaé conta com 165 apartamentos no hotel e 108 no residencial, totalizando 274 unidades. A estrutura é robusta: cinco salas de eventos, uma academia em reforma, uma piscina com mais de 300 mil litros de água e um moderno sistema de ar-condicionado central, que demandou mais de R$ 1 milhão em investimentos — sem contar os R$ 200 a 300 mil aplicados em trocas e ajustes externos.

Mercure Macaé
Mercure Macaé: perfil corporativo prevalece, mas relax integra hospedagem (Crédito: Accor – divulgação)
Mercure Macaé: Hotel possui 274 apartamentos no total, sendo 165 para a administração hoteleira e 108 pelo residencial (Crédito: Accor – divulgação)

Posição privilegiada Mercure Macaé

“Estamos no ponto mais alto de Macaé, todas as unidades têm vista para o mar”, afirma Luiz, sobre a posição privilegiada do hotel. Os quartos, segundo ele, são os maiores da cidade, complementados por um estacionamento com mais de 100 vagas e a maior estrutura de eventos local, ficando atrás apenas do parque de exposições da prefeitura.

O espaço de eventos é um dos grandes trunfos do Mercure Macaé. Um salão principal com capacidade para mais de 500 pessoas e outras quatro salas que acomodam de 20 a 70 convidados fazem do hotel o endereço oficial dos grandes encontros corporativos da cidade. “Nossa suíte nupcial, por exemplo, tem 80 m², e a piscina mede 26 metros por 9 metros”, pontua.

Expectativas do segundo semestre

Com a chegada do verão, a expectativa para o segundo semestre é extremamente positiva. “Já temos média de 60% de ocupação garantida até janeiro”, revela Luiz. Todos os finais de semana até dezembro estão reservados para eventos corporativos, e há poucas datas livres mesmo durante os dias úteis. “O que ainda não temos muito são eventos sociais, porque nossa estrutura é mais voltada para o corporativo”, explica.

Confira mais imagens do hotel

Pefil

Luiz Henrique iniciou sua carreira aos 18 anos, no Marriott Copacabana. De lá, passou pelo Miramar, Pestana Atlântica e por unidades da Rede Arena — Leme, Ipanema e Copacabana — exercendo funções de gerente operacional e geral. Em 2022, assumiu o comando do Furnas Park Resort, em Formiga, Minas Gerais, após sua saída da Arena. No ano seguinte, ingressou na Rede Accor, com passagem inicial pelo Ibis antes de assumir o desafio em Macaé. “Foi, sim, um grande desafio”, afirma sobre a mudança de cidade. Antes, já havia vivido uma transição importante ao mudar com a família do Rio de Janeiro para Minas. “Depois, ao vir para Macaé, foi outra mudança importante”, conclui Luiz, cuja residência e familiares continuam na Gamboa, no Rio.

SERVIÇO:

MERCURE MACAÉ – SITE

Dolores de Carvalho Vasconcelos, 110
27934600 Macae
Brasil

GPS:-22.4018, -41.7948

Latam registra recorde histórico de passageiros em julho no Brasil

0
Latam
A Latam opera atualmente em 56 aeroportos brasileiros e projeta alcançar até 60 terminais até o fim de 2025 (Crédito: divulgação)

Latam atinge um marco inédito em sua operação no Brasil ao registrar o maior número de passageiros transportados durante um mês de julho desde sua estreia no país, em 2010.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Impulsionada pelo movimento intenso das férias escolares, a companhia aérea alcançou 3,6 milhões de viajantes em solo brasileiro, superando os 3,2 milhões do mesmo período no ano anterior.

Com destaque absoluto para o Aeroporto de Guarulhos, que sozinho respondeu por 1,2 milhão de passageiros — um crescimento de 12% frente a julho de 2024 —, a Latam consolidou-se como protagonista nos principais hubs aéreos do país. Esse número é mais que o dobro do registrado por Congonhas, também em São Paulo, que contabilizou 481 mil embarques e desembarques. Brasília fecha o pódio com 376 mil passageiros atendidos.

“Guarulhos, Congonhas e Brasília lideram o ranking de movimentação da Latam no Brasil”, destacou a companhia em comunicado, reforçando o papel estratégico desses aeroportos em sua malha nacional.

