A Accor lançou nesta quinta-feira (10) nova campanha para promover o cinquentenário da marca ibis, com o objetivo de reforçar a presença da rede hoteleira entre diferentes perfis de viajantes. Em coletiva de imprensa, no ibis Styles Faria Lima, em São Paulo, executivos da rede apresentaram o nome, o alcance e as expectativas da campanha “Vai Nessa: no ibis não tem surpresa”.
Por Paulo Atzingen*
Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Division, destacou que a estratégia adotada é ampla e visa atingir múltiplos públicos, incluindo investidores, colaboradores e o mercado em geral. “Estamos dividindo essa campanha com vários públicos, com uma estratégia muito completa, 360º”, afirma Vernaglia. Segundo a executiva, trata-se da maior campanha de marketing da história das três marcas – ibis, ibis budget e ibis Styles.
A campanha, intitulada “Vai Nessa” busca reforçar o posicionamento da marca como uma opção confiável para diferentes momentos da jornada de viagem. “Nossa intenção é justamente reforçar o sucesso da marca ibis, mostrando a força, o dinamismo e como ela tem se adaptado às necessidades e tendências do viajante moderno”, explica Vernaglia. A (marca) ibis se posiciona como uma escolha prática e eficiente, alinhada com o conceito de “sem surpresas”, onde a marca promete entregar uma experiência previsível e positiva aos hóspedes. “Com a ibis, você tem surpresas positivas, com surpresas no sentido de entregar exatamente o que promete de forma muito bem feita.”
A campanha tem forte presença digital e cobre um amplo território, incluindo o Brasil, América do Sul e América do Norte, com destaque para países como México, Colômbia, Argentina, Peru e Chile. “Estamos presentes em todos os meios digitais, trabalhando com grandes players como Meta e TikTok, além de uma comunidade de creators nativos digitais que dialogam diretamente com as novas gerações”, pontua Vernaglia. O foco é cobrir todos os públicos, desde a geração Z até os viajantes mais experientes. “A ibis é uma marca transgeracional, que se comunica tanto com um público de 40, 50, 60 anos, quanto com as novas gerações, que viajam por motivos variados, como shows e eventos.”
A campanha “Vai Nessa” apresenta três cenários criativos diferentes, refletindo as diversas motivações de viagem. “Estamos mostrando a ibis como um viabilizador, presente em momentos-chave da vida dos viajantes. Um dos criativos, por exemplo, foca em um grupo de amigos indo a um show de futebol, outro mostra uma banda prestes a se apresentar, e o terceiro acompanha uma pessoa se preparando para uma grande reunião de negócios”, descreve Roberta Vernaglia.
Flexível e para diferentes perfis
Com essa abordagem, a Accor visa consolidar ainda mais a posição da Ibis como uma marca flexível, que atende a diferentes perfis e necessidades, mantendo sempre a qualidade e a confiança que os hóspedes esperam.
Segundo Roberta, “41% dos viajantes que se hospedaram em algum hotel em 2023 escolheram o íbis”, o que demonstra sua presença dominante no mercado hoteleiro. Ela reforça que cerca de “30% dos clientes preferem a marca como sua primeira ou segunda opção de hospedagem”. Isso se deve, em grande parte, à capacidade da rede de atender de forma eficiente às necessidades dos viajantes intencionais — aqueles que têm uma razão clara para escolher o hotel, seja um evento pessoal ou profissional.
Vernaglia também destacou o alcance da marca no Brasil, que se tornou um “companheiro de viagem”, oferecendo soluções em diversas situações, seja para negócios ou lazer, em praticamente todas as capitais e principais cidades. Além disso, a celebração dos 50 anos do Ibis reforça o sucesso da marca, que continua a evoluir e expandir sua rede no país.
Novos ibis
A coletiva serviu também para o anúncio de mais assinaturas de hotéis ibis até o final deste ano para reforçar a expansão e o compromisso em oferecer opções de hospedagem acessíveis e de qualidade: São eles: ibis Styles Patrocínio (MG), ibis Styles Uberaba (MG), ibis Camaçari (BA), ibis Santa Cruz do Sul (RS), ibis Santa Maria (RS e ibis Dourados (MS).
Em 2024, já foram anunciadas também as assinaturas dos hotéis: ibis Styles Fortaleza Giga Mall (CE), ibis Sobral (CE), ibis Santarém (PA), ibis Jaraguá do Sul (SC) e ibis Vilhena (RO).
Sem padronização
Ranking de quartos no Brasil
Ele concluiu destacando o sucesso da Accor no país. “Isso mostra, sem dúvida, a liderança da Accor e o quanto o público brasileiro gosta das marcas, em especial da ibis, que está celebrando 50 anos de história.”
Como identificar se em uma cidade cabe um ibis?
Para Rômulo a pergunta caiu como um presente. “É justamente o meu trabalho. A gente tem alguns critérios, avaliamos a população, mas principalmente o dinamismo da economia, o O PIB per capita. Observamos o potencial de geração de serviço dessa cidade”, enumera.
Segundo Rômulo, o que movimenta o turismo, o que movimenta a hotelaria é o serviço. “Às vezes eu tenho um PIB gigantesco, mas ele é todo baseado numa indústria que não gera pessoas visitando as cidades ou é uma cidade que tem seu forte na agricultura”.
“A gente tem mapeado o Brasil inteiro, quais cidades fazem sentido e quais não fazem. Vamos fazendo a captação ativa, buscando a área para desenvolver novos hotéis”, afirmou ao DIÁRIO.
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO
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