A seguir, os números da movimentação em julho:

  • Guarulhos (SP): 1,2 milhão

  • Congonhas (SP): 481 mil

  • Brasília (DF): 376 mil

  • Galeão (RJ): 172 mil

  • Fortaleza (CE): 158 mil

  • Porto Alegre (RS): 118 mil

  • Curitiba (PR): 106 mil

  • Salvador (BA): 105 mil

  • Belo Horizonte (MG): 95 mil

Vale ressaltar o avanço expressivo de Curitiba, que saltou da décima para a sétima colocação com um crescimento de 20,8% em relação ao ano anterior. Porto Alegre, por sua vez, volta ao ranking após o impacto das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024.

A Latam opera atualmente em 56 aeroportos brasileiros e projeta alcançar até 60 terminais até o fim de 2025. Com essa expansão, a empresa estima encerrar o ano com um crescimento entre 9,5% e 10,5% na oferta doméstica de assentos (ASK) e uma alta de até 11% nas operações internacionais.

Kempinski Laje de Pedra apresenta vinhos e whisky de alto padrão

0
Kempinski Laje de Pedra realiza degustações exclusivas de vinhos e whisky neste sábado, em Canela - Foto: Divulgação: Kempinski Laje de Pedra

O luxo e a alta gastronomia se encontram neste sábado (16) em Canela (RS). O Kempinski Laje de Pedra, ícone da hotelaria de luxo em fase de retrofit, recebe duas experiências únicas dentro do circuito Emoções KLP: uma degustação de vinhos premiados e um tasting especial de whisky escocês, ambos no charmoso Espaço Kempinski Laje de Pedra.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

O evento promete atrair não apenas hóspedes e proprietários do empreendimento, mas também enoturistas, apreciadores de destilados e visitantes que buscam experiências diferenciadas na Serra Gaúcha. Com curadoria de rótulos premiados e condução de especialistas reconhecidos, a programação reforça o posicionamento do Kempinski Laje de Pedra como um destino de referência para quem valoriza cultura, gastronomia e turismo de alto padrão.

Degustação de vinhos gaúchos de excelência

A programação começa às 11h30, na Adega 1835, com rótulos selecionados das vinícolas Guatambu e Don Giovanni, referências na Campanha Gaúcha e na Serra Gaúcha. Os visitantes poderão apreciar cinco vinhos que expressam a diversidade e a sofisticação do terroir brasileiro: Don Giovanni Ouro Brut, Don Giovanni Pinot Noir, Guatambu Lendas do Pampa Tempranillo, Guatambu Lendas do Pampa Cabernet Sauvignon e Guatambu Potter Tannat.

Whisky tour: seis regiões da Escócia em uma tarde

Às 16h, o foco se volta para os single malts no encontro “6 Escócias”, conduzido por Márcio Becker, primeiro brasileiro certificado pela destilaria Springbank. A experiência, em parceria com a GW Imports, leva os participantes a uma viagem sensorial por Campbeltown, Highlands, Islands, Islay, Lowlands e Speyside, com rótulos como Glen Scotia 15 anos, Clynelish 14 anos, Isle of Raasay, Laphroaig 10 anos, Glenkinchie 12 anos e Glenfarclas 12 anos.

Encontro do circuito Emoções KLP une vinhos gaúchos premiados e tour sensorial por seis regiões da Escócia - Foto: Divulgação: Kempinski Laje de Pedra
Encontro do circuito Emoções KLP une vinhos gaúchos premiados e tour sensorial por seis regiões da Escócia – Foto:

Luxo antecipado para futuros hóspedes

Com inauguração prevista para 2027, o Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences será o primeiro empreendimento da rede alemã no Brasil, reunindo residências sofisticadas, nove operações gastronômicas, spa, piscinas, teatro e centro de convenções. Enquanto isso, eventos como estas degustações fortalecem a conexão com a cultura, o enoturismo e o turismo de experiências de alto padrão na Serra Gaúcha. Saiba mais na perfil.

Serviço – Degustação “6 Escócias”

  • Data e horário: 16 de agosto, das 16h às 19h
  • Local: Espaço KLP – Rua das Flores, 222, Canela (RS)
  • Ingressos: www.emocoesklp.com.br